sexta-feira, 16 de outubro de 2015

CPI das faculdades é instalada na Alepe



            Nesta quinta-feira, (15), ocorreu a instalação da CPI que verificará as faculdades que estão funcionando em todo o estado de Pernambuco sem o reconhecimento do MEC – Ministério da Educação.

Na ocasião, o deputado Rodrigo Novaes (PSD) foi eleito o presidente da CPI, Miguel Coelho (PSB) o vice-presidente e a deputada Teresa Leitão (PT), relatora.
As reuniões que começarão a partir da próxima segunda-feira, (19), terão como objetivo investigar as empresas, saber exatamente quais agem corretamente e quais estão agindo fora da lei em Pernambuco.

         Outro ponto importante citado por Rodrigo na reunião é que também será tratada a situação dos alunos que estão sendo prejudicados por essas instituições. “Nossa maior preocupação são os alunos que estão sendo lesados, precisamos direcioná-los para faculdades capacitadas para que possam terminar seus cursos e terem seu diploma”, afirmou Novaes.


A reunião terminou com um cronograma pré-programado. O parlamentar afirmou que serão convidados para os próximos encontros representantes do MEC, alunos e professores das faculdades denunciadas, Policia Federal, Ministério Público.

Quanto vale seu tempo?


  
Com os avanços tecnológicos, descobrimos o real valor do tempo. Ao longo do dia nos dividimos em escolas, cursinhos, faculdades, trabalhos, fica difícil parar nossos compromissos para tarefas básicas como fazer feira ou levar o carro num lava-jato.

Utilizar o tempo para dividir com a família, brincar com os filhos ou conversar com os vizinhos na frente de casa, foram trocados por conversas em redes sociais em mínimas quantidades Pouco se consegue fazer diferente, Imagina se numa tarde de folga, vamos pensar em fazer algo diferente de descansar e recompor as energias.

Muitas empresas decidiram fazer a diferença e zelar pelo tempo do cliente, é o caso da Lavajá, empresa de lava-jato que lava um carro com 300 mililitros de água, também usa da comodidade para fidelizar clientes e parceiros, para o empresário Érico Santos, a empresa vai até o cliente porque sabe que o tempo tá cada vez mais escasso. “Pensamos na diferença, no tempo em que estamos zelando pelo carro do cliente, ele pode estar confraternizando com a família, na academia ou até mesmo no trabalho”, afirma Érico.  

Por isso, nenhum avanço tecnológico jamais trará a mesma sensação de um abraço de quem se ama, nem todo valor é definido em códigos monetários. Use seu tempo de um jeito que não perca as belezas mais raras da vida. E sobre a frase: Tempo é dinheiro, pode ser dinheiro, mas pode ser abraço, carinhos, descanso e mais um monte de coisas, com ou sem “valores”.

Por:

Rômulo França.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Juiz apanha em jogo no Carecão pela Copa Norte de Garanhuns.


No último domingo (11/10), no Carecão, em partida válida pela Copa Norte de Garanhuns, com gols de Tony e Nego o Guarapão vencia a equipe do Sport de Moura por 2 X 0, foi quando o juiz deu 5 minutos de acréscimos devido às várias paradas para atendimentos a jogadores da equipe visitante, atendimentos estes que não passavam de cera. E foi muita cera! Como o Guarapão perdeu a primeira partida, disputada em Garanhuns, por 3 X 0, se vencesse por 3 X 0 levaria a disputa para os pênaltis. Então tudo o que a equipe visitante queria era que o tempo passasse o mais depressa possível, e de preferência sem bola rolando, por isto fizeram muita cera, tanta cera que a torcida do tricolor bonconselhense chegou a se revoltar com a atitude dos jogadores do Sport de Moura, que partiam pra pancadaria no jogo e começaram a levar cartões e a cair no campo sem motivo algum. Até que aos 49 minutos do segundo tempo o juiz marcou uma falta a favor do Guarapão perto da área do adversário e expulsou o jogador por ter levado o segundo cartão amarelo. Foi quando este jogador e outros jogadores e até o treinador da equipe visitante partiram pra cima do juiz e o começaram a agredir com socos e chutes. Graças aos jogadores do Guarapão e ao treinador do tricolor bonconselhense Zé Neto que logo que viram as agressões partiram pra cima para separar e tirar o juiz da enrascada, não aconteceu algo pior. O presidente do Guarapão, Jobson Emanoel, que também invadiu o gramado para dar apoio ao juiz, resumiu numa frase o acontecido: "Vergonha para uma equipe que disputa um campeonato de nível regional fazer isto que fez hoje. Espero que o Sport de Moura seja punido e desclassificado da competição. É inadmissível uma coisa destas. Até alguns jogadores deles reconheceram que sua equipe merecia ser expulsa do campeonato devido ao ocorrido. Isto é uma vergonha!" O juiz encerrou a partida antes da cobrança da falta e disse que entregaria a súmula à comissão organizadora para que esta julgasse o caso. O Guarapão entrou com recurso pedindo a desclassificação do Sport de Moura e espera o resultado que sai nesta sexta-feira (16/10).

