sábado, 5 de julho de 2014

Candidatos já estão proibidos de comparecer a inaugurações de obras públicas



Os candidatos a qualquer cargo nas eleições de outubro estão proibidos, a partir deste sábdado (5), de comparecer à inauguração de obras públicas. A regra consta da Lei das Eleições (Lei  9.504/87), que normatiza o processo eleitoral. A restrição coincide com o prazo final para que os políticos registrem na Justiça Eleitoral suas candidaturas.

A lei também impede que, a partir deste sábado, agentes públicos façam nomeações, contratações ou demissões de servidores públicos até a posse dos eleitos, no dia 1º de Janeiro de 2015. No caso dos concursos públicos, os aprovados poderão ser nomeados se o certame tiver sido homologado até 5 de julho.

Integrantes do governo também estão proibidos de autorizar  publicidade institucional de programas e obras das administrações federais e estaduais. Pronunciamento em cadeia de rádio e TV só poderá ser feito em caso de assunto urgente ou calamidade pública, situação que deverá ser avaliada pela Justiça Eleitoral.

O eleitor pode denunciar abusos por meio dos tribunais regionais eleitorais ou do Ministério Publico Eleitoral (MPE). A punição varia de pagamento de multa até cassação do mandato, se o candidato for eleito.

Fonte: Agência Brasil


Receita libera na terça-feira consulta ao segundo lote de restituição do IR



A consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física de 2014 estará disponível a partir das 9h da próxima terça-feira (8), no site da Receita Federal. O lote contempla 1.060.473 contribuintes, somando R$ 1,6 bilhão. O crédito será depositado no dia 15 de julho.

Além de acessar a página da Receita Federal para saber se terá a restituição liberada neste lote, o contribuinte pode também ligar no Receitafone, no número 146. Na consulta à internet, no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

Além da restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física de 2014 também será liberado na terça-feira a consulta aos seis lotes residuais (declarações que estavam retidas na malha fina) de exercícios entre 2013 e 2008. Com esses lotes, o valor total a ser liberado no dia 15 será R$ 1,8 bilhão e abrangerá 1.122.154 contribuintes.


A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate no prazo, deverá requerê-la pela internet, por meio do Formulário Eletrônico Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Portal e-CAC.

SAMU Bom Conselho emite relatório dos atendimentos no ForróBom 2014.




ForróBom 2014 – SAMU BOM COSELHO

Dia: 21/06/2014 
Plantonistas SAMU :
Enfermeiro:  Zaqueu Enyo Pinto
Téc. Enfermagem: Luana da Silva Nascimento, 
                                Rafael de Vasconcelos Amaral  e
                                Izaias Eduardo da Silva
Condutor: Manoel Francisco Sobrinho
 Ocorrências Realizadas
  • Históricos: Foram Atendidas  03 Ocorrências,  na Tenda de Apoio, no  local do  Evento. 
  • Estado Geral das Vítimas:  Conscientes, Orientadas e Alcoolizadas.
  • AÇÃO PREVENTIVA:Distribuímos Preservativos,
Dia: 22/06/2014 

PLANTONISTAS SAMU
Enfermeiro:  Zaqueu Enyo Pinto 
Téc. Enfermagem: Rafael de Vasconcelos Amaral e Izaias Eduardo da Silva 
Condutor: Manoel Francisco Sobrinho
Ocorrências Realizadas
  • Históricos: Foram realizadas  14 Ocorrências no  local do  Evento.
  • Remoção para Hospital local: 03 Pessoas, todas Estados Geral Clínico.
  • Remoção para Hospital Regional Dom Moura:  As 06:30hs do dia 23,  Vitima de queda de motocicleta, nas imediações do Forróbom,  Orientada, Alcoolizada,com fratura de Rótula da Perna Direita, foi encaminhada para o Hospital Regional Dom Moura, em Ambulância do SAMU.
  • AÇÃO PREVENTIVA:Distribuímos Preservativos,
Dia: 23/06/2014 

