sexta-feira, 10 de julho de 2015

Greve do INSS será intensificada na próxima semana, diz confederação




O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), Sandro Cezar, afirmou hoje (10) que a greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que entrou no quarto dia, deve ser intensificada na próxima semana. A expectativa da entidade é que na segunda-feira (13) os 26 estados e o Distrito Federal tenham aderido a greve."Sabemos que o nível de greve é diferente e o movimento vai crescendo. Temos adesão de 80% dos servidores e não concordamos com o balanço do ministério, que diz que pouco mais de mil [servidores] estão parados", disse Sandro Cezar.

Pelos dados do último balanço do Ministério da Previdência Social, divulgado na tarde de ontem (9), das 1.605 agências do país, há 212 totalmente paradas e 322 com atendimento parcial. Os dados divulgados não incluem o estado de São Paulo em razão de feriado local.

Pelo balanço do ministério, a greve não afetou os estados do Acre, de Alagoas, do Amazonas, Espírito Santo, de Rondônia, Roraima e do Tocantins. Os dados divulgados pelo governo mostram que 1.745 servidores registraram falta por motivo de greve, o que corresponde a 5,3% dos trabalhadores do INSS. Nova atualização deve ser divulgada no fim da tarde desta sexta-feira.

O presidente da CNTSS disse que os servidores do INSS reivindicam reajuste salarial de 27 %- percentual maior que os 21% oferecidos pelo governo aos servidores federais-, além de incorporação da gratificação de desempenho de atividade no salário e concurso público para ampliar o quadro de pessoal. "A greve permanece até serem atendidas as reivindicações. A ideia é que, quando terminar o movimento, os servidores se esforcem para repor o serviço que deixou de ser feito."

O ministério e o INSS informaram que têm baseado sua relação com os servidores no respeito e no diálogo e mantém as portas abertas as suas entidades representativas para a construção de uma solução que contemple os interesses de todos.

Quem não for atendido em um posto por causa da greve do INSS, terá sua data remarcada. O reagendamento será feito pela própria agência. O segurado poderá confirmar a nova data pelo número de atendimento 135, no dia seguinte em que seria atendido. O instituto informou que vai considerar a data originalmente agendada como o dia de entrada do requerimento, para evitar prejuízo financeiro nos benefícios do segurado.

Mulher é brutalmente assassinada e tem vulva arrancada em Caruaru



O corpo de uma mulher brutalmente assassinada foi encontrado nessa quinta-feira (9) em Caruaru, no Agreste do Estado. A vítima, identificada como Ayonny Melo Gonçalves, de 30 anos, teve partes do corpo, como a vulva, cortados. Seu corpo foi encontrado por populares às margens da rodovia PE-95, dentro de sacos plásticos.

A Polícia informou que a dona de casa, mãe de dois filhos, que teve o marido assassinado há três anos, pode ter sido morta em outro lugar, tendo o corpo colocado em sacos plásticos e jogado em local de difícil acesso para dificultar informações. 

O delegado responsável pelo caso, Mário Cruz, informou que a vítima estava parcialmente despida e com ferimentos concentrados na área da face. Esta é a oitava mulher assassinada em Caruaru desde janeiro. Com este homicídio, o número de assassinatos em Caruaru subiu para 108.

Papa ganha de presente um crucifixo de foice e martelo de Evo Morales.



Em sua passagem pela Bolívia, o papa Francisco ganhou do presidente Evo Morales um presente inusitado: um horroroso crucifixo em forma de foice e martelo - o símbolo do comunismo. O presente de grego, ou melhor, de bolivariano, foi recebido com alguma surpresa pelo sumo pontífice, que mesmo com alguns sorrisos amarelos não conseguiu se livrar de seu ar de estupefação. Educado, o Papa Francisco agradeceu e com uma pitada de ironia ofereceu a Morales algo "mais simples": uma reprodução em mosaico da obra Salus Populi Romani (Protetora do Povo Romano), que se encontra na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.


O gesto do presidente boliviano não foi uma provocação gratuita, mas tinha um significado. Morales explicou ao papa que o presente é uma reprodução de uma "obra de arte" (sic) realizada por Luis Lucho Espinal, um jesuíta espanhol torturado e assassinado pelos paramilitares bolivianos em 1980. Em sua agenda na Bolívia, o papa Francisco visitou o lugar onde foi encontrado o cadáver de Luis Espinal, padre que está em processo de beatificação no Vaticano. Apesar da figura de Jesus Cristo sob a foice e o martelo, o artefato de extremo mau gosto não absolve o comunismo das milhões de mortes cometidas em nome da ideologia. Não há perdão para tais crimes. 

Policiais civis voltam ao trabalho e agendam protesto para o Festival de Inverno de Garanhuns.




O atendimento nas delegacias de Pernambuco voltou ao normal à meia-noite desta quinta-feira (9), como prometido pelo Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), que promoveu mais uma paralisação de 24 horas na quarta (8). Já no Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife, que também ficou sem funcionar, os serviços foram retomados às 8h. Mesmo assim, a categoria já programa outras manifestações de advertência, inclusive durante o Festival de Inverno de Garanhuns.

Secretaria de Educação abre inscrições para cursos técnicos




Estão abertas as inscrições para preenchimento de 3.510 vagas para cursos técnicos nas modalidades de estudos subsequentes (alunos que já concluíram o Ensino Médio). As inscrições deverão ser efetuadas exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico: http://sisacad.educacao.pe.gov.br/sissel/, até o dia 16 de julho. O certame é realizado pela Secretaria de Educação do Estado, por meio da Secretaria  Executiva  de  Educação  Profissional.

Ao todo, 70% das vagas disponíveis serão oferecidas aos estudantes de escolas públicas. Ao todo, 23 Escolas Técnicas Estaduais, distribuídas em 21 municípios do Litoral ao Sertão, oferecerão as aulas.  Administração; Manutenção e Suporte de Informática; Redes de Computadores; Segurança do Trabalho; Logística; Eletrotécnica, são alguns dos cursos técnicos disponíveis.

As  provas  objetivas  serão  constituídas  de  Língua  Portuguesa  e  Matemática, com questões objetivas de múltipla escolha, realizadas no período de 20 a 27 de julho. O resultado final, após recurso, será divulgado a partir do dia 30 de julho e as matrículas, a partir de 31 de julho. As aulas iniciam no dia 19 de agosto. Todos os resultados serão divulgados no site da Secretaria de Educação.

Prefeitura municipal convida população para se fazer presente a mais duas ordens de serviços.





O prefeito  Dannilo Godoy convida toda população para se fazer presente a mais duas assinaturas de ordens de serviços, uma no dia 16 na próxima quinta-feira a partir das 10hs na avenida vera cruz ao lado do matadouro.

La será feita a assinatura do novo ''Matadouro Regional'' esse que vai atender a todos os distritos e cidades vizinhas.


A outra será no próximo dia 24 de julho, será uma das maiores obras já realizada em Bom Conselho que é a assinatura da tão sonhada Adutora do cinturão verde ás 16hs na escola Doralice Rodrigues da Silva no angico.

