Páginas

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

É Penta!!!



Pelo 5º ano consecutivo, a Rede Pitágoras foi selecionada como melhor material didático para escolas privadas do país.

Em Bom Conselho, o Educandário Menino Jesus de Praga, é a escola parceira do Pitágoras, trazendo para seus alunos o melhor e mais moderno material educacional.


Educandário Menino Jesus de Praga - do Maternal ao 9º Ano - Educação de Qualidade, sempre nossa maior Garantia

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Comunicado da Prefeitura sobre o recolhimento de Lixo


A Secretaria de Infraestrutura, pensando na melhoria dos serviços de coleta de lixo, solicita à população que coloque o lixo na rua somente nos dias indicados na relação abaixo. A prefeitura está fazendo a sua parte e pedimos aos moradores que contribuam com a limpeza da cidade, fazendo a sua, não colocando o seu lixo fora dos dias indicados.

Coleta de Lixo: Segunda, Quarta e Sexta

Serra de Santa Terezinha
Rua dos Guararapes
Rua Alda Teixeira
Rua Café Filho
Rua Monteiro Lobato
Rua 6 de Abril
Rua Nilo Peçanha
Rua José do Amaral
CERU e Região
Rua José Bonifácio
Manoel Bandeira (Rua da Lama)
50 Casas
Pedra da Botija
Rua do Apolo
Vavá Colatino
Rua Santa Luzia
Rua XV de Novembro
Rua do Campo
Rua 31 de Março
Rua São Vicente
Rua São Roque
Rua Otávio Miranda
Rua Barbosa Lima
Rua Cleto Campelo
Rua Marechal Deodoro
Coleta de Lixo: Todos os dias no Centro

Av. Ten. Raul de Holanda (Av. Nova)
Rua Frei Caneca
Rua do Caborje
Rua do Barão do Rio Branco
Praça Dom Pedro Segundo
Rua da Prefeitura
Rua 7 de Setembro
Rua Manoel Borba
Rua Joaquim Nabuco
Rua Conselheiro João Alfredo
Coleta de Lixo: Terça, Quinta e Sábado

Matadouro e Região
Rua do Açude e Região
Parmalat
Cohab
Rua dos Caçambas
Clube dos 30
Rua Otávio Correa
Alto do Vera Cruz
São Rafael (Cigano)
Av. Santa Maria
Av. Agamenon Magalhães e Região


Capacitação para profissionais do hospital é realizada



Nesta quarta feira (30), aconteceu uma capacitação para todos os profissionais que trabalham no Hospital Monsenhor Alfredo Damaso e no SAMU de Bom Conselho.

O responsável por ministrar a capacitação foi o experiente médico Dr. Ricardo Alves Siqueira, que apresentou uma palestra sobre RCP – ReanimaçãoCardiorrespiratória.

Ao final, todos os profissionais de saúde, colocaram em prática as manobras e procedimentos realizados em uma urgência e emergência. 

A Secretaria de Saúde, Elayne Cristine, ressalta: "esses treinamentos serão de grande importância para o trabalhador desenvolver suas atividades com mais segurança e proporcionar mais qualidade no atendimento dos pacientes".


quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Reforma Tributária pode criar imposto para substituir ICMS, IPI e ISS


A Reforma Tributária, que está sendo discutida na Câmara dos Deputados, prevê a extinção de vários tributos cobrados hoje no país e a criação do Imposto Sobre Valor Agregado, o IVA.O novo tributo juntaria os impostos cobrados sobre a produção e circulação de bens e serviços para tornar o modelo de arrecadação mais eficaz e simples, como explica o especialista em Finanças Públicas, Roberto Piscitelli.  

“O IVA é um imposto sobre valor agregado. A ideia é concentrar no IVA maior parte dos tributos hoje que incidem sobre a produção e circulação de bens e serviços. Com isso, desapareceriam alguns tributos que hoje são de competência de várias esferas. Você tem, por exemplo, o IPI, na esfera Federal; o ICMS, na esfera estadual; o ISS, na esfera municipal. O IVA tornaria o sistema mais racional.”

O IVA deve incidir nos preços dos produtos industrializados, na circulação de mercadorias, sem ser cobrado nos alimentos e remédios, que podem ficar até 35% mais baratos.O relator da Reforma Tributária na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, deputado Federal Luiz Carlos Hauly, do PSDB do Paraná, conta que o IVA vai ser cobrado e dividido entre União, estados e municípios no momento da compra dos produtos e por meio eletrônico de arrecadação.   

“Nós temos hoje, na mesma base do consumo, o ISS, o ICMS, o IPI, o PIS, Cofins. Isso tudo é tributado na mesma base. Vai ficar um tributo chamando IVA e um pedacinho dele chamado Imposto Seletivo. Tudo isso será em uma plataforma eletrônica de cobrança na transação da compra, da venda da mercadoria. Você vai ao mercado fez tua compra, passou o cartão, o dinheiro da empresa separa e o dos impostos vai para a União, estados e municípios.”


