sábado, 6 de dezembro de 2014

Praça Dom Pedro II será entregue a população.



Após mais de dez meses em reforma, a praça Dom Pedro II, na cidade de Bom Conselho, será entregue a população nesse domingo (06). O Logradouro que encontrava-se cercado, na noite deste sábado(06), teve sua proteção retirada, e apresentou operários nos últimos detalhes para apresentar a população a reforma da praça junto com a ornamentação natalina.

Marta, jogadora da seleção brasileira, sofre acidente automobilístico.




A jogadora de futebol Marta Vieira da Silva, de 28 anos acabou sendo vítima de um acidente automobilístico durante a tarde de hoje, sábado (6), quando seguia na rodovia AL 130, em direção à cidade de Olho d’Água das Flores, no Sertão alagoano.

A alagoana estava na companhia de mais quatro pessoas, entre elas uma criança de colo.
Assim que foram informados do ocorrido, duas viaturas do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram deslocados para o local.

Segundo informações passadas por um dos membros da equipe dos Bombeiros, apesar do susto, todas as vítimas foram levadas até o Hospital Regional Clodolfo Rodrigues de Melo apenas com escoriações e ferimentos leves.

No hospital, a jogadora conversou com a imprensa local e informou que passa bem. Ela chegou a informar a mãe por telefone que está bem.

Marta é natural da cidade de Dois Riachos, no sertão de Alagoas, a jogadora já foi escolhida como melhor futebolista do mundo por cinco vezes consecutivas, um recorde entre mulheres e homens.

Preso suspeito de Homicídio em Bom Conselho.


Foi preso em Caruaru, Eronildo Honório dos Santos, tentando assaltar uma van. O detido é suspeito de um homicídio e tentativa de outro na cidade de Bom Conselho na última sexta-feira (05). O suspeito em sua fuga deixou, caiu de uma moto e deixou o celular e a identidade.

Em uma troca de informações entre a Polícia Militar da 3ª CPM-Bom Conselho, sob o comando do Capitão Gilson Cerqueira e a PM de Caruaru, houve a identificação do suspeito.

Mais uma resposta rápida da Polícia Militar e outro criminoso atrás das grades.

Informações obtidas junto a Polícia Militar.

Conforme postagem. Clique aqui.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

"BOM NATAL, FELIZ ANO NOVO" (Pedro Bastos)



Minhas felicitações
e votos de bom Natal
A cada irmão e amigo
por todo brasil central
Noite feliz bate os sinos
do sertão ao litoral.

Que o ano que se aproxima
Nos traga saúde e paz
e a maldade morra junto
Ao ano que se desfaz
amor e o bem permaneçam
tristeza enfim nunca mais.

Agradeçamos a Deus
tudo de bom que nos deu
e pedimos muito mais
Bênçãos  pra  nós, filhos seus
Pois em deus tudo teremos

nada teremos sem Deus.

Poema de Pedro Bastos.



Acontecerá em janeiro o "III Encontro da Família Ferro"



A família Ferro, estará realizando no dia 10/01/2015, na AABB de Bom Conselho, o "III Encontro da Família Ferro" Haverá apresentações dos artistas da família e muita diversão.

O valor da camisa é de R$ 40,00.

Maria Aparecida Ferreira Ferro colocará o número da conta para se fazer os depósitos das encomendas. É necessário que se pague a primeira parcela para poder fazer as encomendas das camisas pois, a malharia só aceita a encomenda mediante pagamento. Então, não deixem para última hora.

Polícia Militar recupera moto utilizada em crime.


Em uma rápida ação, a PM da 3ª CPM-Bom Conselho, sob o comando do Capitão Gilson Cerqueira, acabou de recuperar a moto utilizada no crime ocorrido há poucas horas em Bom Conselho. Os policiais continuam nas buscas para capturarem os assassinos.

Veja os dados do crime.

Execução deixa um morto e outro ferido em Bom Conselho.



Na manhã desta sexta-feira (05), por volta das 08 horas, um homem foi executado e outro ficou ferido na cidade de Bom Conselho.

O Crime.

Márcio Rogério Matias de Carvalho, de 24 anos e Sandro trafegavam na Rua José do Amaral, em uma moto Honda CG, placa KFY 5383, de cor vermelha. Os dois foram surpreendidos por outros dois homens em uma moto, que realizaram vários disparos disparos de arma de fogo. 

