sábado, 23 de agosto de 2014

Marina uma ameaça ao PT.




>> Trecho da reportagem de capa de ÉPOCA desta semana:


Na madrugada do dia 30 de agosto de 2009, Marina Silva despertou num quarto de hotel em São Paulo e não dormiu mais. Ela acabara de romper com o PT – e seus pensamentos foram tomados por rostos e lembranças de bons amigos com quem, nos últimos 30 anos, dividira uma vida de militância política, lutas e sonhos. Chorou até o amanhecer. O descontrole era tanto que uma de suas filhas saltou da cama e seguiu em sua direção. “Mamãe, estou preocupada com você”, disse. Na tentativa de se recompor, Marina levantou, tomou um banho e fez uma oração. Em algumas horas, num bufê sofisticado, uma grande festa a esperava para consagrar sua filiação ao Partido Verde. Marina foi aplaudida de pé por mais de 1.500 pessoas quando chegou. Ao olhar ao redor, numa busca por feições familiares, sentiu-se sozinha em meio a uma multidão de desconhecidos.

Na quarta-feira passada, uma semana depois da súbita morte de Eduardo Campos, Marina se viu em situação semelhante, ao recomeçar em território estranho. Seu desafio agora é maior, por várias razões. A primeira é que, além de construir relações fluidas e de confiança dentro de um partido em que nem bem ingressou, Marina terá de fazê-lo em meio à recente perda do amigo e aliado político. Pior: sem contar com a proteção dele. Até a tragédia que interrompeu seus planos políticos, era Campos o maior conciliador dos conflitos (e eles não são poucos) entre os caciques do PSB e Marina, sua então vice. Sem Campos para pacificar visões políticas e de mundo tão divergentes, Marina precisará domar suas convicções para não se tornar vítima delas.

A segunda razão é que, pela primeira vez, Marina Silva aparece com chances reais de ser presidente da República. Na primeira pesquisa eleitoral posterior à morte de Campos, feita pelo instituto Datafolha e divulgada no início da semana passada, Marina aparece em empate técnico com Aécio Neves num cenário de primeiro turno – 21% contra 20%, para 36% de Dilma Rousseff. Tal cenário levaria a eleição para o segundo turno – e, nesse caso, ela venceria Dilma por 47% a 43%. Trata-se de uma situação bem diferente de 2010, quando Marina era uma espécie de candidata de protesto. Na época, além de empolgar evangélicos e ecologistas, ela cortejava aqueles que estavam cansados tanto de petistas quanto de tucanos. Candidatos de protesto podem ser intransigentes em certos casos, não precisam apresentar propostas viáveis e não precisam de coligações amplas. Candidatos de verdade precisam ser agregadores e ter propostas realistas. E aí surge a pergunta: Marina está preparada para ser uma candidata de verdade?

Meteorologistas preveem futuro apocalíptico com mudanças climáticas,



Aumento das turbulências aéreas, temperaturas cada vez mais extremas e ondas gigantes nos mares: especialistas internacionais pintaram uma imagem apocalíptica do clima nas próximas décadas, em uma conferência mundial encerrada na última quinta-feira (21), em Montreal.

No evento da Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma agência da ONU, mil cientistas discutiram o futuro do clima na primeira conferência mundial de meteorologia.

Quase 10 anos depois da entrada em vigor do Protocolo de Quioto, que buscou reduzir as emissões de gases de efeito estufa, a pergunta não é mais se a Terra sofrerá com o fenômeno do aquecimento, mas como.

"É algo irreversível e a população mundial continua aumentando. É preciso adaptação", disse Jennifer Vanos, da universidade Texas Tech.

Na primeira década do século XXI, a temperatura média da superfície do planeta aumentou 0,47 grau Celsius. Um aumento de apenas 1 grau gera 7% mais vapor d'água e, como a evaporação é o motor da circulação das massas de ar na atmosfera, é possível prever a aceleração dos fenômenos meteorológicos.

Os cenários usados pela comunidade científica estimam um aumento de 2 graus na temperatura média da Terra em 2050.

"As nuvens se formarão mais facilmente e com maior rapidez, e os ventos serão mais fortes", o que causará inundações repentinas, advertiu Simon Wang, da universidade do estado de Utah.

Em termos gerais, segundo o cientista americano, a alta das temperaturas terá "um efeito amplificador sobre o clima como conhecemos atualmente".

Os episódios de frio intenso, como o vórtice polar que castigou grande parte da América do Norte no inverno passado, serão mais marcados e extremos, assim como os de calor excessivo e os períodos de seca.


- Voos turbulentos e ondas gigantes -
Para os meteorologistas, o desafio agora será incorporar esta "força adicional" aos seus cada vez mais complexos modelos de previsão, disse Wang.

Para tanto, os meteorologistas precisarão usar supercomputadores que analisem algoritmos muito complexos para prever o tempo.

O cientista Paul Williams estuda o impacto das mudanças climáticas nos "jetstreams" (correntes de jato), usando um destes supercomputadores na Universidade Princeton, em Nova Jersey.

São correntes de ar muito rápidas, situadas a uma dezena de quilômetros de altitude, onde voas os aviões de carreira.

Após semanas de cálculos, concluiu-se que as mudanças climáticas amplificarão a força das estreitas faixas de correntes de ar que giram ao redor do planeta.

"Até 2025, passaremos o dobro do tempo (de voo) imersos nas turbulências", disse.

Atualmente, passageiros de aviões comerciais sofrem turbulências durante 1% do tempo de voo, em média, lembrou Williams. Mas, advertiu, se a concentração de dióxido de carbono aumentar exponencialmente nos próximos anos, "não se sabe como vão reagir os aviões" a estas turbulentas massas de ar.

Em alto-mar, ondas gigantescas porão em risco navios de carga e de passageiros.
"As companhias de navegação já estão enfrentando ondas enormes", algumas com até 40 metros de altura, disse Wang. Até pouco tempo, uma onda de 20 metros já era considerada excepcional.

"Este é apenas o começo das mudanças climáticas porque os oceanos causarão um impacto ainda maior, ao liberar mais calor e vapor", alertou.

Além disso, o degelo na Groenlândia pode resultar em uma elevação de 6 metros nos oceanos do mundo, embora não seja provável que isto aconteça no século atual, avaliou Eric Brun, pesquisador do serviço de meteorologia francês Meteo-France e autor de um estudo recente sobre o tema.

