Páginas

sábado, 16 de maio de 2015

Global Summit of Women estimula jovens universitárias brasileiras



Na manhã de hoje, 16, durante a sessão “Como criar uma economia rica e sustentável”, Tania Consentino, Presidente da Schneider Eletric América Latina, convidou uma das Top 20 Students do Global Summit of Women para trabalhar em sua empresa.

Débora dos Santos Carvalho, que está cursando o último ano de Engenharia Ambiental na USP – Universidade de São Paulo, questionou a palestrante como o Brasil poderia perder menos talentos. A resposta da presidente foi contundente: “Venha trabalhar conosco”.

Para estimular o crescimento de mulheres de negócios da próxima geração, 150 universitários de São Paulo participaram ontem, 15, do Youth Forum, painel formado por jovens mulheres que contaram sucessos e desafios, bem como o papel da economia criativa para a ascensão feminina no mundo dos negócios. Entre inúmeras inscrições, 20 alunas foram selecionadas e participaram gratuitamente do evento.

Pela primeira vez no Brasil em seus 25 anos de história, o evento, que acontece entre 14 e 16, no Grand Hyatt, em São Paulo, recebe 1200 mulheres de 63 países.  Entre os participantes, Nguyen Thi Doan, Vice-Presidente do Vietnã, Joaquim Levy, Ministro da Fazenda, Eleonora Minicucci, Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, a empresária Luiza Trajano, além de 30 ministras de diversos países, 45 CEOs e centenas de líderes empresariais dos quatro continentes.

Sobre o Global Summit of Women


Fundado em 1990, o Global Summit of Women é uma organização não-governamental com sede em Washington, Estados Unidos. Com foco em negócios, foi concebido com a participação dos setores público, privado e sem fins lucrativos, com o objetivo de ampliar oportunidades para mulheres por meio do intercâmbio de soluções de trabalho e de estratégias criativas em diferentes partes do mundo.

Reinauguração do PSF Dr. José Barbosa.


Informações:
Ascom/PMBC

Cerveja "Véu de Noiva" em Chico Caboco bar.


Itaipava "véu de noiva" a R$ 3,99, você encontra em Chico Caboco Bar, e para acompanhar você pode desfrutar dos seguintes petiscos:

- Boi, bode e frango na brasa;
- Um delicioso peixe;
- Fígado;
- Filé com fritas;
- Arrumadinho;
- Camarão;
- Feijoada;
Entre outros, vá conferir e deliciar-se.

Chico Caboco Bar, localizado próximo ao Açude da Nação, em Bom Conselho.
Fones: (87)9965-7470
           (87)9638-1991

16 de maio, dia de parabenizarmos o "Gari".



Hoje, 16 de maio, é o dia dedicado ao gari, profissional com uma importância fundamental na sociedade, vamos aplaudir e parabenizar a todos os garis.

O gari é o profissional responsável pela limpeza das ruas, praças, parques e vias públicas. O gari trabalha cuidando da higiene e recolhendo os detritos que as cidades produzem diariamente e não tratam.

Esse profissional é muito importante dentro da sociedade, pois é o gari quem faz com que o lixo não se acumule nas ruas e nos bueiros, causando enchentes e permitindo a proliferação de bichos e doenças.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico do ano de 2000, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), no Brasil são produzidas 228.413 toneladas de lixo por dia, e dos 5.507 municípios brasileiros, 5.475 possuem serviço de limpeza urbana, mas apenas 451 tem coleta seletiva e 352 tem sistema de reciclagem.


Para ser um gari é necessário que o profissional tenha vontade de trabalhar e ajudar a sociedade crescer, além disso, outras características interessantes são: disposição, responsabilidade,  agilidade e flexibilidade para saber trabalhar em equipe.

Ações da Secretaria de Educação de Bom Conselho.

Formação Continuada.


A Secretaria de educação de Bom Conselho, promove formação continuada para diretores, orientadores educacionais e professores da educação infantil da rede publica e privada, onde foi trabalhado o tema: “interação, onde esta a arte na infância.”

A formação aconteceu no último dia 14 de maio no salão paroquial da cidade, onde teve início às 08 horas e finalizando às 17 horas.

A coordenadora, Patrícia Ferro, declarou estar muito feliz, que foi um momento muito rico para a educação infantil do município. 


Reunião sobre PNE e PME.


Na última quinta-feira (14), aconteceu uma reunião, na Secretaria de Educação, o 4º Encontro para Leitura e Discussão do Plano Nacional de Educação (PNE), que foi aprovado, conforme a Lei nº 13005/2014 2 25 de junho de 2014.


Foi estabelecido o prazo até 25 de junho de 2015 para Adequação do Plano Municipal de Educação (PME) de todos os Municípios do Brasil. Esses Encontros estão acontecendo com a participação dos Conselheiros do CME, representantes das Escolas Públicas Municipais e Estaduais; Escolas Privadas; Coordenadores Pedagógicos Municipais; CAEDI; SINTEMUB ( Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de Bom Conselho); Câmara de Vereadores; Associação Quilombola, etc.

Carnaval de Zé Puluca é premiado na Cidade de Olinda.


Carlos Alberto e João Vital (Presidente do Bloco Cabeça de Galo)
Matéria do blog de Zé Puluca.

Um dia para não esquecer. Assim definimos o dia de ontem na Cidade Olindense, que ficará eternizado, nos anais dos fatos e acontecimentos do Carnaval de Zé Puluca. Falar de Olinda é lembrar seu Titulo concedido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, sendo Olinda, a Primeira Capital Cultural do Brasil. Externa-la, é maravilha-se dos seus carnavais, da sua multicultura, da sua religiosidade e dos seus monumentos sacros. Assim é Oh linda!


