sexta-feira, 27 de novembro de 2015

I Mostra de Atividades do Programa Paulo Freire.



No dia de ontem (26), realizou-se a I Mostra de Atividades do Programa Paulo Freire, na AABB. O evento contou com a participação da Secretária de Educação, Cibelly Godoy; da Coordenadora Estadual do Programa Paulo Freire, Risolene Salgues; a Coordenadora Regional GRE, Daniele Almeida, entre outros.

Em parceria com o STR, SINTRAF e Associação Quilombola, o Programa Paulo Freire conta com:

- 195 Alfabetizadores
- 1500 Estudantes;
- 33 Coordenadores de turmas;
- 03 Coordenadores de Instituições parceiras;
- STR – Givaldo Cavalcante;
- Associação Quilombola do Angico – Márcia Rodrigues;
- SINTRAF – Nazário Filho;
O local de funcionamento será em escolas, garagens e residências dos alfabetizadores no espaço rural e urbano.


Álbum de fotos: https://goo.gl/8DcwdN

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Dez casos de Microcefalia são registrados em Bom Conselho.


Na cidade de Bom Conselho já foram registrados dez casos de bebês nascidos com microcefalia, destes, dois foram confirmados e oito estão sob investigação. A informação foi repassada pelo funcionário da secretaria de saúde, Thiago Porfírio, onde informou ainda que algumas das gestantes eram provenientes de outros estados.  

O Ministério da Saúde informou na terça-feira (24) que já foram notificados 739 casos suspeitos de microcefalia em 160 cidades de nove estados do país. A principal hipótese para o surto continua sendo o contágio por zika vírus – identificado no Brasil pela primeira vez em abril. A microcefalia faz com que o bebê nasça com o crânio menor do que o normal.

O maior número de ocorrências ocorreu em Pernambuco – 487. No início da entrevista, o ministério havia divulgado que havia 520 casos suspeitos no país, mas os dados de Pernambuco foram atualizados ao final do anúncio.

O aumento dos casos de microcefalia e a hipótese de uma relação com o vírus foram comunicados "verbalmente" à diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/ONU), Carissa Etienne, na semana passada. O zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, assim como a dengue e o chikungunya.

"Todos os cientistas que tivemos contato até agora atribuem o surto de microcefalia, por enquanto circunscrito ao Nordeste, principalmente no estado de Pernambuco, ao zika vírus", declarou. "Estamos com o problema potencializado. Além da dengue, que mata, além da chikungunya, que aleija temporariamente, temos o zika vírus, que aparentemente causa a microcefalia. É um problema de dimensões muito grandes que temos que enfrentar", disse o ministro Marcelo Castro.

Contra o mosquito

Até o momento, não há nenhum tipo de tratamento disponível para a fase aguda da infecção por zika vírus, que dura cerca de três dias. O Ministério da Saúde orienta que grávidas ou mulheres que pretendem engravidar tenham “cuidado redobrado” para evitar infecções virais.

Os principais sintomas são febre baixa e manchas pelo corpo (exantema). Caso a relação do vírus com a anomalia na gravidez seja confirmada, o ministério afirma que vai “trabalhar ainda mais na prevenção e no combate ao mosquito transmissor”.

O ministro Marcelo Castro diz considerar diversas possibilidades para o combate à doença, que variam entre pôr telas com inseticidas em casas a inserir mosquitos transgênicos no meio ambiente.


Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça da pessoa é significativamente menor do que a de outros da mesma idade e sexo. Microcefalia normalmente é diagnosticada no começo da vida e é resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou após o nascimento. Crianças com microcefalia tem problemas de desenvolvimento. Não há tratamentos para a microcefalia, mas tratamentos realizados desde os primeiros anos melhoram o desenvolvimento e qualidade de vida. 

Jessier Quirino estará em Garanhuns no Colibri Eventos.


Colibri Eventos & Lazer apresenta o Poeta Jessier Quirino no inédito espetáculo "Solto na Buraqueira", na próxima sexta-feira, dia 4 de dezembro, às 21hs.

 
Após o espetáculo, o poeta Jessier Quirino permanecerá no Colibri Eventos para uma sessão de autógrafos do seu primeiro DVD "VIZINHOS DE GRITO".  Uma exclusiva e excelente oportunidade para interagir, tirar fotos com o artista, além de uma boa dica para quem procura um presente para seu amigo secreto nas festas de final de ano.




​Os ingressos antecipados, com desconto, estão à venda na VISOM INFORMÁTICA (Rua Dantas Barreto, 178) na ALVES MOTOS (Rua BR do Rio Branco, 116) e na Secretaria do Colibri Eventos, na BR 424, km. 93 - em frente à Natto​.

Farmácia é assaltada em Terezinha e bandidos são presos.