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Mulheres recebem informações sobre o auto-exame da mama na UPAE Garanhuns‏‏‎


Durante o Mês de Outubro, a UPAE Garanhuns está integrada à Campanha Mundial que visa chamar a atenção para a importância da prevenção do Câncer de Mama, e também de Colo do Útero. Algumas atividades estão sendo realizadas envolvendo o público diário da UPAE, como as palestras ministradas pelo enfermeiro Luiz Cezar, responsável pelo Setor de Exames da Unidade de Saúde. 

Nesta quinta-feira (08), mais de cem mulheres participaram da palestra sobre o auto-exame da mama, em dois expedientes. Logo no início, Luiz Cezar questionou sobre quem fazia mensalmente o auto-exame, e apenas duas mulheres afirmaram positivamente, mesmo assim, sem o conhecimento correto do procedimento.

A palestra organizada pelo Núcleo de Educação Permanente e pela Coordenação de Enfermagem da UPAE Garanhuns, que têm à frente Edjosy Ramos e Tayana Guerra, foi um sucesso absoluto, recebendo aplausos das pessoas presentes. Outra palestra está agendada para o dia 21/10, às 14:00h, com a Mastologista Dra. Tereza Cristina, médica da casa.

NÚMEROS

Além de mostrar como detectar possíveis nódulos, secreções e outras anomalias nas mamas, Luiz Cezar apresentou estatísticas que mostram a importância do auto-exame. Por exemplo: A doença atinge 1 milhão de mulheres a cada ano; Detectando no início, a mulher tem 95% de chance de cura; Apenas 20% das mulheres fazem o auto-exame, e a maioria não o faz corretamente. Homens também podem ter câncer de mama, embora em menor percentual.

Um panfleto sobre os procedimentos para o auto-exame está sendo entregue aos pacientes da UPAE Garanhuns durante todo este mês, e terá continuidade nos setores destas especialidades.

SERVIÇOS

A UPAE Garanhuns oferece, dentre suas especialidades, mastologia e ginecologia. Oferta também exames como mamografia,  ultrassom endovaginal e de mama, além dos demais exames laboratoriais. 

Para consultas, as pessoas devem buscar os postos de saúde mais próximos de suas residências. As Secretarias de Saúde dos municípios da base de atuação da UPAE Garanhuns, marcam as consultas através da regulação, após encaminhamento médico.


Para saber mais:
UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira
Rodovia BR 423 km 96,8 - Magano - Garanhuns - PE
Coordenação Geral: Dr. Gustavo Amorim
Fone: (87) 3764.9000
Imprensa:
Ronaldo Cesar Carvalho
VOX COMUNICAÇÃO
(87) 9.9988.0423

Guarapão goleia na estreia



Com gols de Bode(2), Tiago(2) e Jobgol(1), Guarapão goleia o Barcelona Bonconselhense por 5 X 0 e estreia bem na Taça Libertadores contra o Crak 2015. O jogo foi realizado no estadual no último domingo à noite e contou com a presença de um grande público. A competição de futsal sub-23 está sendo organizada pela Igreja Universal de Bom Conselho e as rodadas sempre acontecem na quadra do Estadual aos domingos à noite sendo permitida a participação de um atleta acima de 23 anos que no caso do Guarapão é o Jobgol, apelido esportivo assumido pelo presidente do clube, Jobson Emanoel. Na próxima rodada o Guarapão enfrentará o Força Jovem.