Foi realizado na Sede do Poder Legislativo de Olinda (14/05), a entrega do IX Troféu Cabeça de Galo, o Oscar da Cultura Carnavalesca. Promovido pelo Bloco que é considerado “O xodó do carnaval”. Na ocasião estiveram representadas as principais agremiações do Festejo de Momo de Olinda. Onde o Carnaval de Zé Puluca, foi o único bloco de carnavalesco interiorano a ser convidado para a grande festa que premiou: blocos carnavalescos, manifestações culturais dos mais diversos segmentos, sambistas, jornalistas, historiadores, músicos, compositores, artesãs plásticos, políticos, porta-estandartes, pontos de culturas entre outros.


O mais o surpreendente para o Carnaval de Zé Puluca, ficou para o final. Quando o Presidente João Vital, fez Monção de elogios ao trabalho que vem sendo realizado pela Associação dos Músicos de Bom Conselho. Na ocasião o Bloco Carnavalesco CABEÇA DE GALO outorgou ao Carnaval de Zé Puluca, o Título de Honra ao Mérito, por produzir alegria dos foliões de Bom Conselho.


Carlos Alberto apresentou com bastante orgulho, a todos os presentes do IX Troféu Cabeça de Galo, a Camisa Oficial do II Carnaval de Zé Puluca, que levou no mês de fevereiro desse corrente ano, mais de 10.000 foliões as ruas de Bom Conselho.
 

Ao receber a Memorável Comenda, Carlos Alberto agradeceu ao Presidente João Vital, e toda a Diretoria do Bloco Cabeça de Galo. Pelo Título que destaca o trabalho que vem sendo realizado pela AMABC.  Levando o nome de Bom Conselho as principais vitrines da cultura pernambucana. Sendo o Carnaval de Zé Puluca instrumento desse humilde estandarte. 


“Quero dividir essa conquista com todos que aplaudem e torcem de verdade pelo sucesso do Carnaval de Zé Puluca. Em especial aos familiares do saudoso Maestro Puluca, que concederam confiança em nosso trabalho. Defino a minha alegria de forma indescritível, pois só eu e Deus, sabemos o quanto é difícil fazer um carnaval de qualidade, sem fins lucrativos. E com pouco apoio e incentivo. Mas o que eu quero mesmo, é poder falar do meu contentamento, em ter o privilegio em levar o nome de Bom Conselho a ser lembrado em ocasiões como essa. Mostrando que a nossa cultura também contribui para o crescimento da rica história cultural de Pernambuco. E apresentar ao Ilustre povo pernambucano, o nome do inesquecível, Maestro José Duarte Tenório (Zé Puluca). Patrimônio Cultural de Bom Conselho. Para finalizar quero agradecer a toda Diretoria do Bloco Cabeça de Galo, em especial ao seu Presidente, João Vital na qual saúdo a todos os carnavalescos de Olinda. Cidade que me inspira, a fazer o melhor carnaval do agreste meridional de Pernambuco. Salve Olinda e seus eternos carnavais. Salve o Bloco Cabeça de Galo. Salve o Carnaval de Zé Puluca Patrimônio Cultural de Bom Conselho”. Enfatizou Carlos Alberto, presidente e idealizador do Carnaval de Zé Puluca.

Polícia Militar recupera em Terezinha veículo roubado em Arcoverde.




O efetivo da policial militar, foi acionado nessa sexta-feira (15), pelo Sr. Daniel da Silva Simões, de 37 anos, residente em Caruaru, onde informou que seu caminhão, um Mercedes 709, de cor branca, ano 1989, foi roubado na cidade de Arcoverde por 3 elementos armados em um Fiat Uno prata ou cinza (não soube com precisão informar a cor), a vítima informou que foi levado para um matagal onde no poder dos bandidos, sendo liberado na cidade de Pedra, os assaltantes informaram que iriam deixar o caminhão na cidade de Bom Conselho, por volta das 02 horas, o veículo foi encontrado próximo ao Sítio Chicuru, zona rural da cidade de Terezinha, sendo encaminhado para a Delegacia Regional de Garanhuns, onde foi entregue ao proprietário.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

DETRAN-PE leva para Garanhuns cursos de pilotagem defensiva



Como parte das atividades do Movimento Maio Amarelo no Interior de Pernambuco, a Secretaria das Cidades, por meio da Escola Pública de Trânsito do DETRAN-PE, dá largada à temporada 2015 de seus Cursos de Pilotagem Defensiva, cujo foco é o aperfeiçoamento dos motociclistas. As aulas ocorrerão, nos dias 30 e 31 de maio, em Garanhuns, beneficiando 26 municípios do Agreste meridional. A equipe de instrutores da Escola do DETRAN ministrará a parte teórica no primeiro dia do Curso, no Centro de Formação de Condutores Driver. 


Já a parte prática, que conta com apoio especializado da Associação de Concessionárias Honda, será no campus da Universidade Federal de Pernambuco. A carga horária de 16h, oito horas por dia.

Estão sendo oferecidas 30 vagas e as inscrições já podem ser feitas: exclusivamente pelo site do DETRAN-PE (www.detran.pe.gov.br) no banner da Escola Pública de Trânsito. Podem concorrer às vagas condutores com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria ‘A’ (motocicleta) dentro do prazo de validade e que não estejam com a CNH suspensa ou cassada.

Adutora de Lagoa de São José termina mais uma fase.


Mais uma fase importante da adutora da Lagoa de São José esta sendo concluída, agora foi a fase da escavação e limpeza das nascentes, aos poucos a obra avança mais rápido para as próximas fases, e  assim chegar mais próximo de sua finalização.

A população encontra-se ansiosa para que mais um sonho venha a se realizar. O secretário de obras e infraestrutura Saniel Gonçalo se diz feliz com o andamento da obra e está correndo atrás para que essa obra seja inaugurada o mais rápido possível.


