quinta-feira, 5 de abril de 2018

Avenida Santa Terezinha recebeu cuidados da Prefeitura




Nos últimos dias, a Prefeitura de Bom Conselho, através da secretaria de Infraestrutura, realizou serviços diversos na Avenida Santa Terezinha, que leva até a Ermida de Santa Terezinha.


Trabalhos de urbanização, com limpeza, retirada de entulhos e pinturas foram realizados pela equipe comandada pelo secretário Luís Henrique.

A Avenida Santa Terezinha é o caminho para um dos principais pontos turísticos da cidade: a Ermida de Santa Terezinha, muito frequentada por religiosos, turistas e aventureiros.

Os trabalhos seguem acontecendo, diariamente, em diversos setores da cidade e dos distritos.






Prefeitura inicia a limpeza do Canal do Papacacinha



O trabalho de limpeza do Canal do Papacacinha teve início. O trabalho é realizado pela Prefeitura de Bom Conselho através da secretaria de Infraestrutura.


A equipe contratada para realizar a limpeza iniciou os trabalhos pela parte do canal localizada em um loteamento, próximo a Escola Coronel José Abílio – CERU.

Em conjunto com a equipe de limpeza estão trabalhando os profissionais da secretaria de Saúde, colocando veneno para o combate aos insetos, em especial as muriçocas.

Na medida em que os trabalhos forem avançando, a população poderá observar a diminuição significativa das muriçocas, que ultimamente tem causado muitos transtornos. A expectativa é que ao fim do trabalho, que se estenderá por toda extensão do canal que “corta” a cidade, esses insetos sejam totalmente combatidos.






quarta-feira, 4 de abril de 2018

Ruas dos Loteamentos Arabari e Ferro passam por manutenção da Prefeitura



A Prefeitura de Bom Conselho, através da secretaria de Infraestrutura, vem realizando um trabalho de manutenção em algumas ruas que ainda não são calçadas em novos loteamentos de Bom Conselho.


Recentemente, receberam as melhorias o Loteamento Ferro e o Loteamento Arabari. A máquina patrol realizou um trabalho de recuperação das ruas, possibilitando uma melhor trafegabilidade para os moradores e visitantes.

Os dois loteamentos são relativamente novos no município e a manutenção das ruas em condições de tráfego é essencial enquanto não são calçadas.

Fonte: Ascom: PMBC






Pernambuco já identifica circulação de três vírus da gripe



Neste ano, até o dia 17 de março, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) já identificou a circulação de três vírus da influenza em Pernambuco: A(H1N1), A(H3N2) e B. Esses vírus também já foram isolados em outros Estados brasileiros e países da América, segundo boletins recentes do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Dados do mais recente boletim epidemiológico de Pernambuco revelam que, até o dia 17 de março, dos 174 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), um caso foi positivo para H1N1. No mesmo período de 2017, foram 264 ocorrências de SRAG, com 31 casos de H3N2, 5 de influenza B e 2 do vírus sincicial respiratório (VSR).

Os casos de SRAG são caracterizados por quadros de agravamento da infecção pelos vírus respiratórios, o que exige internação de pacientes com febre, tosse ou dor de garganta associado a desconforto respiratório.
Comparando os dois anos (2017 e 2018), houve uma diminuição de 34% nos casos de SRAG este ano. “Estamos com menos casos do que em 2017, mas continuamos atentos para realizar as medidas necessárias sempre que for preciso. A população também deve procurar imediatamente um serviço de saúde caso surjam os sintomas característicos da SRAG ou síndrome gripal”, afirma a gerente de Prevenção de Doenças Imunopreveníveis da SES, Ana Antunes.

No caso da síndrome gripal, que engloba os casos leves, o Estado faz o acompanhamento em quatro unidades sentinelas, localizadas no Recife (3) e em Jaboatão dos Guararapes (1). Nessas unidades, semanalmente, são realizadas coletas de amostras dos pacientes para identificar os vírus em circulação no Estado. Também até o dia 17 de março, já foi confirmado um caso de influenza B, 1 de influenza A(H1N1) e 1 de influenza A(H3N2).

Vacinação

Entre os dias 23 de abril e 1º de junho, o Brasil realiza a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. A vacina protege contra os três vírus em circulação em Pernambuco: influenza A(H1N1), influenza A(H3N2) e influenza B. A imunização é voltada para idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos a até 45 dias), trabalhador de saúde, professores, povos indígenas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

terça-feira, 3 de abril de 2018

Izabel Urquiza se filia ao PSC.



A ex-candidata a prefeita de Olinda, Izabel Urquiza, é mais um nome que vai reforçar a chapa do PSC na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O ato de filiação, comandado pelo presidente estadual do PSC e pré-candidato ao Senado, deputado estadual André Ferreira, contou com a presença do presidente da Alepe, Guilherme Uchoa (PSC).

Filha dos ex-deputados estaduais da terra de Papacaça, Helio Urquiza e Jacilda Uruiza, ela atuou como coordenadora de Programas Sociais do Ministério das Cidades no Nordeste e tem como base Olinda e Bom Conselho.

“A vinda de Izabel é importante, principalmente, por integrar a ala feminina da nossa chapa à Assembleia e por representar uma importante cidade do nosso Estado, que é Olinda. É com prazer que a recebemos no PSC”, afirmou André, ao abonar a ficha de filiação.

Advogada, professora e gestora pública, Izabel quer reproduzir, na Assembleia, os programas que iniciou durante as passagens na secretária-executiva do Prodetur e pelo Ministério das Cidades.

“Meu foco é numa gestão pública eficiente. Essas questões administrativas podem redundar em melhorias para a população. Também a questão da ética. A gente luta por uma política com mais segurança para o eleitor, de que seja uma política voltada para os serviços públicos. Tive a oportunidade de mostrar isso por onde passei”, destacou Izabel, durante a filiação.

Ela acrescenta que a política precisa de um novo olhar, e isso a estimula a disputar um mandato à Assembleia Legislativa.

“A gente está precisando oxigenar a política e ter projetos que despertem no cidadão a participação na política. A população está cansada dessa política que vem sendo feita. O grande desafio da pessoa pública hoje é despertar no eleitor a esperança de que é possível mudar”, acrescentou Izabel, acrescentando que escolheu o PSC pelo fato de o partido representar “um projeto novo, que valoriza a família e esses fatores positivos da política”.

COLUNA ENSAIO GERAL: CHUVAS MÊS DE MARÇO DE 2018



          As chuvas que caíram durante o mês de março foi abaixo da média. 

          Geralmente este mês nós temos boas trovoadas, inclusive no dia 19 (dia de São José) é esperado chuva, pois, existe o ditado que plantando no dia de São José o milho da fogueira esta garantido.

          A precipitação foi de 22 mm o total acumulado do ano passou a ser de 115 mm. Em comparação com o ano passado, o mês de março foi mais chuvoso, pois, o ano passado não houve nenhuma precipitação neste mês.

Alfabetização: Jucati serve de exemplo para municípios do Agreste.




Vinte e um municípios que fazem parte do Agreste Meridional pernambucano querem saber que iniciativas a cidade de Jucati, da mesma região, vem desenvolvendo para alfabetizar os seus alunos. O município é o que teve o melhor desempenho, no Estado, em leitura e escrita, na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2016. A reunião, que acontecerá quinta-feira, em Garanhuns, foi articulada nesta segunda-feira (2) durante o Seminário Pernambuco pela Educação, promovido pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), com apoio da TV Escola e do Instituto Ayrton Senna.