Na noite desta quarta-feira (25), por volta das 20h30m a polícia militar de Terezinha estava em execução ao Plano de Ação do 9 BPM, quando foi acionada para verificar um assalto que acabara de acontecer na Farmácia Barros, onde os meliantes de nomes: Lucivaldo Pereira Santos, 20 anos; V.E.L.P, 15 anos e José Messias Gomes dos Santos, 20 anos, chegaram em uma moto e anunciaram o assalto, subtraindo da vítima Andreza Cavalcante dos Santos, casada, comerciária, residente no Loteamento Bironda , S/n , centro Terezinha. Ela informou que o indivíduo de hematomas no rosto, fez menção de sacar um revólver da cintura, anunciando o assalto, subtraindo um celular Samsung Grand Prime e mais R$ 600,00 do caixa da farmácia e em seguida fugiu com o segundo elemento em uma moto Honda Pop Preta, enquanto o terceiro elemento ficava nas proximidades, dando cobertura , através do celular, informando da chegada da Polícia.

Os policiais imediatamente repassaram as características dos meliantes para toda área e de forma incansável deram início as diligências, e com o apoio da GT SALOÁ/4CPM, Lucivaldo e o menor  foram abordados no Centro de Saloá e com a ferramenta do Watts Zapp, as fotos dos abordados foram repassada ao Efetivo de Terezinha, que quando mostrado as vítimas, foram reconhecidos.

O assalto deu-se da seguinte forma: Lucivaldo anunciou o assalto, O menor pilotou a moto, enquanto  José Messias deu cobertura.

Todos os envolvidos foram conduzidos a Delegacia Regional em Garanhuns onde foram autuados em Flagrante delito, sendo os dois maiores de idade recolhidos a Cadeia Pública.


Vale ressaltar que os policiais militares às 10h e 40min ainda encontram-se na Delegacia, onde chegaram por volta de 04 horas da madrugada. 

OBS. Em virtude do ECA, não divulgamos e nome e a foto do menor.

Bonconselhense conquista medalha em Campeonato Brasileiro de Karatê.



O Bonconselhense Sebastião Gomes, conquistou mais uma medalha para Bom Conselho! Orgulho da nossa terra, Sebastião ficou em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Karatê 2015, disputado em Indaiatuba - SP.

O atleta já soma 43 medalhas na modalidade, são: 02 Pan-americanos, 08 Brasileiros, 17 Intermunicipais, 06 Pernambucanos e 10 Norte-Nordeste.

Parabéns Sebastião Gomes, você é orgulho para Bom Conselho!


Cuidar da saúde também é coisa de homem

Campanha “Novembro Azul” busca a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde masculina




Os números ainda são bem expressivos. Em 2014, mais de 13 mil homens faleceram devido ao câncer de próstata no Brasil. Todos os anos, cerca de 69 mil novos casos são diagnosticados no país. Mas o número mais importante é o de que 90% destes casos tem chances de cura quando o diagnóstico é precoce. E aí está o X da questão.

Atrelado ao tabu que ainda envolve os exames de toque para a detecção da doença, está a ausência de uma rotina masculina de cuidados com a própria saúde. “Há a necessidade de conscientizar os homens a respeito da doença. Temos que ressaltar a importância de ir ao médico preventivamente em vez de somente quando sente dor”, alerta Daniel Herchenhorn, oncologista clínico do Grupo Oncologia D’Or e especialista em tumores genito-urinários.

E foi justamente para incentivar essa conscientização que em 2003 surgiu na Austrália o movimento do Novembro Azul, inspirado no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 deste mês. No Brasil, a campanha é realizada desde 2012 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que promove a iluminação de pontos turísticos e atividades em locais com apelo junto ao público masculino a fim de chamar a atenção para o tema.

Como identificar o problema

A próstata é uma glândula auxiliar do sistema genital masculino, localizada na frente do reto e embaixo da bexiga. Ela pode variar de tamanho de acordo com a idade. O câncer de próstata em estágio inicial geralmente não causa sintomas, por isso o acompanhamento médico regular é tão importante para o diagnóstico precoce da doença.

Todos os homens estão vulneráveis a desenvolver o câncer de próstata. Homens com mais de 45 anos devem fazer os exames preventivos uma vez por ano. Porém, aqueles com casos pregressos de câncer de próstata ou de mama na família devem procurar o urologista mais cedo, após os 40 anos de idade.

Novas opções de tratamento
Uma realidade cada vez mais presente na medicina, a cirurgia robótica também tem sido amplamente utilizada no tratamento dos casos de câncer de próstata. A tecnologia reduz o tempo de recuperação do paciente após a cirurgia para retirada da glândula, bem como a probabilidade da ocorrência dos dois maiores medos dos homens diagnosticados com esse tipo de tumor: a impotência e a incontinência urinária.