Informações: ASCOM/PMBC





 

Homem que furtou carne para alimentar o filho consegue emprego




O eletricista Márcio Ferreira está, oficialmente, empregado. Ele trabalhará nas obras da Gois Construtora. A empresa está no mercado imobiliário desde 2000, focada em empreendimentos residenciais para população de baixa renda. Segundo o proprietário da GOIS, Nertan Gois, Mário apresentou todos os certificados de qualificação e começará na segunda-feira (18/5). "Ele precisava de um emprego e a gente de um funcionário. Não é uma ajuda. É uma oportunidade", disse Nertan.

Depois de comover policiais civis do Distrito Federal após ter furtado 7kg de carne para alimentar o filho, Mário tem recebido doações de comida e algumas oportunidades de emprego. A entrevista na Gois foi na tarde desta sexta-feira (15/5). Mário fez testes em obras, conversou com outros funcionários e foi aprovado para a vaga.

Como os avanços da Oftalmologia melhoraram a qualidade de vida da sociedade.

A visão é um dos principais contatos do homem com o mundo exterior, portanto, cuidar dos olhos é essencial para uma boa qualidade de vida



Em meados do século XV, já dizia Leonardo Da Vinci “os olhos são a janela da alma e o espelho do mundo”. Da Vinci traduziu em palavras um dos mais importantes sentidos do homem: a visão. Desde seus primórdios, poder enxergar contribuiu bastante para a sobrevivência humana, fosse para caçar, cuidar dos filhos ou permanecer atento às ameaças de tribos inimigas ou animais selvagens. Por isso, conforme a sociedade evoluía, aumentava-se a necessidade de corrigir os problemas da vista.

Atualmente, embora haja muito mais recursos para tratar defeitos oculares, a demanda por tratamentos oftalmológicos vem crescendo devido, principalmente, a dois motivos: o envelhecimento da população e os novos aparelhos eletrônicos, como computadores, tablets e vídeo games. “Bebês e crianças estão sendo visualmente muito estimulados, tendo acesso a estes equipamentos ainda muito novos, por isso, podem ter de procurar cada vez mais jovens por oftalmologistas” afirmou o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) Prof. Dr. Milton Ruiz.

O aparecimento dos defeitos refrativos da visão (miopia e astigmatismo) em pessoas cada vez mais jovens está relacionado ao mau hábito de forçar a vista ao passar horas em frente ao computador e eletrônicos similares. Dificuldades de enxergar em crianças e adolescentes podem levar a déficit de atenção e queda no rendimento escolar.

Embora a evolução da tecnologia do entretenimento possa ter prejudicado nossa saúde da visão, os avanços da medicina na área oftalmológica conseguem amenizar seus efeitos. Um exemplo é a possibilidade de realizar uma cirurgia refrativa, que deixa o incômodo dos óculos e lentes de contato para trás. A procura por esse tipo de procedimento aumenta a cada ano, fazendo com que o mercado esteja sempre se aperfeiçoando. Hoje, os pacientes já podem contar com uma técnica de cirurgia refrativa em que a média de tempo de recuperação pós-operatória é de apenas 24h.

Intitulada de SMILE (abreviação em inglês para Extração Lenticular com Pequena Incisão) essa técnica utiliza o mais moderno laser da oftalmologia, o Visumax. Fabricado pela ZEISS – empresa alemã referência em ótica no mundo - o Visumax proporciona maior exatidão e controle no corte e menos trauma na córnea e lesão tecidual, por isso, é menos invasivo, o que acelera a cicatrização. Essa nova técnica já está disponível no Brasil.

Outro defeito de visão que acomete muitas pessoas ao redor do mundo, ainda mais com o crescimento da expectativa de vida, é a catarata. A opacificação do cristalino (conhecida como catarata) começa a se desenvolver por volta dos 50 anos de idade e, normalmente, a cirurgia acontece depois dos 60. “O registro mais antigo de método para remoção de catarata data de 600 a.C.. Foi um dos procedimentos que mais evoluiu. Hoje, é possível escolher com segurança o modelo mais apropriado para cada paciente e cada situação”, comenta o presidente da CBO.

Pensando nisso, a ZEISS também trouxe para o país um equipamento importante para calcular com precisão o grau da lente intraocular que substituirá o cristalino opaco dos pacientes que serão submetidos à cirurgia de catarata, o IOL Master 500. “Esta tecnologia é o padrão ouro da biometria óptica, com uma eficiência 20% maior às obtidas com a utilização dos outros biômetros ópticos disponíveis” explica o Prof. Dr. Milton Ruiz. A cirurgia de catarata é um dos procedimentos mais realizados no mundo e na história.

No Brasil, já são realizadas mais de 600 mil cirurgias de remoção do cristalino por ano. Por isso, para atender às necessidades deste mercado, a ZEISS desenvolve uma série de soluções inovadoras, como dispositivos de diagnósticos, lentes intraoculares, microscópios cirúrgicos, equipamentos para cirurgia de remoção da catarata e sistemas de acompanhamento pós-cirúrgico.

De tal forma, com os avanços da Oftalmologia ao longo dos anos, tratar problemas de vista tornou-se mais fácil e acessível. Ir ao especialista regularmente, no mínimo uma vez por ano, tornou-se fundamental para manter uma boa qualidade de vida, estando sempre atento a qualquer indício de anormalidade na visão.


