sábado, 20 de dezembro de 2014

Saloá de Parabéns: 51 Anos de Emancipação Política.


SALOÁ COMPLETA 51 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


Neste 20 de Dezembro o município de Saloá está comemorando seus 51 anos de emancipação política. Saloá foi elevada à categoria de cidade em 20 de Dezembro de 1963, pela lei estadual Nº 4946.

Um pouco de História – Elpídio José da Silva, como vereador por Bom Conselho, elaborou um projeto de lei encaminhando para a câmara de vereadores de Bom Conselho, estado de Pernambuco neste seguinte termo: Desmembrando Saloá de Bom Conselho e elevando Saloá a categoria de cidade, cuja resolução revolucionou a câmara municipal... vereadores achavam que o município de Bom Conselho não estava em condições de ser desmembrado... seria diminuir os cofres públicos e isso seria quase impossível.

Elpídio José da Silva levou o projeto a votação e por seis (06) votos favoráveis e três (03) votos contra, teve seu projeto aprovado e sancionado por lei municipal. Cheio de alegria preparou a documentação e encaminhou ao deputado estadual, Gervásio Vieira Pires e ao deputado federal, Dr. Luiz Antonio da Silva, que deram entrada na Assembleia Legislativa do estado para que a matéria fosse estudada.

Saloá foi inscrito sob o nº 4946 da lei orgânica dos municípios novos. Projeto aprovado em data de 20 de Dezembro de 1960. Porém só oficializado como município em 20 de Dezembro de 1963, pelo então governador Miguel Arraes, recebendo o título de cidade passou a figurar como município.



Fonte: A História de Saloá; José de Freitas Sobrinho (In memoriam)

Texto de Wellington Freitas

Tentativa de homicídio em Bom Conselho.


Edilson Severino de Almeida, de 23 anos, foi gravemente ferido por vários tiros na noite deste sábado (20). Segundo informações, ele encontrava-se dentro do seu veículo em frente a sua residência, na Rua 4, no bairro da Cohab.

A vítima foi socorrida pelo Samu e Bombeiros, sendo levada para o hospital local e logo em seguida transferido para o Hospital Dom Moura, localizado na cidade de Garanhuns.


Estamos em busca de novas informações junto as autoridades competentes e a qualquer momento teremos novas informações.

Amizade ou falsidade?




De vez em quando precisamos sacudir a árvore das 

amizades para caírem as podres. Seu pior inimigo é 

aquele que se faz de amigo.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Gabriel Medina é campeão mundial de surf.


O título, inédito para o Brasil, veio após Medina ver seu ídolo de infância, o australiano Mick Fanning ser derrotado pelo brasileiro Alejo Muniz no Round 5 do WCT Pipe Masters, realizado em Pipeline, Havaí. Gabriel dependia apenas de si para ser campeão, mas a matemática também o favorecia, dependendo do resultado de seus rivais Kelly Slater e Mick Fanning.

Após cinco dias consecutivos sem ondas, o Pipe Masters foi retomado e finalizado nesta sexta-feira (19/12). No Round 3, Gabriel Medina fez sua parte, vencendo a bateria e, com isso, eliminando Slater da briga pelo título. Em seguida, Mick Fanning quase perdeu, o que daria o título ao brasileiro antecipadamente. Foram momentos de tensão. Mas o australiano virou nos últimos minutos e a decisão foi adiada em algumas baterias.

No Round 4, Gabriel Medina enfrentou Filipe Toledo e Josh Kerr. Filipe não perdoou e mostrou que queria vencer. Foi um duelo emocionante entre os dois brasileiros, com trocas de nota a todo instante. Nos últimos minutos, Medina virou a bateria, rumo às quartas de final. 


Com a vitória, Gabriel entrou para a história, de fato. Fez com que seu nome nunca seja esquecido e que sirva de exemplo para outros brasileiros não só no surf, mas no esporte. Uma verdadeira sensação. Mas não há motivos para demonstrar surpresa com o título mundial ou com o excelente desempenho de “Gabe” nesta temporada 2014. Sua luta, seus esforços e suas vitórias vêm de muito antes. De forma que esse troféu vem coroar, em bom tempo, uma preparação de anos. 

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até sábado.



Atenção, trabalhador: neste sábado (20) vence o prazo para o pagamento da segunda parcela do 13º salário. Para os que trabalham até esta sexta-feira (19), o depósito deverá ser antecipado. Os prazos estão estabelecidos nas Leis 4.090/62 e 4749/65 e o benefício garantido na Constituição Federal de 1988. Têm direito ao 13º todos os trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada, urbano, rural, avulso e doméstico e que tenham prestado serviço por mês, fração igual ou superior a 15 dias. Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) também recebem a gratificação natalina.

Vale reforçar que nesta parcela haverá os descontos do INSS e do Imposto de Renda. Para calcular o valor do 13º salário basta dividir a remuneração do funcionário por 12 e multiplicar pelo número de meses trabalhados. Além do tempo de serviço, também entram no cálculo as horas extras e comissões adicionais. Quando o empregado tem mais de 15 faltas não justificadas no mês, perde o direito ao décimo referente aquele mês.


A empresa que não agir de acordo com o prazo previsto na legislação, pagando o 13º salário em atraso ou não efetuando o pagamento, será penalizada com uma multa administrativa no valor de R$ 170,25, por empregado contratado. As denúncias podem ser feitas através dos telefones (81) 3427-7932 e (81) 3241-9401.