Plantonistas SAMU 
Enfermeiro:  Zaqueu Emyo Pinto 
Téc. Enfermagem: Rafael de Vasconcelos Amaral  e  Izaias Eduardo da Silva 
Condutor: Washington  
Ocorrências Realizadas
  • Históricos: Foram realizadas  03  Ocorrências no  local do  Evento.
  • AÇÃO PREVENTIVA:Distribuímos Preservativos,
Dia: 24/06/2014 
Plantonistas SAMU :
Enfermeiro:  Zaqueu Emyo Pinto 
Téc. Enfermagem: Rafael de Vasconcelos Amaral  e  Alexsandro
Condutor: Vandeildo
 Ocorrências Realizadas
  • Históricos: Foram Atendidas  07 Ocorrências,  na Tenda de Apoio, no  local do  Evento.
  • Estado Geral das Vítimas:  Conscientes, Orientadas e Alcoolizadas. 
  • Acidente com Motocicleta: Vítima: ElieldesIzidoro dos Santos de 20 anos, Residente na Cidade de Teresinha, chegou na Tenda de Apoio do SAMU, com Escoriações Generalizadas, por ter colidido com outra motocicleta ao vim para o Evento. após, procedimentos foi liberado.
  • AÇÃO PREVENTIVA:Distribuímos Preservativos,
Dia: 25/06/2014 
Plantonistas SAMU 
Enfermeiro:  Zaqueu Enyo Pinto 
Téc. Enfermagem:  Luana da Silva Nascimento e
                                  Rafael de Vasconcelos Amaral                                                          
Condutor: José Cavalcante
Ocorrências Realizadas
  • Históricos: Foram realizadas 04 Ocorrênciasno localdo Evento todas excesso de álcool, realizados os procedimentos.
  • AÇÃO PREVENTIVA:Distribuímos Preservativos,
Dia: 26/06/2014 
Plantonistas: SAMU 
Enfermeiro: ZaqueuEnyo Pinto
Téc. Enfermagem: 
Alexandro Gomes de Lima
                                  Rafael de Vasconcelos Amaral , 
                                 Izaias Eduardo da Silva                                                                      
Condutor: Manoel Francisco Sobrinho
Ocorrências Realizadas
·         Históricos: Foi realizada 01 Ocorrências no  local do  Evento. (Com hipotensão), Realizado procedimentos.
  • AÇÃO PREVENTIVA:Distribuímos Preservativos,
Dia 27 Junho 2014
PLANTONISTAS:
Téc. Enfermagem:
Rafael de Vasconcelos Amaral e Izaias Eduardo da Silva                 Condutor: Washington
 Ocorrências Realizadas
Foram atendidas 13 Pessoas, entre Estado Geral:
·         Embriaguez
·         Mal Estar
·         Hipotensão (Pressão Baixa)
·         Cefaleia (Dor de Cabeça)
·         Queda de Motocicleta (Vitima após tercaído de sua moto, deu entrada na tenda de Apoio do SAMU, com Quadro de Múltiplas Escoriações. Foi realizado os procedimentos necessários.
·          Atropelamento: (Vitima após ter sido atropelado por uma motocicleta, deu entrada na tenda de Apoio do SAMU, com Quadro de Múltiplas Escoriações. Foi realizado os procedimentos necessários e liberado).
  • AÇÃO PREVENTIVA:Distribuímos Preservativos,
Dia 28 Junho 2014
Ocorrências Realizadas
Foram atendidas 18 Pessoas, com quadro de:
  • Embriaguez
  • Desmaio,
  • Hipotensão (PressãoBaixa)
  • Hipertensão (PressãoAlta)
  • Cefaleia (Dor de Cabeça)
  • Mal Estar
  • Vômitos
Atendimentos nas Imediações do Evento Forrobom:
  • Colisão Carro em Arvore (Eucalipto):  Carro colidiu em Arvore, na PE 218, próximo a Perdigão, Vitima sexo: Masculino, Estado Geral: Inconsciente, desorientado, com Hálito Etílico (Alcoolizado), Múltiplas Escoriações e fratura de clavícula. Foi socorrido pelos Bombeiros e SAMU, conduzido ao Hospital Local, logo após transferido para Unidade Hospitalar em Arapiraca - AL.
  • Colisão Motocicleta com Carro: Motociclista colidiu em uma caminhonete, na PE 218, próximo a entrada do Forrobom. Estado Geral Consciente, com Hálito Etílico (Alcoolizado) e e Múltiplas Escoriações. Foi socorrido pelo SAMU e conduzido ao Hospital Local.
  • Queda de Motocicleta: Queda de moto na Rua Mauro Melo. Vitima Sexo: Masculino, Estado Geral: Consciente, Orientado e Fratura de MMIE (PernaEsquerda). Foi socorrido pelos Bombeiros e conduzido ao Hospital Local.
  • AÇÃO PREVENTIVA:Distribuímos Preservativos,
Paciente Psiquiátrico: Estado Geral: Desorientada, atendida pelo SAMU, no qual foi orientado os familiares para providenciarem consulta com psicólogo.
No total tivemos 63 ocorrências durante o ForróBom, onde 70% foram por excesso de álcool,
No Geral transcorreu na mais perfeita ordem.
Att; Zaqueu Enyo Pinto
Coordenador – SAMU

