sábado, 8 de novembro de 2014

Enem 2014: Estudante sofre infarto e morre em Pernambuco.



O Instituto Médico Legal (IML) determinou um infarto como causa da morte da estudante Edivânia Florinda de Assis, de 32 anos, que morreu na manhã deste sábado, quando chegava para fazer as provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O laudo do IML saiu no fim da tarde de sábado e foi entregue ao irmão da candidata, Abias Domingos Gomes. A família decidiu que o corpo será velado no Cemitério de Beberibe, onde acontecerá o enterro, às 16h.

Segundo ele, a irmã não tinha histórico de problemas de saúde. "Ela não tinha histórico de problemas de saúde. Cursava Nutrição numa faculdade particular e ia fazer o Enem para tentar uma vaga numa universidade pública", disse Gomes, que estava trabalhando em Suape, quando recebeu a informação do falecimento da irmã.

Ele informou que a família está bastante abalada. Edivânia tinha quatro irmãos, era casada e tinha dois filhos, um de 4 e outro de 11 anos. Ela tinha ido para a prova com um sobrinho de 19 anos, que também faria o exame.

Fatalidade
A candidata morreu dentro do Colégio Santa Emília, no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda, após entrar no local de prova, cinco minutos antes do fechamento dos portões. Ela chegou correndo e ofegante e começou a passar mal ainda no pátio do colégio.

"Ela estava com falta de ar e piorou depois que entrou na escola. Colocaram ela para sentar, ela tomou água e desmaiou", conta a vendedora Roseane Nunes da Silva, que trabalha em frente ao colégio. Segundo Roseane, a candidata abriu os olhos e depois desmaiou novamente.

Um policial militar e uma enfermeira que estavam de plantão no local prestaram os primeiros socorros, enquanto os bombeiros e o Samu eram acionados. As equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu chegaram ao local cerca de 40 minutos depois, aplicaram técnicas de reanimação, mas Edivânia de Assis já havia falecido.

De acordo com assessoria de imprensa do Colégio Santa Emília, a candidata estava acompanhada de um sobrinho, que também iria fazer a prova.

Polícia Militar evita suicídio em Bom Conselho.



Ocorreu na noite dessa sexta-feira (07), por volta das 19h30m, mais uma tentativa de suicídio na cidade de Bom Conselho. Um homem de 50 anos, residente no bairro José Araújo Tenório (Vavá).

A ocorrência.

Por volta da 19 horas e trinta minutos, a Polícia Militar da 3ª CPM-Bom Conselho, foi acionada via rádio pela Central de Operações do 9º BPM para averiguar uma possível tentativa de suicídio no bairro de Vavá. O efetivo policial de imediato deslocou-se ao local, onde ao chegaram no local a vítima estava em cima de uma das paredes internas de seu imóvel com uma corda amarrada em volta de seu pescoço e presa a uma linha de sustentação da cobertura de sua residência.


Ele ameaçava cometer suicídio, porém, após conversar com os policiais foi convencido a desistir do intento. A vítima foi conduzida ao Hospital Municipal de Bom Conselho, onde foi medicada e em seguida liberada juntamente com os familiares.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Dicas de como aproveitar o tempo de prova do Enem.




Uma boa divisão do tempo de prova, alimentação adequada e até mesmo alguns minutos para esticar as pernas podem fazer a diferença durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão aplicadas amanhã (8) e domingo. No primeiro dia, os candidatos terão quatro horas e meia e, no segundo, cinco horas e meia. Para aproveitar bem o tempo e aumentar o rendimento, professores dão algumas dicas.

De acordo com o professor de português do Colégio Sigma, em Brasília, Eli Carlos Guimarães, o candidato terá, em média, três minutos por questão e essa é a primeira coisa que precisa ter em mente e controlar. “A segunda é que deve respeitar a gradação de dificuldade das questões. Qual é a ideia? Leio a questão, tenho facilidade, resolvo, se leio e tenho dificuldade, devo saltar. Isso para que o aluno não fique preso na questão no sentido de perder tempo”.

A dica do professor é que logo na leitura, o candidato identifique o que está incorreto nos itens e sublinhe. “Se acha alguma coisa errada ou dúbia, deve grifar, porque chama a atenção. No Enem, ele terá que marcar a opção correta, a prova não tem como prática que o candidato assinale a opção incorreta. Então, é interessante que o aluno dê algum destaque para o que está errado, porque elimina logo”, diz.

Guimarães explica que como o Enem é uma prova muito cansativa, a recomendação é que a cada 45 minutos, o aluno pare, descanse, faça algum exercício de relaxamento ou peça para ir ao banheiro a fim de andar um pouco. A pausa não deve durar mais que alguns minutos. Quando completar duas horas de prova, a recomendação é que coma algo doce.

“Vou começar pelo que não levar: não leve chocolate, o chocolate, em um primeiro momento, ativa por conta da glicose, mas, depois de uma hora, tem efeito de letargia”, lembra. “O aluno tem que se hidratar e tem que ter alguma barra de cereal, uma fruta e um doce, como mel, rapadura, doce de banana. Mas não consuma chocolate”, reforça.

No primeiro dia, os candidatos farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No segundo, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação.

Apesar de o estudante ter mais tempo para as provas no domingo, a professora de português do Centro de Ensino Médio Setor Leste, em Brasília, Eliana Luíza de Azevedo, diz que é preciso atenção. Ela recomenda que o candidato comece pela redação. “A primeira coisa é ler o tema e fazer um rascunho. Depois disso, passar para as questões. Os alunos devem guardar os 40 minutos finais para passar a redação a limpo, verificar o que não ficou bom, fazer alterações no texto”, acrescenta.

Eliana diz que alguns textos na prova podem inspirar a redação. “Se você já fez o rascunho, está tranquilo, colocou ali o que sabe, faz e deixa ali, a leitura da prova abre portas e traz informações novas”. A recomendação da professora é que os candidatos, à medida que forem respondendo as questões, se tiverem certeza, preencham o cartão de resposta, para não acumular no final.

Tanto para Eliana quanto para Guimarães, o "chute" deve ser a última opção. “É ao que se recorre em última instância, aquilo que vai como se estivesse pedindo socorro. Faça o que tiver certeza de obter ponto. O chute é igual a loteria”, diz Eliana.

Para Guimarães, como uma questão errada não anula uma certa, o candidato deve preencher todas. Ele explica: “A questão do Enem se dá da seguinte forma: nenhum item é absurdo ou ilógico. Um item se distancia muito do certo, mas não é absurdo. Dois itens são medianos. Na média, o candidato fica entre duas opções”.

O segredo para uma boa prova, além do preparo anterior, é apenas um: tranquilidade. “Por mais que o aluno esteja bem preparado, se estiver ansioso, ele não lê com calma, perde pontos preciosos. Automaticamente, ele deixa passar algum detalhe da prova aqui, outro ali”, diz o professor de português do Pré-Enem do Alub Marcus Vinícius de Faria.