Fonte: AFP


Chuvas não resolvem o problema da seca e Situação de Emergência renovada no Agreste de Pernambuco.

Iati, Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Lagoa do Ouro, Jupi, Jucati, Paranatama, Palmeirina, Saloá, Terezinha, São Bento do Una, Lajedo e São João continuam em situação crítica.



O Governo de Pernambuco renovou por mais seis meses o decreto que declara "situação de emergência" no Agreste Pernambucano devido à estiagem e à queda intensificada das reservas hídricas de superfície, provocadas pela má distribuição pluviométrica na Região.

Em outras palavras, significa que a seca continua, e ela não é sinônimo apenas de falta de chuva, mas do forte impacto que causa a secular falta de políticas públicas para combater o problema. O decreto foi publicado nesta semana no Diário Oficial de Pernambuco. Após a publicação, ainda é preciso obter aprovação do Ministério da Integração Nacional e da Defesa Civil Nacional. Na prática, a situação de emergência significa maior facilidade para obtenção de medidas como contratação de carros-pipa, desburocratização de crédito, milho subsidiado e possíveis dispensas de licitação.

O período chuvoso da parte leste do Agreste - mais próxima e, portanto, mais influenciada pela Zona da Mata e pelo Litoral - termina no final deste mês sem que tenha chovido o suficiente para encher os reservatórios. Na parte oeste do Agreste - mais próxima ao Sertão e que, portanto, costuma obedecer a regimes de chuva semelhantes -, o período chuvoso vai de dezembro a abril e a situação também não é das mais animadoras. As chuvas só devem voltar em maio de 2015.

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Aldo Santos, reforça que as chuvas recentes no Agreste foram boas para a lavoura e para a recuperação agropecuária, mas que não foram suficientes. Ainda de acordo com o secretário, a aprovação da situação de emergência junto ao governo federal, necessária após o decreto estadual, não costuma demorar, fica num prazo em torno de dez dias. O cenário da volta dos carros pipa cortando as estradas do Agreste Meridional esta mais perto do que se imagina. 

Fonte: Carlos Eugênio 
(Com informações e Gráfico do Jornal do Commercio, de 21/08/2014) 

Petrobras: Ex-diretor decide fazer delação premiada

Paulo Roberto da Costa durante depoimento na CPI 
que investiga denúncias de corrupção na estatal
De:
Exame

O presidente do Democratas, senador Agripino Maia (DEM-RN), afirmou nesta sexta-feira que o ex-diretor da Área de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa pode contribuir para abrir a "caixa preta" da companhia.

Pouco antes, o blog do jornalista Fausto Macedo, no site do estadao.com, revelou que Costa decidiu fazer uma delação premiada após se reunir hoje com a advogada criminalista Beatriz Catta Preta, da Superintendência Regional da Polícia Federal no Paraná.

Ele está preso desde junho por envolvimento em suspeitas de corrupção e desvio de recursos investigados pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

Na iminência de sofrer condenações decorrentes da ação judicial, Costa considera que não tem a menor chance de sair da prisão tão cedo. E quer preservar a família, que se tornou alvo da Lava Jato.

"É importante que a caixa preta da Petrobras seja aberta. E ele pode dar uma contribuição", afirmou o presidente do DEM.

"Agora é preciso que a contribuição do delator venha acompanhada de provas irrefutáveis", ponderou Maia, que é coordenador-geral da campanha presidencial de Aécio Neves (PSDB).

Agripino Maia lembrou que, em junho, o ex-diretor da estatal depôs na CPI da Petrobras do Senado e negou qualquer envolvimento nas irregularidades sob investigação da comissão de inquérito e da PF.

Um dia depois, ele foi preso novamente pela polícia e está detido desde então.

O líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), afirmou que Costa, com a delação, pode "ajudar muito a passar a limpo a Petrobras".

Questionado se o ex-diretor - que chegou ao cargo e contou com o apoio de parlamentares do PP, PMDB e PT - poderia envolver políticos, Bueno defendeu que ele "fale tudo e não deixe nada encoberto".

Para Bueno, Costa tem que dizer o que aconteceu, mesmo que envolva deputados e senadores.

"A delação não pode ser restrita. Se, por ventura, aparecerem parlamentares envolvidos, eles precisam responder por isso", afirmou o líder do PPS, um dos mais atuantes na CPI mista da Petrobrás.

A reportagem não conseguiu localizar, por telefone, o relator da CPI mista, deputado Marco Maia (PT-RS) nem o presidente das duas comissões de inquérito, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), para comentar a decisão do ex-diretor.


Reconstrução da Mata Sul será ampliada por Paulo

Fotos de Aluísio Moreira e Wagner Ramos

O trabalho de reconstrução dos municípios da Mata Sul, iniciado pelo Governo Eduardo Campos, será reforçado por Paulo Câmara (PSB) a partir de 2015. Durante maratona de entrevistas em Palmares, nesta sexta-feira (22), o candidato da Frente Popular revelou que implementará um conjunto de ações para que a população das cidades devastadas pelas enchentes de 2010 e 2011 tenha mais qualidade de vida.

"Já entregamos mais de 10 mil casas, reconstruímos ponte, recuperamos a orla. Mas não vamos apenas concluir essa obra iniciada por Eduardo Campos. Vamos avançar. Deixaremos as cidades ainda melhores porque as pessoas merecem. As condições já foram criadas e temos a oportunidade de aproveitar esse momento para realizar bem mais. Vamos investir na saúde, na educação e na infraestrutura da região", destacou Paulo Câmara, que falou às rádios Nova Quilombo e Cultura.

O socialista pontuou que a Mata Sul será beneficiada com a ampliação das redes estaduais de ensino de tempo integral e técnico. Paulo Câmara indicou que essas estruturas atuarão na capacitação profissional, propiciando uma mão-de-obra mais qualificada. "E não apenas para a vocação da região, mas para aproveitar as oportunidades que estão chegando à região. Com as novas barragens, fruto do nosso esforço, a Mata Sul garante segurança para novos empreendimentos, que precisarão de uma mão-de-obra qualificada", ressaltou.

