Páginas

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Celpe recebe solicitações de ligações provisórias para o São João.



Às vésperas do início dos festejos juninos, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) começa a receber os pedidos de fornecimento provisório de energia em barracas de fogos de artifício e alerta para o prazo de execução das ligações temporárias. As instalações serão necessárias em todos os locais onde não há abastecimento regular como barracas e boxes de venda de alimentos e bebidas que vão funcionar em função do São João.  As solicitações devem ser feitas o quanto antes, para que haja tempo hábil de realizar as vistorias necessárias à liberação do serviço. A Celpe ressalta que a regularização do uso da energia nesses locais é uma medida de segurança contra acidentes e lembra que a utilização de ligações clandestinas configura furto de energia, previsto no Código Penal Brasileiro.

Para solicitar as ligações provisórias, os interessados devem se dirigir no horário comercial a uma Loja de Atendimento Celpe, com antecedência de, pelo menos, quatro dias úteis do início da utilização da energia extra. Ao formalizar as solicitações, é necessário apresentar a licença de funcionamento concedida pela prefeitura e para as barracas de fogos também é exigido o atestado de regularidade dos bombeiros. Devem ser apresentados, ainda, documentos de identidade e CPF e informados os equipamentos que serão instalados. Ao declarar a carga a ser utilizada e o período, o cliente receberá uma fatura de consumo de acordo com a carga instalada e outra, referente ao serviço de vistoria, ligação e desligamento no valor R$ 15,00. É importante que o comerciante observe e informe à Celpe a existência de rede elétrica no trecho onde pretende se instalar.

Também será necessário que o cliente instale o padrão de entrada para receber a ligação provisória de energia. No ato da solicitação, ele receberá todas as orientações técnicas referentes à instalação. A Celpe avisa que não será possível o atendimento a cargas móveis como carroças, vans e caminhões.


Aprovado na Câmara Municipal de Bom Conselho, Projeto de Lei com reajuste de 2% e incorporação de regência ao vencimento dos professores.




Em reunião na Câmara Municipal de Bom Conselho, realizada na manhã desta sexta-feira (02.06), foi aprovado o Projeto de Lei Nº 004/2017, que tem como autor o poder Executivo Municipal, onde reajusta o vencimento base dos professores efetivos em 2% e incorpora a gratificação de regência ao vencimento base dos professores efetivos e dá outras providências.

O Projeto de Lei foi aprovado por 8 (oito) votos a favor e 4 (quatro) contra. A vereadora Márcia do Angico faltou a seção.

Os vereadores que votaram contra o projeto foram:

- Gilmar Rodrigues
- Ivete da Silva
- Felipe Tuna
- Neto Ferreira

Votaram pela aprovação os seguintes vereadores:

- Chico Bento
- Eliane Ramos
- Socorro Marinho
- Zé Nilson
- Alanzinho da Barra
- Alípio Soares
- Sandra Tenório
- Luizinho da Malharia


O plenário da casa Dantas Barreto esteve tomado pelos profissionais da educação, que levaram cartazes de protesto contra o projeto apresentado.


quinta-feira, 1 de junho de 2017

Mensagem de um aluno aos professores.



“Dedico essa mensagem a todos vocês que me ajudaram a ser tudo que sou hoje, dedico essa mensagem a todos vocês que apesar de condições de trabalho precária, salários desvalorizados e cargas horarias extensas, sempre estiveram lá com um sorriso no rosto e enchendo nossa vida de conhecimento, dedico essa mensagem a todos vocês que nos ajudaram/ajudam a ser todos esses homens e mulheres de bem que vivem em sociedade, dedico essa mensagem a você !!!! Professor.