Segundo Faria, o nervosismo atrapalha também a leitura. “Levando-se em consideração que a leitura do texto que antecede a questão é de suma importância, uma boa apreensão das informações garante sucesso na questão”. Então, de acordo com o professor, para hoje, a recomendação é descanso. “Tentar acalmar, começar a desacelerar. Confiar no tanto que se preparou, dormir, ter alimentação balanceada”.

As provas do Enem serão aplicadas neste fim de semana (8 e 9). O exame tem 8,7 milhões de inscritos e ocorrerá em 1,7 mil cidades brasileiras.

Combustíveis tem aumento após eleição.


A Petrobras informou nesta quinta-feira (6) o aumento do preço de venda nas refinarias da gasolina e do diesel. O novo valor começa a vigorar a partir da 0h de sexta-feira (7). A alta da gasolina nas refinarias será de 3% e do diesel, de 5%.


A alta nas refinarias deve resultar em aumento para o consumidor. O percentual, no entanto, não é necessariamente o mesmo: o valor do combustível nas bombas depende de determinação dos postos.

Na cidade de Bom Conselho, o preço médio da gasolina será de R$ 3,05 e do diesel R$ 2,55.

Terreno a venda em bom Conselho.




Vende-se um terreno no loteamento de Marquinhos Ferro, por trás do estádio Jorge Torres, mais conhecido por Carrecão, medindo de frente 7 metros e de fundo 17 metros, um local calmo, bom para se morar, perto de hospital, escolas supermercados e polícia. Os interessados liguem (87)81273334/ 9610-5509.




Caçamba que coleta lixo volta a funcionar.


Após vários dias sem prestar os serviços de coleta de lixo, devido a problemas mecânicos, a caçamba vinculada a empresa Vialim, voltou a sua rotina diária.


quinta-feira, 6 de novembro de 2014

COLUNA ENSAIO GERAL: FREI DIMAS PARTE II

COLUNA ENSAIO GERALFREI DIMAS PARTE II


Crônicas de Bom Conselho
Por: Alexandre Tenório


       O nosso frade, de vez em quando, batia sua bolinha na quadra do estadual. Certa feita jogando futebol de salão com um grupo de professores (era um fraco jogador) ele com seu pé de pato acerta um chute na veia a bola bate na testa do goleiro (o nosso amigo SEQUÊNCIA) que cai de CU trancado, corre todo mundo para acudir SEQUÊNCIA, que aos pouco vai recobrando os sentidos, é quando alguém pergunta o seu nome e ele diz –EMILINHA BORBA – pela a resposta sabe-se que ele ainda não se encontra bem, então chega Frei Dimas com uma lata de QUEROSENE JACARÉ e coloca na cabeça de sequência e bate com as duas mãos, o som produzido pela lata faz SEQUÊNCIA desperta e em pouco tempo volta a jogar. Daquele dia em diante Sequência só jogava do lado de Frei Dimas.

       Tocar na banda do estadual era sinônimo de status dentro do colégio, tanto fazia ser na banda principal como na banda mirim. O nosso amigo DADINHO (Arnaldo Dias de Melo) doido para tocar na banda mirim, porém todos os instrumentos já estavam ocupados. Dadinho no pé de Frei Dimas, aporreando ele para tocar, Frei Dimas louco para se livrar de Dadinho diz – amanhã eu vou lhe dar o seu instrumento para você tocar – o nosso amigo ficou doido, não dormiu direito, pensando qual seria o instrumento, uma hora se via tocando corneta, outra hora se via tocando tuba, outra hora se via na caixa...

       Foi uma noite de pesadelos e de sonhos bons. O pesadelo que ele tinha era quando estava tocando bem empolgado pisava num buraco e desaparecia, o sonho bom era ele com o seu instrumento todo ancho as meninas aplaudindo e ele sendo o cara. Porém foi uma noite mal dormida. Na manhã do dia seguinte foi o primeiro a acordar, dona Rosália desconfiou, pois ele para acordar dava trabalho, e naquele dia ele foi o primeiro a levantar da casa.
       Tomou café apressado e foi para o estadual, foi o primeiro aluno a entrar no colégio, e ficou esperando o chamado de Frei Dimas...


             Na próxima semana teremos o final desta emocionante história AH AH AH.

PSDB não fez "acordo" em CPI, diz Aécio.


O presidente do PSDB e candidato derrotado ao Palácio do Planalto, senador Aécio Neves, divulgou nesta quinta-feira (6) uma nota na qual diz que o partido que preside não fez "qualquer tipo de acordo" para barrar as apurações da Comissão Parlamentar de Inquérito mista da Petrobras. Na sessão da CPI, uma articulação de parlamentares da base aliada e da oposição impediram a votação de requerimentos para chamar para depor integrantes do PT e do PSDB, como a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o próprio Aécio.

"O PSDB não pactua com qualquer tipo de acordo que impeça o avanço das investigações da CPMI da Petrobras", afirma a nota. "Lutamos pela instalação da CPMI. Temos de ir a fundo na apuração do chamado 'Petrolão' e na responsabilização de todos que cometeram eventuais crimes, independentemente da filiação partidária", completa.

Na nota, o tucano diz que essa é a "posição inarredável do PSDB". Em seu primeiro discurso no plenário do Senado após o segundo turno presidencial, Aécio condicionou a abertura do diálogo com Dilma às investigações das denúncias que envolvem a Petrobras. "Qualquer diálogo tem que estar condicionado ao aprofundamento das investigações e exemplares punições daqueles que protagonizaram o maior escândalo de corrupção do país conhecido como petrolão", afirmou o senador mineiro, que foi efusivamente aplaudido em plenário.

O tucano disse que o esquema de corrupção só veio à tona porque não foi possível abafar os delatores do esquema da Petrobras. Aécio afirmou ainda que esconder e camuflar são a tônica do atual governo. Ele mencionou que a corrupção chegou a níveis nunca antes atingidos no país.

Rotary participa da erradicação da pólio no mundo.



O Rotary Club tem dedicação especial a erradicar a pólio no mundo. Os associados do Rotary vêm trabalhando nessa iniciativa desde 1979 e já conseguiram erradicar a doença na maioria dos países (a pólio é endêmica em apenas três países).  Em 1985, Rotary iniciou o Programa Pólio Plus para proteger as crianças contra as seqüelas cruéis e fatais da pólio. Em 1988, a Assembléia Mundial de Saúde exortou o mundo no combate à pólio.


Desde então, os esforços do Rotary e demais agências parceiras, incluindo Organização Mundial de Saúde, Unicef, Centro Norte-Americano para Controle e Prevenção de Doenças e órgãos governamentais, conseguiram reduzir em 99% o número de ocorrências da doença. Rotarianos estão próximos de uma grande vitória, que deve ser, em breve, a erradicação global da pólio. 

