quinta-feira, 30 de abril de 2015

Prazo para Cadastro Ambiental Rural (CAR) é prorrogado por um ano.



O ministro substituto do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, anunciou a prorrogação, por um ano, do prazo final para inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), que se encerraria no próximo dia 5 de maio. O decreto de prorrogação deve ser publicado na próxima segunda-feira. A notícia representa um alívio aos produtores rurais.

O anúncio da prorrogação foi feito durante audiência pública da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, em Brasília, realizada na manhã desta quinta-feira. No mesmo dia, em decreto publicado no Diário Oficial da União, a presidente Dilma Rousseff passa à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, a decisão sobre a prorrogação do prazo.

O CAR foi instituído pelo Código Florestal (Lei 12.651/12) para fazer levantamento de informações georreferenciadas dos imóveis rurais, com delimitação das áreas de proteção permanente (APPs), reserva legal, remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública.


O objetivo é traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental. Todas as propriedades rurais do país são obrigadas a fazer o cadastro.

Casos notificados de dengue cresceram quase 500% em Pernambuco.



Até o último dia 18 de abril 26.666 casos de dengue foram notificados em 174 municípios pernambucanos - 459,86% mais que o mesmo período do ano anterior, quando foram notificados 4.763 casos. Os números foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde, que revelou ainda que, até o dia 18, 5.153 casos já haviam sido confirmados no estado. 


É no Recife onde se concentraram a maioria das notificações (6.633), seguido por Jaboatão dos Guararapes (1.387), Camaragibe (1.379) e Goiana (942). Até agora, 19 casos graves da doença foram confirmados e 15 pessoas podem ter morrido em decorrência da doença. Em 2014 foram 22 casos graves e 18 mortes confirmadas.


A Secretaria de Saúde considera que há 41 municípios com alta incidência da doença. Confira a lista dos municípios em pior situação:


Cidade        Número de casos por 100 mil habitantes
Itapetim     2.042,58
Sanharó      1.331,65
São José do Egito 1.319,75
Pedra          1.258,73
Venturosa    1.109,48
Limoeiro      949,66
Goiana        889,04
Calumbi      852,32
Condado     842,70
Itaquitinga  808,58
Surubim      740,44
Iguaraci      726,25
Ingazeira    723,21
F. de Noronha 658,81
Vertentes     633,87
Toritama      584,87
Belo Jardim  571,91
Casinhas     570,86
Jataúba       566,49
Camaragibe  530,62
Tuparetama  528,32
Iati              527,37
Lagoa do Carro 469,65
Macaparana 457,76
São Bento do Una 434,74
Santa Cruz do Capibaribe 433,33
Vitória de Santo Antão 433,01
Buenos Aires 423,92
Itambé         422,00
Brejinho        415,33
Alagoinha      414,04
Timbaúba      412,30
Pesqueira      409,00
Betânia         392,41
Afogados da Ingazeira 385,80
Taquaritinga do Norte 371,49
Ipojuca          358,02
Carpina          351,65
Tabira            338,40
Flores            305,32
Igarassu        300,22

Prefeitura realiza torneio de futebol em comemoração ao 1º de maio "Dia do Trabalhador"



Prefeitura municipal de Bom Conselho está convidando toda população para prestigiar o grande torneio festivo realizado em comemoração ao dia do trabalhador que será realizado nesta sexta feira dia 1º de maio no estádio do Carecão, a partir das 08horas da manhã.

Estiveram reunidos na manhã dessa quarta-feira dia 29 de abril os dirigentes das equipes, o locutor do torneio Pato Brasil e o secretário de governo Luís Henrique junto com os Diretores da Guarda Municipal e de transporte onde houve o sorteio das equipes que participarão do torneio.

O primeiro jogo terá uma tolerância de 15 minutos para o início da partida, o resto começará no horário previsto, cada jogo será de 20 minutos diretos em caso de empates a partida irá para os pênaltis com 5 cobranças para cada equipes.

Tabela:
1º - INTERNACIONAL DO ANGICO DE CIMA   X  ARÊIAS DE DIMAS
2º - BRAGANTINO DOANGICO      X AJAX DAS 50
3º - GUARAPAO   X SANTO ANDRE
4º - CRUZEIRO DO ALTO FLUTUSO  X PALMEIRA DO FEIJAO
5º - NACIONALDE ZE ROBERTO  X BOTAFOGO DA SERRA QUEIMADA
6º - CURITIBA DO ANGICO X  SÃO JOSE DO JIRIMUN
7º - FLAMENGO DA BAETA  X INDEPENDENTE DA SERRA
8º - PARMALAT      X  SÃO CAETANO DO CABOGE
9º - SANTA CRUZ DA LAGOA GRANDE x PALMEIRA DO LOGRADOURO
10º - UNIAO FUTEBOL CLUBE   X   SÃO VICENTE

PREMIAÇÃO: TODAS AS EQUIPES TERÃO UM PREMIO DE PARTICPAÇÃO.   UMA BOLA
PREMIAÇÃO DO TORNEIO:
1º UM GARROTE
2º UM CARNEIRO
3º UM CARNEIRO
4º TROFEU
5º TROFEU
Terá ainda troféu para o goleiro menos vazado e o artilheiro da competição.


PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM CONSELHO APIOANDO O ESPORTE DO NOSSO MUNICIPIO

quarta-feira, 29 de abril de 2015

O LUTO: SUAS CONSEQUÊNCIAS E POSSIBILIDADES DE ALÍVIO DA DOR



Por meio da Hipnoterapia Cognitiva, um instrumento utilizado pela TCC para facilitar o tratamento e encurtar o sofrimento patológico, o paciente consegue reconstruir a sua experiência a respeito da perda, adotando uma postura ativa na construção de seu próprio processo. Dessa forma, ele modifica a sua percepção do evento traumático.


A morte trágica, o luto, suas consequências e possibilidades de alívio da dor

Com sessões de hipnoterapia, pacientes modificam a percepção do evento traumático.

Não há dúvidas de que a perda de um ente querido é sempre muito triste. Nas últimas semanas, todos nós compartilhamos a dor do atual Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que perdeu o seu filho tão repentinamente em um acidente de helicóptero. Sentimos também a tristeza de Terezinha Ferreira, mãe do garoto Eduardo, de apenas dez anos, que foi morto pela Polícia em uma operação no Complexo do Alemão, um conjunto de favelas no Rio de Janeiro.

Fatos como esses acontecem diariamente, deixando famílias sem chão, muitas vezes sem forças para seguir adiante. Segundo Sigmund Freud, fundador da Psicanálise, “o trabalho do luto é descrito como um estado psicológico dinâmico”, em que após a perda de alguém a quem estávamos ligados, o nosso sistema nervoso fica temporariamente desorganizado.

“Em termos cognitivos, a pessoa que trabalha o luto, esgota todo o sofrimento que ele continha”, destaca a psicóloga Vânia Calazans, especializada em Hipnoterapia Cognitiva. O “trabalho de luto” é o tempo necessário para que o equilíbrio pessoal seja restabelecido. “Este espaço de tempo, desde que não seja muito prolongado, geralmente reforça o organismo”, diz.

Conforme a especialista explica, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma importante contribuição para o alívio dos sintomas gerados pela perda repentina. Segundo a TCC, os comportamentos são regidos pelos pensamentos, que nesse caso específico, na maioria das vezes, apresentam-se disfuncionais, desadaptativos, causando sofrimento intenso aos familiares, inabilitando e incapacitando a reorganização de suas vidas.

“Por meio da Hipnoterapia Cognitiva, um instrumento utilizado pela TCC para facilitar o tratamento e encurtar o sofrimento patológico (sofrimento prolongado que pode levar à depressão), o paciente consegue reconstruir a sua experiência a respeito da perda, adotando uma postura ativa na construção de seu próprio processo. Dessa forma, ele consegue modificar a sua percepção do evento traumático”, ressalta Dra. Vânia.

A hipnose se utiliza de diferentes técnicas para facilitar a vivência do luto, o que possibilita ao paciente dar um novo significado a sua perda para que a sensação de medo, vazio e ansiedade associado ao trauma, deixe de se manifestar. “Isso é possível, porque quando o paciente está em estado alterado de consciência, conseguimos perceber o seu trauma sobre outro ponto de vista, olhando para a perda e para os problemas de uma forma mais construtiva”, conclui.

De acordo com Colin Murray Parkes (1998), o luto normal é uma resposta saudável a um fator estressante que é a perda significativa de um ente querido. Quando se refere a uma resposta saudável, implica na capacidade de expressar a dor. Seja reconhecendo, reajustando e investindo em novos vínculos.

A Hipnose

Reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, Psicologia, Odontologia, entre outros, o tratamento por hipnose reúne um conjunto de técnicas que visa melhorar a saúde física e emocional dos indivíduos, elevando a capacidade de resposta às sugestões para a alteração de pensamentos, sentimentos, comportamentos, ou estados fisiológicos. A hipnose não é um tratamento em si, mas um procedimento que pode ser utilizado para facilitar outros tipos de terapias e tratamentos, tornando-os mais breves e eficazes (American Psychological Association, 2009).

*Psicóloga Clínica pelo Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - IPQ-FMUSP, Vânia Calazans tem 30 anos de experiência. Especialista em Hipnoterapia Cognitiva, atende na Elo Clínica de Saúde 

SANEAMENTO: Quase metade dos municípios brasileiros não tem rede de esgoto adequada, afirma especialista



Pesquisa feita pelo Instituto Trata Brasil em parceria com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento revela que os 100 municípios mais populosos do país não têm tratamento de esgoto adequado. De acordo com a pesquisa, a região Norte concentra as cidades com pior tratamento de esgoto do país.

O resultado do levantamento aponta que a meta do governo Federal de universalizar o tratamento de esgoto até 2033, como está estipulado no plano nacional de saneamento básico. Para o pesquisador do Instituto Trata Brasil, Gesner Oliveira, os investimentos no tratamento de esgoto no Brasil ainda são pequenos. Ele explica que no ritmo atual de investimentos, a universalização vai ser alcançada em apenas 129 anos. “Essa é uma pesquisa anual, ela faz um indicador da qualidade do saneamento nos 100 municípios mais populosos do Brasil e aí classifica os municípios. O plano nacional de saneamento prevê a universalização dos serviços até o ano de 2033, mas no ritmo atual, isso só seria alcançado se você tivesse 129 anos.” Informou o pesquisador, Gesner Oliveira

Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, não vão conseguir universalizar o tratamento de saneamento básico nos próximos 20 anos, segundo os números divulgados pela pesquisa. O especialista em Educação Ambiental da Universidade de Brasília, Gustavo Souto, acredita que a falta de tratamento de esgoto ainda pode ser maior no país. Ele lembra que quase a metade dos municípios brasileiros ainda está longe de ter um tratamento adequado.

