sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Férias escolares exigem atenção para evitar acidentes elétricos



A maioria dos acidentes com energia elétrica ocorrem dentro de casa e o mês de janeiro é marcado pelas férias escolares das crianças. Portanto, o período exige atenção redobrada dos pais ou responsáveis para prevenir e evitar acidentes domésticos. Com a finalidade de orientar as famílias, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) alerta a população para alguns cuidados e recomendações simples, mas que garantem a segurança dos pequenos e tranquilidade dos adultos.

A primeira ação, e a mais básica, é manter as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. No caso de tomadas, devem ser utilizados protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos, caso muito comum devido à curiosidade das crianças. Usar o “T” (benjamim) e extensões de maneira definitiva também é perigoso, além de sobrecarregar as tomadas, pode causar curtos circuitos e incêndios.

Sempre que for utilizar equipamentos, como a geladeira, é preciso estar atento para não manuseá-la com os pés descalços e nunca manter contato com o eletrodoméstico quando o corpo estiver molhado. Esse cuidado deve ser ainda maior nas casas com piscina ou na praia, uma vez que é comum as pessoas saírem molhadas e abrir freezers e refrigeradores. A Celpe lembra que água e energia não combinam.Nessas áreas molhadas, a Celpe lembra a obrigatoriedade da instalação do condutor de aterramento, mais conhecido como “fio terra”, conforme exigência da NBR 5410 (Instalações Elétricas em Baixa Tensão).

Equipamentos eletroeletrônicos, como videogames e computadores, devem ser ligados ou desligados da tomada por um adulto, sempre utilizando o plugue e jamais puxando diretamente o fio. A fiação, inclusive, deve estar em perfeitas condições. Se o cabo apresentar algum desgaste no isolamento, o aparelho não deve ser conectado à tomado, caso contrário pode representar perigo de choque elétrico.

Outro alerta importante são os cuidados com as pipas, uma das brincadeiras mais comuns nas férias de verão. Praticar em áreas inadequadas pode causar sérios riscos à saúde, inclusive levando à morte por meio de descarga elétrica. A brincadeira deve acontecer em lugares abertos e sem rede elétrica por perto, como parques, praias, campos de futebol e áreas afastadas dos centros urbanos.
O perigo de empinar pipa em lugares indevidos se dá quando a linha enrosca em postes, transformadores e nos cabos elétricos, podendo provocar curtos-circuitos causando a interrupção da eletricidade. Outro perigo são as linhas com cerol que podem danificar os fios além de oferecer riscos à população, principalmente os motociclistas.
A energia elétrica proporciona benefícios como bem-estar e conforto para toda a família, desde que utilizada corretamente. Mas, para isso, é preciso que a população esteja atenta às consequências que o uso indevido pode acarretar. O senso do uso seguro e eficiente deve ser uma constante no convívio familiar. Seguro no sentido de prevenir acidentes e eficiente no combate ao desperdício.
Em paralelo aos alertas realizados em períodos de férias, a Celpe promove orientações junto à população que reside próximo às subestações, em associações de moradores, entidades de classe e em escolas públicas, durante todo o ano.
Em casos de acidentes com energia elétrica, providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192) e desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral. É importante lembrar que não se deve tocar na vítima ou no fio elétrico sem saber se estão desligados.

Principais dicas para evitar acidentes com crianças:
1. Mantenha as instalações elétricas em bom estado. Não use fios emendados, velhos ou danificados;
2. Água e eletricidade não combinam: mantenha os aparelhos elétricos longe de água e ao utilizar qualquer equipamento esteja sempre calçado e com as mãos enxutas;
3. Mantenha as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. Use tomadas no novo padrão do Inmetro ou utilize protetores;
4. Ao ligar ou desligar um eletrodoméstico da tomada, segure pelo plugue (parte rígida isolante), e nunca puxe pelo fio;
5. Fique atento: usar o “T” (benjamim) ou extensões, em caráter definitivo, é perigoso, podendo causar curtos circuitos e incêndio;
6. É extremamente perigoso subir em postes, torres de alta tensão ou invadir subestações. Mantenha distância de fio caído ou partido, previna as pessoas para que se afastem do local e ligue de imediato para a Celpe.
7. Para soltar pipas procure lugares abertos, afastados da rede elétrica. Além disso, não use cerol ou fio metálico. E se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-la;
8. Energizar cercas, muros ou portões pode causar acidentes.
9. Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são como condutores de energia e podem causar choques fatais;
10. Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-las;
11. Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol costuma cortar os fios;
12. Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço, além de causar interrupções no fornecimento, há grande risco de provocar acidentes;

13. Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente.

