sexta-feira, 16 de setembro de 2016

A partir deste sábado (17) candidatos só poderão ser detidos em flagrante delito.



Conforme o Calendário Eleitoral 2016, a partir deste sábado (17), 15 dias antes das eleições, de acordo com o art. 236, § 1º, nenhum candidato poderá ser detido ou preso, com a exceção se for salvo em flagrante delito.


“Essa medida ocorre para evitar que a prisão não seja utilizada como elemento de constrangimento político, afastando o candidato da campanha, o que não pode ser admitido em uma democracia, salvo se houver flagrante delito. Visa resguardar, principalmente, o direito do candidato de continuar realizando sua campanha e também o equilíbrio na disputa entre os candidatos”, destaca o ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Admar Gonzaga.

Morte - Domingos Montagner (54 anos) “ O Santo” do Velho Chico.



A morte, ah a morte! Que bom que fosse um trote, mas parece que há um trato na sua trajetória. Oratória em tom baixinho, oh morte por que invades nosso caminho?

Na parede não há relógio da sorte, nem ponteiros exatos que nos digam dessa tal de morte. Na incerteza dela a gente caminha e claudica. Claudica e caminha como se eterna a vida fosse, mas em vão. Igual filosofia dos sexos dos anjos, a morte parece um arcanjo que nos invade os sonhos e nos tira da realidade concreta abrupta e ferozmente. 

Morte. Consorte do existir sem vocação para o eterno. Inverno de poucas ilusões - alusões da vida passageira - ora metade, ora inteira... Até que um dia, ou numa noite, as armaduras do destino se traiam na direção dos céus. E a gente fica da vida um sopro e da morte seu réu... Fogaréu do além-mar que se perde entre o vento da vida e a garoa da eternidade. Sem alarde, vamos nas asas do destino ora com Deus, ora com o Diabo, ora com o sol, ora apenas com um candelabro... Resta uma prece, uma ave solta sem destino. Uma ave-maria e um solitário menino procurando o céu sem rumor, sem rancor, sem escarcéu... A morte? Esqueça! Ela é da vida a certeza absoluta...


Morte.

Por:Carlos Cena


Bom Conselho recebe Jornada Sebrae.

Evento acontece nos dias 20 e 21, na Escola São Geraldo



A Jornada Sebrae chega a Bom Conselho na próxima semana. O evento, promovido pela Unidade Agreste Meridional do Sebrae em Pernambuco, vai oferecer capacitações gratuitas, nos dias 20 e 21 deste mês, para os empresários da região interessados em desenvolver seus negócios. As inscrições estão abertas e devem ser feitas na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, localizada na rua XV de Novembro, nº 174, centro.

Os cursos oferecidos são: obrigações e responsabilidades do MEI, administrando as contas da sua empresa, sete passos para o sucesso empresarial e técnicas de vendas. “A jornada é um projeto itinerante, então passamos por vários municípios. É uma oportunidade em que o empresário vai ter contato com temas básicos de gestão que vão ajudar a administrar seu negócio. Mesmo que tenha uma experiência no mercado, a atualização do conhecimento sempre é válida e nunca deve parar”, destaca o analista de Formação Profissional do Sebrae, Jefferson Fernandes.


A ação conta ainda com o apoio do Instituto Fecomércio, da Fiepe, Faepe, Facepe, Confederação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Pernambuco e CDL Bom Conselho. Outras informações podem ser obtidas por meio dos telefones: 0800.570.0800 e (87) 3221.3333. 

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

COLUNA ENSAIO GERAL: SAUDADES DE FERNANDO SIQUEIRA

 
                                       

      Nas duas últimas campanhas eleitorais do nosso município, não tivemos a participação de Fernando Siqueira – o maior locutor, cantor e compositor da política de nossa terra. A sua morte deixou um grande vácuo neste setor, embora tenhamos alguns nomes que atualmente fazem este tipo de música e locução, porém nenhum é igual ao saudoso Fernando Siqueira.

Fernando tinha uma qualidade - tanto ele colocava letra em música já existente, como ele compunha músicas inéditas. Quem não se lembra da música de André Rios - SÃO JOÃOEM SÃO MIQUEL, que ele colocou letra e um novo arranjo e foi o grande sucesso da campanha de AUDÁLIO E ZÉ “NESTA ELEIÇÃO SÓ VAI DAR AUDÁLIO E ZÉ, SÓ VAI DAR AUDÁLIO E ZÉ, SÓ VAI DAR AUDÁLIO E ZÉ” este refrão foi cantado nos quatro cantos do nosso município. Quem não se lembra das memoráveis músicas das campanhas de Walmir e de Gervásio Matos.