Encontrada Imagem de Santa Quitéria



Foi encontrada próximo ao CCDR na zona rural da cidade de São João, a imagem de Santa Quitéria, que foi roubada na manhã de terça-feira, dia 4, do Santuário que leva o seu nome em Freixeiras, povoado do município de São João, distante cerca de 20km de Garanhuns.


Papéis do Corpo de Bombeiros e do Samu em atendimentos sofrerão mudanças.



O Corpo de Bombeiro não vai mais atender aos chamados relacionados à emergência clínica. A partir da próxima segunda-feira (10), essa será atribuição, apenas, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Aos militares caberá o socorro das vítimas de traumas, como em acidentes de carro e deslizamento de barreiras, que também vai ser feito pelo Samu, como já é hoje.

A mudança possibilitará um melhor atendimento à população, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS). Além disso, será evitado o envio de viaturas das duas corporações para a mesma ocorrência de clínica médica, deixando outros chamados descobertos.


Com a “agenda” mais folgada, os militares poderão ainda aumentar a atenção em relação às vítimas das agressões, que corresponde, hoje, a apenas 2% do total de resgates feitos pelos bombeiros. Apesar da readequação do atendimento, os números dos dois órgãos continuam os mesmos, sendo 192, o do Samu, e 193, o dos bombeiros.

Dia D da Campanha Nacional Contra Poliomielite acontece neste sábado.




Neste sábado (8), Bom Conselho promove atividades especiais no Dia D da Campanha Nacional Contra Poliomielite. As ações acontecerão em todas as unidades de saúde, inclusive haverá um posto de vacinação da Praça D. Pedro II, evendo os pais/responsáveis levaren a caderneta de vacinação nas proximidades da Praça Dom Pedro II, o horário será das 8h às 16 horas. A vacinação poderá ser feita até o dia 28 de novembro. A meta é imunizar 95% do público-alvo. A vacinação será para as crianças a partir de seis meses até cinco anos incompletos.

No mesmo período, ocorre também a Campanha de Tríplice Viral (contra Sarampo, Caxumba e Rubéola). As vacinas estarão disponíveis nos locais da campanha contra a poliomielite.

A vacina contra pólio é indicada para todas as crianças que estão dentro do grupo de risco, independente de terem sido imunizadas recentemente. De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Recife, Elizabeth Azoubel, há contra-indicação para crianças com baixa imunidade, com infecções agudas e que possuam hipersensibilidade a algum componente da vacina. No Brasil, não há registro da doença, conhecida também como paralisia infantil, há 25 anos.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Caçamba que coleta lixo continua quebrada.




A mais de uma semana a caçamba que realiza a coleta encontra-se quebrada e o lixo está sendo recolhido apenas com o compactador. A população da cidade tem reclamado do serviço que está sendo realizado.

A empresa Vialim. Responsável pela coleta, confirmou que a caçamba continua quebrada.

Fica a pergunta, Até quando a população será penalizada?


Recife: Terra de Merda?

Recife: Terra de Merda?
Por Carlos Sena.



O depoimento abaixo, transcrito na íntegra, mostra o despreparo de um médico gaúcho. Despreparo político e gramatical e talvez até profissional.

Político porque fez uma ilação equivocada da vitória da Presidente Dilma creditando-a a Pernambuco que lhe deu 70% dos votos válidos no estado.

Despreparo gramatical porque estando ele em Porto Alegre não podia dizer "não piso mais nesta terra de merda", mas "nessa terra". "De merda" porque é exatamente isso que deve ter em sua cabeça - prima legítima do camarão, com todo respeito ao crustáceo.

Finalmente um despreparo profissional. Ou não. Talvez não. Mas, pelo "talvez", me dou ao direito de compreendê-lo mais incompetente do que o contrário. Mesmo assim prefiro não entrar nesse mérito, pois isso compete aos conselhos de classe. Reservo-me apenas a compreendê-lo no prisma da ignorância que gera o xenofobismo em todos os seus sentidos. Dizer pra esse medico (?) modicamente que seu rancor não passou nem passará rápido.

Porque temos mais quatro anos da presidente Dilma e o Mais Médicos que grande parte da categoria torce pelo seu fim logra de pleno êxito em todo território nacional. Dupla derrota! Se avexe não, senhor anestesista. Talvez "o uso do seu cachimbo tenha lhe mantido com a boca torta", pois sua cabeça está anestesiada para conviver com os diferentes. Também sua inteligência deve estar anestesiada, pois se mantém congelada para o mundo solidário. Congelada ao ponto de você, dr. (em minúsculo para não ofender) se esquecer que o Recife é um dos maiores polos médicos do Brasil e da cultura nacional, um dos seus maiores celeiros. Desculpe, dr, mas o Recife não merece ter seu solo manchado com as pisadas das suas patas. Curta por aí sua peridural ignomínia e acorde pra Jesus.

Porque nós não precisamos mais de indulgências em forma de gentilezas de quem só desonra uma terra tão linda e hospitaleira como o Rio Grande no geral e Porto Alegre no particular. Fez bem não vir mais por aqui. Os organizadores do congresso já lhe defenestraram. Só me encafifa uma coisa: seu ódio contra nós não muda a nossa realidade que é deveras promissora. Também não muda o resultado das eleições, pois embora você deteste a presidente ela não lhe detesta por um motivo simples: você não existe. Porque as amebas devem ocupar outros espaços entre os seus iguais. Finalizando, alvíssaras eu dou aos médicos de boa vontade e a todos os gaúchos que não se sentem por você representados.


"Comunico que estou agradecendo o convite para palestrar em RECIFE no CBA deste ano, mas não vai dar. Não piso nesta terra de merda mais em toda a minha vida!”. A presidente Dilma Rousseff (PT) teve 70% dos votos válidos no estado".

Menor tenta suicídio em Bom Conselho



Uma menor residente na Parmalat, tentou suicídio na noite de ontem (04), segundo os familiares ela teria ingerido veneno de rato, juntamente com remédio para dormir. 

A adolescente de 14 anos, foi socorrida pelo Samu, na manhã de hoje, sendo levada para o hospital Monsenhor Alfredo Dâmasso, onde recebeu atendimento médico e passa bem. Segundo informações preliminares, ela não teria ingerido veneno. Os familiares apenas encontraram um vidro contendo veneno para rato, onde levaram para o hospital.

Greve Professores: Nota oficial da prefeitura de Saloá.



O Governo Municipal de Saloá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, esclarece à população que a greve decretada nesta terça-feira (04) por apenas 43 dos 278 professores não é justa para com a população.

Segundo a secretária de educação Josevalda Cavalcanti, desde agosto deste ano a prefeitura atualizou o salário dos professores, pagando inclusive, o retroativo. Desta forma, o Governo de Saloá já paga o piso nacional da educação de base, no valor de R$ 1.697,00 para uma carga horária de 200 h/a conforme determina a Lei 11.738/2008. A secretaria de educação esclarece ainda que apesar dos 43 grevistas, os estudantes não ficarão sem aula. “Nós remanejamos os coordenadores pedagógicos e professores auxiliares para garantir que haja aula em todas as escolas. Os estudantes não serão prejudicados”. Destaca secretária Josevalda.

