quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Assista ao vídeo sobre a História de Bom Conselho.


Coluna Tribuna Livre: Bom Conselho, fatos históricos e emancipação.


TRIBUNA LIVRE
Bom Conselho, fatos históricos e emancipação
José Roberto Pereira


Não existe nada mais gostoso e gratificante do que escrever sobre a história do seu município, história esta que deveria ser contada na grade curricular. Vamos aos fatos históricos!

O grande general estrategista e vencedor da 1ª Batalha dos Guararapes, Francisco Barreto de Menezes não era brasileiro e apenas meio sangue português, pois, era filho bastardo de uma peruana com o morgado do Quarteira.

Seu pai o reconheceu e foi educado em Portugal. Tão grande foi sua fama pela vitória obtida sobre os holandeses que a Coroa Portuguesa o nomeou Governador Geral do Brasil com sede em Salvador. Ficando como Governador da capitania de Pernambuco e Capitanias anexas o paraibano de alma pernambucana o André Vidal de Negreiros que tomou posse em 26 de março de 1657. Vaidoso e grande homem de armas, o André Vidal de Negreiros lutava para transformar Pernambuco numa República Livre e não acatava as ordens do Governador Geral o Francisco Barreto.

Houve oimpasse e para resolver esta situaçãofoi enviado da Bahia para Pernambuco o Comendador e Ouvidor Geral Cristóvão de Burgos e Contreiras junto com seu compadre e amigo Coronel Nicolau de Aranha Pacheco o qual com o seu regimento foi transferido paraRecife. ACoroa de Lisboa deu maior autonomia a Pernambuco e ao seu Governador André Vidal de Negreiros. Após resolver esta situação, a Corte de Lisboa ofereceu ao Cristóvão de Burgos e Contreirasuma Sesmaria que corresponde hoje aos municípios de Bom Conselho, Quebrangulo e Palmeira dos Índios. Ao Nicolau Aranha Pacheco as terras do Quilombo Castainho, hoje Garanhuns.

Estamos no apogeu (1660) do Quilombo dos Palmares (1595 a 1695) e aqui quem mandava no Quilombo era Pedro Papacaça. O Quilombo dos Palmares compreendia 27 mil km2 quadrados de terras que iam do Cabo de Santo Agostinho até Penedo em Alagoas. O Quilombo de Pedro Papacaça dificultava a posse da sesmaria do Comendador e só após a morte de Zumbi em 1695 é que a região passou por um momento de paz fazendo com que os herdeiros do Comendador vendessem parte da sesmaria a família Costa Vilela em 1710 dando início a povoação do que é hoje nossa Bom Conselho.

Sua emancipação do município de Correntes foi pela Lei 35 de 3 de agosto de 1892, sendo seu primeiro Prefeito o Coronel Maximiliano Vilela.A data de emancipação era comemorada erradamente em 28 de dezembro (data da posse do Prefeito). Reuni alguns documentos, fiz um pronunciamento na Câmara, sobre a data correta, e com total apoio dos vereadores e da sua então Presidenta Léa Ramos, foi elaborado um Projeto de Lei colocando a data correta da nossa emancipação.

É uma pena que na data da nossa emancipação não haja uma festa cívica com a presença de bandas marciais, desfile do Batalhão do Exército de Garanhuns, oficinas sobre a nossa história.

Isto é o que chamamos de Nativismo.

Prefeitura fez a recuperação das estradas de Caldeirões e Logradouro



A Prefeitura de Bom Conselho, através da secretaria de Infraestrutura, continua a recuperação de estradas por todo o município.


Nos últimos dias, duas importantes estradas foram recuperadas pelas máquinas da prefeitura: Caldeirões e Logradouro dos Leões.

Quem trafega por essas vias já percebe a diferença que esse trabalho da prefeitura proporciona. Economia, rapidez e segurança são sentidas por todos que usam essas estradas.

Recentemente, a estrada da Barra do Brejo já havia passado pelo mesmo trabalho, assim como outras diversas de sítios e povoados.

O prefeito Dannilo Godoy tem atenção permanente com as estradas e é um serviço que não para no município, um dos maiores do Estado de Pernambuco em quilômetros de vias vicinais.






Entenda como será a campanha de vacinação contra o sarampo e a pólio.


Na cidade de Bom Conselho, o Rotary Club estará participando da campanha em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo começa na próxima segunda-feira (6). A meta é imunizar mais de 11 milhões de crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos, público mais suscetível a complicações de ambas as doenças. O Dia D de mobilização está previsto para 18 de agosto, um sábado, quando cerca de 36 mil postos de saúde em todo o país estarão abertos.

Na cidade de Bom Conselho, o Rotary Club estará participando da campanha em parceria com a secretaria municipal de saúde.

Este ano, a vacinação será feita de forma indiscriminada, ou seja, todas as crianças dentro da faixa-etária estabelecida serão imunizadas – mesmo as que já estão com o esquema vacinal completo. Neste caso, a criança vai receber um outro reforço. A campanha ocorre em meio a pelo menos dois surtos de sarampo no Brasil, em Roraima e no Amazonas. No caso da pólio, 312 municípios registram baixas taxas de cobertura vacinal contra a doença.

Veja a seguir algumas das principais perguntas e respostas relacionadas à campanha, com base em informações divulgadas pelo Ministério da Saúde:

Quando e onde ocorre a campanha?

Entre 6 e 31 de agosto, com o Dia D agendado para 18 de agosto, em postos de saúde de todo o país.

Qual o foco da campanha?

Crianças com idade entre 1 ano e 5 anos incompletos (4 anos e 11 meses).

Crianças que já foram vacinadas anteriormente devem ser levadas aos postos?

Sim. Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem comparecer aos postos. Quem estiver com o esquema vacinal incompleto receberá as doses necessárias para atualização e quem estiver com o esquema vacinal completo receberá outro reforço.

Qual a vacina usada contra a pólio?

Crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio vão receber a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), na forma injetável. Crianças que já receberam uma ou mais doses contra a pólio vão receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), na forma de gotinha.

Qual a vacina usada contra o sarampo?

A vacina contra o sarampo usada na campanha é a Tríplice Viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Todas as crianças na faixa etária estabelecida vão receber uma dose da Tríplice Viral, independentemente de sua situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Adultos participam da campanha?

Não. A campanha tem como foco crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos. 

Mesmo não sendo foco da campanha, adultos precisam de alguma das duas doses?

Sim. Conforme previsto no Calendário Nacional de Vacinação, adultos com até 29 anos que não tiverem completado o esquema na infância devem receber duas doses da Tríplice Viral e adultos com idade entre 30 e 49 anos devem receber uma dose da Tríplice Viral. O adulto que não souber sua situação vacinal deve procurar o posto de saúde mais próximo para tomar as doses previstas para sua faixa etária.

"Pernambuco Vai Mudar" oficializa nome de Armando como candidato a governador neste sábado.



  
A hora da mudança em Pernambuco está chegando. Neste sábado 4 de agosto, a partir das 9h, no Classic Hall, em Olinda, a frente das oposições “Pernambuco Vai Mudar” realiza convenção para oficializar as candidaturas do senador Armando Monteiro (PTB) a governador e dos deputados federais Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM) para o Senado nas eleições do dia 7 de outubro. O evento dá o sinal verde para que os candidatos comecem as atividades oficiais eleitorais. A vaga de vice na coligação deverá ser anunciada até o sábado.

Em torno de Armando, Bruno e Mendonça estão alinhados até o momento 12 partidos: além de PTB, PSDB e DEM, integram a aliança das oposições PSC, PPS, PRB, Podemos, PV, PSL, PRTB, PHS e PSDC.

“Fui convocado pela frente de partidos para liderar um novo tempo em Pernambuco, que resgate a esperança da nossa população e o protagonismo que o nosso Estado sempre teve”, afirmou Armando. “Ouvindo os pernambucanos de todas as regiões, estamos construindo um projeto que gere mais ofertas de empregos, cuide das pessoas, ofereça melhores dos serviços públicos na saúde, segurança pública, educação.”

