terça-feira, 3 de abril de 2018

Alfabetização: Jucati serve de exemplo para municípios do Agreste.




Vinte e um municípios que fazem parte do Agreste Meridional pernambucano querem saber que iniciativas a cidade de Jucati, da mesma região, vem desenvolvendo para alfabetizar os seus alunos. O município é o que teve o melhor desempenho, no Estado, em leitura e escrita, na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2016. A reunião, que acontecerá quinta-feira, em Garanhuns, foi articulada nesta segunda-feira (2) durante o Seminário Pernambuco pela Educação, promovido pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), com apoio da TV Escola e do Instituto Ayrton Senna.

“Nós, secretários municipais de Educação do Agreste, sempre trocamos experiências. Nos encontramos mensalmente. Desta vez, os colegas querem saber mais sobre os projetos de Jucati. Não há muito segredo e não é impossível obter bons resultados. Mas é preciso trabalho em equipe, persistência, ousadia e principalmente apoio do prefeito”, destacou a secretária de Educação da cidade, Eliza Lúcio. Ela foi uma das convidadas do seminário que aconteceu no auditório do Hotel Sesc, em Garanhuns. O evento contou com cooperação da Unesco, Fundaj e Sistema Fecomércio.

Conforme a ANA, Jucati teve 95% dos alunos com resultado satisfatório em leitura e 86% em escrita. “Investimos na formação dos professores, com um terço da aula atividade usada para capacitações. Erradicamos as turmas multisseriadas. Garantimos merenda e transporte de qualidade. E nossos melhores docentes estão nas turmas de educação infantil e alfabetização”, explicou Eliza, titular da pasta de Educação há 17 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário