quinta-feira, 1 de setembro de 2016
Abertura da Semana da Pátria em Bom Conselho.
Ocorreu na manhã desta quinta-feira (01), a abertura oficial da Semana da Pátria com hasteamento dos pavilhões no Palácio Coronel José Abílio (Prefeitura Municipal).
Estiveram presentes a solenidade o prefeito Danilo Godoy, a vice-prefeita Josefa Ferreira, secretários, diretores coordenadores, funcionários públicos em geral, vereadores, funcionários da escola Luiza Maria Ramos Barbosa e José Pedro da Silva, entre outros.
Os oradores foram a Secretária de educação Cibelly Cavalcante Vieira Ferro e o Sr. Igor Ferro Ramos.
A Semana da Pátria tem o seu encerramento com o desfile cívico na Praça Dom Pedro II, na próxima quarta-feira, 07 de Setembro. A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 7 de setembro de 1822.
quarta-feira, 31 de agosto de 2016
Senado decide nesta quarta destino de Dilma
Encerrada
a fase de debates, que durou quase dezessete horas, o Senado chega na manhã
desta quarta-feira ao sétimo — e último dia — do julgamento que selará o
destino da presidente afastada Dilma Rousseff (PT). O presidente do Supremo
Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, marcou o início da sessão de
votação final para as 11 horas e a expectativa é que ela seja concluída até o
início da tarde. Já se passaram mais de nove meses desde que o processo de
impeachment foi instaurado no Congresso Nacional, em dezembro de 2015.
Segundo
placar elaborado pelo jornal O Estado de S. Paulo, 55 senadores
já se declararam favoráveis à condenação de Dilma, quórum suficiente
para afastá-la definitivamente do cargo e torná-la inelegível por oito anos.
Senadores do PT já anunciaram que, após a votação, irão recorrer ao STF para
anular o processo. Durante a fase de debates, 48 senadores se manifestaram
favoráveis ao impeachment, 18 contrários e 3 não declararam.
Ricardo
Lewandowski, que comanda os trabalhos no Senado, deve começar a
sessão de hoje, lendo um resumo sobre os argumentos apresentados pela acusação
e defesa, e das provas levantadas ao longo do processo. Depois, quatro
senadores (dois anti e dois pró-impeachment) farão explanações na tribuna por
até cinco minutos cada. Eles estão impedidos de orientar votos.
Em
seguida, para encaminhar a votação, Lewandowski fará a seguinte pergunta aos
parlamentares: “Cometeu a presidente Dilma Rousseff os crimes de
responsabilidade correspondentes à tomada de empréstimos junto a instituição
financeira controlada pela União e à abertura de créditos sem autorização do
Congresso Nacional e deve ser condenada à perda do seu cargo, ficando, em
consequência, inabilitada para o exercício de qualquer função pública pelo
prazo de oito anos?” Os senadores deverão responder “sim” ou “não” em votação
aberta, nominal e via painel eletrônico.
Para
Dilma ser cassada, o relatório pela condenação precisa receber 54 votos
favoráveis entre os 81 senadores. Se não atingir esse número, ela reassume o a
Presidência da República e o processo é arquivado. Se for condenada, fica
proibida de disputar cargos públicos por oito anos a partir do fim de
2018, quando terminaria o seu mandato. Finalizada a votação, Lewandowski
lerá a sentença, que será publicada na forma de resolução e comunicada para as
partes envolvidas. Se for confirmado o impeachment, o presidente
interino Michel Temer tomará posse do cargo em solenidade no Congresso Nacional
ainda nesta quarta-feira.
Vereador Arlan da Barra sofre AVC e encontra-se internado na UTI.
O
vereador Arlan da Barra, sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral), nessa
terça-feira (30) e encontra-se internado/entubado na UTI.
A
sua filha, Aylla Gomes, postou um comunicado na sua página do Facebook
explicando a situação e pedindo orações. “Gente venho por meio desse comunicar
que meu pai, conhecido com Arlan da Barra, sofreu um Acidente vascular cerebral
- AVC e está entubado na UTI, peço que orem por ele e minha família, pois ele é
a nossa base.
Desde já agradeço a todos pelas ligações, mensagens e orações, só Deus para recompensar cada palavra de apoio.”
Desde já agradeço a todos pelas ligações, mensagens e orações, só Deus para recompensar cada palavra de apoio.”
segunda-feira, 29 de agosto de 2016
APAE Garanhuns realizou Mostra de Artes.
A
última sexta-feira (26), a cidade de Garanhuns vivenciou uma tarde de festa e
superação no salão da AGA, onde crianças assistidas pela APAE Garanhuns,
participaram da Mostra de Artes, o momento contou com apresentações artísticas nos
gêneros: cênica, dança e arte musical, mais os números ganhadores do Festival Estadual
de Artes das APAES, que representarão Pernambuco no festival Nacional.
O
momento mágico foi apresentado pelo radialista da rádio Papacaça e colaborador
da APAE-Garanhuns, O locutor Glácio Dória. Aquela tarde ficará marcada no
público presente ao evento, onde aplaudiram e emocionaram-se com esses anjos de
luz em suas apresentações.
A Associação de Pais e amigos dos
Excepcionais - APAE de Garanhuns, foi fundada em 31 de maio de
1970.
Iniciou
o trabalho com 16 (dezesseis) alunos e 4 (quatro) professoras, tendo passado
por vários endereços. Hoje, funciona em sede própria, situada à Rua José
Ferreira Leal, 90 - Bairro Heliópolis.