Educandário Menino Jesus de Praga realiza reunião com pais.



Convidamos os Pais e/ou Responsáveis pelos alunos do Educandário Menino Jesus de Praga, também aos futuros interessados em ingressar na escola, para uma reunião na segunda-feira, 30 de novembro, às 19 horas, na quadra da escola, onde receberemos a Milena, Consultora de Relacionamento e integrante da equipe educacional do Dr. Augusto Cury. Neste encontro, será apresentada a metodologia da Escola da Inteligência e suas vantagens. Esta que será a parceria educacional que o Educandário Menino Jesus de Praga inova em 2016.

Contamos com a presença de todos!!!

Educandário Menino Jesus de Praga - Educação Infantil, Ensino Fundamental e Curso de Inglês - Escola Parceira da Rede Pitágoras e da Escola da Inteligência, metodologia do Dr. Augusto Cury - Matrículas Abertas com valores promocionais!!! Educação de Qualidade, sempre nossa maior Garantia!!! 

Maiores Informações - (87) 3771.1520


quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Possíveis casos de Dengue, Zika Vírus e Chikungunya deixa em alerta vigilância em saúde de Bom Conselho.



A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Conselho por meio do Departamento de Vigilância em Saúde vem informar que:

Considerando a atual situação de possíveis casos de Dengue, Zika Virus e Chikungunya no estado de Pernambuco.
Considerando que nosso município faz limite com alguns dos municípios atingidos por estes agravos em nosso estado e no estado de Alagoas.
Considerando a pertinência de ações educativas, preventivas e de assistência a saúde.
      
Resolveu tornar público as medidas tomadas para evitar situações de risco e de surto em nosso município.

Neste sentido, o departamento de Vigilância em Saúde vem ao longo dos anos de 2014 e 2015 realizando periodicamente a termonebulização e aplicação de ultra baixa volume (UBV) nas áreas consideradas de risco e nos locais onde foram encontrados focos dos mosquitos Cúlex (muriçoca) e Aedes Aegypti, quer estejam na sede quer nos distritos que perfazem o município de Bom Conselho. Estas ações, aliadas a aplicação do larvicida, têm garantido a diminuição dos índices das doenças transmitidas por estes mosquitos e da infestação dos mesmos em nosso município.

Outrossim, para garantir e/ou minimizar situações que coloquem em risco a saúde da população de Bom Conselho, informamos que estamos intensificando nossas ações em locais considerados porta de entrada para a Dengue, o Zika Vírus e a Chikungunya, a saber, em especial, o distrito de Logradouro dos Leões e sítios circunvizinhos, haja visto que este distrito é limítrofe com Iati-PE, Cacimbinhas-AL, Minador do Negrão-AL, Estrela de Alagoas-AL, Palmeira dos Índios-AL, e ainda, que suas estradas servem de passagem para os transeuntes das cidades já citadas, como também, da cidade de Águas Belas-PE, onde ocorreram possíveis sinais dessas doenças.

INFORME SAÚDE


Informamos aos moradores do distrito de Logradouro dos Leões, que amanhã, dia 26 de Novembro de 2015, o Departamento de Vigilância em Saúde juntamente com a Atenção Básica e a Secretaria de Saúde do Município de Bom Conselho, estará realizando um arrastão e porta a porta contra a tríade do mosquito Aedes Aegypti (Dengue, Zika Vírus e Chikungunya), tendo em vista que o distrito é porta de entrada para estas doenças.

Distribuidora São Marcos "15 Anos": Agradecimentos.



A Distribuidora São Marcos, que têm como proprietários Marcos Ferreira (Marquito) e Jateilma, estará completando no próximo dia 29 de novembro, 15 anos de existência. Durante este mês de novembro foram realizadas várias atividades para celebrar essa importante data, entre elas sorteio de prêmios, promoção de vendas de produtos, celebração religiosas, culminando com o show de Silvano Sales no último domingo (22).

Marquito e Jateilma emitiram uma nota de agradecimentos: 



"Para o crescimento de um empreendimento nunca devemos desistir, mesmo enfrentando dificuldades, nosso segredo é coragem e honestidade. A DSM completa 15 anos, ainda é jovem, sendo o início de uma empresa que com certeza será bem maior, onde poderemos continuar ajudando na vida das pessoas e no desenvolvimento comercial da nossa cidade.

Obrigado a você cliente que é o motivo do nosso sucesso, amigos e parceiros que colaboraram para o brilho desta festa e estiveram presentes nestes 15 anos de nossa existência. A parceria de Ploc eventos, Gerson Júnior Som, Blog O Argonauta e Rádio Papacaça na pessoa de Emmanuel Leonel, foram essenciais para concluir esse evento.

