sábado, 16 de março de 2013

Jorginho poderá ser o novo técnico do Flamengo.


O ex-jogador e atualmente técnico Jorginho, é o nome preferido da nova direção do Flamengo para assumir o time, após a saída de Dorival Júnior. Jorginho tem o perfil do time rubro-negro, devido a sua identificação com o clube, onde jogou 246 partidas, entre os anos de 1984 a 1989. Também foi campeão mundial com a seleção brasileiro em 1994. Na última copa do mundo era o auxiliar de Dunga. Como técnico seu último trabalho no Brasil, foi no Figueirense em 2011, desde então estava no Japão, onde dirigiu o Kashima Antlers, até o final de 2012.
 

O que é preciso para ser feliz?


Um velho ermitão foi certa vez convidado para ir até a corte do rei mais poderoso daquela época.
Eu invejo um homem santo que se contenta com tão pouco, disse o rei.
Eu invejo Vossa Majestade, que se contenta com menos que eu, respondeu o ermitão.
Como você me diz isto, se todo este país me pertence?  disse o rei, ofendido.
Justamente, falou o velho ermitão. Eu tenho a música das esferas celestes, tenho os rios e as montanhas do mundo inteiro, tenho a lua e o sol, porque tenho Deus na minha alma. Vossa Majestade, porém tem apenas este reino.

Por: Paulo Coelho.

Caminhão derruba Cruzeiro na Serra de Santa Terezinha.



Cruzeiro derrubado
Como noticiamos na postagem anterior, estivemos a averiguar os fatos ocorridos, noticiamos abaixo:

Por volta das 03:00 da madrugada de hoje(16.03), o motorista Josenildo da Silva, residente na rua Gervásio Pirez, n° 52, estava dirigindo um caminhão Mercedez (foto), na cor vermelha, com a placa: CPR-8715-Guarulhos(SP).
 Quando estava manobrado o caminhão em uma rua em virtude de ser estrita não deu para seguir em frente, na tentativa de voltar de ré, bateu de leve em uma residência, não causando maiores danos, após sair da rua bateu com grande impacto em um cruzeiro derrubando e arrastando, em seguida colidiu em outro veículo. Estive conversando com os alguns moradores que presenciaram o ocorrido, relataram que praticamente ninguém conseguiu dormir, inclusive crianças. Na tentativa de convencer o motorista que não tinha como seguir adiante na rua, foram ameaçados pelo mesmo, ficando bastante assustados. Chamaram a polícia militar, a guarnição ao chegar ao local, notando que o motorista estava com sinais de embriaguez, conduziram o caminhão a companhia e o motorista para regional Garanhuns. Onde foi realizado o desde com bafômetro, sendo registrado 0,57 de álcool por ml/litro de sangue, confirmando seu estado de embriaguez. Foi autuado por embriaguez ao volante. Sendo estipulada a fiança no valor de dois salários mínimos pela delegada de plantão. Josenildo encontra-se detido na cadeia local.

Caminhão bate em Cruzeiro e casa, na Serra de Santa Terezinha.

Acabamos de receber uma informação em nossa redação de que um motorista,  com sinais de embriaguez, por volta das 03:00 horas da madrugada de hoje, dirigindo um caminhão na cor vermelha bateu em um cruzeiro e uma casa localizados na Serra de Santa Terezinha na cidade de Bom Conselho.
A PM local foi acionada e conduziram o motorista e o veículo para delegacia local.
Estamos apurando os fatos;

Logo mais maiores informações.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Policia Militar apreende moto com chassi e placa adulterados.



 O efetivo da PM de Bom Conselho, realizando rondas e abordagens rotineiras, apreenderam hoje(15.03) em frente a escola de referência Frei Caetano de Messina, uma moto Honda/CG 150 Titan KS, cor: azul, ano: 2006, placa DOX-5408, cidade de emplacamento: São Vicente(SP).
 Em virtude da placa e chassi da mesma estarem adulterados. Quem estava conduzindo a moto era Joseildo Mota de Brito, não portava  documentação obrigatória do veículo e habilitação. Sendo então conduzido para delegacia local.


Sacramento da Confissão (Penitência).

Padre Roberto Júnior

1. O que é o sacramento da Penitência?

O sacramento da Penitência, ou Reconciliação, ou Confissão, é o sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo para apagar os pecados cometidos depois do Batismo. É, por conseguinte, o sacramento de nossa cura espiritual, chamado também sacramento da conversão, porque realiza sacramentalmente nosso retorno aos braços do pai depois de que nos afastamos com o pecado.

2. É possível obter o perdão dos pecados mortais sem a confissão?

