sábado, 15 de novembro de 2014

COLUNA ENSAIO GERAL: VALDEMIR PRESIDEU

Crônicas de Bom Conselho
Por: Alexandre Tenório

              
       Hoje 11 de novembro de 2014, recebo a visita em minha loja de Glória Presideu. Pelo o seu semblante pude ver que se tratava de uma má notícia – Glória então me diz – Valdemir descansou. Imediatamente veio a minha memória uma das pessoas mais educada que eu conheci.
       
Não fui contemporâneo dele, ele foi da minha mãe, quando o conheci ele já era um cidadão de meia idade. Foi para o Rio de Janeiro logo cedo e lá ficou, porém o seu umbigo jamais foi cortado com nosso Bom Conselho. Estava sempre a par dos fatos, sempre que podia vinha a nossa terra. Mesmo vivendo fora, continuou amando seu torrão natal.

       Lembro-me muito bem numa da sua vinda para nossa terra, exatamente na época da festa dos PAPACACEIROS, nós no Bar e Restaurante Kennedy, numa farra fenomenal, tendo entre outros, Paulo Ganso (falecido), Paulo Tavares (falecido), Moacir Pajuaba (falecido), Pedro Ramos, Álvaro Gomes, Alcides (falecido), Luiz Clério, Pedro Torres, Zé Felix...

       Valdemir era um dos mais alegres, a boa conversa correu solta neste dia. As histórias antigas de nossa cidade saiam com facilidade, algumas histórias que tinham acontecido no Rio de Janeiro, também saíram, e foi uma tarde agradável.


       Hoje o BAR E RESTAURANTE KENNEDY, não esta mais sobre a administração do nosso amigo Gilvan Cordeiro (o mesmo devido o diabetes, teve de amputar as duas pernas). A maioria destes bom-conselhenses já faleceu, e tudo que ficou foi à saudade de uma boa farra. Digo aos amigos leitores, se existir outra vida depois desta, como pregam as religiões do mundo, tudo bem. Porém amigos, se tudo se acabar com a morte, a vida é muito covarde conosco, ao decretar a nossa morte.

Operação Lava Jato: Políticos encontram-se em polvorosa em Brasília.

Do:
Blog do Camarotti 
G1

Um clima de perplexidade tomou conta do mundo político em Brasília com a nova etapa da Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Parlamentares da base aliada estão preocupados com o que consideram um avanço rápido das investigações em cima dos corruptores – os executivos de grandes empreiteiras.

No Palácio do Planalto o ambiente é de preocupação. Apesar da ressalva de assessores do governo de que pessoalmente a presidente Dilma Rousseff está blindada, há o reconhecimento interno de que o aprofundamento das investigações vai criar uma crise política sem precedentes, além de fragilizar a imagem da Petrobras, a maior estatal do país.

Um integrante do governo reconhece, porém, que apesar da blindagem de Dilma,  a gestão da estatal durante o período do governo Lula já está atingida. Assessores mais próximos da presidente já defendem internamente que é preciso fazer um discurso preventivo para mostrar que Dilma iniciou mudanças na estatal, com demissão dos ex-diretores. E que, por isso, é preciso estabelecer uma separação entre as administrações da Petrobras no período Lula e no período Dilma.

Se aliados estão em pânico, no PT a situação consegue ser pior, com a prisão do ex-diretor da Petrobras Renato Duque, ligado diretamente ao partido. Quando foi nomeado para a Diretoria de Serviços da estatal, em 2004, o padrinho político dele era conhecido por todos no Palácio do Planalto: o ex-chefe da Casa Civil, José Dirceu, que depois foi condenado no processo do mensalão.

O dúvida no PT é sobre a capacidade de resistência de Duque dentro da prisão. No partido, todos citam que a resistência do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa foi enorme. Mas que fragilizado psicologicamente depois de meses de prisão num regime rígido, acabou entregando todo mundo. O mesmo aconteceu com o doleiro Alberto Youssef.
Advogados de políticos estão sendo consultados pelos clientes desde que foi noticiada a operação da PF no início da manhã desta sexta (14). Senadores e deputados de partidos aliados foram surpreendidos com a prisão dos diretores e executivos das empreiteiras fornecedoras da Petrobras. Muitos desses executivos têm relação de proximidade com políticos já citados nas delações premiadas.