Saiba quando procurar o oftalmologista:
Se apresentar mau rendimento na escola ou trabalho;
Se não conseguir ler com nitidez;
Se houver constantes dores de cabeça;
Se estiver com coceiras ou vermelhidão nos olhos;
Se estiver lacrimejando constantemente;
Se houver ardência e olho seco;
Se a vista estiver embaçada.
                                                                              

Sobre a ZEISS
O Grupo Carl Zeiss AG é hoje um líder mundial de tecnologias altamente inovadoras nas indústrias médica, ótica, mecânica de precisão e sistemas microscópicos de visualização eletrônica. Há mais de 160 anos a ZEISS contribui com o progresso tecnológico mundial ao promover a criação, medição, análise e processamento de dados nas mais diferentes áreas. A companhia está presente em mais de 40 países, com cerca de 40 unidades de produção, mais de 50 centros de assistência e distribuição e quatro centros de pesquisa e desenvolvimento. A multinacional foi fundada em 1846 na cidade de Jena e, atualmente, sua sede fica em Oberkochen, na Alemanha. 

Homenagem ao dia do assistente social.


Maiores informações do acidente envolvendo veículo da saúde.



De acordo com informações repassadas pelo diretor da saúde, Thiago Porfírio, o acidente envolvendo a Amarok, ligada a secretaria de saúde do município de Bom Conselho, aconteceu por volta das 08h e 30 min. O veículo saiu de Bom Conselho com destino a Garanhuns, após 01 km, antes da curva de Katarina, o motorista perdeu o controle do veículo devido a chuva (aquaplanagem), vindo a bater em um barranco e capotando. Os quatro ocupantes, estavam todos com cinto de segurança e não tiveram ferimentos.








Acidente envolvendo veículo da saúde de Bom Conselho.


Segundo informações preliminares chegadas em nossa redação, acabou de acontecer um acidente na PE-218, próximo a cidade de Bom Conselho, no trecho conhecido como "Curva de Katarina", o veículo envolvido seria ligado a secretaria de saúde do município de Bom Conselho.

Estamos apurando os fatos, a qualquer momento maiores informações.

Dia do Assistente Social.


quinta-feira, 14 de maio de 2015

Bonconselhense, estudantes da UFPE é 1º colocado em concurso de monografia da União Europeia.

Na foto, Rafael Borges, recebe os cumprimentos do Ministro Conselheiro Francisco Fontan Pardo, Chefe Adjunto da Delegação da União Européia no Brasil.

O estudante Rafael Borges de Souza Bias, do 8º período de direito, aluno da Universidade Federal de Pernambuco ficou em primeiro lugar no “5º Concurso de Monografias da União Europeia”


Rafael Borges, que é filho de Elisabete Borges de Sousa Bias e de Fernando de Sousa Bias, recebeu a premiação em uma cerimônia realizada em Brasília, onde ganhou uma viagem de uma semana para a Europa. O concurso é promovido pela Delegação da União Europeia no Brasil.
Rafael Borges de Souza Bias foi selecionado com o trabalho “O bem-estar na era pós-industrial: fundamentos ético-jurídicos para a recuperação dos sistemas de proteção social europeus pela taxação internacional do capital financeiro”. O estudante expõe como os sistemas de proteção social europeus têm sofrido uma decomposição insidiosa nas contraprestações positivas aos cidadãos em situação de vulnerabilidade social. A partir de uma análise crítica, ele observa causas deste cenário e aponta possíveis caminhos a serem seguidos.

A pesquisa que gerou o trabalho premiado é fruto de atividade do Programa-Ação em Direito – FDR, que tem diversos projetos, entre os quais um intitulado “Relação das teorias organizacionais com a precarização das condições de trabalho”, vinculado ao grupo de pesquisas Direito do Trabalho e Teoria Social Crítica, ambos sob a coordenação dos professores do Departamento de Direito Público Especializado Juliana Teixeira Esteves e Everaldo Gaspar Lopes de Andrade.

Após receber o prêmio, Borges postou na sua página do Facebbok:

"Nasci no agreste pernambucano, filho de uma professora e de um policial, da classe trabalhadora os maiores exemplos de espoliação, e na minha trajetória até este momento, tantos outros jovens, com tantos sonhos e a mesma capacidade que eu, ficaram no caminho. Estar vivo sendo um jovem não branco na América Latina é um privilégio, o que dirá universitário e em minhas condições. São essas vidas que se foram, mas que transbordam em mim, as quais nem conheço, mas com as quais me comprometo, que me fazem assumir o compromisso diário para a construção de um mundo melhor. Por mais vago que isso possa parecer, esse pertencimento aos marginalizados de toda sorte é o suficiente para continuar acreditando que uma outra realidade é possível, esses são os motivos de minha pesquisa e o interesse em desvelar os ataques aos direitos sociais dos trabalhadores europeus. Uma injustiça em qualquer lugar do mundo é uma injustiça no mundo todo.

 
Essa construção da pesquisa comprometida com a prática me formou enquanto acadêmico e pessoa e, por isso, seria injusto de minha parte afirmar que cheguei aqui só. Foram os espaços de esperança vivenciados no Recife, O Zoada, NAJUP, G. Asa Branca de criminologia, Movimento Ocupe Estelita, que estiveram comigo agora e por tanto tempo. Compartilho minha fala com todos os parceiros e parceiras nesse doce fardo que é a luta por direitos no Direito.

Caminhando ao final de minha fala, agradeço aos Ministros Conselheiros pelo reconhecimento do trabalho e pelas reflexões compartilhadas, ao público e especialmente as professoras Juliana Teixeira Esteves, Marilia Montenegro e Liana Cirne Lins, e ao professor Gaspar Andrade, pela inspiração diária traduzida nas críticas potentes, no brilho no olhar com que dão aula e fazem da prática pedagógica um exercício de libertação. Esses grandes mestres, lindas almas, fazem parte de quem sou hoje, e por eles tenho profundo amor e admiração.

Agradeço especialmente aos meu pai, minha mãe e minhas tias, mulheres que me educam a partir do exemplo de suas vivências empoderadas. As amo imensamente.

