sábado, 8 de fevereiro de 2014

Gelo ou água quente? Qual utilizar em lesões?


Por:
Raquel Castanharo.

O uso de gelo e bolsa de água quente é comum entre praticantes de atividade física, pois esses são recursos de utilização simples e bastante acessíveis. Porém, eles causam resultados diferentes no corpo e é muito importante saber em qual ocasião utilizar cada um, pois por mais que pareçam inofensivos, sua utilização incorreta pode agravar o caso.

O gelo deve ser utilizado quando há inflamação. Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão. Em casos de lesões agudas, como entorses de tornozelo, quanto mais rápido o uso do gelo melhor.

Uma proteção deve ser utilizada entre o gelo e a pele, como um pano ou plástico, e o tempo da aplicação deve ser de 20 minutos. É necessário um período de no mínimo duas horas entre uma aplicação e outra, mas se você não tem recomendação médica faça uso do gelo no máximo duas vezes ao dia. O cotovelo e região lateral do joelho (próximo à cabeça da fíbula) devem ser locais evitados por alojarem nervos superficiais, e nas extremidades do corpo (dedos das mãos e dos pés) o tempo de aplicação deve ser menor e a precaução redobrada.

O calor superficial gerado por uma bolsa de água quente ajuda no relaxamento muscular, sendo assim deve ser utilizado em casos de tensões musculares esporádicas. Se você tem alguma tensão muscular crônica, isto é, você sempre sente algum músculo tenso, o calor vai aliviar a contração muscular excessiva apenas temporariamente, e o real motivo dessa tensão deve ser diagnosticado e tratado por um profissional.


Nunca use bolsa de água quente logo após uma lesão ou se o local apresenta alguns dos sinais inflamatórios citados acima. O calor irá piorar o quadro. A temperatura deve ser alta porém suportável, sem causar queimadura, e o tempo de utilização é até não estar mais quente.


Uma prece dos índios da tribo Ojibwa:



“Grande Espírito, já que procurei entender a voz do vento e o sopro que me criou, escuta-me”.

“Eu venho a Ti como um de Teus numerosos filhos. Sou falível e pequeno; preciso de Tua sabedoria e Tua força.

Deixa-me andar na Tua beleza, e faz com que meus olhos sempre percebam o vermelho e a púrpura do entardecer.

Faz com que minhas mãos respeitem as coisas que criastes, e que minhas orelhas consigam entender Tua voz.

Faz-me sábio, de modo que eu possa absorver o que ensinastes a meu povo, e aprender as lições que escondestes em cada folha e em cada rochedo”.


“Eu Te peço força e sabedoria; não para ser superior a meus irmãos, mas para que possa vencer o maior inimigo que tenho: eu mesmo. Assim, meu espírito poderá retornar a ti sem pecado”.

Mensalão Tucano, Pena de 22 Anos para Azeredo.

Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, pede pena de 22 anos, ao STF, para Eduardo Azeredo (PSDB-MG) pela participação no chamado mensalão mineiro.



Depois da repercussão da condenação e prisão de importantes políticos petistas pelo escândalo do mensalão, dirigentes tucanos já previam que o procurador geral República, Rodrigo Janot, pediria punição ao Supremo Tribunal Federal (STF) para o deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG) pela participação no chamado mensalão mineiro. Embora confiem na inocência do ex-governador de Minas Gerais, os líderes tucanos sabiam que esse risco era real.

O que surpreendeu a cúpula do PSDB foi o pedido de pena de 22 anos para Azeredo. Primeiro porque não é praxe que o procurador sugira uma dosimetria (o tempo de pena) no pedido enviado ao Supremo. Segundo, que consideraram a pena de 22 anos elevada demais. Janot está pedindo prisão para Azeredo pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro.

Na guerra eleitoral entre tucanos e petistas não param de surgir novas munições. Os petistas agora podem usar o caso de Azeredo. Os tucanos, que já falavam dos condenados pelo Supremo, agora têm a captura do fugitivo Henrique Pizzolatto e a renúncia do agora ex-deputado João Paulo Cunha (PT-SP).


Comprovado! Aspirina pode reduzir o risco de câncer.

Estudo americano concluiu que tomar o remédio diariamente reduz em 20% as chances da doença





A aspirina pode ajudar a diminuir o risco de câncer de ovário, um tumor agressivo, difícil de ser diagnosticado e com pouca chance de cura — na maioria das vezes, a doença é detectada já em estágio avançado. Segundo uma nova pesquisa do Instituo Nacional do Câncer dos Estados Unidos, mulheres que tomam o medicamento diariamente podem ser até 20% menos propensas a desenvolver esse câncer do que aquelas que fazem uso de aspirina menos do que uma vez por semana.

A conclusão foi obtida após os autores analisarem doze pesquisas feitas, ao todo, com cerca de 8.000 mulheres com câncer de ovário e outras 12.000 livres da doença. A equipe levou em consideração se essas participantes faziam uso de aspirina e, depois, estabeleceu uma relação entre o medicamento e a incidência do tumor. O estudo foi publicado na edição desta semana do periódico Journal of the National Cancer Institute.

A aspirina já se comprovou eficaz para inibir o acúmulo de plaquetas no sangue e, assim, é considerada uma forma de prevenir doenças cardiovasculares. Porém, pesquisas recentes mostram que o medicamento também pode diminuir o risco de outras condições. Um estudo da Universidade Stanford divulgado no ano passado, por exemplo, associou o uso regular do remédio à proteção contra o melanoma. Já um trabalho da Sociedade Americana do Câncer concluiu que a aspirina pede ser útil no combate à mortalidade provocada pelo câncer.

Os autores dessa nova pesquisa lembram, porém, que as conclusões foram obtidas a partir da análise de estudos observacionais. Ou seja, eles não sabem dizer os mecanismos que levam a esse possível benefício. As pessoas não devem, portanto, passar a tomar aspirina como forma de diminuir o risco de câncer de ovário. Além disso, o medicamento pode ser prejudicial para pessoas que sofrem de úlcera.

