sábado, 26 de abril de 2014

Homem é Baleado em Rainha Isabel.



Deu entrada no hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso, na cidade de Bom Conselho, Edilson Clementino da Silva, de 35 anos, segundo informações relatadas por ele a Polícia Militar, ao deslocar-se para sua residência no distrito de Rainha Isabel, foi alvejado por um disparo de arma de fogo, sendo atingido no braço direito, ele falou que não sabia identificar quem realizou o disparo. 

Após receber atendimento, foi medicado e liberado.

Salve Uma Vida! Conheça os Sinais do Suicídio.

Especialistas alertam para aumento do fenômeno e avisam: “quanto antes se detectar, mais fácil prevenir”



No Brasil, estima-se que haja uma média de 25 suicídios por dia. Uma tentativa aumenta em 50% a chance de uma segunda investida. E mais de 90% dos casos estão ligados a problemas de saúde mental. Como se fala muito pouco sobre o assunto  os indícios do suicídio, considerado um tabu social, são mal conhecidos.
"Entre 1980 e 2010, oficialmente 195.607 pessoas se suicidaram no Brasil, o equivalente a três bombas atômicas como a de Hiroshima", contabiliza o o sociólogo Gláucio Soraes, professor e pesquisador do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da UERJ, em artigo publicado na Revista Inteligência em edição de junho de 2012. “Ainda que condenado por muitas religiões, produto de desvios tenebrosos da nossa alma, o suicídio recebe menos atenção do que os eventos catastróficos”.

A única forma de evitá-lo é adotar estratégias de prevenção e, para isso, é preciso conhecer os sinais.


“Estão envolvidos em uma tentativa de suicídio os fatores predisponentes, como genética, psiquismo do indivíduo, círculo social, ambiente familiar e até religião. E os precipitantes, aqueles fatores que motivaram o ato”, diz José Manoel Bertolote, autor do livro “Suicídio e sua Prevenção” (Editora Unesp) e especialista em psiquiatria da Unesp em Botucatu.
Mas 90% dos casos de suicídio estão atrelados a algum problema de saúde mental, como depressão, transtornos de personalidade, alcoolismo, abuso de drogas, bipolaridade ou esquizofrenia, entre outros.

“Quem fala não faz” é um mito comum sobre o suicídio. A maioria dos suicidas dá sinais claros de que vai se matar. “São praticamente anúncios. Normalmente os mais jovens são mais diretos. Eles verbalizam claramente, ou avisam pelas redes sociais, por email. Já os mais idosos são mais sutis. Eles se despedem distribuindo posses”, diz Bertolote.
Há também os sinais indiretos, que precisam ser decodificados. Um tipo de sinal, neste caso, é começar a colocar a vida em risco, como abusar de álcool e drogas, dirigir de forma irresponsável, brincar com armas de fogos perigosas. São os chamados suicidas passivos.
Para Karen Scavacini, gestalt terapeuta e mestre em saúde pública de promoção de saúde mental e prevenção ao suicídio, outro mito é relacionado ao tabu que cerca o tema: Perguntar se a pessoa pensa em se suicidar não a induzirá ao ato. Ao contrário, falar sobre o assunto pode salvar muitas vidas. “Se você ficou desconfiado diante dos sinais, pergunte a ela: 'você está pensando em se matar ? “aça então um encaminhamento desta pessoa. Fale com seus familiares. Não precisa ser só para o psicólogo ou para o psiquiatra. ”, aconselha Karen.


Um estudo realizado pela Unicamp detectou que, no Brasil, 17 de 100 pessoas pensam seriamente em se matar. Com o silêncio que cerca o tema, a abordagem do suicídio como problema de saúde pública ainda engatinha. “Não existe no País saúde pública que dê conta deste fenômeno. A Estratégia Nacional de Prevenção continua até hoje no papel. O médico da unidade básica deveria ser o primeiro a detectar indícios”, diz.

Na Europa, as taxas de suicídio estão diminuindo porque a prevenção funciona. Já nos Estados Unidos foi lançada a campanha “Amigo bravo é melhor que amigo morto”, para incentivar os jovens a não manterem segredo e contarem o que sabem sobre as intenções dos colegas. “No Brasil, simplesmente não se fala no assunto”, completa Karen.