COLUNA ENSAIO GERAL: AS PRESEPADAS DE ALGACI PARTE II, DONA CARMEM




          Como vimos anteriormente, Algaci chega à nossa cidade para assumir o CARTÓRIO DE DONA PRIMAVERA, em pouco tempo ele faz muitas amizades, principalmente com a turma que gosta de beber. Depois de familiarizado começa a aprontar.
          O bar de Géo era o ponto de apoio do nosso amigo, e também o lugar aonde ele mais aprontou. Chegava ao bar pedia um cafezinho ia para o cartório e ficava com a xicara, pedia água levava o copo e não trazia, e assim ia acumulando as coisas de Géo, de tempo em tempo Géo mandava ir buscar e vinha um monte de cacareco do bar.
          Géo chega ao bar e não encontra a sua CARRANCA, esta CARRANCA é tradicional no bar, ela já faz parte da decoração.O roubo da CARRANCA deixa Géo triste, ninguém tinha visto roubarem a CARRANCA, então Géo com o bar cheio de fregueses lança uma maldição, quem roubou a CARRANCA vai começar a acontecer coisa ruim na sua vida, vai bater no carro, vai sofre acidente com familiares etc. Meus amigos, com dois dias depois a esposa de Algaci bate no carro, e ele com medo da maldição manda a CARRANCA de volta.
          Géo tinha um excelente GALO DE CAMPINA, deu um descuido e Algaci junto com Badé, roubaram o GALO DE CAMPINA de Géo, só devolveram após três dias.
          Dona Carmem (mãe de Géo) era o braço direito de Dele no bar, conhecia tudo de bar, pois foi dona do CAFÉ SERTANEJO por muitos anos, que era uma referência no requisito bar e restaurante. Dona Carmem ficava sempre atrás do balcão atendendo as pessoas, e quando Géo dava bombeira, ela colocava uma dose de WHISKYS e tomava de um gole só.Ela com medo de Géo ver, fazia esta manobra em menos de um minuto, era de uma agilidade fantástica, pegar um copo, retirar a garrafa da prateleira, destampar a garrafa, colocar a bebida no copo e tomar tudo isto em no máximo 30 segundos. Porém com duas lapadas, ela ficava vermelha, mais falante e não tinha como Géo não desconfiar que ela tivesse bebido. Então Géo chegava para ela e dizia – mãe a senhora já bebeu – então ela dizia – de maneira nenhuma – faz muito tempo que eu não bebo – Géo saia rindo e todos que estavam ali caiam na gargalhada.
          Algaci gostava muito de bulir com dona Carmem, e ficava sempre bolando o que ia fazer para atanazar a pobre da velha.
          Quando Algaci estava lá bebendo ou tomando um cafezinho e Géo chegava ele dizia – Géo ela tomou uma dose de Whisky – dona Carmem logo dizia – é mentira deste safado faz muito tempo que eu não bebo – e todos cairam na gargalhada.
          NA PRÓXIMA SEMANA TEM MAIS.      

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Lenovo alerta consumidores para troca de cabos de notebook



Os consumidores que adquiriram cabos de alimentação, de corrente alternada, no modelo LS-15, fabricados pela Lenovo Tecnologia Brasil, entre fevereiro e dezembro de 2014, estão sendo convocados para recall (substituição) desses produtos. São cerca de 200 mil cabos, comercializados entre fevereiro de 2011 a junho de 2012, vendidos com notebooks Lenovo, modelos Ideapad e Lenovo.

A informação é da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça. A campanha começou no dia 11 deste mês e, segundo a empresa, a substituição é necessária porque foi identificada a possibilidade de curto-circuito, devido à deterioração do revestimento é preciso, permitindo que a umidade entre no cabo de alimentação. Com isso, pode haver superaquecimento do cabo, o que representa riscos de queimaduras ou incêndio.


Para mais informações sobre a campanha é preciso entrar em contato com a empresa, por meio de telefone (11) 31400500, para São Paulo, e 0800 885 0500 para as demais regiões, ou pelo site: www.lenovo.com.br.

Lei que regulamenta carnaval de Olinda geral polêmica.


Para regulamentar o carnaval de Olinda, o prefeito Renildo Calheiros sugeriu um substitutivo para a Lei 5.306/2001, conhecida como Lei do Carnaval. A mudança da legislação foi tema de uma polêmica audiência pública, nessa quarta-feira (17), na Câmara Municipal. Artistas, moradores, produtores culturais e presidentes de blocos discordaram do substitutivo e pediram que a legislação antiga seja colocada em prática. Alguns vereadores sugeriram a ampliação da discussão para uma possível votação no carnaval 2016.

O substitutivo, que já tem 42 emendas, traz uma série de pontos polêmicos. Um deles é o veto aos patrocinadores de blocos que não seja o patrocinador oficial do carnaval de Olinda. “Isso é abuso de poder. Os blocos não são da prefeitura”, contestou o presidente do Olindão, Alexsandro Paulo. Outra polêmica é a definição das ruas por onde devem passar os blocos. Para muitos, essa passarela vai marginalizar vias que também são polo, como a Rua Prudente de Moraes, mas que foram excluídas do roteiro oficial do desfile. “O prefeito aceitou a inclusão de algumas emendas e nesta quinta vamos voltar a discutir outras sugestões”, adiantou o vereador Arlindo Siqueira.

Papa Francisco intermediou acordo entre EUA e Cuba.


As negociações que resultaram na reaproximação de Estados Unidos e Cuba tiveram uma contribuição valiosa do papa Francisco. Em seus discursos simultâneos nesta quarta-feira, o presidente Barack Obama e o ditador Raúl Castro fizeram questão de agradecer ao pontífice por sua intermediação.
“Em particular, eu quero agradecer a sua santidade o papa Francisco, cujo exemplo moral nos mostra a importância de buscar um mundo como ele deveria ser, em vez de simplesmente se conformar com o mundo como ele é”, disse Obama em seu pronunciamento.

As conversas, que se prolongaram por dezoito meses, tiveram um momento crucial em meados deste ano, quando o papa enviou cartas a Obama e Castro fazendo um chamado para que os dois lados “resolvessem questões humanitárias de interesse comum, incluindo a situação de alguns prisioneiros, para dar início a uma nova fase nas relações”. O Vaticano também recebeu delegações dos dois países para um encontro mediado pelo cardeal Pietro Paroli, secretário de Estado.

De acordo com o The New York Times, o papel do papa nas negociações ajudou a "polir" a imagem do Vaticano como um "corretor" na diplomacia global. O jornal afirmou ainda que ação reforça a imagem de liderança de Francisco.
O restabelecimento de relações normais entre os dois países tem sido uma causa observada por vários papas, mas o tema ganhou mais importância depois que a Igreja Católica passou a ser liderada pela primeira vez por um papa de origem latino-americana.