O especialista, Gustavo Souto, salientou:“40 por cento dos municípios, de quase metade, dos municípios brasileiros, não tem rede de esgoto adequada. Isso é um absurdo, é uma coisa absurda um país como o Brasil, um país que tem dinheiro, que tem recurso, que tem experiência, que tem conhecimento técnico, ter praticamente metade dos seus municípios, que não têm ainda rede de esgoto.”


No ranking nacional, os municípios com melhor tratamento de água e esgoto são Franca e Limeira em São Paulo, e Maringá, no Paraná. Os piores são Ananindeua e Santarém no Pará e a capital de Rondônia, Porto Velho.

Feriado - Especialista dá dicas de segurança para diversas situações



Vai aproveitar o feriado do Dia do Trabalho para viajar? O Grupo GR, por meio de seu especialista em segurança Samuel Washigton, selecionou algumas dicas de prevenção para diversas situações: furtos em aeroportos e rodoviárias, no hotel, inclusive antes de viajar, deixando a casa segura contra assaltos.


ANTES DE IR VIAJAR 
- O melhor seria não deixar a casa sozinha, mas se isso não for possível, peça a um vizinho ou parente visitar diariamente o imóvel. 
- Não passe informações da sua viagem( local, data de saída e data de chegada) para estranhos ou serviçais. Informe apenas pessoa da sua confiança.  
- Se possível, peça para uma pessoa de sua confiança recolher as correspondências, jornais e até os dejetos  de cachorro se houver, verificar movimentos estranhos de pessoas rondando a residência.  
- Não deixe as luzes acesas durante o dia, pois isso significa ausência de moradores.  
- Se possível, instale um aparelho de fotocélula para acender e apagar as luzes externas à noite e de dia, respectivamente. 
- Deixe algum telefone de contato com um vizinho, parente ou amigo, para informarem alguma ocorrência. 
- Em condomínios fechados ou edifícios não deixe as chaves na portaria. 
- Se possível, instale um sistema de monitoramento de alarme e imagens, contratando uma empresa especializada em segurança eletrônica. 
- É aconselhável que poucas pessoas saibam do sistema de segurança de sua casa. 

EM RODOVIÁRIAS E AEROPORTOS 
- Cuidado com homens ou mulheres que se aproximam para fazer perguntas. O ato pode ter como objetivo apenas provocar sua distração. Fale sem deixar de vigiar sua bagagem. 
- Procure trocar o dinheiro somente em casas de câmbio ou bancos autorizados e, se possível, não o faça nas rodoviárias ou aeroportos. 
 - Utilize somente táxis credenciados. 
 - Não exiba grandes quantidades de dinheiro, tablets, relógio ou joias, pois despertam a atenção e o interesse dos ladrões. 
 - Evite carregar passaporte e cheques de viagem, e em caso de extravio comunique imediatamente a polícia.  
- Normalmente as malas são muitas, então, não as perca de vista nem por um minuto. 
- Use etiquetas grandes e/ou coloridas que permitam a fácil identificação de suas malas nas esteiras ou balcões de entrega, evitando assim a perda dos seus pertences ou lhe traga facilidade para identificá-los, caso tenha perdido.  
- Não se descuide das bagagens de mão dentro do ônibus ou avião, fique sempre atento. 
- Não deixe a bolsa, carteira ou pacotes em locais abertos ao público sem a devida vigilância. 
- Evite fazer compras estando sozinho(a), os meliantes aproveitam-se de qualquer descuido.

SEGURANÇA EM PASSEIOS
- Não entre em lojas muito cheias, procure fazer compras em horário de menor movimento, isso vale também para ida ao banco. 
- Em ônibus com poucos passageiros prefira ficar próximo ao motorista ou ao cobrador.  
- Se estiver com crianças: alerta dobrado! Elas costumam ficar impacientes enquanto esperam e a qualquer descuido do responsável elas podem se perder ou mesmo serem sequestradas. 
NO HOTEL 
- No momento do check-in ou check-out, procure deixar sua bagagem com um funcionário ou coloque-a entre você e o balcão da recepção. 
- Ao fazer suas refeições, prefira deixar seus pertences no apartamento. Se preferir, solicite que sejam guardados no bagageiro do hotel por algum funcionário enquanto você se alimenta com tranquilidade. 
- Não deixe sua carteira, celular ou outros pertences sobre a mesa ou cadeira.   
- Ao utilizar a área comum do hotel, mantenha seus pertences sob sua vigilância. Jamais os coloque ao lado ou atrás de seu assento, nem se distancie deles. 
- No caso de receber visitas no quarto onde estiver hospedado, é imprescindível o preenchimento da ficha do visitante. 
- Quando quiser sair, peça informações aos funcionários do hotel. Eles ajudarão com boas sugestões de passeios e restaurantes, bem localizados e seguros.  
- Se estiver participando ou promovendo algum evento no hotel, estabeleça a utilização de crachás entre os participantes. Ao se ausentar da sala, certifique-se de que as portas ficarão fechadas. Antes e durante o evento, converse com o quadro de seguranças do hotel. 
- Utilize o cofre colocado à disposição em seu quarto. 
-Evite falar de assuntos importantes perto de pessoas estranhas, principalmente se envolver valores. 
- Se fizer o check-out antes de efetivamente retornar ao local de origem, mantenha a bagagem no hotel e termine seus afazeres, então retorne para pegá-la antes de viajar. 

