sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Jacilda Urquiza diz que renovação da direção do PMDB de Olinda está sendo feita dentro da lei.



Em resposta a matéria postada no blog do jornalista Inaldo Sampaio, a ex-prefeita e presidente do PMDB de Olinda, Jacilda Urquiza, divulgou nota nessa quinta-feira (13) negando que a renovação do partido no município esteja sendo feita às escondidas, como acusa o deputado Ricardo Costa.

Ele divulgou cópias de 9 documentos comprovando que a convocação da eleição para este sábado, dia 15, foi feita em estrita obediência à legislação. Confira:

I- Ao contrário do que andam falando na imprensa, segue em anexo os arquivos que mostram que a eleição de Convenção para o Diretório Municipal do PMDB em Olinda está ocorrendo e cumprindo todos os trâmites dentro da Legislação Eleitoral vigente e de acordo com o Estatuto Nacional do partido, onde foram feitas todas as publicações necessárias.

II- Vale lembrar, ainda, que a Convenção Municipal do PMDB – OLINDA – é dia 15/08/2015 (sábado) e não na data que vem sendo divulgada na imprensa.

Atenciosamente,

Maria Jacilda Godoi Urquiza
Presidente do Diretório Municipal do PMDB – OLINDA/PE

Unilever investirá mais de R$ 600 milhões em Pernambuco




O governador Paulo Câmara, o presidente mundial da Unilever, Paul Polman, e o presidente da Unilever América Latina, Fernando Fernandez, anunciam, na próxima quarta-feira (18.08), em Aguaí (SP), a instalação em Pernambuco de um novo complexo industrial e logístico. O investimento deve ultrapassar R$ 600 milhões e envolverá a produção e distribuição de alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza.



Os detalhes do empreendimento só serão conhecidos na próxima quarta. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, as negociações com a Unilever foram concluídas recentemente e aguardavam a chegada ao Brasil do presidente Paulo Polman para serem anunciadas

Posse do Bispo Diocesano de Garanhuns.


Para celebrar a vinda do novo bispo, a Pastoral da Comunicação da Diocese de Garanhuns, promove um café da manhã com jornalistas e comunicadores, no dia 24 de agosto, às 08h30m, no auditório da Curia, na avenida Santo Antônio, 61 na cidade de Garanhuns.

Agradecemos o convite recebido.

Prefeitura municipal de Bom Conselho Firma acordo com a Celpe.




O Governo municipal esteve reunido com a Celpe na manhã dessa quinta-feira (13), onde chagaram a um acordo, confirmando a parceria com a entidade, onde a  mesma se comprometeu, no prazo máximo de 60 dias regularizar e trocar todas as lâmpadas que estão apagadas na cidade e nos distritos. Prefeitura municipal de Bom Conselho cuidado da nossa gente.

Informações: Ascom/PMBC

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Após um ano, acidente em que morreu Eduardo Campos não foi esclarecido.


Há um ano, por volta das 10h, à aeronave Cessna 560 XL, prefixo PR-AFA, caía no meio de uma área residencial do bairro Boqueirão, em Santos, no litoral paulista. A bordo estavam o então candidato do PSB à Presidência da República nas eleições de outubro 2014, Eduardo Campos, de 49 anos, e mais seis pessoas: o assessor Pedro Almeida Valadares Neto, o assessor de imprensa Carlos Augusto Ramos Leal Filho (Percol), Alexandre Severo Gomes e Silva (fotógrafo), Marcelo de Oliveira Lyra (assessor da campanha) e os pilotos Marcos Martins e Geraldo da Cunha. Todos morreram. O acidente, até hoje não esclarecido, mudou os rumos do pleito presidencial e os cenários políticos pernambucano e brasileiro.

“Foi um fato extremamente traumático que mudou inteiramente as condições da disputa eleitoral tanto interna, em Pernambuco, quanto em nível nacional”, analisa o cientista político e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Michel Zaidan Filho. Herdeiro político do avô, Miguel Arraes, Eduardo Campos, que era o terceiro colocado nas pesquisas de intenção de voto à época, deixou a viúva, Renata Campos, e cinco filhos.

A morte abrupta do político provocou comoção em Pernambuco. Milhares de pessoas, de diversas regiões do estado, foram até Recife acompanhar as cerimônias fúnebres, que duraram quatro dias. Personalidades do mundo político, como a presidenta Dilma Rousseff, que concorria à reeleição, o candidato tucano Aécio Neves e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participaram do velório, no Palácio das Princesas, sede do governo pernambucano. No dia 17, o corpo de Eduardo Campos foi enterrado no Cemitério de Santo Amaro, no mesmo túmulo do avô, que morreu no dia 13 de agosto de 2005.