O setor jurídico da Prefeitura entende que a greve é ilegal e está tomando as providências cabíveis para ratificar o seu entendimento. Para maiores esclarecimentos sobre os valores pagos ao servidor público acessem o Portal da Transparência Municipal, no endereço: http://www.tecnosolutions.inf.br/transparencia/saloa/prefeitura


Professores de Saloá deflagram greve por tempo indeterminado.


Os professores da rede municipal de ensino, da cidade de Saloá, decretaram greve por tempo indeterminado, na manhã da última terça-feira (04), no Plenário da Câmara de Vereadores. Está é a 1ª greve da história do município de Saloá. Segundo noticiado no blog do vereador, Wellington Freitas, depois de muitas tentativas governo e professores não chegaram a um entendimento, classe reivindica entre outros direitos repasse de 8,32% que a prefeitura vem negando desde o mês de Janeiro de 2014. Possivelmente Saloá é o único município de Pernambuco que não fez o repasse.

Cerca de 50 professores efetivos estiveram presentes na reunião que culminou com a deflagração da greve. A decisão foi unânime e nenhum dos presentes apresentou proposta que não fosse a GREVE. Exatamente às 11:02h depois de votação ficou decidido que os professores da rede pública de ensino, foi deflagrado oficialmente GREVE POR TEMPO INDETERMINADO.

Negociação – Antes da assembléia a representante do sindicato a Srª. Aparecidida, juntamente com a comissão que representa os professores tentaram contato com o prefeito Ricardo Alves (PMDB) onde o mesmo disse que não negociaria com o sindicato que não está legalizado, propôs negociar apenas com a comissão, onde os mesmos disseram que tinham representatividade legalizada e não aceitaram a conversa sem a presença do sindicato. Ainda segundo membros da comissão, o prefeito teria pedido para  um vereador chamar a comissão de professores para junto com a comissão da prefeitura irem até o tribunal (sem informar porém qual seria o tribunal) resolver a questão.

Os professores pedem o apoio dos alunos, dos pais e de toda sociedade. Nesta quarta (05) haverá concentração em frente à prefeitura e depois irão até o ministério público solicitar uma audiência pública com o promotor Alexandre Bezerra.

Fonte:

Blog do vereador Wellington Freitas.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Comissão de segurança pública aprova projeto de lei que fixa o piso salarial dos guardas municipais.



A comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou na última quarta-feira (29) o projeto de lei 5616/13, que fixa o piso salarial dos Guardas Municipais em 2 mil reais.

O provento será reajustado anualmente pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), indicador de inflação medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O relator da matéria foi o deputado federal Lincoln Portela (PR/MG), vice-presidente desta comissão, e um dos parlamentares que mais tem trabalhado em prol das Guardas Municipais. "Quero dizer a todos os Guardas Municipais do Brasil que continuarei lutando nesta casa! Contem comigo!"


O projeto tramita de forma conclusiva e agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Bola de fogo é vista no céu do Japão.

Um bola de fogo foi vista cruzando o céu do Japão na noite desta segunda-feira (Foto: BBC)

Uma bola de fogo foi vista cruzando o céu do Japão na noite desta segunda-feira (2).

Uma câmera do aeroporto da província de Fukuoka, no sul do país, gravou imagens que mostram um objeto emitindo uma forte luz verde. Outra câmera, no porto de Hakata, capturou uma luz alaranjada. 

Segundo especialistas, os moradores provavelmente viram um meteoro 'bola de fogo' (Foto: BBC)



Segundo especialistas, os moradores provavelmente viram um meteoro "bola de fogo" - um pedaço de um asteroide que pega fogo ao entrar na atmosfera da Terra.

De acordo com eles, os fragmentos que resistiram ao impacto da entrada possivelmente foram parar no oceano.

Câmera no porto de Hakata captou uma luz alaranjada (Foto: BBC)



Imagem de Santa Quitéria é roubada do santuário em Freixeiras.

 

  
Do:
Blog de Carlos Eugênio.

A imagem de Santa Quitéria foi roubada por dois assaltantes na manhã de hoje, dia 4, do Santuário que leva o seu nome em Freixeiras, povoado do município de São João, distante cerca de 20km de Garanhuns.

Em contato com o Blog do Carlos Eugênio, um dos membros da família Guilherme que administra o Santuário relatou o ocorrido: “por volta das 11h30mim, dois rapazes jovens usando bonés chegaram ao Santuário e disseram a um funcionário que queriam pagar uma promessa. Ao abrir os portões da Igreja, o funcionário foi rendido por um dos rapazes que anunciou o assalto com uma arma na mão. Em seguida Eu (o Cidadão não quis ter seu nome revelado) cheguei fui rendido e colocado dentro de um quarto, mas consegui escapar pela parte de trás da Igreja e avisei a comunidade, foi quando os assaltantes fugiram com a imagem, que estava coberta por joias, em um Fiat Uno (modelo novo) de cor cinza grafite”, relatou a fonte do Blog, muito transtornado com o ocorrido.


Ainda segundo com o membro da família que administra o Espaço, o Santuário de Santa Quitéria das Freixeiras possui um circuito interno de câmeras e todas as imagens já foram repassadas a Polícia Militar que investiga o crime. “Também já mantivemos contato com a Polícia Federal já que se trata de um Crime Federal, haja vista que a imagem é Patrimônio Histórico da Humanidade”, pontua um dos administradores do Santuário.

A imagem de Santa Quitéria esta no povoado desde 1695, tendo sido trazida de Portugal por uma família que veio tomar posse das terras. Anualmente o Santuário recebe a visita de cerca de 1 milhão de peregrinos. Qualquer informação sobre o paradeiro da Imagem deve ser comunicada as autoridades policiais. 

Professores dão dicas sobre estudo e descanso nos dias que antecedem o Enem



Os dias que antecedem a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são de ansiedade para muitos candidatos e também de dúvida sobre o que fazer nos momentos finais. O melhor é estudar até o último minuto, ou descansar para evitar estresse no dia da prova? E como lidar com o cansaço durante o exame? Professores ouvidos pela Agência Brasil dão dicas sobre estudo e descanso nesta reta final e orientações para os dias das provas.

A sugestão do coordenador de ensino médio da Escola Garriga de Menezes, Marcelo Borges, é que nos primeiros dias desta semana os candidatos ainda façam uma revisão, resolvendo provas passadas do Enem, e reservem os outros dias para descansar e descontrair. “Nos três primeiros dias da semana, ainda é importante que façam uma revisão, mas não em cima de conteúdos e sim de questões de provas passadas para que possam ter uma referência sobre os conteúdos que ainda não dominam com clareza. Com isso, quem sabe, ainda podem dar uma melhorada”, diz.