Parceria da Prefeitura de Bom Conselho e Governo do Estado traz Programa de Regularização Fundiário o ITERPE para Bom Conselho.

Parceria da Prefeitura de Bom Conselho e o Governo do estado traz Programa de Regularização Fundiario o ITERPE para Bom Conselho.




A Prefeitura municipal de Bom Conselho em parceria com Governo do Estado através do Iterpe Programa de Regularização Fundiária, convida a todos os agricultores que ainda não tem o registro de suas terras a se fazer presente na Secretaria de Agricultura de Bom Conselho para regularizarem  assim toda documentação de suas terras. Nos próximos dias será entregue aqui em bom conselho 70 títulos de terra  para agricultores que a partir de agora eles estarão todos documentados.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Sorteio extra da Mega-Sena pode pagar R$ 35 milhões nesta quinta-feira.



O sorteio do concurso 1.721 da Mega-Sena, que será realizado nesta quinta-feira (9), poderá pagar o prêmio de R$ 35 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), na cidade de Osasco (SP).


O sorteio extra faz parte da edição de férias e altera o cronograma dos demais sorteios desta semana, que teve um concurso na terça-feira (7) e terá o concurso 1.722 da Mega-Sena sorteado no sábado (11).

Detran-PE vistoria veículos de transporte escolar em julho.


Os veículos escolares que atuam em Pernambuco passam por vistoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) neste mês de julho. A fiscalização é obrigatória e acontece duas vezes por ano, nas férias escolares. Nesse processo, o Detran avalia se os veículos e os profissionais da área têm os equipamentos e documentos necessários para oferecer o serviço. O objetivo é garantir a comodidade dos motoristas e a segurança dos alunos. 

Entre os itens exigidos pelo Detran no veículo estão uma faixa amarela horizontal com o nome escolar, medidor de velocidade, lanterna de luz branca e cintos de segurança para todos os passageiros. Também são pedidos os equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o registro e o licenciamento do automóvel. Já os motoristas precisam apresentar carteira de habilitação nas categorias D e E, certidão negativa de antecedentes criminais e certificado de aprovação no curso de Formação de Condutor de Transporte Escolar.

As vistorias seguem até o dia 31 de julho. Segundo o Detran, 1.571 veículos fazem transporte escolar em Pernambuco, e todos precisam passar pela vistoria. Para facilitar o atendimento, o Detran estabeleceu um calendário de acordo com o último número das placas dos veículos: os carros com placas terminadas em 1 e 2 devem ser vistoriados até sexta-feira (10); já os de placa 3,4 e 5 passam por análise entre 13 e 17 de julho; os de placa 6,7 e 8, entre os dias 20 e 24; e os de placa 9 e 0 entre os dias 27 e 31.


Na Região Metropolitana do Recife, onde circula a maior parte dos carros escolares, a vistoria é realizada na Unidade de Táxis e Coletivos (UAT), situada às margens da BR-101, no sentido Dois Irmãos-Aeroporto. O atendimento é de segunda a sexta, das 8 às 16h. Já os veículos do interior devem se dirigir a uma das 24 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), de segunda a sexta-feira, das 8 às 13h.

Governo do Estado, Prefeitura do Recife e TJPE realizam mutirão de negociação fiscal.

O Governo do Estado, a Prefeitura do Recife e o Tribunal de Justiça de Pernambuco realizam, de 15 a 20 deste mês, um mutirão de negociação fiscal. Durante o evento serão oferecidas condições especiais para que contribuintes com débitos de ICM, ICMS, IPVA, ICD, IPTU, ISS, ITBI e CIM possam ficar em dia com os fiscos estadual e municipal. O mutirão funcionará também no sábado, domingo e no feriado de Nossa Senhora do Carmo (16), das 8h às 19h.


Quem comparecer ao Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções de Pernambuco neste período poderá negociar seus débitos com redução de multas e juros de até 90% e parcelamento em até 96 meses. O objetivo do mutirão é solucionar o maior número de processos de execução fiscal, com mais agilidade e comodidade para o contribuinte, resultando na redução do acervo nas Varas de Executivos Fiscais Municipais e Estaduais e no incremento da arrecadação.

Convênio da Caixa com o Guarapão



Na manhã desta quarta-feira (09), a Caixa Econômica Federal firmou convênio com o Guarapão Futebol Clube e abriu a conta-poupança do time. Com esta conta-poupança ficará mais fácil do Guarapão arrecadar doações para a manutenção e expansão do seu projeto que já conta com 428 atletas da nossa região. Contribua você também com o maior projeto social de Bom Conselho, faça uma doação de qualquer valor na conta abaixo:

Caixa Econômica Federal
Agência: 3547
Poupança: 7071-2
Operação: 013

Doe qualquer valor e ajude a manter e expandir o maior projeto social da nossa região, o Guarapão Futebol Clube.


Guarapão, mais que um time, uma família!

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Novo comandante da 3ª CPM Bom Conselho.


A terceira CPM-Bom Conselho já encontra-se com seu novo comandante, trata-se do capitão Fernandes, nessa quarta-feira (08), o oficial esteve fazendo um reconhecimento do município e algumas visitas.

O capitão Fernandes ingressou na polícia militar no ano de 1995, sendo natural do Recife,  casado,  pai de dois filhos,  42 anos,  estava servindo anteriormente no quartel do comando geral da PMPE, em Recife.


É bacharel em Direito e ao longo desses vinte anos de polícia serviu em diversas unidades especializadas como: batalhão de polícia de Rádio Patrulha e a companhia independente de policiamento do meio ambiente (CIPOMA), além também de servir no sertão do Estado, na 1ª CIPM, localizada na cidade de Belém do São Francisco.

Receita libera consultas ao 2º lote do Imposto de Renda 2015



A Receita Federal informou que a consulta ao segundo lote do Imposto de Renda de 2015 estará disponível a partir das 9h desta quarta-feira (8). Os valores serão pagos no dia 15 de julho.

As consultas podem ser feitas no site da Receita, em:

Também podem ser feitas pelo telefone 146 (opção 3) ou via aplicativo para dispositivos móveis (smartphones e tablets).

O lote também contempla as restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2014, totalizando 1.522.666 contribuintes e R$ 2,5 bilhões.

No primeiro lote de 2015, liberado para consulta no dia 8 de junho, a Receita Federal pagou R$ 2,36 bilhões em restituições para 1,49 milhão de contribuintes.

Como saber se está na malha fina?
A declaração do Imposto de Renda pode cair na malha fina por causa de erros, omissões ou inconsistências. Para saber se foi retida e quais foram os problemas encontrados, os contribuintes devem acessar a página da Receita Federal e consultar o chamado "extrato" do Imposto de Renda – disponível no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
Para isso, é necessário usar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.


Com a informação sobre quais inconsistências foram encontradas pela Receita Federal, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora ao Fisco e, deste modo, sair da malha fina. Quando a situação for resolvida, caso tenha direito à restituição, ela será incluída nos lotes do IR.

Servidores do INSS em Pernambuco iniciam operação padrão e greve pode começar sexta-feira.