Com a morte de Campos, considerado um político habilidoso por aliados e adversários, o PSB, depois de dias de indefinição, decidiu que a então vice da chapa, a ex-ministra Marina Silva, seguiria na disputa ao Palácio do Planalto. Em meio à comoção pela morte do companheiro de coligação, Marina Silva chegou a ultrapassar o tucano Aécio Neves.

“Foi um fato político muito relevante para a política brasileira. Não acredito que a Marina e o PSB sonharam que poderiam alçar uma posição tão vantajosa como a que tiveram com a morte de Eduardo, parecendo que ultrapassariam mesmo Aécio Neves. Houve um momento em que o tucano chegou a atacar Marina, pensando que ela iria ultrapassá-lo efetivamente”, lembrou Michel Zaidan.

Na esfera estadual, o cientista político observa que a tragédia “reforçou a oligarquia familiar”. A viúva Renata Campos ganhou grande importância no PSB e chegou a ser cogitada como substituta do marido na corrida presidencial, o que acabou não se confirmando. Ele comparou o impacto da morte de Campos às consequências políticas do suicídio de Getúlio Vargas, em 1954.

“A morte de Eduardo foi explorada politicamente e reverteu inteiramente a situação. Como a morte de Getúlio [Vargas], mudou totalmente o encaminhamento da política brasileira até Jango, pelo menos”, comparou Michel Zaidan. O então candidato do PSB ao governo de Pernambuco Paulo Câmara, que tinha 3% das intenções de voto antes da morte de Campos, conseguiu virar a disputar e se elegeu no primeiro turno.

O doutor em ciência política pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e especialista em política, popularidade política e relações internacionais das Américas da Universidade de Brasília (UnB) Benício Viero Schmidt também disse que a morte inesperada de Eduardo Campos teve um impacto muito grande no cenário político do país.

“Vamos pensar no seguinte quadro: o Eduardo, fosse ou não presidente, seria um elemento importante porque ele tinha a confiança tanto do pessoal do PT quanto da oposição. Ele seria um ponto de referência inevitável nessa situação. Um cara que senta na mesa, conversa, busca soluções e conciliações”, acrescentou Schmidt.

Fonte: Agência EBC.



Agência Condepe/Fidem e IBGE visa acelerar atualização de limites geográficos municipais em Pernambuco.



Representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE estiveram reunidos, com o presidente da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem, Flávio Figueiredo, para tratar sobre a execução das atividades do programa de Atualização das Divisas Intermunicipais do Estado. O programa objetiva identificar e ratificar os limites dos municípios de Pernambuco e é desenvolvido numa parceria entre as duas entidades, firmada através de convênio de cooperação técnica em 2013.

A reunião ocorreu na sede da entidade estadual e contou ainda com a presença da coordenadora de Estrutura Territorial do IBGE, Mirian Mattos, do gerente de Divisão Territorial Brasileiro, José Henrique da Silva, do diretor executivo da Agência Condepe/Fidem, Maurílio Lima e técnicos das duas entidades.

O gerente José Henrique da Silva apresentou o histórico e a metodologia do trabalho, falando ainda sobre o processo de atualização dos limites municipais em outros Estados e em Pernambuco. "Nosso intuito é acelerar este trabalho que ajusta as distorções limítrofes entre os municípios e também os populacionais, trazendo uma nova visão territorial.

O escopo do trabalho inclui a avaliação das leis de criação dos municípios, identificação de inconsistências na delimitação das divisas, trabalhos de campo para localização dos pontos de limite e reuniões com as partes envolvidas, visando buscar o consenso para solucionar as questões de limites municipais. Em uma última etapa, os dados serão processados e é elaborada a minuta de projeto de Lei, que, após apresentada aos prefeitos é encaminhada para a Alepe para tramitação e votação.

Flávio Figueiredo disse que o momento é propício para estimular a parceria e pediu empenho a equipe da Agência Condepe/Fidem no cumprimento do cronograma de trabalho, que prevê a conclusão do levantamento até o final de novembro. Em Pernambuco já foram visitados 60 municípios (cerca de 25% do total do Estado). Pelo convênio, a Agência Condepe/Fidem participa com o apoio técnico no que tange ao levantamento de campo, à elaboração dos mapas municipais, enfim, por todo o arcabouço legal e gráfico.

A importância de se atualizar os limites intermunicipais do Estado está em garantir que os repasses de recursos federais sejam feitos em conformidade com a população assistida por determinado município, a realização de serviços e obras de todos os órgãos da administração pública e a construção de índices e dados socioeconômicos mais fundamentados, além de proporcionar segurança jurídica aos gestores municipais.

NOVA CARTOGRAFIA - O IBGE registrou durante o encontro que o uso de computador de mão, o Personal Digital Assistant - PDA, equipado com GPS, usada na etapa de operação de campo facilita a identificação das coordenadas geográficas, com informação georreferenciadas.

II Encontro de Psicologia é realizado pelo Hospital Regional Dom Moura‏‎




O Hospital Regional Dom Moura realizará nos dias 24 e 25 de agosto, o II Encontro de Psicologia, com o tema Psicologia: Diálogos e Convergências. O encontro contará com a participação de diversos
Mestres e Doutores, que estarão apresentando e debatendo diversos temas relacionados à psicologia na Saúde Pública e na Educação.

O evento acontece no auditório da FUNASA, em Garanhuns, e oferece certificado de participação

O diretor do Hospital Dom Moura, Luiz Melo ressalta a importância do encontro: "Trata-se de uma continuidade de um trabalho iniciado no ano
passado, com muito êxito, pela equipe do Departamento de Psicologia, com o apoio do NUEPE - Núcleo de Educação Permanente, do Centro de
Estudos e da Residência Multiprofissional. Este segundo encontro mostra que estamos no caminho certo, de investir na formação profissional."

Além das palestras e mesas redondas, merecem destaques as diversas oficinas oferecidas, ministradas também pelos profissionais envolvidos
no encontro.

As inscrições estão sendo realizadas na sala da Residência Multiprofissional, ao valor simbólico de R$ 20,00, e R$ 15,00 por oficina. A inscrição para o encontro com uma oficina fica por R$ 30,00.

Profissionais e residentes do Hospital e da V GERES são isentos.

Mais informações: https://www.facebook.com/events/858405127547516/


Para saber mais:
HOSPITAL REGIONAL DOM MOURA
Diretor: Dr. Luís R. Melo (87) 3761.8101

Imprensa:
Ronaldo Cesar Carvalho
VOX COMUNICAÇÃO
(87) 9.9988.0423

Lar Da Criança Santa Maria (Garanhuns) precisa de ajuda



O Lar Da Criança Santa Maria, localizado na Cohab I - Garanhuns ( Rua D, nº 80) que atende 45 bebês na instituição de segunda a sexta das 7h30 às 17h está precisando de ajuda com doações de fraldas descartáveis (principalmente tamanho G).

Segundo Cristiane, o lar mesmo recebendo ajuda da prefeitura de Garanhuns, do Sesc, e do IPA; ainda é necessário de ajuda pois os bebês passam o dia todo no local consumindo muito fraldas, leite e roupas para doações pois nem todas as mães tem a situação financeira privilegiada. Por isso o local também recebe roupas usadas para serem vendidas em bazar beneficente.

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (87) 3761- 35 38


As doações podem ser feitas no local ou a instituição também pode buscar a doação no endereço do doador.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Polícia Militar realiza “Operação Fecha Companhia”




Foi realizada nesta quarta-feira (12) sob a coordenação do comandante da 3ª CPM Bom Conselho, Capitão Fernandes, uma blitz/bloqueio, na PE - 218, próximo ao acesso ao município de Bom Conselho, em cumprimento ao plano de ação do 9° BPM, onde na ocasião foram empregadas as gts de Bom Conselho e Terezinha, além do efetivo do expediente da 3° CPM.


A operação visou abordar principalmente motos e transportes alternativos, (vans), no intuito de coibir o tráfico de drogas, trazidas por veículos oriundos do Estado de Alagoas, além de coibir os assaltos a coletivos e a prática de crimes violentos contra a vida.

Congresso de Direito Civil

Bom Conselho esteve muito bem representado no III Congresso Brasileiro de Direito Civil, que aconteceu no Mar Hotel Recife nos dias 11 e 12 de agosto.

Na ocasião, os advogados bonconselhenses; Drª Everilda Brandão Guilhermino e o Dr. Renato Vasconcelos Curvelo; marcaram presença, atualizando as novas diretrizes em prática na pasta destacada.


A Drª Everilda tem escritório de advocacia em Maceió e Recife, exercendo também a função de professora em faculdades das duas capitais. Já o Dr. Renato Curvelo, é referência em nossa região, assessorando ainda as cidades de Terezinha, Brejão, Saloá e Paranatama. 

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Dilabom informa: Campanha nacional de vacinação contra paralisia infantil começa neste sábado

Começa neste sábado a Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, lança nesta terça-feira a campanha que vai até 31 de agosto em todo o País. Haverá postos de vacinação fixos e móveis em todo o Brasil para aplicação das doses, porém o ministério deve revelar nesta tarde mais detalhes da ação no lançamento. A recomendação da pasta é para que sejam vacinados 95% do público-alvo. 