Doença — O câncer de ovário não é o tumor ginecológico mais frequente entre as mulheres, mas é o mais agressivo. Isso porque ele é muito difícil de ser diagnosticado e é aquele com a menor chance de cura — cerca de 3/4 dos casos desse tipo de câncer já estão em estágio avançado no momento do diagnóstico. Mesmo assim, as principais entidades médicas do mundo não recomendam exames de prevenção para a doença, que incluem uma análise de sangue e a ultrassonografia dos ovários, em mulheres saudáveis, pois, além de não reduzirem a mortalidade, podem levar a cirurgias desnecessárias.


Cerca de 5% dos casos desse câncer são hereditários. A incidência pode ter relação com o número de ovulações — por isso, tomar pílula e engravidar muitas vezes pode ajudar a reduzir o risco do problema. Segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde, o tumor causou 3 027 mortes no Brasil em 2011.

Fonte:





Morre Jogador Brasileiro ex-Flamengo e Fluminense, Atualmente no Shakhtar Donetsk



O futebol está de luto. Morreu neste sábado o brasileiro Maicon Oliveira, do Shakhtar Donetsk, vítima de um acidente de carro na cidade ucraniana. O atacante tinha 25 anos e atuava no país desde 2009 - atualmente estava emprestado ao Illichivets Mariupol. No Brasil, ele passou pela base de Fluminense (2005-2006) e Flamengo (2007-2008) até se profissionalizar pelo Atlético Mogi.
O site do Shakhtar publicou uma nota oficial lamentando a perda do jogador. 

"O FC Shakhtar Donetsk informa com pesar que a vida do futebolista Maicon Pereira de Oliveira foi tragicamente ceifada no dia 8 de fevereiro de 2014. Ele morreu em um acidente de carro em Donetsk.

Maicon era um jogador talentoso, uma pessoa aberta e amigável que amava a vida e sabia como trazer para ela positivismo e alegria. Esta morte trágica, prematura e sem sentido arrancou de nosso convívio uma pessoa maravilhosa. Maicon tinha apenas 25 anos.

Esta é uma perda terrível e pesada para cada um de nós. O FC Shakhtar Donetsk manifesta as suas mais sinceras e sentidas condolências à família e amigos de Maicon. Que seja para sempre lembrado com carinho..."


Até a manhã deste sábado, o site do clube não oferecia mais detalhes sobre as circunstâncias do acidente que tirou a vida do atacante.

Bloco de Notícias: Manhã 08.02.2014.

O ARGONAUTA NOTÍCIAS DA MANHÃ.



O Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, recomendou uma pena de 22 anos de prisão para o ex-governador de Minas, Eduardo Azeredo, do PSDB, acusado de envolvimento no mensalão mineiro. A defesa do político tem 15 dias para apresentar as alegações contrárias à denúncia.

O deputado federal João Paulo Cunha, filiado ao PT, renunciou ao mandato. João Paulo Cunha cumpre a pena do mensalão no presídio da Papuda, em Brasília, e vinha recebendo pressão de petistas para evitar um processo de cassação.

A Justiça da Itália negou um pedido de liberdade provisória para o ex-diretor do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato. Aqui no Brasil, o Ministério da Justiça e o Ministério Público Federal fecharam um acordo para tentar extraditar Henrique Pizzolato.

A Polícia do Rio de Janeiro informou que investiga dois manifestantes Blac Blocs acusados de participar do episódio que deixou gravemente ferido o cinegrafista da TV Bandeirantes. Santiago Andrade está internado em estado grave.

A Justiça do Amazonas decretou a prisão do prefeito de Coari, Adail Pinheiro, do PRP, acusado de chefiar uma rede de pedofilia no município. A decisão foi do desembargador Djalma Martins, que atendeu solicitação do chefe do Ministério Público Estadual, Francisco Cruz:

Um operário da Arena da Amazônia morreu nesta sexta-feira, em mais um acidente envolvendo as obras do estádio que vai receber jogos da Copa. O português Antônio José Pita Martins, de 55 anos foi atingido na cabeça por uma peça que se desprendeu de um guindaste.

A cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno de Sochi, na Rússia, foi marcada por falha após o anel olímpico que representa a América não acender; manifestantes foram detidos em cidades russas por protestar contra lei antigay. 

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Vereador Gilmar Rodrigues (Soldado) Participa de Programa na Rádio Papacaça

O vereador Gilmar Rodrigues, esteve na Rádio papacaça, no dia 05.02, onde participou do programa "Papacaça Debate".

Gilmar Soldado, como é conhecido, falou sobre vários temas, entre eles:

- Processo de improbidade administrativa;
- Votação do recursos do Fem
- Veículos da prefeitura sem identificação;
- Uso indevido de veículo da Câmara Municipal;
- Somente ter acesso as informações do executivo, através do MP;

Entre outros assuntos.

Abaixo escute a entrevista.



Bloco de Notícias: Manhã 07.02.2014.

O ARGONAUTA NOTÍCIAS DA MANHÃ.



Um tribunal em Bologna, na Itália, decide nas próximas horas se mantém a prisão preventiva de Henrique Pizzolato. O advogado dele adiantou que o ex-diretor de marketing do Banco do Brasil vai declarar que não quer ser extraditado para o Brasil.

Preso pelo processo do mensalão, o deputado João Paulo Cunha pediu autorização á Justiça para continuar atuando na Câmara. O parlamentar alega que por cumprir pena no regime semi aberto pode sair pela manhã para trabalhar normalmente, e continuar participando das discussões em plenário e comissões.

