sexta-feira, 8 de agosto de 2014

CAEDI promove semana da pessoa com necessidades educativas especiais.

 O Centro de Apoio a Educação Inclusiva (CAEDI), estará realizando a semana da pessoa com necessidades educativas especiais, de 11 a 14 de agosto.

O evento terá a seguinte programação:



quinta-feira, 7 de agosto de 2014

3ª Festival Oriental no Le Petit Bistró.






O Le_Petit bistrô vem convidar a todos para degustar o nosso terceiro Festival Oriental, que engloba a culinária Japonesa e Chinesa num ambiente todo decorado neste universo. Irá ocorrer nos dias 22, 23 e 24 de agosto ambos a noite à partir das 19:00 horas. Tragam a família e amigos para essa viagem gastronômica. Espero todos vocês!
Cardápio de Sushi:

Temaki ( salão, cream cheese e camarões crocantes)
Hossomaki Californiano
Hossomaki Ebitem( camarão crocante dentro)
Hossomaki de pasta de atum com tomate seco
Hossomaki de Salmão Filadelfia
Hossomaki de Kani
Uramaki de kani Filadelfia
Uramaki de Salmão Filadelfia
Carioca Filadelfia de salmão e kani
Carioca de salmão filadelfia
Niguiri de camarão crocante
Niguiri de kani

Cardápio chinês:

Macarrão Chop Suey
Frango Xadrez
Rolinho chinês de queijo
Guioza de carne 

Papa nomeia Dom Fernando (Bispo de Garanhuns) para o Ordinariado Militar do Brasil.



O Papa Francisco nomeou ontem, 6, Dom Fernando José Monteiro Guimarães como arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, com sede em Brasília (DF), transferindo-o da diocese de Garanhuns (PE). O papa acolheu o pedido de renúncia de dom Osvino José Both, aos 76 anos, conforme prevê o cânon 401, parágrafo primeiro, do Código de Direito Canônico.

Dom Fernando Guimarães é natural de Recife (PE). É membro da Congregação do Santíssimo Redentor (CSSR). Foi ordenado presbítero em agosto de 1971, em Campos (RJ). Foi nomeado bispo em março de 2008. Recebeu a ordenação episcopal no mesmo ano, em Roma, escolhendo como lema “O nosso coração ardia”. É mestre em Filosofia e Direito Canônico pelo Ateneo Romano da Santa Cruz, em Roma. Possui doutorado em Teologia Moral pela Alfonsianum.

Trajetória no episcopado
Em sua caminhada episcopal, dom Fernando já assumiu diferentes funções na atividade pastoral da Igreja no Brasil, entre elas: membro do Supremo Tribunal da Signatura Apostólica, presidente da Comissão Episcopal para a implementação do Acordo Brasil-Santa Sé e consultor da Congregação para as Causas dos Santos, na Cúria Romana. Desde 2008, Dom Fernando estava como bispo de Garanhuns (PE).

Fonte: CNBB



quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Falecimento José Maria de Oliveira.


Faleceu nessa terça-feira, dia 05, em Maceió, José Maria de Oliveira (Oliveira), irmão do empresário Bernardo Cícero de Oliveira e Maria Edileuza de Oliveira, filho de Maria Clara de Oliveira.

O seu será no distrito de Rainha Isabel, município de Bom Conselho, às 16 horas.

Fica aqui registrado, nossos sentimentos a toda família enlutada, neste momento de dor e perda irreparável.

Senado aprova novas regras para criação de municípios e Rainha Isabel não entraria.



Caso a lei seja sancionada, Pernambuco pode ganhar cinco novas cidades e o distrito de Rainha Isabel, pelos dados atuais não entraria.


Com 52 votos favoráveis e 4 contrários, o Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (5), o substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto que regulamenta a criação de municípios (PLS 104/2014 - Complementar). A votação da matéria está ligada à decisão sobre um veto presidencial a outra proposição que buscava regulamentar o tema. Caso a lei receba a sanção da presidente Dilma Rousseff, Pernambuco pode ganhar cinco novos municípios, situados na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no interior do estado.

O novo texto, apresentado pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), é fruto de um acordo entre o Executivo e os parlamentares, mas como sofreu modificações na Câmara, teve que passar por um reexame no Senado, que aprovou a proposta sem novas alterações.