Depois do Batismo não é possível obter o perdão dos pecados mortais sem a Confissão, embora seja possível antecipar o perdão com a contrição perfeita acompanhada do propósito de confessar-se.

3. E se depois de feita a constrição a pessoa não se confessa?

Quem se comporta desta maneira comete uma falta grave. Pois todos os pecados mortais cometidos depois do batismo devem ser acusados na Confissão.

4. O que se requer para fazer uma boa confissão?

Para fazer uma boa confissão é necessário: fazer um cuidadoso exame de consciência, arrepender-se dos pecados cometidos e o firme propósito de não cometê-los mais (contrição), dizer os outros pecados ao sacerdote (confissão), e cumprir a penitência (satisfação).

5. O que é o exame de consciência?

O exame de consciência é a diligente busca dos pecados cometidos depois da última Confissão bem feita.

6. No exame de consciência é necessário ter exato o número dos pecados?

Dos pecados graves ou mortais é preciso acusar também o número, porque cada pecado mortal deve ser dito na confissão.

7. O que é a dor dos pecados?

A dor dos pecados é o sincero pesar e a repulsa dos pecados cometidos.

8. De quantos tipos é a dor?

A dor é de dois tipos: dor perfeita (ou contrição) e dor imperfeita (ou atrição).

9. Quando se tem dor perfeita ou contrição?

Tem-se a dor perfeita ou contrição quando se arrepende dos próprios pecados porque se ofendeu a Deus, imensamente bom e digno de ser amado: quando a dor nasce do amor desinteressado a Deus, quer dizer, da caridade.

10. Quando se tem a dor imperfeita ou atrição?

Tem-se a dor imperfeita ou atrição quando o arrependimento, assim que inspirado pela fé, tem motivações menos nobres: por exemplo, quando nasce da consideração da desordem causada pelo pecado, ou pelo temor da condenação eterna (Inferno) e das penas que o pecador pode receber.

11. Pela dor dos pecados obtém-se imediatamente o perdão?

A dor perfeita unida ao propósito de confessar-se obtém imediatamente o perdão; a dor imperfeita só se obtém, pelo contrário, na confissão sacramental.

12. É necessário arrepender-se de todos os pecados cometidos?

Para a validez da confissão é suficiente arrepender-se de todos os pecados mortais, mas para o progresso espiritual é necessário arrepender-se também dos pecados veniais.

13. Um verdadeiro arrependimento requer também o propósito de abandonar o pecado?

O arrependimento certamente olha para o passado, mas implica necessariamente um empenho para o futuro com a firme vontade de não cometer jamais o pecado.

14. Pode-se ter um verdadeiro arrependimento se a gente prevê que antes ou depois tornará a cair em pecado?

A previsão do pecado futuro não impede que se tenha o propósito sincero de não cometê-lo mais, porque o propósito depende só do conhecimento que nós temos de nossa fraqueza.

15. O que é a confissão?

A confissão é a manifestação humilde e sincera dos próprios pecados al sacerdote confessor.

16. Quais pecados são obrigatórios confessar?

Estamos obrigados a confessar todos e cada um dos pecados graves, ou mortais, cometidos depois da última confissão bem feita.

17. Quais são os pecados mortais mais freqüentes?

As faltas objetivamente mortais mais freqüentes são (seguindo a ordem dos mandamentos): praticar de qualquer modo a magia; blasfemar; perder a Missa dominical ou as festas de preceitos sem um motivo sério; tratar mau aos próprios pais ou superiores; matar ou ferir gravemente a uma pessoa inocente; procurar diretamente o aborto; procurar o prazer sexual e solitário ou com outras pessoas que não sejam o próprio cônjuge; para os cônjuges, impedir a concepção no ato conjugal; roubar alguma soma relevante, inclusive desviando ou subtraindo no trabalho; murmurar gravemente sobre o próximo ou caluniá-lo; cultivar voluntariamente pensamentos ou desejos impuros; faltar gravemente com o próprio dever; aproximar-se da Sagrada Comunhão em estado de pecado mortal; omitir voluntariamente um pecado grave na confissão.

18. Se a pessoa esquece um pecado mortal, obtém igualmente o perdão na confissão?

Se a pessoa esquecer um pecado mortal, pode obter igualmente o perdão, mas na confissão seguinte deve confessar o pecado esquecido.

19. Se a pessoa omitir voluntariamente um pecado mortal obtém o perdão dos outros pecados?

Se uma pessoa, por vergonha ou por outros motivos, omite um pecado mortal, não só não obtém nenhum perdão, mas também comete um novo pecado de sacrilégio, o de profanação de uma coisa sagrada.