O texto da Reforma Tributária ainda prevê a criação do Imposto Seletivo, que vai incidir sobre o preço da energia elétrica, dos combustíveis e eletroeletrônicos, por exemplo. Já os impostos cobrados sobre propriedades, como IPTU e IPVA devem continuar a existir.

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Cacau pode ajudar a tratar o diabetes, mostra estudo americano


Um composto presente no cacau, base para um dos maiores inimigos da dieta, o chocolate, poderá ser usado para o tratamento justamente de quem deve evitar o açúcar: os diabéticos. O efeito inusitado foi detalhado por pesquisadores da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, na última edição do Journal of Nutritional Biochemistry. Segundo os autores, os monômeros de epicatequina ajudam na produção de insulina, cuja ação é comprometida em decorrência da doença metabólica.

No diabetes tipo 2, o corpo para de produzir insulina ou não processa adequadamente o açúcar ingerido. O problema ocorre por um colapso das células beta, responsáveis pela produção do hormônio. Segundo Jeffery Tessem, um dos autores do estudo, as produtoras de insulina funcionam melhor e ficam mais fortes quando se aumenta a quantidade de monômeros de epicatequina no corpo. “Eles tornam mais fortes a mitocôndria nas células beta, o que produz mais ATP (fonte de energia de uma célula), resultando em maior liberação de insulina”, resume o também professor de nutrição, dietética e ciência alimentar na universidade norte-americana.

A equipe chegou à conclusão após um experimento com ratos. Inicialmente, as cobaias seguiram uma dieta rica em gordura e sofreram as consequências dela, como o aumento do peso. Quando o composto do cacau foi adicionado à alimentação dos animais, houve redução da obesidade e aumento da capacidade de lidar com a elevação dos níveis de glicose no sangue. “Os monômeros de epicatequina protegem as células, aumentando a capacidade delas de lidar com o estresse oxidativo”, diz Tessem.

O pesquisador ressalta, porém, que a descoberta não avaliza a ingestão de barras de chocolate. “Você provavelmente terá que comê-las em grande quantidade e não vai querer ingerir o tanto de açúcar inerente a esse processo. É o composto no cacau que você está procurando”, explica.

A intenção da equipe é fazer com que os monômeros de epicatequina sejam ingeridos de forma mais saudável e viável.  “Esses resultados nos ajudarão a nos aproximar da ideia de usar esse composto de forma mais eficaz, em alimentos ou suplementos para manter o controle normal de glicose no sangue e até potencialmente o aparecimento do diabetes tipo 2”, cogita Andrew Neilson, coautor do estudo.


segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Coluna Ensaio Geral: Agradecimento.


       É com grande alegria que escrevo estas linhas, o desfile de 7 de setembro será realizado na Praça Dom Pedro II.
       Quero agradecer ao senhor prefeito e a senhora secretaria de educação do município, pela a volta tão sonhada por todos os bom-conselhenses do grandioso desfile no seu lugar de origem, ou seja, a Praça Dom Pedro II.

       Esperamos que também o nosso carnaval e as festas de final de ano sejam também na referida praça.

Faleceu o bispo mais idoso do Brasil: Dom José Maria Pires


Faleceu na noite deste domingo, 27 de agosto, o arcebispo emérito da Paraíba, dom José Maria Pires. Ele era o bispo mais idoso brasileiro, tinha 98 anos.
Leia a Nota da Arquidiocese da Paraíba:

Nota Oficial

Morre Dom José Maria Pires

É com grande pesar que a Arquidiocese da Paraíba comunica que faleceu na noite deste domingo, dia 27 de agosto de 2017, o Arcebispo Emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires. Dom José estava internado num hospital em Belo Horizonte, e morreu vítima de complicações de uma pneumonia.

“A igreja perde, neste domingo em que comemoramos o Dia do Catequista, um grande pastor. Dom José foi um dos catequistas mais ativos e humildes à frente do seu rebanho, e que soube impor a sua voz, sempre que necessário, em defesa dos menos favorecidos. O ‘Dom Pelé’, como ficou carinhosamente conhecido, faz a sua passagem deixando em nós o exemplo de como ser Igreja, de como estar à frente do Povo de Deus. Descanse em paz, Dom José! Temos a certeza de que, crentes na ressurreição, ao lado do Pai, o senhor agora vai abençoar do Céu todos os que fazem a Arquidiocese da Paraíba”, fala comovido o Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson.

Sobre Dom José

Dom José Maria Pires nasceu no dia 15 de março de 1919, na cidade de Córregos (MG), filho de Eleutério Augusto Pires e Pedrelina Maria de Jesus. Foi ordenado presbítero no dia 20 de dezembro de 1941, em Diamantina (MG). No dia 25 de maio de 1957 recebeu a nomeação episcopal, e a sagração ocorreu no dia 22 de setembro de 1957, em Diamantina.

