sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Quadrilha do Cangaço explode agências do Bradesco e Banco do Brasil em Correntes.



Em mais uma ação criminosa a quadrilha denominada como “O Novo Cangaço”, aterrorizou na madrugada desta sexta-feira (30), a cidade de Correntes, no agreste de Pernambuco.


O bando formado por em torno de 15 a 20 homens, fortemente armados, roubaram quatro caminhões de transporte de galinha e colocaram bloqueando as principais entradas da cidade, três deste foram incendiados. O intuito foi para dificultar o apoio do reforço da Polícia Militar. O destacamento policial da cidade somente tem no seu efetivo diário apenas três policiais que trocaram tiros com os bandidos, que realizaram vários disparos de fuzil contra o destacamento, nenhum PM saiu ferido na ação. Segundo informações, um casal proprietário dos caminhões ficou ferido. O homem sofreu dois tiros, sendo operado na manhã de hoje (30), a mulher levou um tiro de raspão.


A quadrilha explodiu as agências do Bradesco e Banco do Brasil, possivelmente usando dinamite, as salas de alto atendimento (SAA) foram destruídas, não foi informado o valor roubado pelos assaltantes.


O reforço policial ao chegarem à Correntes, ainda chegou a trocar tiros com os bandidos, que fugiram com destino ao estado de Alagoas. Em conversa com o comandante da 3ª CPM-Bom Conselho, responsável por Correntes, a quadrilha é do estado de Alagoas e a polícia alagoana está realizando buscas naquele estado.


A população da cidade está apavorada, foi um verdadeiro clima de terror que os munícipes vivenciaram nesta madrugada, os caminhões ainda estão fechando as entradas/saídas da cidade, deixando os moradores ilhados.

Até quando teremos um efetivo tão pequeno de policiais (neste caso 03) para combater essa bandidagem cada vez maior e com armamentos potentes? Os policiais atualmente saem de suas residências deixando seus familiares aflitos, pois não sabem se retornaram com vida.

A sociedade clama por um número maior de efetivo, aparelhamento e armas melhores para os policiais trabalharem com mais dignidades, pois os mesmos não são super-heróis e nem a prova de bala! 

Fotos:
WhatsApp - Imprensa do Agreste
Postadas por Paulo Fernando (Agreste Violento)

Coluna Ensaio Geral: Wilson Carteiro

Crônicas de Bom Conselho
Por: Alexandre Tenório


      
Fui surpreendido nesta sexta-feira dia 30 de janeiro de 2014 com a morte de Wilson Carteiro, Wilson de Chiquinho, Wilson de Celeste, Wilson de Francisca...
      
Lembro-me pequeno na sorveteria de meu pai, Wilson fazendo picolé e sorvete. Sempre foi calmo, nunca o vi alvoroçado, a sua marca principal era a tranquilidade.
       
Nos bons carnavais de nossa cidade, estava Wilson vestido com uma KAFTA que era a reprodução de um jornal, uma lata de cerveja numa mão a na outra uma toalha, sua eterna companheira Francisca estava segurando a outra ponta da toalha, e saia Wilson no salão a passos bem devagar, quando ele completava a volta no salão, a orquestra terminava a primeira parte do baile, quando o maestro PULUCA começava a tocar lá ia Wilson de novo a passos bem devagar a rodar o salão ao termino da volta à orquestra encerrava o baile, ou seja, a noite inteira de carnaval Wilson apenas dava duas voltas no salão, confesso aos senhores leitores que não sei como é que Francisca aquentava aquela tranquilidade.
         
Por 30 anos foi Wilson quem levou alegria e tristeza aos lares de nossa cidade, pois foi ele quem substituiu o eterno carteiro seu Adel Paiva, nos últimos anos como carteiro o nosso amigo passou a ter uns calos que o incomodava e passou atrasar as entregas das correspondências.
      
A maior marca de Wilson era sem dúvida a mentira, foi de longe o maior mentiroso de nossa cidade, conseguindo superar o nosso amigo Pedrão Feliciano. Com certeza a nossa Bom Conselho esta mais triste com a morte de Wilson Carteiro, vai aqui as minhas sinceras condolências a família e que DEUS o coloque em um bom lugar.

       
Se você quiser saber mais sobre este grande bom-conselhense compre o meu livro “O DIA EM QUE BOM CONSELHO PAROU” que você terá outras histórias do nosso Wilson de Celeste.

Bloco "As Piranhas" emite Nota de Pesar.


Tudo tem um tempo determinado e principalmente o tempo de Deus.  Chegou o tempo que Deus determinou para partida de Wilson para o plano celestial, conhecido por Carteiro, Locutor. Participou do Bloco carnavalesco, “AS PIRANHAS”, e é em nome do bloco que expresso o nosso sentimento de PESAR a família do nosso companheiro, que durante sua vida nos alegrou com sua presença e com suas histórias. Agora junta-se aos outros companheiros que já estão em outro plano. E nós que aguardamos o nosso tempo da passagem ficamos com a  eterna saudade. 

            
Por Ananias Bezerra em nome do BLOCO “ AS PIRANHAS”.

Velório e Sepultamento de Wilson Carteiro.


O corpo de Wilson Carteiro está sendo velado na funerário Monsenhor Alfredo Dâmaso e o seu sepultamento ocorrerá às 16 horas de hoje (30) no cemitério Santa Marta, na cidade de Bom Conselho.