“Todo mundo está querendo entender a extensão dessa investigação. Ninguém imaginava uma operação dessa dimensão da Polícia Federal. Tudo está andando numa velocidade muito maior do que foi no escândalo do mensalão. Muito em breve, a operação vai atingir a classe política. Já é a maior crise política depois do impeachment de Collor”, avaliou um senador da base aliada, para em seguida completar: “E esse ambiente irá contaminar definitivamente o governo Dilma”.

Gerson Camarotti é comentarista político da GloboNews e repórter especial do Jornal das Dez. Pernambucano e torcedor do Náutico desde 1973. Jornalista formado pela Unicap com pós-graduação em ciência política pela UnB, está em Brasília desde 1996, onde passou pelas sucursais das revistas "Veja" e "Época", e pelos jornais "O Globo", "O Estado de S.Paulo" e "Correio Braziliense".

Trio de "Canibais de Garanhuns" condenados por morte e esquartejamento de Jéssica Camila.



Após mais de vinte horas de julgamento, Jorge Beltrão, Isabel Pires e Bruna Silva foram condenados pela morte, esquartejamento, ocultação de cadáver e prática de canibalismo contra a adolescente Jéssica Camila, de 17 anos. A filha da vítima, que estava em poder do trio, na época com dois anos, também teria comido a carne humana. O crime aconteceu em 2008, em Olinda, e os envolvidos alegaram participar de uma seita denominada "Cartel". Para eles, a morte brutal da vítima era uma forma de purificação.


O corpo de jurados, composto por quatro mulheres e três homens, considerou os três culpados pela prática de homicídio quadruplamente qualificado, ocultação de cadáver e vilipêndio (por molestarem o corpo após o assassinato). A sentença foi dada pela juíza Maria Segunda Gomes de Lima. Bruna Silva e Isabel Pires foram condenadas a 19 anos de reclusão, um ano de detenção e 120 dias de multas. Jorge Beltrão terá que cumprir 21 anos e seis meses de reclusão, mais um ano e seis meses de detenção e 320 dias de multa. A defesa dos três adiantou que vai recorrer. As mulheres já estão presas na Colônia Penal Feminina de Buíque e o acusado está no Complexo Prisional do Curado.

Depois de proferir a sentença, a magistrada declarou a tipificação das penas. "O Jorge deverá cumprir 20 anos de reclusão por conta do homicídio, mais um ano e seis meses de reclusão por ocultação de cadáver e mais um ano e seis meses de detenção por vilipêndio. Elas terão que cumprir 19 anos de reclusão do homicídio e da ocultação de cadáver e mais um ano de detenção por conta do vilipêndio", detalhou Maria Segunda Gomes. A pena da reclusão só pode ser cumprida em regime fechado, diferente da detenção, que pode ser em regime semiaberto.

Pela primeira vez, desde a fase de inquérito, os acusados conhecidos como 'Canibais de Garanhuns' quebraram o silêncio e se pronunciaram sobre os crimes. O professor de educação física Jorge Beltrão, apontado como líder, confessou ter matado a vítima. As outras acusadas admitiram auxiliar na ocultação do cadáver. E os três negaram ter fabricado salgados com carne humana.

O julgamento dos acusados durou dois dias. A princípio, foram ouvidos os depoimentos das testemunhas, o delegado Paulo Berenguer, responsável pela investigação, e o psiquiatra Lamartine Holanda. Em seguida, Jorge Beltrão, Isabel Pires e Bruna Silva falaram. Nesta sexta, foi aberta a fase de debates. Por último, o corpo de jurados se reuniu em uma sala reservada para responder o questionário sobre o caso e definir o veredito.


Celpe inscreve para doação degeladerias e lâmpadas em Bom Conselho.