20. Há obrigação de confessar os pecados veniais?

A confissão dos pecados veniais não é necessária, mas é muito útil para o progresso da vida cristã.

21. O confessor deve dar sempre a absolvição?

O confessor deve dar sempre a absolvição se o penitente estiver bem disposto, quer dizer, se estiver sinceramente arrependido de todos seus pecados mortais. Se pelo contrário, o penitente não está bem disposto, não tendo a dor ou o propósito de emenda, então o confessor não pode e não deve dar a absolvição.

22. O que deve fazer o penitente depois da absolvição?

O penitente depois da absolvição deve cumprir a penitência que lhe foi imposta e reparar os danos que seus pecados eventualmente tiverem causado ao próximo (por exemplo, deve restituir o roubado).

23. Quais são os efeitos do sacramento da Penitência?

São a reconciliação com Deus e com a Igreja, a recuperação da graça santificante, o aumento das forças espirituais para caminhar para a perfeição, a paz e a serenidade da consciência com uma viva consolação do espírito.

24. Como se pode superar a dificuldade que se sente para confessar-se?

Que tem dificuldades para confessar-se deve considerar que o sacramento da Penitência é um dom maravilhosos que o Senhor nos deu. No "tribunal" da Penitência o culpado jamais é condenado, mas sempre absolvido. Pois quem se confessa não se encontra com um simples homem, mas com Jesus, o qual, presente em seu ministro, como fez um tempo com o leproso do Evangelho (Mc 1, 40ss.) também hoje nos toca ou nos cura; e, como fez com a menina que jazia morta nos toma pela mão repetindo aquelas palavras: "Talita kumi, menina, eu te digo, levante-te!" (Mc 5, 41).

25. A confissão nos ajuda também no caminho da virtude?

A confissão é um meio extraordinariamente eficaz para progredir no caminho da perfeição. Com efeito, além de nos dar a graça "medicinal" própria do sacramento, faz-nos exercitar as virtudes fundamentais de nossa vida cristã. A humildade acima de tudo, que é a base de todo o edifício espiritual, depois a fé em Jesus Salvador e em seus méritos infinitos, a esperança do perdão e da vida eterna, o amor para Deus e para o próximo, a abertura de nosso coração à reconciliação com quem nos ofendeu. Enfim, a sinceridade, a separação do pecado e o desejo sincero de progredir espiritualmente.

Por: Padre Roberto Júnior.

Le Petit - Crepe Suzette





O crepe foi criado por engano por um assistente de garçom de quatorze anos chamado Henri Carpentier em 1895 no Maitre Café de Paris em Monte Carlo. Henri estava preparando uma sobremesa para o Príncipe de Gales, o futuro Rei Edward VII  da Inglaterra.
A origem dos crepes remonta aos tempos romanos antigos. Na França medieval eles eram associados à Festa do Fogo (Candlemas) e a Shrove Tuesday e representavam boa sorte e vida familiar.
A palavra crepe origina-se do latin "crispus", que significa crespo ou ondulado. Os crepes são tradicionalmente servidos para celebrar renovação, vida familiar, boa sorte e felicidade no futuro. Na França ocidental, os crepes são preparados ao longo do ano e são servidos com manteiga. Na culinária tradicional, os crepes são servidos como hors-d'oeuvre (entrada) quentes, são recheados com diversos recheios e são também servidos como sobremesa.
Poulet de Bresse.
No Le Petit bistrô.buffet você irá encontrar o Crepe Poulet, que em francês significa frango. Este crepe teve este nome porque os franceses são deslumbrados pelo Poulet de Bresse, que é um tipo de galinha grande encontrada especificamente na região da Borgonha. Existe até um selo de qualidade reguladora.


O crepe Poulet consiste em uma massa leve de crepe levemente crocante nas bordas e recheado com Frango, cream cheese,  cubos de bacon, acelga chiffonade  ao azeite de ervas.



O Preço?
Apenas R$ 7,50.


Mensagem do Papa Francisco ao povo Argentino.


O papa Francisco pediu hoje aos argentinos que, em vez de ir a Roma para o início de seu pontificado, na próxima terça-feira 19 de março, doem o dinheiro dessas despesas a algum gesto de caridade com os mais necessitados.

"Excelência: Tenho a honra e o prazer de dirigir-me ao senhor para informar-lhe que o santo padre Francisco me pediu para transmitir a todos os bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e a todo o povo de Deus, o tranquilo agradecimento pelas suas orações e as expressões de carinho, afeto e de caridade que recebeu”, expressou uma mensagem do núncio apostólico, monsenhor Emil Paul Tscherrig, enviado às dioceses argentinas.

