sexta-feira, 23 de março de 2018

Padre Marcelo Rossi entra em cena na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém




Ao participar das gravações do especial de TV da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, que vai ao ar na Rede Globo na manhã do sábado de Aleluia, dia 31 de março, o padre Marcelo Rossi inovou. No intervalo de cada passagem, durante o ensaio de espetáculo, ele fez questão de subir aos palcos da cidade-teatro para gravar as imagens do especial comentando cada cena e interagindo com os atores.

No programa, que será transmitido por todas as emissoras afiliadas no Nordeste e Norte, ele participa explicando o significado de cada passagem da vida de Cristo encenada no espetáculo. “Nós vamos atualizar a vida, a paixão, a morte e a ressurreição do senhor Jesus. O que significa? novas forças. Eu creio num Brasil deferente através do amor”.

Em Nova Jerusalém, o pároco também participou da missa que é celebrada todos os anos pelo arcebispo de Caruaru, Dom Bernardino Marchió, antes da estreia da Paixão de Cristo. Estavam na cerimônia os artistas, figurantes, técnicos e colaboradores que atuam no espetáculo.

A temporada 2018 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém vai do sábado, 24, até o sábado seguinte, 31, no município do Brejo da Madre de Deus, agreste de Pernambuco, a 180 km do Recife. Como acontece todos os anos, o maior teatro ao ar livre do mundo e deverá receber, no período de 24 a 31 de março, milhares de turistas que, durante a Semana Santa, irão assistir à encenação em sua 51ª edição.

Este ano estão no elenco de convidados os artistas Renato Góes, interpretando o papel de Jesus, Kadu Moliterno (Pilatos), Victor Fasano (Herodes), Tonico Pereira (Anás), Nicole Bahls (Herodíades) e Rita Guedes (Madalena). O papel de Maria, mãe de Jesus, será interpretado pela atriz pernambucana Fabiana Pirro. Mais informações: no site oficial (www.novajerusalem.com.br).

Garanta um feriado tranquilo: prepare o veículo para viajar com conforto e segurança na Páscoa



O seu veículo está em perfeitas condições de funcionamento para você viajar no feriado que se aproxima?

O próximo dia 30 é Sexta-feira Santa, e no domingo é celebrada a Páscoa.

Se você está se programando para passar o feriadão longe de casa, aproveite os próximos dias para preparar o seu veículo para a viagem.

Garanta que as luzes, os freios e os amortecedores estejam em perfeito estado.

É importante fazer também o alinhamento e o balanceamento do veículo.

Confira a calibragem dos pneus. Cheque se eles estão em boas condições. Se estiverem carecas, você precisa trocar. Isso vale também para o estepe.

Não se esqueça de verificar, ainda, o nível do óleo, o reservatório de água e o funcionamento da bateria.

Mas, para que a viagem seja tranquila, não basta que as pistas sejam boas, é preciso que cada motorista faça a sua parte!

Dirigir um carro em bom estado, trafegar dentro dos limites de velocidade e respeitar as leis de trânsito são condutas essenciais para fazer qualquer trajeto de maneira segura.

Agende uma revisão mecânica com um profissional de sua confiança e prepare tudo para que a viagem do feriado de Páscoa seja tranquila.

Acolhimento do Integral Municipal será segunda




Acontece na próxima segunda-feira(26), o acolhimento das famílias dos estudantes da primeira escola municipal em tempo integral do São Geraldo.

O momento acontece às 19h, no anexo da Escola de Referência em Ensino Fundamental São Geraldo. O anexo está localizado na Rua Dr. Manoel Borba, 310, centro.

A Secretaria Municipal de Educação convida a todos para estarem presentes nesse momento muito importante para a educação municipal.

Secretaria de Saúde alerta sobre vacinação contra sarampo em Pernambuco.



Para manter os registros de caso de sarampo em nível zero em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) alerta os pernambucanos a se vacinarem. “É importante que a população vá a um posto de saúde, munido da caderneta de vacinação, para saber se é preciso fazer a atualização de alguma dose”, destaca a SES.

