sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Rádio Papacaça inicia fase de testes após migrar de Am para FM.

Comunicador Glácio Dória, Diretor Geral Emmanuel Leonel,
comunicador Patrick Oliveira, ouvinte Mábio Tenório e o diretor presidente Hélio Urquisa.

Após assinatura em Brasília, publicação no diário oficial do termo aditivo que autorizou a migração de 53 emissoras de rádio AM para a faixa FM, o Ministério das Comunicações/Anatel, emitiu a permissão de uso de radiofreqüência para a Rádio Papacaça, primeira emissora pernambucana a migrar de AM para FM.

O diretor/presidente Dr. Hélio Urquisa, na segunda-feira (15), iniciou oficialmente a fase de testes na freqüência 102.9; Exatamente às 10h e 06 minutos, Urquisa fez o pronunciamento ao vivo  no programa show da manhã, onde destacou o empenho da sua equipe para tornar esse sonho em realidade, ressaltando a importância da emissora pioneira em Bom Conselho, que completará 25 anos de existência, no dia 28 de dezembro.

Vários ouvintes da cidade e região participaram ao vivo, parabenizando a emissora e relatando que já estavam ouvindo a Papacaça em FM102.9.

Atualmente você pode ouvir a Papacaça em Am 1470 e  FM 102.9. 

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco fiscaliza propaganda eleitoral e gastos de campanha

Objetivo é verificar se o volume de propaganda nas ruas é compatível com a prestação de contas dos candidatos; Ministério Público também estará atento ao cumprimento das novas regras de propaganda eleitoral.




Com a chegada do período oficial de propaganda eleitoral, que teve início nesta terça-feira, 16 de agosto, a Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco (PRE-PE) já se mobiliza para coibir irregularidades e combater a influência do poder econômico ou político nessa etapa da disputa. Este ano, o Ministério Público Eleitoral acompanhará de perto o volume de propaganda veiculada nas ruas, para então compará-lo com a prestação de contas das campanhas e os limites de gastos impostos pela legislação.

Os candidatos e partidos políticos têm até o dia 1º de novembro para encaminhar à Justiça Eleitoral as prestações de contas referentes ao primeiro turno. O prazo se encerrará no dia 19 do mesmo mês para aqueles que concorreram no segundo turno. Em ambos os casos, os promotores eleitorais terão apenas três dias para impugnar as prestações de contas de campanha. Por isso, a PRE-PE vem estimulando os promotores eleitorais a ter uma conduta proativa. “Estaremos atentos à coerência entre a prestação de contas dos candidatos e a campanha efetivamente realizada por eles”, declarou o procurador regional eleitoral, Antonio Carlos Barreto Campello.

A propaganda eleitoral irregular também está no alvo do Ministério Público Eleitoral, que poderá propor ações contra candidatos que descumprirem as regras. É importante que os eleitores estejam atentos e informem quaisquer irregularidades ao promotor eleitoral em seu município. As denúncias – preferencialmente acompanhadas por fotografias – também podem ser encaminhadas diretamente à PRE-PE, pelo e-mail prepe-denunciaeleitoral@mpf.mp.br ou pelo telefone (81) 2121.9825.

Para a PRE-PE, é importante que o eleitor esteja atento ao cumprimento das regras de propaganda eleitoral, não apenas para contribuir com a fiscalização, mas também para escolher bem seus candidatos. “Boa parte da corrupção nasce no período eleitoral, e quem não cumpre as leis no período da campanha dificilmente irá cumpri-las quando assumir um cargo eletivo”, argumenta o procurador regional eleitoral.

A chamada minirreforma eleitoral, implementada pela Lei nº 13.165, de setembro de 2015, trouxe algumas mudanças em relação à propaganda eleitoral, como adiar o início da campanha de 6 de julho para o dia 16 de agosto do ano da eleição. A PRE-PE destaca a seguir algumas das regras que valerão para a eleição deste ano.

Pintura em muros – A nova legislação proibiu as pinturas em muros, bastante comuns na eleição passada. A veiculação de propaganda em bens particulares agora só poderá ser feita em adesivo ou papel, com área máxima de meio metro quadrado, devendo ser espontânea e gratuita. É importante destacar que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da Resolução nº 23.457/2015, já declarou que a colagem de vários adesivos em sequência, formando uma espécie de “painel” com efeito visual único (o chamado “efeito outdoor”), caracteriza propaganda irregular.