"Ao mesmo tempo gostaria de que em vez de ir a Roma para o seu pontificado no próximo 19 de março, continuem com essa proximidade espiritual tão apreciada, acompanhando com algum gesto de caridade para com os necessitados", destacou.

"Aproveito esta alegre ocasião para confirmar-lhes meu sentimento de respeitosa atenção”, acrescentou.

O núncio enviou o texto desta notificação a todas as dioceses do país.

Como se sabe, por ser Argentina o país mais austral do mundo, e ser o mais distante da Europa, os gastos da viagem é maior. Daí a preocupação do Papa Francisco.

Enquanto isso, na Arquidiocese de Buenos Aires confirmaram à agência de notícias AICA que o vigário geral de Buenos Aires, pelo governo pastoral da Arquidiocese, monsenhor Joaquín Sucunza, manteve hoje uma comunicação telefônica com o Papa Francisco.

Técnico Leão, aconselha renúncia e aposentadoria de Juvenal Juvêncio.

Em entrevista concedida a ESPN Brasil, o técnico de futebol, Emerson Leão, alfinetou o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, aconselhando, "Juvenal, faça como o Papa, renuncie pela idade", falou Leão. 
Desde a sua última passagem como técnico pelo São Paulo, que Leão e Juvenal vem trocando farpas pela imprensa.

Lançamento Samsung Galaxy S4 - Tela, Conectividade, configurações, câmera, preço..



www.oargonautabc.blogspot.com

A samsung lançou nos Estados Unidos (USA), o Galaxy S4, para muitos usuários o melhor smartphone do ano. Os recursos apresentados e sua configuração foram além do esperado. Abaixo descrevemos alguns desses recursos, configurações e preço do aparelho no Brasil onde será comercializado a partir do dia 26 de abril.
Tela: 5 polegadas, Full HD super amoled, com resolução de 441p.
Conectividade: 4G, Wi-Fi e Bluetooth 2.0.
Configurações: Processador Exynos 5 Octa com oito núcleos, 2GB de Ram-LPDDR3, sendo comercializado nas versões de 16GB até 64GB.
Câmera: 13 megapixels traseira e 2MP frontal. Funções: Dual Camera, Drama Shot, Story Album e Eraser.
Bateria: Duração de 2.600 mAh.
Samsung Smart Scroll: Quando ativado permite rolagem da tela com o movimento dos olhos. 
Air Gesture: Acesso a funções do celular somente com gestos.
S Voice Drive: Acesso ao celular através de comando de voz enquanto dirige, juntamente com a função Bluetooth, o smartphone entra no “modo dirigindo”, onde passará a digitar mensagens de texto com comando de voz.
Preço: Preço inicial de R$ 2.399,00 mod. 3G e R$ 2.499,00 com 4G.





quinta-feira, 14 de março de 2013

Jesuítas - Quando surgiu. O que é Jesuíta?



A Companhia de Jesus (em latim:Societas Iesu, S. J.), cujos membros são conhecidos como jesuítas, é uma congregação religiosa fundada em 1534 por um grupo de estudantes da Universidade de Paris, liderados pelo basco Íñigo López de Loyola, conhecido posteriormente como Inácio de Loyola. A Congregação foi reconhecida por bula papal em 1540. É hoje conhecida principalmente por seu trabalho missionário e educacional. No dia 13 de Março de 2013, o Cardeal Argentino Jorge Mario Bergoglio, foi elevado em conclave no Vaticano, a Eminentíssimo, Arc-revendíssimo, Santo Padre da Igreja Católica Romana, Papa Francisco, o primeiro Jesuíta a ser celebrado Papa.
Acima das inevitáveis ambiguidades, as missões dos jesuítas impressionam pelo espírito de inculturação (adaptação à cultura do povo a quem se dirigem). As Reduções do Paraguai e a adoção dos ritos malabares e chineses são os exemplos mais significativos.
A atividade educativa tornou-se logo a principal tarefa dos jesuítas. A gratuidade do ensino da antiga Companhia favoreceu a expansão dos seus Colégios. Em 1556, à morte de Santo Inácio, eram já 46. No final do século XVI, o número de colégios elevou-se a 372. A experiência pedagógica dos jesuítas sintetizou-se num conjunto de normas e estratégias, chamado a "Ratio Studiorum" (Ordem dos Estudos), que visa à formação integral do homem cristão, de acordo com a fé e a cultura daquele tempo.
Os primeiros jesuítas participaram activamente da Reforma Católica e do esforço de renovação teológica da Igreja Católica. No Concílio de Trento, destacaram-se dois companheiros de Santo Inácio (Laínez e Salmerón). Desejando levar a fé a todos os campos do saber, os jesuítas dedicaram-se às mais diversas ciências e artes: Matemática, Física, Astronomia. Entre os nomes de crateras da Lua há mais de 30 nomes de jesuítas. No campo doDireito, Suarez e seus discípulos desenvolveram a doutrina da origem popular do poder. Na Arquitetura, destacaram-se muitos irmãos jesuítas, combinando o estilo barroco da época com um estilo mais funcional.