A paralisação dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), iniciada nesta terça-feira em 13 estados brasileiros, ainda não atingiu Pernambuco. Ao menos até a próxima sexta-feira. É o que garante o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social em Pernambuco (Sindsprev-PE). 


Durante assembleia realizada no auditório do órgão, os servidores avaliaram a proposta salarial apresentada pelo governo federal, na quinta-feira da semana passada, e não aceitaram as condições para a pauta de reivindicações da campanha salarial nacional unificada de 2015. Com isso, a categoria iniciou hoje uma operação padrão (até o dia 9), ou seja, só estão sendo realizados atendimentos já agendados com antecedência.

De acordo com Sindsprev-PE, o Ministério do Planejamento propôs um reajuste de 21,3%, escalonado em quatro anos, da seguinte forma: 5,5% em 2016, 5% em 2017, 4,75% em 2018 e 4,5% em 2019. Para o sindicato, esse reajuste não repõe a inflação acumulada nos últimos anos e o governo não apresentou resposta para as outras reivindicações da campanha salarial. Eles reivindicam um reajuste salarial de 27,5% e melhores condições de trabalho.

Com a negativa da classe, a assembleia decidiu, de acordo com a decisão da Plenária Nacional dos Sindicatos Federais filiados à CNTSS/CUT, ocorrida na última sexta-feira, em Brasília, que a greve poderá ser deflagrada por tempo indeterminado, caso o governo não apresente uma nova proposta satisfatória de reajuste salarial na nova rodada de negociação que acontece hoje.  

A decisão de negar a proposta do governo foi aprovada por unanimidade pelos dirigentes presentes na Plenária Nacional dos Sindicatos Federais da Confederação. Estiveram presentes representados dos estados de Sergipe, Maranhão, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, São Paulo, Bahia, Goiás e Distrito Federal. Por enquanto, as lideranças da confederação estão dialogando com as bases sobre as medidas que foram tomadas e a mobilização dos trabalhadores para a possível greve geral.

A avaliação dos dirigentes da Confederação é que a proposta do governo federal é insuficiente e não dialoga com a pauta de reivindicações encaminhada pelos servidores federais. Os trabalhadores querem retomar a pauta original, discutir benefícios, mudança na política remuneratória do governo federal, gratificações e outros pontos de destaque da campanha salarial deste ano.

Justiça multa Google em R$ 50 mil por fotos de Cristiano Araújo.



A juíza Denise Gondim de Mendonça, da 5º Vara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás, negou um recurso apresentado pela multinacional Google na ação que determina que a empresa retire de imediato as imagens do corpo do cantor sertanejo Cristiano Araújo que vazaram durante a preparação para o velório. Na decisão, a juíza fala ainda em "má-fé" da multinacional.

Ela se referiu ao fato de algumas imagens continuarem sendo exibidas pelo site de buscas da empresa, mais de dez dias após determinação judicial para que fossem suspensas. Por este motivo além de negar o recurso ao julgar os embargos de declaração apresentados pela empresa, a magistrada multou o Google em R$ 50 mil.


O vídeo que foi parar na internet pelas redes sociais possui imagens da preparação do corpo. As pessoas responsáveis por fazer e veicular as imagens já estão respondendo criminalmente, mas a Justiça precisou agir para encerrar a veiculação do vídeo.

O Google, nos embargos, pedia esclarecimentos sobre uma decisão judicial, do dia 25, um dia após a morte do cantor em grave acidente de carro que também vitimou a namorada dele, Allana Moraes, de 19.

Em nota à reportagem, a assessoria de Imprensa do Google informou que a empresa vai recorrer da decisão e salientou que não teria como remover os conteúdos sem que os endereços fossem citados pela magistrada. Os esclarecimentos solicitados teriam essa intenção.

"Nos termos do Marco Civil da Internet, é necessário que qualquer ordem judicial para remoção de conteúdo especifique as URLs dos conteúdos a serem removidos", cita a nota. Segundo a assessoria, o Google já removeu diversos vídeos do caso em questão que foram indicados por usuários como violações dos termos de uso e das políticas do YouTube.

O sertanejo e a namorada morreram quando voltavam de um show em Itumbiara, no sul de Goiás. O empresário Victor Leonardo e o motorista do cantor, Ronaldo Miranda, se feriram no acidente, mas já tiveram alta médica. O carro em que eles viajavam capotou várias vezes. Cristiano Araújo morreu quando era transferido para um hospital. A morte do cantor causou grande comoção e o vazamento das imagens gerou revolta pelas redes sociais.

O caso começou a ser investigado pela Polícia Civil de Goiás no mesmo dia da ocorrência. Foram indiciadas três pessoas pelo crime de vilipêndio de cadáver, punido com prisão que pode variar de 1 a 3 anos.

Policiais civis cruzam os braços, apesar de notificação judicial.


Apesar de a Justiça ter acatado o pedido do governo estadual e determinado a aplicação de uma multa de R$ 30 mil por dia ao Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) em caso de paralisação, a categoria decidiu paralisar as atividades nesta quarta-feira. Notificado da decisão na noite de terça-feira, o sindicato decidiu manter a programação de 24 horas e informou que irá recorrer da decisão.

Desta vez, os serviços do Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife também foram interrompidos. Seis corpos aguardam liberação. Os trabalhadores, que denunciam a total falta de condições de trabalho no local, vão realizar um protesto esta manhã em frente ao IML, no bairro de Santo Amaro, no Recife. Além do IML, na liberação de corpos, também serão afetados o Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto de Identificação Tavares Buril (ITB), que não farão a emissão de documentos e as delegacias que, desde a zero hora não registram os Boletins de Ocorrência (BO). Estão sendo reagistrados apenas os flagrantes.

De acordo com o Sinpol-PE, a pauta de reivindicações pede a modificação no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) para que promova aumentos salariais por tempo, qualificação e faixa etária, além da reposição das perdas inflacionárias e integração dos peritos papiloscopistas ao quadro técnico policial.

Há três meses, vários atos e paralisações vêm sendo realizados com o mesmo propósito. No último dia dois de julho, tepresentantes do sindicato foram recebidos no Palácio do Campo das Princesas, pelo secretário-executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto. Na reunião, o secretário detalhou o cenário de retração econômica e o compromisso do estado com a Lei de Responsabilidade Fiscal, mas reafirmou o interesse do governo no avanço dos pontos de pauta que não gerem impacto financeiro.

No mesmo dia, antes da reunião, delegados e policiais civis de Pernambuco, em paralisação de 24 horas, realizaram em frente à sede do governo do estado, o enterro simbólico do programa Pacto pela Vida. Com direito a caixão e coroa de flores, os trabalhadores denunciam a manipulação de números para apontar uma redução da criminalidade e cobram, além de melhores condições de trabalho, a reestruturação das carreiras apontadas como as que têm os piores salários do país.