Desde 2014 o estado não tem casos da doença. Para continuar com este índice, a indicação é receber a vacina tríplice viral, disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que evita também a rubéola e a caxumba.

Indicações

Bebês com 12 meses devem ser vacinados. Para crianças acima de 2 anos, além de jovens e adultos até os 29 anos, que ainda não foram vacinados, devem receber duas doses. Os adultos entre 30 e 49 anos tomam apenas uma dose da tríplice viral.

O alerta também se estende aos profissionais de saúde, que devem tomar duas doses da vacina, independente da idade.

18 casos já foram confirmados no Brasil

No Brasil, 18 casos já foram confirmados em Roraima, estado que faz divisa com a Venezuela. Por isso, a SES reforça com os municípios e a população em geral a importância de intensificar as ações de imunização para que os pernambucanos atualizem sua situação vacinal e, assim, evitem a reintrodução do vírus no Estado. Por conta da doença ser extremamente contagiosa, se espalha rapidamente.

No mundo, em 2018, a Organização Mundial de Saúde (OMS) já confirma casos principalmente em países do continente europeu e africano. Nas Américas, os registros são nos Estados Unidos e, em maior quantidade, na Venezuela.

“Hoje, o fluxo de pessoas entre países pode facilitar a introdução de vírus em territórios que ele não esteja presente. Precisamos chamar a atenção dos pernambucanos para que eles verifiquem se sua situação vacinal está atualizada, não apenas para o sarampo, mas para outras enfermidades que possam ser evitadas com as vacinas disponibilizadas pelo SUS”, reforça o diretor geral de Controle de Doenças Transmissíveis, George Dimech.

Se informar em unidades de saúde é primordial para evitar a doença

O sarampo é uma doença que causa febre e manchas vermelhas no corpo, acompanhado de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, coriza ou conjuntivite. Caso haja esses sinais, é importante procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Em Pernambuco, foram registrados 199 casos de sarampo em 2013 e 27 em 2014, além de 1 caso importado em 2012. Anteriormente, o último registro tinha sido em 1999.


quinta-feira, 22 de março de 2018

No MEC, Dannilo Godoy busca novos recursos




O prefeito Dannilo Godoy está em Brasília em busca de novos investimentos para Bom Conselho.

Na manhã desta quinta-feira(22), o prefeito esteve no Ministério da Educação – MEC, reunido com o Ministro Mendonça Filho.

No encontro com Mendonça, Dannilo solicitou a construção e a reforma de novas escolas, mais ginásios poliesportivos, adesão a novos programas, caminho da escola e novos ônibus escolares.

Os investimentos do município em educação são constantes e o prefeito Dannilo Godoy sempre está buscando mais recursos para possibilitar ainda mais melhorias. Só em ginásios poliesportivos, foram três construídos ao longo do seu governo. Inúmeros programas foram complementados ou implantados e diversas escolas reformadas.

Domingo tem torneio de inauguração da quadra de futevôlei




A Prefeitura de Bom Conselho, através da diretoria de Esportes, vai inaugurar a quadra de futevôlei e realizar um grande torneio.

A quadra foi construída recentemente nas margens do Açude da Nação e é um pedido dos praticantes do esporte no município que foi atendido pela prefeitura.

O torneio acontece no próximo domingo, a partir das 8h, e a previsão é que mais de 20 duplas se enfrentem.

A população está convidada a prestigiar o torneio e assistir as disputas.

Essa é mais uma ação da Prefeitura de Bom Conselho no esporte local, que vem investindo constantemente na área.

Campanha arrecada fundos para tratamento da bonconselhense Ana Lis, de 1 ano e 2 meses.




Familiares e amigos da pequena Ana Lis, de 1 ano e 2 meses, realizam campanha para arrecadar dinheiro, através de uma vaquinha na internet, para os gastos do tratamento da menina, que tem Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV), Alergia a Múltiplas Proteínas Alimentares e Imunodeficiência Humoral.