Na entrevista, Paulo Câmara lembrou que as gestões comandadas pela Frente Popular otimizaram o atendimento na área da saúde na região, com a implementação de equipamentos que eram esperados pela população. "Construímos uma UPAE em Palmares e outra em Escada. A população era carente desse serviço. Agora, vamos requalificar as estruturas existentes e complementar a nossa rede", apontou.


SEU CHIQUINHO - Paulo aproveitou sua passagem por Palmares para reverenciar umas das mais importantes lideranças políticas da região, Seu Chiquinho (PSB). O candidato da Frente Popular visitou a residência do ex-prefeito do município e recebeu o apoio do socialista. "Que Deus possa guiar o seu caminho nessa eleição. Eduardo Campos confiou em Paulo Câmara. Eu também confio", salientou Seu Chiquinho.


Armando apresenta propostas para estimular economia

Crédito da foto:Leo Caldas/Divulgação
Armando apresenta propostas para estimular economia

O candidato a governador Armando Monteiro (PTB) apresentou nesta sexta-feira (22), em almoço com representantes do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo e Lojas de Conveniência de Pernambuco (Sindicombustíveis-PE), sua  plataforma de governo para alavancar o desenvolvimento econômico do Estado. Durante o encontro, no Clube Português, nas Graças, Zona Norte do Recife, Armando e o candidato ao Senado João Paulo (PT) falaram sobre investimentos em educação e infraestrutura e de como eles são essenciais para dar continuidade ao ciclo de crescimento experimentado por Pernambuco nos últimos anos, além da necessidade de estreitar a parceria com o governo federal.

Diante de 60 empresários, Armando voltou a dizer que a educação é a prioridade das prioridades. “Precisamos dar uma virada na área, criando o padrão pernambucano de educação. O governo do Estado tem que apoiar os municípios, seja por meio de incentivos da cota-parte do ICMS aos municípios que apresentarem melhor desempenho, seja oferecendo  suporte técnico-pedagógico”, afirmou.

Sobre a infraestrutura, Armando lembrou que o Estado vai precisar estar afinado com o governo federal para poder bancar obras como o Arco Metropolitano. “É necessário que dupliquemos a BR-232 até Salgueiro, completemos a obra da 104 e também dupliquemos a 423. Isso só será possível se contarmos com o governo da presidente Dilma Rousseff”, prosseguiu.

Armando ainda salientou que é primordial criar um ambiente tributário e regulatório para a atração de investimentos privados. O candidato defendeu a criação de instrumentos que facilitem a viabilização de empreendimentos, como o Código de Defesa e Garantias do Contribuinte e o Conselho de Defesa do Contribuinte.

Ao fim do encontro, o presidente do Sindicombustíveis, Alfredo Pinheiro Ramos, entregou a Armando uma pauta de reivindicações e sugestões para o setor, com 14 pontos. “Vamos avaliar as ideias, dentro do diálogo respeitoso e aberto com o setor. Vamos ver que pontos poderão ser atendidos”, finalizou.


sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Homem é detido em hospital portando arma.



Em mais uma ação rápida, os policiais da cidade de Correntes conseguiram deter um homem em atitude suspeita em um hospital da cidade, após terem identificado e realizado uma busca pessoal localizaram com o mesmo um revolver calibre 38 municiado, o mesmo foi conduzido para a delegacia de Lagoa do Ouro onde foram adotadas as medidas cabíveis.


Lembramos  que Correntes faz parte da 3ª Companhia de Policia de Bom Conselho sob o comando do Cap. Gilson que tem intensificado suas ações não apenas em Bom Conselho como também nas outras 04 (quatro) cidades que fazem parte da 3ª Companhia (Terezinha, Brejão, Lagoa do Ouro e Correntes). 

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Alunos do Educandário visitam rádio Papacaça.




Os alunos da 8ª série/9º ano, coordenados pelo Professor Alexandre Vieira, da disciplina de Ciências, efetuaram na sexta-feira 15 de agosto visita à Rádio Papacaça AM, pois dentro do assunto abordado na unidade - ONDAS e PROPAGAÇÃO DO SOM - foram conhecer todo o trabalho técnico da rádio. 


Na ocasião, os alunos foram recepcionados pelo Diretor Gil Macedo que apresentou todo o 'esqueleto' da rádio, como transmissor, antena e os demais mecanismos que fazem o caminho do som desde os estúdios até o receptor final.


A Direção do Educandário Menino Jesus de Praga, agradece aos parceiros da Rádio Papacaça pela disponibilidade desta aula de campo. 

Moto roubada em Bom Conselho é localizada em Arapiraca.



Uma moto Honda Titan, de cor vermelha, placa KLV-6631, roubada em Bom Conselho em 13.12.2010, foi localizada na cidade de Arapiraca(AL). Ela encontra-se em nome de Josezito Alves de Freitas, residente na Rua 15 de Novembro, nº 830.

O proprietário deverá entrar em contato com a delegacia da polícia civil de Arapiraca(AL). 

Operação policial cumpre mandados de prisão em Bom Conselho.




Em uma grande operação em conjunto das polícias Civil e Militar de Bom Conselho, foram cumpridos dois mandados de prisão no dia de hoje (21) na cidade de Bom Conselho.



Os presos Manuel Martins Rodrigues (Pelé) e o menor B.A.V. foram detidos em virtude de tentativa de homicídio. O menor será encaminhado para FUNASE-Garanhuns, enquanto o outro imputado ficará detido na cadeia local.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

No Brasil, mortes por depressão crescem 705% em 16 anos e de suicídios são superiores.



Em 16 anos, o número de mortes relacionadas com depressão cresceu 705% no Brasil, mostra levantamento inédito feito pelo jornal O Estado de São Paulo com base nos dados do sistema de mortalidade do Datasus. Estão incluídos na estatística casos de suicídio e outras mortes motivadas por problemas de saúde decorrentes de episódios depressivos.

Foi a depressão, somada à dependência química, o que provavelmente levou o ator americano Robin William, de 63 anos, a se matar, na segunda-feira passada, dia 11. Os dados mostram que, em 1996, 58 pessoas morreram por uma causa associada à depressão. Em 2012, último dado disponível, foram 467.