Professores terão reajuste salarial de 11,36% em 2016;


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nessa quinta-feira (14) que o novo piso salarial dos professores terá aumento de 11,36% a partir de janeiro de 2016. O salário base passa de R$ 1.917,78 para R$ 2.135,64.


O valor deve ser pago para docentes com formação de nível médio com atuação em escolas públicas com 40 horas de trabalho semanais.

Mais de 200 servidores municipais ficam sem emprego em Bom Conselho.


O ano de 2016 teve um início ruim para 239 servidores municipais, que ficaram sem emprego no município de Bom Conselho, destes, 226 são vinculados a secretaria de educação. Segundo o poder executivo, os contratos foram encerrados automaticamente em dezembro de 2015 e ainda não foram renovados devido as férias escolares. 

O governo municipal emitiu a seguinte nota oficial:

Nota de Esclarecimento:

"A Prefeitura de Bom Conselho, através dos Secretários de Administração e do Governo (Expedito e Luís Henrique, respectivamente), vem esclarecer as notícias que estão sendo veiculadas a respeito de uma série de demissões de servidores contratados.

Todo dia 31 de Dezembro, encerram-se automaticamente os contratos firmados pela Prefeitura com seus servidores contratados. Na educação, por exemplo, os contratos que foram encerrados (automaticamente), ainda não foram renovados, uma vez que, no mês de Janeiro não há aulas na maioria das instituições logo, a maioria dos professores, merendeiras, motoristas e outros profissionais, não terão seus contratos renovados durante esse período, porém, a situação se normalizará assim que as aulas retornarem. Os contratos dos profissionais que continuam atuando, como é o caso da maioria na área da Saúde, Agricultura, Assistência Social e de alguns funcionários de obras em andamento, já estão sendo regularizados.

Sendo assim, para deixar tudo mais claro, foram realizadas 239 revisões de contrato, sendo 226 na Educação.

A Prefeitura agradece a oportunidade de explicar o ocorrido e coloca-se a disposição para qualquer outro esclarecimento.


Prefeitura de Bom Conselho – Cuidando da Nossa Gente."

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Vereadora Léa Ramos esclarece procedimentos para emitir Carteira de Identidade em Bom Conselho.


  
A presidente da Câmara de Vereadores, Léa Ramos, em resposta ao artigo da Coluna Ensaio Geral, postada em 12.01, com o título “A Maior Vergonha de Bom Conselho” tendo como escritor, Alexandre Tenório, presta os seguintes esclarecimentos:

“Gostaria de agradecer ao Sr. Alexandre Tenório, pela confiança e credibilidade dada a minha pessoa; e diante do exposto e solicitação dele, procurei o órgão competente, localizado no expresso cidadão, na cidade de Garanhuns afim de colher informações e sanar o problema elencado, para que a cidade de Bom Conselho seja beneficiada com a emissão da carteira de identidade.

Chegando ao local fui atendida pela supervisora do setor responsável, onde fui informada que Garanhuns foi escolhida como cidade pólo para receber o expresso cidadão e prestar o serviço de emissão da carteira de identidade, sendo o serviço bem mais rápido, levando a entrega em torno de 5 a 20 dias, esse prazo normalmente era superior a 3 meses, quando realizado nas cidades da região. Ela também informou que o estado não tem efetivo suficiente para execução do serviço em todos os municípios. A execução do serviço no expresso cidadão é realizado por três policiais civis, sendo possível agendamento via internet com data e hora de atendimento. Ela também acha difícil que mesmo sendo solicitado ao Governo do Estado, seja disponibilizado o serviço para Bom Conselho e mesmo que seja atendido a entrega do documento se dará acima de três meses. Diante do que foi repassado, irei ao Recife em busca de maiores informações e soluções para resolver o problema. Estou agendando minha visita com a responsável pelo setor, a Sr. Ana Patrícia.

Atualmente o governo municipal disponibiliza o transporte das pessoas para tirarem sua carteira de identidade no expresso cidadão de Garanhuns. Por essa razão não concordo que seja uma vergonha para Bom Conselho, pois a maioria dos municípios estão nessa mesma situação.


A minha grande preocupação é que mesmo conseguindo que o serviço seja reativado no município, as pessoas continuem a procurar o expresso cidadão, devido a rapidez na entrega da carteira de identidade, será que alguém vai esperar meses para receber?”. Esclarece a vereadora Léa Ramos.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Assinada nova ordem de serviço para construção de escola técnica de Bom Conselho.