Ao nascer não sabemos de nada, o mundo parece um lugar vazio, são tantas coisas incompreensíveis aos nossos olhos. Mas vocês têm o dom da vida, sim da vida! vocês nos mostram como tudo a nossa volta é mais do que parece e a partir de então desenvolvemos nosso senso crítico para enxergar tudo que nos cerca. Para vocês somos mais que simples alunos, somos como filhos, não esqueço e nunca irei esquecer todos os sermões que nos deram com a justificativa que um dia iriamos entender, hoje, eu entendo. Obrigado ! O coração de professor é como o de mãe, sempre cabe mais um, sei disso pois fui criado em uma casa de educadores, educadores que viviam ocupados pela quantidade de trabalho que tinham dentro e fora de sala de aula, educadores que mesmo com os alunos de férias precisavam continuar trabalhando para colocar notas, faltas e outros afins da profissão, mas mesmo assim tinham mais energia para alegrar a vida de seus alunos, com tarefas que poderiam não ser feitas com a desculpa de que ‘’ não somos pagos pra isso’’, mas mesmo assim, imaginando o sorriso em nossos rostos vocês iam e faziam. O resultado não poderia ser outro né? Lembramos de cada capa para entrega de provas, das apresentações do dia do Índio, das danças de São João e de nossas apresentações de Natal. Sem vocês as coisas iriam ser muito diferentes em? Não iriamos ter essa complexidade do ser humano, continuaríamos a viver em trevas, com medo de tudo que nos cercam, afinal não iriamos entender nada, não saberíamos ler, escrever, fazer cálculos, conhecer as características de nossa fauna e flora e o pior, seriamos alienados pelas pessoas que possuíssem algum conhecimento. Agradeço a todos por todo amor, por toda paciência, por todo carinho e por toda atenção que vocês nos deram em todos esses anos. Nunca iremos esquecer. Nosso muito obrigado!!!
Hoje, estamos passando por uma situação difícil, alunos fora das salas de aula, professores longe de seus lugares de trabalho, mas mesmo assim nos ensinando algo na vida: Lutar pelos nossos interesses; Professores, uma coisa afirmo: A população não irá esquecer, ao contrário do que acontecia há alguns anos, hoje estamos mais antenados as decisões políticas que nos cercam; Governantes, estamos todos de olho em suas decisões e esperamos que cumpram as lindas promessas de campanha, promessas que fizeram todos vocês serem eleitos, afinal vocês são a representação do povo e o seu povo se pronuncia por melhorias na educação. A todos vocês que lutam pelos seus direitos, meu total apoio e meu respeito eterno, para vocês, tiramos o chapéu”.


*Eduardo Soares, estudante de Direito na UFAL.

Texto publicado em sua rede social e enviado a nossa redação.

Coluna Ensaio Geral: Arraial Sumaúma.

Por:
Alexandre Tenório



          É com grande alegria que recebo a notícia que a mais tradicional quadrilha de nossa cidade esta de volta. A quadrilha da Rua do Caboge que se realiza no ARRAIAL SUMAÚMA (referência a esta árvore que sombreia toda Rua do Caboge).

          Quero parabenizar a iniciativa deste grande bom-conselhense Antiógenes Cordeiro.

          Quero relembrar alguns fatos.

          Seu Evilázio (inmemoria) era o responsável pelo o PAU DE SEBO - ele sabia fazer como ninguém este famoso pau.

          Os ensaios eram realizados no secador de café do sítio de mestre Amáncio (inmemoria) aos domingos à tarde.

          Os noivos eram a extraordinária São (inmemoria) e o noivo mestre Malafai (inmemoria) pai das nossas amigas Cal e Maria Malafaia. Posso dizer que não existiu em nossa cidade um casal mais feio que os dois.

          O marcador era o saudoso Geraldo Cordeiro, sem dúvida o melhor marcador de quadrilha que nossa cidade já teve. Todas as partes que eram necessárias para uma quadrilha ser completa ele marcava.

          Vou enumerar alguns amigos e amigas que faziam parte desta querida quadrilha e que já se foram.

          Hélio Belo e sua esposa dona Terezinha Luna, Dona Neném e seu Ananias, Mestre Amáncio, Arturzinho Cordeiro, Hélio do Lebre, São(a noiva), Seu Evilázio, Mestre Malafaia (o noivo), Abel Gico, Abelardo Gico, João Cordeiro e Dona Lira, Geraldo Cordeiro, Abel, Zezinho do Ouro, Marlene e tantos outros que não me vem na memória.


          Provavelmente estarei lá prestigiando este retorno triunfal, VIVA O ARRAIAL SUMAÚMA.

Nota do Editor:

A primeira quadrilha de rua de Bom Conselho que te ve seu início em junho de 1974 e este ano estará se apresentando no dia 24 de junho.







quarta-feira, 31 de maio de 2017

Apresentado na Câmara Municipal de Bom Conselho, Projeto de Lei com reajuste de 2% e incorporação de regência ao vencimento dos professores.



Na reunião ordinária da Câmara Municipal de Bom Conselho, realizada na manhã desta quarta-feira (31.05), foi apresentado o Projeto de Lei Nº 004/2017, que tem como autor o poder Executivo Municipal, onde reajusta o vencimento base dos professores efetivos em 2% e incorpora a gratificação de regência ao vencimento base dos professores efetivos e dá outras providências.

O plenário da casa Dantas Barreto estava tomado pelos profissionais da educação, que levaram cartazes de protesto contra o projeto apresentado.

Na quinta-feira (01.06), as comissões irão analisar e emitir parecer sobre o projeto de lei que será votado na sexta-feira (02.06), a seção extraordinária está marcada para iniciar às 09 horas.

Os professores estão em greve a aproximadamente 60 dias, e o Poder Executivo Municipal ingressou com uma ação de ilegalidade da grave, sendo expedido o pedido de tutela antecipada no dia 10 de abril, pelo Desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Dr. Bartolomeu Bueno, onde emitiu o seguinte parecer: “Isso posto, DEFIRO o pedido de tutela antecipada, com fundamento no art. 300 do CPC/2015, para determinar a imediata suspensão do movimento grevista dos profissionais em educação da rede pública de ensino do Município de Bom Conselho, com o consequente retorno destes profissionais as suas funções no prazo de 48h, sob pena de multa diária no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), a ser paga pelo sindicato acionado.”