Cinco ex-governadores estão apoiando a frente liderada por Armando: além de Mendonça, Roberto Magalhães (DEM), Gustavo Krause (DEM), Joaquim Francisco (PSDB) e João Lyra Neto (PSDB). Também reforça a aliança, desde o primeiro momento, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), bem como deputados federais e estaduais e prefeitos das principais cidades de Pernambuco, como Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Petrolina, Salgueiro, Garanhuns, Camaragibe, Ipojuca, Igarassu, Santa Cruz do Capibaribe, São Lourenço da Mata e Araripina, entre outras.

Além da chapa majoritária, serão oficializados como candidatos os postulantes à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal.  

SERVIÇO 
O QUÊ – Convenção da coligação Pernambuco Vai Mudar
QUANDO – Sábado, 4 de agosto, a partir das 9h
ONDE – Classic Hall (Avenida Agamenon Magalhães, s/n, Salgadinho, Olinda)

Dannilo Godoy convida para Convenção do PSB




Em todo o país estão acontecendo as convenções partidárias para escolha dos candidatos para próximas eleições de 7 de outubro.


Dannilo Godoy(PSB), prefeito de Bom Conselho, convida todos os bonconselhenses para participar da Convenção Estadual do PSB 40, que acontece no próximo domingo, 05 de agosto, a partir das 10h, no Clube Internacional em Recife.

A convenção servirá para a escolha de Paulo Câmara para Governador e Danilo Cabral para Deputado Federal, apoiados por Dannilo Godoy e com inúmeros serviços prestados em Bom Conselho.

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Vaquejada da Amizade será realizada em Bom Conselho.


No próximo dia 29 de setembro estará sendo realizada em Bom Conselho a "Vaquejada da Amizade", no Parque Sovabom de Bom Conselho.

Na categoria amador as senhas serão distribuídas da seguinte maneira:

Casadinha:R$ 400,00;
Solteira: R$ 300,00;
3 bois bate uma senha;
4 bois bate duas senhas;

Senhas 100% antecipadas com Luciano Ferro no fone: (87) 9.9975-6932.

Prefeitura levou estudantes do São Geraldo para o FIG



Na última quinta (26)a Prefeitura de Bom Conselho, através da secretaria de Educação, levou os estudantes dos sétimos anos da Escola de Referência em Ensino Fundamental São Geraldo-EREFSG para a cidade de Garanhuns para a culminância do Projeto Viagem Pedagógica e Cultural.


O objetivo foi proporcionar conhecimento através das visitas aos pontos turísticos da cidade e conhecer o FIG – Festival de Inverno, integrando conteúdos escolares e conhecimentos práticos no qual os envolvidos reconheçam que todos são responsáveis em preservar e manter valores culturais.

Na ocasião, os professores da escola trabalharam em suas áreas de conhecimento, os conteúdos de forma multidisciplinar, levando os estudantes à reflexão, ação e produção de um diário de bordo onde foi relatado o que viram e aprenderam na viagem.

O projeto foi iniciado pela professora Kelly Barbosa e posteriormente adotado aos demais professores: Paula Flavia, Cleidjane, Iara Dantas, Antônio, Ana Karina, Marilena(Preta), Dinho, Everlânia e Monalisa, com a orientação da Coordenadora Pedagógica Dannyelly e o diretor Merêncio.

Muitas atividades serão desenvolvidas nesse segundo semestre para desenvolver socialização de ideias, compreensão crítica da realidade e o desenvolvimento integral do ser humano, porque os estudantes precisam praticar o protagonismo e serem solidários, competentes e autônomos dentro e fora do âmbito escolar.






terça-feira, 31 de julho de 2018

Prefeitura vai comemorar os 126 anos de Emancipação Política de Bom Conselho




Na próxima sexta-feira(03), Bom Conselho comemora 126 anos de Emancipação Política e a Prefeitura preparou uma programação especial para comemorar a data.

O prefeito Dannilo Godoy e sua equipe, trabalharam para que o próximo 03 de agosto seja um dia com diversas atividades e logo às 09h será celebrada a Missa em Ação de Graças pelo aniversário de Bom Conselho na Igreja Matriz pelo pároco Pe. Marcelo Protázio.

Em seguida, às 10h acontecerá a grande final da I Copa Pedro Torres de Futsal, entre os times do Vera Cruz e o Ponto F.C.