Na quinta (6) e sexta-feira (7), a dica do coordenador é que os estudantes apenas relaxem. “Esses são dias de procurar atividades que possam divertir e não causar estresse. O ideal é não ter contato com o conteúdo para não chegar àquela conclusão do 'só sei que nada sei'. Procure atividades culturais como teatro, cinema”, diz Marcelo Borges.


O professor de geografia do pré-vestibular do Sistema Elite de Ensino Marcos Chaves indica aos estudantes revisar fórmulas de química, física e matemática até a metade desta semana. Na véspera da prova, ele também avalia que o melhor é descansar, ter uma boa noite de sono e alimentação leve.

Chegar com antecedência de uma hora ao local de prova é o que recomenda o professor Marcos Chaves para evitar ainda mais nervosismo ao candidato no momento da prova. “Se o candidato não se preparar e chegar em cima da hora no local de prova, ele já chega nervoso, sobressaltado, e isso prejudica a concentração”, comenta.

Para os dois dias do Enem, o especialista em educação e diretor da rede de colégios Alub, Alexandre Crispi, tem dicas para aumentar o rendimento dos estudantes, como levar lanche e se alimentar a cada uma hora e meia. “Com tantas horas sem comer, o cérebro não vai conseguir dar as mesmas respostas, então, leve barras de cereais, chocolate. Ter em mãos um lanche ajuda a evitar que o aluno tenha esquecimentos durante a prova”.

Outras dicas são se levantar para beber água ou ir ao banheiro durante o período da prova para ativar a circulação e espantar o sono e aproveitar todo o tempo disponível para responder às questões. “Aproveite todo o tempo de prova e não saia antes do final. A maioria dos candidatos sai uma hora antes do final da prova e desperdiça tempo de prova. Saindo uma hora antes, o candidato desperdiça tempo que dá para resolver 20 questões. Cada 10 questões do Enem gera aproximadamente 100 pontos na prova”, estima o professor. Ele ressalta que, mesmo que o candidato tenha terminado a prova, é interessante aproveitar todo o tempo para revisar as questões que foram mais difíceis de resolver e geraram dúvidas.

Ao longo da semana, o candidato deve estabelecer uma estratégia para resolver as provas, segundo o coordenador do Garriga de Menezes, Marcelo Borges. O tempo médio gasto em cada questão deve ser três minutos. A redação também merece planejamento prévio. “No segundo dia, é interessante que não deixem a redação para o final, ou façam antes, entre a prova de linguagens e a de matemática. Essa é uma dica importante porque a prova de linguagens pode gerar alguma ideia criativa para que eles possam desenvolver a redação”, explica.

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro. O exame tem 8,7 milhões de inscritos. Para se preparar para a prova, os candidatos podem acessar o aplicativo questoesenem.ebc.com.br. O banco de questões da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) reúne itens de 2009 a 2013.


segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Governo do Estado disponibiliza mais de 9 mil vagas em cursos técnicos.



As inscrições para o processo seletivo de cursos técnicos gratuitos em escolas técnicas estaduais de Pernambuco começam nesta segunda-feira (3). A Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE) oferece 9.135 vagas para estudantes dos ensinos fundamental e médio. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site da secretaria de Educação até o próximo dia 20.

São 4.545 vagas do médio integrado, voltadas para estudantes com até 17 anos que tenham concluído o ensino fundamental em 2013 ou 2014. O candidato que já concluiu o ensino médio, concorre a uma das 4.590 vagas. Estão sendo oferecidos 29 cursos técnicos, como Mecânica, Mecatrônica, Jogos Digitais, Administração, Informática, Agropecuária, Análises Clínicas, Segurança do Trabalho, Enfermagem, Hospedagem, Edificações e Design de Interiores.
Das 27 escolas técnicas estaduais, 26 abrirão vagas – apenas a ETE de Criatividade Musical, que realiza um processo seletivo específico, não participa da seleção. As escolas estão espalhadas por 22 cidades em todo o estado. A lista de cursos, escolas, municípios e detalhes da inscrição também estão disponíveis online.


A data das provas deve ser agendada pelo estudante no ato da inscrição, para o período entre 24 de novembro e 12 de dezembro.  O resultado preliminar deve ser divulgado no dia 17 de dezembro, no site da SEE. O resultado definitivo fica disponível no dia 19 do mesmo mês. As matrículas são feitas entre 12 e 23 de janeiro, com aulas marcadas para o dia 4 de fevereiro. Mais informações pelo telefone (81) 3183 9850 ou (81) 3183 9860.

Nova vacina contra a dengue reduz casos graves da doença


  

A nova vacina contra a dengue, que já passou por todas as fases de estudos e testes, mostrou redução de 95,5% das formas graves da doença, inclusive a do tipo hemorrágica, na etapa de testes no Brasil e na América Latina. Até a primeira semana de outubro pelo menos 377 pessoas morreram em decorrência da dengue no país.

A vacina, desenvolvida pelo Laboratório Sanofi Pasteur, é a primeira contra a dengue concluída no mundo. O produto demonstrou proteção de 60,8% contra os quatro tipos da doença. Ou seja: a cada 100 pessoas imunizadas, 60,8 não contraem a doença; e entre as que contraem, 95,5 em cada grupo de 100 não terão as formas graves da dengue.

“Isso significa que praticamente não vamos mais ter casos graves da doença”, avaliou Sheila Homsani, gerente médica da Divisão de Vacinas do laboratório, ressaltando que a imunização também vai reduzir as internações decorrentes da dengue.

Segundo Sheila, os testes demonstraram que a vacina tem níveis de segurança comparáveis aos dos placebos dados aos pacientes. “É uma vacina segura”, enfatizou. A imunização deve ser aplicada em três doses, com intervalos de seis meses.

O laboratório deve entrar com pedido de avaliação da vacina na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no primeiro trimestre de 2015, e a expectativa é que até o final do ano que vem ela esteja registrada no Brasil para ser vendida e até usada pela rede pública.

Votação sobre promoção de policiais adiada por falta de quórum na Assembleia.


Por falta de quórum, os deputados estaduais deixaram de votar, na tarde desta segunda-feira (3), a emenda que altera um dos artigos do projeto de Lei complementar 2074/2014, de autoria do Executivo, que dispõe sobre a promoção de oficiais da ativa, sobre a carreira dos militares e o quadro de oficiais de administração nas corporações militares do estado. A votação deve ocorrer nesta terça-feira (4), às 14h.

A proposta, enviada pelo governo em agosto para a Assembleia Legislativa, em caráter de urgência, acabou ficando enganchada durante o período eleitoral na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Casa. Na última semana, a proposta foi aprovada e a votação marcada.

Na tarde desta segunda-feira, representantes da Associação de Cabos e Soldados (ACS-PE) estiveram no plenário da Casa de Joaquim Nabuco e mostraram insatisfação com alguns pontos da proposta que está sendo colocada em discussão, como a questão da divisão das vagas nos cursos de formação e as penas disciplinares com supressão do salário.