O tema integrou a agenda da visita de Obama ao Vaticano em março deste ano, informou o jornal britânico The Guardian, lembrando que o secretário de Estado americano John Kerry encontrou seu homólogo no Vaticano no início desta semana. A narrativa oficial do Vaticano sobre o conteúdo das conversas, no entanto, foi de que elas ficaram concentradas nos esforços para fechar a prisão de Guantánamo, em Cuba.


"Polícia Militar não é do regime militar", diz entidade


Federação das Entidades dos Oficiais Militares Estaduais disse que os organismos policiais mais diretamente ligados à repressão política, como Departamento de Ordem Política e Social, "eram vinculados ou às policias civis dos Estados ou à polícia federal

Por meio de um mandado de segurança que acaba de ser protocolado na Justiça Federal, a Federação das Entidades dos Oficiais Militares Estaduais (Feneme) quer retirar do relatório final da Comissão Nacional da Verdade o item que recomenda a desmilitarização das policias militares. Segundo o documento de 70 páginas, a comissão cometeu erros em relação à instituição.

Diz o texto que o relatório final "chega a conclusões que exorbitam sua competência nos termos de sua lei de criação, bem como inferindo falsamente, sem qualquer base histórica".

O item 20 das recomendações finais da Comissão da Verdade, que está na mira da federação, afirma que "a atribuição de caráter militar às polícias militares estaduais, bem como sua vinculação às Forças Armadas, emanou de legislação da ditadura militar, que restou inalterada na estruturação da atividade de segurança pública fixada na Constituição brasileira de 1988". Ainda segundo a comissão, "torna-se necessário desvincular as polícias militares estaduais das Forças Armadas (...) com a perspectiva de sua unificação em cada Estado".

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Clarão no céu deixa Recife, Região Metropolitana e algumas cidades do interior sem energia.


Por volta das 23h desta quarta-feira, vários bairros do Recife, Região Metropolitana e cidades do interior ficaram sem energia logo após um clarão no céu - visto por várias localidade da cidade. Entre os lugares afetados estão: Nova Descoberta, Casa Forte, Graças, Jaqueira, Boa Vista, Aflitos, Boa Viagem, Torre, Cidade Universitária, além de municípios e cidades como Camaragibe, Gravatá, Passira, Cabo de Santo Agostinho, Paulista e Goiana.

Fonte: Diário de Pernambuco

Foto: Diego Lós/Twitter/Cortesia.

Conquistas do Guarapão em 2014



O Guarapão Futebol Clube surgiu em 27/12/1997 e tem este nome pelo fato de que depois dos jogos os jogadores sempre comiam pão e tomavam guaraná, daí ficou conhecido como o Guarapão.

A partir de 2013 o Guarapão se tornou o único time oficial da cidade de Bom Conselho/PE e é atualmente o maior projeto social em plena atividade da região envolvendo 412 atletas distribuídos em suas 13 categorias de futebol, sendo 7 de futebol de campo (Adulto Feminino, Adulto Masculino, Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-20) e 6 de futebol de salão (Adulto Feminino, Adulto Masculino, Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17), dando oportunidade às crianças e adolescentes carentes da nossa região pois estes têm todo aparato necessário para a realização das suas atividades esportivas. Nossas equipes sempre disputam campeonatos, torneios e amistosos por todo o nordeste e somos muito conhecidos na nossa região. 

O Guarapão Futebol Clube está crescendo cada vez mais e disputando mais campeonatos importantes de nível estadual como a Copa Pernambuco Sub-20 de Futebol de Campo e de nível interestadual também como a Copa Integração de Futsal nas categorias Adulto, Sub-11, Sub-13 e Sub-15.
Fora as várias conquistas em amistosos e torneios menores o Guarapão neste ano de 2014 foi:
Campeão do Agreste Sub-15 de Futebol de Campo;
Campeão do Agreste Sub-17 de Futebol de Campo;
Campeão da Copa Marechal Dantas Barreto de Futsal;
Vicecampeão da 2ª Copa Alagoas-Pernambuco de Futsal;
Vicecampeão do Torneio do Trabalhador de Bom Conselho;
Vicecampeão do Agreste Sub-13 de Futebol de Campo.


Guarapão, mais que um time, uma família!

Código de Processo Civil segue agora para sanção presidencial



O Senado concluiu nesta quarta-feira a votação do novo Código de Processo Civil. O texto principal havia sido votado na terça, mas alguns destaques, isto é, sugestões de mudanças feitas pelos senadores, haviam ficado pendentes. O projeto, que tramitava no Congresso há cinco anos, segue agora para sanção presidencial. Após a publicação no Diário Oficial da União, o novo código terá um ano para entrar em vigor.

O novo conjunto de regras diminuiu o número de recursos e cria mecanismos para dar mais agilidade às decisões judiciais. Um deles determina que as causas sejam julgadas em ordem cronológica e tem como objetivo fazer com que um processo não fique por anos parado na Justiça. Outra medida que merece destaque é a que determina que um juiz seja afastado nos casos em que os advogados forem seus parentes até terceiro grau. Um dos itens mais polêmicos que foi apreciado nesta quarta foi o instrumento que transforma ações individuais em coletivas. Com a inovação, o juiz tem autonomia para verificar se uma ação também afeta o interesse de outras pessoas e estender a sua decisão aos demais.

Um forte lobby do setor empresarial, no entanto, fez com que ficasse de fora do código o item que dava permissão aos juízes de primeira instância para decretarem intervenção judicial nas empresas. Os senadores argumentaram que essa medida poderia dar muitos poderes aos magistrados.

Os senadores também cederam à pressão da bancada evangélica e mantiveram no novo código o expediente da separação, considerado ultrapassado no meio jurídico, já que em 2010 foi aprovada a PEC do divórcio, que acaba com a exigência da separação judicial prévia por mais de um ano ou da separação de fato (por mais de dois anos) para que os casais consigam o divórcio na Justiça.

Entre as principais inovações também é importante citar a criação do chamado "instituto de resolução de demandas repetitivas", uma ferramenta que vai permitir que a mesma decisão seja dada para milhares de ações, o estabelecimento de centros de conciliação e a cobrança de multa para os advogados que entrarem com muitos recursos somente para protelar a decisão final.

Câmara aprova reajustes para presidente, ministros, parlamentares e procurador.


