sexta-feira, 22 de maio de 2015

Em vídeo Pastor Silas Malafaia Responde a Ironia de Lula Contra Pastores.


De:
Veja.com

Na quarta-feira, em um encontro com sindicalistas, Lula ironizou os pastores evangélicos dizendo que, para eles, se “você está desempregado, é o diabo, está doente é o diabo”. Silas Malafaia, como já era de se esperar, nem esperou muito para rebater as críticas do ex-presidente às lideranças evangélicas.
Malafaia acaba de publicar um vídeo em que diz que o mensalão, o petrolão, a roubalheira na refinaria de Pasadena e outros desvios “escondidos”, além do “estelionato eleitoral”, não são culpa do diabo, e sim do PT. O líder da Assembleia de Deus diz que só a mentira vem do demônio, pede que Lula “pare de mentir” e assuma que “sabia de toda a roubalheira do seu partido”.

Antes do “Deus abençoe a todos” final, Malafaia dá outro conselho ao ex-presidente:
- Lula, você vai entender. Você sabia que Jesus liberta da cachaça?


Por: Lauro Jardim

Vacinação contra gripe é prorrogada.




Até esta sexta-feira (22/05), apenas 825 mil pernambucanos foram imunizados contra a influenza. Por isso, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) decidiu prorrogar a vacinação, que pretende imunizar 2,09 milhões de pessoas, até o dia 5 de junho. “É importante que a população tome a vacina o quanto antes, já que estamos chegando ao nosso período chuvoso. Assim, podemos evitar adoecimentos, gastos com medicamentos, infecções secundárias por causa da influenza e, principalmente, internações hospitalares e até mesmo o óbito provocado pela gripe”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da SES, Ana Catarina de Melo.

O público alvo da vacinação contra a influenza é formado por crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, povos indígenas, idosos, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (diabetes, transplantadores, obesos, doentes cardíacos/renais/hepáticos/neurológicos crônicos, entre outros) também devem ser imunizadas, mediante apresentação de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

A expectativa é imunizar, no mínimo, 80% do público contra três vírus da influenza (dois da sazonal – gripes comuns – e o da pandêmica H1N1). As contra-indicações são para quem tem alergia a ovo e hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina, além do público que estiver com febre moderada ou grave, que deve esperar a melhora do quadro.

Bell Marques no ForróBom 2015 de Bom Conselho.


Segundo informações extra-oficiais, o ex-vocalista do Chiclete com Banana, Bell Marques, poderá ser uma das atrações do ForróBom 2015. 

Devido a crise econômica que tem afetado todo o país, com redução do FPM e o anúncio de cortes nas festividades juninas por parte do Governo de Pernambuco, o prefeito do município de Bom Conselho, Dannilo Godoy, confirmou que o ForróBom 2015, será realizado nos dias, 23 e 24 (véspera e dia de São João) e no final de semana seguinte, dias 27 e 28 de junho. 

Professores decretam greve e governo suspende acordo em Pernambuco.

Foto: Regina Viana/Jornal do Commercio

O Estado anunciou, em nota oficial divulgada na noite desta quinta-feira (21), a suspensão de todos os pontos acordados com os professores da rede estadual. A medida foi uma reação à decisão da categoria, que em assembleia pela manhã, aprovou a retomada da greve a partir da próxima sexta-feira (29). A medida do governo implica, principalmente, no não pagamento dos dias parados (descontados como punição pelos 25 dias de paralisação no mês de abril) e na retirada da proposta de aumento de 7%, parcelado em quatro vezes.

“O governo de Pernambuco recebeu com surpresa a decisão comunicada pelo Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) à Secretaria de Administração, na tarde desta quinta-feira (21), rejeitando a proposta construída conjuntamente em mesa de negociação, após oito reuniões”, ressalta a nota. 

Reunidos em assembleia no Clube Português, Zona Norte do Recife, cerca de 2.500 professores rejeitaram o reajuste de 7%, decretaram greve e convocaram nova reunião para o dia 29, em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), às 14h. Até o dia 28, os professores devem promover mobilizações nas unidades de ensino para aumentar a adesão ao movimento.