Já a tarde, às 16h acontecerá a inauguração da ampliação e reforma da Escola Luiza Maria, no final da Rua José do Amaral.

Sintam-se convidados para participar deste dia importante para Bom Conselho.

Quadrilha explode bancos e faz reféns em São Bento do Una.




Pelo menos 20 assaltantes invadiram o município de São Bento do Una, localizado no Agreste do estado, e explodiram duas agências bancárias e fizeram uma família refém. Por volta das três horas da manhã, o grupo acionou explosivos nos bancos do Brasil e Bradesco, que ficam na Praça Cônego João Rodrigues de Melo, provocando estragos no centro da cidade e causando medo na população.

A madrugada foi de terror para os moradores, que ouviram tiros e o barulho das explosões por mais de uma hora. O bando chegou a fazer uma família refém em uma das casas vizinha às agências. A Polícia Militar conseguiu libertar dois adultos e uma criança que ficaram na mira da quadrilha, após longa negociação. Segundo informações da PM, um suspeito de participar da ação foi morto e outro ficou ferido.

As agências ficaram parcialmente destruídas e ainda não foi divulgado se alguma quantia foi levada dos cofres. Agentes das Polícias Civil e Militar estão no local e aguardam o Instituto de Criminalística realizar perícia. Para tentar fugir e dificultar a perseguição da Polícia, os assaltantes espalharam grampos ao longa da PE-180 após a investida.

Coluna Tribuna Livre: Assim Morreu Lampião.


TRIBUNA LIVREASSIM MORREU LAMPIÃOJosé Roberto Pereira




Um dos principais coiteiros de Lampião foi o Coronel Antônio Caixeiro da Fazenda Borda da Mata, interior Sergipano, e pai do Interventor deste estado o Capitão, médico do exército, o Dr. Eronildes de Carvalho. Não só o Coronel Antônio Caixeiro, como o Coronel Zezé Abílio de Bom Conselho, o Coronel José Pereira da cidade de Princesa na Paraíba e outros coronéis eram quem proviam munição e armas para o bando. Lampião estava desaparecido e muitos afirmavam que ele houvera morrido.

De repente, em 17 de abril de 1938 quando atravessa o Velho Chico em canoas, emparelhou com uma barca que ia com músicos,a “Jazz-Band” da cidade de Pão de Açúcar.Músicas nervosas e Lampião os tranquilizou solicitando uma apresentação em pleno São Francisco. Três meses e onze dias após este encontro, Lampião com sua gente foi para o Grotão do Angico localizado no município de Porto da Folha em Sergipe.Fazia 17 anos que o então Tenente João Bezerra,pernambucano, servindo a polícia Alagoana, procurava Lampião como se procura uma agulha no palheiro.A volante de João Bezerra fazia parte do Segundo Batalhão da Polícia Alagoana com sede em Santana do Ipanema-AL sob o comando do Tenente-Coronel José Lucena de Albuquerque.

Era a noite de 27 para 28 de julho de 1938. Chovia muito e João Bezerra, com sua tropa atravessou o Rio São Francisco saindo de Piranhas-Al.No lado sergipano, João Bezerra apertou um coiteiro, e soube exatamente onde Lampião estava escondido no Grotão do Angico.

O tenente recebera um telegrama informando: “venhaurgente, boi no pasto”.Era um telegrama em código informando que Lampião estava na área.Após apertar um coiteiro, que estava na feira de Piranhas-AL comprando grande quantidade de mantimentos, João Bezerra descobriu o local do esconderijo do Capitão Virgulino, e montou sua estratégia.

O aspirante Ferreira de Melo com quinzehomens e uma metralhadora belga de vinte tiros que Lampião chamava de “costureira”, entrou pelo centro do riacho.O Cabo Antônio Bertoldo da Silva, com oito homens, avançaria da esquerda do João Bezerra e o próprio Tenente fecharia o cerco com o Cabo Justino armado com uma metralhadora Hotchkiss de trinta tiros.
O tenente João Bezerra pediu para aguardar a sua ordem de ataque, ordem não cumprida por um soldado do aspirante Ferreira.

