sexta-feira, 21 de março de 2014

Jornalista Ricardo Noblat é denunciado por racismo.



O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, encaminhou uma denúncia à Justiça Federal contra o jornalista Ricardo Noblat pelos crimes de injúria, difamação e preconceito racial. Em representação ao Ministério Público Federal, ele diz que Noblat atacou sua honra e praticou crime de racismo em texto publicado em seu blog e no jornal O Globo, em agosto, dias após uma discussão entre Barbosa e seu vice, Ricardo Lewandowski. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

No texto, Noblat faz menção ao fato de o presidente do STF ser negro, afirmou que Barbosa não teria sido escolhido para o STF só por seus conhecimentos e diz que "para entender melhor Joaquim" é necessário acrescentar "a sua cor". A Procuradoria enviou denúncia criminal à Justiça Federal do Rio e pede que Noblat seja condenado por crimes contra a honra e delito racial. Somadas, as penas podem chegar a 10 anos e 4 meses de prisão.


Definido confronto das quartas de final da Liga dos Campeões.





Os melhores times do mundo estão reunidos nesta edição da Liga dos Campeões. Pela primeira vez na história do campeonato, as oito equipes líderes da fase de grupos despacharam seus adversários nas oitavas e irão fazer aquela, que vem sendo considerada a melhor quartas de final da história da Liga. Nesta sexta-feira (21), aconteceu o sorteio para decidir os confrontos, na sede da Uefa, em Nyon, na Suíça. 

Especialistas advertem para racionamento de energia em setembro, se chuvas não forem recuperadoras.



Especialistas advertem para racionamento em setembro, se chuvas não forem recuperadoras. É preciso chover pelo menos 80 por cento da média histórica durante todo o resto do ano, para evitar o racionamento de energia.

Essa avaliação é do professor de pós graduação em eletricidade da Fundação Getúlio Vargas, Franklin Miguel. Ele informa que no curto prazo não há o que fazer, porque além das represas estarem com volume baixíssimo, o brasileiro está consumindo mais energia.

Só agora em janeiro o aumento foi de dez por cento, na comparação com o mesmo mês de 2013.

O professor diz que os projetos do governo para aumentar a geração de eletricidade estão atrasados. Informa que uma hidrelétrica demora em torno de cinco anos para ficar pronta.

Uma usina térmica, movida a gás ou óleo, é montada em um ano a um ano e meio. A solar ou a eólica, que é movimentada pelo vento, também fica pronta no prazo de um ano.

Outro especialista em energia, Rafael Herzberg, confirma que o racionamento é quase inevitável ainda este ano e que o governo está escondendo o problema, esperando um milagre.

Alunos de Odontologia Realizam Protesto.



O Centro Acadêmico de Odontologia de Arcoverde, entidade máxima que representa os discentes do curso de Odontologia da Universidade de Pernambuco, Campus Arcoverde, vem por meio deste relatar a situação caótica que vivem todos os estudantes desta instituição de ensino.

Inicialmente, é importante ressaltar que o curso funciona em uma escola estadual sem nenhuma estrutura física que comporte uma clínica odontológica e um laboratório pré-clínico. Existem três turmas em curso, no qual a primeira turma se encontra no quinto período da graduação. Como forma paliativa, a coordenação pedagógica realizou adequações na matriz curricular do curso para que os alunos não tivessem nenhum prejuízo até que os ambientes clínicos e pré-clínicos estivessem concluídos, já que foram prometidos para o inicio do semestre letivo (2014.1). Porém, nenhuma obra de reforma ou construção dos locais de prática foi iniciada até o momento.

Os estudantes encontram-se impedidos de dar continuidade ao curso devido à ausência de locais adequados à prática odontológica pré-clínica e clínica, indispensável na formação do Cirurgião-Dentista. Indignados, os estudantes foram à Secretaria Estadual de Saúde, responsável pelo financiamento das obras e compra dos equipamentos odontológicos, no dia 13 de Fevereiro de 2014. Em um diálogo, foi apresentada a solução de instalar os laboratórios e clínicas em módulos habitacionais.