O PLS 104/2014 estabelece critérios de viabilidade financeira e população mínima e regras para a consulta à população por meio de plebiscito. O texto aprovado inicialmente no Senado estabelecia requisitos como população de 6 mil habitantes nas Regiões Norte e Centro-Oeste; 12 mil no Nordeste; e 20 mil no Sul e Sudeste. Além disso, exigia território com área mínima de 200 quilômetros quadrados, no Norte e Centro-Oeste, e 100 quilômetros quadrados nas demais regiões. A Câmara, no entanto, retirou a exigência territorial, decisão mantida pelo Senado ao reexaminar a matéria.

Dos 26 projetos de emancipação que estão tramitando na Assembleia Legislativa de Pernambuco, apenas cinco atendem à exigência proposta na lei para a criação de municípios na Região Nordeste. Como os futuros novos municípios devem apresentar uma população mínima de 12 mil habitantes, apenas dois distritos no Agreste e três na RMR podem alcançar essa condição. São eles: São Domingos, de Brejo da Madre de Deus; São Domingos, de Buíque; Ponte dos Carvalhos, do Cabo de Santo Agostinho; Nossa Senhora do Ó, de Ipojuca, e Caveleiro, de Jaboatão dos Guararapes.

O texto aprovado proíbe a criação, incorporação, fusão ou desmembramento se isso inviabilizar municípios já existentes. Qualquer procedimento deve ser realizado entre a data de posse do prefeito e o último dia do ano anterior às eleições municipais seguintes. Se o tempo não for suficiente, apenas depois da posse do novo prefeito poderá ser dado prosseguimento ao processo.

Processo

Para que tenha início o processo de emancipação, deverá ser dirigido requerimento à assembleia legislativa do respectivo estado. O pedido deve ser subscrito por, no mínimo, 3% dos eleitores residentes em cada um dos municípios envolvidos na fusão ou incorporação; e no mínimo 20% para o caso de criação de municípios. Em caso de rejeição, um novo pedido com igual objetivo poderá ser apresentado à assembleia legislativa somente depois de 12 anos.

Veto

A apresentação do projeto foi uma alternativa ao PLS 98/2002, também de Mozarildo Cavalcanti, integralmente vetado pela presidente Dilma Rousseff em outubro de 2013. A justificativa do veto foi de que o projeto, da forma como estava, estimularia a criação de pequenos municípios pelo país, fragmentando ainda mais a divisão dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios e impedindo uma boa gestão municipal. O veto ainda não foi votado pelo Congresso.

Com informações da Agência Senado.

Nota do Blog.


Caberá aos munícipes e políticos que lutam pela emancipação de Rainha Isabel buscarem meios para novas pesquisas estatísticas com os dados atuais do distrito. Principalmente um novo censo, onde se faz necessário 12 mil habitantes no novo município.

Dois homens assassinados na cidade de Iati, dentro de lanchonete.



A Polícia Militar estava realizando rondas no povoado Bela Vista, município de Iati, interior de Pernambuco; por volta das 22 hora e 50 min. ouviram vários disparos de arma de fogo, imediatamente foram em direção ao local do ocorrido, ao chegarem a uma lanchonete encontraram dois homens mortos com vários tiros de ponto 40 e 9 milímetro.

As vítimas:
- Leandro Alexandre da Silva, 24 anos, alvejado na região do tórax e cabeça;
 - Fagner Lopes da Silva, atingida no pescoço e tórax.
Os dois eram residentes no município de Iati.

A Polícia colheu informações junto aos populares e ninguém soube informar ou autores do crime.


Fotos: Agreste Violento. 

terça-feira, 5 de agosto de 2014

INSS antecipa 50% do 13º a aposentados e pensionistas.




O governo autorizou a antecipação de metade do 13º salário aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os beneficiários receberão a quantia junto com a folha de pagamento de agosto, de acordo com decreto publicado no "Diário Oficial da União" desta terça-feira (5). No ano passado, o benefício também foi antecipado.

A primeira parcela corresponderá a até 50% do valor do benefício correspondente ao mês de agosto e será paga juntamente com os benefícios correspondentes a esse mês. A segunda parcela corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada e será paga juntamente com os benefícios correspondentes ao mês de novembro.