Ainda durante o primeiro mês de vida, Ana Lis, que mora com a mãe e o irmão de 5 anos no município de Bom Conselho, no Agreste de Pernambuco. Apresentou os primeiros sintomas de APLV, chegando a ser internada por desidratação. Aos 40 dias, exames laboratoriais identificaram a alergia e ainda denunciaram a ausência de Imunoglobulina A (IgA) - a deficiência faz com que ela tenha uma maior facilidade de contrair infecções.

Com 4 meses, ao serem introduzidas frutas e legumes, a menina começou a apresentar reações anafiláticas graves e esses alimentos foram adiados e, mais tarde, com novos testes, foi dado o diagnóstico de Alergia a Múltiplas Proteínas Alimentares.

No último dezembro, Ana Lis foi submetida a uma Endoscopia Digestiva Alta (EDA) para verificação de Doença Eosinofílica. A doença foi descartada, porém, devido ao uso de algumas drogas, ela teve reações alérgicas, com comprometimento cardíaco durante o centro cirúrgico. Hoje a menina consegue se alimentar com banana, maçã, melancia, biscoito de arroz e pão limpo de leite. Além de uma fórmula que substitui o leite.

Devido à falta de sucesso nos tratamentos que Ana Lis estava recebendo em Pernambuco, foi indicado uma alternativa, fora do Estado, na qual, a partir de exames de sangue e testes respiratórios e cutâneos, será desenvolvido um plano terapêutico. O objetivo é propor um cardápio rotativo, que tenta ‘enganar’ o sistema imunológico para que haja aceitação.

As consultas são realizadas com grupos de pacientes, cada vez agendadas em estados diferentes. “Em fevereiro, aconteceu no Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão, mas não deu para ir devido aos custos”, explicou a fonoaudiólogaAna Carolina Rosendo, mãe de Ana Lis. Além do tratamento, o dinheiro arrecadado também será utilizado para comprar uma caneta de adrenalina para ser utilizada em situações de emergência.

campanha busca arrecadar R$ 22 mil e conta com a solidariedade das pessoas para atingir a meta e dar o tratamento adequado à menina.

O perfil de Ana Lis no Instagram é  @analisrosendo e lá, além de informações sobre a campanha, tbm tem o link direto para vaquinha onde as doações de qualquer valor podem ser feitas no cartao de crédito ou boleto.


Perfil no Instagram
www.instagram.com/analisrosendo

Vaquinha
http://vaka.me/smjbcl

Milhares de produtores rurais vão às ruas de Brasília (DF)




Cerca de 10 mil pessoas são esperadas em frente ao Congresso Nacional, na Alameda das Bandeiras, para o “Manifesto Verde e Amarelo – Funrural não, Securitização sim!”, no dia 4 de abril

Mais de 10 mil produtores rurais de todo Brasil devem se reunir para uma manifestação em frente ao Congresso Nacional, na Alameda das Bandeiras, em Brasília (DF), no próximo dia 4 de abril, com concentração marcada a partir das 13h.

Sem dúvida, este será o maior movimento já registrado em defesa dos produtores rurais nas últimas décadas. Chamado de “Manifesto Verde e Amarelo – Funrural não, Securitização sim!”, vão ser cobradas do Governo Federal três pautas primordiais.

A primeira é justamente em relação à “dívida” retroativa do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), que dá nome ao manifesto. A segunda é um pedido para securitização das dívidas do agronegócio, encerrando com uma exigência para o fim do “Estado policialesco e confiscatório”.

Funrural Não!

O Funrural é um tributo que voltou a incidir sobre o faturamento bruto dos produtores rurais, hoje taxados a 1,2% para pessoa física e 2% para pessoa jurídica. A queixa dos representantes da classe é em relação a uma cobrança retroativa do período em que o imposto deixou de ser obrigatório, por força de decisões judiciais.

Em 2010 e 2011, dois julgamentos no Supremo Tribunal Federal (STF) chegaram à conclusão de que o tributo tinha parecer inconstitucional, por caracterizar uma bitributação, pois era incido sobre a folha salarial dos funcionários e também sobre o faturamento bruto das propriedades rurais.