SEGURANÇA PARA APROVEITAR A VIAGEM 
- Evite andar por ruas, calçadões e praças mal iluminadas ou em horário muito avançado, principalmente em locais desconhecidos, pois estes são os pontos preferidos pelos meliantes que se aproveitam das condições para atacar suas vítimas.  
- Caso precise pedir informações, procure alguém autorizado ou dirija-se a um balcão de informações.  
- Não peça ajuda ou informações para pessoas estranhas, procure se informar sobre o local visitado com gente de confiança (recepção dos hotéis ou dono do imóvel locado) antes de sair. 
- Não reaja durante um assalto. Mantenha-se calmo(a), por mais difícil que possa ser. 
- Lembre-se de que o assaltante está atrás do dinheiro ou pertence de valor e costuma atirar somente quando fica assustado ou acuado, principalmente diante de uma reação da vítima.

Sobre o GRUPO GR
O GRUPO GR é uma das empresas mais consolidadas no setor de segurança privada e terceirização de serviços. Com 23 anos de atuação e presente em 17 Estados, o GRUPO GR tem um sistema rigoroso de treinamento (teórico, físico e comportamental) que envolve técnicas de aperfeiçoamento operacional, postura e comportamento, modernos conceitos, treinamento nas áreas de segurança, portaria, recepção e limpeza.
Seu principal objetivo está em oferecer soluções customizadas e integradas que aumentem a produtividade e reduzam custos. A empresa promove a capacitação e a reciclagem permanente de seus funcionários, também instruídos através de simulações variadas para solucionar uma tentativa de assalto ou invasão, situações atípicas como ocorrências e possíveis falhas na segurança (equipamentos e fator humano) e procedimentos em casos de emergência. Além disso, conta também com serviços de Segurança Eletrônica, sempre atenta às novas tecnologias de prevenção e proteção de pessoas e patrimônios.

Com mais de 1.100 clientes ativos e 12.000 colaboradores, o GRUPO GR foi quatro vezes indicado no TOP of Mind RH e é uma das cinco empresas mais lembradas em segurança patrimonial. Referência em seu setor de atuação, o GR atende com eficácia condomínios (residenciais e comerciais), indústrias, instituições de ensino, hospitais e clínicas médicas, concessionárias e empresas de diversos portes e segmentos.

Prefeitura de Bom Conselho da início ao programa alfabetizar 2015.




PROGRAMA ALFABETIZAR COM SUCESSO - FORMAÇÃO INICIAL 2015

Na manhã desta segunda feira, 27 de abril, aconteceu na Secretaria de Educação de Bom Conselho a formação inicial 2015 do Programa Alfabetizar com Sucesso – PAS.

O programa é o resultado de uma parceria entre o Governo Municipal e o Governo Estadual. A formação foi ministrada pela Coordenadora Pedagógica da Gerência Regional de Ensino da Agreste Meridional Emília de Lima Cardoso, além da equipe de Orientadores Educacionais do município. Estava também a equipe técnica de Lagoa do Ouro: uma Coordenadora e seis Orientadoras Pedagógicas. Total de participantes da formação: dois coordenadores Municipais, vinte Orientadores Educacionais e Três Apoios Pedagógicos. A formação foi focada no acompanhamento de leitura, escrita e na categorização dos estudantes contidos nas fichas de acompanhamento mensal.


A formadora e os participantes da formação foram recepcionados pelo coordenador municipal do programa, Profº Fernando e pela diretora de gestão educacional, Profª Cláudia Maristela, ambos, em suas falas agradeceram a presença de todos e reafirmaram o compromisso do município com a educação.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Bom Conselho recebe faixas indicativas e semáforos.

  
Bom Conselho está recebendo o seu primeiro semáforo, a partir desta terça feira (28) começa a ser instalado no final da Avenida Tenente Raul de Holanda, no cruzamento entre as Ruas Luiz Pompeu da Rocha e a Rua Mário Melo.

A partir da próxima semana estará sendo feito a marcação das faixas de pedestre no centro da cidade e ruas adjacentes.


O prefeito Dannilo Godoy declarou: “A cada dia que passa estamos correndo atrás de mais recursos para que nossa cidade fique mais limpa, organizada e sinalizada, para que os munícipes e visitantes possam andar tranquilamente.”   




Professores decidem manter greve em Pernambuco.


Professores da rede estadual de Pernambuco votaram pela continuação da greve, em assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (27), no Recife. A paralisação foi decretada no último dia 10 de abril para cobrar o reajuste de 13,01% nos salários da categoria, formada por 49.816 profissionais. A assembléia foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação  (Sintepe), cuja diretoria foi chamada para uma reunião com o governo na terça (28).

"A greve continua porque o governo não sinalizou nenhuma proposta concreta para a categoria avaliar. Vamos ter uma reunião amanhã, na Secretaria de Administração, para estabelecer as bases para reiniciar o processo de negociação. Depois, vamos levar o resultado da reunião para a assembléia da quinta e a categoria vai decidir pelos rumos da paralisação", disse o presidente do Sintepe, Fernando Melo.

O Sintepe considerou positiva a convocação para a reunião, já que o governo tinha anunciado que só entraria em negociação se os professores voltassem às salas de aula. De acordo com o sindicato, 60% dos profissionais aderiram à greve. A rede estadual de ensino tem 650 mil alunos. O Sintepe considerou positiva a convocação para a reunião, já que o governo tinha anunciado que só entraria em negociação se os professores voltassem às salas de aula. De acordo com o sindicato, 60% dos profissionais aderiram à greve. A rede estadual de ensino tem 650 mil alunos.


A greve é para cobrar o cumprimento da Lei do Piso Salarial (11.738/2008), que garante o reajuste de 13,01% a todos os professores da rede e não apenas aos profissionais com nível médio (antigo magistério), que são cerca de 10% da categoria. O reajuste limitado aos professores de nível médio é fruto de projeto do Poder Executivo aprovado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A greve é para cobrar o cumprimento da Lei do Piso Salarial (11.738/2008), que garante o reajuste de 13,01% a todos os professores da rede e não apenas aos profissionais com nível médio (antigo magistério), que são cerca de 10% da categoria. O reajuste limitado aos professores de nível médio é fruto de projeto do Poder Executivo aprovado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Iniciada vacinação 2015 contra a Influenza (gripe).



Começou segunda-feira (27), e segue até o dia 22 de maio, a Campanha de Vacinação Contra a Influenza. Em Pernambuco, o público total da ação é de 2,09 milhões e compreende crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, povos indígenas, idosos, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (diabetes, transplantadores, obesos, doentes cardíacos/renais/hepáticos/neurológicos crônicos, entre outros). Em 2014, 1,7 milhão de pernambucanos foram imunizados (91,28% do total de 1,88 milhão).

“A proteção da vacina é de aproximadamente um ano, por isso a necessidade de realizarmos campanhas anuais. A imunização contribui para prevenção da gripe nos grupos vacinados e isso tem um importante impacto na redução de internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e na diminuição dos casos de morte”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (PEI/SES), Ana Catarina de Melo.


Implantado novo processo de contratação de carro-pipa

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está implantando um novo modelo de contratação, por meio de edital, para transporte de água potável através de carros-pipa. Os veículos credenciados irão atuar nos municípios afetados por estiagem e desabastecimento em todo o estado. O processo de credenciamento começa hoje (27) e segue até o dia 31 de dezembro. Além da contratação de pessoas físicas que atuam na distribuição d’água, a oportunidade também será aberta para pessoas jurídicas do tipo Microempresa Individual (MEI), com preços diferenciados.

“Com essa iniciativa, pretendemos acelerar o processo de contratação, diminuindo a burocracia e algumas despesas. Além disso, a companhia também estará ajudando na geração de trabalho e renda dessas cidades, ao contratar micro e pequenos empresários locais que possuem carros-pipa”, comentou o assessor da presidência da estatal, Sérgio Guimarães.

Segundo Guimarães, o novo modelo visa aumentar o controle da Compesa sobre a água transportada e garantir uma maior qualidade do serviço prestado à população. “Como iremos trabalhar com um sistema automático de controle do enchimento e descarga dos pipas, o GPIPA, os proprietários dos veículos também perceberão a dinâmica e as vantagens, desde o recebimento das ordens de serviço, via celular, até o pagamento, direto em suas contas bancárias”, destacou o assessor.

Atualmente, a companhia trabalha com cerca de 250 carros-pipas por todo o estado, com valor de contratação a partir de R$ 75 por viagem ou R$ 1,80 por quilômetro percorrido. Os interessados em participar do credenciamento deverão apresentar a documentação exigida numa das 14 Unidades de Negócios da Compesa do interior. O edital com todas as especificações está disponível no endereço eletrônico da companhia (www.compesa.com.br).

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Ministério Público de Pernambuco recomenda a Bom Conselho e Terezinha adequar quadro de servidores e realizar concurso público.



Nessa segunda-feira (27), o Ministério Público de Pernambuco divulgou em seu site a matéria reproduzida abaixo, onde recomenda que seja realizado concurso público no Poder Executivo e Legislativo.

“27/04/2015 - Em defesa da exigência constitucional da prévia aprovação em concurso para investidura em cargo ou emprego público, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos prefeitos e presidentes das Câmaras de Vereadores dos municípios de Bom Conselho, Dannilo Vieira e Léa Ramos, e de Terezinha, Alexandre Martins e Leno Soares, que adotem as providências cabíveis para adequar os quadros funcionais do Executivo e Legislativo municipais.

O MPPE também enviou convite aos gestores para que compareçam à sede da Promotoria de Justiça de Bom Conselho no dia 4 de maio, onde o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Patrimônio Público e Social (Caop Patrimônio Público), Maviael de Souza Silva, vai buscar a cooperação dos municípios por meio da assinatura de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs).

O MPPE abriu inquéritos civis para apurar as irregularidades no quadro de servidores de Bom Conselho e Terezinha. Nas duas cidades, comprovou-se a prática de contratação temporária para o exercício de funções de natureza permanente, em desrespeito ao que estabelece a Constituição Federal.

A atuação do MPPE no caso busca resolver de forma extrajudicial as irregularidades cometidas, garantindo que os municípios abram concursos públicos para preenchimento dos cargos efetivos cujas funções estão sendo exercidas por servidores temporários. Caso as ilegalidades não sejam corrigidas, poderão acarretar o ingresso de ações de improbidade administrativa contra os referidos agentes públicos.