Celpe realiza parceria com prefeitura municipal através da secretaria de Assistência Social, onde estará realizando o "Espaço Celpe", com diversas ações.








sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Reunião no DER tem definições da obra de implantação e pavimentação da rodovia Rainha Isabel.



O vereador Gimar Rodrigues e o empresário de Rainha Isabel, Rubens Ribeiro, estiveram nessa quinta-feira (13), na sede do DER, na capital pernambucana, onde foram recebidos pelo diretor, José Carlos, sendo repassadas as seguintes informações:


1 - em virtude da Lei de Responsabilidade Fiscal e mudança de Governo, todas as obras de todas as áreas foram suspensas, para que nada caísse no final do exercício 2014;

2 - Compromisso do “NOVO GOVERNO”, que a partir de fevereiro/2015 as obras voltarem;

3 - A estrada era com verba do BNDS, conta 147. Agora será do próprio DER, onde já estar com conta 246, inclusive com dotação de mais R$ 6.100.000,00, para dar cobertura aos aditivos e outras prioridades que a estrada necessite, tipo Adutora;


4 - Isto foi exposto com cronograma de todas as obras do Agreste, construções e reformas.



Manifestações contra Dilma e o PT são programadas para dia 15 de Novembro.


No próximo sábado, dia 15 de novembro, é comemorado o dia da Proclamação da República. Há manifestações de protesto contra a reeleição do Governo Dilma (PT), marcadas em várias cidades do país. Já partidários do PT, como por exemplo, o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), irá promover ato em prol da presidenta e do PT.

Estamos em um país democrático, onde deve ser respeitado o livre pensamento e as manifestações pacíficas, mas, devemos respeitar e aceitar o resultado das urnas, onde a maioria democraticamente, votaram pela continuação do “Governo Atual da presidente Dilma (PT)”.

Não sou partidário de nenhum dos partidos, apenas espero ter a liberdade de expressar o que penso, sem ofensas, sem guerras caluniosas, difamatórias e discriminatórias, como as que vimos, durante o período eleitoral e logo após a eleição, onde o povo Nordestino foi massacrado, por escolher em sua grande maioria a continuação deste governo. É bom lembrar, que Minas Gerais e Rio de Janeiro, seguiram a escolha. 

Agência Espacial Europeia capta “som não identificado” em cometa.


A Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) divulgou em sua página a descoberta de um som emitido pelo cometa 67P/ Churyumov-Gerasimenko que está sendo comparado com uma espécie de canto. De acordo com o texto, o fenômeno do som causou surpresa até mesmo para os cientistas. (Ouça aqui)

O som captado pela sonda Philae, enviada ao cometa pela ESA, está em uma frequência que não é percebida pelo ouvido humano. O “som” está em uma frequência entre 40-50 milihertz (1 milihertz é igual a 0,001 hertz), enquanto o ouvido humano capta sons entre 20 hertz (Hz) e  20 kHz. Para tornar a música audível para o ouvido humano, as frequências tiveram que ser  amplificadas em cerca de 10.000.


O fenômeno foi percebido pela primeira vez em agosto deste ano, quando a nave Rosetta, que transportava a sonda, se aproximou cerca 100  quilômetros do cometa. De acordo com o blog, os cientistas acreditam que o som esteja sendo causado por partículas neutras que estão se soltando do cometa e ganhando carga. Mas o mecanismo físico por traz do fenômeno ainda é desconhecido.

Dia Mundial do Diabetes, médicos alertam sobre excesso de peso e sedentarismo


Especialistas alertam no Dia Mundial do Diabetes, lembrado hoje (14), que o excesso de peso e o sedentarismo são as principais causas do diabetes tipo 2, que atinge 90% das pessoas com problemas em metabolizar a glicose. De acordo com a Federação Internacional do Diabetes, existem hoje 12 milhões de diabéticos no Brasil e 5 mil novos casos são diagnosticados por ano.