Segundo o presidente da ACS-PE, Alberisson Carlos, a proposta beneficiaria apenas os soldados mais novos, que poderiam vir a se tornar sargento sem antes ser cabo. "O TJPE já determinou que não pode haver uma 'promoção per saltum', ou seja, com quebra de hierarquia. Um soldado para primeiro ser sargento, precisa ser cabo. E o que é que acontecerá se esse projeto for aprovado: favorecerá os mais novos. Não é que sejamos contra, pois entendemos que eles também precisam ser contemplados, mas não podemos promover essa exclusão institucional histórica, onde o policial mais antigo já deveria ter sido promovido", explicou.

Outro ponto criticado pela associação é a da mudança do código disciplinar, com aumento da suspensão e corte no salário. "Pedimos que houvesse o fim da prisão disciplinar e da detenção. Agora, é claro que a gente sabe que deve haver um dispositivo de punição, senão o bom profissional acabará sendo prejudicado por aquele que não tem compromisso. O que não pode é instituir uma pena de 21 dias com o corte integral de salário por uma infração simples", acrescentou.

Alguns itens da proposta, como a decisão que outorga às mulheres proventos integrais, desde que conte com, no mínimo, 25 anos de serviço, foram aceitas pela categoria.

Exame de toque ainda é tabu para brasileiros.


O câncer de próstata é a doença mais frequente no sexo masculino, perdendo, apenas, para o câncer de pele, que não seja o melanoma. Estatísticas apontam que, a cada seis homens, um é portador da doença. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, até o fim de 2014, a projeção é que 12 mil morrerão vítimas da doença, em função da descoberta em estágio avançado.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com o intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença e diminuir a taxa de mortalidade. O SBU promove a campanha Novembro Azul, uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar os homens a fazer exames preventivos. A forma mais eficiente de diagnóstico ainda é o exame de toque retal.

A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela está localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A estimativa, entre 2012 e 2013, apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. De acordo com especialistas, o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame.

No dia em que se comemora o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata – 17 de novembro -, o Cristo Redentor será iluminado de azul em apoio ao Novembro Azul. De acordo com a presidenta do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira, a campanha é referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência.

"Os homens são mais resistentes à ideia de ir regularmente ao médico e, por isso, acabam descobrindo a doença em estágio já avançado", destaca Marlene Oliveira.

O público-alvo da campanha Novembro Azul são homens a partir de 40 anos e grupos que participam do processo de prevenção e cuidados, como familiares e parceiros. Mais informações estão no endereço eletrônico www.novembroazul.com.br.

Campanha busca apoio da população por reforma política.



A inércia do Congresso Nacional para buscar consenso em torno da esperada reforma política põe em alerta entidades da sociedade civil que, comandadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), decidiram fazer a matéria avançar na próxima legislatura por meio de projeto de iniciativa popular. A campanha nacional para a coleta de assinaturas será lançada nesta terça-feira, em Brasília, na sede do Conselho Federal da OAB.

“Se a iniciativa não for popular, a mudança não sairá do papel”, afirma o presidente da OAB de Minas, Luís Cláudio Chaves, em referência ao fato de só na última década já terem sido constituídas três comissões especiais no Congresso Nacional, cujos anteprojetos propostos a partir de inúmeras audiências públicas e debates terminaram esquecidos. “Dali não sai. Os parlamentares foram eleitos por esse sistema de regras. Não têm interesse em mudar”, considera Luís Cláudio Chaves.

O momento é oportuno para rearticular as mudanças. Já em seu primeiro discurso após as eleições, a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) propôs a reforma por meio de plebiscito. A ideia não agradou a muitos no Congresso Nacional. Entre as reclamações a meia boca, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), indicou como “caminho” a aprovação de uma proposta no Legislativo, submetida a referendo popular. Em autocrítica, o próprio Renan reconheceu “uma unanimidade estática, onde todos são favoráveis, mas ela nunca prospera”.

OAB e CNBB, velhas parceiras que patrocinaram, depois da redemocratização, por meio de projetos de iniciativa popular, as mudanças mais importantes na legislação eleitoral, o projeto Ficha Limpa e o projeto de cassação por compra de votos, estão à frente da mobilização pela reforma política desde o ano passado. Após as manifestações de rua, as duas entidades, encabeçando a plataforma dos movimentos sociais pela reforma do sistema político, e outras 97 organizações da sociedade civil se intitularam “Coalizão pela reforma política”. Elaborado o anteprojeto, dão início agora à coleta de assinaturas, dispostos a levar a matéria à pauta na legislatura que se inicia em fevereiro do ano que vem.

Colégio XV de Novembro, comemora 114 anos de Fundação


Um dos mais tradicionais educandários de Pernambuco, o Colégio Presbiteriano XV de Novembro, sediado em Garanhuns, comemora no próximo dia 15, os seus 114 anos de Fundação.

Uma extensa programação festiva vem sendo organizada pela Direção do Colégio, bem como pelos Membros da Associação dos Ex-alunos daquele tradicional Educandário. Atividades Esportivas, Apresentações Culturais, Lual Musical, Feijoada dos Ex-Alunos e Culto em Ação de Graças, entre outras atividades integram a programação.

* Dia 14/11 - Sexta-Feira: (Horário: 16h - Local: Quadra Julle Spach) Abertura da Festa dos ex-alunos com Orquestra Manoel Rabelo e apresentação de alunos homenagem aos "professores ex-alunos". (Horário: 19h30mim - Local: Quadra Julle Spach) - Noite Esportiva com jogos entre alunos e ex-alunos.

* Dia 15/11 - Sábado: (Horário: 8h - Local: Área do Colégio) Hasteamento da Bandeira. (Horário: 8h20mim - Local: Salão Nobre) Culto dos atletas ex-alunos. (Horário: 9h e às 14h- Local: Quadra) Manhã esportiva. (Horário: 12h - Local: Restaurante do Colégio) Feijoada dos ex-alunos. (Horário: 14h - Local: Salão Nobre) Reunião dos ex-alunos. (Horário: 19h30mim - Local: Salão Nobre) Peça Teatral texto de Ariano Suassuna/Direção Julierne Galindo. (Horário: 20h30mim - Local: Antigo Primário) Luau Musical.



* Dia 16/11 – Domingo - (Horário: 9h30mim - Local: Igreja Presbiteriana de Heliópolis) Culto em Ação de Graças pelos 114 anos do Colégio Presbiteriano XV de Novembro. (Horário: 12h - Local: Restaurante Chalé) Almoço de Encerramento.

Morre americana com câncer terminal que anunciou suicídio assistido



A americana Brittany Maynard, que tinha câncer em estado terminal e havia anunciado que daria fim à sua vida, morreu neste sábado (1º) ao realizar um suicídio assistido. A informação foi confirmada pelo grupo pró-eutanásia Compassion & Choices (Compaixão e Escolhas).

"Adeus a todos os meus queridos amigos e parentes que amo. Hoje é o dia que escolhi partir com dignidade diante de minha doença terminal, este terrível câncer cerebral que tirou tanto de mim ... mas que poderia ter tomado muito mais", escreveu em uma mensagem divulgada nas redes sociais e que foi compartilhada por milhões de internautas.
"O mundo é um lugar bonito, viajar foi meu melhor professor, meus amigos próximos e meus pais são os maiores doadores. Tenho inclusive um círculo de apoio ao redor da minha cama enquanto escrevo ... Adeus mundo. Espalhem boa energia. Vale la pena!".

A história de Maynard chamou a atenção dos norte-americanos. Após ser diagnosticada com câncer em estágio terminal, a californiana decidiu se mudar de São Francisco para o Oregon, porque esse estado norte-americano permite o suicídio assistido para pacientes terminais. Desde então ela dedicou suas últimas semanas de vida a uma campanha para que outros que se vêem diante de uma morte iminente possam usufruir do mesmo direito.

Maynard foi diagnosticada em janeiro com um glioblastoma, um tumor no cérebro, e mais tarde ouviu dos médicos que só teria seis meses de vida.

"Depois de meses de pesquisas, minha família e eu chegamos a uma conclusão dolorosa: não existe um tratamento que possa salvar minha vida, e os tratamentos que me foram recomendados destruiriam o tempo que me resta", ela disse em um artigo que escreveu para o site da emissora CNN. “Irei morrer no andar de cima, no quarto que divido com meu marido, com ele e minha mãe ao meu lado, e falecer pacificamente com música que eu gosto no fundo”, declarou Maynard, no primeiro vídeo que divulgou sobre o assunto.

Maynard planejava tomar um medicamento obtido com receita médica para tirar a vida quando sua dor se tornasse insuportável, de acordo com o Compassion & Choices.


Em 1997, o Oregon se tornou o primeiro estado norte-americano a permitir o suicídio assistido para pacientes em estado terminal. Washington, Montana, Vermont e o Novo México seguiram o exemplo desde então e são os outros quatro dos cinco únicos Estados dos EUA que autorizam o procedimento.

Temas do enem 2014, que são apostas de professores para o Enem.



Na reta final de estudos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas no próximo fim de semana, ainda dá tempo de os candidatos estudarem temas que são apostas de professores para o exame. Entre eles estão fatos históricos que podem ser relacionados a acontecimentos recentes.

O professor de história do curso online QG do Enem Marcelo Tavares diz que uma das apostas é estudar os fatos que este ano completam “aniversário redondo”, como o movimento "Diretas Já!", encerrado em 1984 e que completa 30 anos, além do apartheid na África do Sul, que terminou em 1994, e os 100 anos da 1ª Guerra Mundial.

“O 'Diretas Já!', porque juntamos o ano eleitoral e o aniversário de um movimento que foi determinante para o retorno das eleições diretas para presidente. Foi um movimento derrotado, mas que mostrou a iniciativa da sociedade brasileira em favor do reestabelecimento do voto direto”, explica o professor, lembrando que a mobilização pelas diretas já levou milhares de pessoas às ruas para pressionar em favor do voto direto.

Como 2014 marca os 20 anos do fim doapartheid, o professor Marcelo diz que coloca o tema como referência obrigatória. “Quando você fala de apartheid, fala de um regime de segregação racial que durou da década de 40 até 1994 e fala de Nelson Mandela, que ficou anos preso por se mobilizar contra aquilo”, explica.

Ele também cita como boas apostas a ditadura militar, a Guerra do Vietnã, o coronelismo, o governo de João Goulart e a Constituição de 1988.

O professor de geografia do pré-vestibular Galois, Leonardo Dreher, acredita que a prova do Enem vai cobrar bastante temas ligados à questão ambiental. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabeleceu prazo até agosto último para que os municípios acabassem com os lixões e criassem aterros sanitários, é uma das apostas do professor.

“Neste ano venceu o prazo, e a política acabou não sendo bem implementada já que nem todos os lixões foram fechados e os aterros sanitários instalados. O estudante precisa conhecer o tema sob a perspectiva das responsabilidades políticas, ver a questão do lixo não só como responsabilidade do Estado, mas também do empresariado e da sociedade civil”, diz.

A falta de água, que tem sido problema recorrente em cidades brasileiras e coloca em debate a importância do manejo dos recursos hídricos, as fontes de energia disponíveis no Brasil e as implicações do uso crescente das usinas térmicas, pode aparecer em textos e questões, na avaliação do professor Leonardo. Ele diz que os estudantes devem ficar atentos também aos conflitos agrários envolvendo, por exemplo, garimpeiros, indígenas e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, já que esse tem sido tema recorrente no Enem.

O professor de atualidades do curso online QG do Enem, Orlando Stiebler, acredita que o uso da maconha para fins medicinais é forte para cair no exame ou até ser tema da redação. “É um tema que está em voga. No Brasil, gerou polêmica o fato de as pessoas importarem remédios à base de maconha para o tratamento de doenças. Ainda carecemos de uma regulamentação sobre o assunto”, explica.

Fatos relacionados à ditadura militar também são fortes para a prova do Enem, na avaliação do professor, já que neste ano se completam os 50 anos do golpe militar. Ele cita, entre esses fatos, a exumação dos restos mortais do ex-presidente João Goulart e os trabalhos da Comissão da Verdade. “Em 2012, foi criada uma comissão para investigar o passado do Brasil e ela encerra as atividades em dezembro deste ano. Esse é um tema forte. É importante saber detalhes sobre o trabalho da comissão e o período que ela vai investigar, que é de 1946 a 1988”.

Na área internacional, Stiebler prevê que apareçam temas como a crise entre a Ucrânia e a Rússia, o referendo na Escócia e o terrorismo internacional, com destaque para a participação da organização Estado Islâmico.

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro. O exame tem 8,7 milhões de inscritos. Para se preparar para a prova, os candidatos podem acessar o aplicativo questoesenem.ebc.com.br. O banco de questões da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) reúne itens de 2009 a 2013.


domingo, 2 de novembro de 2014

Aquecimento global: se não houver ação imediata, será tarde demais



A síntese do 5º Relatório Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, da sigla em inglês), divulgado hoje (2), em Copenhague, na Dinamarca, mostra que se não houver ação imediata das nações para frear o aquecimento global, em pouco tempo, não haverá muito o que fazer. “Se as taxas de emissão de gases de efeito estufa continuarem aumentando, os meios de adaptação não serão suficientes”, aponta o documento.

“Temos uma janela de oportunidade, mas ela é muito curta. O relatório mostra isso. As mudanças climáticas não deixarão nenhuma parte do globo intacta”, enfatizou o presidente do IPCC, Rajendra Pachauri, durante a apresentação da síntese. Ele ressaltou que ainda há meios para frear as mudanças climáticas e construir um futuro mais próspero e sustentável, mas que a comunidade internacional precisa levar a questão a sério.