Esses módulos seriam a solução provisória dos estudantes durante este ano letivo. Por isso, como presidente do centro acadêmico e representante dos estudantes, solicito encarecidamente o apoio na divulgação dessa situação.

No dia 13 de março, O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, esteve visitando a cidade de Bom Conselho, os estudantes também estiveram presentes em forma de protesto, tentando conseguir uma reunião com o governador para uma negociação.


Bloco de Notícias: Manhã 21.03.2014.

O ARGONAUTA NOTÍCIAS DA MANHÃ.




- Uma menina de dois anos morreu após ataque de cães no Cachambi, na zona norte do Rio de Janeiro. Carol Cyrino e a irmã, Geovana Baptista, de 9 anos, além de outra menina de um ano, estavam sozinhas em casa quando o ataque aconteceu

- A Polícia Federal prendeu um ex-diretor da Petrobras por suspeita de envolvimento com uma quadrilha ligada a um esquema de lavagem de dinheiro. O ex-executivo também é investigado pelo Ministério Público no episódio sobre a compra de uma refinaria no Texas pela estatal. O caso elevou a tensão entre o PT e o PMDB no Congresso

- O governador Geraldo Alckmin disse que já está em contato com a equipe de Sérgio Cabral para discutir a captação de água do rio Paraíba do Sul. A administração fluminense informou, porém, que não foi procurada pelo governo paulista. Já a Agência Nacional de Águas decidiu preparar um conjunto de regras para evitar uma disputa por rios no país

- O Procon do Rio de Janeiro mandou suspender a comercialização do leite Elegê na cidade, após a denúncia de que consumidores compraram caixas do produto estragadas, apesar de estarem dentro do prazo de validade. Os fiscais do órgão recolheram mais de seis mil e 500 litros da marca impróprios para o consumo. A empresa foi notificada e corre o risco de receber uma multa de mais de um milhão de reais.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Bispo Dom Fernando Visita Rainha Isabel.


PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA VISITA PASTORAL DO BISPO DIOCESANO DA DIOCESE DE GARANHUNS-PE DOM FERNANDO GUIMARÃES Á PARÓQUIA DE SANTA ISABEL DA HUNGRIA NO DISTRITO DE RAINHA ISABEL – BOM CONSELHO - DOS DIAS 20 A 23 DE MARÇO DE 2014.




Estaremos entrevistando Dom Fernando Guimarães na sexta-feira (21), às 16 horas, a convite do pároco da Paróquia de Santa Isabel da Hungria, Padre Nivaldo.

QUINTA FEIRA 20 DE MARÇO DE 2014


18h. 
Missa de acolhida do Bispo em nossa paróquia na comunidade de São José - na Lagoa de São José. Logo após a missa teremos um jantar no salão comunitário desta comunidade com os representantes de movimentos, pastorais e serviços da comunidade e demais convidados.

SEXTA-FEIRA 21 DE MARÇO DE 2014.


05h. Caminhada penitencial pelas ruas do Distrito de Rainha Isabel em direção a comunidade da vila São José encerando com a Santa Missa em um das ruas.
07h. Oração das laudes e café da manhã na residência Paroquial.
08h30 – Reunião administrativa do bispo e da equipe do economato diocesano com o Pároco.
10h. Visita e bênção aos trabalhadores do canteiro de obras da pavimenta da estrada que liga Rainha Isabel a lagoa de São José.
11h. Reunião com representantes do poder Legislativo.
12h. Almoço.
14h. Encontro paroquial do Bispo com os Jovens de toda a Paróquia. Esse encontro terá início na porta da casa paroquial. Daqui caminharemos em direção ao auditório da Escola Rainha Isabel neste Distrito onde lá acontecerá a conferência do Bispo com os Jovens.
16h. Entrevista do Bispo á Rádio Papacaça de Bom Conselho – PE.
18h. Vésperas e Jantar.
19h30 – Missa e consagração do Altar da Capela de nossa Senhora Aparecida da Comunidade dos Britos. La se encontrará além da comunidade local a comunidade da Santa Cruz do Sitio Jiquirí e da área de missão do Sitio Marcelina. Além dos demais participantes de outras comunidades.