Na ocasião, os profissionais também fizeram a entrega simbólica das jornadas extraordinárias de trabalho. Segundo eles, os plantões do Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES) não conduziam com as condições mínimas necessárias para o bom trabalho. A decisão foi tomada durante assembleia conjunta entre o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) e a Associação dos Delegados da Polícia do Estado de Pernambuco (Adeppe), no dia 26 de junho. Cerca de 90% dos policiais e mais de 240 delegados já aderiram ao gesto. Depois de se concentrarem por volta das 8h30 em frente ao prédio da Secretaria de Planejamento (Seplag), na Rua da Aurora, os manifestantes seguiram em passeata até o Palácio, passando pelo Parque Treze de Maio e Avenida Conde da Boa Vista, onde o trânsito travou.

terça-feira, 7 de julho de 2015

Programação oficial Festival de Inverno 2015 - Palco Mestre Dominguinhos.



Quinta-feira, 16/7
21h – Kiara Ribeiro
22h – Renata Rosa
23h – Isaar e Voz Nagô
0h30 – Ana Carolina

Sexta-feira, 17/7
21h – Leo e Banda
22h – Ska Maria Pastora
23h10 – Fafá de Belém com participação de Manoel e Felipe Cordeiro
0h30 – Banda Calypso

Sábado, 18/7
22h – Hercinho e os Cabras do Mato
23h10 – Eddie
0h – Orquestra Contemporânea de Olinda
1h30 – Lenine

Domingo, 19/7
21h – Orquestra Popular da Bomba do Hemetério
22h – Lucas e Orquestra dos Prazeres
23h10 – Mundo Livre S/A
0h30 – Pitty

Segunda-feira, 20/7
21h – Neander
22h – Devotos
23h30 – Racionais MC’s

Terça-feira, 21/7
21h – Leonardo Sullivan
22h – Agnaldo Timóteo
23h30 – Joanna

Quarta-feira, 22/7
21h – Forró Pesado
22h – Herbert Lucena
23h10 – Quinteto Violado
0h30 – Flávio José

Quinta-feira, 23/7
21h – Alexandre Revoredo
22h – DJ Dolores: Banda Sonora
23h10 – A Cor do Som
0h30 – Davi Moraes e Moraes Moreira

Sexta-feira, 24/7
22h – Adiel Luna
23h10 – Belo Xis e Wellington do Pandeiro
0h – Mariene de Castro
1h30 – Bendito Samba: Mariana Aydar, Zezé Mota, Karynna Spinelli, Rita Benneditto e Roberta Nistra

Sábado, 25/7

22h – Andrea Amorim
23h10 – Bonsucesso Samba Clube
0h – Mombojó
1h30 – Capital Inicial

Divulgada programação do Festival de Inverno (FIG 2015).



Toda a cultura pernambucana tem encontro marcado no Festival de Inverno de Garanhuns, que em 2015 chega à sua 25ª edição, de 16 a 25 de julho. Um dos maiores festivais de Cultura do Brasil volta à cena do inverno no agreste pernambucano para celebrar, ao lado de milhares de pessoas, todas as linguagens da arte. Somente na área de música, serão cerca de 220 apresentações, espalhadas em seis palcos e uma igreja – onde acontecem duas mostras de música erudita. O 25º FIG também irá celebrar o teatro, dança, circo, cinema, literatura, artesanato, cultura popular, design, moda, fotografia, artes visuais, as comunidades tradicionais, os pontos de cultura, os patrimônios imateriais, além de promover dezenas de atividades formativas.

São 16 polos culturais, espalhados por toda cidade, que estará decorada por uma cenografia especial, inspirada nos quilombolas e na diversificada cultura popular do estado. O FIG é uma realização do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, em parceria com a Prefeitura de Garanhuns. Este ano, o festival conta com a importante parceria do SESC de Garanhuns, que entra na programação com duas exposições.

Música – São seis os palcos do Festival de Inverno de Garanhuns: Mestre Dominguinhos (antiga Esplanada Guadalajara), Pop e Forró (instalados no Parque Euclides Dourado), Instrumental (no Parque Ruber Van Der Linden), Cultura Popular (no centro da cidade) e ainda o Palco Mamulengos e Pontos de Cultura (também no Parque Euclides Dourado). O XI Virtuosi na Serra e o Conservatório Pernambucano de Música levam, ainda, concertos eruditos para Igreja de Santo Antônio. No palco Mestre Dominguinhos, que chega a reunir até 30 mil pessoas a cada noite, a ideia este ano foi construir um mosaico da música regional e brasileira, com perfis bem definidos, a cada noite.

Participam do FIG 2015, artistas admirados em todo o Brasil como Ana Carolina, Mundo Livre, Pitty, Lenine, Racionais MC’s, Joana, Banda Calypso, A Cor do Som, David Moraes e Moraes Moreira, Mariana Aydar, Zezé Mota, Capital Inicial, entre outros. Além de agradar a um público mais amplo e diversificado, as noites na Praça Mestre Dominguinhos terão muita personalidade. É o caso da referência à cena paraense, na sexta-feira (17), quando a malemolência da Ska Maria Pastora abre para o projeto inédito de Fafá de Belém com seus conterrâneos Manoel e Felipe Cordeiro, com quem está gravando novo trabalho. A noite será encerrada pela banda Calypso, que representa o que de mais pop a música paraense já produziu.

No sábado (18), vai acontecer um encontro de pernambucanos de três gerações e que vem construindo carreiras sólidas e relevantes para a música contemporânea brasileira. Estamos falando do encontro da banda Eddie, com Orquestra Contemporânea de Olinda (lançando terceiro álbum da carreira, Bonfim) e Lenine. Na segunda-feira (20) haverá mais uma noite de destaque, desta vez, marcada por uma afirmação política através da música, produzida pelos artistas das periferias brasileiras. Trata-se do punk rock dos Devotos – banda recifense do Alto José do Pinho – com os rappers paulistas do Capão Redondo, do Racionais MC’s, uma das mais importantes bandas do hip hop brasileiro da atualidade.

O Palco Dominguinhos abre espaço ainda para noite romântica, forrozeira, de sambas e de mais música autoral pernambucana, com destaque ainda para Isaar e Voz Nagô, Lucas e Orquestra dos Prazeres, DJ Dolores, Bonsucesso Samba Clube, Mombojó, Herbert Lucena e Adiel Luna.

Palco Pop - Muitos artistas chegam ao FIG para lançar novos trabalhos. O Palco Pop é endereço certo do que de mais recente está acontecendo no cenário regional e brasileiro. Destaque para os shows dos pernambucanos Graxa, Ave Sangria, Isadora Melo, Rua (lançando CD novo no FIG), Publius (também lançando CD), Silvério Pessoa (com disco novo em homenagem a Jackson do Pandeiro) e Johnny Hooker, cantor recifense radicado no Rio de Janeiro, vencedor do 26° Prêmio da Música Brasileira pelo disco Eu Vou Fazer Uma Macumba pra Te Amarrar Maldito. No show, ele inclui os sucessos Volta (trilha do filme Tatuagem), Alma Sebosa (trilha de Geração Brasil) e Amor Marginal (trilha da novela global Babilônia). A cantora paulista Tiê e o catarinense radicado em Maceió, o cantor Wado, também são destaques na programação.

Instrumental – Lugar para os que apreciam uma música mais fora do circuito comercial, o Instrumental, localizado no charmoso Pau Pombo, destaca-se este ano pelos projetos especiais, que reunirão instrumentistas que nunca tocaram juntos, o que, além de ser um presente para o público, promoverá importantes trocas entre os artistas. É o caso do Frevotron, que irá juntar o maestro Spok, seu filho, o guitarrista Yuri Queiroga, e o DJ Dolores. O projeto 3D também reunirá virtuoses numa mesma apresentação, igualmente inédita: Bráulio Araújo, Jeovah da Gaita e Renato Bandeira. Até mesmo o maestro Duda vai encarar uma nova apresentação, associando-se a um quinteto, no show Pernambuco Sonoro.

Artes Cênicas – O FIG irá receber uma das mais importantes montagens de João Falcão, o espetáculo Gonzagão, a Lenda, que faz uma encenação da poética da obra de Luiz Gonzaga. Por conta da complexidade do espetáculo, ele será encenado no Palco Pop. No circo, importante destacar a presença dos Irmãos Brothers (RJ), do Circo Malabarístico dos Irmãos Becker (SP), além das tradicionais famílias circenses, como a Família Vidal, 5ª Geração no Picadeiro, do Disney Circo, e da Família Alves, ambas de Pernambuco. Na área da dança, importante registrar a presença da companhia mineira Ressonâncias, com um espetáculo de dança de rua. Presenças também confirmadas do Balé Popular do Recife e da Cia. Pé-Nambuco de Dança, com o espetáculo afro Majho Majhobê Olubajé.

Literatura - Escritores contemplados com o II Prêmio Pernambuco de Literatura, além do escritor paulista Ricardo Lísias são atrações confirmadas na programação literária deste ano. Projetos como o “A Gente da Palavra” (Secult-PE com participação dos poetas Joy Carlu, André Monteiro, Clécio Rimas e Wilson China) e “Cápsulas Sentimentais”, de Julya Vasconcelos, também prometem espalhar poesia por toda a cidade.

Artes Visuais – As mostras de artes visuais, moda, design e fotografia do FIG acontecem, mais uma vez, na Casa Galeria Galpão, de 19 a 25 de julho. Destaque para Sonhadores, de Daaniel Araújo. O artista trabalha com o sonho e a dimensão do sonhador. Na Galeria, ele irá apresentar uma exposição que trará representação de pessoas adormecidas e outros elementos que remetem ao ato de sonhar. Durante o festival, através de arquivos de áudio coletados pela rede whatsapp, com os visitantes do FIG, ele coletará narrativas de histórias sonhadas, que serão reproduzidas durante os dias em que a instalação estiver montada. Performances, intervenções e interações com os visitantes também integram a programação da Casa. Além de cinco projetos na área de Design e Moda.
Importante parceiro do festival, o SESC promove as exposições Um Itinerário Gráfico, de Beatriz Milhares, e Relicário: Memórias e Afetos, com o acervo de Josevaldo Araújo de Melo, ambas na Galeria Ronaldo White.

Audiovisual – O cine Eldorado abriga este ano a 11ª Mostra de Cinema do FIG. Além da programação de importantes e premiados filmes pernambucanos – tais como Permanência, de Leo Lacca, Sangue Azul, de Lírio Ferreira e A História da Eternidade, de Camilo Cavalcanti – este ano tem novidades. É a mostra Medonho – Mostra de Cinema de Horror de Garanhuns, que acontece dia 22, às 20h50, e envolverá curtas metragens do gênero. A programação de audiovisual no FIG vai abranger ainda o consagrado projeto Cinema na Estrada, que levará curtas de animação e ficção para duas comunidades quilombolas de Garanhuns (Caluête e Atoleiros) e uma cigana no município de Iati.

Formação Cultural – Trinta ações formativas, entre oficinas e seminários, também chegam à Garanhuns com o Festival de Inverno. Há opções de minicursos em diversas áreas culturais (música, dança, teatro, artes visuais, cultura popular, fotografia, artesanato etc) e também sobre elaboração de projetos do Funcultura, cultura digital e gestão cultural. Este ano, para se inscrever em uma oficina, o interessado deve doar um livro utilizado, em bom estado. A doação é voluntária, mas importante, pois vai contribuir com a ação Escambo de Livros. Na sexta-feira, 17/7, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, o FIG promove o seminário “MAIS CULTURA – Cultura, Arte, Democratização e Participação Popular na Educação”, voltado a professores da rede pública de ensino.

Patrimônios Vivos – O FIG 2015 garante espaço e aplaude grandes mestres da cultura pernambucana. Oito patrimônios vivos do estado vão se apresentar ao longo dos dez dias de festival: Lia de Itamaracá, Caboclinho 7 Flexas, Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, Clube de Alegorias e Críticas O Homem da Meia Noite, Clube Indígena Canindé, Maestro Duda, Maracatu Estrela de Ouro de Aliança e o Maracatu Leão Coroado. As netas de Dona Selma do Coco também cantam no Palco da Cultura Popular em uma bela homenagem à “rainha do coco”, falecida no último 9 de maio.

Roda de Sanfona – Entre as atrações do palco da Cultura popular está o projeto Roda de Sanfona, da Prefeitura de Garanhuns. O projeto homenageará o mestre Dominguinhos e reunirá sanfoneiros do agreste meridional. Da cidade de Correntes estão vindo sanfoneiros como Clóves (Trio Asa Branca), José Pedro (Forró Pesado), Valmiro Sobral (Forró Fenix), Zuza (Pé Quente), Ivan Maceió, Zé Mago e Cícero Basílio. De Bom Conselho, vem Basto Peroba.

Pontos de Cultura – O V Casarão dos Pontos de Cultura do FIG se consolida como espaço para troca de ideias sobre políticas culturais, formação e debate. Além das oficinas e apresentações culturais, o Casarão promove este ano duas exposições: “Carnaval em Foco: Imaginário Coletivo”, do Ponto de Cultura Oscip Diálogos; e “Mestres da Memória”, do Ponto de Cultura Tecer. O espaço funciona de 20 a 24/7, com visitação das 13h às 17h.

Artesanato – Tradicional polo de comercialização de artesanato durante o FIG, o Pavilhão do Artesanato no Parque Euclides Dourado abre no sábado (19) e segue até 26/7 com trabalhados de mais de 20 artesãos do estado. Arte sustentável, joias, esculturas, cerâmicas, peças indígenas, mamulengos e outras produções artesanais poderão ser apreciadas no espaço, sempre das 14h às 22h.

Polo Castainho – A programação voltada para as comunidades tradicionais da região contempla, este ano, oficinas de percussão, dança afro, educação patrimonial, além de apresentações de coco, afoxé, espetáculos de circo, dança, teatro e mostras de cinema.

Veja aqui a programação de shows no palco mestre Dominguinhos.

Hemope realizará campanha de doação de sangue em Bom Conselho.



A Campanha de Doação de Sangue ocorrerá no município de Bom Conselho no dia 15/07/15 ( quarta-feira), das 8h às 11h, no Hospital Monsenhor Dâmaso.  É  importante lembrar que os doadores cheguem com antecedência ao local, a fim de pegarem as fichas, pois serão disponibilizadas o quantitativo de 60.