Desde
então teve que superar obstáculos marcados pelo cenário econômico desfavorável
e pela falta de investimentos sociais. Contudo cada momento foi vivenciado e
enfrentado com o otimismo de quem acredita no ser humano. Todos os desafios e
conquistas foram uma oportunidade de crescimento dentro deste organismo vivo
que é aAPAE de Garanhuns.
Hoje,
a Instituição ganhou reconhecimento e credibilidade, buscando cumprir sua
missão de lutar pela defesas dos direitos da pessoa com deficiência, visando a
melhoria da sua qualidade de vida e a sua inclusão à sociedade, oferecendo
atendimento em : Estimulação, Escolaridade e Atividades
Profissionalizantes.
Atende,
atualmente, cerca de 370 pessoas com deficiência intelectual e/ou deficiência
múltipla, prestando assistência médica, educacional e social.
Os
serviços oferecidos abrangem tanto a comunidade local quanto vários municípios
do Agreste Meridional do Estado de Pernambuco.
A Entidade
se mantém através de convênios com Órgãos governamentais e a significativa
colaboração da comunidade.
Programas:
- Programa
de Estimulação Precoce e Essencia;
- Programa
de Escolarização;
- Programa
de Atividades Profissionalizantes (Oficinas Terapêuticas);
- Programa
de apoio à Família.
APAE
de Garanhuns nasceu da feliz iniciativa de sua fundadora, a profª Ana
Maria Lima Veloso, que movida por sentimento de solidariedade humana e
percebendo que no município, na época, não havia serviço destinado ao
atendimento da pessoa com deficiência, resolveu abraçar a causa e, assim,
fundou a APAE-Garanhuns, em 31 de maio de 1970, contando com o apoio de pais,
amigos do Rotary Club.
Durante
esses 41 anos, a APAE vem crescendo na sua estrutura e oferece serviços de
forma a atender a sua clientela voltada para uma perspectiva de inclusão e de
favorecimento das especificidades de cada criança atendida na mesma.
quinta-feira, 25 de agosto de 2016
Rede Record e SBT continuam fora do ar em Bom Conselho.
A
população de Bom Conselho tem reclamado que os canais da Rede Record e SBT
estão fora do ar há vários dias e os munícipes ficam sem escolha, sendo reféns
da rede Globo, única a pegar atualmente no município.
Segundo
o técnico, Carlinhos, que presta serviço de manutenção dos canais na cidade de
Bom Conselho, já foi identificado o problema e repassado para o governo
municipal e está aguardando autorização para providenciar a manutenção
corretiva.
Iniciado julgamento do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff
O
Senado inicia às 9h desta quinta-feira o julgamento do impeachment da
presidente afastada Dilma Rousseff (PT), último passo do processo que pode – e
deve – afastar a petista definitivamente do cargo e levá-la a ficar inelegível
por oito anos. Para que o desfecho mais provável seja confirmado e Dilma não
volte a despachar no terceiro andar do Palácio do Planalto, dois terços dos
senadores, ou seja, 54, devem votar pela condenação dela por crimes de
responsabilidade. A sentença que provavelmente dará caráter
definitivo à presidência do interino Michel Temer (PMDB) até 2018 deve ser
conhecida na próxima terça-feira.
Assim
como na fase anterior, que há duas semanas colocou
a presidente afastada no banco dos réus por 59 votos a 21, as sessões
serão comandadas no Senado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF),
Ricardo Lewandowski. O presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), se
sentará ao lado do ministro na mesa diretora.
A
fase derradeira do processo de impeachment começa com a oitiva das seis
testemunhas de defesa e das duas de acusação arroladas pelas partes.
Lewandowski, os senadores e advogados de defesa e acusação questionarão, nesta
ordem, as testemunhas, em oitivas que podem se estender durante o final de
semana.
Às
9h da segunda-feira, dia 29, depois de finalizada a fase de inquirição das
testemunhas, Dilma Rousseff terá 30 minutos para fazer a própria defesa diante
dos senadores. Após o discurso da petista, cada um dos parlamentares poderá
questioná-la durante cinco minutos, mesmo tempo destinado aos advogados de
defesa e acusação. Dilma pode escolher responder ou não às perguntas dos
senadores.
Concluídos
os questionamentos à presidente afastada, terá início a fase de discussão.
Acusação e defesa terão cada uma, nesta ordem, uma hora e meia para falar.
Réplicas e tréplicas dos dois lados terão a duração de uma hora. Depois de
acusação e defesa, cada senador inscrito poderá falar por dez minutos.
Ao
final desta etapa, Ricardo Lewandowski lerá um relatório resumido, com os
fundamentos de acusação e defesa, e terão início os encaminhamentos. Neste
ponto, dois senadores favoráveis à condenação de Dilma Rousseff e dois
contrários podem defender suas posições por até cinco minutos cada.
Após
os encaminhamentos, a votação nominal eletrônica será, enfim, aberta. Os
senadores deverão responder se Dilma Rousseff cometeu ou não crimes de
responsabilidade ao editar decretos de crédito suplementar sem a autorização do
Congresso e nas pedaladas fiscais envolvendo o Plano Safra.
quarta-feira, 24 de agosto de 2016
Congresso de Direito Educacional
O
Educandário Menino Jesus de Praga, através de seus Diretores; Tânia Padilha e
Carlos Duarte, participarão no Rio de Janeiro, do Congresso de Direito
Educacional - Sistema de Matrículas, no dia 25 de Agosto, ministrado pelo IBEE
- Instituto Brasileiro de Estudos em Educação, onde serão abordados temas como:
Educação
Regular ou Especial, o que ofertar?