“O Estado provavelmente vai notificar o sindicato. A expectativa é de que seja uma luta difícil, mas estamos dispostos a enfrentá-la em busca da valorização da categoria”, previa o presidente do Sintepe, Fernando Melo, horas antes de comunicar oficialmente ao Estado a decisão tomada em assembleia.


Após uma série de reuniões, a última proposta da Secretaria Estadual de Administração (SAD) foi um reajuste salarial de 0,89% retroativo a abril, mais 6%, parcelados em três vezes. Os professores reivindicam 13,01%. A categoria parou 25 dias este ano – entre 10 de abril e 4 de maio – depois de a Alepe ter aprovado aumento de 13,01% só para profissionais com magistério, contemplando apenas 10% dos docentes.

Laércio Ferro: Convite Missa de 30º dia de falecimento.



Os filhos: Ronaldo Ferro, Lúcia, Lenilda, Antônio Neto, Fernando, Cristina, José Alfredo, Marcos Antônio, Cléria e Lorena, noras, genros, netos e bisnetos, convidam todos parentes e amigos para juntos rezarem a missa de trigésimo dia de falecimento em sufrágio da alma de Laércio Correia Ferro, que será celebrada nessa sexta-feira (22), às 19 horas, na igreja de São Sebastião.


Desde já, a família enlutada agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e união cristã.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Eleição municipal de Bom Conselho é notícia na capital pernambucana.



O jornalista Inaldo Sampaio, publicou em sua coluna “Fogo Cruzado”, do seu site http://www.inaldosampaio.com.br/, nos dias 20 e 21 de maio:

20.05 - Convite – Luciano Vasquez, que foi chefe da Casa Civil do governador João Lyra Neto (PSB), foi convidado ontem no Recife pelo prefeito de Bom Conselho, Dannilo Godoy (PSB), para concorrer à sua sucessão. E ficou de pensar. Na história política de Bom Conselho, nunca um prefeito conseguiu reeleger-se.



21.05 - Tabu – Danilo Godoy (PSB), prefeito de Bom Conselho, diz que foi mal interpretado sobre a versão de que teria convidado o ex-chefe da Casa Civil, Luciano Vasquez, para concorrer à sua sucessão. Garante que será o primeiro prefeito reeleito da história da cidade, onde ninguém jamais conseguiu essa façanha. E que todo domingo vai inaugurar uma obra, até o final do ano.

Secretaria de Educação divulga lista dos classificados da 2° etapa da Seleção Simplificada



A Secretaria de Educação do Estado divulgou a listagem da pontuação dos candidatos da 2ª etapa da Seleção Simplificada para professores de Português e Matemática.

CONFIRA AQUI O RESULTADO DA 2° ETAPA DA SELEÇÃO SIMPLIFICADA

A Seleção Pública Simplificada será válida por 12 meses, prorrogável por igual período, a partir da data de homologação do seu resultado final. Já a contratação temporária terá validade de até seis meses, prorrogável por igual período, observado os termos da Lei Estadual N° 14.547, de 21 de dezembro de 2011.

Do total de vagas ofertadas por função, 3% ou, no mínimo, uma vaga será reservada para pessoas com deficiência.

Palestra da secretaria da ação social.


Ambulância do SAMU volta a funcionar.



Após passar mais de 20 dias sem funcionar, devido a problemas mecânicos com a ambulância, o SAMU de Bom Conselho já encontra-se com suas atividades normalizadas, desde a noite da última terça-feira (19).

CNBB acolhe o novo bispo de Garanhuns



A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNB), em mensagem, saúda padre Paulo Jackson Nóbrega de Souza, nomeado ontem, 20, pelo papa Francisco, como bispo de Garanhuns (PE). No texto, o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, acolhe “padre Paulo Nóbrega como novo membro da CNBB, desejando que sua trajetória no episcopado seja um verdadeiro anúncio do amor de Jesus Cristo, “rosto da misericórdia do Pai”(Misericordiae Vultus). 

 Leia, abaixo, a mensagem.