Na fuzilaria morreram: Lampião, Maria Bonita, Luiz Pedro, Desconhecido, Cajarana, Diferente, Mergulhão, Elétrico, Caixa de Fósforo, Quinta-feira e Enedina. Cabeças cortadas, colocadas com formol em latas de querosene. Falou João Bezerra em seu livro de memórias: “É sempre melhor apagar uma lamparina do que apagar um Lampião”.

       Estas cabeças que estavam expostas no museu Nina Rodrigues, em Salvador, foram sepultadas por ordem judicial atendendo uma solicitação da família na década de sessenta.

O resto é história, são lendas.

Lampião, nem mito, nem bandido, nem herói, apenas um brasileiro.

Conta de luz do brasileiro vai continuar mais cara em agosto.



A conta de luz do brasileiro vai continuar mais cara em agosto. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, o ONS, a bandeira tarifária vermelha, no patamar 2, deve permanecer no oitavo mês do ano

Isso porque os reservatórios estão com níveis baixos devido ao período de seca – e as previsões indicam que a estiagem vai continuar. No entanto, segundo o órgão, não há risco de desabastecimento de energia elétrica.

Lembrando que o sistema de cores de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel, a Agencia Nacional de Energia Elétrica, para informar aos usuários como estão as condições para geração de energia no país.

São quatro níveis: verde, amarela, vermelha - patamar 1 e vermelha patamar 2. Quando a tarifa está no vermelho, patamar 2, com agora, são cobrados 5 reais a cada 100 kWh de energia consumida.

Prefeitura realizará Audiência Pública de Metas Fiscais





A Prefeitura de Bom Conselho realizará Audiência Pública de Metas Fiscais do 1º Quadrimestre de 2018.


A população de Bom Conselho está convidada para participar deste momento que acontecerá na Câmara de Vereadores, às 10h, da próxima quinta-feira, 02 de agosto.

Participe!

Prefeitura de Bom Conselho – A Nossa Cidade Cada Dia Melhor!

Prefeitura de Garanhuns realiza Leilão de Veículos e Motocicletas.


O Blog do Carlos Eugênio divulga Leilão a ser realizado pela prefeitura de Garanhuns:

A Prefeitura de Garanhuns vai realizar um Leilão de Veículos e Motocicletas na próxima quinta-feira, dia 2. O Certame, que tem inicio previsto para as 10h, acontecerá no Pátio do Centro Administrativo II, localizado na Avenida Irga, nº 1248, no antigo prédio da Coca-Cola, colocará a disposição dos interessados 30 lotes.




Os Veículos serão postos a venda pelo maior lance. O lote com o menor preço é o de uma moto Honda CG 125 Cargo, ano 2001, que tem lance inicial no valor de R$ 800,00. Já o lote mais caro é uma Fiat Ducato, ano 2012/2013, que tem lance inicial de R$ 28.500,00. Os interessados poderão realizar vistoria prévia dos veículos dirigindo-se ao Centro Administrativo II. Um Servidor Municipal deverá acompanhará as vistorias.

A empresa Lance Certo Leilões é a responsável pelo processo, que acontecerá de forma presencial e online. Informações sobre o processo podem ser obtidas na Secretaria de Infraestrutura ou clicando AQUI.

Polícia Civil investiga possível caso de Baleia Azul em Bom Conselho.




A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar uma morte, supostamente causada pelo jogo “Baleia Azul”. Desta vez o caso aconteceu no município de Bom Conselho, no Agreste de Pernambuco. De todas as hipóteses que possam ter motivado a morte do garoto, de 20 anos, a do jogo é a que mais se fundamenta, já que a irmã do rapaz afirmou que ele participava dos desafios impostos.

De acordo com a equipe de investigação, chefiada pelo delegado Eric Costa, o jovem, identificado como Reginaldo da Silva Feitosa, foi encontrado enforcado, na manhã do último sábado (28), no distrito de Lagoa de São José. 

“Há uma grande probabilidade de que ele tenha cumprido a ordem do jogo Baleia Azul, que leva o participante a tirar a vida”, lamenta um agente da Delegacia de Polícia Civil de Bom Conselho,  que participa das investigações.

Em depoimentos à polícia, a família conta que nos últimos dias o garoto apresentava um comportamento diferente do habitual. A namorada do jovem relatou que ultimamente o jovem publicava, na rede social, mensagens que falavam sobre suicídio.