O coronel da Reserva do Exército Raymundo Ronaldo Campos ajudou a desmontar uma farsa sobre o desaparecimento do ex-deputado Rubens Paiva. Em depoimento à Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro o militar disse que o Exército criou um "cineminha" para despistar a família e os amigos de Rubem Paiva.

A presidente Dilma Rousseff negou que raios sejam responsáveis por apagões. A declaração aconteceu após o Operador Nacional do Sistema elétrico levantar essa possibilidade para o blecaute de terça-feira

A CBF divulgou a tabela completa do Campeonato Brasileiro de 2014 sem a Portuguesa. A entidade também informou que conseguiu cassar todas as liminares que mantinham o clube paulista na primeira divisão da competição nacional.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Definido os Jogos das Quartas de Final da Copa do Nordeste.


Todos os jogos estão marcados para ocorrerem no dia 16/02 às 20 horas.

Os jogos de volta irão acontecer no dia 26/02 às 20 horas.




Morte do Professor Edelson Desvendada e Assassinos Presos.


A Polícia Civil de Garanhuns, através dos Delegados, Marcos Omena, Helianthus Soares e João Lins. Desvendaram o assassinato do professor Edelson Lima, de 55 anos.  O professor foi morto por um jovem de 20 anos, que costumava prestar serviços em sua casa. Ele teve ajuda de um amigo de 23 anos e o motivo do crime foi o dinheiro que o funcionário do SESC estava guardando numa caixa de sapatos. Os dois acusados serão encaminhados a cadeia local. Mais duas pessoas estão detidas, envolvidas com interceptação de produtos roubados.

Segundo informações extraoficiais, apuradas pelo blog do Roberto Almeida, consta que duas pessoas de Garanhuns estão envolvidas diretamente no crime. Um deles prestava serviços na casa do professor e da última vez que esteve lá, trabalhando, ao receber o pagamento percebeu que Edelson guardava uma grande quantia em dinheiro numa caixa.

A partir daí o rapaz começou a planejar o roubo e chamou um amigo para ajudá-lo a executar o assalto. No dia seguinte (isso no dia 24 ou 25 de janeiro) ele voltou acompanhado do comparsa com a intenção de assaltar o funcionário do SESC. A chegada de uma terceira pessoa na residência teria atrapalhado os planos iniciais e então a dupla pediu que Edelson os deixasse em casa.

No caminho anunciaram o roubo e optaram por matar o profissional, para evitar que fossem denunciados depois.

Segundo a fonte, o carro de Edelson Lima foi vendido a uma pessoa de São João. Este, assustado com a repercussão do caso na imprensa, resolveu depenar o veículo e tocar fogo no restante. Essa terceira pessoa também já está presa por receptar produto roubado.

O corpo do professor foi encontrado no dia 29 de janeiro, nas proximidades do Cemitério Parque das Rosas, já na divisa com São João. Ele foi velado no Ginásio do SESC, no dia 30, com a presença de muita gente da cidade. O crime repercutiu intensamente e causou uma verdadeira comoção popular.


De parabéns a polícia por dar esta resposta tão rápida à sociedade.

Eduardo Campos fará campanha no Twitter



O governador de Pernambuco e presidente Nacional do PSB, Eduardo Campos, virtual candidato a presidente da República em 2014, participará de um bate-papo com milhares de brasileiros no Twitter, nesta sexta-feira (7), às 17 horas (horário de Brasília) e 16h (horário local). Na conversa com os internautas, o socialista irá debater o cenário atual brasileiro e sobre os caminhos e alternativas “para país retomar seu crescimento de uma forma mais justa, humana e democrática”, avalia Eduardo.

Além disso, as pessoas também terão a oportunidade de trocar ideias com o presidenciável do PSB a respeito das diretrizes do programa de governo da aliança PSB / Rede Sustentabilidade, apresentadas à sociedade na última terça-feira (4), em Brasília, com a participação da ex-senadora Marina Silva (PSB/AC) e de representantes de várias correntes políticas.

O bate-papo está acontecerá no perfil oficial de Eduardo Campos (www.twitter.com/eduardocampos40). Para participar da conversa e fazer perguntas, o internauta deverá usar a hashtag #EduardoResponde em suas mensagens.

GM convoca para recall dos modelos Agile e Classic



A montadora General Motors do Brasil anunciou, nesta quinta-feira (6), uma nova convocação de recall de dois modelos, Agile e Classic. O motivo é a a constatação de uma falha na aplicação do cubo das rodas traseiras, que receberam excesso de torque quando apertadas no processo de montagem, que pode causar superaquecimento do rolamento.

Ao todo, segundo a GM, 5.325 unidades ano 2014 são convocadas para substituição de rolamento, que pode travar e levar a soltura das rodas. Em um comunicado oficial, a montadora aponta que os riscos do defeito podem levar a “travamento ou soltura da roda traseira, com perda de controle do veículo e risco de colisão e/ou capotamento, podendo causar lesões graves ou até fatais aos ocupantes e a terceiros”.

A GM mtambém informou que o recall envolve 2.405 unidades do Agile, fabricadas entre 11 de outubro e 20 de novembro de 2013, e 2.920 unidades do Classic, fabricadas de 11 de outubro de 2013 a 15 de novembro de 2013. Já as numerações de chassis envolvidas na convocação são de ER140857 a ER156901 (Chevrolet Agile 2014) e de ER142768 a ER154752 (Chevrolet Classic 2014)

A orientação da montadora aos proprietários das unidades afetadas é que agendem o atendimento em uma concessionária autorizada para que seja feita a substituição do rolamento do cubo das rodas traseiras e aplicação do torque correto na porca de fixação. De acordo com a GM, todo o serviço é gratuito e a troca da peça é feita em cerca de uma hora. Mais informações: www.chevrolet.com.br ou pelo telefone 0800-702-4200.


Cehab Pronuncia-se em Relação Invasão de Casas Populares.