Bom Conselho

Operação policial apreende menor em Lagoa do Ouro




Nesta sexta-feira (04JUL14), o efetivo policial da 3ª Companhia (Bom Conselho) realizou operação policial na cidade de Lagoa do Ouro e seus distritos, cujo resultado foi a apreensão de um menor que estava conduzindo uma motocicleta. O condutor, o representante do Conselho Tutelar e a motocicleta foram entregues na Delegacia de Garanhuns para as providências cabíveis.

Na quinta-feira (03JUL14) houve outra operação policial na cidade de Brejão que acarretou na detenção de uma mulher que estava conduzindo uma Honda Bis com placa de uma motocicleta Yamaha/Factor YBR 125 ED. A condutora e a motocicleta foram entregues na Delegacia de Brejão para as providências cabíveis.

Operações policiais estão sendo realizadas constantemente nas cinco cidades (Bom Conselho, Terezinha, Brejão, Lagoa do Ouro e Correntes) de responsabilidade da 3ª Companhia, Comandada pelo Capitão Demetrius, bem como nos distritos, em todos os horários, inclusive de madrugada.

A população das cidades de responsabilidade da 3ª Companhia de Polícia Militar está tendo um papel fundamental no combate a criminalidade, com denúncias anônimas.


Todos que tiverem conhecimento de crimes, tais como locais de distribuição de drogas, desmanche de veículos, foragidos da justiça, caça-níqueis etc, podem denunciar através do Blog da 3ª Companhia (http://3cpmbomconselho.blogspot.com.br/) ou através dos telefones constantes no Blog.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

ANS autoriza reajuste dos planos de saúde.



As mensalidades dos planos de saúde individuais poderão ser reajustadas em até 9,65% entre maio de 2014 e abril de 2015, índice maior do que a inflação, que tem ficado por volta dos 6% nos últimos anos. O aumento estipulado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é o maior desde 2005, quando o teto para reajuste foi 11,69%.

O teto vale para planos individuais contratados depois de 1999 ou adaptados à Lei 9.656/98. Os planos individuais reúnem 8,8 milhões de beneficiários, 17,4% do mercado brasileiro. Os outros planos vendidos no país são coletivos e não têm o reajuste máximo estipulado pela agência reguladora.

O reajuste autorizado pela ANS será aplicado a partir da data de aniversário do contrato, mas pode ser retroativo, caso a defasagem entre o aumento e a data de aniversário seja, no máximo, de quatro meses.

A agência reguladora explica que a metodologia utilizada para calcular o índice máximo de reajuste dos planos individuais leva em consideração a média ponderada dos percentuais de aumento dos planos coletivos com mais de 30 beneficiários.
A ANS alerta que os consumidores devem ficar atentos aos boletos de pagamento e observar se o percentual de reajuste aplicado é igual ou inferior ao limite autorizado pela agência. Outro aspecto a ser observado é se a cobrança do reajuste é feita a partir do mês de aniversário do contrato.


Em caso de dúvida, a agência pede que os consumidores entrem em contato pelo Disque ANS (0800 701 9656). É possível fazer a queixa também na internet ou pessoalmente em um dos 12 núcleos de atendimento da agência no país.

Gilmar Aleixo pede exoneração do hospital.



O ex-vereador e diretor do hospital Monsenhor Alfredo Dâmasso pediu exoneração do cargo de diretor, segundo informações colhidas junto a secretaria de saúde, Aleixo continuará na função até a nomeação do seu substituto.


Aleixo é filiado ao PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) que tem como candidato ao governo do estado o senador Armando Monteiro, onde disputará com o candidato Paulo Câmara do Partido Socialista Brasileiro (PSB) do qual o prefeito Danilo Godoy é presidente municipal.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Julio Lóssio já encotra-se na UTI após cirurgia.



Terminou por volta das 18h20 a cirurgia a que foi submetido o prefeito de Petrolina, Julio Lóssio (PMDB). Ele está internado desde a semana passada no Hospital da Beneficiência Portuguesa, em São Paulo, após sentir fortes dores de cabeça, provocadas por Acidente Vascular Cerebral (AVC), o segundo de sua vida, sendo o primeiro em  2002. 