Como
estabelecer contratos sem correr riscos com ações de indenizações? Melhorando
rotinas de atendimento; Ações contra Lei 13.146/2015 no STF e outras pelo
Brasil que descrevem como as escolas devem agir.
Informações
aos usuários na hora da matrícula – Educação Regular ou Especial?
A
publicidade e as informações são armas poderosas na defesa do direito. Como
estabelecer o edital de matrícula? Como estabelecer as publicidades com base na
lei de anuidade e semestralidades escolares, códigos civil e do consumidor,
tudo visando orientações aos usuários para minimizar riscos com ações de
indenizações. Quais os procedimentos a serem adotados?
Palestrante:
Dr. Ricardo Furtado - Advogado, Doutorando em Direito Civil pela
Universidade de Buenos Aires – UBA; Pós-graduado em Direito Tributário; membro
efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros; conselheiro na CONFENEN –
Confederação Nacional de Estabelecimentos de Ensino
Escolas
com liquidez para vencer a crise.
Trabalhando
as informações com vistas a minimizar riscos com endividamento; inadimplência;
multas fiscais x multas contratuais: O que manter? A lei das anuidades e a
educação especial.
Palestrante:
Flávio Maleck – Formado em Direito pela Universidade Cândido Mendes
Perspectivas
econômicas, estabelecendo reajustes para 2017.
Como
reajustar atual anuidade ou semestralidade? Em que momento se concede bolsas de
estudos? A crise econômica e perspectivas.
Palestrante:
Álvaro Soares – Economista e Contabilista especialista em Administração
Financeira pela FGV
Educandário
Menino Jesus de Praga - Educação Infantil, Ensino Fundamental e Curso de Inglês
Escola
Parceira da Rede Pitágoras e da Escola da Inteligência
Educação
de Qualidade, sempre nossa maior Garantia!!!
terça-feira, 23 de agosto de 2016
Muriçocas, mosquitos e pernilongos atormentam população em Bom Conselho.
Apesar do combate aos mosquitos, muriçocas e pernilongos estes
insetos, não tem dado trégua a população de Bom Conselho, a reclamação é geral,
praticamente toda a cidade está tomada pela praga.
segunda-feira, 22 de agosto de 2016
Rotary Club Bom Conselho realiza ações no mês de setembro.
O Rotary Club Bom Conselho vai realizar no dia 03 de
setembro um mutirão contra Hepatite “C”, através de testes rápidos para
diagnósticos enviados pela Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite e
com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e voluntários.
A ação será realizada no salão paroquial da igreja matriz,
localizado na Rua Monsenhor Marques. O teste é gratuito, com apenas uma gota de
sangue e em 5 a 20 minutos você já saberá se é portador do vírus de Hepatite C
e terá a chance de submeter-se ao tratamento e ficar curado antes que a doença
se manifeste e você já esteja com seu fígado comprometido com cirrose ou
câncer.
Poderão realizar o teste todas as pessoas com mais de 40
anos, os portadores de tatuagens e piercings de qualquer idade.
Bazar Beneficente:
Também nesse dia 03 de setembro, o Rotary estará promovendo um bazar na Praça Dom
Pedro II, com roupas e calçados, usados e novos, doados pelas lojas da cidade e
por amigos. As peças serão vendidas a preços baixos. Com a renda do bazar será
comemorado o dia da criança em uma das comunidades da periferia.
O Rotary ainda está recebendo doações de roupas e calçados
nos seguintes pontes de entrega:
- Rádio Papacaça AM/FM;
- Rádio Bom Conselho FM;
- Loja Encantos;
Ou se preferir, comunique a qualquer rotariano que será
providenciado recolher na sua casa ou loja.
Adiada em Pernambuco cobrança de multa pelo não uso de farol baixo nas rodovias estaduais.
Adiado
o prazo para início da cobrança de multa pelo não uso do farol baixo durante o
dia nas rodovias estaduais. A cobrança, que deveria começar a ser feita nesta
segunda-feira, ainda não tem data prevista para acontecer. O Departamento
Estadual de Estradas de Rodagem (DER-PE) decidiu prorrogar o período de
fiscalização de caráter educativo sobre o cumprimento da Lei Federal
13.290/2016, enquanto dá continuidade ao projeto para a implantação da
sinalização. Placas irão indicar o início de perímetro sob a jurisprudência
estadual, e consequentemente, facilitar aorientação ao usuário sobre a
obrigatoriedade do uso do farol.
Nas rodovias federais, no entado, a cobrança já está sendo feita. A infração custa um multa no valor de R$ 85,13 e a retirada de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A lei federal está em vigor desde o dia 13 de julho. No entanto, cinco dias depois, a obrigatoriedade foi suspensa na Região Metropolitana do Recife (RMR) por conta da falta de sinalização nas estradas.
Nas rodovias federais, no entado, a cobrança já está sendo feita. A infração custa um multa no valor de R$ 85,13 e a retirada de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A lei federal está em vigor desde o dia 13 de julho. No entanto, cinco dias depois, a obrigatoriedade foi suspensa na Região Metropolitana do Recife (RMR) por conta da falta de sinalização nas estradas.
Multas
de farol apagado foram suspensas
A 3ª Vara da Fazenda Pública de Pernambuco suspendeu, em caráter liminar, as multas aplicadas até o dia 23 de agosto deste ano aplicadas a motoristas flagrados sem utilizar os faróis baixos nas rodovias estaduais em Pernambuco. A decisão do juiz interino Djalma Andrelino Nogueira Júnior atende a pedido feita em ação civil pública movida pela Associação Brasileira de Defesa do Usuários de Veículos (Abuv).