O jogo

O jogo, que teria surgido na Rússia em 2015, consiste em uma série de 50 desafios diários, enviados à vítima por meio de um aplicativo de mensagens chamado "curador". As tarefas, que podem estimular a automutilação e levar a comportamentos suicidas, são sempre repassadas durante a madrugada. O último desafio é tirar a própria vida.

Vendas para o Dia dos Pais podem crescer até 5%, em 2018



Vendas para o Dia dos Pais podem crescer até cinco por cento, neste ano. A pesquisa foi feita pela Associação Comercial de SP, com base na Capital paulista.

O cenário, porém, deve ser parecido com o restante do País. A entidade lembra que fatores como a queda dos juros tornam o momento mais favorável para as compras do que em 2017.

E dá uma dica: se alguém procura uma televisão nova, essa pode ser a hora.

Como o Brasil saiu da Copa mais cedo do que se esperava, existe um estoque alto de aparelhos que não foram vendidos durante o Mundial. Por isso, ao que tudo indica será possível encontrar boas ofertas.

Porém, os responsáveis pela pesquisa alertam que, com o dólar em alta, produtos importados muito procurados nesta época podem ficar mais caros.

Por exemplo: Perfumes e vinhos.

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Dannilo Godoy participou da II Cavalgada do Sertão






Aconteceu neste domingo(29) a II Cavalgada do Sertão na Zona Rural de Bom Conselho.


Organizada por João Luiz e Neto a cavalgada reuniu centenas participantes, com muita animação e forró durante todo o dia.

O prefeito de Bom Conselho, Dannilo Godoy esteve presente na Cavalgada do Sertão revendo amigos e se confraternizando com todos os presentes.

Junto com o prefeito, a pré-candidata a Deputada Estadual e bonconselhense Andrea Lossio esteve no sertão do Logradouro conversando com todos os participantes da cavalgada.





Andrea Lossio esteve presente na II Cavalgada do Sertão







A bonconselhense e pré-candidata a Deputada Estadual, Andrea Lossio, esteve marcando presença na II Cavalgada do Sertão, que aconteceu na Zona Rural de Logradouro dos Leões.

Andrea esteve em todo momento acompanhado do prefeito de Bom Conselho, Dannilo Godoy e diversas lideranças políticas.

Muito simpática e ouvindo os participantes da cavalgada, Andrea Lossio reforça ainda mais a cada dia o seu compromisso com os bonconselhenses.


Junto com Andrea e Dannilo, além de lideranças políticas e participantes da Cavalgada, estiveram os vereadores Sandra Tenório, Felipe Tuna, Alípio Soares, Márcia do Angico, Arlanzinho da Barra e Zé Nilson.

Izabel Urquiza prestigiou comemoração ao dia do agricultor.



O Dia do Agricultor é comemorado em 28 de julho. Em Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, a data foi comemorada antecipadamente nessa sexta-feira (27), com a realização de um evento no centro do município. A pré-candidata à deputada estadual Izabel Urquiza (PSC) prestigiou a ação, promovida pela Cáritas Diocesana da cidade. Para Izabel, a festa traz luz à questão da agricultura familiar, que passa despercebida muitas vezes aos olhos do público.

“Muitas vezes se vê esse assunto sem se ter a dimensão do potencial que ele representa para o desenvolvimento de uma localidade. Acho importante que se promova isso”, comenta Urquiza. A festa já existe há quatro anos, com o intuito de festejar a data, fortalecer o debate e as conquistas do segmento e os direitos das famílias. “Muito emocionante está no meio de todos esses chapéus de palha e sentir de perto a força do povo”, acrescenta.

Izabel ainda atenta para o trabalho social desenvolvido pela Cáritas. “Acho muito interessante. Esse projeto vem ajudando o povo não só na questão da agricultura, mas também na qualidade de vida dessas famílias, envolvendo habitação, saneamento, abastecimento de água. E mostra que as pessoas, de forma organizada, conseguem melhorar uma realidade”, conclui Izabel.

Estima-se que mais de 3 mil pessoas estiveram no evento. Muitas delas caravanas de cidades como Águas Belas e Bom Conselho, por exemplo.