sábado, 17 de maio de 2014

Rua Paraíso Será Calçada.


Após postagem do estado que que se encontra a Rua Paraíso, recebemos informações do prefeito municipal de que a referida rua será calçada, constando na programação de obras com recursos do Fem2.

DICA DE LEITURA: “CRIME E CASTIGO”

DICA DE LEITURA: “CRIME E CASTIGO”
Por Fernando Chagas da Costa (*)


Escrito pelo maior autor da literatura russa, Fiódor Dostoiévski , há quase 150 anos, CRIME E CASTIGO, continua atual.

A história se passa em São Petersburgo, na Rússia, e trata da angústia psicológica de um assassino, tratada pelo autor numa imersão aos questionamentos mais íntimos do personagem.

O romance tem como personagem central um estudante, que vive à beira da miséria e mora de aluguel em um apartamento pequeno, de propriedade de uma velha usurária. Ele desenvolve  uma tese com a seguinte linha: homens como César e Napoleão foram responsáveis por milhares de mortes, todavia, a história os considerou grandes heróis e conquistadores.

O estudante, então, pensa que se Napoleão matou milhares e foi absolvido pela história, por que ele também não seria se matasse a velha que vivia do dinheiro do aluguel e juros (que no livro simboliza o Capitalismo, que o autor detestava)? Pensou ele (o estudante): Não estaria fazendo um bem à humanidade?

Há na internet uma excelente entrevista com a professora (russa) da USP, Elena Vássina, sobre o livro, e uma das recomendações dela para os leitores é que procurem pela edição que tenha sido traduzida por Paulo Bezerra, que é a mais fiel ao original. A entrevista da professora está no endereço

Tão importante quanto OS IRMÃOS KARAMAZOV (que a extinta TV Tupi chegou a exibir uma novela baseada nela), O IDIOTA, O JOGADOR, entre outras obras de Dostoiévski, CRIME E CASTIGO é universalmente conhecida e lida.

Boa Leitura.


(*) Fernando Chagas da Costa é funcionário do Banco do Brasil há mais de 30 anos e professor universitário da área de exatas na Faculdade de Alagoas/FAL, vinculada a Estácio de Sá.

Mandiocultoras concluem Programa de Formação Sociopolítica e Produtiva

Mandiocultoras da Bacia do Goitá concluem
ações do Programa de Formação Sociopolítica e Produtiva




Cento e oitenta mulheres que trabalham no processamento da mandioca no território da Bacia do Goitá – formado pelos municípios de Vitória de Santo Antão, Chã de Alegria, Pombos, Lagoa de Itaenga, Glória do Goitá e Feira Nova – receberam nesta segunda-feira (12) o diploma de conclusão do Projeto de Formação Sociopolítica e Produtiva. A ação é tocada pelo ProRural, Secretaria da Mulher de Pernambuco e Centro de Mulheres de Vitória de Santo Antão.

Durante quatro meses, as trabalhadoras rurais participaram de atividades de formação dividas em dois módulos: o primeiro com ênfase em cidadania e políticas públicas e o segundo focado no fortalecimento econômico da produção da mandioca, destacando o processo de criação de associações e cooperativas.

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Aldo Santos, prestigiou o evento ao lado da secretária da Mulher, Cristina Buarque, e do gerente geral do ProRural, Walmar Jucá. “Criamos autonomia para as mulheres que vivem da produção de mandioca. Elas estão saindo da dependência dentro de casa para desempenhar um papel de protagonista nas famílias”, sublinhou o secretário, que ainda destacou a intenção de ampliar o programa. “Mulheres de outras regiões de Pernambuco querem estudar a experiência da Bacia do Goitá para aplicar em mais municípios”, afirmou.

Para a agricultura Clécia Barbosa, de Glória do Goitá, a capacitação também vai melhorar as relações trabalhistas: “agora que sabemos dos nossos direitos, fica mais fácil e mais seguro negociar com o patrão. E ainda podemos repassar o que aprendemos nas rodas de conversa com os amigos”.


A solenidade de entrega dos certificados foi realizada na Faculdade Osman Lins (Facol), em Vitória, e contou com a presença de alunas, monitoras e organizações sociais que contribuíram com a ação. O programa recebeu um investimento de R$ 187 mil.


Fotos: João Tavares

Jogadora participa de partida oficial entre os homens.



A jogadora Sarah Brito Ferreira de 11 anos de idade, mais conhecida como Sarinha, tornou-se sábado (10/05/14) a primeira jogadora bonconselhense a disputar um campeonato para homens.

O feito alcançado pela atleta, que defende as cores do Guarapão Futebol Clube já há 1 ano, ocorreu no estádio da AGA em Garanhuns onde aos 5 minutos do segundo tempo a atleta entrou em campo participando da vitória de 1 X 0 sobre o São Paulo (Garanhuns) pela 5ª rodada do Campeonato do Agreste de Futebol de Campo. A jogadora ganhou o apoio da torcida principalmente porque quando entrou fez belas jogadas com desenvoltura e toque refinado de bola fazendo com que sua equipe jogasse melhor.

A autorização para que a atleta participasse do campeonato, que seria exclusivamente para homens, foi concedida pelo presidente da Liga do Agreste, o Sr. Sivaldo e com a autorização dos pais da garota o presidente do Guarapão Jobson Emanoel fez questão de inscrever a mesma no campeonato. A jogadora tem muita qualidade e futuro e o Guarapão Futebol Clube tem um projeto especial com ela para que a mesma se torne futuramente uma atleta profissional de nível.

Informações enviadas via e-mail
Através do presidente do Guarapão

Jobson

Feira de Socialização do Projeto Educação com Energia apresenta trabalhos de estudantes da rede pública

Projeto desenvolvido por Celpe, Fundação Roberto Marinho e Governo do Estado atendeu 33 mil estudantes e capacitou 198 professores de 60 escolas



Recife, 16 de maio de 2014 – Alunos de 24 escolas públicas dos municípios do Recife, de Barreiros, Rio Formoso e São José da Coroa Grande participam, neste sábado (17), da Feira de Socialização do Projeto Educação com Energia, da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) em parceria com a Fundação Roberto Marinho e a Secretaria Estadual de Educação, que sediará o evento. Os estudantes apresentarão os trabalhos sobre energia elétrica desenvolvidos com o acompanhamento por equipes do projeto, nos últimos meses.
A feira tem como finalidade apresentar ao público o resultado do aprendizado recebido por meio da Metodologia do Projeto Energia que Transforma, desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho, com orientações sobre o uso racional e eficiente da energia elétrica. Sendo assim, todos os trabalhos terão como tema central a energia elétrica, podem abordar assuntos relacionados e vinculados a disciplinas como química, física, matemática, geografia e ciências.
Os alunos escolhidos fazem parte de um grupo de 33 mil estudantes e 198 professores de 60 escolas do Recife, Tamandaré, Barreiros, São José da Coroa Grande, Rio Formoso e Sirinhaém capacitados no último ano. Foram distribuídos 285 kits de estudos para as escolas e cerca de oito mil lâmpadas econômicas para os pais dos alunos que assistiram às palestras ministradas nas unidades educacionais.
Neste modelo, educadores e pais atuam como multiplicadores das práticas de eficiência energética nas escolas e na família. A ideia é que, por meio da elaboração dos projetos interdisciplinares, o estudante motivado contribua para a expansão do conhecimento aos familiares, vizinhos e comunidade, conscientizando um maior número pessoas para a utilização dos recursos naturais e para o desenvolvimento sustentável.
A Fundação Roberto Marinho ficou à frente das formações e da elaboração dos materiais didáticos e pedagógicos. A Secretaria Estadual de Educação indicou os professores e educadores formados e acompanhou as ações desenvolvidas e a Celpe ficou com a supervisão geral de todas as etapas do projeto.

Educação com Energia


Criado em 2009, o projeto Educação com Energia integra o Programa Anual de Eficiência Energética da Celpe, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Desde o seu início, o projeto capacitou 3.160 professores e atendeu 91 mil alunos da rede pública. A iniciativa está ancorada na política de sustentabilidade do Grupo Neoenergia, que adota o modelo de gestão socialmente responsável em todas as suas atividades, visando à criação de valor ao negócio e a contribuição para uma sociedade sustentável.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Policiais Militares e Bombeiros Decidem Pelo Fim da Greve.


Após assembleia realizada na Praça da República, em frente ao palácio do governo, os policiais e bombeiros militares decidiram pelo fim da greve. "Paramos porque entendemos que a sociedade pernambucana não pode continuar sofrendo", disse Joel Maurino, representante dos policiais.


A categoria conquistou quatro pontos considerados emergenciais. São eles: incorporação de gratificação por risco de morte ao salário base, beneficiando ativos e inativos; plano de cargos e carreiras a partir da próxima segunda-feira (19), com a criação de uma comissão que irá avaliar junto aos deputados estaduais as promoções na categoria; reestruturação do Hospital da Polícia Militar e criação de unidades de saúde para a categoria no interior do Estado; além da promessa do governo estadual de que o aumento salarial voltará a ser debatido na primeira semana de janeiro de 2015, após os impedimentos causados pela lei de responsabilidade fiscal e lei eleitoral.

Parte do comércio volta a funcionar em Bom Conselho.


O comércio da cidade de Bom Conselho fechou as portas no período  da manhã em quase sua totalidade. No período da tarde, alguns comerciantes resolveram abrir as suas lojas, inclusive temos algumas funcionando apenas com as portas entreabertas.

UPE Campus Garanhuns cancela aulas desta quinta-feira (15).



COMUNICADO

O gestor da UPE Garanhuns, Clovis Gomes Jr. informa aos alunos, professores e funcionários, que em virtude dos boatos e clima de insegurança registrados no município nesta manhã, e para preservar a instituição e seus alunos, estão canceladas as aulas desta quinta-feira, 15 de maio, no Campus Garanhuns.

Garanhuns, 15 de maio de 2014

Prof. Clóvis Gomes S. Junior
Diretor Multicampi UPE Garanhuns

Insegurança Leva Comércio a Fechar as Portas.



Boatos de que estaria havendo arrastões no comércio de Garanhuns, levou grande parte dos comerciantes fecharem suas portas. Não houve nenhuma confirmação de qualquer arrombamento na cidade.

Na cidade de Bom Conselho, devido aos boatos de arrastões, praticamente todo o comércio fechou as portas, inclusive as agências bancárias não estão realizando atendimento ao público. 







Dr. Graciliano passa por cirurgia e ficará sem atender por 15 dias.


  
Recebemos no dia de ontem (14), um e-mail do vascaíno Dr. Carlos Graciliano informando que passou por uma cirurgia e voltará à atender daqui a 15 dias. O motivo da cirurgia foi para retirada de placa e parafusos colocados em sua perna, após sofrer um acidente de parapente no ano de 2011. Na ocasião o médico pensou que era Ícaro e resolveu voar.

Esperamos a sua total recuperação e que em breve esteja no convívio com os amigos e na atividade profissional.


Abaixo o e-mail na íntegra.

“Flamenguista!
Fiz a cirurgia para retirada das placas e parafusos da perna (frutos do acidente de parapente ocorrido em 2011) hoje pela manhã, quarta.
Estou internado no Santa Joana e devo receber alta no máximo em 2 dias. A cirurgia ocorreu tudo bem.
Vou ficar afastado das atividades uns 15 dias, mas ansioso para voltar a trabalhar.


Abraço.
Graciliano”


quarta-feira, 14 de maio de 2014

Policiais Militares Continuam em Greve.


Os policiais militares de Pernambuco continuam em “Greve”, que foi deflagrada na noite de ontem (13). O 9° Batalhão de Garanhuns e suas companhias aderiram à paralisação.

Os militares encontram-se aquartelados e as ocorrências não estão sendo atendidas.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Contas da Ex-prefeita Judith Alapenha recebem parecer desfavorável em comissão da Câmara de Vereadores.


A prestação de contas da ex-prefeita Judith Valéria Alapenha de Lyra, exercício financeiro de 2009, foram recebidas pela Câmara de Vereadores de Bom Conselho, com parecer de aprovação com ressalvas, emitido pelo TCE-PE (Tribunal de Contas do Estado). 

A Comissão de Economia, Finanças e Orçamento, após analisar as contas emitiu parecer rejeitando-as. Nesta quarta-feira (14), o projeto de decreto Legislativo nº 005/2014 consta na pauta da seção ordinária para sua primeira votação. 

Os vereadores seguirão a Comissão de Economia, Finanças e Orçamento ou o parecer do Tribunal de Contas de Estado?
  

Governo diz que vai garantir segurança da população durante greve.



Apesar da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco não se pronunciar sobre a greve dos policiais militares e bombeiros, deflagrada na noite desta terça-feira (13), o secretário da Casa Civil, Luciano Vasquez, que participou da reunião com representantes da categoria à tarde, informou que a sociedade não deve se preocupar pois o governo do estado vai garantir a segurança de todos. No entanto, o gestor não detalhou quais as ações serão tomadas para a manutenção da ordem durante a paralisação.

Ainda de acordo com ele, durante mais de uma hora de reunião no Palácio Campo das Princesas, não entrou em pauta a possibilidade de deflagração de greve. "Em nenhum momento foi discutida a possibilidade de paralisação", explicou surpreso. "Temos um acordo salarial vigente desde 2012, inclusive, a categoria receberá um reajuste de 14,55% em junho, como já estava acordada previamente. O acordo é válido até 2015. Não entendemos como eles querem colocar essa discussão em debate novamente", disse Luciano Vasquez.

O chefe da Casa Civil ainda ressaltou a importância dos militares na redução dos índices de violência com a implementação do Pacto Pela Vida. "A Polícia Militar é uma instituição reconhecida pela sociedade e acreditamos que não vai nos deixar na mão. Por enquanto, vamos ver como será a adesão da categoria. Reconhecemos o trabalho deles e vamos garantir a segurança da população", concluiu.


Policiais militares e bombeiros entram greve.


Os cerca de 20 mil policiais militares e bombeiros de Pernambuco decretaram greve, no início da noite desta terça-feira (13). Após a reunião com o secretário da Casa Civil, Luciano Vasquez, e com o chefe da Casa Militar, coronel Mário, a classe decidiu não esperar mais por um posicionamento efetivo dos gestores sobre a pauta de reivindicações e paralisou as atividades.


Segundo os representantes da categoria, apenas 30% da corporação continuará em atividade. Nesta quarta-feira (14), uma nova assembleia na frente do Palácio Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, às 10h, vai decidir os próximos atos. Se a categoria ficará inerte nos quarteis ou vai para as ruas. A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informou que, por enquanto, não vai se pronunciar sobre a greve.

De acordo com os representantes dos policiais, na última manifestação da categoria, no dia 25 de abril, foi decretado estado de greve, o que possibilita a paralisação imediata dos servidores.

A indignação dos militares atingiu um nível mais alto na noite desta terça quando a pauta de reivindicação, que pede melhorias nas condições de trabalho e aprovação da PEC-300, foi entregue ao secretariado. Eles sequer deram um prazo para avaliação e resposta. E a mesma pauta já tinha sido encaminhada ao governo em abril, quando foi dado um prazo de cinco dias para análise, mas nunca houve posicionamento estatal sobre os pedidos.

A Associação de Cabos e Soldados, que representa a categoria, está sem presidente. O movimento foi articulado pelos próprios policiais e bombeiros e conta com representantes dos mais diversos batalhões.

Veículo Furtado em Bom Conselho.

Imagem ilustrativa
José Alfredo Santana da Silva, estacionou seu veículo, próximo ao Portal de entrada da cidade de Bom Conselho no dia de ontem (12), um Fiat/Uno, placa NMA-0002, de cor vermelha, ano 1996; Para sua surpresa ao retornar ao local o carro não foi encontrado. Sendo acionada a polícia militar que realizou várias buscas sem lograrem êxito.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Greve dos Professores Termina.



Os professores da rede municipal de ensino de Bom Conselho que estavam em greve desde o último dia 22 de abril, entraram em acordo com o Governo Municipal em uma reunião realizada na manhã de hoje, onde participaram representantes do Sindicato dos professores, governo municipal, poder legislativo e Ministério Público.


Diante do acordo, os professores grevistas retornarão as suas atividades já a partir de amanhã (13).

Em contato com a presidente do Sintemub, Edvalda Carvalho, ela agradece a todos que apoiaram a luta dos professores. 