Após divulgarmos a invasão de casas populares, veja matéria aqui, por famílias, entramos em contato com a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), responsável pela condução da obra, onde e no dia de hoje (06), recebemos o seguinte e-mail:

Bom dia Emmanuel,

A Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) informa que uma equipe técnica da Gerência de Acompanhamento de Programas Habitacionais da Companhia juntamente com a empresa responsável pela construção do habitacional está realizando um trabalho para a retirada das famílias sem teto que invadiram o local. Está prevista para março/2014 a entrega das moradias. As obras serão retomadas logo após a retirada dos invasores.

Atenciosamente, 

Gerência de Comunicação
Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) 

ACUSADA DE MATAR E ENTERRAR A PRÓPRIA IRMÃ É ABSOLVIDA PELO JÚRI.



Foi submetida a julgamento pelo Tribunal do Júri da Comarca de Bom Conselho, pelo Processo nº 801-89-2010.8.17.0300, em 30/01/2014,  a senhora Maria Joselma Caetano Andrade Anselmo, acusada de ter participação no assassinato e ocultação do cadáver de sua irmã, Joalice Caetano Andrade, fato ocorrido no dia 10/08/2010, no sítio Pirauá, município de Bom Conselho – PE. A acusada foi absolvida pela tese da negativa de autoria, tendo sido defendida pelo advogado criminalista Dr. Abelardo Cerqueira, auxiliado pelos estagiários de direito Alexandre Cerqueira, Abelardo Ferro e Alfredo Erenilson.

PROUNI: Convocados na 2ª chamada têm último dia para fazer a matrícula



Os candidatos a bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni) convocados na segunda chamada têm nesta quinta-feira (6), o último dia para apresentar a documentação e fazer a matrícula na instituição de ensino que fez a convocação. Aquele que deixar de fazer a matrícula no prazo perderá a vaga.

Vereador tem fotos divulgadas na internet em que aparece sem roupa

Do
Diário de Pernambuco



O vereador Jailson Soares de Oliveira Batista, mais conhecido como Jajá (sem partido), de Caruaru, está envolvido em mais um caso curioso que toma conta da Câmara Municipal da cidade. Está circulando na internet uma foto dele sem roupa, mostrando uma tatuagem no glúteo. Jajá foi um dos dez presos na Operação Ponto Final 1, deflagrada pela Polícia Civil, que investigou a cobrança de propina para aprovação de projetos do Executivo. O vereador está afastado das suas funções na Câmara. As informações são do Portal PE10.

Jajá também responde a um processo na comissão de ética na Câmara de leis por ter brigado com um colega durante uma sessão ordinária. A suspeita é de que Jajá tenha utilizado o iPhone 4S para tirar a foto onde aparece nu, que é cedido pela Casa à todos os parlamentares. A foto foi postada em uma rede social e passou a circular em blogs Jajá prestou depoimento nesta quarta-feira (5) sobre o inquéreito policial da Operação Ponto Final 2.

No dia 18 de dezembro de 2013, dez dos 23 vereadores de Caruaru foram presos pela Polícia Civil durante a “Operação Ponto Final”. Eles são acusados de cobrar propina para a aprovação de projetos do Poder Executivo encaminhados à Casa. De acordo com a polícia, os suspeitos tentavam extorquir R$ 2 milhões. Uma das votações colocadas em suspeição foi a do empréstimo de R$ 250 milhões para a instalação do BRT (Bus Rapid Transport), uma das prioridades do PAC Mobilidade para o município. Devido aos envolvimento do vereador no esquema de corrupção, a Direção Estadual do Partido Popular Socialista de Pernambuco (PPS) decidiu expulsar o mesmo de seus quadros.

Roberto Carlos vai responder perguntas dos fãs por meio das redes sociais


Roberto Carlos quer ficar mais próximo dos fãs. O rei responderá perguntas postadas nas redes sociais com a marcação #rcresponde. Os questionamentos serão respondidos durante uma coletiva de imprensa no próximo domingo (09).

Oitavo Jerico Fest de Bom Conselho


O oitavo Jerico Fest, estará sendo realizado na cidade de Bom Conselho, nos dias 05 e 06 de abril (sábado e domingo). O organizador do evento, Eduardo Bezerra, mais conhecido como pai, esta programando uma grande festa para este ano. segundo o organizador a  grande novidade, é que o evento deste ano, acontecerá no sábado à noite e domingo durante o dia e a noite.

Eduardo também informou que pretende trazer uma grande atração "Estou tentando viabilizar junto aos patrocinadores, uma grandiosa atração musical para animar esta tradicional festa", falou Eduardo. 

Corinthians e São Paulo acertam troca de Pato por Jadson

Em má fase em suas equipes, jogadores trocam de ares em busca de redenção. Atacante chega por empréstimo ao Morumbi e não poderá atuar no Paulistão



Os rivais Corinthians e São Paulo acertaram nesta quarta-feira a troca do atacante Alexandre Pato pelo meia Jadson. Em baixa, os dois jogadores buscarão a redenção nos novos clubes, onde chegam para ocupar posições carentes. Pato será emprestado por dois anos ao clube do Morumbi e terá metade de seu salário pago pelo Corinthians. Enquanto isso, Jadson vai rescindir o seu contrato com o São Paulo e assinar com o time alvinegro até o final de 2015. Os jogadores devem formalizar a troca nesta quinta.

Perseguido - Contratado por 40 milhões de reais pelo Corinthians, Pato deixou o Milan com a esperança de jogar a Copa do Mundo de 2014, mas não conseguiu se firmar na equipe alvinegra e virou um dos jogadores mais hostilizados pela torcida, principalmente depois de perder um pênalti decisivo contra o Grêmio, na Copa do Brasil do ano passado. Na recente invasão do CT corintiano, o atacante precisou se esconder para não ser agredido. Algoz do São Paulo na semifinal do Paulista de 2013, quando zombou do goleiro Rogério Ceni após marcar um gol, Pato terá a chance de reencontrar o bom futebol que o levou para a Seleção no Morumbi, onde Muricy Ramalho ainda busca a formação ideal para o ataque.

