sexta-feira, 21 de julho de 2017

Samu Bom Conselho, Emite Nota a Imprensa



Nota à Imprensa


A Secretaria de Saúde de Bom conselho por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, vem comunicar à imprensa local e a toda população, que a Unidade de Suporte Básico do SAMU Bom Conselho estaria sendo ativado na manhã desta sexta-feira, 21 de julho de 2017. Fato que não foi possível. Ao se aproximar à sede do município, ainda na PE- 218, o veículo apresentou os mesmos problemas com a perda de força no motor e conseguinte a sua paralização, sendo necessário o seu reboque.

Já providenciamos o seu retorno para devido conserto, até porque a garantia das peças trocadas e da sua manutenção faz parte do código de defesa do consumidor. Esperamos tão logo que esta situação seja sanada e o serviço restabelecido.


Enf. Kleitson Albuquerque de Araújo Coordenador 
SAMU Bom Conselho - PE

Prefeitura continua a recuperação de ruas danificadas



A Prefeitura de Bom Conselho continua fazendo o trabalho de recuperação em ruas que tiveram os calçamentos danificados pelas recentes chuvas, um trabalho continuo e intenso da Secretaria de Infraestrutura.


Nos últimos dias, as ruas Dr. Manoel Borba, Sete de setembro, Padre Cícero, Professora Alda Teixeira e Guararapes, receberam os serviços de tapa buracos no calçamento.

A demanda é grande e tem ruas que ainda não podem receber o trabalho de recuperação devido à continuidade das chuvas e os buracos estarem cobertos por água, mas o secretário de Infraestrutura, Luís Henrique, garantiu que a medida que o tempo possibilitar a execução dos serviços, os mesmos serão realizados.


Informações: Ascom PMBC

UPAE GARANHUNS INFORMA PROCEDIMENTOS PARA ADMISSÃO DE FUNCIONÁRIOS



A UPAE Garanhuns informa a todos os profissionais interessados em trabalhar em nossa unidade de saúde, que as admissões são realizadas após análise de currículos e processos seletivos coordenados pelo setor de Recursos Humanos do IMIP Gestão. Os currículos devem ser inseridos no site do IMIP, informado abaixo, e os profissionais devem aguardar contato.

Aproveitamos para informar que não estamos, neste momento, com processo seletivo em curso, mas todos podem adicionar seus currículos no site indicado.

http://www1.imip.org.br/imip/home/index.html (acesse o campo "trabalho conosco")

Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão 2017. Conheça a íntegra dos Programas do IMIP para 2017


Para saber mais:


UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira
Rodovia BR 423 km 96,8 - Magano - Garanhuns - PE
Coordenação Geral: Dr. Gustavo Amorim
Fone: (87) 3764.9000

quinta-feira, 20 de julho de 2017

População sem atendimento no Posto de Saúde Dr. Raul Camboim.



O Posto de Saúde Dr. Raul Camboim, localizado próximo ao Centro de Convivência de Idosos, está há mais de vinte dias sem atendimento odontológico devido às condições de infra-estrutura física. O prédio apresenta infiltrações generalizadas, mofo e água descendo pelas tomadas. Algumas paredes chegam a vazar corrente elétrica, diante deste cenário os profissionais ficam sem condições de trabalho e a população sem atendimento.


Deixamos o espaço aberto para explicações do poder público municipal.     







quarta-feira, 19 de julho de 2017

Prefeitura inicia a recuperação de estradas



A Prefeitura de Bom Conselho, através da secretaria de Infraestrutura, iniciou a recuperação das estradas vicinais do município de Bom Conselho. Os trabalhos estão acontecendo após a diminuição das chuvas.


As máquinas iniciaram os trabalhos na estrada que liga a cidade de Bom Conselho ao distrito de Logradouro dos Leões, pela Serra da Baeta. No trecho, foram construídas e recuperadas bueiras e colocado piçarras, além do trabalho da máquina patrol.