A 3ª Vara da Fazenda Pública de Pernambuco suspendeu, em caráter liminar, as multas aplicadas até o dia 23 de agosto deste ano aplicadas a motoristas flagrados sem utilizar os faróis baixos nas rodovias estaduais em Pernambuco. A decisão do juiz interino Djalma Andrelino Nogueira Júnior atende a pedido feita em ação civil pública movida pela Associação Brasileira de Defesa do Usuários de Veículos (Abuv).
O magistrado utilizou como argumento o mesmo usado pela ação coletiva: o artigo 90 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que garante que, onde não existir sinalização ou houver má manutenção, o órgão de trânsito não pode aplicar multas. Além disso, a associação apontou artigo 281 que prevê a possibilidade de arquivamento de multas em caso de incoerência.
O juiz entendeu não se necessário solicitar a suspensão de multas após o dia 23 de agosto, uma vez que o próprio Departamento de Estradas e Roagem (DER) havia reconhecido em publicação no site oficial, a falta de sinalização suficiente e suspendido as notificações nesta data. Faltava ao órgão apenas dispensar as multas já aplicadas.
sexta-feira, 19 de agosto de 2016
Rádio Papacaça inicia fase de testes após migrar de Am para FM.
Comunicador Glácio Dória, Diretor Geral Emmanuel Leonel, comunicador Patrick Oliveira, ouvinte Mábio Tenório e o diretor presidente Hélio Urquisa. |
Após
assinatura em Brasília, publicação no diário oficial do termo aditivo que autorizou
a migração de 53 emissoras de rádio AM para a faixa FM, o Ministério das
Comunicações/Anatel, emitiu a permissão de uso de radiofreqüência para a Rádio
Papacaça, primeira emissora pernambucana a migrar de AM para FM.
O
diretor/presidente Dr. Hélio Urquisa, na segunda-feira (15), iniciou
oficialmente a fase de testes na freqüência 102.9; Exatamente às 10h e 06 minutos,
Urquisa fez o pronunciamento ao vivo no
programa show da manhã, onde destacou o empenho da sua equipe para tornar esse
sonho em realidade, ressaltando a importância da emissora pioneira em Bom
Conselho, que completará 25 anos de existência, no dia 28 de dezembro.
Vários
ouvintes da cidade e região participaram ao vivo, parabenizando a emissora e
relatando que já estavam ouvindo a Papacaça em FM102.9.
Atualmente você pode ouvir a Papacaça em Am 1470 e FM 102.9.
quinta-feira, 18 de agosto de 2016
Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco fiscaliza propaganda eleitoral e gastos de campanha
Objetivo é verificar se o volume de propaganda nas ruas é compatível com a prestação de contas dos candidatos; Ministério Público também estará atento ao cumprimento das novas regras de propaganda eleitoral.
Com
a chegada do período oficial de propaganda eleitoral, que teve início nesta
terça-feira, 16 de agosto, a Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco
(PRE-PE) já se mobiliza para coibir irregularidades e combater a influência do
poder econômico ou político nessa etapa da disputa. Este ano, o Ministério
Público Eleitoral acompanhará de perto o volume de propaganda veiculada nas
ruas, para então compará-lo com a prestação de contas das campanhas e os
limites de gastos impostos pela legislação.
Os candidatos e partidos políticos têm até o dia 1º de novembro para encaminhar à Justiça Eleitoral as prestações de contas referentes ao primeiro turno. O prazo se encerrará no dia 19 do mesmo mês para aqueles que concorreram no segundo turno. Em ambos os casos, os promotores eleitorais terão apenas três dias para impugnar as prestações de contas de campanha. Por isso, a PRE-PE vem estimulando os promotores eleitorais a ter uma conduta proativa. “Estaremos atentos à coerência entre a prestação de contas dos candidatos e a campanha efetivamente realizada por eles”, declarou o procurador regional eleitoral, Antonio Carlos Barreto Campello.
A propaganda eleitoral irregular também está no alvo do Ministério Público Eleitoral, que poderá propor ações contra candidatos que descumprirem as regras. É importante que os eleitores estejam atentos e informem quaisquer irregularidades ao promotor eleitoral em seu município. As denúncias – preferencialmente acompanhadas por fotografias – também podem ser encaminhadas diretamente à PRE-PE, pelo e-mail prepe-denunciaeleitoral@mpf.mp.br ou pelo telefone (81) 2121.9825.
Para a PRE-PE, é importante que o eleitor esteja atento ao cumprimento das regras de propaganda eleitoral, não apenas para contribuir com a fiscalização, mas também para escolher bem seus candidatos. “Boa parte da corrupção nasce no período eleitoral, e quem não cumpre as leis no período da campanha dificilmente irá cumpri-las quando assumir um cargo eletivo”, argumenta o procurador regional eleitoral.
A chamada minirreforma eleitoral, implementada pela Lei nº 13.165, de setembro de 2015, trouxe algumas mudanças em relação à propaganda eleitoral, como adiar o início da campanha de 6 de julho para o dia 16 de agosto do ano da eleição. A PRE-PE destaca a seguir algumas das regras que valerão para a eleição deste ano.
Pintura em muros – A nova legislação proibiu as pinturas em muros, bastante comuns na eleição passada. A veiculação de propaganda em bens particulares agora só poderá ser feita em adesivo ou papel, com área máxima de meio metro quadrado, devendo ser espontânea e gratuita. É importante destacar que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da Resolução nº 23.457/2015, já declarou que a colagem de vários adesivos em sequência, formando uma espécie de “painel” com efeito visual único (o chamado “efeito outdoor”), caracteriza propaganda irregular.