Em votações rápidas e sem obstrução, os deputados aprovaram, há pouco, de forma simbólica, os projetos que reajustam os salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), procurador-geral da República, deputados, senadores, ministros de Estado, presidente e vice-presidente da República. Os projetos precisam ser votados pelo Senado para que os reajustes passem a vigorar em 2015.

O reajuste dos ministros do STF e da Procuradoria-Geral da República (PGR) entra em vigor em janeiro do ano que vem e o dos parlamentares, em fevereiro, quando começa a nova legislatura. Os subsídios dos ministros do STF e do procurador-geral passam de R$ 29.462,25 para R$ 33.763,00 (valor menor que o pretendido, R$ 35.919,05). Já o dos parlamentares sobe de R$ 26.723,13 para R$ 33.763,00.

Dos três Poderes, o menor reajuste sera o do Executivo. Ontem (16), o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, encaminhou ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), ofício sugerindo que a remuneração do presidente, do vice-presidente da República e dos ministros de Estado seja fixada em R$ 30.934,70 mensais - atualmente, esse valor é R$ 26.700,00.

O subsídio de R$ 33.763,00, a ser pago a partir de janeiro aos ministros do STF e ao procurador-geral da República, será usado como teto para o funcionalismo público.

Confira todos os serviços oferecidos pela UPAE Garanhuns.



Em julho de 2013, o Agreste Meridional viu inaugurada a primeira UPAE do estado. A Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado foi entregue pela Secretaria Estadual de Saúde, com a presença do então governador Eduardo Campos, recebendo o nome de Dr. Antônio Simão dos Santos Figueira, pelos relevantes serviços prestados ao município e região.

Um ano e meio depois, A UPAE Garanhuns se tornou uma referência em saúde, oferecendo diariamente atendimento médico ambulatorial com agendamento prévio, através de sistema de regulação, com sede em Garanhuns, e abrangendo os 21 municípios que fazem parte da V GERES – Gerência Regional de Saúde; Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São João e Terezinha.

Desde sua implantação, a UPAE, teve um contínuo processo de inclusão de novos serviços, com novas especialidades e consequentemente, aumento das ofertas de consultas. "Hoje, o quadro é grande, e por isto é interessante atualizar para a população todos os serviços realizados em nossa unidade no momento" - Afirma Dr. Franco Junqueira, coordenador médico da unidade.

Já foram inauguradas UPAE´s em Garanhuns, Petrolina, Caruaru, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Salgueiro, Arcoverde, Limoeiro e Belo Jardim, beneficiando os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) desses municípios e das cidades vizinhas. Todas elas contam com consultórios e modernos centros de apoio ao diagnóstico e exames. A previsão é que até o final do primeiro semestre de 2014, os municípios de Abreu e Lima, Carpina, Escada, Goiana, Palmares e Ouricuri já estejam com suas unidades funcionando.

Confira os serviços oferecidos pela UPAE Garanhuns:

ESPECIALIDADES MÉDICAS

Alergologia
Anestesia
Cirurgião Geral
Cardiologia
Dermatologia
Endocrinologia
Gastroenterologia
Geriatria
Ginecologia
Infectologia
Mastologia
Nefrologia
Neurologia
Oftalmologia
Otorrinolaringologia
Pneumologia
Proctologia
Urologia

ESPECIALIDADES NÃO MÉDICAS

Assistente Social
Enfermagem
Farmácia
Fisioterapia
Fonoaudiologo
Nutricão
Terapia Ocupacional
Psicologia

EXAMES COMPLEMENTARES

Patologia Clínica ( Posto de coleta)
Bioquímica
Hematologia
Urianálise
Parasitológico
Imunologia
Microbiologia
Hormonologia
Bacteriologia
Audiometria - Impedanciometria
Biópsia
Densitometria
ECG
Ecocardiografia com Doppler Vascular
EEG
MAPA
Colonoscopia
Endoscopia Digestiva Alta
Mamografia
Radiologia Simples
Ultrassonografia Geral
Nasofibroscopia
Biometria Ultrassônica
Campimetria Computadorizada
Ceratometria
Mapeamento de Retina com Gráfico
Paquimetria
Tonometria Ultrassônica
Cistoscopia

CIRURGIAS

Cirurgia Geral
Dermatologia
Oftalmologia
Otorrinolaringologia
Urologia


Para saber mais:
UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira
Rodovia BR 423 km 96,8 - Magano - Garanhuns - PE
Coordenação Geral: Dr. Gustavo Amorim
Fone: (87) 3764.9000


Previdência Municipal realiza festa de confraternização.




O Fundo de Previdência de Bom Conselho, estará realizando a confraternização natalina dos seus servidores aposentados e pensionistas.

O evento acontecerá nesta quarta-feira (17), no salão de festas Dom Diego a partir das 16 horas.


A festa será animada ao som de Marquinhos Oliveira.

Ex-prefeito de Toritama deve devolver mais de R$ 661 mil



A Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) condenou por improbidade administrativa José Marcelo Marques de Andrade e Silva, ex-prefeito de Toritama, município do Agreste. Ele terá de devolver R$ 661.245,40 aos cofres públicos e pagar multa de 20 vezes o salário que recebia quando exercia o cargo. Ele também está impedido de fazer contratos com o poder público durante três anos e teve os direitos políticos suspensos por igual período. A decisão, porém, cabe recurso

As informações são da assessoria de imprensa da Advocacia-Geral da União (AGU), que moveu a ação judicial por meio da Procuradoria Seccional Federal de Caruaru e da Procuradoria Federal junto à Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Segundo aquele departamento, José Marcelo Marques firmou convênio 0001090-36.2013.4.05.8302 no site da JFPE.com a Funasa para receber em 2007 a verba original no valor de R$ 400 mil, a fim de construir melhorias sanitárias em moradias, porém, não prestou contas; e os fiscais da Funasa averiguaram que somente 23% das obras teriam sido executadas.


Diante disto, o juiz federal "entendeu que a ausência de prestação de contas mesmo após notificação da Funasa demonstrou a responsabilidade do ex-gestor", ainda de acordo com a assessoria. O processo pode ser consultado com o número 

Pesquisadores identificam anticorpos capazes de combater todas as dengues.