Wilson faleceu na noite de ontem (29), na cidade de Garanhuns.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Luto: Faleceu Wilson Carteiro



Faleceu na noite desta quinta-feira (29), Wilson Carteiro, como ficou conhecido na cidade de Bom Conselho, devido a sua profissão nos Correios.


Wilson, teve um infarte ontem (28) e foi levado para a cidade de Garanhuns, onde ficou internado na UTI do Hospital Perpétuo Socorro.

Ainda não foi definido o local do velório e o horário do sepultamento.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Novas regas para tirar CNH a partir de fevereiro


A partir do dia dois de fevereiro estarão valendo as novas regras para a formação de motoristas na categoria B. A portaria publicada nesta quarta-feira (28) no Diário Oficial do Estado tornam obrigatórias para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) 25 horas/aulas práticas e não 20, como era até então. 

Do total de horas exigidas, cinco devem ser feitas, obrigatoriamente, no período da noite. Para quem quiser adicionar a categoria B na CNH, serão exigidas 20 horas/aulas práticas, quatro delas à noite. A mudança cumpre a resolução nº 493/2014 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

 Mudanças na carga horária

Primeira Habilitação categoria B
45 horas/aulas teóricas
25 aulas práticas de carro e/ou 20 aulas práticas de moto - 20% delas à noite

Adição de categoria B
20 aulas práticas de carro - quatro à noite

TRE-PE abre vagas de estágio para alunos da rede pública estadual.


Estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino que desejam ter a primeira experiência profissional devem ficar atentos. O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) firmou um convênio com a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) para ofertar estágio remunerado no setor de cadastramento biométrico dos eleitores. As inscrições devem ser feitas de 2 a 13 de fevereiro, no site da SEE.

Ao todo, serão oferecidas 411 vagas em municípios de todas as regiões do Estado. Para se inscrever, o candidato deverá ter login e senha do Sistema de Gestão Escola da Secretaria de Educação (SIEPE) e precisa obedecer aos seguintes requisitos: estar cursando o 1º ou 2º ano do ensino médio, ter idade mínima de 16 anos e ter estudado em escola estadual em 2014. O processo seletivo será feito considerando o coeficiente global de nota obtido pelo estudante naquele ano.

Fonte:

Governo de Pernambuco

Luiz Henrique será candidato.


O senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) comunicou na manhã desta quarta-feira (28) ao atual presidente do Senado e provável candidato à reeleição, Renan Calheiros (PMDB-AL), que vai disputar a eleição para comandar a Casa no próximo domingo (1º).


Os dois tiveram uma reunião que durou cerca de 20 minutos. Segundo Luiz Henrique, Renan "não disse nem que era candidato nem que não era", mas afirmou que gostaria que o PMDB tivesse apenas um candidato e que o assunto fosse discutido dentro da bancada.

O senador catarinense disse que essa também era sua vontade e, por isso, estava pedindo o apoio do atual presidente. Ele contou ainda ter lembrado Renan que, em 2013, desistiu de ser candidato após um "apelo" do correligionário e esperava ser retribuído desta vez.

"Atendi ao apelo dele e retirei minha candidatura (em 2013). Então, agora vim fazer um apelo para que ele construa minha candidatura dentro do PMDB", afirmou após deixar a residência oficial da presidência do Senado, no Lago Sul, em Brasília.

Apesar de estar se movimentando nos bastidores, Renan ainda não oficializou a sua candidatura à reeleição. A princípio, isso aconteceria somente no sábado, um dia antes da eleição dos membros da Mesa. A estratégia de ficar longe dos holofotes estava sendo colocada em prática por Renan para evitar desgastes. O receio do peemedebista era virar alvo de críticas após ter o seu nome envolvido no esquema de corrupção Petrobras investigado pela operação Lava-Jato.

Delegados pedem reformulação do Pacto pela Vida

O novo líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), reuniu-se na manhã desta terça-feira (27) com representantes da Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe). No encontro, Silvio recebeu uma pauta com reivindicações da categoria, que será debatida na audiência pública que a oposição vai convocar para discutir a questão da segurança no Estado, em fevereiro.
Os delegados apresentaram um diagnóstico que vai desde a valorização profissional e salarial até a necessidade de reformulação do Pacto pela Vida. “Os membros da Adeppe nos relataram que alguns compromissos do Pacto pela Vida não foram cumpridos. Uma das metas do programa, por exemplo, era a construção de 15 delegacias da mulher. Apenas 04 foram construídas”, informa Silvio Costa Filho.

Ainda segundo Silvio Costa Filho, um dado importante é de que hoje há um déficit de 250 delegados em Pernambuco, quando o número ideal é o de 700 profissionais atuando. “Há delegados que precisam se responsabilizar por até três delegacias”, acrescenta. Ainda segundo o parlamentar, a média em Pernambuco é de 1.526 pessoas para um policial civil, enquanto no Brasil esta relação é de 900 pessoas para 01 agente.

O presidente da Adeppe, Flaubert Leite Queiroz, diz que a associação quer promover um amplo debate sobre o Pacto pela Vida, focando inclusive a valorização da categoria. “Pretendemos construir um diálogo não só com o governo, mas com a sociedade, que precisa ter conhecimento das dificuldades que temos enfrentado e que se refletem no aumento dos índices de criminalidade em nosso Estado”.


Flaubert lembra que hoje a remuneração do delegado civil em Pernambuco é a segunda pior do Brasil, ficando atrás apenas do Espírito Santo. Falta de apoio técnico, precariedade das estruturas físicas das delegacias e extensas jornadas de trabalho completam o quadro de desprestígio por parte do Governo do Estado apresentado pelos membros da Adeppe. A entidade reúne em torno de 700 delegados, entre ativos e inativos.

Oposição Emite Carta de Compromissos Para Eleição da ALEPE.

CARTA DE COMPROMISSOS DA OPOSIÇÃO PARA ELEIÇÃO NA ALEPE


Ciente da importância de um debate amplo, que atenda sobretudo aos anseios da população de nosso Estado, a Bancada de Oposição da Assembleia Legislativa de Pernambuco, vem a público apresentar uma pauta de compromissos que precisam ser assumidos pelos futuros candidatos à presidência e pela Mesa Diretora da Casa Joaquim Nabuco.
Compromissos:


1.    Em toda e qualquer circunstância, preservar a autonomia e independência do Poder Legislativo, para o devido cumprimento de seus princípios constitucionais de legislar e fiscalizar as ações do Executivo.


2.    Ampliação do diálogo com a sociedade civil organizada e com todos os canais institucionais de participação popular.

3.    Ampliação de mecanismos para o acompanhamento da atividade legislativa por parte da população.

4.    Promoção de atividades da instituição em todas as regiões do Estado, com a realização de sessões e audiências públicas itinerantes.

5.    Permanente qualificação e valorização do atual quadro de servidores e de concursados, para a melhoria na qualidade dos serviços prestados pela Assembleia Legislativa à população.

6.    Promover sistematicamente reuniões mensais com lideranças dos Partidos para a devida discussão da pauta legislativa.

7.    Fortalecer a Ouvidoria da Casa, para o aperfeiçoamento deste canal de comunicação com o cidadão, além da realização de eleição de novos membros.

8.    Apoio ao trabalho das comissões especiais e temporárias, fortalecendo este espaço fundamental de formulação e discussão de projetos legislativos. Observância ao regimento interno no que diz respeito à tramitação dos projetos de lei, à proporcionalidade e funcionamento das comissões permanentes e especiais.

9.     Fortalecer o programa Alepe Socioambiental, com a adoção de medidas que estimulem a responsabilidade ambiental na administração pública.


10.  Implantação de um canal próprio de TV para a maior divulgação das atividades parlamentares.

Trevo da BR 424 na saída de Garanhuns para Bom Conselho passa por obras.


Do Blog de
Carlos Eugênio

O Governo Federal, através do DNIT, iniciou as obras de revitalização do trevo rotatório da BR 424, na entrada de Garanhuns para Bom Conselho.  A Ação vinha sendo reclamada há algum tempo, sobretudo por condutores de veículos, haja vista as péssimas condições do asfalto naquela localidade.

Máquinas e operários trabalham nos serviços que devem revitalizar o asfalto da rotatória, bem como limpar os canteiros da entrada da Cidade por onde trafegam os condutores vindos de Correntes, Lagoa do Ouro, Brejão, Terezinha e Bom Conselho, assim como do estado das Alagoas e dos bairros da Boa Vista e Francisco Figueira (Cohab 2).


A Ação do DNIT deve valorizar as obras de pavimentação e drenagem que vem sendo viabilizadas pela Prefeitura de Garanhuns na localidade do João da Mata, aonde diversas ruas vêm sendo contempladas. “Essa ação vai evitar que no período chuvoso as águas se acumulem no Giradouro, danificando o asfalto mais uma vez”, constatou o Prefeito Izaías Régis (PTB), numa postagem em seu perfil no Facebook.

Inscrições para Pós-Graduação na UPE Garanhuns estão abertas.


A UPE Campus Garanhuns está realizando Inscrição para Seleção de candidatos aos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia, Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica, Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas, Ensino de Matemática, Ensino de Biologia, Ensino de Geografia, Ensino de História, Gestão Ambiental, Saúde Pública, Saúde Mental e Intervenção Psicossocial, Gestão Cultural, Gestão Pública e Legislativa e Gestão de Pessoas.

As inscrições seguem abertas até 06 de fevereiro, com 50 (cinqüenta) vagas disponíveis para cada curso oferecido,.e devem ser efetuadas na sala da Gerência de Pós-Graduação da Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns, no horário das 08h às 12h e das 14h às 17h, com a apresentação dos seguintes documentos:

a. Curriculum Vitae (com xerox autenticada de todos os documentos e certificados nele declarados);

b. Formulário de Inscrição devidamente preenchido sem rasuras e o valor de R$ 80,00 para receber recibo comprovante do ato realizado;

c. Cópia do Diploma devidamente autenticada ou comprovante de entrada e Histórico Escolar da Graduação.

A seleção dos candidatos inscritos far-se-á pela análise do Curriculum Vitae. Terão prioridade os diplomados na área do conhecimento do curso indicado. Candidatos portadores de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (em qualquer área) somente serão classificados após a classificação dos candidatos que não possuírem cursos de Pós-Graduação.

A seleção dos candidatos para os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu será feita no período de 09 a 13 de fevereiro de 2015, e o resultado da seleção será divulgado no dia 14 de fevereiro de 2015.