Saudação ao Padre Paulo Jackson Nóbrega

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB recebe, com alegria, a decisão do Papa Francisco em nomear, hoje, 20 de maio, o Revmº. Padre Paulo Jackson Nóbrega de Souza como Bispo de Garanhuns – PE.
 Natural de São José de Espinharas (PB), nasceu em 17 de abril de 1969. Foi ordenado presbítero em 17 de dezembro de 1993. Em sua caminhada sacerdotal, exerceu as funções de reitor do Seminário Propedêutico, coordenador diocesano de pastoral, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.
É mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico e doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Gregoriana de Roma. Desde 2012, reside em Belo Horizonte, onde exercia até o momento, a função de professor da Sagrada Escritura e formador do Seminário Teológico da diocese de Patos e administrador paroquial da paróquia Senhor Bom Jesus do Horto.  
Acolhemos o Revmº. Padre Paulo Nóbrega como novo membro da CNBB, desejando que sua trajetória no episcopado seja um verdadeiro anúncio do amor de Jesus Cristo, “rosto da misericórdia do Pai”(Misericordiae Vultus). 
Suplicamos para esse nosso irmão e para o povo a ele confiado a bênção de Deus e a maternal proteção de Virgem Maria.
Com nossas preces,

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília

Secretário-Geral da CNBB

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE LIVROS REALIZADA PELA EMPRESA CENEGED





Membros Cipeiros da empresa CENEGED Prestadora de Serviço CELPE, realizaram nesta quarta-feira dia 20/05 um mutirão  no objetivo de  arrecadar livros para aumentar o acervo da biblioteca do PROJETO DESAFIO JOVEM da cidade de Garanhuns. Mais uma vez a CENEGED trabalha mobilizando os seus colaboradores em prol da sociedade.

Saloaenses são assassinados em Paranatama.



Foi noticiado pelo blog Saloá Notícias, o assassinato de Gean da Padaria, empresário saloaense e também do guarda municipal de Saloá Antônio de Ciada.

Pelas primeiras informações os corpos ainda estão no local do crime. Os dois foram mortos no sítio Umbuzeiro, zona rural de Paranatama, no interior pernambucano.

As polícias Militar e Civil já foram acionadas. Gean é sobrinho da vereadora Izenilda Brandão e Antônio de Ciada é natural do sítio Catimbau, ambos bastante conhecidos em toda a região.


Fonte: Saloá Notícias.

Projeto de Lei disciplina criação e circulação de animais .



Após vários acidentes ocorridos no municipal de Bom Conselho em virtude de animais soltos nas rodovias, além da destruição de praças e patrimônios públicos, o Poder Municipal enviou para o Legislativo, projeto de Lei, que disciplina a criação e circulação de animais nas vias públicas, onde os proprietários serão multados, caso seja apreendido algum animal fora da norma.

Servidores municipais poderão receber 13º salário no mês de aniversário.


O Poder executivo municipal de Bom Conselho, enviou no dia de ontem à Câmara Legislativa, projeto de Lei, onde cria critérios de pagamento do 13º salário no mês de aniversário.


quarta-feira, 20 de maio de 2015

Reinauguração da Unidade de Saúde do Logradouro dos Leões.


Maio Amarelo será realizado no dia 29 de maio em Bom Conselho.



Na cidade de Bom Conselho, foi definido o dia 29 de maio, como o dia “D” do maio amarelo, onde serão realizadas diversas ações preventivas e educativas para toda população. O diretor de saúde do município, Thiago Porfírio, confirmou a data, ficando apenas confirmar o local do evento.

O Movimento Maio Amarelo, nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “MAIO AMARELO” estimula você a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.

Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.

Vale ressaltar que o MAIO AMARELO, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha; ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “MAIO AMARELO” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro.




Novas regras do Enem provocam polêmica entre estudantes.



As mudanças nas regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), anunciadas na segunda-feira (18) pelo Ministério da Educação (MEC), não demoraram a repercutir nos cursos preparatórios, especialmente a norma segundo a qual fica vedado trocar o 3º ano do ensino médio por cursinhos na expectativa de queimar etapas e entrar mais cedo nas universidades. O edital do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) do MEC deixa claro que “o participante menor de 18 anos no primeiro dia de realização do exame e que concluirá o ensino médio após 2015 não poderá utilizar os seus resultados individuais no Enem”.

De acordo com a nova regra, estudantes menores de 18 anos que não concluirão o ensino médio em 2015 só podem usar os resultados do Enem para “fins de autoavaliação de conhecimentos. A mudança ocorre porque, nos últimos anos, adolescentes têm conseguido na Justiça o direito de usar o Enem como vestibular antes de terminar o 3º ano, o que é contestado por instituições de ensino.

Para estabelecer o novo parâmetro, o edital do MEC toma por base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996. A certificação de ensino médio, diz a legislação, é restrita a maiores de idade e o ingresso no ensino superior está reservado a quem já terminou a educação básica.


O que muda em 2015


Exigência do diploma

Nos últimos anos, adolescentes têm conseguido na Justiça o direito de usar o Enem como vestibular antes de terminar o 3º ano, o que é contestado por instituições de ensino. O edital proíbe menores de idade de usar a nota do teste para certificação de conclusão do ensino médio. O Inep informou que poderá convidar esses treineiros a fazer o Enem digital.

Fechamento dos portões

Para evitar vazamentos, a prova só começará às 13h30, meia hora depois do fechamento dos portões. Isso significa que os dois horários não mais coincidirão. Haverá de 30 minutos para os estudantes se organizarem nas salas.

Inscrições


As inscrições vão de 25 de maio a 5 de junho. São 205 mil vagas em mais de 150 instituições públicas de ensino superior.

Valor da taxa

A taxa subiu de R$ 35 para R$ 63. São isentos os concluintes do ensino médio em 2015 matriculados em escolas públicas e os que declararem carência.

Cartões de confirmação

A partir deste ano, o MEC não enviará para a casa dos candidatos os cartões de confirmação de inscrição. Para acessar informações como local de prova, bastará entrar no site do Enem.

Data das provas

24/10 (ciências humanas e ciências da natureza) e 25/10 (linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática).

Isenção da taxa

Outra mudança é que o estudante que faltar sem apresentar justificativa não terá isenção da taxa de inscrição no ano seguinte

Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável por organizar a prova

Padre Marcelo Rossi autografa no Recife livro sobre depressão que o fez perder 60 quilos.


Após superar a depressão e a anorexia, o padre Marcelo Rossi lançou o disco O tempo de Deus, com 14 faixas autorais. Enquanto compunha as canções, ele também se dedicava à escrita de Philia: Derrote a depressão, o medo e outros (Principium, R$ 13,90), com 14 capítulos sobre os males da alma


Na próxima terça-feira (26), ele vem ao Recife para uma sessão de autógrafos do livro no auditório da Livraria Cultura do Paço Alfândega. O evento começa às 14h e terá duração de oito horas. As pulseiras serão entregues a partir das 10h. O acesso será restrito a pessoas com o livro.

Depressão, ansiedade, tristeza, pessimismo, medo, remorso, vício, desemprego, maledicência, inveja, ciúme, ira, ingratidão e auto-imagem são os temas abordados na obra, que segue o sucesso de vendas de Ágapee Kairós, com os quais já vendeu mais de 12 milhões de exemplares.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Cirurgiã-dentista explica quais os cuidados necessários para manter a saúde bucal na terceira idade

O uso contínuo de fio dental e a escovação diária são fatores que previnem a perda dos dentes

Para manter a saúde dos dentes na terceira idade os cuidados devem começar bem cedo, já na infância, nas primeiras escovações. O uso contínuo de fio dental também é um fator determinante na prevenção dos problemas bucais, como gengivite, cárieis e mau hálito. Além disso, as visitas periódicas ao dentista garantem maior durabilidade dos dentes e gengivas.
Durante a terceira idade, as consultas odontológicas devem ser mais rigorosas, a cada seis meses, para realização de exames clínicos, os quais previnem o surgimento de doenças que podem levar a problemas de saúde. De acordo com a Dra. Priscila Lopes, dentista da Rede Bem Estar, o uso caseiro de fio dental deve ser feito por pessoas que possuam próteses fixas, sobre implantes ou em dentes naturais, independente da quantidade de remanescente dental na boca. A limpeza de dentaduras móveis deve ser realizada fora da boca com o auxilio de limpadores de dentaduras.
“Para a prevenção de cáries na terceira idade, nós aconselhamos o uso de creme dental à base de flúor, o que evita o desgaste do esmalte dentário, que é mais comum neste período da vida. Outra dica é usar escovas macias e pequenas, por serem mais confortáveis. Os cuidados domésticos são essenciais, como escovar os dentes e utilizar o fio dental pelo menos três vezes ao dia”. disse a Dentista.
Para os pacientes que utilizam remédios diariamente, o recomendado é que seja feito um acompanhamento multidisciplinar, juntamente com o médico que prescreveu o tratamento, e o dentista.
Uma queixa comum dos idosos é o fato dos dentes ficarem mais frágeis com o passar dos anos, em decorrência de perda óssea no organismo e na boca. O indicado nesses casos é que seja feita a prevenção por meio de raspagem e profilaxias.

Ainda de acordo com a dentista Priscila Lopes, para os casos em que o idoso relata fraturas dentais, deve-se evitar a mastigação de alimentos duros e ricos em açucares, devendo optar por uma alimentação saudável e a realização da higienização sempre após a refeição.

Padre Marcelo Protázio comemora aniversário hoje (19).



O pároco da cidade de Bom Conselho, padre Marcelo Protázio, completa 44 anos no dia de hoje (19.05). 

Que Deus continue abençoado e iluminando a vida deste seu escolhido, para continuar este trabalho de evangelizar e cultivar o amor e as amizades nos corações das pessoas. 


Parabéns, Padre Marcello Protázio, é um orgulho dê-lo em nossa cidade e poder chamá-lo de amigo. Que neste ano o alvirrubro, seu time de coração, possa dá-lhe algum momento de alegria, não somente as tristezas dos últimos anos.

Educandário realiza aula "Inglês com sabor."



Os alunos do 4º ano, coordenados pela Professora Marcela Barbosa, realizaram uma divertida, animada e gostosa aula de inglês. Tendo como objetivo o estuda das frutas, realizaram uma BIG FRUIT SALAD, onde cada aluno participou com um ingrediente, sendo todo o procedimento culinário, efetuado na Língua Inglesa. Desta maneira, a aprendizagem fica muito mais gostosa - literalmente.

Educandário Menino Jesus de Praga - Educação Infantil e Ensino Fundamental - Escola Parceira da Rede Pitágoras - Educação de Qualidade, nossa maior Garantia !!!


Agora também com Curso de Inglês para Crianças, Jovens e Adultos - Informações na Secretaria da Escola ou pelo 3771.1520 - Escola Participante do WEE - World English Experience (Olimpíadas de Língua Inglesa).





Semifinais do Campeonato do Agreste de Futebol Sub-13 e Sub-15


No próximo sábado (23/05) o Guarapão enfrentará Paranatama em partida válida pela semifinal do Campeonato do Agreste de Futebol Sub-13.


Já pela semifinal do Campeonato do Agreste de Futebol Sub-15, o Guarapão enfrentará Calçados também na mesma data. Ambos os jogos decisivos serão realizados no estádio da AGA, em Garanhuns.

Prefeito realiza visitas a distrito e zona rural.

O Prefeito Dannilo Godoy, participou da festa
na Associação Quilombolas do Angico.


Dannilo Godoy esteve presente no ultimo domingo dia 17 de maio na comunidade do angico, onde estava sendo comemorado os 20 anos de existência da comunidade. Quem esteve organizando as festividades foi à vereadora, Márcia do Angico, líder comunitária da associação.

Dannilo Godoy faz visita as obras da lagoa de São José.

  

O Prefeito Dannilo Godoy, como de costume, sempre acompanhando de perto seus trabalhos, esteve na Lagoa de São José, verificando passo a passo as fases da adutora, do poliesportivo e da escola Plácido Firmino onde foi ampliada e reformada. Os alunos da escola receberam de braços aberto o gestor municipal e disseram que estavam  felizes por tudo que está acontecendo no distrito.