Outra estrada que já conta com o trabalho de recuperação é a que liga Bom Conselho ao município de Iati. A Secretaria de Infraestrutura está fazendo o trabalho até a divisa com a cidade vizinha.




Os trabalhos continuam em outros trechos da zona rural de Bom Conselho onde a passagem estava interrompida, com serviços emergenciais de piçarras.

O secretário de Infraestrutura, Luiz Henrique, falou sobre o assunto: “estamos iniciando os trabalhos pelas estradas que já são possíveis a passagem da máquina. À medida que for sendo possível e dentro e uma programação da nossa patrulha mecanizada, iremos recuperando todas as vias da nossa cidade”.


Informações: Ascom/PMBC

CONVITE: UPAE Garanhuns comemora quarto aniversário com Missa de Ação de Graças


A UPAE Garanhuns, pioneira no estado, está comemorando seu quarto ano desde a inauguração. Para marcar a data, a Fundação Professor Martiniano Fernandes - IMIP Hospitalar - convida para a Missa de Ação de Graças, que será celebrada na quarta-feira (26/07), às 15h, na própria unidade de saúde. É um momento de agradecer a Deus por tantas dádivas e serviços prestados a população de nossa região.

O convite é aberto a todos, instituições parceiras, funcionários, fornecedores e em especial aos usuários e população regional, para que possam estar conosco nesta data tão especial.



Para saber mais:
UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira
Rodovia BR 423 km 96,8 - Magano - Garanhuns - PE
Coordenação Geral: Dr. Gustavo Amorim
Fone: (87) 3764.9000

"Curador" do desafio da Baleia azul teria feito ao menos 40 vítimas.




Um dos coordenadores no Brasil do desafio virtual Baleia Azul — que induz crianças e adolescentes ao suicídio — foi preso ontem pela Polícia Civil em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Matheus Silva, de 23 anos, confessou ser “curador” de pelo menos 30 jovens. Na operação, batizada de Aquarius, a polícia cumpriu 24 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas, Pará, Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe, todos relacionados ao inquérito que investiga o jogo.

A delegada titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), responsável pela operação, Daniela Terra, disse que as investigações começaram com o objetivo de avaliar a existência do desafio e prevenir mortes. “Essa investigação começou de forma preventiva. Várias pessoas vieram procurar a DRCI mutiladas, vários adolescentes”, contou, em entrevista coletiva.

Os criminosos utilizam perfis falsos no Facebook para atrair crianças e adolescentes vulneráveis. Chamados de curadores, eles propõem uma sequência de 50 desafios, incluindo automutilações, assistir a filmes de terror e ouvir músicas depressivas até chegar ao último: suicídio. Aqueles que pretendem abandonar o jogo sem cumprir os desafios recebem ameaças.

“Nós já tínhamos materialidade suficiente para pedir a prisão dele. Ele já confessou que era curador, que tinha influenciado 30 vítimas, mas temos nos autos cerca de 40 vítimas”, informou a delegada assistente da DRCI, Fernanda Fernandes.

Setenta e dois policiais estão envolvidos na Operação Aquarius. Existem 24 equipes de agentes em 20 municípios do país com pelo menos três agentes em cada uma. De acordo com a polícia, houve apreensões de celulares e computadores por todo o Brasil e 15 vítimas foram identificadas.

Daniela Terra chamou a atenção para a responsabilidade dos pais e lembrou que a idade mínima para cadastro no Facebook é de 13 anos. “É preciso avaliar se crianças de 8 a 13 anos têm maturidade suficiente para ter um perfil numa rede social, que fique de alerta para os pais”, apontou.

Induzir, instigar ou auxiliar suicídio é crime, punido no Brasil com reclusão de dois a seis anos se a morte se consumar ou de um a três anos se da tentativa resultar lesão corporal grave. A pena pode ser duplicada caso o crime seja praticado por motivo egoístico, a vítima for menor de idade ou tiver a capacidade de resistência diminuída, por qualquer motivo.