SÁBADO DIA 22 DE MARÇO DE 2014

07H. Oração da manhã e café.
09h. Visita a capela de nossa senhora da Conceição no sitio Taquari.
10h. Visita a comunidade de Nossa Senhora das Graças no Sitio Três voltas. Lá estará presente a área de missão do sitio Tamanduá.
11h. Visita na comunidade de Nossa Senhora das Graças no sitio Mata verde.
12h. Almoço.
14h. Visita na Comunidade de nossa Senhora da Saúde no sito Alto do frutuoso. Lá se encontrará também com a comunidade de Nossa senhora do Carmo do Sitio Amargoso e com a Comunidade de Nossa Senhora das graças do Sítio Salgadinho.
15h. Visita na comunidade de São Sebastião do Povoado Queimadas. Lá também estará presente a comunidade de São José do Sitio pilãozinho.
16h30. Visita na Pé na Estrada com Eliana Ribeiro. unidade de são Miguel do Sitio Cacimbinhas. La estará presente a área  de missão da Lagoa da Pedra.
18h. Vésperas e Jantar.
19h30 – Visita e missa na comunidade de Nossa Senhora Aparecida do Sitio Escorrego. Lá estarão presentes as áreas de missão dos sítios: Cafundó, Pirauá e Ingazeira.

DOMINGO DIA 23 DE MARÇO DE 2014.

08h. Reunião do CPP. Conselho de Pastoral Paroquial.
10h. Missa Solene de Encerramento da Visita Pastoral na Igreja Matriz com a presença de todas as comunidades da Paróquia.
12h. Almoço de confraternização com o CPP e demais convidados no auditório da escola Rainha Isabel.

NB: Pedimos a todos que participem de momento de alegria e fé em nossa Paróquia. Nunca é demais lembrar: Onde está o Bispo aí esta a Igreja.

Desde já agradeço pela colaboração de todos.
Com a minha benção e amizade!
Pe. Nivaldo – Pároco.

Coordenadores do IAUPE da Universidade de Pernambuco falam sobre o Concurso da Câmara de Garanhuns



Coordenadores do CONUPE - Comitê Permanente de Concursos do IAUPE - Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco, estiveram em Garanhuns nesta quarta-feira, 19, concedendo entrevistas aos meios de comunicação sobre o Concurso Público da Câmara de Vereadores de
Garanhuns, que está sendo organizado e realizado pela instituição estadual.

Prof. Gledson Emerenciano conversou com profissionais de rádio, jornais e blogs, tirando dúvidas e dando mais detalhes sobre o certame que vai oferecer 28 vagas na Câmara Municipal, divididos em cargos para todos os níveis de escolaridade: Superior, Médio e Fundamental. As inscrições custam R$ 70,00, R$ 50,00 e R$ 40,00, respectivamente. Os salários variam de R$ 750,00 a R$ 2.250,00, de acordo com o cargo.

"O IAUPE já conta com 15 anos de experiência em concursos e tem o respeito de todos por ser ligado à Universidade de Pernambuco. Não temos neste tempo uma só mácula em nossos concursos. É uma instituição séria, muito procurada por instituições públicas para seus concursos, como foi o próprio Governo do Estado com o concurso da Polícia Militar, que contou com mais de 100 mil inscritos" - Afirmou Prof. Emerenciano, que veio a Garanhuns acompanhado do prof. Darlan Moutinho, também do CONUPE.

Todo o concurso é regulado pelo IAUPE, desde a inscrição, elaboração das provas (feitas por professores da UPE) até a aplicação e resultados, sempre com pessoal gerenciado pelo Instituto Estadual. "Infelizmente a Constituição que legislou sobre os concursos públicos não criou o provimento das despesas, por isto precisamos cobrar as inscrições para arcar com todo o processo" - afirmou o Coordenador do
CONUPE. Sobre as provas, Prof. Gledson Emerenciano afirmou que a elaboração busca entender a realidade local, com temáticas regionais.