A situação mais crítica é o de Terezinha, onde o último concurso público realizado pelo Executivo municipal ocorreu no ano de 1999. Desde então, o número de servidores temporários ou comissionados cresceu a ponto de superar o total de efetivos. O prazo estabelecido pelo MPPE para a adequação do quadro funcional e abertura do concurso é de 180 dias. No caso da Câmara dos Vereadores de Terezinha, não existem sequer informações sobre a data do último concurso. O presidente da casa tem 90 dias para abrir concurso para os cargos vagos.

Em Bom Conselho a irregularidade se repete. Segundo o que foi apurado pelo MPPE, o último concurso para a prefeitura foi em 2007 e, para a Câmara de Vereadores, em 2003. Porém, mesmo com a realização das seleções, a exigência do provimento de cargos por meio de concurso virou exceção e não regra. Os prazos para a abertura dos concursos são os mesmos, de 90 dias para o Legislativo e de 180 para o Executivo.”


Fonte: Ministério Público de Pernambuco (Veja)

Senado aprova voto distrital para vereador em municípios com mais de 200 mil eleitores


A população de 91 municípios, com mais de 200 mil eleitores, vão poder eleger os vereadores em votação distrital. É o que prevê um projeto de Lei aprovado na comissão de Constituição e Justiça do Senado.

De acordo com o texto, quando passar a valer, a Lei vai dividir os municípios em distritos eleitorais, em número igual ao de vagas nas câmaras municipais. Ou seja, o município que tiver 15 cadeiras na câmara Municipal, por exemplo, vai ser dividido em 15 distritos.

O eleitor vai poder votar apenas nos candidatos do distrito onde ele mora. Cada partido vai poder lançar apenas um candidato por distrito, com direito a um suplente. Para o autor do projeto, senador José Serra, do PSDB, de São Paulo, o voto distrital vai fortalecer a Democracia e a cidadania local nas cidades. “O distrital para vereadores vai reforçar a consciência de pertencer a um outro município, um município diferente que tem os seus problemas, as suas questões na área da educação, da saúde, e tudo o mais. Então na verdade reforça a cidadania local.” Falou o senador.


Além de criar o voto distrital para vereadores em municípios com mais de 200 mil eleitores, o projeto de Lei aprovado no Senado mantêm o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV para os candidatos a vereador. O projeto que cria o voto distrital para vereador segue para análise na Câmara dos Deputados, antes de passar a valer.

Dilabom Informa: Novo alerta sobre asma no Brasil

Tratamentos controlam doença que mata sete pessoas por dia no Brasil



Problema atinge 300 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial de SaúdeAdesão e novos tratamentos podem mudar o panorama da doença, que já atinge 20 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade brasileira de Pneumologia e tisiologia (SBPT)


Com a chegada do inverno, os problemas de saúde respiratória se intensificam e os serviços de saúde respiratória têm um aumento de 30% nos atendimentos em grande parte do Brasil. Uma das principais doenças que tem aumento das crises é a asma, que é um importante problema de saúde pública e, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), atualmente é responsável pela morte de 7 pessoas por dia no Brasil e atinge 20 milhões de pessoas. Além disso, de acordo o Ministério da saúde (Datasus), a doença é responsável por cerca de 174.500 hospitalizações.

Nessa época do ano, por conta das mudanças de temperatura, o número de crises cresce bastante. Para os profissionais de saúde, o desafio é a adesão ao tratamento com o uso rotineiro de medicamentos apropriados que promovem o efetivo controle da doença. A conscientização de pais e pacientes é indispensável, principalmente para evitar os agravantes que a asma traz juntamente com a devida utilização de medicamentos para controlar bem o problema e todos terem uma vida nornal.

Easy Taxi conquista usuários e taxistas em Pernambuco.

Maior aplicativo de chamada de táxi da América Latina completa um ano em Pernambuco e cresce 5% ao mês na região




Abril de 2015 – Em Pernambuco desde maio de 2013, a Easy Taxi, maior aplicativo de chamada de táxi da América Latina, chegou ao estado operando na capital, Recife, e mais quatro cidades: Jaboatão da Serra, Olinda, São Lourenço da Mata e Paulista. Hoje, apenas um ano depois do início da operação na região, o aplicativo já está disponível em mais oito municípios: Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima, Ilha de Itamaracá, Araçoiaba e Itapissuma. 

Em comemoração ao primeiro ano de atuação na capital pernambucana, desde o dia 20 de abril, os táxis de Recife cadastrados no app estão sendo abastecidos com Trident nos sabores campeões de vendas do produto, menta e hortelã, para serem saboreados pelos usuários durante a corrida.

A parceria com a Mondelēz, detentora da Trident, faz parte da campanha #SóDeEasy, que foi lançada pela Easy Taxi em fevereiro de 2015 e tem como objetivo proporcionar uma experiência diferenciada aos usuários do serviço por meio de descontos, benefícios e produtos.

O segredo do sucesso

Atualmente, 70% da frota do estado está cadastrada na Easy Taxi e o tempo médio de espera pelo carro é de 4 minutos.
O segredo do crescimento na região está nas facilidades que a Easy Taxi oferece. O aplicativo revolucionou a forma de pedir táxi proporcionando mais agilidade e segurança, além de oferecer soluções inovadoras para os pernambucanos.