O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, João Eduardo Salles, desfaz o mito de que só os doces contribuem para o diabetes. “Não é o fato de comer doce que leva ao diabetes, é sim o fato de engordar e ser sedentário, independentemente de comer doce. Se está engordando o risco de diabetes é maior”, ressaltou Salles, ao acrescentar que com a idade o risco aumenta. Quem tem muita gordura concentrada na barriga também deve ficar atento e fazer exames, pois este é outro fator de risco. Nesta sexta-feira, a entidade promove ações de conscientização em todo o país.

Segundo o especialista, o diabetes é uma das maiores causas de cegueira, de insuficiência renal, além de aumentar em até quatro vezes o risco de doenças cardiovasculares. “Quem se cuida não tem estas complicações”, frisou Salles.

Os alimentos são digeridos no intestino e parte deles se transforma em açúcar (glicose), que é enviada para o sangue para se transformar em energia. Só que para transformar a glicose em energia, o organismo precisa de insulina, uma substancia produzida nas células do pâncreas. No diabético, a glicose não é bem aproveitada pelo organismo devido à falta ou insuficiência de insulina, o que causa o excesso de glicose no organismo, a hiperglicemia.

O diabetes tipo 1 ocorre quando o corpo não produz insulina, enquanto a do tipo 2 se dá nos casos em que há produção da insulina, mas em quantidade insuficiente ou quando ela não é processada pelo organismo de forma adequada.


Enquanto o diabetes é uma doença crônica sem cura, o pré-diabetes é um estágio anterior da doença em que ainda há como reverter o quadro. “Isso ocorre quando os níveis de açúcar no sangue já estão acima do considerado normal, mas a reversão do quadro ainda é possível, por meio de mudanças no estilo de vida, o que inclui adotar uma alimentação mais saudável, deixar de fumar e praticar exercícios físicos de forma regular”, explicou a gerente científica do Negócio Nutricional da Abbott, Patrícia Ruffo. Quem faz exames periódicos de glicemia pode constatar antes o pré-diabetes e se esforçar para reverter o caso e assim evitar a doença, que não tem cura.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Missa de trigésima dia de falecimento de Frei Dimas.




Os Frades Capuchinhos, a família Franciscana, juntamente com os amigos convidam  toda população de Bom Conselho para participar da missa de trigésimo dia do falecimento de José Marleno (Frei Dimas ) que será celebrada nessa quinta-feira, dia 13 de novembro de 2014 às 19:30 na Igreja Matriz.

Padre Marcelo sofre luxação no pé.



O pároco da cidade de Bom Conselho, Padre Marcelo Protázio, sofreu uma luxação (fissura) no pé ao descer a escada da sua residência. Houve a necessidade de imobilizar o local.

Em conversa com a nossa redação, o pároco falou que encontra-se bem e ficará em repouso.

OAB Garanhuns realiza palestra sobre o Golpe Militar de 1964


A OAB Garanhuns e a FDG/AESGA, realiza no dia 14/11/2014, às 19:30 horas, no Auditório da AESGA  à palestra, “50 ANOS DO GOLPE MILITAR DE 64 – REFLEXÕES PARA ATUALIDADE”.


A Palestra será ministrada pelo DR. HENRIQUE MARIANO, advogado militante, Ex-Presidente da OAB/PE (2010/2012), atualmente Conselheiro Federal de Pernambuco junto ao Conselho Federal da OAB, Secretário Geral da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dr. Hélder Câmara do Estado de Pernambuco e Presidente da Comissão especial Nacional da Memória e Verdade e Justiça da OAB, e membro da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas-APLJ.

Divulgado gabarito oficial do Enem 2014 - Veja aqui.



O Ministério da Educação divulgou na manhã desta quarta-feira (12) o gabarito oficial da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Confira abaixo:
GABARITO DAS PROVAS DE SÁBADO
PROVA AMARELA (sábado)
PROVA ROSA (sábado)
PROVA AZUL (sábado)
PROVA BRANCA (sábado)
GABARITO DAS PROVAS DE DOMINGO
PROVA AMARELA (domingo)
PROVA ROSA (domingo)
PROVA AZUL (domingo)
PROVA CINZA (domingo)

O Ministério da Educação divulgou na manhã desta quarta-feira (12) o gabarito oficial da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Confira abaixo:
GABARITO DAS PROVAS DE SÁBADO
PROVA AMARELA (sábado)
PROVA ROSA (sábado)
PROVA AZUL (sábado)
PROVA BRANCA (sábado)
GABARITO DAS PROVAS DE DOMINGO
PROVA AMARELA (domingo)
PROVA ROSA (domingo)
PROVA AZUL (domingo)
PROVA CINZA (domingo)

Segundo o ministro da Educação, as notas do Enem 2014 devem ser divulgadas em janeiro de 2015.