Projeto AABB Comunidade realizou festa para crianças




O Projeto AABB comunidade realizou uma pequena festa para todas as crianças que participam do projeto, foram sorteadas duas bicicletas e todos os alunos do programa receberam presentes.


Os meninos sandálias e as meninas tiaras customizadas  feitas por elas mesmas, no trabalho de atividades manuais. Parabéns a todos que trabalham nesse Belo  Projeto.

Informações: Ascom/PMBC




CPI para verificar faculdades ilícitas em Pernambuco será instalada essa semana na Alepe

CPI para verificar faculdades ilícitas em Pernambuco será instalada essa semana na Alepe



Será instalada nesta quinta-feira, (15), a CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito que irá investigar e apurar instituições de ensino superior e de pós-graduação que estariam atuando de maneira irregular pelo MEC- Ministério da Educação e enganando a população. Como o autor do requerimento, o deputado Rodrigo Novaes (PSD) deve ser conduzido à presidência da CPI.
“A CPI vai ajudar a investigar as denúncias que recebemos além de tirar do mercado as empresas que estão iludindo, e principalmente mexendo com o futuro de nossos jovens”, afirmou Rodrigo.

Audiência Publica: A ideia da CPI surgiu depois da Audiência Pública realizada no mês passado junto com a deputada Teresa Leitão, pela Comissão de Educação. 
Na ocasião, alunos e professores de diversas entidades falaram da situação difícil que se encontravam. Em alguns depoimentos
estudantes afirmaram que foram enganados por faculdades, pagaram mensalidadessem saber que estavam frequentando instituições não reconhecidas peloMinistério. Novaes citou várias faculdades suspeitas de fraude, como por exemplo, a Faexpe, sediada em Caruaru, foi acusada de enganar aproximadamente 15mil alunos em 43 municípios no estado.
 
A instalação da CPI acontecerá no Plenarinho ll, às 11 horas.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Convite – Missa de Primeiro Aniversário pela alma de Adriano Bernardo



A Viúva Maria Adeilda, filhas Bruna Gabriely e Beatriz Rayane Os pais Aluizo Bernardo e Rosalva Soares e os irmãos José Adelmo e José André, convidam a todos os parentes e amigos para assistirem a missa de Primeiro Aniversário em sufrágio da alma de José Adriano da Costa Bernardo, conhecido por Adriano Bernardo (Adriano do Sindicato – Filho de Seu Aluizo Do Sindicato.

A missa será celebrada nesta Quinta feira, 15 de outubro, às 19:30 horas, na IGREJA MATRIZ. Desde já, a família agradece a todos que se fizerem presentes a este ato de fé e solidariedade cristã.


Missa de Primeiro Aniversário em sufrágio da alma de José Adriano da Costa Bernardo (Adriano do Sindicato). Nesta Quinta feira, às 19:30 horas, na Igreja Matriz.

Bancários continuam em greve.



Uma assembleia para avaliação da greve dos bancários acontece nesta terça-feira (13), em Pernambuco. Segundo o sindicato da categoria, até o momento, os trabalhadores não receberam nenhuma proposta dos patrões.

Cerca de 10 mil agências interromperam as atividades. Em Pernambuco, de acordo o sindicato, todos os locais de trabalho da Região Metropolitana do Recife, algumas do Agreste e do Sertão, cruzaram os braços para reivindicar reajuste de salários, condições de trabalho e mais segurança nas agências. O diretor de assuntos jurídicos do sindicato, João Rufino, afirma que a categoria esperava uma postura mais responsável dos patrões.

Na última sexta-feira, os trabalhadores realizaram um protesto, onde distribuíram sopa por um valor simbólico de dez centavos. O ato teve o objetivo de ironizar a proposta dos patrões, que oferecem reajuste de 5,5%, enquanto os trabalhadores pedem 16%. O ato aconteceu em frente à agência do Bradesco na Avenida Dantas Barreto, área central do Recife. 


Até a última sexta-feira, em Pernambuco, os trabalhadores fecharam 87% das unidades bancárias do estado. Nos bancos públicos, a paralisação é mais forte, chegando a 98%. Já nos bancos privados, 77% das unidades fecharam.