Para finalizar agradecemos a Deus, O Arquiteto do Universo, por nos ter abençoado ao longo destes anos. Parafraseando Dom Hélder, "Sonho que se sonha só é somente um sonho, sonho que se sonha junto é realidade".

O meu muito obrigado, Marquito Jateilma e todos os funcionários que fazem a Distribuidora São Marcos."




  











  

Informativo Prefeitura Municipal Bom Conselho




terça-feira, 24 de novembro de 2015

Dicas de segurança para se proteger de golpes virtuais no Black Friday



Com o Black Friday e fim de ano chegando, os cibercriminosos começam a disseminar vírus para enganar os consumidores na Internet. Os golpistas costumam enviar emails para induzir a pessoa a instalar programas ou acessar sites maliciosos para alterar boletos bancários, modalidade de compra ainda muito comum no Brasil, ou ainda, criam páginas e endereços de e-mails falsos utilizando o nome de marcas conhecidas.

Esse é um assunto importante e que não pode ser simplificado apenas com a instalação de um anti-vírus, programa que consume recursos do computador e tem baixa efetividade de proteção para esse tipo de golpe. Segundo Felipe Waltrick, sócio diretor de tecnologia da iFractal, especialista em desenvolvimento de sistemas em nuvem, para se proteger, o comportamento de segurança ainda é a melhor barreira. “Geralmente, os consumidores se impressionam com as ofertas e se esquecem de tomar os cuidados para se proteger”, comenta.


Felipe Waltrick aponta cinco dicas de segurança


1. Pesquisa de nome

Use o Google para pesquisar pelo nome da empresa e pelo endereço do site. Como muitas empresas têm nomes parecidos, fica mais claro saber qual de fato é a que você procura. No caso do Black Friday, certifique as empresas que estão credenciadas para participar da iniciativa no próprio site do Black Friday, já que os sites que participam dessa iniciativa passam por auditoria.


2. Recursos de reputação

No caso de lojas on-line, o plugin do Reclame Aqui tem se mostrado muito útil para apresentar a avaliação da empresa pela quantidade de reclamações. Existem ferramentas que ajudam a validar o site e sua reputação, como é o caso do WOT, um plugin gratuito que bloqueia os resultados de busca suspeitos antes mesmo que você clique neles.


3. Extensão do endereço

Sempre que acessar um site certifique-se que o endereço está correto, principalmente quando for sites de instituições financeiras. Não confie em endereço como, por exemplo, www.nomebanco.net ao invés dewww.nomebanco.com.br. Desconfie também quando o endereço é muito complexo e difere do nome da empresa que você procura. Contudo, vale a regra de dupla checagem antes de proceder qualquer interação com o site.


4. Apresentação de baixa qualidade

Normalmente os sites e e-mails falsos não possuem um trabalho bem elaborado. Usam imagens e logos das empresa em baixa qualidade ou distorcidas, mistura de fontes e botões. Tudo sem uma unidade visual que demonstre que tenha sido feito por profissionais.


5.Recurso permite identificar boletos adulterados

Chamado de VOB (Verificador On-line de Boletos), o serviço é simples de usar e não requer qualquer tipo de cadastro ou fornecimento de informações pessoais. Para utilizar, basta entrar com a linha digitável do boleto em um simulado para que o sistema aponte se os dados que aparecem na tela batem com os dados em mãos, pois, o vírus, geralmente, modifica a linha digitável e o código de barras. Então, é só checar as informações para saber se o boleto foi adulterado. Acesse em: vob.ifclick.com.br.


Felipe Waltrick

Sócio-fundador da iFractal®, Felipe possui mais de 20 anos de experiência na área de desenvolvimento de software.


Sobre a iFractal

Fundada em 2004, a iFractal é pioneira no Brasil ao desenvolver sistemas em nuvens com base em Linux para controle de acesso e ponto eletrônico, dentre outros sistemas, como para gestão de empresas e envio de grandes quantidades de documentos digitais via e-mail e SMS. Desde o início, a inovação é o principal alicerce da iFractal, que investe constantemente em aperfeiçoamento de sistemas, tendo criado o SIIN® (Serviço de Integração Inteligente nas Nuvens), que reúne ferramentas estratégicas, as quais garantem um alto nível de segurança, agilidade, atualização, suporte e estabilidade durante todo o processo de utilização dos sistemas.
A iFractal localiza-se na Rua Fiação da Saúde, 145 – Térreo, Saúde, São Paulo. Telefone: (11) 5070.1799.


Informativo Prefeitura de Bom Conselho.



O gestor da prefeitura municipal de Bom Conselho, esteve com sua agenda cheia na semana que passou. Onde realizou assinatura de ordens de serviço, visitas e inaugurações.