Já Jadson, que o São Paulo trouxe da Ucrânia por cerca de 12 milhões de reais em 2012 vai encontrar no clube do Parque São Jorge espaço para tentar conquistar a titularidade e voltar a ter uma sequência de jogos. Com Renato Augusto enfrentando uma série de lesões e Danilo em má fase, o meia deve ganhar muitas oportunidades com Mano Menezes. Ao contrário do cenário no Morumbi, onde Jadson vinha perdendo espaço sob o comando de Muricy, que chegou a reclamar de sua falta de forma no começo da temporada.

Estreias - Os novos reforços de Corinthians e São Paulo deverão ser apresentados ainda nesta semana. Como já vinha participando do Campeonato Paulista, Pato só poderá estrear na Copa do Brasil. Jadson ficará à disposição do técnico Mano Menezes já no Estadual.

(Com agência Gazeta Press)


Polícia italiana diz que Pizzolato foi preso para extradição.



O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato “foi preso [na Itália] para extradição”, informou o oficial de ligação da polícia da Itália no Brasil, Roberto Donati.  Sobre o tempo de duração desse procedimento, depende da Justiça italiana, acrescentou.

O delegado da Polícia Federal (PF), Luiz Cravo Dórea, coordenador de Cooperação Internacional, detalhou os passos da investigação para chegar a Pizzolato, único foragido dos condenados na Ação Penal 470,  processo do mensalão. Preso hoje (5), em Maranello, na Itália, por policiais brasileiros e italianos, o ex-diretor do BB está sendo ouvido pelas autoridades daquele país na cidade de Modena, enquanto “nosso adido na Itália só acompanha”, de acordo com o diretor executivo da PF, delegado Rogério Galloro.

De acordo com a PF, a fuga ocorreu dois meses antes de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter emitido o mandado de prisão, no dia 15 de novembro do ano passado. A partir da decisão do STF, a PF emitiu comunicado para a Polícia Internacional (Interpol) e todos os adidos da Polícia Federal no exterior.

As investigações chegaram a um registro com o nome do irmão do ex-diretor, Celso Pizzolato, morto em 1978, na cidade de Concórdia (SC). O nome constava na lista de passageiros de um voo de Buenos Aires (Argentina) para Barcelona (Espanha), do dia 12 de setembro. A partir daí, a Polícia Federal descobriu que o passaporte usado por Pizzolato para sair do Brasil era falso, assim como o passaporte italiano, o CPF e o título de eleitor.

Segundo os investigadores, Pizzolato deixou o Brasil no dia 11 de setembro, por Dionísio Cerqueira (SC), na fronteira com a Argentina, e viajou 1.314 quilômetros de carro direto para o Aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, onde sua esposa já havia comprado a passagem para Barcelona.
Pizzolato chegou a Itália no dia 14 de setembro, em um Fiat Punto, vermelho, com placa de Málaga, alugado pela esposa, Andrea Haas. Os investigadores identificaram que o sobrinho de Pizzolato trabalha na escuderia Ferrari, de Fórmula Um, em Maranello, e passaram a acompanhar o movimento nas proximidades da casa há dois dias.
Hoje, ao deixar a casa do sobrinho, acompanhado pela mulher, Pizzolato foi detido sob acusação de portar passaporte falso, em nome do irmão morto, embora a foto fosse verdadeira. Na Itália, o caso é considerado falsidade ideológica.


No Brasil, o ex-diretor do BB foi condenado a 12 anos e 7 meses de prisão por formação de quadrilha, peculato e lavagem de dinheiro, com pena em regime fechado e multa de R$ 1,3 milhão.

Ministério da Saúde teme que caso de médica cubana abra precedentes

Há o temor de que uma onda de cubanos também desertem do programa Mais Médicos, o que prejudicaria a principal vitrine eleitoral do PT neste ano.

Julia Chaib - Correio Braziliense
Adriana Caitano - Correio Braziliense



Após passar a noite de terça-feira na liderança do DEM, na Câmara dos Deputados, Ramona Matos Rodríguez, a profissional cubana que atuava pelo Mais Médicos no Pará e fugiu no último fim de semana, conseguiu autorização temporária para transitar livremente no país. Sua permanência no Brasil é garantida até que o Conselho Nacional para os Refugiados (Conare) decida se lhe concede refúgio permanente. Enquanto isso, o Ministério da Saúde iniciou processo de desligamento da médica do programa, que será substituída. Nos bastidores da pasta, há o temor de que o caso de Ramona abra precedentes e provoque uma onda de cubanos desertores no Mais Médicos, o que prejudicaria a principal vitrine eleitoral do PT neste ano. Oficialmente, o órgão nega e diz que os índices de desistência do programa são baixos.

O pedido de refúgio foi apresentado pelo DEM ao Conare no fim da tarde de ontem. Com o documento protocolado, a médica adquire o direito garantido de circular pelo território brasileiro até que seu caso seja julgado. “Me sinto feliz, livre e agradeço a quem me apoiou”, disse Ramona, que também pediu um visto americano para o caso de não conseguir ficar no Brasil. De acordo com o presidente do órgão ligado ao Ministério da Justiça, Paulo Abrão, há outros cinco processos de cubanos que pediram refúgio ao Brasil em análise, 71 já foram concedidos. Ao todo, estão na fila, à frente da requisição de Ramona, cerca de 1,5 mil pedidos de estrangeiros que serão julgados nas próximas duas reuniões do colegiado, uma em 24 de fevereiro e outra em março. “Mas não há prazo para que o dela seja avaliado”, afirma Abrão.

Chuva e Temperatura Amena em Bom Conselho.