O Presidente do Poder Legislativo, Vereador Audálio Ramos Filho registrou a importância da instituição: "Temos visto muitos Concursos Públicos que acontecem sob a suspeita da população, feitos por empresas desconhecidas, algumas delas privadas. Por isto a Mesa Diretora desta casa buscou o IAUPE - da Universidade de Pernambuco, uma das instituições mais sérias e respeitadas do país. Temos recebido elogios pelo processo seletivo e temos certeza que o Concurso Público da Câmara Municipal de Garanhuns será de muito sucesso".

As inscrições seguem até o dia 30 deste mês, e podem ser feitas no site de concursos da UPE: http://www.upenet.com.br/

Fonte: ASCOM.CMVG 

Bloco de Notícias: Manhã 20.03.2014.

O ARGONAUTA NOTÍCIAS DA MANHÃ.




- Parlamentares da oposição ocuparam as tribunas da Câmara e do Senado para criticar a presidente Dilma Rousseff, que deu aval à compra de uma refinaria no Texas pela Petrobras. A compra gerou prejuízo à Petrobras e agora é investigada pelo Tribunal de Contas da União, Ministério Público e pela Polícia Federal.

- A votação do Marco Civil da Internet foi adiada para a semana que vem. Mesmo após concessões, o governo não conseguiu votar o projeto. O PMDB defende mudança no artigo que trata de responsabilização de provedores sobre conteúdo que é publicado na rede.

- Uma audiência na Câmara dos Deputados com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, foi marcada por bate-boca e muita tensão. Na tentativa de blindar o novo ministro, os governistas discutiram com os opositores. Chamado para falar sobre o programa Mais Médicos, o ministro enfrentou uma sabatina sobre denúncias durante quase seis horas.

- O Ministério Público do Rio de Janeiro aceitou o pedido de liberdade provisória feito pela defesa dos três policiais militares que arrastaram uma mulher baleada pelas ruas da cidade depois que ela caiu do porta-malas do carro da PM.

- O advogado de um dos policiais disse que os PMs envolvidos na retirada de Cláudia da comunidade não participaram da operação. Foram chamados para socorrer uma mulher baleada. Segundo o advogado Marcos Espínola, o fato de a mulher ter sido arrastada foi um acidente de trabalho.

- Mais dez policiais militares foram condenados pelo assassinato de oito presos no Massacre do Carandiru, em 1992. As penas variam de 96 a 104 anos de prisão, mas todos os PMs vão aguardar o julgamento do recurso em liberdade.

- O Flamengo perdeu para o Bolívar, em La Paz, por 1 a 0, na quarta rodada da Taça Libertadores. Em Buenos Aires, o Grêmio empatou com o Newell´s Old Boys por 1 a 1, e lidera o grupo 8. Mais cedo, em Belo Horizonte, o Atlético Mineiro também ficou no empate por 1 a 1 com o Nacional do Paraguai. 

quarta-feira, 19 de março de 2014

Professores realizam passeata pelas ruas da cidade.


 Professores da rede municipal de Bom Conselho, realizaram uma “Marcha da Educação” pelas ruas da cidade, saindo da sede do sindicato, localizado na Rua Marechal Deodoro, com destino ao Ministério Publico, na Rua Sete de Setembro, onde foram entregues documentos com reivindicações locais.

O movimento teve seu encerramento na Câmara Municipal, onde os servidores assistiram a seção e logo após o término, a presidente do SINTEMUB, Valda Carvalho, expôs aos vereadores as reivindicações dos servidores da educação, onde foi destacado o reajuste do piso em 8,32%, anunciado em janeiro de 2014. Além do reajuste, os servidores pedem o cumprimento do PCC e melhores condições de trabalho.

A presidente também solicitou aos edis apoio para uma negociação com o poder executivo. A professora relatou que a entidade já entrou em contato com a secretaria de educação do município, onde fizeram várias reivindicações e até a presente data e não receberam respostas.