Os professores que encontram-se em greve tiveram o desconto dos dias parados neste mês de maio.














terça-feira, 30 de maio de 2017

Celpe disponibiliza pontos de arrecadação de donativos


Em solidariedade às famílias desabrigadas pelas intensas chuvas registradas no Estado, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) está lançando uma campanha de arrecadação de donativos. As 38 Lojas de Atendimento da empresa já estão funcionando como pontos de arrecadação de água mineral, alimentos não perecíveis e roupas. Todo o material recolhido será destinado, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), à população dos municípios atingidos pelas inundações.


Os donativos podem ser entregues nas Lojas das 8h às 16h30, de segunda a quinta-feira, e das 8h às 16h, na sexta-feira. O edifício-sede da Companhia (Av. João de Barros, 111, Boa Vista) e o Centro de Operações do Bongi (Rua Isaac Makman, 421) também poderão receber doações.


segunda-feira, 29 de maio de 2017

Prefeitura define o calendário das Quadrilhas Juninas



Na última quinta-feira(25), a Prefeitura de Bom Conselho, através da Diretoria de Cultura, promoveu uma reunião com os representantes das quadrilhas juninas da cidade de Bom Conselho. O encontro ocorreu na Câmara de Vereadores e foi conduzido pela Diretora de Cultura, Laura Ferro.

Na reunião ficou definido o dia de apresentação de cada quadrilha e o calendário foi fechado. Seguindo orientação do Prefeito Dannilo Godoy, Laura Ferro disponibilizou o apoio e a participação da Prefeitura de Bom Conselho em cada evento. O município participará com toda a estrutura de som, iluminação e contribuição para a contratação das atrações musicais. Um ponto solicitado pelo Governo Municipal foi a contratação de atrações de Bom Conselho para se apresentares nas quadrilhas.

O calendário é o seguinte:

CALENDÁRIO DAS QUADRILHAS JUNINAS 2017

03/06
TOA A TOA DRILHA - Conj. Residencial Nossa Senhora de Fátima

04/06
MATUTOS NA DRILHA - Rua dos Guararapes

10/06
RAFA DRILHA - Rua São José Praça Bairro São Rafael                               

10/06
VII FORROBECO - Rua Dr. Manoel Borba

11/06
BOA VISTA DRILHA - Praça da Parmalat

14/06
ESTRELA DE FOGO - Rua Jose do Amaral

15/06
ARROCHA O NÓ - Rua Josino Vilela / Cocane

16/06
ARRAIAL DA QUILOM BRASIL - Em frente ao Centro dos Idosos

17/06
QUILOMBODRILHA - Sítio Angico

17/06
GINGADRILHA - Alto Vera Cruz

18/06
VAVÁ DRILHA - Bairro de Vavá

21/06
ARRAIAL MISTURA GOSTOSA - Rua João Cordeiro de Oliveira

22/06
ARRAIAL NO PRÓ-SER - Prédio da Associação Pró-Ser

22/06
DRILHA ACADEMIA DA CIDADE - Av. Santa Maria

23/06
CALDEIROES DOS GUEDES - Distrito de Caldeirões
BARRADRILHA - Distrito de Barra do Brejo

25/06
VAI VAIJUNINA - Parque de exposição

30/06
QUEIMA DRILHA - Sítio Queimada Grande
LAGOA DRILHA - Distrito de Lagoa de São José

01/07
LUAR DO SERTÃO - Rua Tenente Nilton Prado
FERNANDRILHA - Sítio Lagoa do Jerimum

07/07
GIRIMUNDRILHA - Sítio Lagoa do Jerimum

08/07
ARRAIÁ CONCILIA DRILHA - Rua Maria Concilia

09/07
ARRAIÁ AVENIDA SANTA MARIA - Avenida Santa Maria

15/07
PARMALAT DRILHA - II Tv. Parmalat

16/07
VIDAL DRILHA - Rua Vidal de Negreiros

22/07
LAMA DRILHA - Antiga Rua da Lama

29/07
PASSEIO DRILHA - Rua do Açude


Coluna Ensaio Geral: Chuvas em Bom Conselho.

                                            

      As chuvas que caíram no dia 26 de maio de 2017 até a manhã de 27 de maio de 2017 foi de 50 mm, com isto o acumulado do ano é de 278 mm. É com alegria que comunicamos que praticamente todos os açudes e barreiros do nosso município se encontram cheios, e o nosso glorioso açude da Nação em pouco tempo estará vertendo água. Somente o nosso bom Deus é capaz de nos proporcionar tamanha alegria.


      As chuvas que caíram no dia 27 de maio de 2017 até a manhã 28 de maio de 2017 foi de 40mm, com isto o acumulado do ano é de 318 mm e dos últimos 8 dias foi de 235 mm.