Rádio e TV – A propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV será veiculada entre os dias 26 de agosto e 29 de setembro, e também terá mudanças. A propaganda dos candidatos a prefeito será realizada diariamente, em blocos de dez minutos, e não mais em dias alternados. O espaço destinado aos vereadores ficará restrito a inserções de trinta e sessenta segundos, ao longo da programação.
Internet – A nova legislação não trouxe mudanças nas regras para veiculação de propaganda eleitoral na Internet, que continua permitida nos sites dos candidatos, partidos e coligações, em provedor estabelecido no país, com endereço eletrônico comunicado à Justiça Eleitoral, bem como em blogs, redes sociais e sítios de mensagens instantâneas. O envio de mensagem eletrônica para endereços cadastrados gratuitamente pelo candidato, partido ou coligação também é autorizado. Entretanto, continua vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga na Internet, incluindo os chamados “links patrocinados”.
Os candidatos e partidos políticos têm até o dia 1º de novembro para encaminhar à Justiça Eleitoral as prestações de contas referentes ao primeiro turno. O prazo se encerrará no dia 19 do mesmo mês para aqueles que concorreram no segundo turno. Em ambos os casos, os promotores eleitorais terão apenas três dias para impugnar as prestações de contas de campanha. Por isso, a PRE-PE vem estimulando os promotores eleitorais a ter uma conduta proativa. “Estaremos atentos à coerência entre a prestação de contas dos candidatos e a campanha efetivamente realizada por eles”, declarou o procurador regional eleitoral, Antonio Carlos Barreto Campello.
A propaganda eleitoral irregular também está no alvo do Ministério Público Eleitoral, que poderá propor ações contra candidatos que descumprirem as regras. É importante que os eleitores estejam atentos e informem quaisquer irregularidades ao promotor eleitoral em seu município. As denúncias – preferencialmente acompanhadas por fotografias – também podem ser encaminhadas diretamente à PRE-PE, pelo e-mail prepe-denunciaeleitoral@mpf.mp.br ou pelo telefone (81) 2121.9825.
Para a PRE-PE, é importante que o eleitor esteja atento ao cumprimento das regras de propaganda eleitoral, não apenas para contribuir com a fiscalização, mas também para escolher bem seus candidatos. “Boa parte da corrupção nasce no período eleitoral, e quem não cumpre as leis no período da campanha dificilmente irá cumpri-las quando assumir um cargo eletivo”, argumenta o procurador regional eleitoral.
A chamada minirreforma eleitoral, implementada pela Lei nº 13.165, de setembro de 2015, trouxe algumas mudanças em relação à propaganda eleitoral, como adiar o início da campanha de 6 de julho para o dia 16 de agosto do ano da eleição. A PRE-PE destaca a seguir algumas das regras que valerão para a eleição deste ano.
Pintura em muros – A nova legislação proibiu as pinturas em muros, bastante comuns na eleição passada. A veiculação de propaganda em bens particulares agora só poderá ser feita em adesivo ou papel, com área máxima de meio metro quadrado, devendo ser espontânea e gratuita. É importante destacar que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da Resolução nº 23.457/2015, já declarou que a colagem de vários adesivos em sequência, formando uma espécie de “painel” com efeito visual único (o chamado “efeito outdoor”), caracteriza propaganda irregular.
Rádio e TV – A propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV será veiculada entre os dias 26 de agosto e 29 de setembro, e também terá mudanças. A propaganda dos candidatos a prefeito será realizada diariamente, em blocos de dez minutos, e não mais em dias alternados. O espaço destinado aos vereadores ficará restrito a inserções de trinta e sessenta segundos, ao longo da programação.
Internet – A nova legislação não trouxe mudanças nas regras para veiculação de propaganda eleitoral na Internet, que continua permitida nos sites dos candidatos, partidos e coligações, em provedor estabelecido no país, com endereço eletrônico comunicado à Justiça Eleitoral, bem como em blogs, redes sociais e sítios de mensagens instantâneas. O envio de mensagem eletrônica para endereços cadastrados gratuitamente pelo candidato, partido ou coligação também é autorizado. Entretanto, continua vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga na Internet, incluindo os chamados “links patrocinados”.
COLUNA ENSAIO GERAL: Fechamento Restaurante Le Petit Bistrô
É com
tristeza que eu comento o fechamento do RESTAURANTE LE PETIT BISTRÔ. Que
durante sua curta vida comercial, se revelou o melhor restaurante que nossa
cidade já teve de todos os tempos. O bistrô era um diferencial na culinária de
nossa cidade, pois era comandado por uma chefa de cozinha
com formação em faculdade de gastronomia. O bistrô unia o melhor da culinária
internacional com a regional. Infelizmente o nosso povo não tem cultura de
apreciar a boa mesa.
Mais um acidente com animal em Bom Conselho.
Ocorreu na manhã desta quinta-feira (18), mais um acidente envolvendo um animal na PE-218, Km 43, próximo ao portal de entrada da cidade de Bom Conselho.
José Carlos Gomes da Silva, trafegava por volta das 06
horas, na rodovia PE-218, nas imediações do portal de acesso a cidade de Bom
Conselho, quando apareceu um cavalo, o motoqueiro não conseguiu desviar e bateu
no animal, sendo socorrido e neste momento encontra-se no hospital Monsenhor
Alfredo Dâmaso.
Segundo informações chegadas a nossa redação José Carlos,
sofreu bastante escoriações, podendo ter alguma fratura.
quarta-feira, 17 de agosto de 2016
COLUNA ENSAIO GERAL: A CAMPANHA
Iniciou nesta terça-feira a campanha
eleitoral em nosso município, um fato está chamando atenção da população é a
grande quantidade de carro de som dos candidatos a vereador.