Demais informações:
Pós-Graduação da UPE Garanhuns
(87) 3761-8220 ou no email: pos.graduacao@outlook.com


Imprensa:
Ronaldo Cesar Carvalho
VOX COMUNICAÇÃO

Coluna Ensaio Geral: As Presepadas de Algaci Parte III, Eleição e Telesena

Coluna Ensaio Geral
Crônicas de Bom Conselho
Por: Alexandre Tenório
    


Como vimos anteriormente o ponto de apoio de Algaci era o Bar de Géo, e dona Carmem (mãe de Géo) sua vítima preferida.


Foi na eleição presidencial de 1989, que disputaram “COLLOR, LULA E BRIZOLA”. Dona Carmem declarou que iria votar em LULA, e começou a defender a candidatura de LULA, e a coisa foi pegando e ela quando tomava umas duas doses de Uísque só falava em LULA, Algaci vendo ali uma chance de fazer uma de suas presepadas, resolve colocar em ação um plano. A espiritualidade dele é fantástica, além de ser uma pessoa muito inteligente.  
 
Era por volta das 11 horas da manhã dona Carmem recebe um telefonema, uma pessoa da outra linha diz que espere, pois o futuro presidente Leonel Brizola iria falar com ela (era ALGACI SE PASSANDO POR BRIZOLA) em seguida uma voz imitando Brizola diz – a senhora é dona Carmem Siqueira – ela diz que sim – aqui quem fala com a senhora é Leonel Brizola (foi mesmo que dar uma machadada na velha, ela colocou a mão na boca do telefone e disse para todos que estavam ali que era um telefonema do presidente Leonel Brizola).

Então ele argumentou que soube que ela iria votar no SAPO BARBUDO, e que ela deveria votar nele, e fez todo aquele aué. Terminado o telefonema estava dona Carmen votando em Brizola, e já começando a esculhambar com Lula.

Certa feita ele resolve pintar os cabelos, por estarem ficando branco. Algaci sabia que quando aparecesse com os cabelos pintados iam zonar dele, não teve dúvida, reuniu os amigos levou eles para o salão onde ia pintar os cabelos, e diante deste fato, ninguém teve como zonar dele, pois a zona já estava ali a olhos vistos.

Num dia de quarta-feira chega Algaci para dona Carmem e diz que soube que ela tinha ganhado na TELESENA, então ela disse que não acreditava – então ele com a cara mais cínica do mundo diz – traga a sua TELESENA para conferir (ALGACI tinha conseguido com o pessoal que trabalha em Géo, os números que ela jogava na TELESENA) – então dona Carmem trás a TELESENA – Algaci puxa um papel com o timbre da TELESENA e começa a ditar os números e dona Carmem a conferir, quando estavam na metade dona Carmem alegre, pois estava acertando todos os números – diz para ele parar um pouco – Algaci para e ela coloca uma dose dupla de Uísque – a dose desceu redonda – então ela diz a Algaci – continue – Algaci continuou e ela fechou a TELESENA – pense na alegria – para comemorar outra dose dupla de uísque.
      
Quando Géo chega ela vai logo contar a ele o ocorrido, Géo sabendo das safadezas de Algaci - diz a dona Carmen que aquilo era invenção do safado – o pior é que para convencer dona Carmem não foi mole – foi preciso ir para a casa lotérica e trazer o resultado normal – dona Carmem ficou uma fera e por dois dias Algaci não deu as caras no bar de Géo.

       Adquira os nossos livros, nos seguintes lugares:

Hotel Raízes, Restaurante Status, Restaurante Stillus.
      
Você que está fora de bom conselho entre em contato com o meu e-mail tenoriovieira@uol.com.br eu darei os detalhes para a compra dos livros:
A tenda de Zé Bias – Eleições 2000, Quando Uma Burrinha Ganhou do Trio Elétrico – O Dia Em Que Bom Conselho Parou – Assim Era Bom Conselho.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

WhatsApp lança versão para PC e Facebook cria versão mais leve para celular.



O WhatsApp deixou de ser um serviço exclusivo de dispositivos móveis, pois entrou em funcionamento a versão do aplicativo para web. Até então, só era possível acessar o comunicador instantâneo através de um smartphone. A possibilidade, no entanto, só está disponível no navegador Google Chrome.

Para se logar é preciso ter a versão mais recente do WhatsApp instalada no aparelho, até o momento, o serviço só está disponível para Android, Windows Phone e BlackBerry. 

Segundo o site de tecnologia, TechCrunch, a versão para iPhone ainda não saiu devido a limitações da plataforma da Apple.


O Facebook acaba de lançar uma versão mais leve de seu aplicativo para Android, na intenção de atender consumidores com smartphones menos potentes. Batizada de Facebook Lite, a novidade parece uma atualização do aplicativo que o Facebook tinha entre 2009 e 2010 e, segundo o TechCrunch, foi pensado especificamente para países da Ásia e da África, onde a população costuma utilizar aparelhos mais simples.

Precipitações de chuvas em dezembro de 2014.