O número total de suicídios também teve aumento significativo no Brasil. Passou de 6.743 para 10.321 no mesmo período, uma média de 28 mortes por dia. As taxas de suicídio são muito superiores às mortes associadas à depressão porque, na maioria dos casos, o atestado de óbito não traz a doença como causa associada.

No Brasil, a faixa etária correspondente à terceira idade é a que reúne as estatísticas mais preocupantes. No caso de mortes relacionadas à depressão, os maiores índices estão concentrados em pessoas com mais de 60 anos, com o ápice depois dos 80 anos.

No caso dos suicídios, embora os números absolutos não sejam maiores entre os idosos, a maior taxa de crescimento no período analisado ocorreu entre pessoas com mais de 80 anos. Entre 1996 e 2012, o suicídio cresceu 154% nesta faixa etária.

Causas

Segundo especialistas, o aumento de suicídios e de mortes associadas à depressão está relacionado com dois principais fatores: o aumento das notificações e o crescimento de casos do transtorno. "Como o assunto é mais discutido hoje, há maior procura por atendimento médico e mais diagnósticos. Mas também está provado, por estudos epidemiológicos, que a incidência da depressão tem aumentado nos últimos anos, principalmente nos grandes centros", disse Miguel Jorge, professor associado de psiquiatria da Unifesp.

Jorge explica que, além do componente genético, que pode predispor algumas pessoas à doença, fatores externos da vida atual, como o estresse e a grande competitividade profissional, podem favorecer o aparecimento da doença.

Detran terá que fiscalizar transporte escolar no Agreste, inclusive Bom Conselho.



O Ministério Público Federal (MPF) Garanhuns/Arcoverde (PE) expediu recomendação para que o Detran fiscalize o transporte de estudantes das redes estadual e municipal de ensino. A medida atinge as cidades de Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Ibirajuba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Quipapá, Saloá, São Bento do Una, São João, Terezinha, Alagoinha, Arcoverde, Buíque, Ibimirim, Iguaraci, Inajá, Ingazeira, Itaíba, Manari, Pedra, Pesqueira, Poção, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Tuparetama e Venturosa.

O órgão apurou que o serviço tem sido feito de forma precária, com veículos inapropriados e motoristas sem a devida capacitação. As irregularidades têm resultado em acidentes na região, inclusive com mortes de crianças, como a que ocorreu no dia 10 de junho, no município de São João.

O Detran terá de averiguar se o serviço tem sido prestado de acordo com as prescrições do Código de Trânsito. Caso seja verificada alguma irregularidade, deverá ser aplicada uma sanção e, se houver possibilidade de adequação do veículo, o responsável deverá ser notificado para providenciar a regularização.

Todas as medidas adotadas deverão ser informadas aos procuradores da República responsáveis, com envio de documentação ao MPF. O órgão estadual terá de informar também, em até 30 dias a contar da notificação, se vai acatar a recomendação. 

No mesmo prazo, deverá ser encaminhado ao MPF um cronograma das fiscalizações a serem feitas nesses municípios nos próximos 12 meses. Em caso de descumprimento da recomendação, poderão ser adotadas as medidas administrativas e judiciais cabíveis. 

Crime bárbaro em Bejão: Idoso é assassinado a tiros e queimado.



João Ferreira Araça, de 61 anos, foi assassinado a tiros dentro de sua residência, tendo seu corpo totalmente queimado, chegando ao estado de carbonização. O crime aconteceu na noite desta quarta-feira (19) na cidade de Brejão, interior de Pernambuco. 

A polícia colheu informações de moradores da localidade, sítio Jardim zona rural do município, onde foram informados que ouviram três tiros.

A brutalidade deste crime bárbaro, deixou os moradores da localidade chocados a espera de que os criminosos respondam na justiça por essa atrocidade.


Até o momento não existem suspeitos. 


Guarapão participa do I Torneio Interestadial de Futebol Society Feminino.


Guarapão confirma sua participação no I Torneio Interestadual de Futebol Society Feminino, que será realizado no próximo domingo no Society de Luiz.

O técnico Jobson Emanoel já adiantou a convocação. Estas são as escaladas para defender a camisa do Guarapão no próximo domingo.Veja:

Goleiras: Estefânia e Lúcia
Zagueiras: Érica, Keyla, Michelle e Ana Cláudia.
Meias: Joseane, Cíntia, Uany, Poliana e Sarinha.
Atacantes: Daniela e Cida.


Patrocinadores Oficiais: Padre Cícero Construções, Padre Cícero Móveis e Colchões, Mercadinho Padre Cícero, Loja Comercial Eletrodireto, Academia Canaã Central Fitness, Academia Health Shape (Lagoa de São José), Gery Games, Micael Confecções, Rádio Papacaça AM, Panificadora Moderna e Loja Ellegancy.

Prazo final para habilitar voto em trânsito acaba quinta-feira.


Termina nesta quinta-feira (21) o prazo para que eleitores que estejam fora do domicílio eleitoral nos dias do primeiro e do segundo turnos requeiram o direito de votar para presidente e vice-presidente da República em outras cidades. A habilitação para o voto em trânsito pode ser feita em qualquer cartório eleitoral.

No cartório, o eleitor deve apresentar documento oficial com foto e informar o local onde pretende votar. Uma vez cadastrado para votar em trânsito, ele fica automaticamente habilitado para esse fim e impedido de votar na seção eleitoral de origem. Quem já se habilitou para votar em outra localidade e desistir disso tem também prazo até quinta-feira para pedir o cancelamento da habilitação.

De acordo com Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições deste ano, o voto em trânsito poderá ser feito em uma das 92 cidades brasileiras com mais de 200 mil eleitores.

No pleito presidencial de 2010, só era permitido o voto em trânsito nas capitais. Naquele ano, votaram nessa modalidade, no primeiro turno, 80.419 eleitores e, no segundo turno, 76.458 eleitores. As seções para votação em trânsito deverão ter no mínimo 50 e no máximo 600 eleitores.

Caso a seção não tenha o número mínimo de eleitores exigido, os habilitados deverão ser comunicados da impossibilidade de votar em trânsito na localidade escolhida. Com isso, será cancelada a habilitação e os eleitores terão de justificar a ausência ou votar nas seções de origem.  Os tribunais regionais eleitorais têm a responsabilidade de registrar as seções especiais e os locais onde serão instaladas as urnas para a votação em trânsito.