Requisitos básicos para a doação:

- Estar em boas condições de saúde ( não pode estar com gripe, tosse, virose, infecção ou inflamação);
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (entre 16 e 18 anos incompletos deve estar acompanhados dos pais ou responsável legal (com xérox da documentação));
- Pesar no mínimo 50kg;
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação;
- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Quem não pode doar:

- Quem fez endoscopia há menos de 6 meses;
- Quem fez tatuagem ou piercing há menos de 12 meses; 
- Quem está grávida ou amamentando;
- Quem está fazendo uso de medicação controlada ou em tratamento médico;
- Quem teve dengue há menos de 30 dias;
- Quem fez uso de antibiótico há menos de 15 dias;

- Quem tem/teve doenças sexualmente transmissíveis e/ou comportamento de risco para contração de DST'S e AIDS.

Vereador Arlan da Barra sofre acidente com trator.

Foto: Cláudio André
O vereador bonconselhense, Arlan da Barra, de 45 anos, sofreu um acidente nesta terça-feira (07); O edil esteve realizando aração de terras próximo ao Distrito de Barra do Brejo, segundo familiares, estava conduzindo um trator, quando ao retornar para Bom Conselho, na Serra dos Martins teria perdido o controle do veículo ao passar por um buraco, vindo a capotar.


Arlan ficou preso embaixo do trator e pediu ajuda a um garoto que passava no local afim de pegar seu celular, para pedir socorro a sua esposa. O SAMU foi acionado, onde realizou os primeiros socorros no local do acidente e removeu o vereador para o hospital Monsenhor Alfredo Dâmasso, onde foi atendido e constatado que nada de grave havia acontecido, por precaução médica, ele ficou sob observação.

Servidores do INSS rejeitam reajuste e podem entrar em greve


 Apenas as pessoas que têm atendimento agendado nas agências do Instituto Nacional de Seguridade Social serão atendidas nesta terça e quarta-feira nos postos do INSS em Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, São Paulo, Sergipe e no Distrito Federal.

A decisão é dos servidores federais da Saúde, Previdência Social e Trabalho ligados à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, filiada à CUT.

Nos próximos dias, eles vão fazer uma Operação Padrão e ameaçam entrar em greve por tempo indeterminado a partir do dia 10.

A mobilização é motivada pela falta de acordo com o governo federal para um aumento linear de 27,3%,


Os trabalhadores rejeitam o reajuste proposto pelo governo de 21,3% escalonados nos próximos quatro anos, com base em inflação projetada.

Coluna Ensaio Geral: Juarez Tenório (Meu Pai) Parte II

Por: Alexandre Tenório.

Na foto:
Juarez Tenório com chapéu de vaqueiro
e Tonho de Raul


A Sorveteria

       Como já disse anteriormente, meu pai comprou a sorveteria de Dr. Padilha, embora fosse uma novidade picolé e sorvete, a sorveteria nas mãos de Dr. Padilha não decolou. Nas mãos de papai, ela começou a deslanchar, pois ele passou a usar matéria prima de primeira qualidade, comprou um motor para que não faltasse energia na sorveteria, remodelou o prédio e colocou uma porta de ferro de rolo, que foia segunda porta do gênero em nosso comércio, a primeira foi do ARMAZEM VITÓRIA de João Presideu .A porta de rolo dava um ar de modernidade ao estabelecimento, ela vinha de São Paulo, era feita de ferro maciço, até hoje as duas estão na ativa.

      Papai começou a vender também bebidas, e em pouco tempo à sorveteria passou a ser o principal ponto de encontro dos boêmios, pois como a energia era desligada às22 horas só a sorveteria ficava funcionando, pois tinha um motor.

      O maquinário da sorveteria era o que havia de mais moderno naquela época, ele era composto de dois grandes refrigeradores horizontais, o primeiro tinha um espaço para guardar refrigerante e cerveja e também os compartimentos para guardar os picolés e tinha uns três metros de comprimento.

       O segundo refrigerador era aonde tinha o compartimento para fazer os produtos, pois era lá que estava à salmoura, que era composta de água, sal e álcool, esta mistura quando resfriada pelos canos de hidrogênio chegava a -18ºC, neste segundo refrigerador tinha também os compartimentos de guardar os sorvetes ele era menor que o primeiro e tinha em torno de 2,50MT.

      Uma particularidade na sorveteria era quanto à cerveja, pois ela dificilmente não saia gelada, pois bastava colocar 5 minutos na salmoura que ela ficava no ponto.

      O que eu vou relatar aqui parece mentira, porém é verdade, nos 19 anos 6 meses e 18 dias que funcionou a sorveteria nas mãos de papai, o liquidificador que foi usado foi o mesmo, ele terminou os seus dias praticamente só o motor e o copo (era de vidro), porém funcionando, o que de tempo em tempo se fazia era mudar o carvão do motor, era da marca ARNO.

      O ponto fraco da sorveteria era o banheiro, por ser usado exclusivamente por homens, não era um primor de limpeza, porém como ficava quase nos fundos da sorveteria bem distante do salão, não interferia muito no bom funcionamento da sorveteria.

      Tempos depois foram colocadas duas mesas de sinuca pequenas que duraram até quando papai vendeu a sorveteria. Naquela época a venda de cigarro era muito grande, pois quase todo mundo fumava, e a sorveteria Danúbio era a que tinha o maior estoque de cigarro.


      Os últimos anos a venda de bebida caiu muito, devido aos novos bares que apareceram na cidade e também por ter energia durante o dia todo, depois de certo tempo papai desativou totalmente o motor.

COMO DRIBLAR A ANSIEDADE? ALIMENTOS QUE AJUDAM A MANTER O CORPO E A MENTE EM EQUILÍBRIO.

Descrição: Descrição: Descrição: cid:B45CE62E27764976BDEE38661EB4B3D8@FMORAIS
COMO DRIBLAR A ANSIEDADE? ALIMENTOS QUE AJUDAM A MANTER O CORPO E A MENTE EM EQUILÍBRIO
Fatores como estresse, vida agitada e a má alimentação são as principais causas de ansiedade

Você sofre por antecipação? Acorda cansado? Tem dores de cabeça ou muscular?  Vida corrida, muito trabalho e poucas horas de sono podem desencadear a ansiedade, uma combinação complexa de sentimentos de medo, apreensão e preocupação.

De acordo com o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, 12 % da população brasileira é ansiosa, o que representa mais de 24 milhões de habitantes. “Fatores como estresse, vida agitada e a má alimentação são as principais causas da ansiedade. Uma alimentação saudável e equilibrada é de extrema importância para o controle do problema, pois ela fornece a matéria-prima para a formação de neurotransmissores - substâncias que o cérebro produz para manter o equilíbrio físico e emocional”, alerta Flavia Morais, coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde.