“Nós, secretários municipais de Educação do Agreste, sempre trocamos experiências. Nos encontramos mensalmente. Desta vez, os colegas querem saber mais sobre os projetos de Jucati. Não há muito segredo e não é impossível obter bons resultados. Mas é preciso trabalho em equipe, persistência, ousadia e principalmente apoio do prefeito”, destacou a secretária de Educação da cidade, Eliza Lúcio. Ela foi uma das convidadas do seminário que aconteceu no auditório do Hotel Sesc, em Garanhuns. O evento contou com cooperação da Unesco, Fundaj e Sistema Fecomércio.

Conforme a ANA, Jucati teve 95% dos alunos com resultado satisfatório em leitura e 86% em escrita. “Investimos na formação dos professores, com um terço da aula atividade usada para capacitações. Erradicamos as turmas multisseriadas. Garantimos merenda e transporte de qualidade. E nossos melhores docentes estão nas turmas de educação infantil e alfabetização”, explicou Eliza, titular da pasta de Educação há 17 anos.

Nestlé vai montar linha de produção para leite Ninho em Garanhuns.


Devido ao alto consumo na região, a Nestlé vai montar a sua primeira linha de produção direta em Pernambuco, na cidade de Garanhuns. A unidade, que receberá um investimento de R$ 5 milhões, irá envasar leite Ninho em pó, na versão sachê. O produto será distribuído prioritariamente para o Norte/Nordeste do país, considerados o segundo maior público consumidor de Ninho do Brasil. A unidade de Pernambuco será a terceira da companhia no Nordeste. As duas primeiras estão instaladas na Bahia, nas cidades de Feira de Santana e Itabúna.

A nova linha de produção será instalada em área de propriedade da DPA (Dairy Partners Americas) – joint venture entre a Nestlé e a neozelandesa Fonterra, maior exportadora de produtos lácteos do mundo –, onde já se fabrica, desde 2010, iogurtes e bebidas lácteas fermentadas das marcas Ninho, Nestlé Ideal, Neston, Chamyto e Nestlé. No caso da nova planta, a capacidade instalada será de 10 mil toneladas por ano, devendo atingir os 100% em quatro anos a contar da sua inauguração, prevista para o quarto trimestre de 2018 ou primeiro trimestre de 2019. A Nestlé adianta que ainda não tem o número de vagas que serão geradas na fábrica de Pernambuco.

Novos investimentos

A unidade foi anunciada na 101ª reunião do Conselho Estadual de Políticas Industrial, Comercial e de Serviços (Condic), que ocorreu na manhã desta segunda-feira (02), que aprovou R$ 99,5 milhões em investimentos de indústrias para Pernambuco, que vão gerar 510 empregos. Entre os destaques, além da Nestlé, outras duas multinacionais confirmaram investimento no estado. A Unilever irá aplicar R$ 3 milhões na planta local, gerando 63 novos empregos e a Bosch irá instalar em seu Centro de Distribuição uma linha de produção para montagem final de furadeiras, serras de mármores e esmerilhadeiras. O CD fica localizado no Cabo de Santo Agostinho.

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Encontro ex-alunos Frei Caetano.


Polícia Militar faz apreensão por porte ilegal de arma de fogo.




No domingo, (01/04), durante a realização da Operação Duas Rodas, em cumprimento às diretrizes estabelecidas pelo comando da unidade, o efetivo da 3ª CPM (GT 340169 - Bom Conselho + ROCAM) ao efetuar blitz/bloqueio observou que um dos dois indivíduos, mais precisamente o passageiro, que trafegavam em uma motocicleta POP 100, ao avistar o policiamento se desfez de um objeto, atitude esta que chamou a atenção do efetivo, que desde logo os abordou.

Ato contínuo, o objeto foi localizado e constatou-se que seria um Revólver de marca Taurus, cal 32 e Número de série 47142. Diante do exposto, o envolvido -  B.H.A.S, 16 anos, foi conduzido, juntamente com  seu preposto, à 18 Delegacia Seccional na cidade de Garanhuns, onde foram apresentados à Autoridade Policial a fim de que pudessem ser tomadas as medidas pertinentes.