O Enem foi realizado no sábado (8) e domingo (9) e bateu recorde este ano com a participação de mais de 6,2 milhões de candidatos, segundo dados divulgados pelo próprio MEC na noite deste domingo (9). No total, 8,7 milhões de pessoas se inscreveram para a prova, mas o índice de abstenção foi de 28,6%, abaixo da taxa de 29% registrada na edição anterior. O número de pessoas que fizeram as provas foi cerca de 24% mais alto que em 2013, quando 5 milhões de candidatos compareceram ao exame.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Trio de canibais de Garanhuns no “Conexão Repórter” do SBT.





No "Conexão Repórter" desta quarta-feira, os bastidores do julgamento do ano.
Roberto Cabrini fica frente a frente com os personagens acusados de uma crueldadesem precedentes.

Eles matavam e depois se alimentavam dos restos mortais de suas vítimas.

Jorge Beltrão Negromonte da Silveira, de 53 anos, Isabel Cristina Pires da Silveira, com 54 anos, e Bruna Cristina Oliveira da Silva, de 28, compõem o triângulo amoroso e, também, criminoso.

Você vai conhecer a verdadeira face dos envolvidos.
São entrevistas exclusivas e reveladoras, a um dia do acerto de contas com a Justiça.

Os detalhes dos crimes.
As confissões.
As contradições.
A troca de acusações.

 'Acerto de contas' é o nome do documentário que irá ao ar logo após o 'Programa do Ratinho', no SBT.


Prefeitura de Caruaru desmente caso suspeito de Ebola



A Prefeitura de Caruaru informou em nota que o caso suspeito de ebola registrado na manhã dessa terça-feira (11) na Policlínica do Vassoural já foi descartado. A hipótese mais provável é que o paciente está com malária. Divulgado logo cedo pela Secretaria de Saúde do município, o caso levou ao isolamento da Policlínica do Vassoural, após a unidade informar sobre a suspeita de ebola.

Um exame do paciente brasileiro, procedente da Guiné Equatorial, que não é considerada área de infestação do vírus ebola, está sendo feito. O diagnóstico será definido ainda nesta terça. O procedimento está sendo orientado por infectologista especializado da Secretaria Estadual de Saúde. A secretaria ressalta ainda que não há qualquer motivo para pânico e que todas as providências técnicas e preventivas estão sendo tomadas.


O paciente buscou atendimento médico depois de apresentar febre. Ele ficou em isolamento, junto aos profissionais de saúde e demais pessoas que estavam na unidade. A policlínica continua isolada, enquanto os exames são realizados.

Luto: Faleceu Valdemir Presideu.


Acabamos de receber e-mail do bonconselhense, Pedro Ramos de Souza, onde informa o falecimento no dia de ontem no Rio de Janeiro, Valdemir Ávila Gonçalves.

“Comunico aos grandes amigões irmãos, que nosso conterrâneo bom-conselhense da gema VALDEMIR ÁVILA GONÇALVES (VALDEMIR PRESIDEU), faleceu ontem aqui no Rio de Janeiro. A cremação ocorrerá amanhã em horário a ser confirmado pela família do mesmo. Confesso que estou arrasado, porque perdi um amigo de infância onde tivemos uma longa vida juntos tanto em Bom  Conselho como aqui no Rio de Janeiro, visinhos no mesmo bairro do Jardim Guanabara na Ilha do Governador.

Meus sentimentos e pêsames para a família.”


Pedro Ramos de Souza.

Secretário justifica uso de máquina em imóvel particular na cidade de Bom Conselho.