Mudança brusca
A voluntária do CVV Adriana Rizzo, que dedica quatro horas por semana para ouvir e aconselhar pessoas que pensam em se matar, diz que mudanças bruscas de comportamento são as principais pistas que o suicida dá. “Eram pessoas muito tímidas e, do nada, ficam muito agitadas. Também acontece uma retirada da vida social, um isolamento, ou abuso de álcool e drogas“, alerta.

Além da mudança de personalidade, ligue o alerta quando notar grande alteração alimentar ou de sono, sentimento de desvalor e desesperança. Pessoas que tiveram perdas recentes, como mortes, divórcio, histórico familiar de suicídio ou que tiveram diagnóstico de doença grave, fazem parte do grupo de risco.

O quanto antes se detectar, mais fácil prevenir. “Bem como intervir em crises”, conta a voluntária Adriana. “O nosso trabalho é oferecer atenção e conversar com a pessoa sobre um assunto que ela quer dividir e não consegue, pois se sente julgada, criticada. Ao desabafar e compartilhar o que está lhe afligindo, ela se sente valorizada. A gente procura a entender por que ela quer desistir de viver. Para o copo não transbordar, ela precisa esvaziar o que está sentindo antes”.

Ambivalência
Nem todo suicida quer morrer, apenas quer mudar a situação. Todo suicida é ambivalente: uma hora ele quer, na outra não. De acordo com Bertolote, isso explica porque muitas vezes, quando o suicida fez uso de um método letal e está à beira da morte, bate o desespero e ele se arrepende.
Tanto para quem convive com um suicida em potencial ativo, que toma objetivamente a decisão, quanto para quem vive com um passivo, que adota comportamento abusivo em busca de um "acidente", o conselho mais importante é não ignorar qualquer sinal. Leve a sério as ameaças e tome providências para ajudar a pessoa em risco. “O tratamento dos transtornos mentais é a primeira intervenção. Isso porque a maioria dos suicidas têm um transtorno como depressão, alcoolismo ou esses dois males associados”, diz Bertolote.


sexta-feira, 25 de abril de 2014

Bombeiros e Policiais Militares Realizam Protesto em Pernambuco.


Policiais militares se concentraram na Praça do Derby, área central do Recife, na tarde desta sexta-feira (25), em protesto por melhores condições de trabalho. Por volta das 15h20, a manifestação chegava a Avenida Conde da Boa Vista. A própria PM diz que cerca de 3 mil policiais não fardados estão no local. De acordo com os líderes do movimento, eles estão lá como cidadãos e não estão fazendo um movimento grevista.

Segundo o soldado Alberisson Carlos, este é um movimento de prevenção e os policiais não querem assustar a população com greve, como aconteceu no Estado da Bahia. Eles querem que os PMs e bombeiros estejam em melhores condições de trabalho durante a Copa, evitando uma paralisação.

Entre as reivindicações dos policiais militares está a renovação dos coletes à prova de balas. De acordo com o soldado Alberisson, os coletes estão defasados e em quantidade menor do que a de PMs. Alguns dos coletes estão fora da validade, ou seja, não funcionam.


Fonte: JC.

Dilabom Informa: Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é comemorado neste sábado.


 

A estimativa do Ministério da Saúde é que, no Brasil, mais de 20 por cento dos adultos sofram com a doença.
O supervisor do setor de cardiologia clínica do Hospital do Coração, Ricardo Pavanello, alerta que a pressão alta é silenciosa, por isso, muitas vezes, fica sem diagnóstico.


O cardiologista destaca que a hipertensão pode trazer complicações sérias.O médico Ricardo Pavanello explica que o tratamento é feito com mudanças nos hábitos e o uso de remédios, orientando que quem tem histórico familiar da doença deve medir a pressão arterial, pelo menos, a cada seis meses.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Crianças com Câncer Agradecem em Vídeo a Jogadores do Sport. Assista ao Vídeo.


Além da vantagem no placar, os jogadores do Sport entraram em campo na noite da última quarta-feira (23) com um forte estímulo para vencer o Náutico e conquistar o Campeonato Pernambucano 2014. Nos dois jogos da final, os atletas do Leão jogaram com nomes de crianças do Hospital de Câncer de Pernambuco nas camisas. Em um vídeo emocionante, os pequenos agradeceram à homenagem prestada pelo clube.


O vídeo deixou os atletas felizes e emocionados. “Corram por elas”, disse o técnico Eduardo Baptista após a apresentação.

O nome do jovem tricolor Wanderson, de 16 anos, estava nas costas do atacante Neto Baiano. Apesar de torcer para o time rival, Wanderson agradeceu pela homenagem. "Estou esperando ele aqui no hospital, para tirar uma foto junto comigo", confessou.


O médico oncologista Hélio Fonseca destacou o ato simbólico dos jogadores do Sport. "Isso traz um gesto de extrema solidariedade desses profissionais. Não só do ponto de vista da conquista futebolística, mas do resgate da auto-estima, da felicidade que essas crianças sentiram ao ver o nome delas nas camisas dos jogadores", agradeceu o médico.

Fonte: JC.

Papa celebra missa em português em homenagem a José de Anchieta


O papa Francisco celebrou hoje (24), em português, a missa de ação de graças ao santo José de Anchieta, canonizado a 3 de abril, declarando que a causa da santidade do Apóstolo do Brasil foi “não temer a alegria”.
O papa explicou que o santo, nascido em Tenerife, nas Canárias, foi um exemplo dessa alegria, fruto da “força de atração dos discípulos de Jesus”. Ele ressaltou que era isso precisamente que Anchieta ensinava, a “sua alegria”, que “para nós deve ser uma herança”.

A missa foi celebrada em Roma, na Igreja de Santo Inácio de Loyola, um lugar simbólico, já que o espanhol Inácio de Loyola foi o fundador da Companhia de Jesus, ordem religiosa a que pertenciam Anchieta e o próprio papa.
Estiveram presentes na cerimónia fiéis, religiosos e autoridades, tanto da Espanha como do Brasil, entre os quais, o vice-presidente brasileiro, Michel Temer.


O próprio papa Francisco assinou o decreto para a canonização de Anchieta (1534-1597), graças à chamada “canonização equivalente”, que não necessita de milagres e é feita por reconhecimento do fervor popular. José de Anchieta - que ainda muito novo foi estudar em Portugal e onde entrou para a Companhia de Jesus - é conhecido como o Apóstolo do Brasil, pelo seu trabalho evangelizador e humanitário, sobretudo com os índios, que protegia da violência e da escravidão. É venerado especialmente em São Paulo, a maior cidade brasileira, tendo sido um dos seus fundadores.

Arnaldo Camboim: Missa de 7° Dia e Convite.



Convidamos a todos os parentes e amigos, para rezarem juntos, a missa de 7º dia, que mandam celebrar em sufrágio da alma do inesquecível Arnaldo Camboim. A missa será celebrada na Igreja Matriz de Bom Conselho, hoje dia 24 às 19 horas e 30 minutos.


      A família agradece as orações e mensagens de apoio, bem como a todos que comparecerem, a este ato de fé e solidariedade cristã.

COLUNA ENSAIO GERAL: SPORT CLUB RECIFE

COLUNA ENSAIO GERAL

                            SPORT CLUB RECIFE



         Este ano, o campeonato pernambucano de futebol, completou 100 edições. Até a década de 50 houve um equilíbrio muito grande entre as três principais equipes “SANTA CRUZ, NAUTICO E SPORT”, havendo outras quatro equipes que também ganharam títulos, foram elas “AMERICA, TORRES, FLAMENGO e TRAMWAYS”.
         A década de 60 o nosso futebol foi dominado pelo NAUTICO, chegando à equipe alvirrubra ao      HEXA-CAMPEONATO.
         A década de 70 o nosso futebol foi dominado pelo SANTA CRUZ, chegando à equipe tricolor ao PENTA-CAMPEONATO.
         Da década de 80 até os dias de hoje, quem manda no nosso futebol é o SPORT CLUB RECIFE.
         Tendo com títulos: CAMPEÃO BRASILEIRO DA SERIE A DE 1987; CAMPEÃO BRASILEIRO DA SERIE B DE 1990; CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL E TRI-CAMPEÃO DO NORDESTE E PARA COROAR DE EXITO, 40 VEZES CAMPEÃO PERNAMBUCANO (DUAS VEZES PENTA-CAMPEÃO)
         Desculpes-me as BARBIES (NAUTICO) e as SUSIS (SANTA CRUZ) somos o melhor time do NORTE E NORDESTE DO BRASIL, SALVE O SPORT CLUB DO RECIFE.

