terça-feira, 10 de maio de 2016

Bom Conselho Terá Mutirão de Catarata.

PROJETO DE PREVENÇÃO À CEGUEIRA E REABILITAÇÃO VISUAL - 2016




A Secretaria Municipal de Saúde em Parceria com a Fundação Altino Ventura realizará um mutirão de catarata entre os dias 16 e 20 de Maio, no Hospital Mosenhor Alfredo Damaso. Todos os postos de saúde e Secretaria de Saúde estarão realizando os encaminhamentos do público alvo do mutirão que é paciente com: idade igual ou superior a 50 anos.

Serão ofertadas 100 consultas por dia, totalizando 500 consultas durante todo mutirão. Os pacientes deverá, no dia da consulta, estar munido de copia das seguintes documentações: Identidade, CPF, Cartão SUS, Comprovante de Residência.

A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. Os sintomas iniciais, as pessoa vê como se a lente dos óculos estivesse embaçada ou como se houvesse uma névoa diante dos olhos. Com o avanço da doença, porém, a dificuldade aumenta progressivamente e a pessoa passa a enxergar apenas vultos, evoluindo, às vezes, até a cegueira.

Na maioria das causa é o envelhecimento, a parti de 50 anos. O diagnóstico de catarata é feito pelo oftalmologista. O único tratamento para catarata é o cirúrgico. O objetivo da cirurgia – simples, rápida e feita sob anestesia local – é substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recupera a função perdida.

O objetivo do Projeto é identificar pacientes com catarata, e assim realizar cirurgia. Tendo em vista uma melhoria na qualidade de vida da população, através da reabilitação visual.  Também vale ressaltar a importância dos atendimentos como consultas, cirurgias e exames para muitos pacientes que estão há meses na fila de espera, principalmente aqueles que precisam das cirurgias de cataratas.


"VIVA SEM CATARATA, VIVA MELHOR"

Nenhum comentário:

Postar um comentário