O secretário de agricultura, Natanael Melo, justificou na Rádio Papacaça, no programa show da manhã dessa terça-feira, o uso da máquina patrol em um loteamento particular. Natanael falou “A máquina foi utilizada no final de semana, sendo toda a despesa com o motorista e o óleo, paga pelo dono do loteamento – Novo Jardim - existe uma parceria entre a prefeitura e este loteamento, onde está sendo gerado emprego e renda para o município, além do pagamento do IPTU”. O secretário também destacou que as estradas da Lagoa Primeira, Serra de São Pedro e Logradouros dos Leões que será concluída a recuperação delas no máximo até amanhã, dia 12, onde a máquina estava a mais de 20 dias trabalhando nessas estradas.

Veja a denúncia do vereador Gilmar Aqui.


Segundo o secretário existe o cronograma de recuperação das seguintes estradas: Barra do Brejo, Cachoeira do Pinto e Calderões. Onde será feito o seguinte roteiro – Sairá da entrada da Perdigão, vai em sentido a Barra do Brejo, Cachoeira do Pinto, até a divisa com Quebrangulo, volta por Calderões, Caborge até chegar na cidade. Falou o secretário. 

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Júri popular do trio de canibais de Garanhuns, será nesta quinta-feira.



O julgamento do trio que ficou conhecido como "canibais de Garanhuns" pela morte da jovem Jéssica Camila da Silva Pereira, à época com 17 anos, será nesta quinta-feira (13), em Olinda, no Grande Recife. O júri popular estava previsto para a quarta (12), mas foi adiado em um dia por causa do sistema de marcação da sala no Fórum de Olinda do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).


Jorge Beltrão Negromonte da Silveira, 52 anos, Isabel Cristina Torreão Pires, 53, e Bruna Cristina Oliveira da Silva, 28, são acusados de homicídio quadruplamente qualificado, vilipêndio (agressão ao cadáver) e ocultação de corpo de Jéssica. Bruna ainda responde por falsificação ideológica, por ter usado a identidade da vítima após a sua morte. O trio, que confessou em depoimento à polícia ter comido a carne da vítima, ainda passou a criar a filha dela, à época com um ano. A menina supostamente viu o assassinato da mãe e foi alimentada com a carne dela.

A expectativa é que o júri tenha duração de dois dias, começando na quinta-feira pelo sorteio dos sete jurados que vão compor o Conselho de Sentença. O julgamento seguirá com a leitura da denúncia, a ouvida das duas testemunhas e dos réus. A última etapa é dos debates entre a defesa e o Ministério Público, que poderá durar até nove horas. Os acusados estão presos desde abril de 2012, quando o caso foi descoberto pela polícia. As duas mulheres estavam na Colônia Penal de Buíque, no Agreste, e agora aguardam o julgamento em Abreu e Lima, no Grande Recife. Jorge está no Complexo do Curado, na capital pernambucana.

Vereador denuncia máquina da prefeitura realizando serviço particular em Bom Conselho.

O vereador, Gilmar Rodrigues, denunciou no programa show da manhã, na rádio Papacaça, na manhã dessa segunda-feira (10), que a máquina patrol, pertencente à prefeitura municipal de Bom Conselho, está deixando de realizar os serviços nas estradas vicinais para realizar serviços em um loteamento particular.

Na ligação para o programa o parlamentar falou “Eu estou constrangido com algumas situações, dentre elas as nossas estradas, as nossas estradas estão um caos, a verdade é essa. E mais ainda, o que mim revolta é uma máquina que nos sabemos que é a principal para fazer as estradas que é a patrol, deixar de fazer o serviço da comunidade, das estradas que a população usa, para ser deslocada um final de semana completo, a um loteamento particular. Toda semana algumas pessoas informando que a máquina estava quebrada, que teve problema de motorista, mas nesse final de semana, infelizmente, infelizmente! A máquina trabalhou dois dias em um loteamento particular. Imagine você, povo de Bom Conselho, esses dois dias essa máquina trabalhando nas estradas do município de Bom Conselho.” Pontuou Gilmar Rodrigues.


