quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Halo Solar é visualizado em Bom Conselho



O fenômeno óptico denominado halo solar é caracterizado pelo aparecimento de um anel de luz em torno do sol. Ele ocorre na troposfera terrestre a uma altura de aproximadamente 15 quilômetros.
A população da cidade de Bom Conselho, ficaram curiosos ao contemplarem o céu na manhã desta quarta-feira (11), ao olharem em direção ao sol, vislumbraram um halo solar, que chamou bastante a atenção dos munícipes.

A formação do halo solar baseia-se no fenômeno da decomposição da luz branca: quando a luz passa de um meio para outro, ela refrata, ou seja, muda sua velocidade de propagação. Essa mudança causa a decomposição da luz branca em raios de luz monocromáticos.

O mesmo que ocorre com a luz ao atravessar o prisma ocorre com a luz do sol ao atravessar as partículas de gelo presentes nas nuvens. Quando a luz atravessa esses pequenos cristais de gelo, ela muda de velocidade e sofre refração e reflexão várias vezes, decompondo a luz branca.

O formato circular do halo deve-se à estrutura hexagonal dos cristais de gelo na atmosfera.
Esse mesmo círculo de luz também pode formar-se ao redor da lua, recebendo o nome de Halo Lunar. O motivo de sua formação é o mesmo que o do halo solar, porém, a visualização das cores escuras fica prejudicada em virtude da cor do céu durante a noite. Mas as cores claras podem ser vistas com facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário