quarta-feira, 17 de junho de 2015

Debate na Alepe consolida legalidade da destinação de verba pública para mídias alternativas


Proposta que institui a política estadual de incentivo às mídias locais, regionais e produtores de conteúdo de mídias digitais foi debatido em Audiência Pública da Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (16). De autoria do Deputado Ricardo Costa (PMDB), o Projeto de Lei nº 2.164/2014 prevê a destinação do percentual não inferior a 5% da receita anual de publicidade dos três Poderes de Pernambuco às mídias alternativas, para divulgação de obras, anúncios, editais, programas, serviços e campanhas.

Presidente da Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (AblogPE), Lissandro Nascimento chamou a atenção para o papel da tecnologia na sociedade e cobrou a democratização da comunicação: “Não podemos ficar à mercê de oligopólios e grandes corporações midiáticas, que manipulam informações em favor de interesses políticos e econômicos”, salientou. Sobre a constitucionalidade do Projeto ele foi taxativo: “Este PL detém plena legalidade na medida em que democratiza a destinação de recursos públicos já existentes nos orçamentos dos Poderes, sem criar despesas, pelo contrário, assegura a economicidade do destino publicitário destes recursos. Além do mais busca o reconhecimento do Poder Público pernambucano a estas novas mídias que são estimuladoras da cidadania, a exemplo do que já acontece no Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro”, argumentou Lissandro. 

O presidente da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão, Cléo Niceas, se declarou favorável ao projeto de lei. “Contudo, acredito que o investimento deve estar relacionado à competência de cada mídia em se vender. Estabelecer um percentual é ferir a livre concorrência”, pontuou. O jornalista Ivan Moraes Filho, do Centro de Cultura Luiz Freire, destacou que o projeto não é sobre o mercado, mas sobre um direito humano. Ele ressaltou o papel dos blogs no Interior do Estado. “As grandes mídias não têm dado conta de informar essas cidades”, lembrou. A proposta também foi defendida por representantes do Sinttel, além das associações de rádios comunitárias e integrantes do Fórum Pernambucano da Comunicação (Fopecom), acompanhados por dezenas de blogueiros. “A nossa proposta é institucionalizar as relações entre a mídia digital e o Poder Público, inibindo a promiscuidade da destinação destes recursos”, salientou Lúcio Cabral, vice-presidente da AblogPE.

Segundo o deputado Sílvio Costa Filho (PTB), talvez a Casa não tenha competência jurídica para propor o projeto, por se tratar de matéria financeira. “Sugiro que trabalhemos de forma conjunta para aprovar a proposta”, destacou. “Precisamos estimular o trabalho que vem sendo realizado com competência por esses veículos de comunicação. O projeto não criará nova despesa. O objetivo é apenas mudar a distribuição do recurso”, afirmou Ricardo Costa. Presidente da Comissão, a deputada Raquel Lyra (PSB) avaliou a proposta como democratizante, mas que precisa ser melhor avaliada do ponto de vista da constitucionalidade. 
O Advogado da AblogPE, Jairo Medeiros, contestou nesta Audiência o que considera um equívoco da interpretação do Projeto: “Se fosse para criar despesa ficaria configurado a intromissão entre os Poderes. Não é o caso! O que cabe interpretar na proposta é a condução do destino destas verbas dentro de um orçamento público já autorizado pelo próprio Legislativo”, ensinou. Em pleno acordo com o parecer jurídico de Medeiros, o Dep. Tony Gel (PMDB) sentenciou que o projeto das mídias detém plena legalidade.

Ao final, Ricardo Costa se comprometeu em ampliar o debate com os representantes do Governo do Estado durante o período em que a Alepe entrará em recesso, além de solicitar um parecer jurídico mais completo junto à Procuradoria da Casa Joaquim Nabuco a fim de avançar na tramitação do PL 2164 neste próximo semestre.

Conheça o PL na íntegra clique AQUI.





Servidores do Detran farão paralisação de 48 horas nesta quinta e sexta.



Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco farão uma paralisação de 48 horas nesta quinta e sexta. A categoria pede a reposição das perdas salariais, o pagamento da gratificação para examinadores e a volta do pagamento de insalubridade para vistoriadores.

De acordo com o Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran), a pauta de reivindicação foi entregue ao governo do estado em abril. A gestão teria informado que não poderia dar o aumento por conta do limite de responsabilidade fiscal e não se dispôs a negociar.

O sindicato adiantou que os usuários não precisam se preocupar. Durante a paralisação, eles deverão respeitar o percentual de 30% em funcionamento, priorizando os serviços de multa, entrega de documentos e outras emergências relativas à habilitação não deverão parar.


Ainda de acordo com o sindicato, o líder do governo na Assembleia Legislativa, Waldemar Borges, afirmou que ajudaria a marcar uma reunião entre a categoria e o secretário de administração de Pernambuco, Milton Coelho. "Caso o encontro não seja marcado até o fim da paralisação, o sindicato marcará uma nova assembléia para discutir a possibilidade de uma greve", afirmou Alexandre Bulhões, presidente do Sindetran.

AINDA DÁ TEMPO DE GARANTIR SUA MATRÍCULA NO EAP CURSOS – ÚLTIMAS VAGAS!!


O EAP Cursos iniciou novas turmas nos dias 13 e 14 de junho, último fim de semana, e prosseguirá com matrículas durante este mês de junho. As aulas continuarão no início de julho!

As vagas são limitadas, e as turmas para Área Policial, INSS/Tribunais, Prefeituras, entre outros, já estão com poucas vagas disponíveis.

Garanta já a sua e estude com a equipe que conhece a aprovação de perto!


“Estude com que conhece o caminho da aprovação” EAP Cursos!

Pré-matrículas para o Módulo II: CLICK AQUI - MATRÍCULA - EAP CURSOS. Para efetivar sua matrícula compareça no seguinte endereço: TRAVESSA XV DE NOVEMBRO - NA LAN HOUSE FERREIRA - (LAN HOUSE DE ZÉ CIÇO), FALAR COM CYNTIA, DAS 8 ÀS 21 horas.

Vagas limitadas!


Contatos:
Celular / Whatsapp: (82) 8183-3132 e (87) 9602-9415

“Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum.” (Jim Rohn)

terça-feira, 16 de junho de 2015

São João do Educandário Menino Jesus de Praga


Marque na sua agenda quarta-feira, 24 de junho, o melhor São João Escolar é no Educandário Menino Jesus de Praga, um verdadeiro mix da Cultura Nordestina!!!


Estamos aguardando por você!!!

Guarapão, Campeão Bonconselhense de Futsal Feminino.


O Guarapão Futebol Clube conquistou na última quinta-feira (11/06) o título de Campeão Bonconselhense de Futsal Feminino. A Final do referido campeonato aconteceu na quadra do Estadual entre o Guarapão e o Objetivo e com gols de Cíntia (2), Joseane (1), Michele (1) e Aleide (1) o Guarapão goleou o Objetivo por 5 x 0 se sagrando campeão invicto da competição. O título veio coroar a belíssima campanha do tricolor bonconselhense com 6 vitórias, 1 empate e nenhuma derrota e com o melhor ataque da competição, 40 gols marcados, 14 dos quais foram marcados pela artilheira do campeonato, Cíntia. Esta foi a primeira edição do campeonato que tem tudo para se tornar um dos eventos do calendário anual esportivo da cidade de Bom Conselho. Parabéns, Guarapão - Campeão Bonconselhense de Futsal Feminino.

Prazo para uso de novo extintor para todos os veículos do País é adiado novamente.




O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou na segunda-feira, 15, pela terceira vez, por mais 90 dias, a exigência do uso de extintores ABC para todos os veículos que circulam no País. De acordo com o Ministério das Cidades, o objetivo é que os técnicos do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) possam "concluir as avaliações que estão sendo realizadas" sobre os extintores. 

A medida, aprovada em novembro de 2009, deveria ter entrado em vigor em 1º de janeiro deste ano, mas vem sendo adiada sucessivamente.

Quando a regra passar a valer, o motorista que não tiver o equipamento receberá multa de R$ 127,69 e perderá 5 pontos na carteira de habilitação.


Educandário oferece curso de Inglês.



Quer aprender Inglês de forma divertida e sem complicação? Com o melhor preço, material didático, professora e ainda sem precisar sair de nossa cidade? Então venha para o Curso de Inglês do Educandário Menino Jesus de Praga, escola participante do World English Experience em Londres. Aqui você aprende e nunca mais esquece.

Novas turmas em agosto para crianças, jovens e adultos. Garanta já sua vaga. Maiores informações na secretaria do Educandário ou pelo 3771.1520 .

Curso de Inglês do Educandário Menino Jesus de Praga, em parceria com a Editora Richmond e a Professora Marcela Barbosa - aprenda Inglês de forma divertida e eficiente.


Estamos aguardando por você!!!

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Papa Francisco é presenteado com camisa do Sport.




O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, esteve em Roma participando do 3º Retiro Mundial dos Sacerdotes, na oportunidade presenteou o Papa Francisco com uma camisa do Sport.

O tema do 3° Retiro Mundial dos Sacerdotes foi: “Chamados à santidade para a nova evangelização”, organizado pelo Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica (International Catholic Charismatic Renewal Services) e pela Fraternidade Católica (Catholic Fraternity of Charismatic Covenant Communities and Fellowships).

O evento aconteceu em Roma, de 10 a 14 de junho, com presença de centenas de sacerdotes, provenientes de 90 países, dos cinco continentes.

Bispos do Brasil participaram do Retiro Mundial, com representação do regional Nordeste 2 da CNBB. A comitiva foi composta pelos bispos: dom Fernando Saburido (Olinda/Recife-PE), dom Aldo Pagotto (João Pessoa-PB), dom Francisco Assis Lucena (Guarabira-PB), dom Severino Batista (Nazaré da Mata-PE), dom Genival Saraiva (bispo emérito de Palmares-PE), além de padres de várias dioceses.


Esta é a segunda camisa de clubes pernambucanos que o Papa é presenteado, o pároco da cidade de Bom Conselho, padre Marcelo Protázio, quando esteve em visita ao Vaticano, levou uma camisa do Náutico para ser abençoada pelo pontífice.

Segurança é tema de audiência pública em Bom Conselho.


A Câmara Municipal de Bom Conselho, através da presidente, Eliane Ramos Dias de Melo, em parceria com a Prefeitura de Bom Conselho, estará realizando uma Audiência Pública com o tema “A Segurança Pública do nosso Município”, a ser realizada no plenário da Câmara Municipal, a partir das 19:30 horas nesta quarta-feira, 17 de junho de 2015.


Importantíssimo a presença da população bonconselhense neste evento.

Convite Missa 7º dia Juarez Tenório Cavalcante.



As famílias Tenório, Cavalcante e Vieira; A esposa Miriam Vieira e os filhos: Alexandre Tenório, Anco Márcio Tenório, Adriana Tenório e Ayla Tenório; convidam, todos os familiares e amigos para missa de 7º dia, em sufrágio da alma de Juarez Tenório Cavalcante.

A missa ocorrerá nesta segunda-feira (15), na capela do seminário.


A família enlutada agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e união cristã.