A precipitação acumulada durante o mês de dezembro de 2014 em Pernambuco ficou acima da climatologia do mês em grande parte do estado. No Sertão, onde dezembro ainda é caracterizado como pré-estação chuvosa, o acumulado de chuvas médio foi de 25 mm e a climatologia desse mês é de 49 mm, o que representa um desvio relativo de 47% abaixo da climatológica do mês. No Agreste, onde a média climática é de 28 mm, as chuvas tiveram um acumulado médio de 13 mm, chovendo a metade da média. As chuvas ficaram próximas da média na Zona da Mata a média ocorrida foi de 31 mm, representando um desvio de 32% abaixo da climatologia e na Região Metropolitana do Recife, choveu 62 mm na média, sendo 7,8% acima da média climatológica do mês.

Fonte:

Governo de Pernambuco.

Matrículas do Sisu começam na sexta dia 30.


Matrículas do Sisu começam na sexta-feira. Quem foi convocado na primeira chamada têm o próximo dia 30 e os dias 2 e 3 de fevereiro para confirmar o interesse pela vaga na universidade escolhida.
A lista dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada, que substitui o vestibular pela nota do Enem em instituições públicas, foi divulgada nessa segunda-feira.

Mais de dois milhões 791 estudantes se inscreveram nesta primeira edição do Sisu de 2015.
As instituições de ensino que atraíram mais interesse foram as universidades federais do Ceará, de Minas Gerais e de Pernambuco.

Os cursos mais procurados foram administração, direito, pedagogia e medicina. Os candidatos que não foram selecionados nesta primeira chamada já podem manifestar interesse em participar da lista de espera.


Mais informações no site do Ministério da Educação, que é o mec.gov.br.

Como transportar com segurança o seu animal de estimação.


Na hora de transportar um animal doméstico, é preciso muito cuidado, a fim de garantir a sua segurança e a dos demais passageiros no veículo.

O ideal é transportá-los em caixas de transporte ou gaiolas, sempre no banco de trás. No caso dos cães e gatos, o recomendável é o uso das caixas de transporte ou o cinto de segurança que ficará acoplado à coleira do animal, impedindo a sua locomoção no veículo e garantindo sua proteção em caso de acidentes. Com os peixes, é recomendado o uso de sacos plásticos para o transporte e gaiolas para as aves, uma dica é cobrir a gaiola com um pano para evitar no animal o possível estresse da viagem. 

É válido lembrar que o não cumprimento dessas normas deixa o motorista passível a multas, tais como:
Art. 235. Conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados: Infração – grave; (5 pontos na CNH) Penalidade – multa; (R$ 127,69)
Medida administrativa – retenção do veículo para transbordo.
Art. 252. Dirigir o veículo: II – transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas; Infração – média; (4 pontos na CNH) Penalidade – multa de R$ 85,13. 

Por isso, nada melhor que tomar os devidos cuidados, dessa forma além de estar de acordo com as normas de trânsito, você protege o seu animal, que com certeza merece todo o cuidado necessário.

Secretaria de Saúde promove ações para detectar casos de hanseníase em Pernambuco.




Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, lembrado sempre no último domingo de janeiro (25), a Secretaria Estadual de Saúde promove, ações para detectar novos casos da doença. Para chamar a atenção sobre o tema e ampliar o diagnóstico, serão promovidas também atividades de educação em saúde para população.

O primeiro município a receber o ônibus Prevenção para Tod@s é a cidade de Paulista, nesta terça-feira (27), na Praça João Pessoa, no Centro, das 8h30 às 13h. Na quarta (28), a população do Recife será atendida no Pátio do Carmo, das 9h às 16h. Já na sexta (30), a cidade de Camaragibe recebe, em frente à Prefeitura, das 8h30 às 13h, a equipe de profissionais para o atendimento ao público. Em fevereiro, entre os dias 3 e 6, será a vez de Ipojuca (3), no Distrito de Camela, das 8h30 às 13h; Cabo de Santo Agostinho (4), na Praça de Ponte dos Carvalhos, das 8h30 às 13h; Jaboatão dos Guararapes (5), das 8h30 às 13h; e Olinda (6), em Caixa D'água, das 9h às 15h.

"O atendimento, realizado pelas equipes de saúde, será itinerante e o ônibus montará sua estrutura nesses municípios, nos locais previamente selecionados. Dados do ano passado mostraram que Pernambuco teve um número de casos abaixo do esperado, 2.007 casos novos (73,4% do esperado), o que indica que ações de busca ativa de casos novos devem ser intensificadas para que esses casos sejam encontrados, resultando na quebra da cadeia de transmissão e posterior controle da doença. Por conta disso, a SES decidiu trabalhar vários municípios neste período de campanha e não apenas um como era feito nos anos anteriores", explica a coordenadora estadual do Programa de Controle da Hanseníase, Raissa Alencar.

Dados - No ano de 2011, foram 2.649 casos novos na detecção geral, sendo 286 casos em menores de 15 anos. Do total, 81% se curaram. Em 2012, houve uma discreta redução no número de casos, atingindo 2.561 casos novos na detecção geral e 263 casos em menores de 15 anos, com 82,3% de cura. Já em 2013, o número de casos voltou a subir: foram 2.604 casos novos, mas ainda menor que em 2011. Nos menores de 15 anos, foram 285 casos novos. A cura atingida em 2013 foi de 81,2%.