         ALEXANDRE TENORIO VIEIRA (PRESIDENTE DA TORCIDA ORGANIZADA LEOES DE PAPACAÇA)

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Pedro Correia Vai Trabalhar em Garanhuns.


ex-deputado federal Pedro Corrêa Neto, 67 anos, preso no Centro de Ressocialização do Agreste, em Canhotinho, vai poder trabalhar como médico radiologista de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, e nos sábados, das 8h às 12h. A decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira pelo juiz titular da 1ª Vara de Execuções Penais, Luiz Rocha. Pedro Corrêa vai receber três salários mínimos mais comissáo por produtividade. Ele vai atuar na Clínica Armando Queiroz Monteiro, em Garanhuns, que pertence ao prefeito Izaías Régis. O serviço começa assim que forem tomadas as medidas legais entre o presídio e a clínica.


O juiz negou o pedido do réu para trabalhar sem tornozeleira. O ex-deputado alegou constrangimento, mas o magistrado argumenta que o monitoramento é para qualquer detento em regime semiaberto e não há exceções. Luiz Rocha tambem negou o pedido de Pedro Corrêa para fazer um curso superior em administração hospitalar. Ele argumentou que se o preso estudar e trabalhar vai transformar o centro de ressocialização apenas em dormitório, já que ficará o dia inteiro fora.

Banco do Brasil é interditado pelo Procon.


O Procon de Jaboatão interditou a segunda agência do Banco do Brasil da cidade em menos de 30 dias. Desta vez, foi a unidde do Banco do Brasil do bairro de Jaboatão Centro, localizada na praça Nossa Senhora do Rosário. A primeira agência do BB fechada foi a da Avenida Bernardo Vieira de Melo, em Piedade. Ambas unidades desrespeitaram a lei municipal de número 395/2010, conhecida como "lei das filas". A norma determina que os usuários devam ser atendidos em até quinze minutos, a contar da impressão do bilhete. Em períodos sazonais, como vésperas de feriados e início de mês, o tempo é de até 30 minutos.

A agência ficará interditada durante 48 horas. Será aplicada ainda uma multa no valor de R$ 160 mil."Nossos fiscais estiveram nessa agência e constataram que o tempo de atendimento para clientes preferenciais era maior do que o exigido pela lei. Além disso, constatamos que as máquinas de emissão de bilhetes, que contem a senha com a hora exata e data da sua impressão estava quebrada. Só está unidade possui sete reincidências, de 2011 até hoje", afirmou a secretária de Defesa do Consumidor de Jaboatão dos Guararapes, Débora Albuquerque.

Iniciada no mês de março, as fiscalizações do Procon de Jaboatão dos Guararapes às agências bancárias do município já vistoriou 19 unidades, das 22 existentes. A meta do Governo Municipal é que até o fim de abril, todas as instituições financeiras da cidade sejam fiscalizadas. Entre as empresas que tiveram seus serviços suspensos, o Itaú (Jaboatão Centro, Prazeres e Piedade), Banco do Brasil (Piedade e Jaboatão Centro), Caixa Econômica Federal (Cavaleiro), Bradesco (Prazeres) e Santander (Piedade).


Quando teremos o Procon em nossa cidade? 
Quantas agências bancárias seriam interditadas? 

'' A PONTE DO AÇUDE FOI INAUGURADA...”



'' A PONTE DO AÇUDE FOI INAUGURADA...”
          por( Pedro Bastos)

Tanto tempo esperamos
por aquela construção
para o bem dos criadores
da mata agreste e sertão
pois do jeito que ficou
me causou decepção.

confesso que esperava
uma coisa luxuosa
com finos acabamentos
com fachada luminosa
pra ser o cartão-postal
com vista maravilhosa.

Quase hum milhão de reais
segundo o seu orçamento
pra o nosso povo seria
o grande acontecimento
minha ótica só vi
concreto, ferro e cimento.

As encostas muito baixas
É um perigo eminente
não sei porque não fizeram
nem atrás e nem na frente
ninguém pensou no suicida
no bebum incosequente.

Faltou o acamamento
que é a visão principal
que ia atrair turistas
da Roça ou da capital
falta a limpeza do leito
do mato e do lamaçal.

Espero que seja feita
uma grande melhoria
com uma linda paisagem
para brilhar noite e dia
um novo cartão-postal
rico em beleza e magia

Mesmo assim nós somos gratos
ao senhor governador
não sei de quem foi a culpa
mas, bonita não ficou
cabe agora a prefeitura
completar o que faltou.