O pagamento das corridas, por exemplo, pode ser feito por meio do cartão de crédito cadastrado no aplicativo. A ferramenta de pagamento móvel, já disponível nas principais cidades do País, inclusive nas de Pernambuco, é simples e oferece mais segurança ao cliente e ao taxista, já que diminui o uso do dinheiro em papel e não exige a apresentação do cartão. Ao pedir o táxi o usuário deve solicitar o modo de pagamento e cadastrar seu cartão crédito. No final da corrida, o taxista digita o valor em seu celular e, em apenas um clique, o usuário aprova o pagamento já no seu aparelho.

As empresas também já podem oferecer mais praticidade para os funcionários que precisam de táxis para uso corporativo. O Easy Taxi Corporate, solução desenvolvida pela companhia e que recebeu investimento de 2 milhões de dólares, permite aos passageiros solicitarem um táxi através de uma conta corporativa. Criada para facilitar a comunicação entre empresas, seus colaboradores e taxistas, a plataforma possui uma estrutura de backend completa, que permite o controle e monitoramento de gastos proporcionando uma economia de até 40% para as empresas. A ferramenta permite que o passageiro peça o táxi pelo celular e efetue o pagamento no próprio aparelho, através de boleto eletrônico.
Além disso, passageiros e taxistas estão curtindo o projeto Bibliotaxi, a primeira rede social física de troca de livros dentro do táxi. O projeto inovador começou na Vila Madalena (bairro de São Paulo), criado pelo Instituto Mobilidade Verde. Na época existia apenas um táxi que disponibilizava os livros doados pelos moradores do bairro. Para alavancar o projeto, há três anos, o jornalista Gilberto Dimenstein, morador do local, procurou a Easy Taxi. Com o alcance do aplicativo, hoje a iniciativa está em todas as cidades em que a Easy Taxi atua no Brasil e já chegou a países como Chile, Peru e Colômbia. Os títulos ficam disponíveis em um bolsão localizado no banco do táxi e todos os passageiros podem participar adquirindo ou doando um livro. O sucesso do programa chamou a atenção de grandes grupos editoriais. Em maio de 2014, por exemplo, a Easy Taxi recebeu uma doação do Grupo Saraiva, foram mais de 80 mil livros, e hoje, o projeto contabiliza mais de 100 mil títulos circulando em cerca de 8 mil carros espalhados pelo Brasil. Em Pernambuco, o projeto está disponível nas cidades de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista.

Outra ferramenta inovadora da Easy Taxi também disponível em Pernambuco é a Easy Taxi Pro, solução para salões de beleza, bares, hotéis e casas noturnas com o objetivo de facilitar a vida dos clientes destes e outros locais de serviço. A plataforma permite solicitar até 4 táxis ao mesmo tempo. Além disso, o estabelecimento fica com o registro de todas as informações do taxista, uma solução muito útil no caso do cliente esquecer alguma coisa no carro.

O aplicativo pode ser baixado em aparelhos com sistemas operacionais AndroidiOSWindows Phone e Blackberry.

Sobre a Easy Taxi
A Easy Taxi é o maior aplicativo de chamada de táxi da América Latina, e conecta passageiros a taxistas de forma rápida, segura e prática. Nascida em junho de 2011 no Brasil, expandiu seus negócios e atua em 30 países, 420 cidades - sendo 350 no Brasil - e conta com mais de 1300 funcionários. Disponível gratuitamente para Android, BlackBerry, iOS e Windows Phone, o aplicativo conta com mais de 17 milhões de usuários e 400 mil taxistas cadastrados no mundo. A empresa aportou investimentos que somam R$ 170 milhões, feitos pelo grupo alemão Rocket Internet, pelo Fundo Latin America Internet Holding (LIH), pela holding iMena e, mais recentemente, pelo Phenomen Ventures e Tengelmann. A Easy Taxi também oferece a solução de uso corporativo, o Easy Taxi Corporate, e o pagamento via Cartão de Crédito no App, feito em apenas um clique.

Twitter: @easytaxi

Prefeitura Realiza Obra de Recuperação da Rua Frei Caneca.


No dia de hoje a operação tapa buracos, que vem sendo realizada pela empresa Garoa, esteve recuperando a Rua Frei Caneca, cumprindo o que publicamos na matéria divulgada no último sábado (25). A via encontra-se interditada para realização do serviço.



O prefeito Danilo Godoy, esteve in loco, verificando o serviço executado pela empresa no final da tarde desta segunda-feira (27).






Valor desviado da Petrobras pode ser ainda maior, acredita especialista em corrupção


O prejuízo da Petrobras causado pela corrupção denunciada pela Polícia Federal, durante a operação “Lava Jato”, e revelado nesta quarta-feira, no balanço financeiro auditado de 2014 da estatal, foi de quase seis bilhões e 200 milhões de Reais. Com o valor, daria para construir três estádios de futebol padrão FIFA, como o Nacional de Brasília, por exemplo. Para o especialista em Corrupção no Serviço Público e professor de Administração Pública, da Universidade de Brasília, José Matias Pereira, a quantia ainda não reflete o verdadeiro rombo nos cofres da empresa. Ele acredita que o valor tirado da empresa pelos corruptos pode ser ainda maior “Esse balanço da Petrobras é um primeiro passo para desvendar todas essas sanhas criminosas que se abateu dentro da empresa. E até é importante que as pessoas entendam que esse número pode não espelhar ainda a realidade. Ele pode ser inclusive um número maior.” Explicou José Matias Pereira, professor de Administração Pública da UnB