Doença – A hanseníase é uma doença infecciosa transmitida pela pessoa doente para uma sadia pelo contínuo contato. Ela é transmitida pelo bacilo M. leprae, bactéria que ataca o sistema nervoso periférico e provoca alterações de sensibilidade ao frio/calor, ao tato e à dor. A doença também pode evoluir para perda de força muscular das mãos, pés e olhos.

O tratamento é gratuito, padronizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. É realizada nos postos de saúde, necessitando que o paciente compareça à unidade uma vez por mês para tomar a medicação (dose supervisionada). O restante dos remédios o paciente toma em casa. Se não tratada precocemente, a doença pode causar incapacidades ou deformidades no corpo.

Distribuidora São Marcos fecha parceria com Carnaval de "Zé Puluca".


Distribuidora São Marcos pertencente ao casal Jateilma e Marquito, fechou parceria e viabilizará barracas padronizadas dentro do Polo do Carnaval de Zé Puluca.

O presidente da AMABC, Carlos Alberto, solicitou ao Poder Executivo de Bom Conselho a presença da vigilância sanitária municipal, para que todos os pontos de vendas de bebidas e comidas dentro do polo carnavalesco sejam devidamente fiscalizados, com isso irá garantir total segurança na comercialização de alimentos e bebidas.


A presença dos ambulantes dentro do polo do Carnaval de “Zé Puluca” será restrita. Apenas para os barraqueiros devidamente cadastrados pela AMABC.

Fonte: 
Carlos Alberto
Presidente da AMABC 

Rede Clube/Record fora do ar em Bom Conselho


População da cidade de Bom Conselho, tem reclamado que o sinal da TV Clube, afiliada da Rede Record em Pernambuco, encontra-se fora do ar.

No mês de outubro, o técnico Carlinhos, responsável pela manutenção dos equipamentos de recepção do município, informou que o problema foi um curto em um divisor de frequência, responsável por enviar o sinal para as cidades de Bom Conselho, Terezinha e Saloá. O técnico informou que teria entrado em contato com os responsáveis pela manutenção da TV Clube e estava no aguardo da troca do equipamento.  

Policiais Militares de Lagoa do Ouro evitam homicídio


O efetivo de serviço foi informado através de uma ligação anônima de que um homem conhecido como Cicinho, estava ameaçando a esposa com uma espingarda soca-soca. De imediato foi informado a Central do 9º BPM que enviou apoio do GATI e da GT de Brejão, porém ao chegar no local indicado encontraram apenas a vítima a qual informou que ele a estava ameaçando com uma arma de fogo, e havia saído do local momentos antes. Foram feitas buscas nas intermediações onde foi encontrada a espingarda soca-soca escondida na parte externa da casa, todavia o imputado não foi localizado.


A GT de Brejão e o GATI retornaram para suas áreas de atuação, enquanto a GT Lagoa do ouro continuou em diligência, momentos depois recebeu outra ligação anônima informando que o imputado havia retornado para o Sitio Lavras, o efetivo seguiu ate o local onde localizou o imputado que foi conduzido juntamente com a vítima e testemunhas até a 18ª DESEC – Garanhuns, onde foram tomadas as medidas cabíveis.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Dilabom Informa: Hipertensão atinge 30% dos brasileiros.

Remédio para pressão foi o campeão de faturamento no ano passado.



O anti-hipertensivo Losartana Potássica superou a marca de um bilhão de reais, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 30% dos brasileiros são hipertensos.

Deste total, metade não sabe que tem a doença e apenas um quarto a trata de forma correta, apesar de recorde nas vendas de medicamentos para pressão alta, o cardiologista e clínico geral do HCor, Abrão Cury, vê o número com otimismo.

O cardiologista destaca que o tratamento da hipertensão não deve ser feito apenas com medicamento. Abrão Cury explica que o paciente deve mudar o estilo de vida e adotar hábitos de vida saudáveis.


A hipertensão causa anualmente a morte de quase dez milhões de pessoas no mundo e é responsável por 45% dos ataques cardíacos e 51% dos casos de AVC.

Incêndio Fecha Shopping Recife.

 

O Shopping Recife, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, teve as atividades interrompidas na manhã desta segunda-feira (26) por causa de um incêndio. Quem foi ao centro comercial foi impedido de entrar e as lojas foram fechadas. Do lado de fora, uma imensa quantidade fumaça assustou a vizinhança. 

Através da assessoria de imprensa, o shopping esclareceu que um princípio de incêndio atingiu as instalações técnicas do restaurante Mademoiselle, na segunda etapa do mall. Segundo a nota enviada, o fogo foi controlado pela Brigada de Incêndio do estabelecimento, que terá o funcionamento normalizado após a retirada da fumaça.

Fonte:
Diário de Pernambuco

Associação Raio de Luz Pede Socorro!

Uma reforma que vale uma educação melhor.


Inês Ferreira é uma mulher incansável que trabalha pela educação das crianças do nosso município, Bom Conselho - PE. Ela fundou o Projeto “Educação e Cultura Popular” do qual nasceu a Associação de Cultura Popular Raio de Luz e que trabalha com crianças carentes desta cidade.