Para finalizar a presidente do sindicato informou que caso não entrem em acordo, será deflagrada greve por tempo indeterminado a partir do dia 30 de março.









Câmara rejeita prestação de contas do ex-prefeito Audálio Ferreira.





A prestação de contas do município de Bom Conselho, na gestão do ex-prefeito Audálio Ferreira de Araújo, Exercício Financeiro de 2005, foi rejeitada na primeira votação pelos vereadores. A votação foi realizada com voto secreto

O Tribunal de Contas do Estado emitiu parecer técnico para rejeição das contas. Na votação seis vereadores votaram pela rejeição e três votaram pela aprovação. Os vereadores Chico Bento e Márcia do Angico, não comparecerem a seção. A segunda votação ocorrerá na próxima terça-feira (25).

Fica a pergunta, até quando teremos votações com voto secreto na Câmara Municipal de Bom Conselho?




Nova subestação móvel da Celpe entra em operação



A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) incorporou mais uma subestação móvel para dar suporte à operação do fornecimento de energia elétricaem Pernambuco. Com potência de 25 MVA e capacidade suficiente para atender a 40 mil consumidores, o equipamento tem a possibilidade de deslocamento para qualquer região do Estado em situações programadas ou em casos de emergência. Para assegurar os níveis da qualidade de fornecimento de energia foram investidos no novo equipamento R$ 5,6 milhões.

Com o incremento da nova unidade, a companhia passa a contar com duas subestações móveis, com disponibilidade para percorrer todo o Estado. O equipamento permite à concessionária realizar manutenções sem desligar o sistema elétrico e confere maior agilidade na solução de eventuais interrupções no suprimento de energia. O transformador móvel será utilizado dentro do planejamento anual de manutenção preventiva do Departamento de Engenharia e Manutenção do Sistema Elétrico da Celpe. 


O equipamento pesa 55 toneladas e mede 15,1 metros de comprimento, 3 metros de largura e4,4 metros de altura. Com o auxílio de uma carreta, pode ser deslocado para qualquer região do território pernambucano. Com a disponibilidade de duas subestações móveis, a Celpe poderá atender às necessidades de operação e manutenção das subestações, além de assegurar o fornecimento em situações não previstas.

Católicos rezam por chuva no dia de São José.



A crença católica declama que chuva no Dia de São José, celebrado nesta quarta-feira, prenuncia índices melhores de precipitação ao longo do ano. Até a noite, a previsão da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) é a ocorrência de chuvas rápidas com intensidade fraca em algumas cidades do Sertão e do Agreste, que são as mais castigadas pela estiagem.


A população de Bom Conselho, onde há 18.704 pessoas afetadas pela seca, espera um maior volume de chuvas para tirar maior proveito do Programa Terra Pronta e Distribuição de Sementes, lançado na cidade no último dia 13 pelo Governo do Estado. A ação, que recebeu investimentos de R$ 7,62 milhões, beneficiará mais de 130 mil agricultores no Estado. Além de garantir o preparo do solo, o programa assegura a distribuição de sementes de milho e feijão. 

“Para esses três meses, são esperados cerca de 350 milímetros de chuva para a região, o que já ameniza a situação em relação a 2013, quando foi registrado um volume 25% menor”, diz o gerente de meteorologia e mudanças climáticas da Apac, Patrice Oliveira. Ainda assim, essa previsão não é o suficiente para tirar da situação de emergência 257.491 famílias afetadas pela estiagem em 56 cidades do Sertão e 68 do Agreste. 


“Como são localidades que passaram por uma das maiores secas em dois anos consecutivos, seria necessário um período grande com precipitações bem acima da média para dar trégua na calamidade”, acrescenta Patrice. 

Fonte: Jornal do Comércio.

Adiada pela segunda vez análise de veto para criação de municípios.

População do Distrito de Rainha Isabel tem seu sonho adiado novamente.