À época, a alíquota era de 2,3%, sendo 2,1% destinados à Receita Federal e 0,2% repassados ao Senar. Em 2017, o caso teve uma reviravolta inusitada e, em resultado apertado, com voto de minerva da ministra Carmen Lúcia, por 6 a 5, a corte entendeu que a cobrança seria constitucional.

Porém, essa decisão é questionada pelos produtores, pelo fato de o Projeto de Lei 165, sancionado pelo presidente Michel Temer em 2018, reconsiderar a constitucionalidade do Funrural sem que houvesse trânsito em julgado. Agora, o Governo Federal cobra retroativo dos últimos cinco anos.

“O produtor rural não pagou porque o tributo foi considerado inconstitucional, não por ser caloteiro. Tanto o Governo Federal como o Congresso Nacional colocaram o carro na frente dos bois, pois desrespeitaram Resolução do Senado Federal, bem como trânsito em julgado do STF, que aguarda os embargos declaratórios”, entende Luiz Antônio Nabhan Garcia, presidente da União Democrática Ruralista (UDR), que coordena o movimento e conta com adesão de mais de 200 entidades.

Segundo o presidente da UDR, da noite para o dia, os produtores rurais brasileiros foram surpreendidos com uma dívida que atinge quase R$ 30 bilhões, que pode literalmente quebrar um setor que vive uma realidade de descapitalização.

Securitização Sim!

Os altos custos de produção e a baixa rentabilidade da produção agropecuária no Brasil, em contradição com as safras recordes, estão levando a categoria à inadimplência junto aos agentes financeiros. Todo setor primário passa por dificuldades em relação ao endividamento e à descapitalização, o que repercute negativamente nos investimentos e custeios necessários ao setor.

Para sobreviverem, os produtores rurais utilizam-se de uma operação a qual apelidaram de “mata-mata”, na qual pagam um financiamento vencido para poder contratar um novo. Um problema, pois a grande maioria dos empreendimentos opera no vermelho.

“O BNDES teve muito recurso para injetar em algumas poucas empresas que ficaram bilionárias à custa do dinheiro público, mas, por outro lado, impõe uma burocracia tremenda ao produtor”, constata Nabhan Garcia. Um programa de securitização dos ativos do agronegócio seria uma solução razoável para modular dívidas hoje estimadas em R$ 280 bilhões.

Fim do Estado Policialesco e Confiscatório

“O Estado policialesco é resultado de um governo inflexível e discriminador, onde uma simples irregularidade trabalhista é convertida em crime análogo à escravidão”. O produtor é imediatamente processado, e, muitas vezes, é preso em operações que armam um verdadeiro circo em torno do episódio. “Produtor rural não é bandido”, protesta Nabhan.

A fiscalização ambiental é outra área carente de atenção. É preciso dar um basta a essa indústria da multa, assim como as questões fundiárias carecem de uma resolução permanente quanto às invasões do MST, indígenas e expropriações injustas, apoiadas por instituições frágeis, influenciadas por forças políticas ideológicas.

“Não estamos pedindo alvará de impunidade, apenas maior respeito e segurança jurídica nas questões ambientais, fundiárias, trabalhistas e tributárias, além do fim da discriminação ao produtor rural”, esclarece Nabhan.

Celeiro do mundo

O agronegócio brasileiro gera empregos, estabilidade do Produto Interno Bruto e garante superávit positivo à balança comercial.“O agronegócio, já há muitos anos, vem salvando a economia brasileira de sucessivas crises econômicas, mas o que presenciamos é um verdadeiro descaso com o setor. Necessitamos de políticas públicas sólidas e transparentes, crédito, segurança jurídica e econômica”, protesta o presidente da UDR.

A própria Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) eleva o Brasil a “celeiro do mundo”, além de estimar que o país terá de aumentar a produção agropecuária em 60% nas próximas três décadas para atender uma crescente e global demanda por alimentos.

