sexta-feira, 20 de julho de 2018

Rotary não é feito somente de boas ações.



O fundador do Rotary, Paul Harris, em uma de suas de suas palestras, falou a respeito das boas ações do Rotary.

"O Rotary não é feito somente de boas ações; boas ações são apenas expressões de algo mais profundo. Por trás das boas ações do Rotary existe uma força invisível, a força da boa vontade. Algumas das forças mais poderosas no mundo são invisíveis. Até o ar que respiramos é invisível e no entanto, sustenta a vida. Por trás das boas ações do Rotary existe uma força invisível; é a força da boa vontade, em consequência da qual o Rotary existe." 

* Paul Harris

Prefeitura realiza formação e entrega kits a cozinheiras das Escolas Municipais



A Prefeitura de Bom Conselho, através da secretaria de Educação, iniciou a formação e a entrega de kits de EPIs as cozinheiras das escolas que fazem parte da rede municipal de ensino.

Com tema “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos”, a formação está sendo realizada pela nutricionista Mayhara Ferro e é organizada por setor, tendo sido iniciada no setor D (Logradouro, Poços e Várzea Grande) e está percorrendo todas as regiões do município.

Os kits são compostos por fardamentos, aventais, luvas nitrílicas para limpeza e toucas e são entregues exclusivamente para cozinheiras.

O treinamento de boas práticas de manipulação é considerado pré-requisito para alcançar a inocuidade dos alimentos, já que, comumente, a contaminação alimentar estáassociada à falta de conhecimento ou talvez à negligência dos manipuladores. Assim sendo, as Boas Práticas nos Serviços de Alimentação e Nutrição são consideradas importantes ferramentas para atingir um determinado padrão de qualidade, com objetivo de garantir segurança dos alimentos através de condutas adequadas de manipulação, trazendo saúde para todos alunos pertencentes a rede de ensino.




Projeto de Lei que proíbe rodeios e vaquejadas avança no Congresso.





A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei (PL 2086/11) que proíbe a perseguição e laçada de animais em rodeios, vaquejadas e eventos similares. A proposta prevê que quem descumprir a norma pode ser multado em até R$ 30 mil.

De acordo com o representante da Proanima, Francisco Carlos Rosa, os animais também têm direitos e o bem-estar deles precisam ser assegurados.

"Os animais têm direito e não são apenas os animais que estão na nossa casa, cães, gatos. Não, acho que todos os animais têm que ser protegidos e tem que ter assegurados a eles o bem-estar."

Em 2017, foi aprovada pelo Congresso Nacional uma Emenda Constitucional que considera a vaquejada como evento cultural e desportivo.

O projeto ainda vai ser analisado pelas comissões do Esporte e de Constituição e Justiça, antes de ser votado pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

Convenções para escolha dos candidatos a presidente terão início hoje.



Ainda com o cenário das coligações indefinido, os partidos políticos iniciam nesta sexta-feira (20) as convenções nacionais que vão decidir os candidatos à Presidência da República, nas eleições de outubro. Os nomes dos candidatos a presidente e a vice têm que ser aprovados nas convenções até 5 de agosto e registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 15 de agosto.

Neste momento, há 18 pré-candidatos, mas esse número já foi superior a 20 - alguns desistiram no meio do caminho, outros foram barrados pelos partidos políticos. O total de candidatos poderá ser menor, já que alguns partidos, como o DEM, o SD e o PCdoB, estão sendo provocados a desistir da candidatura própria para apoiar chapas mais competitivas.

O quadro de indefinição, segundo o cientista político Leonardo Barreto, se deve a fatores diversos, começando pelo fato de o Palácio do Planalto não estar influenciando o processo eleitoral. "Quando o Executivo está forte, tentando a reeleição ou fazer o sucessor, a tendência é que a coligação governista seja reproduzida, a oposição se organize e até surja a terceira via. Neste ano, o governo não tem um candidato forte nem colocou peso no candidato da oposição. Isso levou à pulverização de candidaturas", argumentou.


Final de semana terá apresentação da quadrilha “Passeio Drilha”.



        Uma das mais tradicionais quadrilhas juninas da cidade de Bom Conselho irá apresentar-se no próximo domingo, dia 22 de julho, com início previsto para às 19 horas. A festa ocorrerá na rua Carlos Dias, na cidade de Bom Conselho.

Quem estará comandando o evento é o locutor/animador da rádio Papacaça Milton Filho, e o encerramento terá muito foro com o cantor Assisão.




quinta-feira, 19 de julho de 2018

Uma equipe dedicada realiza a coleta de lixo diariamente



A coleta de lixo é realizada por uma empresa contratada pela Prefeitura de Bom Conselho para executar o trabalho de forma eficaz e que atenda a demanda da cidade.


Diariamente uma equipe dedicada ao trabalho faz a limpeza de toda cidade, realizando serviços de varrição, catação e coleta de lixo doméstico.

Os trabalhos acontecem em todos os setores, como na feira livre, ruas de bairros e loteamentos, margens da PE-218 que passa pela entrada de Bom Conselho.

Com esforço e dedicação de cada um desses profissionais, a cidade fica limpa, proporcionando beleza e saúde para a população.





Rotay Club Bom Conselho abraça campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite.




O Ministério da Saúde atualizou o número de casos de sarampo no Brasil: foram 677 casos até esta terça-feira (17) em seis estados: Amazonas, Roraima, Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O número de casos em investigação assusta: chegou a 2.724.

Diante desses números preocupantes, o Rotary Club Bom Conselho abraçou a causa da vacinação com ênfase no sarampo e poliomielite.