Muito obrigado a todas e todos."


Foi esse sentimento que experimentei durante a premiação do 5º Concurso de Monografias da União Européia. Fico muito feliz em poder ter honrado a tradição da minha casa, a Faculdade de Direito do Recife, o meu Estado e sobretudo ter representado aqueles que vivem do trabalho ao conquistar o 1º lugar no Concurso.

Espero fazer jus ao título quando da viagem as Instituições da União Europeia em Bruxelas e que novas conquistas ocorram junto a projeção do que a comunidade jurídica pernambucana virá a ser num futuro muito breve, com tantos outros promissores estudiosos e estudiosas comprometidos/as com a causa social.










Coordenador do Samu emite nota sobre inatividade temporária do serviço.



Bom Conselho – PE, 14 de maio de 2015.


Nota à imprensa:

       Venho por meio deste informar à imprensa que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU está com os seus serviços temporariamente parados. O motivo pelo qual estamos sem realizar atendimento é devido a uma manutenção realizada na Ambulância, periodicamente, conforme é indicado. Alguns problemas foram identificados e já estão sendo reparados. Algumas peças que não tinham na concessionária para serem trocadas, e tiveram que trazer via-aéreo de São Paulo, fábrica de Mercedes Bens no Brasil. E que logo em breve o Serviço estará normalizado.
Desde já agradeço a compreensão e me disponho para quaisquer esclarecimentos.


Kleitson Albuquerque de Araújo

Coordenador do SAMU Bom Conselho - PE

Nota do Blog:
Os serviços realizados pelo Samu estão temporariamente sendo prestados pelo corpo de bombeiros e ambulância do hospital.

Confirmadas provas do Enem 2015 para 24 e 25 de outubro.


As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 ocorrerão nos dias 24 e 25 de outubro. As inscrições serão feitas pela internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre as 10h do dia 25 deste mês e 23h59 do dia 5 de junho, horários de Brasília. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação (MEC).

O valor da taxa de inscrição foi ampliado de R$35 (desde 2004) para R$63 para inibir os faltosos. O aumento acompanha a inflação do período e os novos custos do exame e atinge os estudantes de escolas privadas, já que 75% dos inscritos têm isenção por ter estudado em escola pública ou ser de baixa renda.

Este ano, há possibilidade de surgirem novas regras como a restrição para candidatos que tenham faltado o exame, cobrando pagamento de inscrição.O alto índice de abstenção resulta em grande prejuízo para o governo. No ano passado, 28,6% dos inscritos faltaram, o que representou mais de 2,4 milhões de pessoas.


No ano passado, cerca de 6,2 milhões de estudantes fizeram o Enem. A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que garante vagas gratuitas em cursos técnicos.

O Enem também é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras e certificação do ensino médio.

Policiais se comovem, pagam fiança e fazem compras para ladrão.

Compras feitas por policiais para ajudar desempregado que tentou furtar 2 kg de carne no Distrito Federal (Foto: Ricardo Machado/Arquivo Pessoal)

Policiais civis do Distrito Federal se sensibilizaram com a história de um ladrão e deram um final surpreendente a uma tentativa de furto de 2 kg de carne: pagaram a fiança e fizeram compras para o eletricista desempregado, que contou em depoimento ter praticado o crime para alimentar o filho de 12 anos. Mario Ferreira Lima cria o menino sozinho desde que a mulher se mudou para a casa de um filho mais velho, de outro casamento, para se recuperar das sequelas de um acidente.

O incidente aconteceu nesta quarta-feira (13), em um mercado de Santa Maria. De acordo com o agente Ricardo Machado, o desempregado contou em depoimento que se confundiu com as datas e achou que já tivesse caído na conta os R$ 70 que recebe mensalmente por meio do Programa Bolsa Família. Ele foi então ao comércio comprar pão, muçarela, mortadela e carne.

Na hora de passar as compras no caixa, o homem descobriu que o valor que tinha de saldo – R$ 14 – era insuficiente e tentou esconder a carne na bolsa. Os 2 kg do alimento custavam R$ 26. A ação foi flagrada pelas câmeras de segurança, e o dono do estabelecimento não aceitou as desculpas do ladrão e acionou a polícia.

Machado conta que o desempregado desmaiou pouco depois de chegar à delegacia. Questionado se estava bem, o homem respondeu que estava havia dois dias sem comer, porque deixou o filho consumir sozinho o pão que restava em casa.

O agente terminou de ouvir a história do suspeito – que narrou ter perdido o emprego com carteira assinada por ter precisado acompanhar a mulher nos oito meses em que ela ficou internada em coma no hospital – e procurou os colegas. “Dei a ele R$ 30 para pagar a carne e depois fui contar aos colegas o que estava acontecendo no plantão. Ficou todo mundo comovido, e logo um tirou R$ 5, outro R$ 10, outro R$ 20 do bolso”, lembra.

A ocorrência foi registrada na delegacia do Gama Oeste, e a fiança foi estipulada em R$ 270. Sensibilizada, uma agente pagou sozinha o valor, enquanto os colegas arrecadavam mais dinheiro para comprar mantimentos para o ladrão.

Quatro policiais acompanharam o eletricista desempregado até o supermercado, onde compraram arroz, feijão, macarrão, biscoito e itens de higiene. “Na hora que passávamos pela seção de higiene, um colega perguntou se ele tinha pasta de dente. Ele disse que tinha mais de mês que não escovava os dentes com pasta, e pedimos que ele pegasse lá, então. Ele, na humildade dele, voltou com a menorzinha e mais barata. Brincamos que isso não dava nem para um dia e pegamos logo cinco, aí pegamos sabonete e todo o resto.”