Foi formado em Teologia e Filosofia pelo Seminário de Diamantina (MG), cursos que realizou entre 1936 e 1941. Antes de ser Bispo, Dom José foi pároco de Açucena-MG (1943-1946); diretor do Colégio Ibituruna em Governador Valadares-MG (1946-1953); missionário diocesano (1953-1955); e pároco de Curvelo-MG (1956-1957). Atuou como Bispo em Araçuaí-MG (1957-1965), de onde veio para ser Arcebispo da Paraíba (1966-1995). Foi também membro da Comissão Central da CNBB e Presidente da Comissão Episcopal Regional-NE2.
Na biografia de Dom José destaca-se a sua atuação na época da Ditadura Militar, quando desenvolveu um trabalho pautado na conjunção da atividade religiosa com a defesa dos direitos humanos, com vistas à mudança social. Prestou apoio nos conflitos pela terra na Paraíba, defendendo camponeses de perseguições. E lutou contra a discriminação e o racismo, incentivando a organização e a luta dos afro-brasileiros.

Dom José tinha como lema episcopal: “Scientiam Salutis” (A ciência da Salvação). Foi o quarto Arcebispo da Paraíba. O seu antecessor foi Dom Mário de Miranda Vilas-Boas, que assumiu o cargo em 1959 e renunciou em 21/05/1965. O Mons. Pedro Anísio Bezerra Dantas foi Vigário Capitular da Arquidiocese da Paraíba de 21/05/1965 a 27/03/1966 (período compreendido entre a renúncia de Dom Mário e a posse de Dom José). Dom José Maria Pires ficou à frente da Arquidiocese de 1966 até 29/11/1995. Foi sucedido por Dom Marcelo Pinto Carvalheira.


Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Arquidiocese da Paraíba

Aposentados e pensionistas de todo o país já podem receber a antecipação da primeira parcela do 13º salário.



Feito com a folha de pagamentos mensal do INSS, o depósito da gratificação começou a ser feito na última sexta-feira e vai até 8 de setembro para trabalhadores que recebem um salário mínimo. O pagamento de segurados que ganham acima disso vai ocorrer entre 1 e 8 de setembro.

Quem passou a receber o benefício depois de janeiro, o valor será calculado proporcionalmente. O mesmo ocorre com pessoas em auxílio-doença.

Vale lembrar que não haverá desconto de Imposto de Renda nesta primeira parcela.

A Previdência Social calcula que mais de 29 milhões de beneficiários recebam a primeira parcela do abono anual.


A estimativa é que quase R$ 20 bilhões sejam injetados na economia até setembro.

Prefeitura divulga programação da Semana da Pátria 2017



Com o tema: “Bom Conselho, 125 anos! Gente forte e guerreira, fazendo história e construindo cidadania”, a Prefeitura de Bom Conselho realizará a Semana da Pátria 2017 nos dias 01 a 07 de setembro.

Confira a programação oficial:

01/09: sexta-feira
08h: Abertura Oficial com hasteamento dos pavilhões na Prefeitura
09h: Sessão Cívica na Escola Genésio de Oliveira Ferro – Várzea Grande
14h: Sessão Cívica na Escola Doralice Rodrigues da Silva - Angico

02/09: sábado
08h: Hasteamento dos pavilhões na Prefeitura
09h: Sessão Cívica na Escola Monsenhor Alfredo Dâmaso – Rainha Isabel
15h: Desfiles Cívicos – Rainha Isabel

03/09: domingo
08h: Hasteamento dos pavilhões na Prefeitura
14h: Desfiles Cívicos – Lagoa de São José

04/09: segunda-feira
08h: Hasteamento dos pavilhões na Prefeitura
15h: Desfiles Cívicos – Caldeirões dos Guedes

05/09: terça-feira
08h: Hasteamento dos pavilhões na Prefeitura
09h: Sessão Cívica na Escola Dom Edgar Carício – Bairro São Vicente
09h: Passeata na Praça D. Pedro II – Escola Presbiteriana e banda Fanfarra da Escola Ursulino Pacheco
10h: Sessão Cívica na Escola Máximo Vieira da Silva – Sítio Poços
10h: Sessão Cívica CMEI Dr. Arnaldo Amaral
15h: Desfiles Cívicos – Logradouro dos Leões

06/09: quarta-feira
08h: Hasteamento dos pavilhões na Prefeitura
09h: Sessão Cívica na Escola Marechal Dantas Barreto
09h: Sessão Cívica na Escola José Pedro da Silva
09h: Desfile Cívico da Escola capitão Alfredo Cavalcante – Bairro São Rafael
14h: Desfiles Cívicos – Barra do Brejo

07/09: quinta-feira
08h: Hasteamento dos pavilhões na Praça da Bandeira
Em seguida os desfiles cívicos na Praça D. Pedro II:
1º Loja Maçônica Segredo e Caridade
2º Escola Luiza Maria Ramos Barbosa
3º Patrulha Mirim do Exército e Escola José Vieira Filho
4º Escola São Geraldo e o Clube Desbravadores da Igreja Adventista
5º Marching Banda Trovão Azul – Escola Coronel José Abílio
6º Banda Fanfarra Águia Dourada EREM – Frei Caetano de Messina e Banda Marcial Frei Dimas