A dengue é uma infecção sistêmica transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode infectar humanos com quatro tipos virais (DENV sorotipo-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). Eles se diferem por cerca de 30% a 35% na sequência de aminoácidos. Dessa forma, a vacinação para um sorotipo leva a proteção ao longo da vida apenas contra ele. Por esse motivo, a maior parte das estratégias de desenvolvimento de imunizantes da dengue busca opções de vacinas tetravalentes, capazes de proteger o organismo de todas as cepas do patógeno. A trabalhosa procura por essa poderosa estratégia acaba de ganhar fôlego. Pesquisadores da Imperial College, em Londres, descobriram uma classe de anticorpos que poderão ser usados sozinhos e combater todas as formas de dengue.

Em artigo publicado hoje no site da revista científica Nature Immunology, a equipe liderada por Gavin Screaton analisou e caracterizou 145 tipos de anticorpos monoclonais humanos e identificou um epítopo — determinante antigênico — da dengue até então desconhecido. Trata-se da parte de um antígeno que é reconhecida pelo sistema imunitário, especificamente por anticorpos, células B ou células T. Ela se liga ao anticorpo e está presente no envelope de todas as formas virais.
Com essa nova informação sobre o vírus da dengue, os cientistas desenvolveram uma classe de anticorpos monoclonais altamente potente e amplamente reativa. Em testes de laboratório, descobriram que eles reconheceram o epítopo e eficientemente neutralizaram os vírus em células de insetos e humanos, impedindo que a infecção ocorresse.

Hoje, o reconhecimento por anticorpos de partículas do vírus é dificultado por mudanças dramáticas no momento de encapsulamento do ciclo de vida do patógeno. “Existe uma necessidade urgente para compreender, portanto, a resposta imune humana naturalmente adquirida contra o vírus e a resposta após a vacinação”, afirma Screaton.

Termo de doação da escultura "O Dinossauro" é entregue.



Esta é do Blog de Roberto Almeida.

O jornalista, escritor e escultor garanhuense Marcílio Reinaux foi tomado pela emoção, na tarde passada, quando entregou ao prefeito Izaías Régis o “Termo de Doação” da escultura O Dinossauro, obra de arte feita pelo artista e repassada ao município de Garanhuns.

Marcílio é garanhuense e embora viva no Recife há muitos anos nunca perdeu a ligação com sua terra. Em 1990 deu ao então prefeito Ivo Amaral a ideia de criar o Festival de Inverno, fato que foi lembrado por Izaías, ontem, na solenidade no Palácio Celso Galvão.

Participaram do ato, além do escritor e artista plástico, o prefeito Izaías Régis, o ex-prefeito Ivo Amaral, familiares de Reinaux, incluindo sua esposa, sua filha Frances (diretora da Cultura Inglesa Garanhuns), netos e bisnetos. Também estavam presentes a Secretária de Educação, Jane Célia, o Secretário de Governo, Wanderley Lopes, o Secretário de Juventude, Pedro Passos e a Secretária de Comunicação, Jacqueline Menezes, além dos vereadores Carla Vilaço, Zaqueu Lins e Haroldo Vicente.

O escultor informou que seu trabalho foi realizado em pouco mais de três anos com a utilização de ferro da melhor qualidade. O dinossauro ficou com quase 9 metros de altura e 20 de largura. A obra será transportada para Garanhuns numa carreta e a ideia do prefeito Izaías Régis é instalar a escultura no Parque Euclides Dourado junto do planetário, o que deverá acontecer até o mês de fevereiro de 2015. “Queremos aproveitar o Festival de Jazz e será mais uma atração turística para a cidade”, comentou o gestor. Ele disse que nas recentes viagens que fez pelos Estados Unidos e Europa observou uma presença muito forte do animal pré-histórico no imaginário popular.

Entre os os que estavam na Prefeitura, nesta terça à tarde, havia uma expectativa de que as crianças da cidade e região vão lotar o Parque Euclides Dourado, principalmente nos finais de semana, para ver o dinossauro e tirar fotografias junto da escultura do animal.

Izaías agradeceu a Marcílio Reinaux pela obra, pelo seu amor a Garanhuns e Ivo Amaral lembrou livros escritos por garanhuenses registrando a existência de dinossauros na região do Agreste Meridional, no período pré-histórico.


Terminada à solenidade foi servido um coquetel aos presentes, na ante-sala do gabinete do prefeito. 

(Fotos: Luanny Porto).

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Caminhão transportando substância tóxica é apreendido em Garanhuns.



Um caminhão que transportava emulsão asfáltica em temperatura superior a 100ºC foi apreendido nesta terça-feira (16), na BR-423, durante uma abordagem no Posto da Polícia Rodoviária Federal de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a polícia, os responsáveis foram autuados por “produzir, transportar, armazenar ou usar substância tóxica em desacordo com as exigências”.

Entre as irregularidades constatadas pela PRF estão a falta do Certificado de Inspeção Veicular (CIV), do Certificado de Inspeção de Produto Perigoso (CIPP), do documento fiscal, do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e dos equipamentos para situação de emergência, além do uso de simbologia de forma irregular. “O transporte de produto perigoso em desacordo com a legislação pertinente coloca em risco a saúde humana, dos animais, além do meio ambiente”, também segundo a PRF.

O caminhão e o motorista foram conduzidos para a polícia judiciária, a fim de que sejam tomadas as medidas cabíveis.


Fonte: G1

Índio é eleito presidente do Poder Legislativo


Pela primeira vez, na história da política de Pernambuco, o vereador Sil Xucuru (PT), índio integrante da tribo Xucuru, vai presidir a Câmara Municipal da cidade de Pesqueira, no Agreste do estado.

As eleições foram tensas, com adiamento das votações, discussões acaloradas em reuniões e acusações de requerer ações na justiça contra o presidente, mas toda a situação foi resolvida nesta segunda-feira (15).


Sil Xucuru venceu seu adversário, o atual presidente da Câmara, Tito França, por 9 votos a 6. O vereador promete governar para todo o município e buscar a unidade na Câmara de Pesqueira, composta por 15 vereadores, sendo três deles índios.

Garanhuns terá escultura de dinossauro.



O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, estará recebendo na tarde de hoje (16), o escultor Marcílio Reinaux. No encontro será oficializada, através de documento, a doação da escultura "O Dinosauro" para o município de Garanhuns.


O dinossauro de ferro possui 20 metros de comprimento, 8,5 metros de altura e pesa em torno de 2 toneladas. A escultura ficará exposta para visitação no Parque Euclídes Dourado. 

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém terá o ator Igor Rickli como Jesus e José Barbosa como Judas




A próxima temporada da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, que será realizada de 28 de março a 4 de abril de 2015, trará duas grandes novidades. Uma delas é que o papel principal, Jesus, será interpretado pelo ator Igor Rickli, que foi destaque como Alberto na novela global Flor do Caribe e viveu o papel de Cristo no musical "Jesus Cristo Superstar", a consagrada ópera-rock da Broadway, que foi montada, este ano, em São Paulo. A outra novidade é que o ator pernambucano José Barbosa, que durante três anos foi o Jesus de Nova Jerusalém, viverá no próximo ano o papel de Judas, um dos antagonistas do seu personagem anterior.

“Estou saindo da cruz para a forca”, brinca Barbosa que afirma estar muito animado com a oportunidade de viver um personagem com características bem diferentes do vivido anteriormente. “Cumpri minha missão de interpretar Jesus por três anos e agora fui agraciado com o presente de poder viver Judas, um papel que sempre tive vontade de fazer. Será um dos maiores desafios da minha carreira, mas gosto muito de desafios”, afirmou. O papel de Judas, que ano passado foi vivido pelo ator pernambucano Eduardo Japiassu, foi interpretado em 2012 pelo global Caco Ciocler.

Já o ator paranaense Igor Rickli, vem de uma temporada de sucesso como personagem principal da  ópera-rock Jesus Cristo Superstar, tendo sido muito bem avaliado pela crítica. “Esbanjando carisma e talento, é Igor Rickli quem deixa a sua marca registrada no teatro com louvor interpretando um Jesus Cristo de uma forma intensa e visceral”, afirmou o jornal Folha de São Paulo.

Igor e José Barbosa estarão na cidade-teatro de Nova Jerusalém, a 180 km do Recife, no próximo mês para gravar as cenas dos filmes promocionais da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Até o final de dezembro, a Sociedade Teatral de Fazenda Nova ainda planeja anunciar novos atores convidados para a temporada 2015.

Os ingressos para o espetáculo começam a ser vendidos em janeiro. Os valores não sofreram reajuste e custarão de R$ 80,00 a R$ 120,00, dependendo do dia, com meia-entrada para estudantes e público até 14 anos. As compras poderão ser feitas pelo site oficial (www.novajerusalem.com.br), neste caso, existe a opção de compra parcelada em até 12 vezes nos cartões Visa, Hipercard e Redecard. Haverá opção também de compra de ingressos em agências de viagens, em quiosques instalados em shoppings centers, ou nas bilheterias do teatro.


segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Apac alerta para fortes chuvas nas próximas 24 horas



A Agência Pernambucana de Águas e Climas emitiu um alerta meteorológico sobre a possibilidade de chuva acima de 30 milímetros na noite desta segunda-feira (15). De acordo com o órgão, a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) no Oceano Atlântico gerou áreas de instabilidade.

A previsão é que as precipitações aconteçam em regiões do Agreste, mas elas podem atingir a Região Metropolitana do Recife, Mata Norte e Sul. Os modelos numéricos de tempo indicam a persistência desse fenômeno nas próximas 24h podendo ocorrer chuvas com volumes superiores a 30mm novamente no Agreste, no Sertão e no Sertão do São Francisco nesta terça-feira (16).

Segundo informações chegadas em nossa redação, houve precipitação de chuva durante a tarde Zona Rural de Bom Conselho.  

Ação da Petrobras recua ao menor valor em mais de 10 anos


Pressionada pela queda de mais de 9% das ações da Petrobras, a Bovespa recuou nesta segunda-feira. O Ibovespa, principal índice da bolsa, caiu 2,05%, a 47.019 pontos, o menor nível desde os 46.567,23 pontos de 19 de março deste ano. Na mínima, registrou 46.410 pontos (-3,32%) e, na máxima, 48.401 pontos (0,83%). O giro financeiro foi de 10,95 bilhões de reais. 

Os papéis preferenciais da Petrobras (PN, sem direito a voto) caíram 9,20%, maior queda diária desde 27 de outubro deste ano, para 9,18 reais. Os papéis ordinários (ON, com direito a voto) recuaram 9,94%, a 8,52 reais. No caso do papel preferencial, trata-se da menor cotação desde 20 de julho de 2005, enquanto para as ações ordinárias, o valor é o mais baixo desde 15 de setembro de 2004.

O recuo dos papéis da estatal potencializou um movimento global de aversão a risco, particularmente em mercados emergentes. Outra tendência do mercado financeiro nesta segunda-feira foi impulsionada pelos dados da produção industrial dos Estados Unidos, que avançou acima do esperado. Investidores venderam papéis em países emergentes e migraram para ativos nos Estados Unidos, o que ajudou a elevar a cotação do dólar mundialmente.

Durante o pregão desta segunda, as ações da Petrobras chegaram a recuar mais de 10%, o que ativou o mecanismo automático de leilão na bolsa de valores, previsto no regulamento. Com isso, ainda que as ofertas e vendas se mantivessem ativas, os preços foram paralisados por 5 minutos, segundo informações da BM&FBovespa. Os papéis foram a segunda e terceira maiores quedas do índice, atrás de Rossi, que despencou 14,17%.

A queda ocorre após a estatal adiar pela segunda vez a divulgação do balanço do terceiro trimestre, na última sexta-feira, devido a desdobramentos da Operação Lava Jato. A companhia deve divulgar os resultados até o dia 31 de janeiro de 2015. 

WhatsApp deve lançar versão para computador



O aplicativo de mensagens WhatsApp pode ganhar uma versão para computadores. Inicialmente, o rumor surgiu a partir de uma declaração do criador do concorrente Telegram.

Pavel Durov afirmou acreditar que o WhatsApp prepara uma versão para computadores, uma vez que a empresa tentou contratar o desenvolvedor web do Telegram. A equipe do site AndroidWorld.nl investigou o código do app e encontrou as palavras WhatsApp web.