Márcio Rogério foi atingido por disparos na cabeça e faleceu no local, Sandro Vicente da Silva, de 40 anos, foi baleado na cabeça, sendo encaminhado para o Hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso, devido a gravidade, o ferido está sendo encaminhado para o Hospital da Restauração, na capital Pernambucana.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

COLUNA ENSAIO GERAL: FREI DIMAS (FINAL)

Crônicas de Bom Conselho
Por: Alexandre Tenório.

           


             Como vimos anteriormente, Dadinho acordou cedo e foi o primeiro a chegar ao ESTADUAL. Os alunos foram chegando e o tempo foi passando e nada dele ser chamado por Frei Dimas. Na hora da formação para a reza e ser dado os recados, Frei Dimas pediu a ele que no recreio fosse à diretoria que ele queria lhe falar. Pronto estava feito a bagaceira, mil coisas passaram na cabeça dele, e a atenção na aula foi para o brejo, ele estava na sala de aula, porém a cabeça estava na diretoria. O tempo vai passando e nada de chegar a hora do recreio. Quando toca a campainha, ele se dirige imediatamente para a sala da diretoria, ao chegar, não encontra Frei Dimas, que tinha se ausentado. Ficou ali, esperando, com o passar do tempo, vai aumentando a angústia é quando Frei Dimas entra e vai logo dizendo – fiz para você um instrumento único no mundo, você vai ser o primeiro a tocar “A CAMPAINHA ACÚSTICA” Dadinho ficou sem fala, não sabia o que dizer, pois a emoção era muita. Quando Frei Dimas abre o armário e de lá tira uma peça em forma de funil, tendo na cabeça uma campainha de birô, aquelas campainha que os professores usam quando querem que os alunos parem de falar.

       Frei Dimas pegou um canudo de enrolar plástico e cortou no meio, então pegou a campainha da sala do professor Geraldo Guedes e colocou na boca do canudo, com uma fita crepe amarrou a campainha na boca do canudo, estava feito ali a primeira campainha acústica.

       Dadinho pediu explicação sobre o funcionamento do instrumento, Frei Dimas segurou a peça com uma mão e com a outra lascou a mão no pino da campainha, de lá, saiu um som metálico e sonoro igual a um pio de pinto. Frei Dimas disse a Dadinho que este instrumento deveria ser tocado ao mesmo tempo em que os pratos eram tocados, ou seja, por mais força que ele colocasse só se ouvia o som dos pratos, porém o nosso amigo Dadinho estava realizado, pois era um dos componentes da BANDA MIRIM DO COLEGIO ESTADUAL FREI CAETANO DE MESSINA.

             Se você sabe alguma história de Frei Dimas, mande para o meu e-mail (tenoriovieira@uol.com.br) que eu transformarei em artigo.


       Cabe ao poder público municipal um logradouro com o nome de Frei Dimas, de preferência ligado à educação. 

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Vândalos incendeiam escola em Garanhuns





Do Blog
Carlos Eugênio.

A Escola Municipal Jaime Luna, localizada no bairro Dom Hélder Câmara, a popular Cohab 3, vem sendo alvo da ação de vândalos e neste domingo, dia 30, teve uma das suas salas de aula incendiadas.


O Incêndio Criminoso atingiu as paredes, porta, janelas, o forro de PVC e o telhado da Sala. Carteiras e material escolar também foram danificados pela ação dos vândalos. De acordo com uma moradora da localidade, que não quis ter o seu nome revelado, os vândalos já vem atuando no Educandário há algum tempo. Lâmpadas, portas, fechaduras, janelas e vidraças estão danificadas, assim como as instalações elétricas e hidráulicas. “Nem parece uma Escola que atende quase mil alunos. A impressão que temos é de um prédio abandonado”, relatou a Moradora, que complementou: “a certeza da impunidade é tão grande que chegam a defecar e urinar nas salas de aula”, chamou a atenção.  

 A cidadã Joseane Mendes fez um documentário fotográfico da atual situação da Escola Jaime Luna e publicou no facebook, marcando inclusive autoridades municipais, como o Prefeito Izaías Régis (PTB) e os vereadores Audálio Filho (PSDC) e Sivaldo Albino (PPS). 