Pela experiência que eu tenho em política
e principalmente em nossa cidade, digo sem medo de errar o maior erro que um
vereador pode fazer é gastar uma fortuna em um carro de som (motorista,
combustível e depreciação) para tocar a sua música com sua propaganda, lhes
garanto que não ganham um voto, pelo contrário, vão encher o saco das pessoas e
podem até perder votos. Vou dar um conselho aos senhores candidatos a vereador,
um método mais eficaz é ir de encontro ao eleitor, porta a porta com um
santinho com suas propostas para a vereança. Com o dinheiro da despesa do carro
de som, os senhores têm condições de ajudar alguns eleitores que tem tudo para
votar. Tenho dito.
terça-feira, 16 de agosto de 2016
Informações da Polícia Militar: Homem é assassinado em Bom Conselho.
Durante rondas na cidade, a Polícia Militar de Bom Conselho foi informada,
por um cidadão que por volta das 19h e 45m, que um homem, André Basílio da Silva, 28 anos, foi atingido por disparos de arma de fogo e
que havia dado entrada no hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso, onde foi a óbito.
Os policiais foram informados por populares que o crime ocorreu na
Avenida XV de Novembro, nas proximidades da escola Coronel José Abílio (CERU),
quando chegaram ao local uma testemunha relatou que estava com a vítima quando
uma moto Fan passou com dois elementos de capacetes; o garupa desceu com um
revólver e realizou três disparos contra a vítima e fugiram em direção ao
loteamento dos Galegos. Outra testemunha, ex-cunhado da vítima, relatou que
estava dentro de casa quando ouviu os disparos e saiu para a rua; quando viu um
Gol Bola preto, arrancar em direção a rua Maria Concilia e que socorreu no
próprio carro da vítima até o hospital.
Foram realizadas rondas e incursões nas imediações, mas sem êxito. Também
realizaram bloqueios nas cidades vizinhas, mas também sem sucesso de prender os
indivíduos. Uma via do B.O. juntamente com o celular da vítima, CNH e RG foram
entregues ao efetivo da Delegacia.
Fonte: 9º BPM
segunda-feira, 15 de agosto de 2016
Como denunciar Propaganda Eleitoral irregular.
O
descumprimento das leis que regulamentam a propaganda eleitoral são puníveis e
podem ser denunciadas por qualquer cidadão nas zonas eleitorais de
cada município, ou diretamente na Procuradoria Regional Eleitoral de
cada estado.
Ao
denunciar, o cidadão precisa se identificar e descrever a infração,
informando o local (endereço), a data e hora do ocorrido, o candidato ou
partido que foi favorecido e, quando possível, apresentar fotos ou vídeos que
possam comprovar a infração. Não serão aceitas denúncias anônimas, mas
o sigilo da identidade do denunciante está garantida. As punições dependem
de cada caso, e cabe ao juiz solicitar a retirada da propaganda irregular e
iniciar o processo de investigação.
Alguns
Tribunais Regionais Eleitorais permitem a denúncia pela internet, através do
serviço ‘Denúncia Online’ ou ainda por meio da Ouvidoria.
O
que é propaganda eleitoral irregular
Qualquer
tipo de propaganda eleitoral fora do período legal, que será entre 16 de
agosto e as 22h do dia 1 de outubro, e as que não estiverem de acordo com
a Lei nº 9.504/97, do art. 36 ao 57-I. As mais frequentes são:
- a
realização de showmícios ou eventos semelhantes;
- a
produção, utilização e distribuição, pelo candidato ou comitê, de camisetas,
chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens;
- a
produção, distribuição e uso de adesivos em veículos automotores particulares
com dimensão maior de 50cm x 40cm;
- propaganda
eleitoral em outdoors ou equipamento parecido;
a
doação de dinheiro ou qualquer outro tipo de pagamento pela utilização de um
bem particular, como paredes e muros, para propaganda eleitoral;
- propaganda
de qualquer natureza em bens que pertençam ao poder público ou dependam da
permissão dele, incluindo postes de iluminação pública e sinalização de
tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e quaisquer
equipamentos urbanos, árvores e jardins situados em locais públicos, cinemas,
clubes, lojas, centros comerciais, templos, ginásios, estádios, mesmo que
de propriedade privada;
O
que é permitido?
- a
realização de comícios durante o período legal, entre as 8h e as 24h com o uso
de aparelho de som fixo durante o evento;
- a
instalação de mesas para distribuição de material de campanha e a utilização de
bandeiras em vias públicas, desde que possam ser removidas e não atrapalhem o
trânsito de pessoas e veículos.
- a
produção, distribuição e uso de displays, bandeirolas e flâmulas em
veículos automotores particulares, desde que os adesivos sejam microperfurados
e tenham no máximo 50cm x 40cm;
- a
produção de material impresso, desde que contenham a tiragem, o número de
inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ou no Cadastro de
Pessoas Físicas (CPF) do responsável pela confecção e de quem o contratou;
- a
fixação em bens particulares de faixas, placas, cartazes, pinturas ou
inscrições, desde que ocupem uma área de no máximo 4m² (quatro metros
quadrados);
- o
uso de alto-falantes ou amplificadores de som durante o período legal, apenas
entre as 8h e as 22h, com uma distância maior que 500 metros de sedes dos
Poderes Executivo e Legislativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e
dos Municípios, das sedes dos Tribunais Judiciais, e dos quartéis e outros
estabelecimentos militares, hospitais e casas de saúde, escolas, bibliotecas
públicas, igrejas, teatros, quando em funcionamento;
Onde
fazer a denúncia
O
endereço das zonas eleitorais podem ser encontrados no site do Tribunal
Superior Eleitoral no menu ‘Eleitor’, na seção ‘Zonas
Eleitorais’. Já os endereços e telefones das Procuradorias Gerais
Eleitorais estão disponíveis no site do Ministério
Público Eleitoral.