O procedimento cirúrgico durou cerca de 11h - teve início às 7h desta quinta-feira, segundo informações de familiares do prefeito. Lóssio foi transferido para o Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde passará as primeiras horas do pós-operatório.

Em mensagem para familiares e amigos, a primeira-dama Andréa Lóssio, informou sobre o sucesso da cirurgia e agradeceu bastante o apoio. "Muito obrigada, do fundo do meu coração, a todos vocês que rezaram, oraram, pediram a Deus que desse tudo certo", escreveu.

Divulgada foto de Superman em "Batman vs Superman: Dawn of Justice".





Depois de muito esperar, a Warner Bros. Pictures lançou a primeira foto de Superman em  "Batman vs Superman: Dawn of Justice", filme que reunirá pela primeira vez no cinema o kriptoniano e o protetor de Gotham City. A imagem mostra Henry Cavill vestindo o famoso traje e, apesar dos rumores de grandes mudanças, podemos perceber apenas diferenças sutis no cinto e na logo do "Homem de Aço" (Man of Steel).

A foto se soma à outra publicada pelo diretor Zack Snyder do super-herói (apesar das críticas de alguns fãs) interpretado por Ben Affleck, mostrando um homem morcego bem mais musculoso vestindo uma armadura chamativa, tal como nos HQs de Frank Miller. Agora, só falta saber como surgirá a bela e polêmica Gal Gadot na pele da Mulher Maravilha.

Enquanto aguardamos mais material e, quem sabe, um primeiro trailer no próximo Comic-Con de San Diego, lembramos que o filme estreará no dia 6 de maio de 2016. Além dos astros mencionados acima, também participam do elenco Jesse Eisenberg (Lex Luthor), Amy Adams (Lois Lane),  Laurence Fishburne (Perry White), Jeremy Irons (Alfred Pennyworth),  Diane Lane (Martha Kent), Holly Hunter, Tao Okamoto, Scoot McNairy, Callan Mulvey, Dan Amboyer, e, possivelmente, Ray Fisher como Cyborg e Jason Momoa como Aquaman. "Man of Steel 2" pode estrear em 2018.

Fonte: TNT

por Alejandro Cusa

Programação do 24º Festival de Inverno de Garanhuns.



Após meses de especulação, foi divulgada nesta quinta-feira (03) a programação completa do Festival de Inverno de Garanhuns, que todo ano tradicionalmente agita o interior de Pernambuco com grandes shows. Já passaram por lá apresentações históricas, como o primeiro show da Nação Zumbi sem Chico Science, em 1999. A edição deste ano homenageia o ex-prefeito da cidade, Ivo Amaral, também idealizador do FIG.

Entre os destaques deste ano, Vanessa da Mata, Zé Ramalho, Alceu Valença, Otto, Marcelo Jeneci, Céu e Titãs. Na sexta-feira, dia 19 de julho, será feita uma homenagem a Dominguinhos, com Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Mariana Aydar, Waldonys e Liv Moraes.

Além da música, o festival de arte e cultura contempla o cinema, as artes cênicas, o artesanato, a dança, a literatura, entre outras manifestações. A expectativa de pública é de 500 mil pessoas. Ao todo, são 17 polos de animação.

PALCO MESTRE DOMINGUINHOS


17 de julho (quinta-feira):
Os Valvulados e Gabi da Pele Prata
Carminho
Alessandra Leão
Vanessa da Mata

18 de julho (sexta-feira):
Azulão e Azulinho
Waldonys
Elba Ramalho e Geraldo Azevedo
Homenagem a Dominguinhos com Liv Moraes, Mariana Aydar, Guadalupe, Sandro, Nádia Maia e Elba Ramalho

19 de julho (sábado):
Rogério e os Cabra

Juliano Holanda, Zé Manoel e Isadora Melo
Marcelo Jeneci
Céu (Catch a fire)
Zé Ramalho

20 de julho (domingo):
Renato e Seus Blue Caps
Adilson Ramos

21 de julho (segunda-feira):
BNegão
Otto
Nação Zumbi

22 de julho (terça-feira):
The Rossi
Academia da Berlinda
Sidney Magal

23 de julho (quarta-feira):
Shangai
Maciel Melo

24 de julho (quinta-feira):
Nena Queiroga
Alceu Valença

25 de julho (sexta-feira):
José Augusto
Fábio Jr.

26 de julho (sábado):
Siba
Titãs


Viaduto desaba e causa mortes em Belo Horizonte.