Rádio e TV – A propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV será veiculada entre os dias 26 de agosto e 29 de setembro, e também terá mudanças. A propaganda dos candidatos a prefeito será realizada diariamente, em blocos de dez minutos, e não mais em dias alternados. O espaço destinado aos vereadores ficará restrito a inserções de trinta e sessenta segundos, ao longo da programação.

Internet – A nova legislação não trouxe mudanças nas regras para veiculação de propaganda eleitoral na Internet, que continua permitida nos sites dos candidatos, partidos e coligações, em provedor estabelecido no país, com endereço eletrônico comunicado à Justiça Eleitoral, bem como em blogs, redes sociais e sítios de mensagens instantâneas. O envio de mensagem eletrônica para endereços cadastrados gratuitamente pelo candidato, partido ou coligação também é autorizado. Entretanto, continua vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga na Internet, incluindo os chamados “links patrocinados”.

COLUNA ENSAIO GERAL: Fechamento Restaurante Le Petit Bistrô




      É com tristeza que eu comento o fechamento do RESTAURANTE LE PETIT BISTRÔ. Que durante sua curta vida comercial, se revelou o melhor restaurante que nossa cidade já teve de todos os tempos. O bistrô era um diferencial na culinária de nossa cidade, pois era comandado por uma chefa de cozinha com formação em faculdade de gastronomia. O bistrô unia o melhor da culinária internacional com a regional. Infelizmente o nosso povo não tem cultura de apreciar a boa mesa.

Mais um acidente com animal em Bom Conselho.

Ocorreu na manhã desta quinta-feira (18), mais um acidente envolvendo um animal na PE-218, Km 43, próximo ao portal de entrada da cidade de Bom Conselho.






José Carlos Gomes da Silva, trafegava por volta das 06 horas, na rodovia PE-218, nas imediações do portal de acesso a cidade de Bom Conselho, quando apareceu um cavalo, o motoqueiro não conseguiu desviar e bateu no animal, sendo socorrido e neste momento encontra-se no hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso. 

Segundo informações chegadas a nossa redação José Carlos, sofreu bastante escoriações, podendo ter alguma fratura. 

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

COLUNA ENSAIO GERAL: A CAMPANHA


       Iniciou nesta terça-feira a campanha eleitoral em nosso município, um fato está chamando atenção da população é a grande quantidade de carro de som dos candidatos a vereador.


       Pela experiência que eu tenho em política e principalmente em nossa cidade, digo sem medo de errar o maior erro que um vereador pode fazer é gastar uma fortuna em um carro de som (motorista, combustível e depreciação) para tocar a sua música com sua propaganda, lhes garanto que não ganham um voto, pelo contrário, vão encher o saco das pessoas e podem até perder votos. Vou dar um conselho aos senhores candidatos a vereador, um método mais eficaz é ir de encontro ao eleitor, porta a porta com um santinho com suas propostas para a vereança. Com o dinheiro da despesa do carro de som, os senhores têm condições de ajudar alguns eleitores que tem tudo para votar. Tenho dito.

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Informações da Polícia Militar: Homem é assassinado em Bom Conselho.



Durante rondas na cidade, a Polícia Militar de Bom Conselho foi informada, por um cidadão que por volta das 19h e 45m, que um homem, André Basílio da Silva, 28 anos, foi atingido por disparos de arma de fogo e que havia dado entrada no hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso, onde foi a óbito.

Os policiais foram informados por populares que o crime ocorreu na Avenida XV de Novembro, nas proximidades da escola Coronel José Abílio (CERU), quando chegaram ao local uma testemunha relatou que estava com a vítima quando uma moto Fan passou com dois elementos de capacetes; o garupa desceu com um revólver e realizou três disparos contra a vítima e fugiram em direção ao loteamento dos Galegos. Outra testemunha, ex-cunhado da vítima, relatou que estava dentro de casa quando ouviu os disparos e saiu para a rua; quando viu um Gol Bola preto, arrancar em direção a rua Maria Concilia e que socorreu no próprio carro da vítima até o hospital.