O “Manifesto Verde e Amarelo – Funrural não, Securitização sim!” conta com a adesão de mais de 200 entidades representativas do setor produtivo rural.

quarta-feira, 21 de março de 2018

Proposta de Armando criando a Universidade do Agreste vai à sanção presidencial



A Câmara dos Deputados aprovou, na noite da terça-feira (20), parecer do senador Armando Monteiro (PTB-PE) a projeto de lei criando a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), com sede em Garanhuns. O projeto segue agora à sanção presidencial. A UFAPE, cuja implantação está orçada em R$ 121 milhões, resultará do desmembramento do campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) no mesmo município. "Apesar de ter havido avanços, o Nordeste necessita de maior oferta de cursos superiores. Com a UFAPE, estamos democratizando o maior acesso à educação universitária”, comemorou Armando.

Para o senador petebista, a UFAPE será “um ativo estratégico no desenvolvimento de Pernambuco”. O prefeito de Garanhuns, Izaías Regis (PTB), viu na iniciativa de Armando a realização de uma antiga aspiração do município. “Com a Universidade do Agreste, Garanhuns consolida sua liderança como polo regional”, avaliou Izaías.   

ARTICULAÇÃO - O parecer de Armando Monteiro foi acrescentado a projeto de lei originário da Câmara que criava a Universidade Federal do Delta do Parnaíba, no Piauí. Como o projeto foi alterado no Senado com sua emenda, retornou à votação dos deputados. O senador articulou com as bancadas de Pernambuco e do Piauí a apresentação de requerimento de urgência, o que levou o projeto diretamente à votação do plenário, sem ter de passar novamente por cinco comissões.

Na emenda ao projeto de lei, o senador destacou que a implantação da UFAPE é “extremamente relevante para o agreste de Pernambuco”. A escolha de Garanhuns para sediar a UFAPE se justifica não apenas por aproveitar as instalações locais da Universidade Federal Rural como, pontuou seu parecer, “pela relevância socioeconômica e cultural do município, polo de desenvolvimento da microrregião do Agreste Meridional”.

A emenda de Armando Monteiro determina que os alunos do campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco passam a integrar automaticamente a UFAPE. O parecer cria os cargos de reitor e vice-reitor e 600 cargos de professor na nova universidade federal, além de cargos administrativos.

O campus da Universidade Federal Rural em Garanhuns, que será transformado na Universidade Federal do Agreste, oferece atualmente os cursos de Veterinária, Agronomia, Ciência da Computação, Zootencnia, Engenharia de Alimentos e Licenciatura em Letras e em Pedagogia.

Foto: Ana Luisa Souza/Divulgação

Missa de Sétimo Dia e Convite.


terça-feira, 20 de março de 2018

Gestores das escolas municipais participam de encontro em Gravatá



A Secretaria de Educação de Pernambuco promove encontro com Gestores Escolares Municipais, Coordenadores Municipais da Educação Infantil, dos Anos Iniciais, do Programa de Educação Integrada e gestores das Escolas de Tempo Integral, nesta terça-feira(20)  no Hotel Canariu’s, em Gravatá.


Os municípios participantes foram: Bonito, Bom Conselho, Camaragibe, Itapissuma, São Bento do Una, Santa Cruz do Capibaribe, Tamandaré e Timbaúba.

Bom Conselho contou com a presença da Secretária de Educação Cibelly Vieira, Diretora de Ensino Claudia Maristela, coordenadores pedagógicos dos Anos Iniciais: Antônio Fernando, Educação Infantil Flavia Patrícia, PEI e Anos Finais Jakeline Nascimento, Campo: Juliana Maria e Pollyanna Calado, Avaliação Mônica Iracy, Mais Educação Socorro Alencar; Diretora de CulturaLaura Ferro.