Os agentes acompanharam o homem até a casa dele. Machado diz que ele “não conseguia acreditar e não parava de agradecer”. “Ele cuida da casa e do menino pela manhã e à tarde vai atrás de bicos, mas não conseguiu nada nos últimos dois meses. A gente sabe que o crime não é certo, mas eu me ponho no lugar. Imaginei a minha filha passando fome. O que eu não faria nessa situação?”, questionou.

Fonte: G1.

Capitão Gilson é transferido de Bom Conselho.


Conforme publicado no Boletim Geral da Secretaria de Defesa Social Ano II - Recife, terça-feira, 12 de maio de 2015 - Nº 086. O Capitão Gilson Serqueira, que comandava a 3ª CPM-Bom Conselho, vinculada ao 9º BPM-Garanhuns, foi transferido para o 15º BPM-Belo Jardim.

Apesar de inúmeras solicitações da sociedade civil organizada, população através dos meios de comunicação, clubes de serviço, entre outros. Que pediam a permanência do capitão Gilson à frente da 3ª Companhia de Bom Conselho, em virtude do trabalho realizado, em menos de um ano, conseguiu com muito empenho reduzir o número de acidentes com motos e carros, organizar o trânsito, diminuir a criminalidade, inibir a perturbação sonora provocada pelos carros de som, entre outros serviços que estavam garantindo uma maior segurança e tranquilidade da os munícipes.

Esta é uma prova de que a voz e o clamor do povo não são ouvidos. Esperamos que o novo comandante consiga dar continuidade ao trabalho realizado pelo seu antecessor.

Segue abaixo a transcrição da portaria de transferência.

PORTARIAS DO SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL.


O Secretário de Defesa Social, no uso das atribuições, em obediência às disposições contidas no Art. 5º, do Decreto nº 36.849/2011, alterado pelo Decreto 41.458/2015, resolve:


Portaria Nº 2445, de 11/05/2015 - Transferir, por necessidade do serviço, o Capitao PM Gilson Marcone Serqueira Nogueira, matrícula nº 990014-4, do 9º BPM para o 15º BPM.

SAMU encontra-se inativo em Bom Conselho.


Segundo informações chegadas a nossa redação o SAMU de Bom Conselho encontra-se inativo a mais de 15 dias, devido a problema mecânico com a ambulância (bomba d'água com defeito), sendo encaminhada para a cidade de Caruaru para realizar o conserto.






Educandário Realiza Comemoração Dia das Mães



Os alunos do Educandário Menino Jesus de Praga, desde o maternal até o 9º ano, coordenados pelos professores das turmas, realizaram no dia 11 de maio, a festividade em comemoração ao Dia das Mães.

Com várias apresentações de teatro e música, os alunos homenagearam a pessoa mais importante de suas vidas. Os presentes também foram confeccionados pelos alunos durante as aulas.
A direção do EMJP agradece a todos pelo empenho e apresentação deste projeto.

Educandário Menino Jesus de Praga - Educação Infantil e Ensino Fundamental - Educação de Qualidade, sempre nossa maior Garantia! - Escola Participante do WEE - World English Experience
Os alunos do Educandário Menino Jesus de Praga, desde o maternal até o 9º ano, coordenados pelos professores das turmas, realizaram no dia 11 de maio, a festividade em comemoração ao Dia das Mães.

Com várias apresentações de teatro e música, os alunos homenagearam a pessoa mais importante de suas vidas. Os presentes também foram confeccionados pelos alunos durante as aulas.
A direção do EMJP agradece a todos pelo empenho e apresentação deste projeto.


Educandário Menino Jesus de Praga - Educação Infantil e Ensino Fundamental - Educação de Qualidade, sempre nossa maior Garantia! - Escola Participante do WEE - World English Experience



 

Câmara aprova emenda que derruba fator previdenciário



Por 232 a favor, 210 contra e 2 abstenções o plenário da Câmara aprovou uma emenda que modifica o fator previdenciário. A emenda constava na Medida Provisória (MP) 664/14 cujo texto-base foi aprovado antes pelos deputados. O governo que comemorou a aprovação da MP 664, que alterou as regras da concessão da pensão por morte e auxílio-doença, não concordava com a emenda.

A emenda foi mantida por Faria de Sá com o argumento de que ela traz uma alternativa ao fator previdenciário. “A emenda não tem nenhuma mágica ou mistério, é uma soma matemática que vai permitir uma porta de saída. O fator rouba 40% da previdência do homem e 50% da previdência da mulher”, disse. Mas, apesar dos clamores dos líderes, parte dos deputados da base aliada votou pela aprovação da emenda. 

Pela emenda aprovada, fica valendo a chamada regra do 85/95. Ela estabelece que o trabalhador receberá seus proventos integrais, quando, no cálculo da aposentadoria, a soma da idade com o tempo de contribuição for 85 para mulher, 95 para homem e 80 para professora e 90 para professor. A emenda será incorporada ao texto-base da MP, que vai para apreciação do Senado.


Aprovado em 1999, durante o governo de ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o fator previdenciário visa a postergar as aposentadorias dentro do Regime-Geral da Previdência. Pela regra do fator, o tempo mínimo de contribuição para aposentadoria é 35 anos para homens e 30 para mulheres, o valor da aposentadoria é reduzido para quem se aposenta por tempo de contribuição antes de atingir 65 anos, no caso de homens, ou 60 anos, de mulheres.

Polícia Federal solicita quebra de sigilos de Renan Calheiros e Fernando Collor.



Agentes da Polícia Federal que atuam na operação Lava Jato encaminharam ao Supremo Tribunal Federal, na última quinta-feira (7/5), pedidos de quebra dos sigilos bancário e fiscal do senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL); do deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE) e do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A PF também quer romper o sigilo bancário de inquéritos onde é investigado o ex-deputado João Pizzolatti (PP). Os quatro são investigados pela suposta participação no esquema de corrupção instalado na Petrobras. As informações são do site de O Estado de S. Paulo.