Efetivo:
Cb Tiago
Sd Andre
Sd Franckson
Sd Tavares Lira
Sd Jonhshon

Programa PE no Campus abre inscrições para estudantes universitários



Estão abertas as inscrições para o Programa de Acesso ao Ensino Superior – PE no Campus. Ao todo, estão sendo ofertadas 773 bolsas. Os selecionados receberão um auxílio de R$ 550,00 no primeiro ano e R$ 400,00 no segundo.

É possível se inscrever por meio do site da Secretaria Estadual de Educação através do site: www1.educacao.pe.gov.br/spc.

Para concorrer, os interessados devem ter concluído o Ensino Médio na rede pública estadual há, no máximo cinco anos, ser atendido pelo Programa Bolsa Família ou ter renda familiar inferior a dois salários mínimos e ter residência fixa com distância igual ou superior a 50 quilômetros da universidade onde irá estudar.

A bolsa é destinada para as despesas do curso, moradia, alimentação e transporte. As inscrições seguem até o esgotamento das bolsas disponíveis ou em data definida pela comissão do processo seletivo.

INSS Digital: Dannilo Godoy e Gerente Regional do INSS se reuniram





A Prefeitura de Bom Conselho aderiu ao INSS digital, o que possibilita ao município receber as pessoas que querem solicitar benefícios junto ao INSS e ingressar com a documentação diretamente no sistema, sem a necessidade do cidadão procurar a agência do INSS, facilitando a vida das pessoas.

E na última semana, o prefeito Dannilo Godoy esteve reunido com Dr. André Pontes, Gerente Regional do INSS para tratar de ajustes para a implantação do serviço, assim como marcar a capacitação dos funcionários da prefeitura que atenderão o povo. Junto com o prefeito, participou da reunião o secretário de Desenvolvimento Social, Geninho Tavares.

Os funcionários do município serão capacitados pelo próprio INSS, em um treinamento que fará com que eles estejam preparados para atender o público que queira solicitar, por exemplo, uma aposentadoria ou qualquer outro benefício disponibilizado pelo INSS.

Assim que os funcionários estiverem capacitados, a prefeitura divulgará os serviços e locais de atendimento.

Informações: ASCOM/PMBC

Bandeira tarifária segue sem cobrança extra nas contas de luz em abril




A bandeira tarifária de abril continuará na cor verde, o que significa que não haverá cobrança extra nas contas de luz. Com isso, desde janeiro não há cobrança adicional nas contas de energia. Em fevereiro e março, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter a tarifa nesse patamar.

A manutenção da bandeira verde em abril significa que a situação nos reservatórios das hidrelétricas continua a melhorar, devido à volta das chuvas.

A manutenção da cor verde foi anunciada pela Aneel na quinta-feira (29). Nos últimos meses de 2017, por causa do baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, houve cobrança extra nas contas de luz via bandeira tarifária.

Isso ocorre para arrecadar recursos necessários para cobrir custos extras com a produção de energia mais cara, gerada por termelétricas.

Prazo para isenção da Taxa de Inscrição do Exame começa nesta segunda-feira




Os estudantes que irão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e quiserem pedir isenção da taxa de inscrição devem ficar atentos. Neste ano, a solicitação de isenção será feita entre os dias 2 e 11 de abril, ou seja, antes do período de inscrição, que começa em maio. O pedido deve ser feito, exclusivamente, pelo endereço site do Enem.

Serão isentos os estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública, ou que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Também tem isenção o participante que declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Neste ano, também são isentos os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado, que tenham atingido a nota mínima do exame.

Se a solicitação de isenção for negada, ainda é possível recorrer da decisão, na Página do Participante, entre os dias 23 e 29 de abril.

A aprovação da isenção da taxa de inscrição não significa que o participante já está inscrito no Enem. As inscrições deverão ser feitas das 10h do dia 7 de maio às 23h59 de 18 de maio deste ano, pelo site do Enem.