O vereador questionado pela apresentadora do programa se tinha presenciado o fato ou se teve informação de terceiros, foi enfático ao falar que presenciou. “ presenciei” Confirmou duas vezes o edil.    

Domingo sangrento, com homicídios em Águas Belas e Iati.

O último domingo (09), foi marcado por assassinatos, nas cidades de Águas Belas e Iati.


Os crimes.


Em Águas Belas: José Gomes da Silva, de 67 anos, foi assassinado em sua residência, no sítio Lamarão, por volta das 19h e 40min. Segundo informações, quatro pessoas tentaram assaltar a vítima que reagiu, sendo atingido por um disparo de arma de fogo de grosso calibre na cabeça.

Os criminosos tinham roubado duas motos nas proximidades do local do crime, abandonando-as após a ocorrência. Os acusados fugiram, com destino ignorado.


Já em Iati: A Polícia Militar recebeu informação de que um homem, teria dado entrada no hospital local com ferimento de arma de fogo. Os policiais ao chegarem ao hospital, constataram que tratava-se de Leandro Correia da Silva, de 28 anos, que teria um ferimento no tórax, sendo removido para o Recife, onde faleceu a caminho. Segundo familiares, a vítima teria saído no sábado, sendo encontrada ferida na manhã do domingo. Até o momento não foi identificado quem praticou o crime. 

Obra de implantação e pavimentação da rodovia de Rainha Isabel é paralisada.




Obra em execução em  29.03.2014
A obra de implantação e pavimentação da rodovia vicinal  que liga a PE-218 (Lagoa de São José) ao Distrito de Rainha Isabel, com uma extensão de 11 Km, no valor de R$ 6.636.277,04, tendo como prazo final da obra em 05/12/2014; para surpresa de todos, teve sua execução paralisada.

O governo do estado ainda não se pronunciou oficialmente sobre o motivo dessa paralisação. O secretário de governo do município de Bom Conselho, Luis Henrique, informou que também a prefeitura não recebeu informações oficiais, mas extra-oficial, a obra deverá retornar a sua execução após a posse do novo governador eleito, Paulo Câmara, no mês de janeiro de 2015.


Segundo informações chegadas a nossa redação a população do Distrito de Rainha Isabel, em torno de 10 mil pessoas, que seriam beneficiadas com a obra, estariam programando um protesto, onde fechariam a PE-218 que liga os estados de Pernambuco a Alagoas.

O vereador Gilmar Rodrigues, informou que as máquinas começaram a serem retiradas desde o fim das eleições deste ano e que está agendada uma reunião junto ao diretor do DER, para uma posição oficial.

domingo, 9 de novembro de 2014

MEC avalia primeiro dia do Enem

65 inscritos foram eliminados por uso indevido de celulares


A aplicação das provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 transcorreu "dentro da normalidade nos 1.752 municípios", na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Em nota divulgada ontem a noite, a pasta informa também que 65 inscritos foram eliminados por uso indevido de telefones celulares. O número já ultrapassa os 47 candidatos que foram excluídos do Enem no ano passado.

De acordo com a nota, o MEC, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e parceiros institucionais monitoraram pelas redes sociais as postagens relacionadas ao Enem. 

O comunicado diz ainda que o ministro da Educação, Henrique Paim, lamentou profundamente o falecimento da participante Edivania Florinda de Assis na escola em que realizaria a prova, em Olinda (PE), e transmitiu a sua solidariedade aos parentes da candidata. Paim também agradeceu a todos os parceiros e desejou uma boa prova aos estudantes que vão participar do exame hoje (9).

Nesse domingo serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. Os participantes terão 5 horas e 30 minutos para resolver as questões e escrever a redação.
Os portões serão abertos às 12h e serão fechados às 13h, no horário de Brasília. Os participantes devem levar documento de identificação original com foto, cartão de confirmação da inscrição e caneta esferográfica preta em material transparente.

Além de servir como meio de ingresso a instituições federais de educação superior, a nota do Enem permite o acesso a políticas públicas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Ciência sem Fronteiras.