Não haverá desconto de Imposto de Renda (IR) nesta primeira parcela. De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º só é cobrado em novembro, quando será paga a segunda parcela da gratificação.

Petrobras diz que soube de perguntas pelo site do Senado.



Em nota à imprensa divulgada na noite desta segunda-feira, 4, a Petrobras afirma, em relação à matéria intitulada "A Grande Farsa", publicada pela revista Veja neste fim de semana, que tomou conhecimento das perguntas centrais que norteiam os trabalhos das CPI e CPMI da Petrobras por meio do site do Senado nos dias 14 de maio e 02 de junho, respectivamente, quando foram publicados os planos de trabalho dessas comissões. "Nestes (planos de trabalho), além das perguntas centrais, constam também os nomes de possíveis convocados, e a relação dos documentos que servem de base para as investigações", diz a estatal.

Segundo a denúncia da revista Veja, teria sido montada uma fraude na CPI da Petrobras para que os depoentes ligados à estatal recebessem previamente as perguntas que os senadores fariam nas sessões da comissão.

"Convém ressaltar que tais informações, tornadas públicas pelas comissões de inquérito, por ocasião do inicio de seus trabalhos, possibilitam a elaboração de centenas de outras perguntas, propiciando à Petrobras a organização das informações necessárias para o melhor esclarecimento dos fatos pertinentes a cada eixo das investigações, quais sejam: Eixo 1 - Refinaria de Pasadena; Eixo 2 - SBM Offshore; Eixo 3 - Segurança nas plataformas; Eixo 4 - Superfaturamento RNEST", afirma a estatal, no comunicado.

A companhia informa também que, após cada depoimento, as dezenas de perguntas feitas pelos Parlamentares são desdobradas em novas perguntas pela equipe da Petrobras de forma a subsidiar os depoimentos subsequentes.

"Assim como toda grande corporação, a Petrobras garante apoio a seus executivos, e ex-executivos, preparando-os , quando necessário, com simulações de perguntas e respostas, para melhor atender aos diferentes públicos, seja em eventos técnicos, audiências públicas, entrevistas com a imprensa, e, no caso em questão, as CPI e CPMI", ressalta.

"Tais simulações envolvem profissionais de várias áreas, inclusive consultorias externas, de modo a contribuir para uma melhor compreensão dos fatos e elucidação das dúvidas."

A Petrobras destaca ainda, na nota, que "continuará disponibilizando todas as informações referentes às suas atividades e reafirma seu compromisso com a transparência e ética que sempre nortearam suas ações". 

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Semana Mundial do Aleitamento Materno.



A Secretaria de saúde de Bom Conselho estará realizando à partir desta segunda-Feira (04.08.2014), a semana do aleitamento materno, com o tema “Hora do Mamaço 2014”  onde será realizado oficinas e debates em todas as unidades de saúde do município e no Hospital, promovendo as gestantes e mulheres que pariram informações sobre a importância do leite materno para o bebê.

Incorporando por exemplo as VANTAGENS DO LEITE MATERNO, tentando conscientizar as mulheres que ele é  o melhor alimento para o bebê É de fácil digestão e o protege  contra varias doenças, reduz o risco da mulher vir a ter  câncer de mama, de ovário e  Diabetes, transmite amor e carinho, fortalecendo a relação entre mãe e  filho, reduz mais rapidamente o peso ganho durante a gravidez, não precisa coar, ferver, nem esfriar. É DE GRAÇA!


Para algumas pessoas é leite, mais para a criança é VIDA.  Amamente seu filho. 

Hilux com armas e munições é capturada por Polícia Militar.

Hilux poderá pertencer a bonconselhense que teve seu veículo roubado a mais de 15 dias em Lajedo.




Na madrugada desta segunda-feira, dia 04.08, por volta da 1 hora, policiais militares do 9º BPM suspeitaram de dois veículos: Um Honda Civic e uma Hilux preta, que seguiam em alta velocidade pela BR-423, com destino a Garanhuns.

Ao passarem no sitio Fama, zona rural de Jucati, os policiais interceptaram os elementos que reagiram atirando, havendo uma troca de tiros com os PMs. Os bandidos, então fugiram entrando em um matagal e deixaram para traz a pick-up Hilux, um mosquetão calibre 7.62 com 6 munições, uma pistola 380 com 10 munições, um revólver calibre 38 e alguns grampos que seriam utilizados para furar os pneus das viaturas.