“Peço a colaboração para que juntos as autoridades tomem conhecimento do que vem ocorrendo e fechem o muro do Colégio, o qual foi quebrado para a construção da quadra do Colégio”, pontua a Cidadã através do facebook.
A POSIÇÃO DA PREFEITURA – “A Secretaria de Educação e Esportes (Seduce) esclarece que, quanto ao ocorrido no fim de semana, quando foi registrada a ação de vândalos na parte interna da Escola Municipal Jaime Luna, no bairro Dom Hélder Câmara, será solicitada a investigação por parte da Polícia Civil, por meio de Boletim de Ocorrência (BO).

Em relação ao muro aberto, a Secretaria informa que vai solicitar à empresa responsável pela construção da quadra interna da escola, que instale uma grade ou portão no local, já que outro muro não pode ser levantado no momento, pois há a necessidade de entrada e saída de material de construção para a obra da quadra, que ainda não foi concluída.

Sobre a segurança, reivindicada pelos servidores e alunos, a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) informa que está desenvolvendo um projeto de videomonitoramento para instalação de câmeras de segurança e sistema de alarme nas escolas da Rede Municipal de Ensino. A ideia é que, já que o efetivo da Guarda Municipal não é suficiente, essa ação colabore com a melhoria da segurança das escolas. O projeto deverá entrar, em breve, em licitação para contratação de uma empresa especializada.

Secretaria de Comunicação Social - Secom
Prefeitura de Garanhuns (PE)”.


segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Final de semana registra homicídios brutais no agreste.



Um assassinato brutal foi registrado no sábado, dia 29, na BR-423, nas imediações do Município de Lajedo. Romilson Soares da Silva, de 26 anos, conhecido por Nino, jogava dominó por volta das 16 horas na rua São Vicente de Paulo, no centro de Canhotinho, quando dois homens em um veículo de modelo e placas não registradas o surpreenderam e efetuaram disparos de arma de fogo que atingiram o braço e tórax da Vítima. 

Romilson foi socorrido levado ao hospital Dom Moura, em Garanhuns, e diante da gravidade dos ferimentos foi removido ao Hospital da Restauração, em Recife. Todavia, enquanto a ambulância seguia pela BR-423 foi interceptada nas imediações de Lajedo por um veículo, fazendo o seu condutor parar. Os suspeitos abriram a ambulância e executaram Romilson Soares da Silva na frente da sua esposa, que o acompanhava durante o socorro.


Em Garanhuns, José Vinicius Miranda de Góis, de 30 anos, foi assassinado na madrugada do sábado, dia 29, em um beco na rua Tomé Cavalcante, no bairro da Boa Vista. De acordo com a Polícia Militar, uma testemunha informou que ele estava em um bar e teria discutido com dois homens. Durante o desentendimento, ele foi atingido por pauladas e não resistiu. 

Motorista da prefeitura de Terezinha morre em acidente.



Um capotamento na noite do sábado, dia 29, matou Givaldo Soares de Almeida, de 53 anos, que residia no Sítio Cachoeirinha, Zona Rural de Terezinha. Ele trabalhava como operador de Máquina Patrol na Prefeitura.

De acordo com informações da Polícia Militar, Givaldo trafegava por uma estrada vicinal nas proximidades do Sítio Pacheco, zona rural de Terezinha, em um veículo Siena quando perdeu o controle do carro e capotou várias vezes, tendo o seu Corpo arremessado para fora do veículo, ocasionando a sua morte.


Exército: 71 BI de Garanhuns convoca reservistas.


No período de 09 a 16 de dezembro de 2014 (exceto sábado e domingo), das 08:00h às 16:30h, o Batalhão de Infantaria Motorizado de Garanhuns, realizará o Exercício de Apresentação da Reserva 2014. O exercício consiste na apresentação de oficiais e praças pertencentes à Reserva do Exército, que tenham se afastado de suas atividades militares no período de 1º de dezembro de 2009 a 30 de novembro de 2014. 