Além de uma alimentação adequada, a especialista ainda indica a prática de exercícios. “Atividades físicas regulares estimulam o organismo a produzir endorfina, responsável por causar sensação de bem-estar - euforia tem relação com aumento da ansiedade e não a sua diminuição – normalizando, assim, os níveis de ansiedade”, explica a especialista. E para evitar a indesejada ansiedade, a nutricionista indica alguns alimentos e que auxiliam no seu combate. Confira abaixo:

ü  Frutas Cítricas: A vitamina C diminui a produção de cortisol – hormônio liberado pela glândula adrenal quando somos expostos ao estresse e ansiedade. As frutas cítricas promovem o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta o bem-estar;
ü  Ovos, leite e carnes magras: Fonte de triptofano – um aminoácido que alivia os sintomas de ansiedade. Esses alimentos aumentam a produção de serotonina – hormônio da felicidade, causando  a sensação de relaxamento e bem-estar;
ü  Carboidratos: Presente nos cereais integrais e nas frutas mais docinhas, também ajudam no combate à ansiedade. O carboidrato aumenta o nível de açúcar no sangue, proporcionando energia, bem-estar e disposição. São recomendadas de 6 a 9 pequenas porções diárias de arroz, aveia, feijão, batata, massas, mel, uva, maçãs e etc;
ü  Banana: Essa fruta também auxilia no combate a depressão e alivia os sintomas da ansiedade, devido ao alto teor de triptofano contido na fruta;
ü  Chocolate: É rico em flavonoides, um antioxidante que auxilia a produção de serotonina. Esse neurotransmissor é responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade. Dê preferência ao chocolate amargo, pois é menos calórico e possui mais flavonoides. O consumo indicado é de 30 gramas por dia;
ü  Espinafre: O espinafre contém ácido fólico, uma potente vitamina  antidepressiva natural. A pouca quantidade no organismo de ácido fólico, indica baixos níveis cerebrais de serotonina. Outro fator importante, é que quando o cérebro consome muita energia para funcionar, existem algumas sobras de resíduos químicos oxidantes. E é nesse momento que os alimentos como o espinafre “desenferrujam” o cérebro;
ü  Carnes e peixes: Fonte de triptofano, vitamina  B3 e magnésio, também ajudam na produção de serotonina, importante para garantir um sono tranquilo e o bom humor. As carnes e peixes contêm outro aminoácido chamado taurina, que aumenta a ação do neurotransmissor chamado GABA, utilizado pelo organismo para controlar fisiologicamente a ansiedade.

Sobre a rede Mundo Verde
O Mundo Verde, maior rede de lojas especializadas em produtos naturais, orgânicos e para o bem-estar da América Latina, é referência em qualidade de vida e alimentação saudável. Hoje possui, aproximadamente, 335 lojas no Brasil. A rede oferece ainda o serviço gratuito Alô Nutricionista, para esclarecimentos de dúvidas, dicas e orientações por meio do telefone 0800-022 25 28.

Veja divulga vídeo que transforma Lula em réu confesso.



De:
Veja.com

Coluna de Augusto Nunes.

Em outubro de 2010, depois de abandonar o local do emprego para concentrar-se nas atividades de cabo eleitoral da candidata Dilma Rousseff, o ainda presidente Lula baixou em Angra dos Reis fantasiado de operário da Petrobras. E reduziu a mais um comício o que deveria ser a cerimônia de lançamento da plataforma P-57, construída pela empresa holandesa SBM Offshore.

“Já teve presidente que falava que a Petrobras é uma caixa preta, ninguém sabe o que acontece lá dentro”, começa o melhor dos piores momentos do falatório, eternizado no vídeo de 22 segundos. “No nosso governo ela é uma caixa branca… e transparente”, mentiu. “Nem tão assim, mas é transparente…”, recitou a ressalva debochada antes de escorregar na bazófia perigosa: “A gente sabe o que acontece lá dentro, e a gente decide muitas das coisas que ela vai fazer”.

Somada ao que se descobriu sobre o Petrolão, a gravação transforma Lula em réu confesso. Ao contar que não só acompanhou de perto como frequentemente determinou os caminhos cinzentos percorridos pela estatal, ele decifrou o claro enigma: Os condutores da Lava Jato não precisam mais procurar o chefão do maior esquema corrupto de todos os tempos. Está no vídeo.

Professora é esquartejada e corpo é encontrado em caixa d'água.



A professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Andréia Oliveira Pinto foi brutalmente assassinada e teve o corpo esquartejado e lançado na caixa d'água da casa dela. O crime ocorreu na última quinta-feira e foi cometido pelo namorado da vítima, Geovane Breia Raymundo, de 25 anos, que foi preso no domingo.

De acordo com o delegado assistente da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), Paulo André Souza, a família de Andréia procurava por ela desde quinta-feira. No sábado, alguns familiares foram até a casa da professora e se depararam com um forte mau cheiro na caixa d'água. Acionados, os policiais encontraram o corpo dividido em três partes, em alto grau de decomposição, dentro da caixa d'água de sua casa.

Segundo o delegado, depoimentos de familiares levaram a polícia até a casa do namorado, onde foram encontrados objetos que pertenciam a Andréia. Ele confessou o crime e afirmou que agrediu a namorada até a morte após uma discussão por ciúmes. Responderá por homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

"Desde quinta-feira, era Raymundo quem atendia às ligações dos familiares de Andréia. Ele também se passava por ela ao responder mensagens", disse o delegado. Segundo testemunhas, o casal estava junto há dois meses.


Governo Federal autoriza empresas a reduzir salário e jornada de trabalho.


Com o objetivo de evitar demissões dos trabalhadores por empresas em dificuldades financeiras, o governo federal criou, por meio de medida provisória (MP), o Programa de Proteção ao Emprego (PPE), que vai permitir a redução temporária da jornada de trabalho e de salário em até 30%.

A MP foi assinada na tarde desta segunda-feira (6) pela presidente Dilma Rousseff, após encontro com ministros e representantes de centrais sindicais. Embora passe a valer imediatamente com força de lei, a proposta será analisada e precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional.

A medida prevê que a União complemente metade da perda salarial por meio do Fundo de Amparo ao Trabalhador. O Programa valerá até o dia 31 de dezembro de 2016, e o período de adesão das empresas vai até o fim deste ano. Para definir quais setores e empresas estarão aptos a participar do PPE, o governo também criou um grupo interministerial que vai divulgar informações sobre os critérios, com base em indicadores econômicos e financeiros.

De acordo com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, as empresas não poderão demitir nenhum funcionário durante o prazo de vigência do programa, proibição que será mantida por pelo menos mais dois meses após o fim da vigência.

As empresas poderão aderir ao programa por seis meses, prorrogáveis por mais seis. O anúncio foi feito no início da noite por Rossetto e outros dois ministros, ao lado de representantes de centrais sindicais, no Palácio do Planalto.

"É mais importante usar recursos públicos para manter o emprego do que para custear o desemprego. É um programa ganha-ganha, orientado claramente para manutenção do emprego em um período de crise", afirmou Rossetto, acrescentando que o programa é aberto para qualquer setor da economia que tenha redução de emprego e renda.

OAB Garanhuns aplica prova de seleção para Conselheiro Tutelar



A OAB - Ordem dos Advogados do Brasil - Subseccional Garanhuns, tem participado ativamente dos Conselhos Municipais, formados por representantes da Administração Pública e da Sociedade Civil, contribuindo para a definição dos planos de ação que devem ser implementados. Esta atuação tem sido reconhecida por instituições como
o Ministério Público de Pernambuco.