Participaram da operação o capitão Carvalho, com as viaturas da 2º CPM e o efetivo do GATI.


Segundo informações a Hilux preta poderá ser pertencente a um cidadão residente em Bom Conselho que teve seu veículo roubado em Lajedo a mais de 15 dias. O dono está deslocando-se para a regional da polícia civil de Garanhuns para confirmação dos dados do veículo que estava com a placa adulterada.

O arrombamento/assalto ao Banco do Brasil realizado na cidade de Palmerina na última sexta-feira (01), foi realizado com uma Hilux preta, com as mesmas características da apreendida nesta madrugada.







Dilabom Informa: Meningite transmitida por parasita avança no Brasil



Uma nova forma de meningite - transmitida por parasitas - está se espalhando pelo País. Levantamento publicado pela revista científica Memórias do Instituto Oswaldo Cruz mostra que a meningite eosinofílica já foi diagnosticada em seis Estados, nas Regiões Nordeste, Sul e Sudeste. Foram diagnosticados 34 casos e uma morte desde 2006.

As formas mais conhecidas de meningite são virais ou bacterianas. Já a eosinofílica é causada por um verme, o Angiostrongylus cantonensis, e é transmitida por crustáceos e moluscos, incluindo o caramujo gigante africano. A preocupação dos pesquisadores é alertar profissionais de saúde, uma vez que se trata de um parasita recente, identificado no Brasil há oito anos. Os casos da doença ocorreram em São Paulo, Rio, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Sul.

"Os médicos não estão atentos a essa forma da doença, mais por falha de educação e de treinamento. Eles querem saber se a meningite é viral ou bacteriana e não prestam atenção aos outros agentes", explica o médico Carlos Graeff-Teixeira, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Ele assina o artigo com a bióloga Silvana Thiengo, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), e com o médico Kittisak Sawayawisuth, da Universidade de Khon Kan, na Tailândia, onde a doença é endêmica.

Os sintomas da meningite eosinofílica são semelhantes aos das outras: dor de cabeça persistente, febre alta e, menos frequentemente, rigidez na nuca. O que permite diferenciar é o exame do liquor, líquido entre as meninges, extraído por punção lombar. "O aumento de eosinófilos, que são células de defesa do organismo, é típico de infecção por parasita e verme."

Graeff-Teixeira explica que o verme não se desenvolve no organismo humano e o tratamento é com corticoides para reduzir a reação inflamatória. O tratamento ameniza os sintomas e evita o agravamento da doença, que pode deixar sequelas como disfunção nos movimentos de braços e pernas, redução ou perda da visão e audição.

O artigo mostra, ainda, que o caramujo gigante africano é o vetor mais frequente do A. cantonensis no Brasil. Os caramujos ingerem fezes de roedores contaminadas com larvas do verme. Quando se locomovem, liberam um muco, para facilitar o deslizamento, que também contém larvas. As pessoas podem ser infectadas se ingerirem esse muco. Isso ocorre no consumo de legumes, verduras, e frutas mal lavados, por exemplo. Ou se tocaram nas plantas e vegetais e depois levaram a mão à boca.

"Esse molusco chegou ao Brasil em uma feira agropecuária no Paraná, nos anos 1980. Como a criação com fins comerciais fracassou, foram liberados no meio ambiente e se proliferaram. Outras espécies de caramujos e crustáceos podem transmitir o verme, mas o caramujo gigante africano está em todos os lugares: no quintal, na pracinha, nas ruas. Como está próximo, facilita o contágio. E já foi encontrado em todos os Estados, exceto no Rio Grande do Sul", explica a bióloga Silvana Thiengo, chefe do laboratório de Malacologia do IOC.

Prevenção
Silvana ressalta que medidas simples evitam a transmissão: lavar as mãos com frequência e deixar hortaliças e frutas de molho por 30 minutos em um litro de água com uma colher de sopa de água sanitária.

Ela recomenda ainda que os próprios moradores eliminem os caramujos - com as mãos protegidas por luvas ou sacos plásticos, devem ser recolhidos e deixados em balde por 24 horas, em uma mistura de uma medida de água sanitária para três de água. Depois, as conchas devem ser jogadas no lixo comum. "É preciso ficarmos alertas porque podem ocorrer surtos, principalmente se houver o consumo de moluscos ou crustáceos crus", ressalta Silvana. No Equador, 26 pessoas foram infectadas, em 2009, ao comerem ceviche feito com molusco contaminado.