A paralisia infantil, como a poliomielite também é conhecida, é uma doença infectocontagiosa causada pelo polivírus, que afeta nervos e pode causar fraqueza muscular permanente e paralisia irreversível. Devem ser vacinadas crianças entre 6 meses e 5 anos de idade.

A poliomielite é considerada erradicada no Brasil desde 1994, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus afastado do País. Em 2013 e 2014, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi notificada sobre a presença do vírus em dez países nos continentes africano e asiático.


Além da imunização contra a pólio, serão ofertadas as vacinas que compõem o calendário básico da criança, como as doses contra febre amarela, hepatite B, o rotavírus humano e também a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinas das crianças até 5 anos.

Projeto Cisternas nas Escolas

Secretaria de Educação de Bom Conselho em conjunto com o Centro Sabiá realizou a segunda etapa do Projeto Cisternas nas Escolas.



Nos dias 04, 05, 06 e 07 de agosto a Secretaria de Educação de Bom Conselho em conjunto com o Centro Sabiá realizou a segunda etapa do Projeto Cisternas nas Escolas, os Encontros de Comunidade, que tem por objetivo garantir o abastecimento de água nas Escolas do Campo do Semiárido brasileiro. Serão construídas 14 cisternas, com capacidade de 52 mil litros cada, nas nossas Escolas Municipais que passaram por uma avaliação e se enquadram nos requisitos pré-estabelecido pelo Governo Federal. Nesses encontros foi feita uma breve apresentação do Projeto às famílias, através do seu representante Rigoberto Arantes que foi acompanhado pela Coordenadora Municipal das Escolas do Campo Pollyanna Calado, mobilizando a comunidade a participar do Projeto. 

Serão oferecidas ao corpo docente das mesmas uma Formação Continuada intitulada “Educação Contextualizada para o Semiárido” de 48h que será ministrada em três módulos, para as merendeiras uma formação intitulada Gestão de Recursos Hídricos Escolar, preparando-as para o melhor aproveitamento da água. Em breve mais notícias sobre o Projeto que tem um prazo de aproximadamente três meses para ser concluído. É o Governo Municipal Cuidando da nossa gente! 

Informações: Ascom/PMBC

Comunicado: Tentativa de Hackear


Pedimos desculpas aos nosso leitores e colaboradores, em virtude de nos últimos dias termos passados por problemas em nosso blog, onde tivemos tentativas de hackear em acessar nosso sistema.

Em virtude do problema detectado, tivemos postagens perdidas e bloqueio no acesso. Em contato com o google conseguimos solucionar o problema.

Queremos deixar bem claro:


Não adianta tentar tirar nosso blog do ar, continuaremos a realizar nosso trabalho de informar.

Prefeitura de Garanhuns pode ter superfaturado em shows de Ana Carolina e Capital Inicial no Festival de Inverno



O Ministério Público de Pernambuco recebeu uma denúncia na quinta-feira (6), que aponta suposto esquema de fraude praticado pela prefeitura de Garanhuns durante a contratação da banda Capital Inicial e da cantora Ana Carolina, atrações que se apresentaram no Festival de Inverno deste ano.

O caso foi levado à promotoria por uma comissão formada pelos vereadores Paulo Leal, Diretora Nelma, Cláudio Taveira e Sivaldo Albino. O grupo recebeu no início desta semana uma vasta documentação que revela fortes indícios de superfaturamento nos contratos com os referidos artistas. No dossiê, constam orçamentos enviados pelos escritórios de Ana Carolina e de Capital Inicial com valores bem inferiores aos que foram praticados pela Secretaria de Cultura de Garanhuns, o que pode se configurar num superfaturamento em torno de R$ 100 mil.

Para se ter uma idéia, existem duas formas de se contratar um artista para fazer um show: na primeira, o contratante paga o valor do cachê e arca com todas as outras despesas (hospedagem, alimentação e transporte aéreo/terrestre). Desta forma, o cachê de Ana Carolina custaria R$ 90 mil. Na segunda modalidade de contratação, a prefeitura paga um valor mais alto, porém, não precisa se preocupar com mais nada, porque o próprio escritório da artista se encarrega de pagar as demais despesas. Neste caso, a proposta de apresentação é de R$ 150 mil, mas estranhamente, a Secretaria de Cultura de Garanhuns pagou R$ 227 mil, isto é, no mínimo R$ 77 mil reais a mais do que o valor praticado nas outras cidades.