O secretário de educação de Pernambuco, Frederico da Costa Amâncio, em visita a cidade de Bom Conselho, na manhã desta segunda-feira (11), foi recepcionado pelo prefeito Danilo Godoy, onde visitaram a obra para construção da escola técnica, que encontrava-se paralisada. 

Na oportunidade foi assinada a ordem de serviço nº 01/2016, referente ao contrato nº 0257/2015-SEE, tendo como objetivo do contrato a conclusão da obra da Escola Técnica com quadra coberta, ficando responsável pela obra a construtura "Latache Engenharia e Instalações LTDA".

O secretário também assinou ordem de serviço para construção de um ginásio poliesportivo na escola Coronel José Abílio (CERU).




Pré-carnaval do Guarapão


Pré-carnaval do Guarapão Futebol Clube acontece neste dia 30/01. No próximo dia 30 de janeiro o Guarapão estará realizando, no Castelo do Rei Jadir, a partir das 21:00h, o seu pré-carnaval. A festa já é tradicionalmente inclusa no calendário anual festivo do tricolor bonconselhense, estando esta prevista até no seu estatuto oficial. E para animar a festa a coruja contratou duas excelentes bandas: a primeira já é bem conhecida por todos os bonconselhenses, se trata do cantor conterrâneo Jean Pierre e sua Banda, e a segunda estará se apresentando pela primeira vez em Bom Conselho, é a Legião Brasileira do Samba, da cidade de Garanhuns/PE. Os ingressos são limitados e estarão à venda a partir desta segunda-feira (18/01).

A Paixão de Cristo vista pelas lentes do fotógrafo francês Matussière


Bernard Matussière, consagrado fotógrafo francês, que já realizou exposições de destaque em Paris e Nova York, além de ter fotografado para campanhas publicitárias da Levi’s, Peugeot e Renault, registrou belas cenas da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém durante as gravações dos filmes de divulgação do espetáculo que aconteceram na cidade-teatro localizada no município do Brejo da Madre de Deus, as 180 km do Recife.

Nas fotos, Matussiére, que já publicou vários livros de arte, captou com suas lentes toda a beleza e plasticidade contidas na composição das cenas, que incluem riqueza de detalhes na cenografia e muito realismo na maquiagem e figurinos dos personagens. Nas fotos, pode-se constatar toda a sensibilidade artística e o primor da sua técnica no registro das imagens por meio do uso dos contrastes de luz e sombra, contrapondo os dois elementos em um equilíbrio estético.

Em 2016, os papéis principais do da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém serão interpretados pelos artistas Igor Rockli (Jesus), Bianca Rinaldi (Maria), Apóstolo João (Fiuk), Herodes (Antonio Calloni), Odilon Wagner (Pilatos) e Caroline Correa (Madalena). A temporada acontecerá de 19 a 26 de março. Os ingressos para o espetáculo já estão à venda no site oficial (www.novajerusalem.com.br).


Mauro Gomes
Jornalista
81 99707.2200 / 81 99974.8183
MG COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL






COLUNA ENSAIO GERAL: A MAIOR VERGONHA DE BOM CONSELHO



       Tive necessidade de tirar a carteira de identidade da minha filha mais nova e fui ao centro social urbano, aonde sempre funcionou o serviço. Para minha surpresa, fui informado pelo amigo George, que é o responsável pelo o alistamento do serviço militar, que desde a aposentadoria de Genésio, nossa cidade se encontra sem prestar o serviço de emissão de carteira de identidade.
       Ele argumentou comigo, que já se colocou a disposição da prefeitura para fazer o treinamento, que consiste em duas semanas em Recife. Depois do treinamento ele ficaria acumulando tanto o alistamento militar como a emissão da carteira de identidade, tudo isto com custo zero para a prefeitura, pois ele já é funcionário da prefeitura e não precisava pagar por este novo serviço.
       Faço um apelo a minha amiga e presidente da câmara de vereadores de nossa cidade LÉA RAMOS, que tem feito uma gestão exemplar a frete da casa de Dantas Barretos. Interceda junto ao poder municipal para que este importante serviço seja restaurado o mais rápido possível em nossa cidade. É uma coisa simples de se resolver e de muita utilidade para o nosso povo. A segunda cidade mais importante do agreste meridional, não pode ficar sem o serviço de emissão de carteira de identidade.

       Hoje se algum bom-conselhense quiser tirar sua carteira de identidade, tem de ir até a cidade de Garanhuns. Posso dizer sem medo de errar, que isto é uma vergonha para nossa cidade.