Emoção marca missa de sétimo dia de Eduardo Campos no Recife



Emoção e homenagens marcaram a missa de sétimo dia de morte do ex-governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos, morto em um acidente de avião na última quarta-feira (13), em Santos (SP). A cerimônia foi realizada na Igreja de Casa Forte.

A solenidade começou às 19h e contou com a presença de vários políticos locais, aliados ou não, que prestaram a última homenagem a Eduardo. Entre os presentes, estavam o prefeito da cidade do Recife, Geraldo Julio, o candidato a governador do Estado, Paulo Câmara, e o presidente do PSB na Câmara, oficializado vice da chapa do PSB à Presidência nesta terça-feira (19), Beto Albuquerque, do Rio Grande do Sul.

Na Praça de Casa Forte, em frente à igreja, uma tenda foi montada para os admiradores do político, que lotaram o local. Os cinco filhos de Eduardo Campos participaram da cerimônia e homenagearam o pai. José Henrique, quarto filho de Eduardo, leu uma mensagem emocionada, assinada pelos cinco irmãos. "Seguiremos na tua luta e seremos semente da tua esperança", disse o jovem.

A missa foi celebrada pelo Padre Edvaldo Gomes, da paróquia de Casa Forte. O pároco relembrou momentos na história política de Eduardo Campos, que frequentava a igreja com a família. "Esse homem partiu quando estava em plena luta, querendo dar ao Brasil o melhor de si mesmo. Era motivo de esperanças", disse.


A mãe de Eduardo, Ana Arraes, e a esposa, Renata Campos, foram consoladas por Edvaldo. Serena, Renata amparou os filhos. "Nesse tempo de tanta coisa fora do lugar, você pode dizer: obrigada, senhor. Conheceram um exemplo de respeito a nosso plano. Você era unida a Eduardo, e ele a você", consolou.

Último dia para se inscrever nos cursos de idioma do Programa Ganhe o Mundo.




Nesta quarta-feira (20), acabam as inscrições para as aulas de inglês ou espanhol oferecidas pelo Programa Ganhe o Mundo. Ao todo, são oferecidas 25 mil vagas. Os interessados podem se inscrever clicando aqui. Cada aluno pode optar por apenas uma língua.

Entre os critérios para participação consta estar regularmente matriculado na primeira série do ensino médio em uma instituição da rede estadual integrada à educação profissional, indígena, Colégio da Policia Militar ou Escola de Aplicação do Recife.

O edital esta também esta disponível no site e todas as inscrições devem ser entregues seguindo as normas divulgadas. Apenas alunos do Colégio da Polícia Militar, da Escola de Aplicação do Recife e escolas indígenas terão instruções diferenciadas.

Alunos dessas instituições devem preencher um formulário de inscrição, que deve ser entregue, pessoalmente, pelo gestor da escola, no dia 21, à Coordenação dos Cursos de Línguas do PGM. As aulas serão realizadas nas escolas da rede estadual, cuja relação está disponível no edital. 

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Falso médico é preso atendendo em Garanhuns.

Foto: Blog Carlos Eugênio
Após a prisão do homem que se passava por médico, nesta terça-feira (19), em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, a Secretaria de Saúde do município emitiu nota oficial esclarecendo o caso. 

Foto: Blog Carlos Eugênio
Segundo o órgão, Geraldo José da Silva, de 32 anos, esteve na cidade por 10 dias e só teria tido contato com a população por cinco. No processo de análise de documentação necessário para a contratação, foram verificadas as divergências até mesmo no registro profissional. Após a análise, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e a Polícia Civil foram acionados.

O suspeito foi preso em flagrante pela Polícia Federal de Caruaru porque teria exercido ilegalmente a profissão. Ele estaria atuando como clínico geral em uma unidade de saúde do bairro Boa Vista. De acordo com as investigações, o suspeito não tinha diploma, usava o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM) de outra pessoa.

Depois da prisão, ele foi levado para a Cadeia Pública de Garanhuns, onde aguarda decisão judicial, devendo responder pelos crimes de falsidade ideológica e exercício ilegal da medicina.


A Secretaria de Saúde de Garanhuns orienta que as pessoas atendidas pelo falso médico retornem ao Posto da Saúde a partir desta quarta-feira, dia 20, para serem atendidos por um Médico – de fato e de direito - que já foi designado para tal finalidade. 

Definida nova chapa do PSB à Presidência.

Marina ficará como candidata a presidente e o deputado federal Beto Albuquerque a vice


Foi encerrada há pouco reunião realizada no Recife com o presidente nacional interino do PSB, Roberto Amaral, o secretário-geral do partido, Carlos Siqueira, o deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS), o presidente estadual da sigla, Sileno Guedes, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, e o candidato a governador pela Frente Popular de Pernambuco, Paulo Câmara, para fechar a nova chapa à Presidência da República. Ficou definido que Marina Silva será a candidata a presidente o Beto Albuquerque candidato a vice. A decisão, que, segundo Amaral, teve o apoio integral do PSB pernambucano, será levada para reunião da Executiva Nacional amanhã, às 15h, em Brasília, quando haverá votação para aprovação ou não da decisão.

Em nota, Amaral informa que, depois de várias consultas internas, ficou decidido também que, apesar de o anúncio oficial da nova chapa ser feito amanhã, o lançamento deverá ocorrer domingo, em uma grande homenagem ao ex-governador Eduardo Campos, morto em acidente aéreo na semana passada. Amaral informou que o partido deverá ratificar todas as alianças feitas por Eduardo e manter as promessas feitas aos representantes do agronegócio.


A decisão foi tomada no Recife como forma de prestigiar o ex-governador pernambucano.


Conheça a verdade sobre vidente que previu a morte de Eduardo Campos.

 Homem teria previsto a morte do presidenciável Eduardo Campos em 2005 e teria registrado em cartório o documento naquele ano.


De:
Exame.com 

Um vidente teria previsto a morte do presidenciável Eduardo Campos em 2005 e teria registrado em cartório o documento no ano de 2005.