De acordo com a empresária Maitê Quartucci, da Tribo Produções, que segundo o site oficial da artista detém a exclusividade da marca Ana Carolina, as propostas de cachê são únicas. Ela deixou bem claro que esses são os valores cobrados por Ana Carolina para se apresentar em qualquer lugar do Brasil, ou seja, não importa se quem contrata é uma prefeitura do Acre, do Rio Grande do Sul ou de Pernambuco, muito menos se o evento é grande ou pequeno e se é tradicional ou não.

Entre os documentos entregues aos vereadores, consta uma gravação de uma ligação telefônica, onde uma pessoa que se identifica à Maitê como secretário de cultura de um município vizinho a Garanhuns, diz que está interessado em fechar o contrato e pergunta se existe a possibilidade do escritório da artista fornecer uma nota fiscal num valor maior do que os R$ 150 mil cobrados. A empresária responde que vai fazer uma consulta ao departamento jurídico e mais tarde, por e-mail, responde que é possível sim. Este comportamento fortalece ainda mais a tese de que houve superfaturamento na contratação.

Quanto à banda Capital Inicial, que fez o show de encerramento do Festival de Inverno de Garanhuns este ano, o empresário exclusivo Hélio Fazolato, respondeu a um pedido de orçamento e informou que o valor do cachê é de R$ 160 mil, com a prefeitura bancando as demais despesas e de R$ 200 mil, já com todas as despesas incluídas. Novamente a Secretaria de Cultura de Garanhuns pagou um valor mais alto: R$ 230 mil.

RESPOSTA - Quem apressou-se em responder à denúncia, foi a Secretária de Turismo, Gerlane Melo, que não teve qualquer relação com as contratações, uma vez que coube à Secretaria de Cultura, cuja titular é Cirlene Leite, celebrar os contratos com Ana Carolina e Capital Inicial. Gerlane por sua vez, defende a prefeitura dizendo que os valores pagos são os mesmos cobrados pelos artistas em qualquer lugar do País. Nota-se que a afirmação de Gerlane Melo é bem diferente do que disse a empresária Maitê Quartucci. Agora cabe ao Ministério Público averiguar a denúncia.


Estarrecidos com o caso, os vereadores também encaminharam a denúncia ao Tribunal de Contas do Estado. Por falar em Tribunal de Contas, o TCE do Piauí também investiga um rastro de sujeira envolvendo a cantora Ana Carolina e a prefeitura de Pedro II, onde ela se apresentou em junho deste ano. Lá o valor da nota fiscal emitida pelo show foi de R$ 374 mil.

Copa Rural 2015.



A Prefeitura Municipal de Bom Conselho, convida a todos os diretores de times que queiram participar da “XVI Copa Rural”, para comparecer a uma reunião que será realizada no dia 15 de agosto ás 09 horas no auditório da Câmara Municipal de vereadores.


Sendo de fundamental importância a presença de todos para discutir assuntos sobre o retorno d “Copa Rural”.

11 de Agosto "Dia do Estudante".



“Seja um estudante, não um seguidor. Não vá simplesmente fazer o que alguém diz. Tenha interesse pelo que alguém diz, então debata, pondere e considere de todos os ângulos”.


*Jim Rohn

COLUNA ENSAIO GERAL: O DIA DA INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE CULTURA VALDEMAR GOMES DE SANTANA



       Lendo a excelente matéria do BLOG DO POETA a respeito do abandono do referido centro de cultura, vem à lembrança o dia da sua inauguração. Foi um domingo de festa em nossa cidade, pois o prefeito Walmir Soares entregava a nossa população o seu primeiro CENTRO DE CULTURA E LAZER, revitalizando uma área que a única serventia era armar pequenos circos. A Praça Santo António estava linda com esta obra, que compreendia uma quadra poliesportiva, um bar e um cineteatro, tudo isto envolto de canteiros e espelhos d’água. Esta grande obra foi feita com recursos próprios.

       A festa começou cedo com salva de fogos, uma missa na IGREJA MATRIZ e a tarde um show e os discursos de praxe, estavam presentes as principais lideranças da região do agreste meridional, bem como vários deputados e o governador Roberto Magalhães, que na ocasião deu um cheque para a compra de um ônibus zerinho, ônibus este que por muitos anos foi quem levou os estudantes para Garanhuns.


       O tempo foi passando e tudo foi se acabando, pois os prefeitos que passaram, cuidaram muito pouco da conservação do centro, infelizmente este tão importante logradouro público tornou-se um lixo a céu aberto. ADMINISTRAR É PRESERVAR O PASSADO, CONSERVAR O PRESENTE E PROJETAR O FUTURO DE UM POVO.