Frei Cetano de Messina, será o nome da rodovia PE-218.



Projeto de lei n° 1325/2013, apresentado em 04 de março de 2013, denomina “Rodovia Frei Caetano de Messina” a Pe 218 que liga a BR 424 ao estado de Alagoas, passando pelas cidades de Brejão, Terezinha e Bom Conselho. O pedido foi realizado pelo ex-vereador Carlos Alberto (PRTB) de Bom Conselho, junto ao Deputado Federal Eduardo Porto(PSDB).
Justificativa do projeto de Lei apresentado:

A Itália tem forma de uma bota de cano alto pendurado na França, Suíça e Áustria, balançando entre três marés: Adriático, Jônico e Terreno. Dentro dessas linhas que formam este desenho nasceram famosas cidades como Veneza, Verona, Nápoles, Pádua, Milão e a pequena Assis tornada grande por ser berço do 
Seráfico São Francisco, pai de milhares de filhos menores que se espalharam pelo mundo inteiro como sementes benfazejas da árvore franciscana. (Melo, 2003), Castanea é uma das cidades que está nos arredores de Messina foi lá que nasceu em Santi, que mas tarde ao tornar-se seguidor de Francisco recebe o nome de Caetano e Messina em homenagem a sua cidade.Caetano tornou-se um grande missionário na Itália, veio para o Brasil e missionou em vários estados, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, mas principalmente no Nordeste sua ação missionária era muito abrangente: construía cemitérios, reconstruía Igrejas, construía chafarizes para que o povo tivesse água potável ainda hoje, em Triunfo – PE, existe este marco deixado por ele. Construía hospitais, escolas, internatos para resguardar as meninas da prostituição por causa das guerras, e que para que elas fossem educadas, ele acreditava na educação como meio eficaz para transformar o mundo. Para tanto, ele fundou a Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho em PE, onde até hoje o colégio existe e através dele outros foram fundados em outros estados. Foi um missionário incansável e um grande proclamador e artífice da paz. Fez em suas andanças missionárias, muitos revoltosos voltarem a paz, reconciliou famílias, convidava o povo à partilha dos bens. Foi um grande pacificador nas guerras em Pernambuco e recebeu muitos títulos pelo bem que fez a Pátria. Podemos citar: O Anjo do Brasil ,Missionário Gigante, Missionário Incansável . Com estas e outras expressões o povo manifesta o carinho, que assumindo a realidade sofrida de sua gente, respondeu aos anseios mais profundos do coração humano, faminto de paz, de justiça e de amor. As pegadas na areia deixadas por Frei Caetano de Messina não se apagaram com as intempéries do tempo nem com as vicissitudes da vida. Por que, além do dom de anunciar o Evangelho a todos os povos ,conforme a mandato de Senhor, foi-lhe concedido o carisma de perpetuar suas intenções evangélicas até o presente e o futuro através da fundação de uma família religiosa a Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho. O Frei Caetano em suas missões conduziu o povo à compreensão da própria realidade, os revoltosos à reconciliação e, finalmente , depondo as armas ,todos de mãos dadas, construírem um majestoso Colégio ,berço e embrião da Congregação, nascida sob os auspícios da Virgem Mãe do Bom Conselho, num recanto aprazível do interior de Pernambuco – Papacaça ,hoje cidade do Bom Conselho.

É célebre a frase do capuchinho Frei Caetano de Messina: “Educando-se uma menina, educa-se uma mãe; educando-se uma mãe, transforma-se uma sociedade”.


Está de parabéns, “Carlos Alberto”, por essa iniciativa em deixar gravado para a eternidade o nome deste benfeitor e principal fundador do nosso município “Frei Caetano de Messina”.

Valfrido Curvelo é Nomeado Governador Assistente do Rotary Clube, Distrito 4.500.

Valfrido Tomás Curvelo, coordenador da Adagro Bom Conselho, foi nomeado para o cargo de Governador Assistente do Rotary, Distrito 4.500. Abrangendo os clubes de Rotary: Garanhuns, Sete Colinas(Garanhuns), Lajedo, Águas Belas e Bom Conselho. O companheiro Valfrido Curvelo é um dos fundadores do Rotary Clube Bom Conselho, que completará sete anos de existência neste mês de março.
Parabéns ao nobre companheiro Valfrido Curvelo, motivo de orgulho para Bom Conselho e o Rotary Clube de nossa cidade.

SAUDAÇÃO OFICIAL DA CNBB AO NOVO PAPA FRANCISCO.


SAUDAÇÃO DA CNBB AO NOVO PAPA
“Bendito o que vem em nome do Senhor!”(Sl 118,26)

Tomada pela alegria e espírito de comunhão com a Igreja presente em todo o mundo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB eleva a Deus sua prece de louvor e gratidão pela eleição do novo Sucessor de Pedro, Sua Santidade Francisco.
O tempo e as circunstâncias que antecederam a eleição de Francisco ajudaram a Igreja a viver intensamente a espiritualidade quaresmal, rumo à vitória de Cristo celebrada na Páscoa que se aproxima. O momento é de agradecer a bondade de Deus pela bênção de um novo Papa que vem para guiar os fieis católicos na santidade, ensiná-los no amor e servi-los na humildade.
A eleição de Francisco revigora a Igreja na sua missão de “fazer discípulos entre todas as nações”, conforme o mandato de Jesus (cf. Mt 28,16). Ao dizer “Sim” a este sublime e exigente serviço, Sua Santidade se coloca como Pedro diante de Cristo, confirmando-Lhe seu amor incondicional para, em resposta, ouvir: “Cuida das minhas ovelhas” (cf. Jo 21,17).
Nascido no Continente da Esperança, Sua Santidade traz para o Ministério Petrino a experiência evangelizadora da Igreja latino-americana e caribenha.
A expectativa com que o mundo acompanhou a escolha do Sucessor de Pedro revela o quanto a Igreja pode colaborar com as Nações na construção da paz, da justiça, da igualdade e da solidariedade.
Ao novo Papa não faltará a assistência e a força do Espírito Santo para cumprir esta missão e aprofundar na Igreja o dom do diálogo, em uma sociedade marcada pela pluralidade e pela diversidade, e o compromisso com a vida de todos, a partir dos mais pobres, como nos ensina Jesus Cristo.

           Ao saudá-lo no amor de Cristo que nos une e na missão da Igreja que nos 

irmana, asseguramos-lhe a obediência, o respeito e as orações das comunidades


 da Igreja no Brasil, para que seja frutuoso o seu Ministério Petrino.

Com toda Igreja, confiamos sua vida e seu pontificado à proteção da Virgem Maria, mãe de Deus e mãe da Igreja.
Bem-vindo Francisco! A Igreja no Brasil o abraça com amor!


Dom Belisário José da Silva                         Dom Leonardo Ulrich Steiner
Arcebispo de São Luis                                  Bispo Auxiliar de Brasília
Vice Presidente da CNBB                            Secretário Geral da CNBB

Biografia do Novo Papa Francisco.




Biografia disponibilizada pela CNBB/Radio Vaticano.