Um dia após o acidente aéreo que tirou a vida de Campos, uma imagem começou a circular pelas redes sociais com a previsão, creditada a Jucelino da Luz (que se diz o clarividente de maior credibilidade do Brasil e do mundo), que tinha os seguintes dizeres:
“Venho mui respeitosamente, pedir que me escute porque teremos um acidente da TAM em São Paulo JJ 3054 e esse é um sinal que sua vida estará em risco e uma sabotagem vai derrubar seu avião em Santos com avião labace 2012, em 13/08/2014. Deverá ter muito cuidado, pois será candidato a presidente em 2014. Seu avião será sabotado e poderá ter outro acidente da TAM EM 26/11/2014. Espero estar errado.
Jucelino Nóbrega 15/06/2005. ”


Compararmos a data da carta com a trajetória de Eduardo Campos, nota-se uma incongruência: até 20 de junho de 2005, Campos ainda era Ministro de Ciência e Tecnologia durante o primeiro mandato do governo Lula.



Apenas em 2006 o político se candidatou ao governo de Pernambuco e venceu no segundo turno. Além disso, o mencionado labace não é uma marca de avião, mas sim a maior feira de aviação geral da América Latina e a 2ª maior do mundo — que, vale notar, teve início no mesmo dia do acidente de Campos, 13 de agosto.

Outro caso em que Jucelino da Luz teria previsto algo foi em 2007. Segundo ele, uma previsão sua de 2004 alertava a então prefeita de São Paulo Marta Suplicy sobre um acidente nas obras do metrô.
No dia 12 de janeiro, às 15h, uma cratera de 80 metros de diâmetro se abriu no local onde seria a estação Pinheiros da linha amarela. Entretanto, o documento com a previsão foi registrado somente no dia 22 janeiro de 2007.


Em seu site oficial, o vidente exibe diversas reportagens mostrando suas previsões acertadas, mas também diversos erros. Contudo, como bem aponta o e-farsas, a previsão é falsa.

Audiência Pública sobre organização do trânsito será realizada nesta quarta.



Acontecerá nesta quarta-feira, dia 20, na Câmara Municipal de Bom Conselho, uma audiência pública com horário previsto pra início às 20 horas, onde será tratado como tema principal “A Organização do Trânsito em Nossa Cidade”.


O comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar de Bom Conselho, Capitão Gilson Cerqueira, esteve participando do programa Papacaça Debate no dia de hoje (20), onde relatou diversos problemas em relação ao trânsito no município e confirmou sua presença na audiência pública. 

93% dos brasileiros estão insatisfeitos com sistema de saúde



Um estudo divulgado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) nesta terça-feira mostra que 93% dos eleitores brasileiros consideram o serviço de saúde do país, tanto público quanto privado, como péssimo, ruim ou regular. Entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a taxa de insatisfação é de 87%.

A pesquisa foi feita em junho pelo instituto Datafolha a pedido do CFM. Ao todo, foram entrevistadas 2.418 pessoas maiores de 16 anos e moradoras de regiões de todo o país.

Segundo o levantamento, 92% dos brasileiros buscaram atendimento no SUS nos últimos dois anos, sendo que 89% conseguiram ser atendidos. Mesmo assim, mais da metade desses entrevistados considera que conseguir um serviço na rede pública de saúde é difícil ou muito difícil, principalmente no caso de cirurgias e procedimentos específicos, como hemodiálise e quimioterapia.

Fila — Uma das principais queixas em relação ao SUS é o tempo que leva para o usuário ser atendido. Segundo o estudo, 30% dos entrevistados estão na fila de espera da rede pública de saúde ou possuem algum familiar nessa situação. Das pessoas que aguardam atendimento, 29% esperam há pelo menos seis meses, sendo que metade delas está na fila há mais de um ano. Apenas 20% afirmam ter conseguido o serviço em menos de um mês após o pedido de consulta, exame ou cirurgia.
"Essa sobrecarga no atendimento de urgência e emergência acentua a visão negativa sobre o SUS e demonstra a total falta de gestão e regulação do sistema. É ali que, diariamente, pacientes e médicos e outros profissionais de saúde constatam o abandono deste serviço público que, para muitos, é a única alternativa", afirma Roberto d’Avila, presidente do CFM.

Outro alvo de insatisfação dos usuários do SUS é o atendimento de urgência e emergência. Sete em cada dez pessoas que buscaram esses serviços nos últimos dois anos os avaliaram como péssimo, ruim ou regular. Por outro lado, os brasileiros consideram que é fácil conseguir serviços como a distribuição de remédios gratuitos e atendimento em postos de saúde. 


Ainda de acordo com o levantamento, mais da metade dos brasileiros (57%) considera que a saúde deveria ser tema prioritário nas ações do governo federal. Outras áreas apontadas como prioritárias por boa parte dos eleitores são educação (18%), combate à corrupção (8%), segurança (7%) e desemprego (4%).

Dilabom Informa: Japão desenvolve exame de sangue para detectar 13 tipos de câncer e Alzheimer




O Centro Nacional de Câncer do Japão espera concluir, no prazo de cinco anos, o desenvolvimento de um método que permita o diagnóstico precoce de 13 tipos de câncer mediante um simples exame de sangue.

O projeto, com custo estimado em 57 milhões de euros, visa contribuir especialmente com a detecção precoce do câncer de mama, estômago, esôfago, pulmão, fígado, vesícula, pâncreas, colo, ovário, próstata e bexiga. O método também pode ajudar na detecção precoce de doenças degenerativas como o Mal de Alzheimer.

Trata-se de verificar a presença no sangue de micro-ácidos ribonucleicos (microARN), cujo aumento indicaria o desenvolvimento de um câncer. Mais de 2.500 variedades destas moléculas foram descobertas no corpo humano e podem servir de "marcadores" para detectar diferentes tipos de câncer, em um método muito mais rápido que a atual bateria de exames.

Várias equipes de pesquisadores da Europa e dos Estados Unidos já analisam o papel dos microARN nos casos de diversos tipos de câncer, mas os japoneses esperam chegar mais longe nas investigações, que ainda não permitiram elaborar um teste comercial. O programa é dirigido pela Organização Japonesa de Novas Energias e Tecnologias Industriais (Nedo), que apoia pesquisas em diversos âmbitos, com o apoio de várias empresas, entre elas Toray Industries e Toshiba, que têm grandes ambições na área médica.