Foi adiada a votação do veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto que regulamenta a criação de novos municípios (PLP 416/08). É a segunda vez que ocorre o adiamento, mas desta vez a manobra foi comandada pelos senadores. A análise de outros 11 vetos que estavam na pauta também ficou para depois.

As bancadas de cinco partidos do Senado anunciaram obstrução, e a votação não foi realizada por falta de quórum. No mês passado, a votação foi adiada por iniciativa de deputados contrários ao veto do projeto dos municípios, que temiam uma derrota.

O Senado se mobiliza para aprovar uma proposta de regulamentação dos municípios que tenha o aval do Planalto, antes de analisar o projeto vetado. Caberá ao senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), autor do texto vetado, apresentar a nova versão.

Mozarildo explicou que o novo texto ainda não foi detalhado. “Existe uma proposta do governo, que vamos compatibilizar com a nossa proposta e tentar chegar ao melhor projeto. Só vamos votar o veto depois da aprovação deste novo projeto no Senado e na Câmara”, disse o senador.

Para ele, essa é a melhor estratégia para não por a perder a regulamentação da criação de novos municípios. “É melhor um acordo razoável do que uma briga inglória”, argumentou.

A ideia do Executivo é conseguir apoio para uma nova regra, mais rígida, de criação de municípios nas regiões Sul e Sudeste, em contraposição a regras mais flexíveis para novas cidades no Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste.

Mozarildo disse que ainda há divergência em relação ao número mínimo de habitantes para as áreas que desejam formar novos municípios. O governo quer um limite fixo por região, enquanto o senador sugere um percentual em relação à população.

Frustração
Os deputados, no entanto, reclamaram da obstrução do Senado e tiveram o apoio de vários defensores da criação de municípios que acompanharam a sessão pelas galerias. O deputado Danilo Forte (PMDB-CE), que é contra o veto, disse que a manobra dos senadores vai gerar frustração a milhões de brasileiros. "É o ‘avergonhamento’ do Congresso, que não está cumprindo com a obrigação de votar", disse.

Para o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), ao anunciar a obstrução antes mesmo de iniciar a sessão, os senadores fizeram um "atentado à democracia". Já o deputado Marcos Rogério (PDT-TO) acusou os senadores de "estelionato político". "Anuncia-se uma pauta, e essa pauta não é cumprida", reclamou.

O deputado Zé Geraldo (PT-PA) cobrou uma nova data para a votação. "O Pará tem pressa para essa votação. Não podemos esperar mais 30 dias, e depois vem a Copa do Mundo e não se vota nada", reclamou.

O líder do PSD, deputado Moreira Mendes (RO), no entanto, reconheceu que esperar um mês é melhor do que perder para sempre a possibilidade de se criar municípios. “O Senado tem 30 dias para construir um caminho, mas os senadores não devem ficar sob a pressão do governo, precisam cumprir o seu papel”, alertou.

Bloco de Notícias: Manhã 19.03.2014.

O ARGONAUTA NOTÍCIAS DA MANHÃ.




- O governo decidiu enfrentar os rebeldes da base aliada e anunciou um acordo, sem a participação do PMDB, para votar o Marco Civil da internet nesta quarta-feira

- O segundo dia do julgamento do grupo de PMs acusados de participar do massacre do Carandiru foi marcado pela apresentação de vídeos por parte da defesa e acusação. O julgamento será retomado na manhã desta quarta-feira com a manifestação da promotoria

- Laudo revela que tiro matou a auxiliar de serviços Claudia Silva Ferreira, no Rio de Janeiro. Ela foi arrastada depois de cair de uma viatura da Polícia.