As atividades se encerrarão com uma formatura em comemoração ao “Dia do Reservista”, no dia 16 de dezembro, às 08:00h, no pátio de formatura do quartel.
Os convocados que deverão se apresentar no quartel do 71  BI são os seguintes:


- Oficiais e praças de carreira transferidos para a reserva remunerada; Oficiais demitidos do serviço ativo sem perda do posto e patente; Oficiais e praças temporários licenciados; Reservistas de 1ª e 2ª categorias; Aspirantes a oficial R/2 e oficiais R/2 concludentes e liberados de Órgãos de Formação da Reserva; Portadores de Certificados de Dispensa de Incorporação classificados em “Situação Especial” e todos pertencentes à Reserva da Força Terrestre que tenham se afastado no período de 1º de dezembro de 2009 a 30 de novembro de 2014.

Preço da energia pode variar mensalmente a partir de janeiro de 2015



A partir de 1º de janeiro de 2015, o preço da energia pode variar mês a mês, porque passará a ser adotado um sistema de bandeira tarifária, que tem a finalidade de repassar imediatamente ao consumidor a alta do preço da energia praticada no mercado. Por exemplo, quando os reservatórios das hidrelétricas estiverem com pouca água e as térmicas produzindo uma energia mais cara, como está ocorrendo agora, esse adicional passará a ser cobrado na conta do cliente no mês seguinte.

As bandeiras serão verde, amarela ou vermelha. A aplicação delas será definida pelos representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica e do Operador Nacional do Sistema, e vale sempre para o próximo mês.Na bandeira vermelha, serão adicionados R$ 3,00 para cada 100 quilowatt-hora (kWh); na amarela deve ocorrer um acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 kWh e na verde não terá acréscimo. Esses são os preços que devem vir em janeiro. No final de dezembro, serão definidas as bandeiras de janeiro e assim sucessivamente



Um dos objetivos do governo federal ter adotado esse sistema é o fato de que o impacto da energia alta deste ano acabou fazendo com que as distribuidoras recorressem a empréstimos para pagar a alta do preço da energia e já há consultoria alegando que esses financiamentos vão resultar num reajuste de mais de 7% na conta de energia. Há especialistas que acreditam que esse impacto será maior, porque o consumidor não vai pagar só o empréstimo, mas também os juros dos financiamentos.

Aluno de Bom Conselho é medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática.

O aluno Marcelo Ferreira da Silva Oliveira, do 8º ano, da Escola Mestra Beatriz, da cidade de Bom Conselho, ganhou pela segunda vez consecutiva a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática. Além da medalha, Marcelo receberá como prêmio uma bolsa do CNPq que é um incentivo financeiro concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para fazer um curso de 12 meses.


É uma grande vitória para a escola e para Bom Conselho.

domingo, 30 de novembro de 2014

Bom Conselho e 39 municípios ficam impedidos de receberem repasses voluntários do Governo Federal.


A Procuradoria da República Pólo Garanhuns/Arcoverde no Estado de Pernambuco, com base no Procedimento Administrativo de Acompanhamento nº 1.26.005.000104/2013-35, visando o cumprimento da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação) nos municípios sujeitos à atribuição territorial da referida Procuradoria, bem como a efetiva aplicação das sanções previstas no art. 73-C c/c o inciso I, do § 3º, do art. 23 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000,informou que os Municípios de Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Ibirajuba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirinha, Paranatama, Quipapá, Saloá, São Bento do Una, São João, Terezinha, Alagoinha, Arcoverde, Buíque, Ibimirim, Iguaraci, Inajá,
Ingazeira, Itaíba, Manari, Pedra, Pesqueira, Poção, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga,Tuparetama e Venturosa não estão cumprindo a regra da transparência das informações fiscais, conforme preceitua os citados dispositivos.

Diante do exposto, os municípios listados estão impedidos de receber recursos provenientes de transferências voluntárias enquanto perdurar o descumprimento das regras de transparência das informações fiscais, conforme disposto no inciso XVII, do art. 38, da Portaria Interministerial nº 507, de 24
de novembro de 2011.


Além disso, é imperativo que antes da celebração de novos convênios e contratos de repasse, os Órgãos Federais e seus respectivos órgãos vinculados atentem para o efetivo cumprimento de todas as exigências necessárias à celebração dos respectivos instrumentos de transferências voluntárias.