Comunicado Compesa!


A Compesa Bom Conselho, informa que devido a um de estouro de canos nas margens da PE 218,  o abastecimento de agua no bairro São Rafael, vem  sendo prejudicado, o mesmo serviço não foi resolvido de imediato, pois  no mesmo local a rede  fica  embaixo de uma árvore, que  precisou ser cortada para que assim o serviço fosse concluído, em breve tudo estará voltando ao normal.













A Compesa pede desculpa pelos transtornos causado.

Jose Antônio Américo de Araújo 


Supervisor de atendimento
Comercial tel: 3771-3935/3771-3934
Bom Conselho - Pernambuco

Professores entram em greve.




Conforme deliberação em assembleia realizada no sábado, dia 12 de abril, os professores da rede municipal então em greve por tempo indeterminado desde o dia de ontem. Não houve acorde entre o Sintemub e o governo municipal.


As principais reivindicações da categoria são o aumento salarial de 8,32%, estabelecido por decreto Federal e a não incorporação da regência no piso salarial, proposta pelo Governo Municipal.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Projeto de criação de tilápia muda a vida de agricultores de Saloá


Um projeto de piscicultura tem mudando a vida de produtores rurais no sítio Camaratuba da Prata, em Saloá. Acostumados a lidar com tomate, milho e feijão, os agricultores aceitaram o desafio de cultivar tilápia. O projeto tem o apoio da prefeitura Municipal de Saloá e do IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco.

O peixe da espécie tilápia é o que mais tem se adaptado para criação em barragens, ou mesmo tanques de concreto. Cinco famílias participam da iniciativa e este ano já puderam expor sua produção na feira, fortalecendo o abastecimento do pescado para a Santa. O agricultor e agora pescador, Laércio Soares Bastos, diz que a experiência de vender o peixe durante a Semana Santa foi ótima. “Nós produzimos o peixe a partir da criação de alevinos. Após 4 meses tiramos hoje, cerca de 400 quilos por tanque. Isso é muito bom”. Destacou.


O projeto tem dado tão certo que outras famílias já preparam seus criatórios. Visando o fortalecimento da produção familiar, o Governo Municipal incentiva a piscicultura e juntamente ao IPA garante a compra de todo o peixe produzido pelas comunidades, dentro do programa de Aquisição de Alimento – PAA. 

Fonte: Geraldo Moret.

SINTRAF Entregará Casas do projeto Morada Nova, Família Feliz.


Gostaríamos de agradecer ao Sintraf em nome do seu presidente Nasário, pelo convite recebido, ao mesmo tempo em que confirmamos presença neste evento de grande importância para o município e as famílias beneficiadas.

Aumento da conta da Celpe só será definido dia 28.



Os pernambucanos terão que esperar um pouco mais para saber qual será o reajuste da conta de luz. A previsão era de que o percentual fosse definido hoje na reunião da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que ocorre a partir das 9h em Brasília. No entanto, o pedido de reajuste da Celpe não entrou na pauta da reunião que a agência divulga na internet, embora o aumento entre em vigor na próxima terça-feira, dia 29. 

Segundo informações da Celpe, o reajuste deverá ser definido em reunião extraordinária prevista para o dia 28. A agência é responsável pelos aumentos da conta de luz de todos os brasileiros.

A Celpe pediu um reajuste médio de 18,13%, equivalente a três vezes a inflação oficial do País (IPCA) nos últimos doze meses, que foi de 5,68%. A julgar pelos reajustes concedidos pela Aneel a outras distribuidoras do País, o pernambucano pode se preparar para uma elevação de tarifa de dois dígitos. A Coelba (BA), Cosern (RN), Energisa (SE) e Coelce (CE) aumentaram suas tarifas para os clientes residenciais, respectivamente, em 15%, 11,4%, 12,7% e 17,2%.


Vacinação Contra a Gripe.


A Prefeitura Municipal de Bom Conselho, juntamente com   a secretaria de saúde informa que a campanha nacional contra a GRIPE  este ano, acontecerá partir do dia 22 de Abril a 09 de maio. Atenção para a população que irá fazer parte desta campanha: será destinada aos idosos, gestantes, puérperas em ate  45 dias após o parto, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidade entre 5 e 59 anos, e este ano o ministério aumentou   a faixa etária das crianças que será dos 6 meses a menores de 5 anos.