Amigo Fernando Siqueira tu estais fazendo uma falta danada na nossa política.

Atenção: Vídeo Chamada no WhatsApp é golpe.


Talvez você já tenha recebido alguma mensagem no WhatsApp afirmando que o serviço está implementando o recurso de vídeo-chamada. Contudo, para ativá-lo seria necessário acessar um link específico para atualizar o aplicativo. Se ainda não sabe, é melhor tomar cuidado e não clicar em qualquer coisa. A mensagem é um golpe e já fez mais de 200 mil vítimas no Brasil.

Apesar de alto, o número pode ser ainda maior. Isso pelo motivo de que a PSafe, empresa de segurança digital que fez o levantamento, computou os dados apenas dos últimos sete dias. O esquema, contudo, já existe há muito mais tempo.

Para quem não está por dentro, esse tipo de golpe pode comprometer os dados pessoais do telefone e cadastrar o usuário em serviços de mensagens pagas no qual a vítima só percebe o golpe quando recebe a conta ou verifica que seus créditos sumiram.

Conforme já foi noticiado algumas vezes, o WhatsApp não envia suas atualizações por mensagens para os usuários. Os updates do aplicativo acontecem somente via download pela Google Play e pela App Store, as lojas oficiais de apps para dispositivos Android e iOS.


Fonte: Olhar Digital

Moradores de Bom Conselho usam criatividade para reclamarem do acúmulo de lixo.



Moradores da Rua Frei Caneca, localizada na cidade de Bom Conselho, usaram de criatividade para reclamarem do lixo depositado na rua. Segundo um morador o lixo acumulado encontra-se no local há mais de três meses, sem qualquer providência. Foi colocado um aviso sobre o lixo com a frase: “Novo Plano Diretor: Lixão da Cidade”.

Iniciado pagamento dos Abonos PIS/Pasep, confira a tabela.

O Ministério do Trabalho começa a pagar nesta quinta-feira (15) o abono salarial do PIS/Pasep de 2016 (ano-base 2015) aos trabalhadores nascidos em setembro. O prazo para saque vai até 30 de julho de 2017. De acordo com o ministério, quem nasceu entre julho e dezembro recebe o benefício neste ano. Já os nascidos entre janeiro a junho, vão receber no primeiro trimestre de 2017.

Veja ao fim desta reportagem as tabelas com o cronograma de pagamento.

Para ter direito ao abono salarial de 2016, o trabalhador precisa:
- estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- ter recebido remuneração mensal média de até 2 salários mínimos em 2015;
- ter exercido trabalho remunerado por pelo menos 30 dias em 2015;
- ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais
Como sacar o PIS/Pasep
- Antes de sacar o PIS, o trabalhador deverá verificar se o benefício não foi depositado diretamente na conta. Caso contrário, deve comparecer com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada nos terminais de auto-atendimento da Caixa ou em uma Casa Lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, o beneficiado pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de um documento de identificação.

- Já os participantes do Pasep (Banco do Brasil), após verificar se houve depósito na conta, devem procurar uma agência e apresentar um documento de identificação.

- As informações sobre o direito ao saque também podem ser obtidas pela Central de Atendimento Alô Trabalho – 158; pelo 0800-7260207, da Caixa; e pelo 0800-7290001, do Banco do Brasil.


O valor equivale a até um salário mínimo vigente na data de pagamento, atualmente em R$ 880. Os recursos que não forem sacados retornam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).






Nota de agradecimento do Rotary Club Bom Conselho.



Bazar:
O bazar beneficente do Rotary Club Bom Conselho foi um sucesso porque você comerciante participou com a doação de roupas, sapatos e acessórios novos e a população em geral contribuiu com a doação de roupas usadas em bom estado de conservação. A renda será revertida em uma ação comemorativa ao dia da criança.
Renda do bazar: $ 1.220,00 (hum mil, duzentos e vinte reais ). 
Agradecemos a todos que contribuíram! 

Campanha Hepatite Zero:
A campanha hepatite zero que aconteceu no dia 03 na cidade e dia 11 no distrito de Rainha Isabel também foi satisfatória. 1.000 testes rápidos de hepatite “C” foram realizados nas duas localidades e a adesão da população foi além da expectativa.

Agradecemos a ABPH (Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite) que fez a doação dos testes, aos voluntários e parceiros: Secretaria de Saúde (enfermeiros das UBS da cidade, enfermeira e técnica em enfermagem do distrito de Rainha Isabel, coordenação da atenção básica, PNI e PACSs); funcionários do laboratório do hospital Mons. Alfredo Dâmaso; alunas do Erem Frei Caetano que participaram do RYLA; amigos do Rotary ( alunas do Colégio Nossa Sra. do Bom Conselho, funcionária do Dilabom e Denise Vilela); Paróquia Jesus, Maria e José; Paróquia de Santa Isabel da Hungria e companheiros rotarianos.  Muito obrigada a todos que compreenderam o valor grandioso da campanha para o bem da comunidade e participaram ativamente.

Esperamos poder contar com todos vocês em outros momentos de atuação do Rotary Club Bom Conselho a serviço da humanidade!


Maria Tarcisa Pinto (Presidente 2016/2017) 

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Programação Completa do I Bom Conselho Rock Festival


Já saiu a programação completa dos shows do I Bom Conselho Rock Festival, que será realizado no Castelo do Rei Jadir. Veja:

08/10:
18:00h - Banda Black Dogs (Garanhuns/PE) - que cantará o melhor do Rock Heavy Metal;
20:00h - Banda Tolstoi (Bom Conselho/PE) - que cantará o melhor do rock nacional mais algumas músicas autorais da banda;
22:00h - Banda Filhos da Estupidez (Lagoa do Ouro/PE) - que trará o melhor do pop rock nacional em seu repertório;
23:50h - Banda True Classics (Arapiraca/AL) - que trará um repertório com o melhor de Guns n' Roses, Scorpions, Queen, Europe, Black Sabbath, Led Zeppelin, Aerosmith, The Beatles, etc;

Nos intervalos e no final da festa - DJ Topete (Bom Conselho/PE) - que levantará a galera ao som de muita música eletrônica, Rock Melody, Heavy Metal e Hard Core.

09/10:
17:00h - Wanderson Santos (Bom Conselho/PE) - que trará o melhor do pop rock nacional;
18:30h - Banda Lenda Urbana (Bom Conselho/PE) - que cantará o melhor do rock nacional;
20:30h - Banda Still Living (Garanhuns/PE) - que trará um repertório com o melhor de Guns n' Roses, Scorpions, Queen, Europe, The Beatles, Bon Jovi, etc;

Nos intervalos e no final da festa - DJ W Silva (Bom Conselho/PE) - que levantará a galera ao som de muita música eletrônica, Rock Melody, Heavy Metal e Hard Core.


O “I Bom Conselho Rock Festival” acontecerá nos dias 08 e 09 de outubro e será realizado no Castelo do Rei Jadir onde haverá exposições artísticas, oficinas e feira de conhecimentos da cultura Rock, venda de vários artigos do gênero tais como: CD's, DVD's, camisas, relíquias como LP's, etc, caricaturistas e vários shows do gênero que relembrarão os sucessos do rock nacional e internacional.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Servidores e estudantes lutam contra agressões e ameaças em Palmeira dos Índios.


Os professores do IFAL Campus Palmeira dos Índios estão sendo agredidos e ameaçados em redes virtuais por um aluno do curso de Engenharia Civil, que adotou comportamento agressivo após ter pedidos de dispensa de disciplinas negados. Inconformados com o silêncio da gestão e a morosidade da comissão disciplinar, a comunidade acadêmica se uniu para lutar em defesa dos servidores. 

Na última sexta-feira, 9 de setembro, fruto da situação insustentável no campus, na qual servidores entregaram cargos de gestão e professores ameaçaram paralisar o curso, Pró-Reitores e a Comissão que avalia o caso do aluno foram até Palmeira dos Índios intermediar a situação. 

Na ocasião, os discentes de Engenharia Civil, com o apoio de estudantes dos demais cursos técnicos, se organizaram para receber a comitiva com um ato de protesto, exibindo cartazes e gritando palavras de ordem como: “O professor é meu amigo, mexeu com ele tá mexendo comigo!”.


 
Diante dos gestores do IFAL, em meio ao auditório lotado, os estudantes apresentaram detalhes das inúmeras infrações cometidas pelo jovem em questão, defenderam melhorias no curso e, fazendo coro com os servidores, exigiram a punição máxima prevista no regimento disciplinar, a sua expulsão. 

Agressões

O estudante de 27 anos já abriu mais de 90 processos contra a Coordenação do Curso de Engenharia Civil, Direção de Ensino e professores. Além disso, vem atacando os servidores, chamando-os de imbecis, antas, megalomaníacos, fúteis, frívolos, incompetentes, ignorantes, corja, bandidos destruidores da escola pública, preguiçosos, perseguidores, entre outros insultos.

Adjetivos espúrios, com agressões pessoais, foram destinados à coordenadora do curso, a qual assinou os pareceres negando dispensa de disciplina. Fato que levou a coordenadora a entregar a função. Pior, o estudante de engenharia civil disse que em Alagoas tudo é resolvido através da barbárie e que vai conseguir justiça, “mesmo que para isso tenha que deixar corpos como prova!”.


Em meio ao protesto e ao debate que se instalou no auditório do campus, um dos momentos mais intensos ocorreu quando o servidor – que entregou o cargo de chefe de departamento dos cursos superiores por não concordar com a postura na condução do caso - se posicionou. O ex-chefe de departamento indagou se estavam esperando a morte de alguém para que assim se configure como algo grave. O servidor foi calorosamente ovacionado.

Veredito

O diretor municipal do Sintiefal em Palmeira dos Índios, Ederson Matsumoto, informou que os servidores têm buscado a Direção Geral e a Reitoria para que medidas que garantam a integridade física e moral dos servidores sejam tomadas.

Entretanto, a gestão e a procuradoria desmereceram o caso, tratando-o com banalidade. A comissão para julgar o aluno só foi instaurada pela Reitoria depois de 4 meses do início das agressões e, aparentemente, não deu importância proporcional à gravidade da situação.
 
Só após o depoimento de estudantes e alguns professores nas redes sociais (ver perfil no Facebook da professora Edmara Drigo e do aluno Emanuel Amaral), da campanha “Sou professor com Orgulho e Exijo Respeito” e “sou estudante com orgulho e sei respeitar”, e, principalmente, do protesto na última sexta-feira, o caso parece estar mais perto de um desfecho aceitável.
 
A comitiva da Reitoria, após a manifestação no auditório, se reuniu com os Diretores, Coordenadores e docentes da Engenharia Civil, onde foram registrados ainda mais detalhes e o momento funcionou como mais uma oitiva para coleta de informações. Os docentes e coordenadores não concordam que o aluno não responda por seus atos. A Comissão pediu mais uma semana para analisar os processos e avaliar novamente todo o caso para então dar um parecer final.

Fonte: sintietfal.org.br

Deputados que votaram NÃO para cassar Eduardo Cunha.



O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi cassado na noite desta segunda-feira (12) por 450 votos a favor, apenas dez contra e nove abstenções.
Entre idas e vindas do processo, Cunha foi traído por diversos aliados, inclusive do próprio partido, o PMDB. Poucos deputados que apoiavam Cunha mantiveram suas posições - mesmo com o risco de perder votos dos eleitores em 2018.

Abaixo a lista dos dez parlamentares que votaram contra a cassação:

- Marco Feliciano (PSC-SP)
- Paulinho da Força (SD-SP)
- Carlos Marun (PMDB-MS): Um dos defensores mais vorazes de Eduardo Cunha no Conselho de Ética da Câmara. Em defesa do ex-presidente da Câmara, Marun chegou a dizer que os recursos encontrados pelo Ministério Público da Suíça eram "troco". "Somos tupiniquins? Se a Suíça falou, parou o Brasil? É o colonialismo? Se a Suíça quiser procurar dinheiro conta lá, tenho certeza que US$ 2 milhões é troco."
- Carlos Andrade (PHS-RR)
- Arthur Lira (PP-AL): É presidente do mais importante colegiado da Câmara, a Comissão da Constituição e Justiça. Ele é investigado pela Operação Lava Jato, que apura se o deputado cometeu crimes de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e formação de quadrilha. O doleiro Alberto Youssef afirmou que Lira recebia de R$ 30 mil a R$ 150 mil mensais.
- Wellington Roberto (PR-PB)
- Jozi Araújo (PTN-AP)
- Júlia Marinho (PSC-PA)
- João Carlos Bacelar (PR-BA): Responde a três inquéritos no Supremo que apuram peculato e falsidade ideológica. Teve as contas eleitorais de 2014 reprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. Votou contra o impeachment e está no terceiro mandato na Câmara.
- Dâmina Pereira (PSL-MG)