O WhatsApp não se pronunciou sobre o caso.

Atualmente já há formas alternativas, mas não oficiais, de usar o app em um computador, como, por exemplo, utilizando um emulador de Android.
Entre as novidades aos mais de 600 milhões de usuários do aplicativo em todo o mundo, a empresa prepara para o ano que vem um recurso de ligações via internet.



Em fevereiro deste ano, o Facebook comprou o WhatsApp por 19 bilhões de dólares.

Você está sempre com fome? A culpa pode ser da frutose.


Os resultados preliminares de uma nova pesquisa sugerem que a frutose pode ser mais prejudicial do que a glicose, já que provoca uma reação no cérebro que aumenta o apetite e faz com que o indivíduo coma mais açúcar.
A frutose é um tipo de açúcar obtido de frutas, mel e xarope de milho que, por ter um gosto mais doce, vem sendo amplamente utilizado para adoçar produtos industrializados, como sucos e refrigerantes.

O novo estudo, feito na Faculdade de Medicina da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, analisou o efeito desses dois tipos de açúcar sobre o cérebro de 24 indivíduos de 16 a 25 anos. Cada participante tomou uma mistura de água com glicose ou de água com frutose. A quantidade de açúcar ingerida pelos voluntários foi semelhante à presente em um copo de alguma bebida adocicada artificialmente.

Em seguida, a equipe realizou exames de ressonância magnética no cérebro dos participantes enquanto mostrava a eles imagens de alimentos como bolos e chocolates. Os voluntários deveriam dizer qual era a intensidade da fome que sentiam naquele momento.

Apetite — Segundo os autores da pesquisa, ao olharem para imagens de alimentos, os voluntários apresentaram uma maior atividade do sistema de recompensa do cérebro quando consumiram frutose do que glicose. Esse dado sugere que a frutose provoca maior sensação de prazer, fazendo com que o indivíduo tenha vontade de comer mais do que quando consome glicose. Aqueles que ingeriram frutose, em geral, foram os que relataram sentir mais fome ao olhar para as fotografias.

“Nós achamos que a frutose tem um efeito de supressão do apetite menor do que a glicose, e que esse tipo de açúcar faz com que a pessoa continue com fome mesmo após ter consumido uma grande quantidade de calorias”, disse Kathleen Page, professora de medicina da Universidade do Sul da Califórnia e coordenadora do estudo, em um comunicado divulgado pela instituição.

Os tipos de açúcar são metabolizados de forma diferente pelo corpo. A glicose é o principal açúcar que circula na corrente sanguínea. Ela é metabolizada por hormônios como a insulina e serve como fonte de energia às células. Já a frutose é metabolizada diretamente no fígado. Segundo Kathleen, é provável que essas diferenças ajudem a explicar o motivo pelo qual o cérebro responde de formas variadas a cada tipo de açúcar. 

Hipertensão — Uma pesquisa publicada na semana passada concluiu que o açúcar, mais que o sal, é o vilão da pressão alta. Segundo os autores do estudo, é preciso ter cuidado especialmente com o consumo da frutose obtida do xarope de milho para adoçar alimentos industrializados. Os pesquisadores enfatizaram que o açúcar natural encontrado em frutas e vegetais não é prejudicial à saúde. Ao contrário, comer frutas e vegetais certamente faz bem ao organismo.

Raquel Lyra é contra Projeto de Lei das mídias alternativas.

Projeto que democratiza as verbas publicitárias dos três Poderes de Pernambuco será retomado pelas mídias alternativas em 2015.


Da Redação da AblogPE



Representantes da blogosfera pernambucana acompanharam na manhã desta segunda-feira (15/12), a última sessão do ano da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa (CCLJ da Alepe), que tramita o Projeto de Lei (PL) nº 2164/2014, para determinar valor não inferior a 5% das verbas publicitárias dos três Poderes de Pernambuco às mídias alternativas. Por iniciativa da AblogPE, o deputado Ricardo Costa (PMDB) é autor deste PL, que não entrou na pauta mais uma vez, apesar de quatro sessões realizadas e os apelos dos blogueiros junto a deputada Raquel Lyra (PSB), presidente desta Comissão.


Raquel Lyra chegou a afirmar que o projeto das mídias seria inconstitucional, pois move recursos públicos e mexe com a interdependência entre os Poderes do Estado (Executivo, Legislativo e Judiciário). “O PL não cria despesas, pelo contrário, ele democratiza as verbas publicitárias já existentes. Raquel Lyra foi omissa e intransigente, dando a entender que nem chegou a ler o projeto e pormenorizou uma proposta plenamente constitucional”, ressaltou Jairo Medeiros, assessor jurídico da Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (AblogPE). Ele lembrou que no Estado do Rio Grande Sul esta questão já é Lei, onde as mídias alternativas já são reconhecidas pelo Poder Público gaúcho.


Para o presidente da AblogPE, Lissandro Nascimento que fez uso da palavra junto aos membros da CCLJ, o Projeto 2164 é avançado na medida em que democratiza as verbas publicitárias disponíveis no Orçamento Público. “O aval desta Comissão poderia avançar o debate sobre as mídias sociais, no próximo ano na Alepe e na sociedade. É uma pena que este debate seja adiado, sobretudo diante de todos nós que fazemos uma nova mídia comprometida com a disseminação da informação e da cidadania”, destacou.

A atitude da parlamentar em não colocar em pauta o PL nº 2164/2014 foi vista pelos blogueiros pernambucanos como um ato de covardia, tendo em vista que todas as sessões contaram com a presença dos blogueiros de todas as regiões do Estado. Para a blogosfera, Raquel Lyra, filha do Governador João Lyra, decepcionou todos os que fazem a produção de conteúdo para as mídias digitais, pois se mostrou primária na sua posição de contrariedade à proposta.  



Paulo Câmara anuncia os novos secretários estaduais.



O governador eleito Paulo Câmara (PSB) reuniu aliados nesta segunda-feira (15) para anunciar o primeiro escalão de sua equipe. A maioria dos nomes é conhecida dos pernambucanos, pois fez parte das gestões do ex-governador Eduardo Campos (2007-2010), outros nomes também já atuaram durante a gestão de Jarbas Vasconcelos (PMDB) à frente do Executivo estadual. Paulo Câmara contemplou os partidos da Frente Popular e abriu espaço para parlamentares não reeleitos neste ano ao convocar deputados federais e estaduais para seu governo.

Novas secretarias também foram criadas: a de Direitos Humanos, Habitação e Desenvolvimento Social, Criança e Juventude. Cabral anunciou, também, que a Secretaria de Turismo passará a incorporar as pastas de Esportes e Lazer, que antes faziam parte da Secretaria de Educação.

Paulo Câmara afirmou que os nomes anunciados foram baseados na discussão com a sociedade pernambucana. Destacou, também, que havia construído um programa de governo registrado em cartório, com o compromisso de dar continuidade à gestão do ex-governador Eduardo Campos.

O governador eleito agradeceu aos futuros secretários e falou sobre a saúde financeira do estado, afirmando que as contas estão equilibradas. Adiantou que a gestão estadual será parceira de todos os 184 municípios do estado. Visivelmente emocionado, afirmou que o modelo de gestão implantado por Eduardo Campos está reforçado e lembrou que hoje é o dia do aniversário do ex-governador Miguel Arraes, falecido em 2005.

Confira a lista abaixo:

Chefe da assessoria especial
José Cavalcanti Neto

Chefe de gabinete de projetos estratégicos
Renato Thièbaut

Chefe de gabinete de projetos do governador
Ruy Bezerra Filho

Chefe da Casa Militar
Coronel Mário Cavalcanti.

Procuradoria geral do estado
Antônio César Caúla Reis

Secretaria da Casa Civil
Antônio Figueira

Secretaria de Planejamento
Danilo Cabral

Secretaria da Fazenda
Marcio Stefanni

Secretaria da Administração
Milton Coelho

Secretaria de Educação
Fred Amâncio

Secretaria da Saúde
Iran Costa

Secretaria das Cidades
André de Paula

Desenvolvimento Social, Criança e Juventude
Isaltino Nascimento

Secretaria de Agricultura
Nilton Mota

Desenvolvimento Econômico
Thiago Norões

Secretaria Micro Empresa, Qualificação e Trabalho
Evandro Avelar

Secretaria de Meio Ambiente
Sérgio Xavier

Secretaria de Imprensa
Ennio Benning

Secretaria de Turismo
Filipe Carreras

Secretaria de Transportes
Sebastião Oliveira

Secretaria de Defesa Social
Alessandro Carvalho

Controladoria-Geral do Estado
Rodrigo Amaro

Secretaria de Justiça e Direitos Humanos
Pedro Eurico

Secretaria da Mulher
Silvia Cordeiro

Secretaria de Cultura
Marcelino Granja

Secretária da Ciência, Tecnologia e Inovação
Lúcia Melo

Secretaria de Habitação
Marcos Baptista

Líder do Governo na Assembleia Legislativa
Waldemar Borges


O governador eleito manteve o deputado à frente da liderança.

Xuxa não renova com a Globo.

De acordo com o portal UOL, o contrato da artista, que iria até 2017, não foi renovado



Os boatos sobre a saída de Xuxa da Globo se confirmaram: a apresentadora não teve o contrato renovado para o ano de 2015, de acordo com o portal UOL. A artista deixa a emissora após uma carreira de 30 anos em programas da emissora carioca.

Em novembro, cogitou-se que Xuxa Meneghel passaria a fazer parte do elenco da TV Clube/Record. Um colunista do UOL afirmou, à época, que a loira estaria em negociações avançadas para entrar no time de apresentadores do canal.

Em resposta a uma fã em uma rede social, a artista, porém, deu a entender que não deixaria a Globo. "Está indo para Record mesmo, Xu?", perguntou, ao que a artista respondeu: "Tenho um contrato para cumprir na Globo". Xuxa era contratada pela TV Globo até 2017. E continuou: "Nuuuuu.... Ok!", disse a mãe de Sasha Meneghel.

Nascida em Santa Rosa (RS), o último trabalho de Maria da Graça "Xuxa" Meneghel na telinha foi o TV Xuxa, do qual se afastou no início do ano por causa de um problema de saúde.


Programa fazia parte da grade de programação do sábado da Rede Globo. A apresentadora ainda não confirmou se vai para a TV Clube/Record.

Definidos duelos das oitavas da Liga dos Campeões.



Em sorteio realizado na manhã desta segunda-feira, em Nyon, Suíça, foram definidos os confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. Três confrontos das fases decisivas da temporada passada se repetirão: na defesa do título, o Real Madrid enfrenta de novo o Schalke 04, Barcelona reencontra o Manchester City, e o Paris Saint-Germain duela com o Chelsea. Além desses três jogos, Juventus e Borussia Dortmund reeditam a final do torneio de 1996/97.

Por outro lado, três confrontos envolvem equipes que nunca se enfrentaram. Pela primeira vez, o Bayern de Munique duela com a legião brasileira do Shakhtar Donetsk, o Porto tem pela frente o Basel, e o Arsenal joga contra o Monaco. Completando as oitavas, o Bayer Leverkusen duela com o Atlético de Madrid.


As oitavas de final serão disputadas em quatro semanas, entre fevereiro e março de 2015: jogos de ida em 17, 18, 24 e 25; e os de volta em 10, 11, 17 e 18. Os oito primeiros colocados da fase de grupos decidirão as vagas nas quartas em casa. São eles: Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Chelsea, Monaco e Porto.

Eleita nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Bom Conselho.


Em eleição realizada na manhã dessa segunda-feira (15), ocorreu a eleição para o biênico 2015/2016 na Casa Dantas Barreto.
Na ocasião estiveram presentes os seguintes vereadores:

- Léa Ramos;
- Neto Ferreira;
- Chico Bento;
- Deda;
- Geninho Tavares;
- Marcelo Tenório;
- Márcia do Angico;

Faltaram a reunião ordinária os edis:

- Gilmar Rodrigues;
- Ivete da Silva;
- Socorro Marinho;
- Arlan da Barra;

Houve unanimidade na votação, onde a chapa vencedora ficou composta por:

Presidente: Léa Ramos;
Primeiro Secretário: Geninho Tavares;
Segundo Secretário: Chico Bento;