Liberado hoje restituições do 3º lote do Imposto de Renda 2016
A Receita Federal paga
nesta segunda-feira (15) as restituições do terceiro lote do Imposto de Renda
2016 e de lotes residuais, de quem caiu na malha fina, de 2008 a 2015.
Estão incluídos nesse terceiro lote de restituição 1.904.205 contribuintes,
totalizando mais de R$ 2,52 bilhões.
Considerando também os lotes residuais (para quem caiu na malha fina, mas regularizou a situação com o Fisco), o pagamento será feito para 1,95 milhão de pessoas neste mês, no valor de R$ 2,65 bilhões.
Considerando também os lotes residuais (para quem caiu na malha fina, mas regularizou a situação com o Fisco), o pagamento será feito para 1,95 milhão de pessoas neste mês, no valor de R$ 2,65 bilhões.
sexta-feira, 12 de agosto de 2016
TV Clube/Record fora do ar em Bom Conselho.
A
TV Clube, afiliada da Rede Record em Pernambuco, encontra-se fora do ar na
cidade de Bom Conselho a mais de duas semanas, a população tem reclamado e
gostariam de uma posição do que está ocorrendo e quando o sinal será
restabelecido.
Bom Conselho e mais 10 cidades pernambucanas são beneficiadas com obras de esgotamento sanitário.
A
Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa abriu processo de
licitação para a contração de empresa de consultoria que irá
desenvolver os projetos para a implantação de sistemas de esgotamento
sanitário em 11 municípios do Interior de Pernambuco, iniciativa que irá
beneficiar 350 mil pessoas. As ações integram o Projeto de
Sustentabilidade da Bacia do Rio Capibaribe - PSH, que está incluído no
Programa de Sustentabilidade Hídrica de Pernambuco, uma parceria do
Governo de Pernambuco com o Banco Mundial - BIRD, Secretaria de Desenvolvimento
Econômico e Compesa. Os investimentos previstos são de U$$ 410
milhões e serão aplicados em diversos projetos e obras de abastecimento de água
e esgotamento sanitário no Estado.
Com
objetivo de acelerar as licitações para execução das obras, a Compesa
estabeleceu que os projetos serão recebidos em três etapas. O primeiro
deverá ser entregue em março de 2018 e irá contemplar as
cidades de Brejo da Madre de Deus, Ribeirão, Serra Talhada e Toritama. Já
o segundo bloco inclui os municípios de Feira Nova, Bom Conselho,
Pesqueira e São Bento do Una e deverá ser concluído em junho de 2018. A
terceira fase de projetos envolve as cidades de Pombos, Bonito e Carpina com
expectativa de serem finalizados em setembro de 2018.
Dos
11 municípios incluídos no projeto, seis deles fazem parte da Bacia do
Capibaribe. São eles: Bonito, Brejo da Madre de Deus, Carpina, Feira Nova,
Pombos e Toritama. Os outros cinco municípios apesar de não integrarem à Bacia
do Capibaribe foram selecionados dentro do projeto, pois estão entre as 50
maiores cidades do Estado que ainda não possuíam ações de esgotamento
sanitário. São eles: Serra Talhada (Sertão do Pajeú), Pesqueira (Agreste
Central), São Bento do Una (Agreste Central), Bom Conselho
(Agreste Meridional) e Ribeirão (Mata Sul).
Todos
os sistemas de esgotamento sanitário dessas cidades serão
dimensionados para o atendimento das populações no horizonte
de 25 anos, levando-se em consideração as projeções do crescimento
demográfico dos municípios contemplados. A primeira cidade
beneficiada com obras do PSH está sendo Surubim. As intervenções estão em
execução com previsão para serem concluídas em setembro de 2017. O PSH
irá beneficiar 3,5 milhões de pernambucanos.
quinta-feira, 11 de agosto de 2016
Governo de Pernambuco anuncia concurso para soldado e oficiais da PM e dos Bombeiros
Concurso foi anunciado esta manhã pelo governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas. Foto: Mariana Fabrício/ DP |
O
governo do estado vai abrir concurso público com 300 vagas para soldados
bombeiros, sessenta para oficiais da Polícia Militar e 30 para oficiais do
Corpo de Bombeiros. A realização do certame foi anunciado na manhã desta
quinta-feira pelo governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas.
Segundo ele, o concurso deve ser lançado dentro de quatro meses e faz parte da
estratégia da gestão para o combate à violência.
O
anúncio foi feito durante a solenidade de entrega de cem novas viaturas para
reforçar a frota da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). Desse total, 55
veículos vão substituir Guarnições Táticas já atuantes da Região Metropolitana
do Recife (RMR) e 45 serão acrescentados à Patrulha do Bairro. A cerimônia
contou ainda com as presenças do secretário Estadual de Defesa Social,
Alessandro Carvalho, do comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos
D'Albuquerque, e do chefe da Polícia Civil, Antônio Barros.
3º Encontro de Pais da Escola da Inteligência
Dentro
da parceria com a Escola da Inteligência, metodologia socioemocional
desenvolvida pelo Dr. Augusto Cury, o Educandário Menino Jesus de Praga,
convida para o 3º Encontro de Pais, que será realizado no dia 16 de Agosto, Terça-feira,
às 19 horas.
Neste encontro, os pais deverão trazer o Livro da Família.