O novo pontífice é o Cardeal Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco, que nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 17 de dezembro de 1936. É Ordinário para os fiéis de rito oriental residentes na Argentina e sem Ordinário do rito próprio.
O Papa jesuíta se formou como técnico químico, mas depois escolheu o caminho do sacerdócio e entrou para o seminário de Villa Devoto. Em 11 de março de 1958, passou para o noviciado da Companhia de Jesus. Completou os estudos humanistas no Chile e em 1963, voltou para Buenos Aires e se formou em filosofia na Faculdade de Filosofia do Colégio máximo San José, de São Miguel.
De 1964 a 1965, ensinou literatura e psicologia no Colégio da Imaculada de Santa Fé e, em 1966, ensinou essas mesmas matérias no Colégio do Salvador, em Buenos Aires.
De 1967 a 1970 estudou teologia na Faculdade de Teologia do Colégio máximo San José, de São Miguel, onde se formou.
Em 13 de dezembro de 1969 foi ordenado sacerdote.
Em 1970-1971, completou a terceira aprovação em Alcalá de Henares (Espanha), e em 22 de abril de 1973 fez a profissão perpétua.
Foi mestre de noviços em Villa Barilari, San Miguel (1972-1973), professor na Faculdade de Teologia, Consultor da Província e Reitor do Colégio máximo. Em 31 de julho de 1973, foi eleito provincial da Argentina, cargo que desempenhou por seis anos.
De 1980 a 1986, foi reitor do Colégio máximo e das Faculdades de Filosofia e Teologia dessa mesma Casa e pároco da Paróquia de São José, na Diocese de San Miguel.
Em março de 1986, viajou para a Alemanha para completar sua tese de doutorado. Foi enviado pelos seus superiores ao Colégio do Salvador e passou para a igreja da Companhia na cidade de Córdoba, como diretor espiritual e confessor.
Em 20 de maio de 1992, João Paulo II o nomeou Bispo titular de Auca e Auxiliar de Buenos Aires. Em 27 de junho do mesmo ano, recebeu na catedral de Buenos Aires a ordenação episcopal das mãos do Cardeal Antonio Quarracino, do Núncio Apostólico Dom Ubaldo Calabresi e do Bispo de Mercedes-Luján, Dom Emilio Ogñénovich.
Em 3 de junho de 1997 foi nomeado Arcebispo Coadjutor de Buenos Aires e em 28 de fevereiro de 1998 Arcebispo de Buenos Aires por sucessão à morte do Card. Quarracino.
É autor dos livros: «Meditaciones para religiosos» del 1982, «Reflexiones sobre la vida apostólica» del 1986 e «Reflexiones de esperanza» del 1992.
É Ordinário para os fiéis de rito oriental residentes na Argentina que não podem contar com um Ordinário de seu rito. Grão-Chanceler da Universidade Católica Argentina.
Relator-Geral adjunto da 10ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos (outubro de 2001).
De novembro de 2005 a novembro de 2011 foi Presidente da Conferência Episcopal Argentina.
Foi criado Cardeal pelo Beato João Paulo II no Consistório de 21 de fevereiro de 2001, titular da Igreja de São Roberto Bellarmino.
É Membro:
das Congregações: para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos; para o Clero; para os Institutos de vida consagrada e as Sociedades de vida apostólica; 
do Pontifício Conselho para a Família: 
da Pontifícia Comissão para a América Latina.



Benção do Papa Francisco.




Bênção Apostólica "Urbi et Orbi":
Irmãos e irmãs, boa-noite!
Vós sabeis que o dever do Conclave era dar um Bispo a Roma. Parece que os meus irmãos Cardeais tenham ido buscá-lo quase ao fim do mundo… Eis-me aqui! Agradeço-vos o acolhimento: a comunidade diocesana de Roma tem o seu Bispo. Obrigado! E, antes de mais nada, quero fazer uma oração pelo nosso Bispo emérito Bento XVI. Rezemos todos juntos por ele, para que o Senhor o abençoe e Nossa Senhora o guarde.
[Recitação do Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai]
E agora iniciamos este caminho, Bispo e povo... este caminho da Igreja de Roma, que é aquela que preside a todas as Igrejas na caridade. Um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós. Rezemos sempre uns pelos outros. Rezemos por todo o mundo, para que haja uma grande fraternidade. Espero que este caminho de Igreja, que hoje começamos e no qual me ajudará o meu Cardeal Vigário, aqui presente, seja frutuoso para a evangelização desta cidade tão bela!
E agora quero dar a Bênção, mas antes… antes, peço-vos um favor: antes de o Bispo abençoar o povo, peço-vos que rezeis ao Senhor para que me abençoe a mim; é a oração do povo, pedindo a Bênção para o seu Bispo. Façamos em silêncio esta oração vossa por mim.
[…]
Agora dar-vos-ei a Bênção, a vós e a todo o mundo, a todos os homens e mulheres de boa vontade.
[Bênção]
Irmãos e irmãs, tenho de vos deixar. Muito obrigado pelo acolhimento! Rezai por mim e até breve! Ver-nos-emos em breve: amanhã quero ir rezar aos pés de Nossa Senhora, para que guarde Roma inteira. Boa noite e bom descanso!


Fonte: Vaticano.(Vatican.va)

quarta-feira, 13 de março de 2013

"Habemus Papam" - Jorge Mario Bergoglio "Papa Francisco".