“Nos crimes contra a vida, aí se enquadra a incitação ao suicídio. O fato de ser cibernético não constitui agravante. Mas já existem sugestões de aumento da pena no caso de crimes por meios tecnológicos, como o desafio da Baleia Azul”, explica Alessandra Borelli, especialista em direito digital.

A polícia reclama da falta de colaboração de empresas como o Google e o Facebook e informou que medidas legais pelo não cumprimento de determinações judiciais serão tomadas, incluindo a aplicação de multas. “Até o momento, são 10 curadores investigados, mas poderia ser uma quantidade maior caso as referidas redes sociais e empresas de tecnologia tivessem cumprido as determinações oriundas da polícia judiciária e do próprio Poder Judiciário”, esclareceu Fernanda Fernandes.

Alessandra Borelli faz coro: “É preciso colocar na balança o que é mais importante: a privacidade ou a vida? O Estatuto da Criança e do Adolescente, no artigo 70, diz que é dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente. Não existe lei que endosse o descumprimento judicial dessas empresas, elas agem em desconformidade com as leis brasileiras”.

O jogo teria começado em 2013, na Rússia, deixando mais de 100 mortos. A propagação para outros países se deu por meio das redes sociais. Um dos criadores, o russo Philipp Budekin, de 21 anos, foi preso no ano passado, acusado de incitar o suicídio de pelo menos 16 jovens.


*Estagiária sob a supervisão de Cida Barbosa

Bom Conselho está participando do projeto Professor Amigo do Trânsito.



Bom Conselho aderiu ao projeto “Professor Amigo do Trânsito: A Educação e o Trânsito em Favor da Vida”. Nesta última terça-feira(18), o prefeito de Bom Conselho, Dannilo Godoy,assinou o termo de adesão ao projeto, na Secretaria de Educação na presença da secretária Cibelly Vieira e do Professor Fernando.

 Ação desenvolvida em sete escolas dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Desenvolverão o projeto Luiza Maria Ramos Barbosa, Dom Edgar Carício de Gouveia, Marechal Dantas Barreto, José Pedro da Silva, Mestre Laurindo Seabra, Valdemar Urquisa Cavalcante e Cap. Alfredo Cavalcante de Miranda.

O projeto é uma ação do município de Bom Conselho em regime de colaboração com o Estado de Pernambuco através do Detran e com participação das secretarias municipais.

Dentre as ações do Projeto, há um concurso de estímulo à leitura e a produção escrita dos estudantes das escolas participantes, em duas modalidades: 1° ciclo: Estudantes de 1° ao 3° anos categoria desenho com premiação do 1°ao 3° lugar e 2° ciclo:estudantes do 4° e 5° anos categoria redação também com premiação do 4° e 5° anos.]

O projeto se estenderá até o final do ano, onde a culminância será a entrega dos prêmios aos vencedores das duas categorias.


Fonte: ACPMBC

terça-feira, 18 de julho de 2017

Homenagem Póstuma a Dr. Valfrido Curvelo.




No dia 18.07.2017, completa um ano do falecimento de Dr. Valfrido Curvelo, e seu filho Dr. Renato Curvelo, presta uma homenagem póstuma.

MEU PAI É INSUBSTITUÍVEL (Um ano de seu falecimento).