Os pedidos foram protocolados de forma separada dos inquéritos onde os políticos são investigados, e correm sob segredo de justiça. Segundo apurou o Correio, pedidos sigilosos também foram feitos nesta quarta (13/5) pela PF nos inquéritos que investigam o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) e o líder do PP na Câmara, Eduardo da Fonte (PE). Não é possível, porém, determinar o conteúdo desses pedidos.

As solicitações são direcionadas ao relator da Lava Jato no STF, ministro Teori Zavascki. As quebras de sigilo têm por objetivo esclarecer acusações feitas pelo doleiro Alberto Youssef e pelo ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa. Youssef, por exemplo, disse em delação premiada ter feito “vários depósitos” em nome de Collor. Já Costa disse à Justiça que parte dos valores desviados das obras da petroleira eram destinados a Calheiros, de quem Aníbal Gomes atuava como uma espécie de “mensageiro”.


Por meio da assessoria, Calheiros disse que não comentará o assunto. Collor, Pizzolatti, Raupp e Eduardo da Fonte não foram localizados. O deputado Aníbal Gomes disse ao Correio que está disposto a abrir “tranquilamente” o próprio sigilo bancário e fiscal. “Eles (PF) estão certíssimos. Tudo tem que ser investigado. E todos os que estão sendo investigados também tem que mostrar”, disse.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

UPAE Garanhuns adverte: Higienização das mãos salva vidas!‏‎



"A lavagem das mãos é a medida mais simples e eficaz para prevenir doenças", quem faz a observação é a enfermeira Michelle Torres, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, da UPAE Garanhuns, que em conjunto com a também enfermeira Edjosy Ramos, do setor de Educação Permanente, realizaram uma série de atividades na unidade de saúde, para registrar a passagem do Dia Mundial da Higienização das Mãos, que se comemora no dia 05 de maio. Já o próximo dia 15, é o Dia do Combate à Infecção Hospitalar.

Profissionais da assistência direta aos pacientes da UPAE, a exemplo de maqueiros, enfermeiros e técnicos em enfermagem, receberam informações, panfletos, assistiram vídeos educativos da ANVISA e participaram de dinâmicas, sobre a correta higienização das mãos. 

"As pessoas devem ter o hábito de lavar as mãos várias vezes ao dia, e os que trabalham com atendimento em saúde devem ter uma atenção ainda maior, evitando infecções e outros problemas originados na falta de higiene. De um modo geral, podemos afirmar que a higienização das mãos salva vidas!" - Afirma a Coordenadora de Enfermagem da UPAE Garanhuns, Dra. Tayana Guerra.

HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

Medida individual simples, de baixo custo, que previne a propagação das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). O termo engloba a higienização simples, antisséptica, fricção antisséptica e a antissepsia cirúrgica das mãos.


As IRAS se apresentam como um grave problema de saúde pública no país, aumentando a morbidade e a mortalidade entre os pacientes, além de elevar custos dos hospitais. 

Combater o estresse através da podologia


O estresse é um sintoma muitas vezes difícil de compreender. Ele pode ser caracterizado por sensações de medo, desconforto, preocupação, irritação, frustração, indignação, e pode ser motivado por causas distintas. Além disso, muitas vezes, o motivo do estresse é desconhecido.

O estresse é o que podemos chamar de doença do século XXI, transformando a sociedade em um povo cada vez mais estressado.
A massagem conduz a um relaxamento da musculatura, trazendo sensação de conforto, acarretando uma melhor qualidade de vida. Os pés constituem estruturas que absorvem informações externas e refletem informações internas.

Segundo a podóloga e professora do Senac-Pe, Jacelma Alves,  a podologia pode ajudar a combater este mal, a maneira como posicionamos nosso corpo no dia a dia, alterando a postura, traz benefícios para mente. Ela afirma que rir, alto incentivar-se, dormir mais e alimentar-se de forma balanceada, também ajuda bastante no combate a este mal.

“Uma massagem diária nos pés, auxilia no controle do estresse, combate a insônia, diminuição da depressão, cansaço e ansiedade”, afirma Jacelma.

Nossos pés têm a sobrecarga do nosso peso o dia inteiro, tratá-los com carinho e seriedade, é mais que um cuidado, é uma obrigação.


Mais informações: Jacelma Alves- (81)3361-6664

Vereador é assassinado em frente à prefeitura de São João.



O vereador do município de São João, Reginaldo Falcão, foi assassinado a tiros na noite desta terça-feira (12). Os disparos aconteceram em frente à Prefeitura do município localizado no Agreste de Pernambuco.

Eleito em 2012 pelo PRTB, Reginaldo Falcão era conhecido na cidade como "Galo". De acordo com as primeiras informações, os assassinos teriam chegado ao local em um carro de cor branca e fizeram os disparos.  O vereador morreu na hora.

Por volta das 19h40, uma equipe da Polícia Civil chegou ao local para remoção do corpo ao Instituto de Medicina Legal de Caruaru, também no Agreste do Estado.

Professores entram em estado de greve por melhores salários em Garanhuns

Foto: Blog Carlos Eugênio

Cerca de 90% de professores graduados de escolas municipais de Garanhuns, Agreste de Pernambuco, deram início ao estado de greve e estão cumprindo apenas meio expediente, de acordo com informações do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos de Garanhuns e Região (Sinsemug). A prefeitura diz que menos de 20% dos efetivos participam do movimento. Vários estagiários também aderiram, demonstrando apoio à categoria. Eles reivindicam o repasse dos 13,1% sobre o salário, o que teria sido aprovado pela Câmara de Vereadores no dia 10 de abril.