O relatório, elaborado com a participação de mais de 800 cientistas de 80 países, mostra que a emissão de gases de efeito estufa, responsável pelo aquecimento global, tem aumentado desde a era pré-industrial, como consequência do crescimento econômico e da população. De 2000 a 2010, indica o documento, as emissões foram as mais altas da história. “A acumulação de dióxido de carbono, metano e óxido nitroso na atmosfera alcançaram níveis sem precedentes nos últimos 800 anos”.

Entre 2000 e 2010, a produção de energia por meio da queima de combustíveis fósseis foi responsável por 47% da emissão globais de gases de efeito estufa. A indústria respondeu por 30%, o transporte por 11% e as construções por 3%.

Pachauri enfatizou, ao longo da apresentação, que emissões continuadas tem levado a um aquecimento global contínuo, ao derretimento das geleiras e ao consequente aumento do nível do mar. Nas últimas três décadas foram registrados sucessivos aquecimentos na superfície da Terra, sem precedentes desde 1850. O período entre 1983 e 2012 foi o mais quente dos últimos 800 anos no Hemisfério Norte, de acordo com a síntese. O aquecimento médio global combinado da Terra e dos oceanos no período de 1880 a 2012 foi 0,85 grau Celsius (°C).

O derretimento das geleiras, em especial na Groelândia e na Antártida, geraram o aumento do nível do mar em 19 centímetros de 1991 a 2010. O número é maior do que os registrados nos últimos dois milênios. O relatório alerta, também, para a acidificação dos oceanos em 26% por causa da apreensão de gás carbônico da atmosfera, o que pode ter impacto grave sobre os ecossistemas marítimos.

Ao fazer projeções para o futuro, os cientistas preveem impactos severos e irreversíveis para a humanidade e para os ecossistemas. “Se não frearmos as mudanças climáticas, elas ampliarão os riscos já existentes e criarão novos riscos. Meios de vida serão interrompidos por tempestades, por inundações decorrentes do aumento do nível do mar e por períodos de seca e extremo calor. Eventos climáticos extremos podem levar a desagregação das redes de infraestrutura e serviços. Há risco de insegurança alimentar, de falta de água, de perda de produção agrícola e de meios de renda, particularmente em populações mais pobres. Há também risco de perda da biodiversidade dos ecossistemas”.


De acordo com a síntese, mesmo se houver um esforço das nações para limitar o aquecimento da Terra a 2°C, ainda assim, os efeitos continuarão a ser sentidos por um longo tempo. “Ondas de calor vão ocorrer com mais frequência e durar mais, e precipitações extremas se tornarão mais intensas e frequentes, em mais regiões. Os oceanos vão continuar a se aquecer e acidificar e o nível do mar continuará a subir”.

Municípios querem tornar o FEM definitivo em Pernambuco.




Passadas as eleições, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) está articulando uma nova reunião entre os prefeitos do Estado e o governador eleito Paulo Câmara (PSB) para cobrar dele o compromisso com o atendimento das reivindicações dos gestores. A institucionalização do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) - aporte financeiro concedido pelo Estado para a realização de ações e obras nos municípios -, criado no governo Eduardo Campos, é apontada como um dos pontos prioritários da pauta.

O último encontro entre os prefeitos e Paulo ocorreu no dia 15 de outubro, quando a preocupação ainda era engajar a base na campanha do candidato a presidente Aécio Neves (PSDB). Agora, com a definição do cenário político e o início do período de transição do governo do Estado, os gestores municipais pretendem apresentar a lista de demandas ao governador eleito.


A agenda será marcada na próxima terça-feira, dia 4, quando Paulo retorna da sua viagem à Itália. Segundo o presidente da Amupe, o prefeito José Patriota (PSB/Afogados da Ingazeira), a reunião será para discutir questões que precisam ser solucionadas com "urgência", como o financiamento do transporte escolar, a implementação da farmácia básica, o descarte dos resíduos sólidos e, em especial, a institucionalização do FEM.

Estudo testa exame de sangue para detectar câncer de pulmão


  
Uma equipe médica francesa anunciou neste sábado a possibilidade de detecção precoce do câncer de pulmão graças a um simples exame de sangue — feito apresentado como "inédito mundialmente". A pesquisa, publicada nesta sexta-feira na revista científica americana Plos One, foi desenvolvida pelo grupo do professor Paul Hofman, do hospital universitário de Nice, no sul da França, em parceria com um centro da Universidade de Sophia-Antipolis.

O estudo conseguiu provar a presença de células cancerígenas no sangue dos pacientes antes que uma radiografia conseguisse revelar sintomas. Em uma amostragem de 245 pessoas sem câncer, das quais 168 sofriam de broncopatia crônica obstrutiva, um fator de risco para a doença, a análise detectou células com traços do tumor em cinco delas. “Depois disso, todas elas desenvolveram câncer, o que significa 100% de sensibilidade ao teste", explicou o professor.


"Nós conseguimos provar o conceito, agora falta validar os resultados estatisticamente através de um estudo nacional", afirmou Hofman. De acordo com o pesquisador, a detecção precoce pode desempenhar um papel-chave na intervenção cirúrgica, conseguindo uma "incidência extraordinária" no campo do câncer pulmonar invasivo.

Giro de Notícias

- Mais de 1,6 milhão de moradores da Grande Belo Horizonte estão sem água, devido a obras no sistema Rio Manso, responsável por 28% do abastecimento da região.

- Em São Paulo, apesar da chuva na sexta e no sábado, o risco de desabastecimento continua. Ontem começaram a valer os novos descontos na conta de água. O governo paulista encaminhou um projeto à União para interligar o Rio Paraíba do Sul e melhorar o abastecimento.

- Neste sábado, cerca de 300 pessoas protestaram contra o governador Geraldo Alckmin e a gestão dos recursos hídricos, na zona oeste da capital.

- Manifestantes realizaram atos contra o governo da presidente Dilma Rousseff em diversas capitais do País. Em São Paulo, onde ocorreu o maior protesto, cerca de 2,5 mil pessoas participaram da manifestação na Avenida Paulista. Durante o protesto, o grupo se dividiu entre os que defendiam o impeachment da presidente Dilma e os que pediam intervenção militar no país.

- Um piloto e cinco paraquedistas ficaram feridos no pouso forçado de um monomotor na região metropolitana do Recife.

- Jogando em casa, o Corinthians arrancou o empate por 2 a 2 do Coritiba no último minuto do jogo. Com o resultado, o Corinthians perdeu a chance de entrar no G-4 e está na sexta posição.

- Quem entrou para o grupo dos quatro primeiros colocados foi Fluminense, que derrotou o Goiás por 2 a zero.

- No outro jogo de ontem, o Grêmio venceu o Vitória por 1 a zero.

A trigésima segunda rodada do Campeonato Brasileiro será completada hoje com mais sete jogos.