Contamos com a sua presença!!!
Servidores do Detran entram em greve.
Os
servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE)
entram em greve nesta quinta-feira. A paralisação interrompe todos os serviços
na sede do órgão e nos Ciretrans e deve durar até a próxima segunda-feira,
quando a categoria realiza uma nova assembleia para definir se deflagram, ou
não uma greve por tempo indeterminado.
Em nota, o Detran informou aos usuários agendados para atendimento que será necessário refazer o procedimento por meio do site www.detran.pe.gov.br. A exceção fica por conta de casos que têm data limite, como o Certificado de Registro de Veículo - CRV (recibo), 1º emplacamento, notificação e identificação de condutor. Orientações e outras informações podem ser obitidas pela central de atendimento: (81) 3453-1514 / 3184-8109 / 3184-8129 / 3184-8274.
A paralisação foi aprovada em assembleia geral da categoria, realizada na segunda-feira passada, no pátio do departamento, no bairro da Iputinga, no Recife. Na ocasião, a categoria deu um prazo até esta quinta-feira para que o governo considerasse o termo de referência para contratar o novo plano de saúde. O documento foi elaborado por uma comissão em 2014, fruto de acordo entre a gestão e o sindicato."Uma portaria formou a comissão que elaborou o termo que rege a contratação do plano provisório e para fazer a licitação definitiva", adiantou o presidente do Sindetran, Alexandre Bulhões.
Em nota, o Detran informou aos usuários agendados para atendimento que será necessário refazer o procedimento por meio do site www.detran.pe.gov.br. A exceção fica por conta de casos que têm data limite, como o Certificado de Registro de Veículo - CRV (recibo), 1º emplacamento, notificação e identificação de condutor. Orientações e outras informações podem ser obitidas pela central de atendimento: (81) 3453-1514 / 3184-8109 / 3184-8129 / 3184-8274.
A paralisação foi aprovada em assembleia geral da categoria, realizada na segunda-feira passada, no pátio do departamento, no bairro da Iputinga, no Recife. Na ocasião, a categoria deu um prazo até esta quinta-feira para que o governo considerasse o termo de referência para contratar o novo plano de saúde. O documento foi elaborado por uma comissão em 2014, fruto de acordo entre a gestão e o sindicato."Uma portaria formou a comissão que elaborou o termo que rege a contratação do plano provisório e para fazer a licitação definitiva", adiantou o presidente do Sindetran, Alexandre Bulhões.
quinta-feira, 4 de agosto de 2016
Vacina contra a dengue chega a Pernambuco
As
primeiras doses da vacina contra a dengue chegaram nesta quarta-feira (3) a
Pernambuco. O imunizante é o primeiro de prevenção à doença e é produzido pela
empresa francesa Sanofi. A vacinação está disponível apenas na rede privada e o
público-alvo compreende pessoas entre 9 e 45 anos de idade.
São
necessárias três doses, em intervalos de seis meses, para garantir a eficácia
da proteção completa. A expectativa é que o preço médio por cada dose gire em
torno de R$ 200 a R$ 300 no Recife, segundo as clínicas locais. As instituições
também indicam que como os frascos são multidoses (cada ampola tem cinco doses)
e tem duração de seis horas depois de aberto, as imunizações devem ser
agendadas por grupos de cinco pessoas.
SUS
O Ministério da Saúde informou que, até o momento, não há decisão sobre a incorporação da vacina contra o vírus da dengue, produzida pela Sanofi, no Sistema Único de Saúde. Para ser integrada ao SUS, a vacina, assim como qualquer outro medicamento, precisa passar pela análise da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), que leva em conta aspectos como a eficácia, segurança e custo efetividade do produto, além dos benefícios da oferta para a população.
O Ministério da Saúde informou que, até o momento, não há decisão sobre a incorporação da vacina contra o vírus da dengue, produzida pela Sanofi, no Sistema Único de Saúde. Para ser integrada ao SUS, a vacina, assim como qualquer outro medicamento, precisa passar pela análise da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), que leva em conta aspectos como a eficácia, segurança e custo efetividade do produto, além dos benefícios da oferta para a população.
PGE-PE divulga cartilha sobre conduta dos agentes públicos no período eleitoral.
A
Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco está distribuindo às secretarias e
demais órgãos do Estado a cartilha “Eleições 2016 – orientações gerais aos
agentes públicos estaduais”. A publicação, também disponível no site da PGE-PE, reúne informações a respeito das
condutas vedadas a quem trabalha no serviço público durante o período
eleitoral. Algumas são permanentes, outras vigoram desde 1º de janeiro e
outras, desde 2 de julho, conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral
(TSE).
As
orientações se baseiam na Lei Eleitoral (nº 9.504/1997), na Lei de
Responsabilidade Fiscal (nº 101/2000), na Resolução nº 23.450 do TSE, que fixa
o calendário eleitoral 2016, nas demais de resoluções do TSE e na
jurisprudência dos tribunais eleitorais.
Ainda
que as eleições este ano sejam municipais, a maior parte das disposições da Lei
Eleitoral aplica-se a todos os entes da Federação, “não havendo qualquer
distinção entre eleições municipais, estaduais ou federais”, diz o texto de
apresentação da cartilha.
Os
impedimentos e vedações de conduta são apresentados por temas, para facilitar a
consulta. Na publicação, há uma sessão de perguntas e respostas, outra de
jurisprudência e o excerto dos artigos da Lei 9.504/1997 que dizem respeito aos
agentes públicos.
Link
para a cartilha: www.pge.pe.gov.br/app_themes/pgepe_cartilha_eleitoral_2016a.pdf
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