O dia D ( mobilização Nacional)  estabelecido pelo Ministério da Saúde é  dia 26 de Abril , no  entanto como em nosso Município é  feriado, o dia D do Município de Bom Conselho acontecerá  nesta Sexta –Feira ( 25 de Abril). Todos os postos de vacina estarão abertos o dia inteiro e teremos um ponto fixo na praça Dom Pedro II.

Você que esta dentro dessa população alvo procure um posto de vacinação mais próximo de sua casa  e garanta já a sua dose...

Atenciosamente
Karla Cristiane Valério Silva

Coordenadora da Atenção Básica
 



  


Atenciosamente
Karla Cristiane Valério Silva

Coordenadora da Atenção Básica

Dida Tenório é Homenageada por Torcedores.



No último domingo(20), aconteceu a segunda rodada da Copa do Sertão – Carlinhos de Sá 2014, no distrito de Logradouro dos Leões, promovida pela Prefeitura Municipal de Bom Conselho através da Diretoria de Esportes, comandada por Renato Ferro.

Além dos jogos programados para a rodada, que sempre levam centenas de pessoas para os campos, um fato diferente ocorreu. Torcedores resolveram prestar uma homenagem à Dida Tenório, ex-vereadora e ex-vice-prefeita de Bom Conselho, falecida no ano passado.

O prefeito Dannilo Godoy e o vereador Marcelo Tenório receberam dos torcedores do Sport Logradouro um banner com a imagem de Dida e frases de agradecimento àquela mulher que sempre foi uma defensora do esporte em Bom Conselho e, em especial,  Logradouro dos Leões.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

PEDIDO DE DOAÇÃO DE SANGUE – URGENTE



Amigos, queremos pedir aqui, a todos que puderem, para DOAREM SANGUE (qualquer tipo sanguíneo) para o meu amigo, Alex Araujo que está internado no Hospital da Restauração de Recife. Ele está precisando de seus amigos, familiares e das pessoas de bom coração, neste momento de luta e esperança.

No ato da doação informar
Nome do hospital: Hospital da Restauração (Recife)
Nome do responsável: Senival Alexsandro de Araújo
Nome do paciente: José Alexsandro Lima Araújo.

PARA DOAR É NECESSÁRIO: estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar alimentado (não pode estar em jejum), apresentar documento original com foto.

A família agradece a todos por esse ato de solidariedade.
Em Garanhuns.
No Hemope - Terça-feira!


Ass.
Taalliny Barbosa Teixeira

domingo, 20 de abril de 2014

Benefícios do Chocolate Para à Saúde.


Diversas pesquisas já comprovaram que o chocolate pode fazer bem à saúde. Intestino, cérebro e coração são alguns dos órgãos que se beneficiam da ação de cinco de substâncias presentes no doce: flavonoides, polifenóis, teobromina, feniletilamina e cafeína. Os flavonoides e polifenóis são antioxidantes que combatem os radicais livres e, assim, previnem o envelhecimento celular. Já a teobromina, feniletilamina e cafeína estimulam o sistema nervoso central e promovem sensação de prazer e bem-estar. "O que faz o chocolate ser tão popular é a combinação entre gosto bom e benefícios físicos e psicológicos", afirma a nutricionista italiana Donatella Lippi, professora do departamento de medicina da Universidade de Florença e especialista em história médica.

O limite de consumo recomendado diariamente é de 50 gramas, equivalente a dois bombons. "Mais do que isso, o alimento pode causar acúmulo de gordura, alteração nos níveis de glicose, colesterol e triglicérides, além de alergia e diarreia", diz a endocrinologista Claudia Cozer, coordenadora do Núcleo de Obesidade e Transtornos Alimentares (Nota) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Quanto mais cacau tem o chocolate, maior sua concentração de antioxidantes e estimulantes. Por isso, médicos e nutricionistas recomendam o consumo da versão amarga, aquelas com 60 a 100% de cacau na composição. O meio-amargo (40 a 60% de cacau) também faz bem ao organismo, mas deve ser uma opção secundária, por conter mais açúcar do que o amargo.

Já o ao leite — que leva mais leite e açúcar do que cacau — e o branco — composto por manteiga de cacau, açúcar, leite e gordura saturada — praticamente não oferecem benefícios à saúde. "Em quantidades altas, os dois tipos podem fazer mal ao consumidor", afirma Martine Elisabeth Kienzle, professora do curso de nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Além da porcentagem da fruta estampada no rótulo, há um truque para identificar, pelo paladar, um chocolate nutritivo: em contato com a ponta da língua, ele derrete completamente, um sinal de que foi feito com cacau sólido, não com a manteiga da fruta. "Há chocolates com a mesma quantidade de cacau na formulação, mas variados níveis de gordura e açúcar. Por isso, é bom verificar tanto no paladar quanto na embalagem", explica Claudia Cozer.

Fontes: Ingrid Tejo Viana, nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, Martine Elisabeth Kienzle, professora do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Claudia Cozer, endocrinologista e coordenadora do Núcleo de Obesidade e Transtornos Alimentares (Nota) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

DICA DE LEITURA: “CEM ANOS DE SOLIDÃO”

DICA DE LEITURA: “CEM ANOS DE SOLIDÃO”
Por Fernando Chagas da Costa (*)


Essa é a quinquagésima matéria por mim enviada ao blog do Argonauta, completando o ciclo de um ano, desde que a primeira foi publicada, no dia 21 de abril de 2013.

A data, portanto, é um motivo para expressarmos nosso agradecimento pelo espaço concedido pelo blog, que serve para plantarmos uma pequena semente naqueles que têm algum, por menor que seja, apreço pelo mundo dos livros.

Essa semana ficará marcada na literatura mundial e mais particularmente na latino americana, com a partida de um grande nome das letras, ganhador do maior reconhecimento a que um autor sonha: o Prêmio Nobel de Literatura. No dia 17 de abril de 2014, o colombiano Gabriel Garcia Marquez partiu, pouco mais de um mês após completar 87 anos.

Entre as muitas obras criadas por Gabriel Garcia Marquez, sem dúvida a mais divulgada foi escrita em 1967. Trata-se da obra prima “Cem anos de solidão”. Essa é nossa dica de leitura de da semana.

Para você conhecer um pouco dessa excelente obra, sugiro assistir ao vídeo que está na internet (no youtube), através de uma entrevista com a professora Joana Rodrigues, do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo, no endereço

No endereço  https://www.youtube.com/watch?v=mJpmR8LkteE há a última aparição em público de Gabo (como também era conhecido), quando do seu aniversário, no último dia 6 de março desse ano.

Boa Leitura.


(*) Fernando Chagas da Costa é funcionário do Banco do Brasil há mais de 30 anos e professor universitário da área de exatas na Faculdade de Alagoas/FAL, vinculada a Estácio de Sá.

Tem Início Festividades da Padroeira de Bom Conselho.


Hoje tem início as festividades de Nossa Senhora do Bom Conselho.
Às 18h30 terá abertura da festa com o hasteamento da bandeira.
Às 19h terá ofício de nossa senhora.
às 19h30 celebração eucarística.
As festividades irão até sábado, dia 26, quando acontecerá grandiosa procissão pelas ruas de Bom Conselho-PE.
Nossa Senhora do Bom Conselho, aconselhai-nos e protegei-nos!

Abaixo, foto do encerramento do último capítulo geral das irmãs franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho.

TODA EQUIPE BLOGATIVO DESEJA A TODOS OS COLEGAS DE IMPRENSA UMA FELIZ PÁSCOA!!!!


Acidente com Caminhão Próximo a Terezinha.




Por volta das 09 horas e 30 min. de hoje (20). Um caminhão Wolksvagem de cor vermelha, perdeu o controle e capotou na rodovia PE-218, no sentido Bom Conselho/Teresinha, próxima a entrada da cidade de Teresinha. Não vinha transportando carga, apenas caixotes vazios.

O motorista foi socorrido pelo SAMU.

Feliz Páscoa.


Que nesta comemoração da Páscoa, possamos renovar o nosso batismo em Cristo e começarmos uma nova vida, sigamos o exemplo de Cristo, que ressuscitou, vencendo a morte, que Ele em sua infinita bondade forneça-nos força e sabedoria para vencermos a nossa morte espiritual e consigamos nos libertar e conhecer a luz da verdadeira vida, inspirada em Cristo nosso redentor.


Feliz Páscoa.