Informações:
ASCOM/PMBC

segunda-feira, 18 de maio de 2015

QUER SER APROVADO EM CONCURSO PÚBLICO E RECEBER REMUNERAÇÃO DE ATÉ 5 MIL REAIS?



QUER SER APROVADO EM CONCURSO PÚBLICO E RECEBER REMUNERAÇÃO DE ATÉ 5 MIL REAIS?
O EAP CURSOS OFERECE OS MELHORES PACOTES!!


O EAP Cursos dará início em 13/06 a um novo módulo e expandiu os cursos preparatórios e as disciplinas ofertadas. Entre os cursos temos: específico para ÁREA POLICIAL (Polícia Militar e Polícia Civil); TRIBUNAIS; INSS; PREFEITURA, entre outros.

Os professores-coordenadores foram aprovados em todos os principais concursos da região e orientarão você para um estudo de qualidade e com foco, rumo à aprovação.
É importante destacar que contamos com uma metodologia de estudos eficaz e testada por diversos aprovados, com um custo acessível e recursos didáticos interativos.
Aulas em Bom Conselho PE e cursos online!
Veja abaixo o cronograma das aulas e os pacotes de cursos ofertados:





Estude com que conhece o caminho da aprovação” EAP Cursos!

Pré-matrículas para o Módulo II:
Entre em contato para efetivar sua matrícula até 10/06!!
VAGAS LIMITADAS!!!
Contato:
Cell/whatsapp: 82 81833132 / 87 96029415

Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum.” – Jim Rohn

Polícia Civil de Pernambuco realiza paralisação nessa terça-feira (19).

Sinpol: Paralisação do próximo dia 19 é o foco da Operação Polícia Cidadã.


Durante reunião que aconteceu na tarde da última quinta-feira (14), a diretoria do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco) decidiu que as demandas da Operação Polícia Cidadã que vem percorrendo todo estado de Pernambuco, realizando visitas às delegacias e seccionais para verificar as condições de trabalho da categoria, vai focar, primordialmente, a adesão do contingente policial para aderir à paralisação de 24 horas que acontece na próxima terça-feira (19).

Áureo Cisneiros, presidente do Sinpol, afirmou que a luta por melhores salários e condições de trabalho continuam. “A paralisação de 24 horas é apenas o início para alcançarmos nossas solicitações junto ao governo de Pernambuco. Estamos prontos para mostrar a força que tem a categoria dos policiais civis.” Afirmou o presidente do Sinpol que realizará este discurso nas próximas visitas que a diretoria do sindicato fará para os policiais civis em seus locais de trabalho.


A decisão de realizar uma paralisação da categoria aconteceu após uma comissão do Sinpol ser recebida pelo Secretário-executivo de coordenação da Casa Civil do governo Paulo Câmara, Marcelo Canuto, e pelo Secretário-executivo de articulação parlamentar, André Campos, no Palácio do Campo das princesas na noite da última quarta-feira (13). A diretoria do Sinpol, junto com os demais policiais que aguardavam para a conclusão da assembleia geral, deliberou por votação que a categoria vai cruzar os braços e só realizar as prisões em flagrantes durante o dia da paralisação.

Transmissão de doenças através de alimentos e água é tema de capacitação em Garanhuns‏‏‎


Aconteceu na última sexta-feira (15) um encontro com coordenadores de Vigilância Epidemiológica dos 21 municípios que fazem parte da V GERES - Gerência Regional de Saúde - para atualização de Investigação de Doenças Transmitidas através de alimentos e água. A capacitação foi ministrada por Viviane Andrade e Erlândia Oliveira, da Secretaria Estadual de Saúde.

O encontro aconteceu no auditório da FUNASA, sob a coordenação local da V GERES, sob a supervisão de Gésika Silva, da Vigilância Epidemiológica, e de Michelle Paschoal, apoiadora geral de Vigilância em Saúde.

Luiz Melo, da V GERES, afirma que a capacitação pretende atualizar conhecimentos e práticas, e que os representantes dos municípios fazem o papel de multiplicadores regionais. "O objetivo é continuarmos no enfrentamento às doenças transmitidas através de alimentos contaminados e água, geralmente não tratada. A oficina oferece esta atualização para que as atividades de controle sejam eficazes" - afirma o gestor.