A seguir, estão os nove deputados que não quiseram se comprometer e, por isso, se abstiveram do "sim" e do "não". Entre eles está o delegado Edson Moreira (PR-MG), que chegou a subir na tribuna nesta segunda para defender a presunção da inocência de Cunha, mas não quis se comprometer com livrá-lo da cassação:

- Alberto Filho (PMDB-MA)
- André Moura (PSC-SE): Líder do governo Temer na Câmara.
- Delegado Edson Moreira (PR-MG)
- Mauro Lopes (PMDB-MG)
- Saraiva Felipe (PMDB-MG)
- Laerte Bessa (PR-DF)
- Rôney Nemer (PP-DF)
- Alfredo Kaefer (PSL-PR)
- Nelson Meurer (PP-PR)




segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Rotary Club Bom Conselho Adere a Campanha Setembro Amarelo.



Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

Na cidade de Bom Conselho, o Rotary Club, que tem como presidente a Dra. Tarcisa Tenório Pinto, aderiu a campanha, onde estará promovendo diversas ações na cidade e o seu marco rotário, localizado na entrada da cidade será iluminado de amarelo durante todo o mês de setembro em alusão a campanha. 

Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida)CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014 concentradas em Brasília. Em 2015 já conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do país. Mundialmente, o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa.

CVV - Centro de Valorização da Vida (uma das principais mobilizadoras do Setembro Amarelo) é uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962, membro fundador do Befrienders Worldwide e ativo junto ao IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio), da Abeps (Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio) e de outros órgãos internacionais que atuam pela causa.

Alguns destaques em 2015 foram a iluminação de monumentos como Cristo Redentor no Rio de Janeiro/RJ, o Congresso Nacional e a ponte Juscelino Kubitschek em Brasília/DF, o estádio Beira Rio em Porto Alegre/RS, a Catedral e o Paço Municipal de Fortaleza/CE, Ponte Anita Garibaldi em Laguna/SC, e o Palácio Campo das Princesas em Recife/PE.

Também foram feitas ações de rua, como caminhadas, passeios ciclísticos, motoatas e abordagens em locais públicas em cidades.
O câncer, a AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) há duas ou três décadas eram rodeadas de tabus e viam o número de suas vítimas aumentando a olhos nus. Foi necessário o esforço coletivo, liderado por pessoas corajosas e organizações engajadas, para quebrar esses tabus, falando sobre o assunto, esclarecendo, conscientizando e estimulando a prevençãopara reverter esse cenário.

Um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas é o suicídio. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.

Mas como buscar ajuda se sequer a pessoa sabe que ela pode ser ajudada e que o que ela passa naquele momento é mais comum do que se divulga? Ao mesmo tempo, como é possível oferecer ajuda a um amigo ou parente se também não sabemos identificar os sinais e muito menos temos familiaridade com a abordagem mais adequada?


Por esse motivo o Rotary vestiu essa ideia, onde pretende quebrar tabus e levar informações e ajuda para essas pessoas e seus familiares. 

Livro SINEPE/PE 70 anos





Na quinta-feira, 08 de Setembro, no Teatro de Santa Isabel em Recife, o SINEPE - Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco, comemorou seus 70 anos de fundação com um belo evento. Na ocasião, foi lançado o Livro Comemorativo da Entidade, onde contou com a participação e parceria do Educandário Menino Jesus de Praga, que esteve presente na solenidade com as responsáveis por estes anos educacionais, inovando a forma de educar na terra de Papacaça, Kellytânia, Betânia e a fundadora e diretora do EMJP; Tânia Padilha.

Abrilhantando o evento, a Orquestra dos Brinquedos de Lisboa/Portugal, fez uma magnífica apresentação, dos clássicos da música erudita, utilizando percussão corporal, percussão com copos e sacos plásticos, brinquedos sonoros e outros instrumentos caseiros.
Assim, o Educandário Menino Jesus de Praga faz-se presente e solidifica-se como ícone na Educação do Agreste Meridional, do Estado e da Nação.



Educandário Menino Jesus de Praga - do Maternal ao 9º Ano
Escola Parceira da Rede Pitágoras e da Escola da Inteligência
A Escola que mais se destaca no Agreste Meridional
Educação de Qualidade, sempre nossa maior Garantia!!!