COLUNA ENSAIO GERAL: DOMINGOS PRESIDEUS



         Nascido com o nome de “Domingos Gomes de Oliveira” conhecido pelos os mais velhos como “Domingos Presideus” e pelo o povo como “Domingos Propaganda”.
         Quando o conheci, ele já era um senhor de idade, nossa empatia foi imediata, eu passei a gostar daquele senhor, de voz mansa, de educação esmera, sempre tratando todos com distinção.
         Como comerciante passei a mandar todas as minhas propagandas para serem anunciada por ele. Em pouco tempo de convivência surgiu uma grande amizade entre nós, que embora fossemos de geração diferente, tínhamos o gosto musical muito parecido.
         Domingos Presideus foi um homem que amou as mulheres, amou a música e amou a vida. De cada uma delas ele tirou o máximo que pode. Teve muitas mulheres, tinha um grande acervo musical e viveu até os 86 anos (bem vividos). Um homem muito honesto, não gostava de dívida e se devesse pagava rigorosamente em dia. A sua propaganda era feita dentro do horário estabelecido e dentro do trajeto contratado.
         Ele nesta busca constante por um novo amor encontrou uma mulher que sacudiu o seu coração mais que as outras, ele apaixonado por ela, e ela virada na buraqueira, fazendo desdém dele, machucando seu coração, e quanto mais ela o maltratava, mais ele se apaixonava por ela. Era dia de quarta-feira quando entra ele com o som ligado na Praça Pedro II E começa a falar – O POVO DE BOM CONSELHO ESTÃO DIZENDO QUE EU SOU CORNO, ISTO É UMA MENTIRA, EU NÃO SOU CORNO NÃO... e por ai foi ele fazendo o seu desabafo rua a fora. No outro dia entra ele novamente na Praça Pedro II dizendo – PEÇO DESCULPA AOS AMIGOS BOM-CONSELHENSES PELO O QUE EU FIZ ONTEM...
         Domingos Propaganda tornou-se especialista em fazer anúncio fúnebre, 90% dos anúncios fúnebres era feito por ele, parece que eu estou o ouvindo dizer – NOTA DE FALECIMENTO E CONVITE, O SERVIÇO FUNENÁRIO MONSENHOR DAMASO...
         Domingos fazia sua propaganda na goela, nada de gravação, era feito ao vivo. Certa feita, fazendo ele uma propaganda para o nosso amigo Prof. Alfredo Sinésio, pois era eleição para o conselho tutelar e o Professor era candidato a uma vaga. Prof. Alfredo Sinésio mandou fazer uma música exclusiva para a sua campanha, porém era ficou parecendo uma música fúnebre, ficou realmente muito ruim. Vai seu Domingos passando em frente à casa de Nice Ferro (fica ao lado da prefeitura) fazendo a propaganda do Prof. Alfredo, é quando Nice chama Duenio (seu sobrinho) e lamenta dizendo – eita Duenio, Prof. Alfredo Sinésio morreu. Ela juntou a música fúnebre com o fato de seu Domingos fazer muita propaganda de enterro.
         Por fazer propaganda lendo, de vez em quando ele falava errado, na inauguração do STATUS RESTAURANTE, começou a ler o texto, se deparou com uma palavra que ele nunca tinha visto “FUNDI” e saiu na rua fazendo a propaganda assim – INAUGURA HOJE O STATUS RESTAURANTE, TENDO COM NOVIDADE O DECIOSO PRATO PUFE, a filha de Totica ao ouvir a propaganda, telefonou para o pai e Totica saiu à caça de seu Domingos para concertar a coisa.
         Com a morte de seu Domingos Propaganda, a nossa cidade fica mais triste, pois as lindas melodias que ele tocava em suas propagandas, não mais serão ouvidas.
         Fica aqui a minha homenagem a este que durante tantos anos fez da propaganda uma arte, tocou as mais belas melodias pelas ruas de nossa cidade e amou intensamente as mulheres e a vida.

         

domingo, 11 de maio de 2014

Homenagem ao Dia das Mães da Distribuidora São Marcos.


Pai, tu, sendo Deus, quiseste mostrar
entre nós tua face materna...
Por isso criaste todas as mães!
Sinal concreto e visível de teu amor entre nós.
Multiplicai os seus dias
em nosso meio!

Acompanha-a em todo riso
e em toda lágrima,
todo trabalho e toda prece,
todo dia e toda noite!

Que tua bênção cubra de luz
a vida de todas as mães para que,
inundadas de ti, ela sejam sempre mais
Presença do divino em nossas vidas.

É o que deseja o casal Marcos Ferreira e Jateilma em nome da Distribuidora São Marcos a todas as mães, principalmente dos seus funcionários e em especial as suas genitoras: Nair Cavalcante e Terezinha Severino.