O dia de hoje (06), amanheceu na cidade de Bom Conselho, com o tempo nublado e chovendo, com isso, a temperatura baixou, amenizando o calor dos últimos dias.

A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), em sua previsão meteorológica para as próximas 24 horas no agreste, registra o tempo, parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva ao longo do dia. 

Dois mil e treze foi o sexto ano mais quente da história.


As temperaturas médias na superfície da terra e nos oceanos ficaram meio grau acima da média registrada no período entre 1961 e 1990. Muito próximo do recorde de 0,55 grau de 2005 e 2010.

Os dados foram divulgados pela Organização Meteorológica Mundial, que destacou que o clima do ano passado confirma a tendência de aquecimento do planeta.
A entidade lembra que 13 dos 14 anos mais quentes ocorreram no século 21.


A organização agora monitora a onda de calor que atinge países como o Brasil. A capital paulista, por exemplo, teve o janeiro mais quente da história.

Bloco de Notícias: Manhã 06.02.2014.

O ARGONAUTA NOTÍCIAS DA MANHÃ.



O Ministério da Justiça e a Procuradoria da República já trabalham para pedir a extradição de Henrique Pizzolato. O ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, condenado no julgamento do mensalão, foi preso nesta quarta-feira na Itália.

O Ministério Público Federal investiga as doações recebidas por petistas condenados no processo do mensalão. O montante arrecadado pela internet para José Genoíno, Delúbio Soares e José Dirceu já chega a quase dois milhões de reais.

O Ministério da Justiça vai analisar o pedido de refúgio da médica cubana Ramona Rodriguez. A profissional abandonou o programa Mais Médicos, no Pará, após descobrir que os outros médicos estrangeiros ganham 10 mil reais por mês, enquanto o salário dos cubanos e de cerca de 950 reais.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico deve divulgar hoje as causas do apagão que atingiu parte do país na terça-feira. Ontem, um relatório do órgão apontou que na região sul, foi registrado pico de consumo três minutos antes do blecaute. O problema causou pressão no Congresso para que o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, preste esclarecimentos sobre a situação energética no país.

Começaram nesta madrugada as Olimpíadas de Inverno de Sochi, na Rússia. O Brasil terá a maior delegação da história nos Jogos, com 13 representantes.

Com o apoio de mais de 50 mil torcedores no Maracanã, o Botafogo goleou o Deportivo Quito, do Equador, por 4 a 0 e garantiu vaga na fase de grupos da Taça Libertadores da América.
Já o Atlético-PR esteve duas vezes à beira de ser eliminado pelo Sporting Cristal, mas derrotou os peruanos por 2 a 1 no tempo normal e por 5 a 4 nos pênaltis.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Sport tem mais torcedores que Santa e Náutico juntos.


O Instituto Exatta foi mais um a aproveitar o ano eleitoral para produzir no embalo uma pesquisa de torcidas em Pernambuco. Neste levantamento, a área pesquisada foi o Grande Recife.

Considerando os 14 municípios que integram a Região Metropolitana do Recife, a estimativa populacional é de 3,85 milhões de habitantes. Mensurando isso com os dados obtidos entre os 600 participantes, o Rubro-negro e o Tricolor teriam mais de um milhão de torcedores.

O Leão, na verdade, se aproximaria da metade da população. Enquanto isso, o Alvirrubro manteve um índice próximo ao da amostragem apenas na capital.
Somados, os três tradicionais rivais abocanham 79% do público, segundo o estudo, o que corresponde a três milhões de pessoas. Os demais entrevistados responderam não torcer pelos clubes ou que sequer gostam de futebol.  A pesquisa teve como premissa a preferência por Sport, Santa ou Náutico, o que levou as demais respostas a “nenhum”.

Outro dado interessante é que a soma de torcedores do Náutico e Santa (37%) é inferior a torcida Rubro Negra.

Instituto Exatta / Grande Recife 2014
Período: janeiro de 2014
Público: 600
Margem de erro: não divulgada
População estimada (IBGE/2013): 3.859.339

1º) Sport – 42% (1.620.922)
2º) Santa Cruz – 27% (1.042.021)
3º) Náutico – 10% (385.933)
Sem clube/outros times – 21% (810.461)


Gilberto Gil Está Internado Para Exames de Rotina.


O cantor e compositor baiano Gilberto Gil informou, através de mensagem divulgada por sua equipe no Instagram, que está internado no Hospital Sírio e Libanês, em São Paulo, apenas para exames de rotina. "Queridos fãs e amigos, estamos recebendo inúmeros telefonemas e e-mails para saberem da saúde de Gil. Fiquem tranquilos, ele está no Sírio Libanês, em São Paulo, apenas para exames de rotina anual e está tudo bem. Obrigada a todos pelo carinho", destaca o comunicado.

Gil está no hospital desde a noite da última segunda-feira (3). Mas embora a equipe do artista insista no clima de tranquilidade, de acorco com o site G1, membros da equipe médica que está cuidando do ex-ministro da Cultura disseram à TV Globo que um dos exames identificou alteração cardíaca. Os médicos estão avaliando se o cantor precisará ser submetido a um cateterismo.

Concurso Público da Prefeitura de Saloá é Aprovado.


A Câmara de Vereadores de Saloá aprovou terça-feira (04) o projeto do Executivo que garante a realização de concurso público, para provimento de 824 vagas nas mais diversas funções do governo municipal. A seção que teve início às 15 horas, transcorreu tranquilamente, com pequena discussão em torno das horas de trabalho cada categoria. Porém o vereador Arnaldo Ferreira Lopes (Ferreirinha) argumentou que o Plano de Cargos e Carreiras do Servidor é que rege essa questão. O projeto foi então submetido à votação com as emendas dos vereadores, mas aprovado por maioria absoluta sem alterações.