Para saber mais:
V GERES - Gerência Regional de Saúde
Endereço: Rua Joaquim Távora, 240 – Garanhuns/PE
Telefone: (87) 3761.8341 / 3761.8342
E-mail: gerencia.saude.pevgeres@hotmail.com


Imprensa:
Ronaldo Cesar Carvalho
VOX COMUNICAÇÃO
(87) 9988.0423

Funcionário do IFAL-AL, Adeilto Rodrigues, sofre acidente na divisa dos estados de Alagoas e Pernambuco.



O funcionário do Instituto Federal de Alagoas - IFAL,  Adeilto Rodrigues, residente em Bom Conselho, sofreu um acidente no início desta manhã (18), na divisa de Bom Conselho-PE (PE-218) com Palmeira dos Índios-AL.


Adeilto seguia para o trabalho no seu veículo Polo, onde iria viajar para a cidade de Fortaleza, quando ao tentar livrar de um cachorro que encontrava-se na pista perdeu o controle do veículo e caiu num vale nas proximidades do Sitio Baixa da Lama, já no município de Palmeira dos Índios. O carro chegou a capotar várias vezes.


Apesar da gravidade do acidente e das condições que o veículo encontra-se, o motorista está bem.

De onde o carro saiu da pista e onde foi parar, da uma distância de 200 metros. No momento do acidente chovia bastante.

O funcionário do IFAL é um motorista profissional de longas datas e com vasta experiência ao volante, mas, não conseguiu evitar o acidente.



OBS. Adeilton é concunhado meu (redator deste blog), e neste momento estou dirigindo-me com outros familiares para o local do acidente. Gostaria de tranquilizar os familiares que ele encontra-se bem, logo após o acidente o blogueiro e amigo Cláudio André, que estava indo para Palmeira dos Índios, registrou as imagens e conversou com Rodrigues, em contato com ele, tivemos as devidas informações, no local praticamente não pega sinal de celular. Em nome da família, gostaria de agradecer ao Cláudio André pela solidariedade prestada.

domingo, 17 de maio de 2015

Campanha de vacinação contra a gripe termina na próxima sexta-feira (22).



A Campanha de Vacinação contra a Gripe termina na próxima sexta-feira (22). Devem receber a dose crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional.

Crianças que vão receber a vacina contra a gripe pela primeira vez devem ser imunizadas em duas etapas, com intervalo de 30 dias entre as doses. É importante levar aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação.

Também serão vacinadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Neste caso, é preciso levar uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose.

A transmissão dos vírus Influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. A doença também pode ser transmitida pelas mãos e por objetos contaminados.


Os sintomas da gripe incluem febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. O agravamento pode ser identificado por sintomas como falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Especialista dá dicas de prevenção contra a gripe

Além da vacinação, outras medidas são essenciais para evitar o contágio.


O inverno se aproxima e, com ele, há o aumento dos casos de gripe: apesar da semelhança com simples resfriados, a doença é marcada por presença de febre, dores musculares e de cabeça e mal estar frequente. De acordo com o Ministério da Saúde, o período que vai do final de maio a agosto concentra o maior número de casos, e por essa razão, entre 4 e 22 de maio ocorre a Campanha de Vacinação contra a Gripe para 2015, que oferece proteção contra os três subtipos do vírus: A/H1N1,  A/H3N2 e influenza B.


Entretanto, é importante ressaltar que, além da vacina anual, outras atitudes importantes contra a gripe devem ser tomadas: “A gripe é transmitida por secreções das vias respiratórias, por isso, vale a pena evitar a permanência em locais fechados e sem ventilação, proteger boca e nariz com lenço ao tossir ou espirrar, e lavar as mãos com frequência ou fazer uso de álcool gel”, explica a infectologista Eliane Tiemi, da Beneficência Portuguesa de São Paulo. “Evitar expor o corpo a mudanças extremas de clima também é uma boa medida, já que a oscilação repentina de temperatura corporal favorece infecções virais”, acrescenta.