O presidente do Sinsemug, Luciano Florêncio, alerta que a greve poderá se tornar real, caso a administração municipal não convoque a categoria e corrija a tabela. "Já tínhamos discutido antes com o prefeito e os vereadores que seria 13,1% linear, porém, quando os docentes pegaram seus contracheques e fizeram os cálculos, não deu o valor. Teve professor que recebeu 9,1%, 7%, teve até 0,8%, mas não recebeu o acordado", afirma. O presidente ainda explica que o repasse está sendo feito em relação à graduação de cada educador, em vez de ser linear - quando todos ganham a mesma porcentagem.

Cerca de 90% de professores graduados de escolas municipais de Garanhuns, Agreste de Pernambuco, deram início ao estado de greve e estão cumprindo apenas meio expediente, de acordo com informações do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos de Garanhuns e Região (Sinsemug). A prefeitura diz que menos de 20% dos efetivos participam do movimento. Vários estagiários também aderiram, demonstrando apoio à categoria. Eles reivindicam o repasse dos 13,1% sobre o salário, o que teria sido aprovado pela Câmara de Vereadores no dia 10 de abril.

O presidente do Sinsemug, Luciano Florêncio, alerta que a greve poderá se tornar real, caso a administração municipal não convoque a categoria e corrija a tabela. "Já tínhamos discutido antes com o prefeito e os vereadores que seria 13,1% linear, porém, quando os docentes pegaram seus contracheques e fizeram os cálculos, não deu o valor. Teve professor que recebeu 9,1%, 7%, teve até 0,8%, mas não recebeu o acordado", afirma. O presidente ainda explica que o repasse está sendo feito em relação à graduação de cada educador, em vez de ser linear - quando todos ganham a mesma porcentagem.

Questionado sobre isto, Luciano Florêncio explica que essa tabela sempre existiu. O documento indica o nível de cada profissional de acordo com as respectivas qualificações. "Por exemplo, um professor recém-formado é do nível 1. Só que isso não tem nada a ver com o que foi acordado entre a categoria, o prefeito e a secretaria. Era para todos receberam a mesma porcentagem", finaliza.

Secretária de Educação, Janicélia Marins ressalta que o reajuste não pode ser linear, já que a prefeitura não pode fixar tal valor, por conta da lei de responsabilidade fiscal. "O município não tem como pagar, pois a folha de pagamento vai ultrapassar 54%. Esse aumento foi posto numa lei que foi votada na Câmara dos Vereadores. Tudo pode ser negociado", diz.

Florêncio conta que o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) entrou no caso. O promotor  Domingos Sávio informou que a representação é em relação ao abono salarial posto no mesmo projeto de lei. "Não entramos, pois nem podemos quando se trata de reajuste salarial, só se o piso nacional não estivesse sendo comprido", conclui.

Aulas
Caso não haja acordo, mais de 18 mil alunos poderão ficar sem aula por tempo indeterminado. "Estamos preocupados com nossos alunos, mas nossas reivindicações também são importantes", comenta a professora Idânia Sobral.
A pasta municipal de Educação afirma que estagiários e professores contratados irão garantir a permanência dos estudantes nas escolas, enquanto houver o estado de greve. "Temos a preocupação com o aluno, pois é um direito constitucional de acesso dele à escola. Por isso, nós vamos garantir a aula normal", destaca a secretária .


Fonte: G1

MAIO AMARELO: Operação Lei Seca em Garanhuns‏‏‎





Como parte da programação das atividades do Maio Amarelo Regional, que
visa conscientizar a sociedade para a segurança no trânsito, estão
sendo realizadas blitz da Operação Lei Seca. No último domingo (10) o
comando esteve em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, na BR
423, em Garanhuns.

As atividades do Maio Amarelo estão sendo realizadas nos 21 municípios
que fazem parte da V Gerência Regional de Saúde, inclusive a GERES
esteve na Operação Lei Seca do final de semana. As ações são
coordenadas pelo Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de
Transportes Terrestres.

Luiz Melo, da regional de saúde registra: "Nosso comitê agrega
diversas instituições nas áreas de trânsito, saúde e educação, e desta
integração surgem as ações preventivas e também de fiscalização.
Contamos com as secretarias dos municípios e também com órgãos como o
DETRAN, Conselho Tutelar, as Polícias, a AMSTT e o Hospital Regional
Dom Moura, entre outros. Os acidentes tomaram proporção de epidemia, e
somente com a união das instituições e conscientização da população
conseguiremos combater este grave problema social".

Eliane Silva, que participou da ação da Operação Lei Seca
representando a V GERES, afirma que outras ações como palestras,
distribuição de panfletos e adesivos, ações em escolas e com
mototaxistas estão sendo realizadas sob a coordenação do Comitê
Regional.




LEI SECA


Na operação do domingo foram fiscalizados 203 veículos, sendo emitidas
seis autuações por embriaguez ao volante e outras 21 autuações por
diversas infrações ao Código de Trânsito Brasileiro.

Participaram desta ação agentes da PRF, da Polícia Militar e do
Departamento Estadual de Trânsito, bem como funcionários da Secretaria
Estadual de Saúde e da V Gerência Regional de Saúde de Garanhuns.



Com informações do Núcleo de Comunicação da Polícia Rodoviária Federal

Para saber mais:
HOSPITAL REGIONAL DOM MOURA
Diretor: Dr. Luís R. Melo (87) 3761.8101

V GERES - Gerência Regional de Saúde
Endereço: Rua Joaquim Távora, 240 – Garanhuns/PE
Telefone: (87) 3761.8341 / 3761.8342
E-mail: gerencia.saude.pevgeres@hotmail.com

Imprensa:
Ronaldo Cesar Carvalho
VOX COMUNICAÇÃO
(87) 9988.0423