Todos os adultos com menos de 50 anos precisam atualizar a vacina contra sarampo:
Menores de 49 anos, uma dose;
Menores de 30 anos, duas doses;

A diretoria do Rotary estará participando na rádio Papacaça FM102.9, do programa Papacaça Debate, das 11 às 12 horas desta quinta-feira (19), onde será abordado o tema.

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Decreto antecipa parcela do 13º para aposentados.




Foi publicado nesta terça-feira (17) um decreto no Diário Oficial da União, que antecipa a primeira parcela do 13° salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS. Com isso, o pagamento do 13º vai ser feito junto com a remuneração de agosto.

De acordo com o governo, essa primeira parcela do abono anual vai corresponder a até 50% do valor do benefício e o restante vai ser pago com a remuneração de novembro. A medida deve injetar R$ 21 bilhões na economia do país e movimentar o comércio e outros setores.

Lembrando que, segundo a legislação, nesta primeira parcela, não haverá desconto de Imposto de Renda. O valor só vai poder ser cobrado na segunda parcela da gratificação natalina, que vai ser paga em novembro.

Prefeitura tem o Melhor em Casa no conforto do seu lar





A Prefeitura de Bom Conselho, através da secretaria de Saúde, disponibiliza para a população o Programa Melhor em Casa.


O Programa é fruto de uma parceria com o Governo Federal e conta com uma equipe multidisciplinar, composta de médico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, técnico em enfermagem e motorista, que atendem os bonconselhenses que se encaixam no programa no conforto do seu lar.

O Melhor em Casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. A atenção domiciliar visa a proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar.

Para saber mais sobre o programa, converse com seu agente de saúde ou procure seu posto de saúde ou a sala de apoio do Melhor em Casa que se localiza no Hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso.








 

terça-feira, 17 de julho de 2018

Pesquisa aponta empate técnico para o Governo de Pernambuco




O Diario de Pernambuco divulgou, na edição desta terça-feira (17), a segunda rodada da pesquisa para governador do Estado, realizada pela Datamétrica. A pesquisa apresenta novamente o cenário de empate técnico entre os três principais pré-candidatos.

O governador Paulo Câmara (PSB) aparece em primeiro lugar com 25%, seguido pela vereadora Marília Arraes (PT) com 21% e pelo senador Armando Monteiro (PTB), com 17%. O empate técnico se dá com a margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

A intenção espontânea de voto apresenta Paulo Câmara com 13% (em junho ele tinha 12%), Marília Arraes com 11% (em junho ela tinha 8%) e Armando Monteiro com 6% (sendo 4% a registrada em junho).

Os demais candidatos obtiveram, cada um, menos de 1% das intenções de voto. Os indecisos cresceram de 39% para 53%, e aqueles votariam branco ou nulo caíram de 28% para 14%.

A intenção estimulada de voto no cenário, considerando a participação da pré-candidata do PT, repete a ordem dos candidatos da espontânea, sendo todos com índices maiores. Os números de 25% (Paulo Câmara), 21% (Marília Arraes) e 17% (Armando Monteiro) confirmam a liderança do governador, ainda que estejam todos empatados dentro da margem de erro. Os números da pesquisa anterior foram: 20%, 17% e 14%, respectivamente. Os demais candidatos ficaram entre 0% e 2%. A mudança expressiva foi dos brancos e nulos, que caíram de 35% para 26%.

O cenário sem a pré-candidata do PT mantém o governador na liderança, com 28%, seguido do pré-candidato do PTB, com 22%. A distância de 6 pontos, entretanto, ainda significa empate técnico. Nessa simulação, os demais candidatos atingem, cada um, no máximo 2%. Votos brancos e nulos seriam de 33% (antes 42%). Indecisos caíram somente 1% (de 10% para 9%).

Prefeitura retoma o serviço com o Fumacê



A Prefeitura de Bom Conselho, através da secretaria de Saúde, retomou os trabalhos do fumacê pelas ruas de Bom Conselho.


O serviço é realizado pela equipe de Vigilância em Saúde e percorre todas as ruas da cidade no combate a diversos tipos de mosquitos, inclusive a muriçoca.

Organizado por setor, o trabalho está em sua segunda etapa e é realizado diariamente.







segunda-feira, 16 de julho de 2018

ProUni divulga lista de aprovados em 2ª chamada


O resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) já está disponível no siteprouni.mec.gov.br. Quem fez o pedido e quer saber se foi aprovado, pode acessar o site com o número de inscrição e senha do Enem 2017 ou selecionar a instituição, campus e curso que concorreu.

Os aprovados devem comprovar informações de inscrição até o dia 23 de julho. Quem não conseguiu a bolsa do ProUni pode incluir o nome em uma lista de espera a partir de 30 de julho. O resultado sairá em 2 de agosto.

Vale lembrar que o ProUni é um programa do Ministério da Educação. Para ter direito a estudar em uma universidade particular com bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais de 50% são para candidatos que têm renda familiar de até três salários mínimos. Neste semestre, foram oferecidas mais de 174 mil vagas em todo o país.

Reparos em esgotos também são realizados pela Prefeitura



A secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Bom Conselho, também realiza, diariamente, consertos e reparos na rede de esgoto da nossa cidade.


Os trabalhos acontecem por toda a cidade e, nos últimos dias, setores como a Avenida Santa Maria,as rua Mário Melo, B no Bairro do Vavá, Nilo Peçanha, Luiz Pompeu da Rocha, Ângela Pessoa de Lucena e Manoel Bandeira foram reparados.

O trabalho é fruto de uma equipe dedicada, sob orientação do secretário de Infraestrutura Luís Henrique.