Para o prefeito Ricardo Alves, a realização de um concurso público representa um grande avanço na administração, pois a regularização do servidor é fator determinante para a estabilidade funcional e a consolidação da Previdência Social Municipal. "Nós precisamos de quatro servidores ativos para pagar um inativo. Quando os servidores são concursados as obrigações sociais vão direto para a previdência municipal e asseguramos futuras aposentadorias, tão merecidas por quem trabalha no serviço público", disse.


Com a aprovação da realização do concurso público, a Câmara Municipal deverá referendar na seção da próxima quinta feira (06/02), devolvendo o projeto para sanção do prefeito, que terá o prazo de até 15 dias para publicação do edital de convocação. A expectativa é de que o concurso seja um dos mais concorridos do Agreste pernambucano.

Fonte: Geraldo Moret

Bloco Policial: 05.02.2014


Área do 9° BPM de Garanhuns – Pernambuco


Município: São João

A Polícia Militar foi acionada por volta das 22 horas de ontem (04) por uma mãe, onde foi relatado que tinha recebido uma mensagem de texto pelo celular que sua filha, de 12 anos, estava perdida em um mata próxima. A polícia militar ao iniciar as buscas juntamente com os familiares da menina, foram informados de que ela tinha sido levada por um homem alto de cor branca que pilotava uma moto de dados não informados. Posteriormente a garota foi localizada em uma plantação de mandioca muito machucada e nervosa ao falar com os policiais disse que tinha sido levada ao Eclipse Motel  onde foi abusada sexualmente e teria sido ameaçada pelo agressor.

Município: Teresinha

A Polícia Militar foi acionada para comparecer ao Sítio Olho D’água de Juruti por volta das 20 horas e 45 minutos, para averiguar um possível homicídio que havia acontecido. Ao chegar ao local já se deparou com José Aparecido Candido Ferreira, de 35 anos, já sem vida e com vários disparos de arma de fogo de calibre ainda não identificado na região da cabeça. Segundo informações de populares, na hora do crime três homens e três mulheres se evadiram do local em um veículo de marca Fiesta de cor prata. A Polícia Civil foi ao local e tomou todas as medidas cabíveis. Diligências foram efetuadas, porém, sem êxito.

Pedro Bastos Homenageia Zé Puluca.



''  No Tempo de Puluca''    
 (Pedro Bastos)

-  Xipê, Caveiras, Piranhas,
Fuscão preto, vencedor
Vumboramar, Adrenalina
onde afoguei minha dor.
Unidos do Vea Cruz
quanta saudade deixou
doces Lembranças Saudosas
do tempo bom que passou.

-  As maratonas de rua
Sábado de Zé Pereira
festas  e bailes no clube
que levantava a poeira
Lembro o maestro puluca
que saudade matadeira
Começar com vassourinhas
a ingrata quarta-feira.

-  Quando era quarta-feira
que vinha rompendo a aurora
já batia uma saudade
de alguêm que vai embora
e a orquestra tocava
'já está chegando a hora'
ó quarta-feira ingrata
cantando de rua a fora.

-  A Praça Pedro segundo
era o cantinho ideal
pra despertar de um mundo
de fantasia  irreal
os casais se abraçavam
na despedida final
e esperar mais um ano
o próximo carnaval.

Bloco de Notícias: Manhã 05.02.2014.

O ARGONAUTA NOTÍCIAS DA MANHÃ.



- O Operador Nacional do Sistema Elétrico marcou para a amanhã uma reunião para discutir o apagão que afetou 11 estados e o Distrito Federal. O Governo insiste que o blecaute que afetou cerca de 6 milhões de pessoas não foi provocado pela sobrecarga no consumo.

- A Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo afirma que o tumulto no Metrô, na noite desta terça-feira, foi orquestrado. A circulação na linha 3-vermelha, a mais movimentada da capital paulista, ficou paralisada por quase cinco horas. Durante esse período, passageiros ficaram revoltados, houve depredação, confronto e pessoas passando mal.

- A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados se reúne na próxima semana para discutir a situação do deputado João Paulo Cunha, do PT. Ele está preso na Penitenciária da Papuda, em Brasília.

- Uma médica cubana deixou o Programa Mais Médicos porque diz ter sido enganada quanto ao salário. Ramona Matos Rodriguez tomou a medida após receber apenas 10% dos 10 mil reais pagos aos outros estrangeiros contratados para trabalhar no Brasil:

- A greve geral de jogadores que atuam na Série A do Campeonato Paulista deve ser confirmada hoje. O presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo, Rinaldo Martorelli, disse que o grupo busca respaldo jurídico antes de iniciar a paralisação.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

PSB e Rede lançam diretrizes de governo, aos gritos de "Eduardo Presidente"




A militância do PSB e da Rede Sustentabilidade receberam o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), no lançamento das diretrizes para o programa de governo da aliança programática sob o hino “Brasil, para frente, Eduardo presidente”. O evento começou mais cedo, por volta das 9h40 (horário local), no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Estão presentes diversas lideranças, como a ex-senadora Marina Silva, o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, além de senadores e governadores de estados.

O encontro desta terça-feira (4) diversos objetivos. Um deles é lançar as bases do futuro programa de governo e agregar, formalmente, o PPS ao projeto nacional do governador pernambucano. Nos bastidores, comenta-se que a ex-senadora Marina Silva poderá ser anunciada como vice de Eduardo Campos na chapa presidencial deste ano. Depois do lançamento deste conteúdo, o PSB vai costurar outras alianças para consolidar a candidatura de Eduardo Campos à Presidência.

Presidente do PPS anuncia apoio ao PSB-Rede.

O deputado federal e presidente do PPS, Roberto Freire, anuncia o apoio de seu partido à coligação formada entre PSB e Rede.

"Vamos participar junto com a Rede e com o PSB para a criação de um programa. É um encontro que visa a pensar mudanças para o Brasil. Estamos aqui como velhos parceiros em busca de uma sociedade socialista, uma sociedade mais justa.