- Mais da metade das câmeras que foram compradas para as viaturas da PM do Rio de Janeiro sequer foi instalada. De dois mil equipamentos adquiridos pela Secretaria de Segurança, apenas 953 estão em operação. A lei que prevê o monitoramento de toda a frota de veículos é de 2009. Porém, os equipamentos passaram a ser usados apenas no ano passado e não há um prazo para que o processo seja concluído

- Um médico foi preso após ser acusado de estuprar uma paciente dentro de uma Unidade de Pronto Atendimento em Iguaba Grande, na região dos Lagos, no Rio de Janeiro

- O governo convocou as empresas do setor elétrico e também os grandes consumidores com o objetivo de dizer que o risco de racionamento no país é de três por cento

- O Botafogo venceu o Independiente de Valle, do Equador, por 1 a 0, no Maracanã, em jogo válido pela quarta rodada da Taça Libertadores da América. Com o resultado, os cariocas assumiram provisoriamente a primeira posição isolada do Grupo 2, com sete pontos.

terça-feira, 18 de março de 2014

Professores da rede municipal fazem greve de advertência e realizam marcha.



Professores da rede municipal de Bom Conselho, aderiram ao movimento nacional, deflagrado no dia de ontem (17),  em todo o país, estão sendo realizados atos e paralisações por três dias, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Na quarta-feira (19), haverá um ato em Brasília, a partir das 9h. Em Bom Conselho no mesmo horário será realizada uma  “Marcha da Educação” pelas ruas da cidade, saindo da sede do sindicato, localizado na Rua Marechal Deodoro e com o final previsto em frente ao Ministério Publico, na Rua Sete de Setembro, onde serão entregues a promotora documentos com reivindicações. Está sendo esperado que além dos professores, pais e alunos participem da marcha.

O movimento nacional é para exigir o cumprimento da lei piso, carreira e jornada, investimento dos royalties de petróleo na valorização da categoria, votação imediata do Plano Nacional de Educação, entre outras reivindicações.

Em conversa com a presidente do SINTEMUB, Valda Carvalho, fomos informados que a entidade já entrou em contato com a secretaria de educação do município, onde fizeram várias reivindicações e até a presente data não receberam respostas, a presidente informou que caso não entrem em acordo será deflagrada greve por tempo indeterminado a partir do dia 30 de março.

Pernambuco terá mais 2 mil policiais.



Às vésperas de deixar o cargo de governador do estado para concorrer à Presidência da República, Eduardo Campos autorizou a nomeação de mais mil candidatos para a Polícia Militar de Pernambuco. A informação foi repassada na tarde desta terça-feira (18) pela Secretaria de Administração. Agora, os nomeados para o concurso realizado em 2009 serão 2 mil.

Na tarde desta terça-feira, os aprovados no concurso se concentraram em frente à Secretaria de Administração de Pernambuco, na Avenida Antônio de Góes, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, enquanto uma comissão de candidatos se reunia com os deputados Daniel Coelho, Terezinha Nunes e uma equipe da SAD. 


Trajando camisetas padronizadas, o grupo fez pressão para que ampliassem o número de convocações, tendo em vista que o governo anunciou anteriormente que só faria mil chamamentos. De acordo com os aprovados, o déficit da Polícia Militar no estado é de cinco mil homens. 

Decisão sobre novo julgamento no Caso Serrambi perto de sair.




Até o fim deste mês, os três desembargadores da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) devem decidir se haverá ou não um novo julgamento para o Caso Serrambi, como ficou conhecido o assassinato das adolescentes Tarsila Gusmão e Maria Eduardo Dourado na praia do Litoral Sul.

Caso aconteça outro júri popular, caberá também aos desembargadores decidir se será realizado no município de Ipojuca, onde foram mortas, ou no Recife, como pretendem os promotores Ricardo Lapenda e Salomão Abdo Aziz.


Antes de chegar ao TJPE, o pedido de anulação do júri popular dos kombeiros passou pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e teve parecer negativo do procurador Gilson Barbosa, que analisou o caso.

Praia de Fernando de Noronha é eleita a mais bela do mundo.