Parte de um viaduto em construção sobre a Avenida Pedro I, em Belo Horizonte, no bairro São João Batista, desabou na tarde de hoje. Até as 18h20, A Secretaria de Estado de Saúde confirmou 22 feridos e dois mortos no acidente. 11 feridos foram atendidos no Hospital Risoleta Neves, 2 no Hospital Odilon Behrens, 2 foram encaminhados para a UPA Venda Nova e 2 na UPA Pampulha, além de cinco atendidos e liberados no local. 

Foram atingidos um microônibus, dois caminhões e um veículo de passeio. A motorista do ônibus faleceu e os passageiros do coletivo deixaram o veículo após o acidente.

O trabalho agora se concentrará em quebrar o viaduto em blocos para ter acesso ao carro, sobre o qual não há informações precisas de ocupantes. Mas as imagens mostram que seria improvável haver sobreviventes.

A construtora responsável pela obra, a Cowan S.A, se manifestou em nota. De qualquer forma, as causas do acidente ainda terão de ser esclarecidas.

De acordo com o Estado de Minas, testemunhas informaram que o viaduto caiu quando operários retiravam escoras da estrutura.

Veja vídeo com o momento da queda:




Dilabom Informa: Descoberta substância que repele e mata mosquito da dengue.



Pesquisadores da Unesp de Rio Claro (SP) criaram uma substância capaz de repelir e matar o mosquito da dengue. A fórmula tem uma bactéria tirada do solo contaminado com petróleo. Experimentos de laboratório já demonstraram a eficiência do produto, entrentato, para chegar ao mercado, ainda é preciso baratear os custos de produção.
Os biólogos trabalhavam para formular um detergente biológico e procuravam um princípio ativo na natureza. Entre os locais pesquisados estavam os solos contaminados por combustíveis fósseis, como os derivados de petróleo.

Uma descoberta durante o trabalhou mudou o rumo da pesquisa. Os cientistas já estudavam há 17 anos a  bactéria Pseudomonas aeruginosa LBI, encontrada no terreno onde funcionava um posto de combustíveis. Ela se mostrou capaz de destruir o Aedes aegypti no estágio de larva e na fase adulta, além de funcionar como repelente.
“As larvas precisam se manter na superfície para respirar. O que mantém essas larvas na superfície é a tensão da água. Esse produto que a gente aplica reduz a tensão, então o mosquito não consegue respirar e morre. Com relação aos adultos, o produto acaba quebrando a cutícula do mosquito, o levando à morte”, explicou o biólogo Vinícius Luiz da Silva.

Testes e custo.

Os testes foram feitos em ratos anestesiados. Em um vídeo feito pela Unesp, o rato que não está com o produto é picado. No outro, que recebeu o repelente, os mosquitos nem se aproximam.

“A partir do momento que conseguimos novas ferramentas para controlar esse mosquito, vamos diminuir a quantidade de adultos no ambiente e, com isso, diminuir as chances de transmissão do vírus para outras pessoas”, relatou o  especialista em parasitologia Cláudio José Von Zuben.

Ainda não há previsão de quando o produto será comercializado, já que o processo de produção é caro. Dez miligramas da substância, por exemplo, custam quase R$ 1,4 mil. “A gente está desenvolvendo novos métodos de produção para tentar reduzir o custo final, tanto da produção, como da purificação do produto, para que ele vá para o mercado com o custo mais baixo”, ressaltou a bióloga Roberta Barros.

Fonte: G1

Ex-prefeita Judith Alapenha agora é PSD.



A ex-prefeita de Bom Conselho, Judith Alapenha, agora é filiada do Partido Social Democrático, ela estava sem filiação partidária desde sua saída do PDT e hoje (03.07) postou em seu perfil do Facebook informando a sua filiação.
Texto na íntegra postado pela ex-prefeita Judith Alapenha.

“Havia dito, por repetidas vezes, nos meus recentes pronunciamentos que ainda não estava filiada a um partido político, mas que muito em breve iria me filiar. Caros amigos, é com muita alegria que comunico a vocês que minha nova casa é o PSD 55.

Estive ontem no Recife a convite do amigo André de Paula, presidente estadual do PSD, com a alegria de o mesmo ter abonado minha ficha de filiação. Agradeço o convite do deputado para o ingresso no novo partido, e retribuo com muito trabalho para fortalecer a sigla no nosso município.

O PSD em Bom Conselho já nasce forte, com o apoio de amigos, lideranças e do povo. Nasce também oposicionista à administração que está à frente do nosso município, exercendo uma oposição responsável e fiscalizadora ao governo retrógrado que aí está. Governo que foi eleito se dizendo novo, mas vem praticando a política velha, coronelista e atrasada, típica do palanque que o ajudou a eleger.”  