A Associação atende diariamente cerca de 60 crianças carentes (já chegou atender 90 crianças) e desde sua inauguração, em 2001 não houve reforma no local, hoje nossas crianças estudam em um ambiente de dificuldades. A necessidade de reforma é urgente, porém sabemos que os recursos são escassos e nos impede de uma reforma total neste momento. Desde a sua fundação já passaram pela associação cerca de 430 crianças, hoje os atendidos são filhos dos primeiros que passaram por lá.
Os custos de reforma do prédio são altos e como estamos no início do ano letivo, queremos reformar no período de férias. Nossa ideia é fazer essa reforma nos meses entre junho e julho. E para isso teremos duas etapas, nesta primeira etapa queremos arrecadar a quantia necessária para a reforma e proporcionar às nossas crianças um ambiente melhor e mais propício para o aprendizado.  A segunda etapa será a realização do sonho, a reforma em si.
Segue a descrição das necessidades:


1- Reforma das salas de aula;
2- Reforma da cozinha;
3- Reforma do salão;
4- Reforma dos banheiros;
5- Reforma do piso;
6- Reformado telhado. 


Essa reforma só será possível com a sua ajuda, com a sua generosa contribuição. Como você pode ajudar? Simples!
Você escolhe uma das opções abaixo, confirma o valor da sua doação, escolhe o meio de pagamento e efetua sua doação. Doações direto com os responsáveis pela campanha ou deposito em poupança da Associação criada para esse fim:
Segue contatos das responsáveis pelo Projeto, caso escolham essa opção, é só ligar ou ir direto na Associação fazer sua doação.
Inês Ferreira: Associação Raio de Luz, Travessa Alda Teixeira, nº 494, Comunidade São Vicente. Ponto de referência: perto da antiga pipoqueira na Serra de Santa Terezinha.
Kátia Ramos (87) 9922 – 4935

Caso você escolha a opção depósito em conta poupança da Associação:
Titular da conta: Associação de Cultura Popular Raio de Luz
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 3547
Conta Poupança: 6040-7
Variação:013
Precisamos de você! Precisamos da sua ajuda!

Divulgue para os seus amigos, parentes e conhecidos esta iniciativa. Nossas crianças merecem um ambiente melhor para a educação. Nossas crianças contam com você! Seja você um apoiador desta obra que quer continuar a acolher e educar muitas e muitas crianças da nossa cidade.

domingo, 25 de janeiro de 2015

Governo de Pernambuco divulga calendário de pagamento dos servidores para 2015



Os servidores públicos estaduais já podem se programar financeiramente. O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Administração (SAD), divulgou o calendário anual de pagamento. A medida proporciona mais tranquilidade e conforto aos mais de 225 mil servidores. O pagamento está previsto para os últimos dias úteis de cada mês.

O calendário de pagamento funciona da seguinte forma: Os aposentados e pensionistas de todos os órgãos estaduais recebem no antepenúltimo dia útil de cada mês. Para os servidores ativos da Secretaria de Educação e do Conservatório Pernambucano de Música, os salários serão pagos no penúltimo dia. No último dia do mês será efetuado o pagamento dos servidores dos demais órgãos e entidades estatais.

Segue abaixo o calendário completo

TABELA DE PAGAMENTO – 2015

Cuidados com o uso do celular no trânsito.



O uso de telefones celulares está cada vez maior entre os motoristas, o que está ocasionando um aumento nas infrações e acidentes de trânsito. Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, 84% dos motoristas dirigem falando ao celular.

Além de ser um ato de extrema irresponsabilidade, o uso de celular ao volante representa infração de trânsito média, conforme o artigo 252 inciso VI do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).  Pois, ao atender o celular o motorista redireciona a sua atenção para o aparelho, deixando o trânsito e o meio em segundo plano. O maior perigo está na autoconfiança do motorista, ao achar que é capaz de executar perfeitamente essas duas tarefas, e no menor descuido o acidente acontece.

Uma Pesquisa realizada nos EUA afirma que o uso do celular enquanto dirige aumenta a chance de acidente em 400%. A melhor maneira de se evitar esse tipo de acidente é ter o uso consciente e saber os momentos corretos de usufruir de seu aparelho. Ao volante, desligar o celular ou deixar que o carona atenda a ligação é a melhor escolha a se tomar.


E para os pedestres, que utilizam celulares enquanto trafegam em vias públicas,  nada melhor que se manter atento às condições da via, dosando corretamente o tempo que passa olhando para a tela do celular. Dessa forma mantém-se a atenção necessária para garantir um bom funcionamento do tráfego, garantindo assim a segurança de todos.

Pernambuco com voo sem escalas para Buenos Aires


A Argentina ficou mais próxima de Pernambuco desde o último sábado (24). O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, deu o pontapé inicial para o voo inaugural do Recife para Buenos Aires neste sábado, às 14h, no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freyre. O voo sem escalas da TAM Linhas Aéreas sairá do Recife sempre aos sábados, às 15h12 e chega ao aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, às 20h30, horário local. O retorno à capital portenha será sempre aos domingos, com saída às 2h40 de Ezeiza e chegada à capital pernambucana às 7h45, horário local. A nova rota será operada por um Airbus A320, com capacidade para 174 passageiros.

O estado também irá ganhar aumento do fluxo de 20 frequências mensais dos voos com saída do Recife principalmente para destinos como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. De acordo com a TAM, as passagens estão à disposição para venda a partir de R$973,14 (US$ 359), ida e volta.


Conversas para formação de chapas para 2016 iniciam-se.