“Tem um ditado que diz que ninguém é insubstituível. Estou aqui, no entanto, para desafiar esse ditado sendo a prova pura dessa contradição. Um filho, um amor, uma mãe, irmãos, avós, tios, família, amigos, um momento, uma conquista, uma lembrança, etc, todos tem suas peculiaridades e são únicos. MEU PAI É INSUBSTITUÍVEL. Santo Agostinho disse que a morte não é nada, que nossos entes queridos apenas estão do outro lado do caminho. Concordo com o teólogo, mas, na verdade, o que dói não é o sentimento da perda, quando já estamos desprovidos do egoísmo emocional, pois não perdemos, apenas nos afastamos, por um certo tempo. É certo que o que dói, de verdade, é a ausência. Difícil não chorar em silêncio quando nos recordamos de um Pai amigo, escudeiro, conselheiro, exemplo, referência. Difícil não marejar os olhos quando vemos seus feitos e seu nome reverenciado. Impossível não estreitar a garganta e sentir esta secar, ao lembrar do colo, do beijo, do abraço, do carinho e da benção que não teremos mais. Difícil não apertar o peito quando vemos sua cadeira vazia à mesa, sua presença escondida e ao mesmo tempo estampada nos lugares, sua voz ecoando em nossas mentes e corações, mas longe e saudosa como o sussurro de uma brisa. Difícil controlarmos nossas emoções quando vemos os seus gestos representados inconscientemente por seus descendentes. PAI, O SENHOR PARA MIM SEMPRE SERÁ INSUBSTITUÍVEL. Seus defeitos, comuns a qualquer ser humano, eram mínimos diante de suas virtudes. Seus feitos, seu legado e seu nome perdurarão em nós e nos que nos sucederem. Terá de nós, como nos ensinaste, esse compromisso. Esse tratado com a moral e com a retidão pelas quais também fomos forjados serão mantidos. Foi-se o corpo, mas o Pai e homem será eterno em nossas mentes e em nossos corações. A proximidade de sua data de 1 ano de falecimento nos deixa enclausurados na tristeza. Há tempos não tive condições de escrever e agradecer. Por ocasião desta mensagem, queria retribuir todas as manifestações de carinho, homenagens e solidariedade que tivemos eu e minha família, no velório, no enterro e até hoje, de familiares, amigos e desconhecidos, que ao pé do caixão ou de longe sofreram conosco essa inestimável perda. Queria em particular agradecer a Luis Clério Duarte, Alexandre Tenório Vieira e Zé Carlos Cordeiro, Emmanuel Leonel, Claudio André Santos e Josenildo Batista pelos textos e publicações dos artigos em deferência ao meu querido velho pai Valfrido Curvelo, pedindo desculpas se cometi o erro do esquecimento de alguém. É um aniversário triste e que não se comemora, ou até se comemora na fé e na espiritualidade. Por isso fiz este singelo texto em tua reverência, e como disse o mais pernambucano dos paraibanos, Ariano Suassuna, “Tenho duas armas para lutar contra o desespero, a tristeza e até a morte: o riso a cavalo e o galope do sonho. É com isso que enfrento essa dura e fascinante tarefa de viver”. Te amaremos sempre Pai, pois és insubstituível.


Seu filho Renato Curvelo.”

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Conferência Municipal de Assistência Social acontecerá quinta-feira



A Prefeitura de Bom Conselho convida toda população para a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, que ocorrerá no dia 20 de julho, a próxima quinta-feira, às 8h, no CRAS – Santa Terezinha, localizado na Rua Monteiro Lobato, s/n.

É muito importante o comparecimento da população através das associações, sindicatos de classes, entidades religiosas, imprensa e demais entidades representativas da comunidade.

O tema central da 12ª Conferência será “Garantia de Direito ao Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”.


Prefeitura de Bom Conselho – A Nossa Cidade Cada Dia Melhor

Carnaval de Zé Puluca premiará blogs parceiros, durante o Festejo de sua 5º Edição


Os Blogs: O ARGONAUTA, JB NOTICIAS e TIAGO PADILHA. Serão agraciados com a Comenda “Amigo do Carnaval de Zé Puluca”. O Título é um reconhecimento da AMABC aos redatores dos blogs acima, por prestarem relevantes apoios ao Carnaval de Puluca. Propagando sempre de forma “Espontânea”, as ações do movimento carnavalesco mais cultural de Bom Conselho. A entrega das referidas Outorgas serão no Palco das Atrações do V Carnaval de Zé Puluca. Onde na ocasião Emmanuel Leonel, Josenildo Batista e Tiago Padilha receberão das mãos de Carlos Alberto, agradecimentos por acreditarem no Projeto de RESGATE, VALORIZAÇÃO, PRESERVAÇÃO e DIFUSÃO do Legado Artístico e Cultural do saudoso Maestro José Duarte Tenório (Zé Puluca).