Escolas públicas têm até hoje para aderir ao Mais Educação.


Hoje (4) é o último dia para que as escolas públicas de todo o país façam a adesão ao Programa Mais Educação, que oferece recursos para a oferta de educação integral. Atualmente, 49 mil escolas participam do programa, e a meta é chegar a 60 mil.

A jornada da educação integral deve ser, no mínimo, de sete horas diárias ou 35 horas semanais. Durante o período em que estão na escola, os estudantes recebem três refeições.

As escolas escolhem até cinco atividades nos macrocampos do programa, entre eles o de acompanhamento pedagógico (obrigatório), educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, cultura digital, promoção da saúde, comunicação e uso de mídias, investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

Pelo Mais Educação, as escolas são selecionadas com base em critérios como baixo índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), as que têm entre seus estudantes, em sua maioria, filhos de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família e escolas em regiões de vulnerabilidade social. A liberação de recursos financeiros é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola, e a adesão é pela internet.

A oferta de educação integral está também no Plano Nacional de Educação, que estabele metas para o setor nos próximos dez anos. Segundo o plano, a educação integral, que atualmente chega a aproximadamente 30% das escolas públicas, deve atingir 50%, pelo menos. Além do programa federal, alguns estados e municípios oferecem os próprios programas.


Fonte: Agência Brasil

Velório, Culto e Sepultamento de Jamerson (Carioca).



É com muito pesar que comunicamos o falecimento na manhã deste domingo, dia (03.08), na capital pernambucana de Jamerson Valentim Tenório, mais conhecido por carioca, de 35 anos.

Carioca encontrava-se internado no Hospital da Restauração, desde a semana passada, sendo diagnosticado que estava com um quadro de Leucemia Aguda, tendo sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC), onde teria que passar por um procedimento cirúrgico.

O seu velório está acontecendo na Igreja Batista de Bom Conselho, que fica localizada por trás da prefeitura municipal. Logo mais às 9 horas ocorrerá um culto “In Memorian” e o seu sepultamento está marcado para acontecer às 10 horas da manhã, no cemitério Santa marta, localizado na cidade de Bom Conselho.

Informações do velório, culto e sepultamento; repassados pela família, onde convidam a familiares, amigos e população em geral para participarem deste ato de solidariedade humana 


Deixamos registrados nosso sentimento de pesar e conforto a toda família neste momento de dor e sofrimento pela peda irreparável de um ente querido em toda sociedade bonconselhense.

domingo, 3 de agosto de 2014

Candidato a Deputado Federal "Coronel Campos" visita feira pública.


O candidato a Deputado Federal, Coronel Campos (PSL), este neste sábado visitando a feira pública em sua cidade natal, Bom Conselho. 

Muitos populares fizeram questão de para o candidato para ouvir suas propostas. Após dar uma volta na feira de rua, mercado público de grãos e algumas lojas comerciais, Campos falou em praça pública, onde destacou o aniversário de emancipação política da cidade que ocorre neste domingo (03.08). 

Destacou os ex-Deputados Estaduais filhos da terra, Walmir Soares, Manoel Luna, Hélio Urquiza e Jacilda Urquiza. No encerramento da sua fala homenageou Frei Leão, ex-diretor do colégio Frei Caetano, onde estudou. 

Também fez uma grande homenagem a um dos principais fundadores da terra de Papacaça e do colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, Frei Caetano de Messina, onde citou uma das suas célebres frases: "Educando-se uma menina, educa-se uma mãe; educando-se uma mãe, transforma-se uma sociedade. 






Colisão entre carro e moto no sítio Angico.



Ocorreu na tarde dese sábado uma colisão entre um veículo Gol, de cor cinza, placa BLK-0506 e uma moto Honda Titan, de cor prata, placa JGY-1155. O condutor da moto, José Milton Rodrigues Bezerra, teve um corte no joelho, sendo socorrido no local pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso, na cidade de Bom Conselho. Após o atendimento médico, o acidentado foi transferido para capital pernambucana.

O motorista do veículo Gol, não sofreu ferimentos.

Fonte: Corpo de Bombeiros.