O especialista José Matias Pereira ressalta ainda que o assalto aos cofres da Petrobras é um exemplo de corrupção institucionalizada. Ou seja, quando os políticos roubam as instituições públicas com objetivo de fortalecer os cofres dos partidos para permanecerem no poder. Ele explica que, a prática criminosa pode enfraquecer a Democracia no país
“Quando você usa o aparelho do Estado e você indica as pessoas com esse objetivo, de construir um projeto de poder, de buscar recursos para financiar campanhas políticas para permanecer no poder, então isso, vai inclusive enfraquecendo a Democracia e as instituições. Porque você destruir uma empresa do tamanho da Petrobras é algo imaginável.”

De acordo como balanço financeiro, o dinheiro roubado pelos corruptos, somado com os prejuízos em ativos, revela que a Petrobras perdeu cerca de 50 bilhões e meio de Reais. Apenas no ano passado, a empresa teve prejuízo de mais de 21 bilhões e meio. Durante a divulgação do balanço, o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, pediu desculpas aos brasileiros e disse que está envergonhado pela corrupção que tomou conta da estatal.

Aldemir Bendine, presidente da Petrobras: “Eu faço um pedido de desculpas em nome dos empregados da Petrobras porque hoje eu sou um deles. A gente está com um sentimento, digamos, até de vergonha por tudo isso que a gente vivenciou, por esses malfeitos que ocorreram e, hoje, a gente ainda não tem uma clarividência muito clara se de dentro para fora, de fora para dentro, isso eu acho que as autoridades vão mostrar isso mais claramente. Mas o que eu queria reafirmar para a sociedade brasileira é que continue acreditando nessa empresa que é orgulho nacional.”


A presidente Dilma Rousseff não se pronunciou sobre o balanço financeiro da Petrobras. Em nota, o Palácio do Planalto afirmou que a divulgação do balanço reflete a superação da empresa e que a Petrobras tem todas as condições de retomar os seus projetos. Nesta quinta-feira, as ações da Petrobras na Bolsa de Valores de São Paulo chegou a cair oito por cento, em função do balanço divulgado no dia anterior. 

Política em Foco.

Destaques

Dilma ganha fôlego, não se sabe até quando

Presidente ganhou fôlego e se encontra numa situação em que o impeachment soa como hipótese remota. Comparando com o nervosismo das últimas semanas, pode-se falar em relativa calmaria. Não se sabe, porém, quando virá a próxima tempestade Leia mais
 

Cunha: ‘Não nomeio por causa de credo religioso’

Presidente da Câmara nega ter nomeado evangélica para diretoria com maior orçamento da Casa por afinidade religiosa. “Não sei, nem quero saber, a religião de qualquer um”. Setor comandado por servidora tem dotação orçamentária de R$ 4,1 bilhõesLeia mais

Planalto aposta em Renan para travar terceirização

Presidente Dilma Rousseff é contra terceirização de atividade-fim e quer que o presidente do Senado, Renan Calheiros, lidere mudanças no texto originário da Câmara Leia mais

Congresso tem sessão na terça-feira para analisar vetos presidenciais

O Congresso Nacional realiza na terça-feira (28), às 19 horas, sessão para analisar vetos presidenciais a projetos de lei. Um dos dispositivos vetados é relacionado à lei que restringe a fusão de partidos (Lei 13.107/15) Leia mais
 

Pedaladas fiscais aumentaram no governo Dilma

Utilizados desde o governo tucano de Fernando Henrique Cardoso, déficits fiscais chegaram à casa dos bilhões apenas no governo da petista, informa a Folha Leia mais
 

Reforma política deve ser votada no final de maio, diz jornal

Segundo o jornal O Globo, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, vai iniciar a votação mesmo sem acordo sobre as mudanças mais profundas no sistema político como o financiamento das campanhas eleitorais Leia mais
 

Dilma reúne ministros para discutir plano de investimentos e concessões

Reunião ocorre em meio à discussão interna no governo sobre o montante do orçamento a ser contingenciado para alcançar a meta de superávit primário de 1,2% do PIB em 2015 Leia mais
 

Dirceu fecha consultoria investigada pela Operação Lava Jato

Segundo informações do jornal O Globo, a suspeita da Operação Lava Jato é que a JD Assessoria não tenha prestado serviços de consultoria e que os recibos sejam de fachada, para encobrir repasses de dinheiro desviado da PetrobrasLeia mais
 

Lava Jato: Justiça bloqueia R$ 153,9 milhões da empreiteira Engevix

Cobrança dos valores é feita em ações de improbidade administrativa que correm paralelamente às ações penais, a cargo do juiz Sérgio Moro Leia mais
 

Aumento do fundo partidário é escárnio para com a sociedade

Uma das questões que reputamos das mais urgentes é justamente como evitar que políticos se eternizem no poder e o que fazer para que partidos políticos não sejam utilizados como meros balcões de negócios, diz Jorge Maranhão Leia mais
 

Impeachment não é “golpe”, diz presidente do PPS

Deputado federal por São Paulo, Roberto Freire afirma que o processo de impeachment é mais político do que jurídico. Segundo ele, as chamadas “pedaladas fiscais” complicam a já delicada situação da presidenta Leia mais