1º CONCURSO DE REDAÇÃO
PROF. FERNANDO BENJOINO
REGULAMENTO
DO OBJETIVO
I.
O Concurso de Redação Prof. Fernando Benjoino tem como
objetivo desenvolver o pensamento, a pesquisa, a criatividade, a originalidade
e o raciocínio de alunos de escolas públicas e privadas da Cidade de Bom
Conselho, valorizando a produção de texto, através da reflexão sobre a atual
crise da nossa região.
DOS CRITÉRIOS DO CONCURSO
a)
O 1º Concurso de Redação
Prof. Fernando Benjoino é organizado pelo Rotary Club Bom Conselho, através das
parcerias com as escolas da rede pública e privada do município e, neste
regulamento passa a ser denominado CONCURSO;
b)
O tema do CONCURSO É: “SECA: MISÉRIA E INDÚSTRIA”;
c) Podem participar do
concurso: alunos da rede pública e privada do município de Bom Conselho que
cursam o 3º ano do Ensino Médio;
d)
Data de inscrição: de 29
de abril a 17 de maio de 2013;
e)
Os estudantes interessados devem inscreverem-se na secretaria
das escolas públicas e privadas que têm ensino médio, nesta cidade preenchendo
o formulário do concurso;
f)
Os formulários servirão de base para elaboração da lista
de presença apresentada no dia da redação: 26
de maio de 2013;
g) A escola participante designará os responsáveis pelas inscrições
entregues por seus alunos ao Rotary Club Bom Conselho que fará o recolhimento
destas no dia 13 de maio de 2013 nessas escolas;
h)
O local para realização da redação será no Educandário Menino
Jesus de Praga, no dia 26 de maio de
2013, pontualmente às 09:30 horas;
i)
Os alunos inscritos deverão comparecer até 08:30 horas no local que ocorrerá o concurso, pois este fechará
seus portões neste horário, pontualmente;
j)
Ao fazer parte desse concurso os alunos, os responsáveis e a escola manifestarão estarem de acordo,
para todos os efeitos, com a publicação e a divulgação da redação concorrente,
bem como com o repasse automático de todos os direitos de uso da redação em
eventuais imagens produzidas durante a realização das cerimônias de entrega dos
prêmios e impressão integral de seu conteúdo na imprensa ou outros meios de
comunicação.
DA ELABORAÇÃO DA
REDAÇÃO
a)
As redações devem ser inéditas e elaboradas em formulário próprio
que será entregue no prazo abaixo descrito ao coordenador da sala do concurso;
b)
Cada participante deverá concorrer, individualmente, com apenas
uma redação;
c)
A redação (texto dissertativo, narrativo, descritivo ou poético)
deverá ser original, inédita, criativa, coerente, pertinente ao tema, com
idéias e vocabulários compatíveis a sua categoria;
d)
O texto deverá ter no mínimo 20 e no máximo 25 linhas;
e)
A redação deverá ser descrita com
caneta esferográfica das cores preta ou azul;
f)
A redação deverá ser redigida obrigatoriamente no formulário de
participação entregue no dia da redação;
g)
A redação ocorrerá no local descrito no item “G” dos critérios
do concurso e terá duração de 01:30(uma hora e meia) para sua elaboração,
encerrando assim pontualmente às 11:00
horas;
h)
Uma vez entregue ao coordenador, as
redações não serão devolvidas em qualquer hipótese;
i)
Serão desconsideradas as redações que não obedecerem aos
critérios deste Regulamento, bem como as que fugirem ao tema da redação ou
possuírem dados pessoais incorretos e/ou incompletos.
DO RESULTADO
DO JULGAMENTO
a) As redações serão avaliadas de acordo com a coerência do tema,
criatividade e correção ortográfica;
b) O estilo de redação é de livre escolha dos participantes. Serão admitidas
redações em qualquer texto: dissertativo, narrativo, descritivo ou poético;
c) As redações serão julgadas por comissão constituída especialmente para
este fim, a critério da organização desse Concurso: O Rotary Club Bom Conselho,
cujas
decisões serão irrecorríveis;
d) Em caso de empate,
serão utilizados os seguintes critérios para desempate: 1.°- Maior nota no
quesito – domínio do padrão escrito; 2.°- Maior nota no quesito – presença dos
planos do texto e originalidade; 3.°- Maior idade.
DA PREMIAÇÃO
O processo de premiação
obedecerá duas categorias:
1)
Os 10 primeiros finalistas receberam um certificado de
classificação a ser entregue no dia 19 de junho de 2013, às 20:00 na AABB
- sede das reuniões ordinárias do Rotary
Club Bom Conselho, na oportunidade, serão divulgados os nomes dos três primeiros
finalistas;
2)
Os 03 primeiros finalistas receberão seus prêmios no dia 06 de
julho de 2013, às 21:00 horas na AABB, no evento de posse da diretoria do
Rotary Club anuário 2013/2014.A premiação será a doação de 03 Tablets e
certificado de classificação (1º, 2º e 3º lugar).
DAS OMISSÕES
a)
Os casos omissos ou imprevistos serão resolvidos pela Organização
do Concurso de Redação que terá total autonomia e poder para decidir;
INFORMAÇÕES:
ROTARY CLUB BOM CONSELHO
PRESIDENTE
FABRÍCIO
DE MORAIS BENJOINO
VICE-PRESIDENTE
KATIÚSCIA
ALVES CORREIA DE MIRANDA
SECRETÁRIO
CARLOS
ADELMAR MONTEIRO DUARTE
TESOUREIRO
CLÍVIO
LIMA CAVALCATE
PROTOCOLO
EMMANUEL
LEONEL COSTA DA SILVA
COMISSÕES:
·
ADMINISTRAÇÃO DO CLUBE
- MARILENE
TENÓRIO FERNANDES
·
DESENVOLVIMENTO DO
QUADRO SOCIAL - IRACEMA PEREIRA CAVALCANTE
·
RELAÇÕES PÚBLICAS - KATIÚSCIA ALVES CORREIA
DE MIRANDA
·
PROJETOS DE PRESTAÇÃO
DE SERVIÇOS - ANA ANGÉLICA BARROS TENÓRIO
·
FUNDAÇÃO ROTÁRIA - GERMANO ALAPENHA DE
MIRANDA
CRONOGRAMA
DO CONCURSO
ATIVIDADES
|
PERÍODO
|
ABR
|
MAI
|
JUN
|
JUL
|
Divulgação
do evento e Inscrições
|
29 a
|
a 17
|
|
|
Prazo
final para recolhimento das inscrições nas escolas
|
|
13
|
|
|
Dia
do concurso
|
|
26
|
|
|
Correção
das Redações
|
|
27 a
|
a 14
|
|
Entrega
e divulgação do resultado
|
|
|
17
|
|
Entrega
da premiação e certificados
|
|
|
18
|
06
|