O projeto é baseado em dados obtidos com 65 mil pacientes através do Centro Nacional do Câncer. "Se conseguirmos desenvolver o primeiro teste mundial de alta precisão no Japão, isto poderá aumentar em vários anos a esperança de vida das pessoas e contribuir para o desenvolvimento das indústrias japonesas", disse Tomomitsu Hotta, presidente do centro, citado pela agência Kyodo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer matou 8,2 milhões de pessoas em 2012. Os mais letais são de pulmão, estômago, fígado, colo e mama. 

Novos equipamentos para combate a muriçoca e controle da dengue.



A secretaria de saúde por meio da Diretoria de Vigilância em saúde informa a população sobre a aquisição de novos equipamentos de combate a muriçoca e controle do mosquito da dengue. 

01 Atomizador com motor a gasolina TOYAMA
01 Pulverizador com motor a gasolina TOYAMA;
02 Kits de Epi´s Completos;
02 Máscaras de proteção;
01 Caixa de Larvicida ABATE 500E
01 Caixa de CIPERPRAG 250CE
08 Filtros para mascara de proteção.

Tais aquisições vêm a somar no combate e controle da muriçoca


Dilma faz uso perfeito do 'dilmês' no Jornal Nacional.

Presidente-candidata abusou de frases longas e rodeios e se esquivou dos temas mais espinhosos – em alguns casos, simplesmente porque não respondeu



Em entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo, nesta segunda-feira, a presidente-candidata Dilma Rousseff lançou mão do mais puro dilmês: frases longas e confusas, engatadas umas nas outras. Por mais de uma vez, ela insistiu em concluir suas longas explanações: "Só um pouquinho, Bonner", dizia. Dilma ultrapassou em quase 50 segundos o tempo de 15 minutos destinado a ela. Mas desta vez o dilmês pode ter jogado a seu favor. Numa sala do Palácio da Alvorada, e não nos estúdios da Rede Globo, os entrevistadores — além de Bonner, Patricia Poeta — só conseguiram lhe fazer quatro perguntas. Se da entrevista não resultou nenhum slogan de campanha, ela tampouco será lembrada por uma frase negativa, com o reconhecimento de um erro ou malfeito. Diante das interpelações mais duras, Dilma se escondeu atrás de sua barragem de frases. 

Na primeira pergunta, William Bonner tratou dos muitos escândalos do governo petista e perguntou se era difícil escolher pessoas honestas para preencher os cargos do governo. A presidente não respondeu diretamente: optou por tratar das instâncias de combate à corrupção. "Nós fomos o governo que mais estruturou os mecanismos de combate à corrupção, a irregularidades e malfeitos", disse ela, que também minimizou os escândalos. "Nem todas as denúncias de escândalo resultaram em realmente a constatação que a pessoa tinha de ser punida e seria condenada".

A petista também se escudou convenientemente no cargo e foi evasiva quando o apoio do PT aos mensaleiros condenados por corrupção pelo Supremo Tribunal Federal foi colocado em pauta: "Eu não vou tomar nenhuma posição que me coloque em confronto, conflito, ou aceitando ou não (sic). Eu respeito a decisão da Suprema Corte brasileira. Isso não é uma questão subjetiva".

Em seguida, Dilma afirmou que a troca de César Borges por Paulo Sérgio Passos no Ministério dos Transportes – uma exigência do PR, envolvido em casos de corrupção na própria pasta, para apoiar a reeleição da petista – foi feita com base na integridade do nome indicado pela sigla. "Os partidos podem fazer exigências. Mas eu só aceito quando considero que ambos são pessoas íntegras e não só integras, são competentes", afirmou.

Quando o assunto foi economia, a estratégia foi a mesma: William Bonner perguntou se o governo não havia errado em nenhum momento na reação à crise internacional. A resposta foi o discurso-padrão apresentado pela presidente nos últimos meses: "Nós enfrentamos a crise pela primeira vez no Brasil não desempregando, não arronchando salário, não aumentando tributos e sem demitir", disse ela.
Em um dos poucos momentos significativos da entrevista, a presidente acabou admitindo que a saúde não está em padrões minimamente razoáveis: "Não acho", disse ela, antes de desandar a falar sobre o Mais Médicos, uma das bandeiras de sua campanha.

Já com o tempo estourado, Dilma ainda tentou pegar carona na comoção que tomou o país com a morte do candidato do PSB, Eduardo Campos, cuja frase final no Jornal Nacional – "Não vamos desistir do Brasil" –virou lema do PSB. "Eu acredito no Brasil", disse Dilma, que foi interrompida uma última vez enquanto tentava pedir votos aos eleitores.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Polícia Militar evita suicídio e salva vida.



Aconteceu agora a noite uma tentativa de suicídio no açude da Nação, um menor estava no paredão pronto para cometer suicídio, neste instante a polícia militar chegou no local e evitou a tragédia.

A mãe do menor foi quem avisou que ele saiu de casa dizendo que iria resolver sua vida. Sem perda de tempo os policiais militares saíram em busca e conseguiram evitar o pior.

Renata Campos pede empenho da militância na campanha em Pernambuco.

Com as presenças de Renata Campos, viúva de Eduardo Campos, e das principais lideranças do partido na esfera nacional e no estado, o PSB realizou um ato nesta segunda-feira (18) para homenagear o ex-governador de Pernambuco, morto num acidente aéreo na quarta-feira (13), e convocar a militância para atuar nas eleições deste ano.
O evento foi realizado em uma casa de recepção no Recife, um dia depois do enterro de Campos. No ato, a viúva pediu votos para Paulo Câmara, candidato ao governo de Pernambuco pelo PSB, e para o candidato ao Senado do partido, Fernando Bezerra Coelho.
A mulher de Eduardo Campos chegou ao local acompanhada pelos filhos. Ela foi muito aplaudida por centenas de militantes e ouviu um coro de: "Renata, vice" e "Renata, guerreira, do povo brasileiro". Ela é cotada para ser vice na chapa liderada por Marina Silva, mas ainda "resiste" à ideia, segundo parentes.
Nesta segunda, Renata completa 47 anos. Ela é mãe dos cinco filhos de Eduardo Campos, o mais novo com menos de sete meses. Durante o evento, a militância cantou parabéns para a viúva. Também foi exibido um vídeo de cerca de dois minutos com declarações de Eduardo Campos, no qual citou que um dos ideais era continuar o trabalho do avô, Miguel Arraes, e acabar com a pobreza no país. Campos pede, no vídeo, votos para Paulo Câmara.
Em sua primeira declaração pública após a morte do marido Eduardo Campos, Renata Campos discursou para a militância.
"Vim porque sei da vontade dele e da importância de eleger Paulo [Câmara], Raul [Henry, candidato a vice-governador] e Fernando [Bezerra Coelho]. Acho que só depende de nós. Estou aqui com João, Duda, Pedro, José Henrique e Miguel para dizer Paulo, Raul e Fernando, contem com a gente."
Ela disse que vai participar da campanha eleitoral "por dois" depois da morte do marido. "Eu, como participei a vida toda de campanhas, não será diferente nessa. Tenho a impressão que tenho que participar por dois."
Fonte: G1.