A corrida para disputar a cadeira no executivo municipal já teve início a menos de 2 anos do pleito eleitoral em Bom Conselho. O ano de 2016 já está sendo antecipado com conversas de bastidores relacionadas a formação de uma chapa de unidade entre correntes opositoras ao Governo Municipal atual.

No último final de semana, dois Marcos estiveram reunidos para conversarem e tratarem de assuntos relacionados ao pleito, como por exemplo: Quem poderia sair como candidato ou vice? ou somente apoiaria? Marcos Ferreira de Araújo (Marquito), sobrinho do ex-prefeito Audálio Ferreira e Coronel Marcos Campos, que na última eleição (2014), foi candidato a Deputado Federal, conseguindo ser o mais votado na cidade de Bom Conselho.

Já neste final de semana, quem esteve reunido com o Coronel Marcos Campos, foi Felipe Alapenha, filho da ex-prefeita Judith Alapenha. O assunto tratado? política, formação de um grupo de unidade.

As peças do tabuleiro começaram a serem postas, quem dará a jogada de mestre? O xeque-mate. Quem tem essa resposta? somente o tempo para responder.

Candidatos de cursos do Itep realizam provas.




Os candidatos às 345 vagas oferecidas pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) em nove cursos técnicos oferecidos em cinco Centros Tecnológicos do Estado farão prova neste domingo (25), das 14h às 17h. Para ter acesso à sala da prova, o estudante deve levar documento com foto, expedido por órgão oficial e o comprovante de pagamento de inscrição, e também caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

Serão oferecidas vagas em nove cursos técnicos de nível médio: Comunicação Visual, no Centro Tecnológico da Cultura Digital (CTCD), em Olinda; Química e Modelagem do Vestuário, no Centro Tecnológico do Agreste (CT Moda), em Caruaru; Alimentos, no Centro Tecnológico Instituto de Laticínios do Agreste (CT Laticínios); Zootecnia, Desenho em Construção Civil e Administração, no Centro Tecnológico do Pajeú, em Serra Talhada; e Química e Eletroeletrônica, no Centro Tecnológico do Araripe, em Araripina.

Para as inscrições realizadas no CT Laticínios – Garanhuns, as provas ocorrerão no prédio da UFRPE - Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), na Avenida Bom Pastor, s/nº, Boa Vista, prédio 3, salas 5 e 6.

Já os candidatos que se inscreveram no CT Araripe – Araripina farão prova no
prédio do Centro Tecnológico, Rua Antônio Alexandre Alves, 112, Bairro Vila Santa Isabel, Araripina – PE.

Em Caruaru, a prova será realizada no prédio do Centro Tecnológico, Av. Dalton Santos, 319, Bairro São Francisco.

Para as inscrições realizadas no CT Pajeú – Serra Talhada, haverá dois locais de prova. Os candidatos aos cursos de Administração e de Desenho de Construção Civil farão prova nas salas 1 a 8 do prédio da Escola Técnica Estadual Clóvis Nogueira Alves, na Rua Isnero Ignácio, s/n, Bairro da Várzea, em frente ao Centro Tecnológico. Os candidatos ao curso de Zootecnia e de Administração farão prova nas salas 1, 2, 3 e 4 do CT, na Avenida Custódio Conrado, nº 600, Bairro AABB.

Os inscritos ao curso oferecido no CTCD – Peixinhos farão prova no prédio da Escola Monsenhor Arruda Câmara, salas 1, 2 e 3, localizado na Av. Nacional, n. 345, Peixinhos.

Governador Paulo Câmara destaca trajetória de Alex.


“Perdemos uma referência do jornalismo pernambucano, em especial do segmento cultural e social. Alex teve uma trajetória longa e atuante, formando novas gerações e ajudando a construir páginas importantes da história da nossa Imprensa. No entanto, talvez o aspecto mais marcante de Alex, nos últimos anos, tenha sido sua determinação em continuar no batente, em continuar escrevendo, paixão que transformou em profissão. Eu e Ana Luíza nos solidarizamos com os amigos e admiradores de Alex.”


Governador Paulo Câmara

Reunião é realizada em Rainha Isabel para formação de grupo.


Foi realizada na noite de sábado (24), uma reunião dos moradores do distrito de Rainha Isabel, na pauta foram debatidas ações pontuais para benefício do distrito. Entre eles podemos destacar:

- Reativação com formação de nova diretoria da Associação Manuel Ribeiro dos Anjos de Ação Comunitária do Distrito de Rainha.

- Emancipação de Rainha Isabel, para isso deverá haver uma união entre os morados para lograr êxito no pleito, onde deverão ter ações pontuais: Recontagem dos moradores do distrito pelo IBGE; demarcação territorial da área geográfica englobando povoados e sítios, delimitando a divisa com outros distritos e com o estado de Alagoas;

- Retomada dos trabalhos de asfaltamento da estrada que liga Rainha Isabel a PE-218;

Ficou marcada uma próxima reunião que será realizada no dia 21 de fevereiro, às 19 horas no salão paroquial, sendo de fundamental importância a participação da população, pois será eleita a diretoria do grupo.

Ficou definido que o grupo formado não terá cunho político, religioso ou qualquer outra posição que prejudique a união da população. O único intuito é trabalhar por uma Rainha Isabel independente e com melhorias em todas as áreas.

Fonte: Fabiana Soares

http://blogodiaadiadarainha.blogspot.com.br/