Foram realizadas rondas e incursões nas imediações, mas sem êxito. Também realizaram bloqueios nas cidades vizinhas, mas também sem sucesso de prender os indivíduos. Uma via do B.O. juntamente com o celular da vítima, CNH e RG foram entregues ao efetivo da Delegacia.

Fonte: 9º BPM


segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Como denunciar Propaganda Eleitoral irregular.


O descumprimento das leis que regulamentam a propaganda eleitoral são puníveis e podem ser denunciadas por qualquer cidadão nas zonas eleitorais de cada município, ou diretamente na Procuradoria Regional Eleitoral de cada estado.

Ao denunciar, o cidadão precisa se identificar e descrever a infração, informando o local (endereço), a data e hora do ocorrido, o candidato ou partido que foi favorecido e, quando possível, apresentar fotos ou vídeos que possam comprovar a infração. Não serão aceitas denúncias anônimas, mas o sigilo da identidade do denunciante está garantida. As punições dependem de cada caso, e cabe ao juiz solicitar a retirada da propaganda irregular e iniciar o processo de investigação.

Alguns Tribunais Regionais Eleitorais permitem a denúncia pela internet, através do serviço ‘Denúncia Online’ ou ainda por meio da Ouvidoria.

O que é propaganda eleitoral irregular

Qualquer tipo de propaganda eleitoral fora do período legal, que será entre 16 de agosto e as 22h do dia 1 de outubro, e as que não estiverem de acordo com a Lei nº 9.504/97, do art. 36 ao 57-I. As mais frequentes são:

- a realização de showmícios ou eventos semelhantes;
- a produção, utilização e distribuição, pelo candidato ou comitê, de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens;
- a produção, distribuição e uso de adesivos em veículos automotores particulares com dimensão maior de 50cm x 40cm;
- propaganda eleitoral em outdoors ou equipamento parecido;
a doação de dinheiro ou qualquer outro tipo de pagamento pela utilização de um bem particular, como paredes e muros, para propaganda eleitoral;
- propaganda de qualquer natureza em bens que pertençam ao poder público ou dependam da permissão dele, incluindo postes de iluminação pública e sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e quaisquer equipamentos urbanos, árvores e jardins situados em locais públicos, cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, templos, ginásios, estádios, mesmo que de propriedade privada;

O que é permitido?

- a realização de comícios durante o período legal, entre as 8h e as 24h com o uso de aparelho de som fixo durante o evento;

- a instalação de mesas para distribuição de material de campanha e a utilização de bandeiras em vias públicas, desde que possam ser removidas e não atrapalhem o trânsito de pessoas e veículos.

- a produção, distribuição e uso de displays, bandeirolas e flâmulas em veículos automotores particulares, desde que os adesivos sejam microperfurados e tenham no máximo 50cm x 40cm;

- a produção de material impresso, desde que contenham a tiragem, o número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ou no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do responsável pela confecção e de quem o contratou;

- a fixação em bens particulares de faixas, placas, cartazes, pinturas ou inscrições, desde que ocupem uma área de no máximo 4m² (quatro metros quadrados);

- o uso de alto-falantes ou amplificadores de som durante o período legal, apenas entre as 8h e as 22h, com uma distância maior que 500 metros de sedes dos Poderes Executivo e Legislativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, das sedes dos Tribunais Judiciais, e dos quartéis e outros estabelecimentos militares, hospitais e casas de saúde, escolas, bibliotecas públicas, igrejas, teatros, quando em funcionamento;

Onde fazer a denúncia


O endereço das zonas eleitorais podem ser encontrados no site do Tribunal Superior Eleitoral no menu ‘Eleitor’, na seção ‘Zonas Eleitorais’. Já os endereços e telefones das Procuradorias Gerais Eleitorais estão disponíveis no site do Ministério Público Eleitoral.

Liberado hoje restituições do 3º lote do Imposto de Renda 2016



Receita Federal paga nesta segunda-feira (15) as restituições do terceiro lote do Imposto de Renda 2016 e de lotes residuais, de quem caiu na malha fina, de 2008 a 2015. Estão incluídos nesse terceiro lote de restituição 1.904.205 contribuintes, totalizando mais de R$ 2,52 bilhões.

Considerando também os lotes residuais (para quem caiu na malha fina, mas regularizou a situação com o Fisco), o pagamento será feito para 1,95 milhão de pessoas neste mês, no valor de R$ 2,65 bilhões.