A OAB Garanhuns foi solicitada pela Comissão Especial do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, através de um termo de cooperação técnica, para que ficasse responsável por aplicar a prova de conhecimento específico dos candidatos habilitados, no
processo de escolha dos membros a conselheiro tutelar. O presidente da Ordem na região, Dr. Paulo André Couto designou uma comissão, que teve à frente o advogado Dr. Luís Sebastião, para elaboração da prova, fiscalização da aplicação e a correção dos exames, entregando posteriormente o gabarito e o resultado final.

"Este serviço busca atender o conjunto da sociedade, quando somamos estas instituições para dar ao processo a credibilidade desejada. É satisfatório ver que podemos oferecer o conhecimento técnico e participar do processo de forma ampla." - Afirma Dr. Paulo Couto.

O Ministério Público de Pernambuco e o Conselho Municipal foram parceiros na ação, que não teve nenhum custo financeiro para sua aplicação. Os assuntos abordados na prova seletiva fizeram referência ao Estatuto da Criança e Adolescente. Os candidatos já haviam passado por uma seleção anterior, de acordo com suas atividades na área.

PROCESSO DE ESCOLHA DO CONSELHO TUTELAR

A prova foi aplicada neste domingo, e o gabarito disponibilizado nesta segunda-feira (06). Os candidatos têm agora três dias para questionarem a correção de algum dos quesitos. O resultado final será divulgado no dia 13 de julho, selecionando os candidatos, que estarão aptos a concorrerem nas eleições, que acontece no dia 04 de outubro, através do voto popular.


Para saber mais:
OAB/PE Subseccional Garanhuns
Presidente Dr. Paulo André do Couto Soares
Av. Dr. Euclides Dourado, 498 - Helópolis - Garanhuns - PE
Telefone: (87) 9957-0422 / 9957-0416

Imprensa:
Ronaldo Cesar Carvalho
VOX COMUNICAÇÃO
(87) 9988.0423

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Planos de saúde terão que pagar por cesárea eletiva.



Operadoras de plano de saúde terão que pagar pela execução de cesarianas eletivas – quando não há indicação médica – caso a gestante assine um termo de consentimento declarando estar ciente dos riscos que envolvem o procedimento. A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nesta segunda (6), data em que passa a vigorar um conjunto de medidas de estímulo ao parto normal. 

A partir de hoje, a utilização do partograma – documento gráfico onde são feitos registros de tudo o que acontece durante o trabalho de parto – passa a ser obrigatória para obstetras da rede privada. A Resolução Normativa nº 368 prevê ainda que as operadoras informem aos beneficiários os percentuais de cesáreas e de partos normais de cada hospital e médico credenciados. Os planos também serão obrigados a oferecer o cartão da gestante, que contém todas as informações sobre o pré-natal.


Pelas novas regras, apenas cesáreas recomendadas ou que se fizerem necessárias durante um trabalho de parto difícil seriam reembolsadas pelos planos de saúde. A ANS esclareceu, entretanto, que o parto por cesárea integra o rol de procedimentos estabelecidos pela agência e que as operadoras não podem se negar a fazer esse tipo de cobertura. Nesses casos, o médico deverá anexar à documentação um termo de consentimento assinado pela gestante.

Esquema de fraude da Lei Seca em Pernambuco cobrava propinas de até R$ 2 mil




Os quatro funcionários do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) que livravam motoristas de multa na Lei Seca no Recife e em Olinda e Camaragibe cobravam de R$ 1,5 mil a R$ 2 mil pelo serviço criminoso.


Em esclarecimentos dados à imprensa na manhã desta segunda-feira (6), a delegada Patrícia Domingos, titular da Delegacia de Crimes contra a Administração e Serviços Públicos (Decasp), informou que 47 pessoas foram beneficiadas pelo esquema de corrupção.

O valor máximo cobrado pela quadrilha é superior ao da multa por dirigir alcoolizado, que é de R$ 1.915,40, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (Art. 165). A legislação prevê ainda a suspensão do direito de dirigir por 12 meses e, dependendo da quantidade de álcool no sangue do motorista, prisão.

Segundo a Polícia Civil, os funcionários de recursos Daniel de Lima e Paulo Souza eram responsáveis por rasurar os documentos quando entravam no órgão, para que, no momento do julgamento, as multas fossem desconsideradas por este motivo. Os despachantes José Carlos de Souza e Ramon Francisco eram quem captava os motoristas.

Ainda de acordo com a delegada, o próprio Detran desconfiou da fraude. "Os funcionários da Junta Julgadora dos Recursos do Detran começaram a perceber que os recursos eram idênticos em formatação, como se tivessem o mesmo tamanho de letra, o mesmo espaçamento, o mesmo tipo de papel; e em fundamentação, de que haveria uma rasura no preenchimento", afirmou.

As investigações duraram três meses e o grupo foi preso na última sexta-feira (3) na operação "Recurso Nulo". Os quatro funcionários vão responder por associação criminosa e corrupção passiva (até 15 anos de reclusão). Já os beneficiados do esquema serão ouvidos e podem responder por corrupção ativa (2 a 12 anos de reclusão).

Escola de Samba do Rio de Janeiro fará homenagem a Miguel Arraes no Carnaval 2016.




Unidos de Vila Isabel desfilará o enredo Memórias de Pai Arraia: um sonho pernambucano, um legado brasileiro na elite do Carnaval carioca. A agremiação está em crise financeira brava e deve passar o pires pelas empresas locais e governo. De autoria de Martinho da Vila, o enredo será desenvolvido pelo carnavalesco Alex de Souza. Pai Arraia é o nome pelo qual os habitantes mais humildes de Pernambuco costumavam se referir a Arraes. A Vila Isabel abre os desfiles de segunda-feira de Carnaval em 2016.

3º congresso brasileiro de gestores e trabalhos da política assistência social


Bom Conselho participa do 3º congresso brasileiro de gestores e trabalhos da política  assistencial social, que é realizado na cidade de Gramado – RS.

Palestras:
*Articulação entre serviços sócio assistenciais e Benefícios.

*trabalhos sociais com família no ‘’SUAS’’.

Daniel é substituído por Michel Teló no “The Voice Brasil”.




Michel Teló vai integrar o time técnico do The Voice Brasil. O sertanejo junta-se a Claudia Leitte, Lulu Santos e Carlinhos Brown para a próxima temporada do reality musical. A troca de técnicos faz parte do formato em todos os países nos quais o programa é exibido.

No Encontro com Fátima Bernardes do último dia 19, Claudia Leitte já havia anunciado com exclusividade à apresentadora que iria fazer parte da nova edição do reality. "Estaremos lá todos juntos. Vai ser o máximo de novo. O nível esse ano tá punk, tá incrível", a cantora contou na ocasião.


O The Voice Brasil chega à sua quarta temporada depois de revelar três grandes nomes da música brasileira. Ellen Oléria foi a grande campeã da primeira edição, Sam Alves da segunda e a dupla Danilo Reis e Rafael da terceira.