Celpe: Dicas para evitar acidentes com energia.

Celpe dá dicas de segurança para evitar acidentes envolvendo energia durante as férias escolares



Com a chegada das férias escolares e a permanência das crianças em casa durante a maior parte do dia, os cuidados com a prevenção de acidentes domésticos devem ser redobrados. Para evitar os riscos de choques elétricos e de ocorrências envolvendo a rede de distribuição, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) alerta para algumas situações e orienta procedimentos simples que resultam em maior segurança para todos.
Uma das principais medidas é manter as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. No caso de tomadas devem ser utilizado protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos. Usar o “T” (benjamim) de maneira definitiva também é perigoso, pois além de sobrecarregar as tomadas, pode causar curtos-circuitos e incêndios.
Os adultos devem sempre evitar que aparelhos eletro-eletrônicos como TVs, videogames, entre outros, sejam plugados ou desplugados das tomadas por crianças. Na ocasião em que seja necessário manusear equipamentos, como abrir a porta da geladeira, é preciso estar atento para não permitir que a criança faça isso descalça ou mesmo com o corpo molhado. A Celpe lembra que água e energia não combinam.
Outro alerta importante são os cuidados com as pipas, um divertimento comum no período de recesso escolar. A recomendação da Celpe é para que a brincadeira somente aconteça em lugares abertos e sem rede elétrica por perto, como parques, praias, campos de futebol e áreas afastadas dos centros urbanos. Pipas em contato com a rede elétrica podem resultar em acidentes, provocar curtos-circuitos prejudicando o fornecimento de energia.
A concessionária reforça que é terminantemente proibido subir em postes ou entrar em subestações para, por exemplo, pegar pipas ou buscar bolas. Nos dois casos, os acessos só estão autorizados aos profissionais da Celpe. Todas as brincadeiras devem ocorrer distantes da rede de distribuição de energia.
A Celpe lembra que a energia elétrica gera benefícios como bem-estar e conforto se utilizada corretamente. Em casos de acidentes, desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral e providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192). Chame a Celpe (0800 081 0196). É importante não tocar na vítima ou em fios elétricos sem se certificar se estão desligados.


Principais dicas para evitar acidentes
durante as férias escolares


1
Mantenha as instalações elétricas em bom estado.
Não use fios emendados, velhos ou danificados;


2
Água e eletricidade não combinam: mantenha os aparelhos elétricos longe de água e ao utilizar qualquer equipamento esteja sempre calçado e com as mãos enxutas


3
Mantenha as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. Use tomadas no novo padrão ou utilize protetores


4
Ao ligar ou desligar um eletrodoméstico da tomada, segure pelo plugue (parte rígida isolante), e nunca puxe pelo fio


5
Fique atento: usar o “T” (benjamim) em caráter definitivo é perigoso, podendo causar curtos circuitos e incêndio


6
É extremamente perigoso subir em postes, torres de alta tensão ou invadir subestações. Mantenha distância de fio caído ou partido, previna as pessoas para que se afastem do local e ligue de imediato para a Celpe


7
Para soltar pipas procure lugares abertos, afastados da rede elétrica.


8
Energizar cercas, muros ou portões pode causar acidentes


9
Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são como condutoras de energia e podem causar choques fatais


10
Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol costuma danificar o isolamento de fios da rede de distribuição


11
Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço


12
Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente


13
Caso presencie um acidente desse tipo, para separar a vítima do condutor de energia use objetos de borracha ou madeira, evitando os de metal ou que estejam molhados



Poder Executivo emite nota de agradecimento.


Nota de Agradecimento


O Prefeito Dannilo Godoy e Secretária de Saúde Elayne Cristina vem por meio desta parabenizar a todos que fazem a Secretaria de Saúde, em especial as Equipes de Atenção Básica e Equipe de Vigilância em Saúde, por seu excelente trabalho no ano de 2013. Trabalho este reconhecido pelo estado de Pernambuco com a concessão de um veículo VW Amarok para as ações dos mesmos.
      
Salientamos ainda que este vem a somar nas realizações da Equipe de Vigilância em Saúde em 2014, a qual já foi contemplada este ano pelo Ministério da Saúde com outro veículo, Ford Ranger, e adquirido com recursos próprios uma motocicleta Honda Bros 125.
      

Pontuando ainda agradecemos o empenho na continuidade dos trabalhos em 2014. Parabéns a todos.