Os orientadores das Escolas do campo, que respondem por mais de uma instituição de ensino também participaram do evento. Fernando Moreira, Rosa Góes e Rozelma(Maria de Lourdes).Os diretores das escolasEdiane Veiga (Rainha Isabel), Cristina Alves (Pedro Tenório), Janete (CMEI), Adeilson (CEI),Lucialda Viana (Escola Luiza Maria), Rosângela Ávilla (Mestre Laurindo), Wilka (Dom Edgar), Letícia Andrade (Dantas Barreto), Cristina Feitosa (José Pedro), Márcia Giane (Valdemar Urquiza),Valdira (Capitão Alfredo),JosimarMelquiades (Doralice Severino), João Tenório (UrsulinoPachêco), Merêncio (EREFSG).

O objetivo é o início às Formações do Programa de Educação Integrada 2018 em parceria com o UNICEF, com o tema: O Programa de Educação Integrada e o Desafio de Aprender com qualidade e no tempo certo. Foi um dia de estudos intensos, mas necessário para se refletir a escola como centro da atenção da sociedade e o desafio de ser gestor nesse contexto, que requer novas visões, conhecimentos, habilidades e atitudes, visto que as ações dos diretores escolares estão, mais do que nunca, em evidência.








EM 2019 VAMOS JUNTOS: Declara Flávio Urquisa


Rodrigo (Diretor), Flávio Urquisa (Secretário Executivo), Carlos Alberto e Professor Lupércio (Prefeito de Olinda)        

Ex-deputado Estadual Dr. Hélio Urquisa
Com menos de 24hs da Postagem do Projeto “Oh! Linda Terra de Frevo e Gigantes”. O Secretário Executivo de Cultura da Cidade de Olinda, Flávio Urquisa. Enviou via whatsapp para o presidente e idealizador do Carnaval de Zé Puluca. Aplausos, e a confirmação do seu apoio. "Vamos juntos!". A reação positiva do Poder Público de Olinda deixou Carlos Alberto, bastante feliz e animado para realizar a 6ª Edição do Carnaval de Zé Puluca. Até inicio de maio o idealizador e presidente do Carnaval de Zé Puluca protocolará na Secult de Olinda, seu mais novo projeto carnavalesco que contemplará os encantos culturais carnavalescos do Sitio Histórico Olindense. Referencia cultural popular de rua de todo Mundo! Carlos pretende formalizar a homenagem que exaltará blocos, troças, passistas e músicos da Cidade que é sede do melhor e maior carnaval de rua do Brasil. “Recebo com muita alegria o apoio do amigo Flávio Urquisa, que de forma surpreendente, manifestou ontem a noite seu apoio no grupo do whatsapp do Carnaval de Zé Puluca. Só tenho que externar meus sinceros agradecimentos a Flavio Urquisa, por acreditar no Carnaval de Zé Puluca!”. Pontuou Carlos Alberto.        

segunda-feira, 19 de março de 2018

Copa Rural teve grande final




A Copa Rural chegou ao fim na tarde deste domingo(18) com duas grandes finais nas duas categorias disputadas.


Os jogos aconteceram no Estádio Jorge Torres Meira, o Carecão e contou com um grande público.

A Copa Rural foi disputada em duas categorias: aspirantes e principal. Quarenta equipes e mais de mil jogadores realizaram grandes jogos nos últimos meses, culminando com dois jogos muito disputados nas finais de cada categoria.

Na final do aspirante, o Palmeiras do Feijão venceu o Rainha F.C. por 1 a 0, sagrando-se campeão e na final do principal, um grande clássico do Cinturão Verde, São José do Jerimum e Palmeiras do Feijão. O resultado foi 1 a 0 para o Palmeiras, que acabou como grande campeão nas duas categorias.

Veja os resultados finais:
Aspirantes:
1º lugar: Palmeiras do Feijão;
2º lugar: Rainha F.C;
3º lugar: Flamengo dos Caibros;
4º lugar: Portuguesa da Cachoeira.
Principal: 1º lugar: Palmeiras do Feijão;
2º lugar: São José do Jerimum;
3º lugar: Portuguesa da Cachoeira;
4º lugar: ABA da Barra.