Subcomandante da PM de Alagoas visita bom Conselho e firma parceria.


Esteve visitando nesta manhã (dia 15/08/2014) à sede da 3ª Companhia de Polícia Militar em Bom Conselho, o Cap PM Wellington - Subcomandante do 10º Batalhão de Polícia Militar de Palmeira dos Índios-AL.  Numa parceria entre a Polícia Militar de Pernambuco e Alagoas.

O subcomandante do 10º Batalhão da Polícia Militar de Palmeira dos Índios (AL), Capitão Wellington, esteve na manhã da última sexta-feira, dia (15), visitando à sede da 3ª Companhia da Polícia Militar de Bom Conselho, onde esteve reunido com o seu comandante, o capitão Gilson Cerqueira. A visita serviu para estreitar os laços e firmar uma parceria maior entre a Polícia Militar de Pernambuco e Alagoas, afim de um combate efetivo contra a criminalidade.


As duas cidades são vizinhas e fronteiras dos estados.

Assaltantes roubam moto a mão armada em Bom Conselho.



Neste domingo, dia 17, Reginaldo Batista, de 40 anos, trafegava na Rua Mário Melo (Rua do Açude) em sua moto Honda CG 150, NXV-5114, de cor cinza, ano 2010, quando foi abordado por dois homens armados com arma de fogo, anunciando o assalto e levando a sua moto.


A polícia militar foi acionada, onde realizou várias buscas sem lograrem êxitos.

Assaltantes roubam celular e são presos pela PM em Bom Conselho.



Uma menor de 17 anos, trafegava neste domingo, dia 17, na Rua Manoel Bandeira, na cidade de Bom Conselho, quando foi abordada por três homens jovens: Cosme da Silva de 21 anos, José Danilo Soares Bento de 18 anos e Cristiano Teotônio dos Anjos de 18 anos. Eles usaram de força física e roubaram seu celular.


A Polícia Militar foi acionada e após realizar buscas conseguiu prender os infratores e recuperar o celular roubado.

Primeira pesquisa Data Folha com Marina aponta para segundo turno.


Pesquisa feita pelo Datafolha para o jornal "Folha de São Paulo" divulgada na edição desta segunda-feira (18) mostra Dilma Rousseff (PT) com 36% das intenções de voto para presidente, seguida de Marina Silva (PSB), com 21%, e Aécio Neves (PSDB), com 20%.

É a primeira pesquisa que inclui um cenário em que a ex-senadora Marina Silva é o possível nome do PSB no lugar do ex-governador Eduardo Campos, que morreu na quarta-feira (13), em um acidente de avião. O PSB ainda não definiu se Marina será a candidata substituta, mas lideranças dão a escolha como certa.

No levantamento anterior do Datafolha, realizado nos dias 15 e 16 de julho e divulgado no dia 17,Dilma tinha 36%, Aécio, 20%, e Eduardo Campos, 8%.

O percentual de entrevistados que disseram não saber em quem votar ou que não responderam foi de 14% em julho e agora atingiu 9%. Brancos e nulos eram 13%; agora são 8%. O quarto colocado na pesquisa, pastor Everaldo (PSC), aparece com 3% das intenções de voto; no levantamento anterior, tinha os mesmos 3%.

A pesquisa mostra que, se a eleição fosse hoje, haveria segundo turno: Dilma teria 36% contra 46% da soma dos demais candidatos. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 36% contra 36% dos demais, o que indicava uma incerteza sobre a necessidade de segundo turno.

O resultado da atual pesquisa mostra que, se for confirmada candidata do PSB no lugar de Campos, Marina começa a campanha em situação de empate técnico com Aécio Neves, numericamente à frente do tucano: 21% a 20%, dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais.

Marina larga também em situação de empate técnico com Dilma na simulação de segundo turno: Marina com 47% e Dilma com 43%. O Datafolha não pesquisou um cenário entre Marina e Aécio. No cenário entre Dilma e Aécio, a petista tem 47%, e o tucano, 39%.

O levantamento foi encomendado pelo jornal “Folha de S.Paulo”. O Datafolha ouviu 2.843 eleitores em 176 municípios nos dias 14 e 15 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00386/2014.

Veja os números do Datafolha para a pesquisa estimulada (em que a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):

Dilma Rousseff (PT): 36%
Marina Silva (PSB): 21%
Aécio Neves (PSDB): 20%
Pastor Everaldo (PSC): 3%
José Maria (PSTU): 1%
Eduardo Jorge (PV): 1%
Luciana Genro (PSOL): 0%
Rui Costa Pimenta (PCO): 0%
Eymael (PSDC): 0%
Levy Fidelix (PRTB): 0%
Mauro Iasi (PCB): 0%
- Brancos/nulos/nenhum: 8%
- Não sabe: 9%

Segundo turno

Nas simulações de segundo turno, o Datafolha avaliou os seguintes cenários:
- Marina Silva: 47%
- Dilma Rousseff: 43%
- Dilma Rousseff: 47%
- Aécio Neves: 39%

O Datafolha não realizou a simulação de uma disputa entre Aécio Neves e Marina Silva.

Rejeição


A presidente Dilma tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Confira abaixo:

- Dilma Roussef: 34%
- Aécio Neves: 18%
- Pastor Everaldo: 17%
- Zé Maria: 16%
- Eymael e Levy Fidelix e Rui Costa: 13%
- Marina Silva, Luciana Genro e Mauro Iasi: 11%
- Eduardo Jorge: 10%