Se não estávamos juntos recentemente não é por falta de história e nem de perspectiva futura. Estamos nos encontrando agora para criar um projeto para o Brasil", disse Freire.

Podemos destacar alguns pontos do discurso de Marina Silva.

Marina Silva inicia seu discurso com agradecimentos.

Entre as pessoas citadas estão Eduardo Campos: "Se Deus quiser será o próximo presidente do pais", disse.
"Cada vez mais a população quer melhorar a qualidade de sua representação. Está surgindo no mundo e no Brasil um novo sujeito político”.
Seria um engano imaginar que a internet influencia todos os campos, menos a política. Esse novo sujeito consegue quebrar as antigas formas de representação e comunicação e abre novos caminhos para reivindicações. Aprofundar a democracia através desses novos meios é um dos nossos objetivos", diz Marina.

Marina dá a entender que será mesmo vice de Campos

"Eduardo tem uma vantagem em relação a mim, pois talvez ele não sofra metade dos preconceitos que eu sofro. Não sou boa para pedir voto para mim mesma, mas sou muito boa para pedir votos para os outros", diz a ex-senadora.

Marina fala sobre algumas diretrizes do programa.

"Nós defendemos uma mudança do modelo de desenvolvimento do país. Reconhecemos que tivemos avanços, mas eles precisam ser aprofundados. Precisamos usar com sabedoria nossos recursos naturais.
Não adianta dizermos que somos gigantes pela própria natureza, se não somos capazes de aumentar nossa produtividade com tecnologia e inovação e não apenas com formas predatórias. O eixo da sustentabilidade faz parte do nosso programa", diz Marina. 


"O que temos aqui ainda é um documento inicial, um ponto de idéias para ser complementado por todos que queiram contribuir. Temos o dever de não nos omitir.

Hoje a política está sendo terceirizada. É preciso debater, discutir. Não se trata mais de fazer um programa para os brasileiros, mas sim um programa com os brasileiros. O que estamos propondo não é apenas uma aliança, é o compartilhamento de um legado", afirma Marina.


No Congresso, provocação e cotovelada virtual em Joaquim Barbosa.

Do Estadão.



O Vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT-PR) sugeriu ontem durante uma troca de mensagens pelo celular enquanto participava da cerimônia de abertura do ano legislativo que gostaria de dar "uma cotovelada" no presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que estava ao seu lado naquele momento.

Na troca de mensagens, o interlocutor do petista pergunta: "Ele puxou conversa com você?". Vargas responde: "Não". A pessoa lhe responde: "E aí? Não vai quebrar o gelo não? Nem um Olá? Pergunta pra ele se vai assinar a prisão do j. paulo?", numa alusão ao deputado condenado no julgamento do mensalão, João Paulo Cunha (PT-SP), que aguarda mandado de prisão. Vargas responde: "Da uma cutovelada (sic)". Procurado mais tarde pelo Estado, o deputado petista afirmou: "Não tenho nada a comentar, mas essa mensagem existe".



Ainda na Mesa Diretora da Câmara, onde se realizava a cerimônia, Vargas fez questão de repetir por várias vezes o gesto feito pelo ex-ministro José Dirceu e pelo ex-deputado Jose Genoino (PT-SP) quando foram presos, em novembro, em decorrência do mensalão: braço erguido com o punho fechado.

Vargas afirma que fez o gesto como forma de mostrar solidariedade a todos eles, uma vez que considera que o julgamento foi de exceção. O deputado petista disse ainda que Barbosa age com "sadismo" e de forma perversa com João Paulo Cunha, cuja ordem de prisão não foi expedida, embora a execução de pena já tenha sido determinada. "Parece que ele (Barbosa) está se comportando de forma sádica. Num dia, deu uma sentença negativa aos recursos do João Paulo. Esperava-se que ele já decretasse a prisão. O João Paulo veio para se entregar eventualmente, já que não teria outra alternativa. E ele não deu. Saiu de férias. E lá, das férias, criticou os ministros que não o fizeram. Em minha opinião, ele age de forma perversa ao se comportar desta forma. Deixou o João Paulo durante todo o recesso esperando o pior. É lamentável que aconteça (a prisão), mas é inevitável", disse.

Vargas não quis dizer se João Paulo deveria ou não ser cassado - três deputados condenados no mensalão renunciaram antes de ir para a prisão. "É uma decisão que vai ser da coletividade, do plenário. E com o voto aberto todo mundo vai saber o que cada um acha na hora de votar."


Dentro do PT, Vargas é um dos principais defensores dos condenados no mensalão. Ele integra a mesma corrente interna dos condenados: a Construindo Um Novo Brasil (CNB), a mesma também do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Uso das térmicas não afetará preço de energia




O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta segunda-feira que não haverá impacto imediato do uso das térmicas nos preço da energia aos consumidores. Se houver algum impacto, ressaltou o ministro, será mínimo.
"O fato é que a repercussão não será imediata. E, se houver, será mínima", disse Lobão, após a cerimônia de posse dos novos ministros do governo Dilma Rousseff.


O ministro disse que o governo está acompanhando de perto a situação dos reservatórios e ressaltou que a situação é melhor que a do ano passado. "Estamos com mais de 40% nos principais reservatórios", afirmou. "Não enxergamos nenhum risco de desabastecimento de energia", acrescentou. O ministro explicou que o governo teve que despachar térmicas para garantir a segurança do abastecimento.

Com o aumento no consumo de energia, houve um aumento também no despacho das térmicas. Mas essa situação pressiona o caixa das distribuidoras, que precisam comprar energia mais cara para atender o mercado consumidor. O ministro disse que o governo está estudando a forma de resolver esse problema. "Encontraremos a melhor solução possível para preservar a situação do consumidor".