O novo papa da Igreja Católica é o argentino Jorge Mario Bergoglio, 76 anos. Francisco, como ele escolheu ser chamado, apareceu no balcão central da Basílica de São Pedro às 20h14 (16h14 de Brasília) e, falando em italiano, se dirigiu aos fiéis reunidos na Praça São Pedro. Vestido inteiramente de branco, ele apareceu cerca de 1h20 depois da fumaça branca que anunciou sua escolha. 
"Irmãs e irmãos, boa noite", foram as primeiras palavras de Bergoglio como papa. "Parece que os cardeais foram buscar o novo pontífice no fim do mundo", disse na sequência, em referência a seu país. 
O anúncio do nome do novo papa foi feito pelo cardeal protodiácono francês Jean-Louis Tauran às 20h14 (16h14). Do balcão da basílica, ele proferiu a tradicional frase Habemus Papam, anunciando na sequência o novo líder da Igreja Católica.
Francisco, alcunha que homenageia São Francisco de Assis e nunca tinha sido usada, é o primeiro papa sul-americano. Após suas primeiras palavras, ele  pediu uma oração em nome do Papa Emérito Bento XVI e conduziu o "Pai Nosso", reproduzido em coro pela multidão de fiéis. Em seguida, proferiu a bênção Urbi et Orbi (da cidade para o mundo), encerrando, assim, o protocolo oficial do Conclave papal. 
Jorge Bergoglio, 76 anos, tem origem jesuíta e ficou conhecido por haver sido responsável na América Latina pela redação do documento sobre o segredo de Aparecida. Figura controvertida no cenário argentino, ele se destaca por sua forte personalidade e pelo afrontamento declarado à atual força política do país, o Kirchnerismo.
Bergoglio foi nomeado cardeal em 2001 por João Paulo II e atualmente era o arcebispo da capital argentina. O novo papa não estava entre os principais cotados por especialistas, nem por casas de apostas. 
Após quatro votações inconclusivas em pouco menos de 24 horas, a fumaça branca apareceu às 19h05 (15h05, de Brasília) desta quarta-feira ao fim do quinto escrutínio, para a alegria e emoção da multidão reunida. 
Entre a fumaça e o anúncio do nome do eleito, o público celebrou e entoou coros de "viva, o Papa". A multidão também reagiu intensamente quando uma banda executou o hino italiano dentro das dependências da praça. 

Fonte: portal terra.http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/renuncia-do-papa/novo-papa-da-igreja-catolica-e-cardeal-argentino,f60ec547f056d310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

Primeira aparição, oração e palavras do "Papa Francisco"


O Papa Francisco aparece na janela e é aclamado pelos fiéis.
Transcrevemos abaixo as primeiras palavras do Pontífice:

“Antes de mais nada, gostaria de fazer uma oração para o nosso bispo emérito Bento XV.
Agora, vamos iniciar esse caminho juntos, esse caminho da Igreja de Roma. Um caminho de fraternidade, de amor e confiança mútua entre nós.
Vamos rezar para o mundo todo para que haja uma grande fraternidade. Desejo que esse caminho que hoje iniciamos seja profícuo na evangelização.
Peço que vocês rezem para o Senhor para que ele me abençoe. Vamos fazer silêncio para fazer essa oração”

O Papa Francisco, recebe estola papal e é aplaudido pelos fiéis.


"Agora eu darei minha benção a vocês e a todos os homens e mulheres de boa vontade"



Em latim, o Papa Francisco, dá sua primeira bênção "Urbi et Orbi" (à cidade de Roma e ao mundo). Sendo aplaudido pela multidão que lota a praça São Pedro, logo em seguida é tocado o hino pontifício.
Continua a falar o Papa Francisco:
“Irmãos e irmãs, muito obrigado por essa acolhida. Rezem por mim. Até breve, nos veremos em breve. Amanhã quero rezar para Nossa Senhora para que ela proteja Roma. Boa noite".

Fonte: G1

Assista ao vídeo abaixo:



Quem é Jorge Mario Bergoglio? O Papa Francisco ?.



O “Papa Francisco”, Jorge Mario Bergoglio, nasceu em Buenos Aires, no dia 17 de dezembro de 1936, era o arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires, desde 28 de fevereiro de1998.
Recebeu a ordenação presbiteral no dia 13 de dezembro de 1969, pelas mãos de Dom Ramón José Castellano. Foi ordenado bispo no dia 27 de junho de1992, pelas mãos de Antonio Quarracino, Dom Mario José Serra e Dom Eduardo Vicente Mirás.
Foi criado cardeal no consistório de 21 de fevereirode 2001, presidido por João Paulo II, recebendo o título de cardeal-presbítero de São Roberto Bellarmino.
É o primeiro Papa da história a usar o nome de "FRANCISCO"
Foi escolhido Papa no dia 13 de março de 2013.

O Novo Papa é o cardeal Argentino Jorge Mario Berdoglio, a partir de agora chamado de "PAPA FRANCISCO"



Cardeal Jean-Louis Tauran
Depois de cinco votações, os cardeais reunido na capela Sistina escolheram o cardeal argentino Jorge Mario Berdoglio, o novo Pontífice escolheu o nome de Francisco, o qual será chamada de agora em diante.

O cardeal francês Jean-Louis Tauran, Acabou de anunciar,
“Annuntio vobis gaudium magnum! Habemus Papam!” (Anuncio-vos com a maior alegria! Temos Papa!), da varanda da Basílica de São Pedro.