Três praias brasileiras ficaram entre as mais bonitas do mundo em uma pesquisa com viajantes do mundo todo – uma delas, a Baía do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), foi eleita a mais bonita do planeta.
Praia dos Carneiros - Tamandaré - Pernambuco (Foto: Fabíola Blah/G1)Praia dos Carneiros (Foto: Fabíola Blah/G1)
A pesquisa é divulgada anualmente pelo site de viagens TripAdvisor e leva em conta as praias mais bem avaliadas por seus usuários nos últimos 12 meses.
As outras duas praias brasileiras na lista mundial de 25 destinos são a Praia dos Carneiros, em Tamandaré (PE) e a praia de Lopes Mendes, em Ilha Grande (RJ).
Na lista das melhores da América do Sul, as praias brasileiras ocuparam os sete primeiros lugares.
Além das três da lista mundial, aparecem, em ordem de classificação, as praias de Arraial do Cabo (RJ), Baía dos Porcos, em Fernando de Noronha, Baía dos Golfinhos, em Pipa (RN) e Praia do Farol (RJ).
No total, o levantamento premiou 322 praias no mundo. O resultado completo pode ser visto neste link.
DICA DE LEITURA: “PIXARPEDIA”
Por Fernando Chagas da Costa (*)



Se você, como eu, é amante de filmes de animação, certamente já assistiu e se apaixonou por diversas produções dos Estúdios de Animação Pixar, desde a primeira produção, que foi um grande sucesso, com Toy Story. Quem não lembra dos brinquedos do garoto Andy, que ganham vida própria? Woody, Buzz Lightyar, o Sr.Cabeça de batata, Rex e tantos outros que nos emocionaram, principalmente no fechamento da trilogia, em Toy Story 3, quando Andy, já adolescente, vai se desfazer daqueles que marcaram sua infância.

Ao todo, catorze longas construíram a marca da Pixar ao longo dos anos, tais como “Procurando Nemo”, “Ratatouille”, “Monstros S.A.”, “Os Incríveis”, entre outros, levando o estúdio a ganhar diversos Oscar, além de dezenas de Academy Awards, Globos de Ouro e Grammy Awards. Há também diversos curtas de excelentes qualidades.

Uma das mentes mais brilhantes que está por trás do grande sucesso da empresa é a do diretor e produtor John Lasseter, chefe de criação da empresa e responsável pelas duas maiores franquias (Toy Story e Carros).

Toda essa introdução foi para dar como dica uma obra para os amantes da Pixar. Trata-se de  “PIXARPEDIA – A Complete Guide to the world of Pixar...and beyond!”. Como o próprio título indica, é um guia complete para o mundo da Pixar e além (usando uma expressão de Buzz Lightyar).

O guia escrito a vinte mãos (são dez autores) é grande, capa dura, com 375 páginas (incluindo o glossário), com informações de cada filme, cada personagem, totalmente ilustrado. Importante frisar é que é totalmente em inglês, o que tem o lado positivo pois motiva-nos a aprender mais a língua.

Minha edição adquiri, por acaso, há uns três anos atrás, na livraria Saraiva, em uma viagem a São Paulo. Estava passeando pela livraria quando me deparei com essa relíquia. Foi “amor à primeira vista”.

Boa Leitura.

(*) Fernando Chagas da Costa é funcionário do Banco do Brasil há mais de 30 anos e professor universitário da área de exatas na Faculdade de Alagoas/FAL, vinculada a Estácio de Sá.

Projovem Urbano realiza palestras sobre Direito da Mulher no Agreste

CONVITE: Projovem Urbano realiza palestras sobre Direito da Mulher no Agreste, incluindo Bom Conselho.
 




A coordenação do Projovem Urbano do Agreste Meridional Pernambucano realiza em parceria com a advogada Dra. Claudomira Andrade neste mês das mulheres palestras sobre Direito da Mulher (com foco na Lei Maria da Penha), não se restringindo para os estudantes do programa federal, mas toda comunidade escolar e pessoas interessadas no tema são bem-vindos.

A abertura do ciclo destas palestras foi realizada em Caetés (Centro de Eventos Municipal - popularmente conhecido por Casa de Show) no último dia 11 para os estudantes de Caetés e Capoeiras. Na última quinta-feira (13), foi a vez de Jupi sediar o evento (Escola Municipal Napoleão Teixeira Lima) e nesta terça-feira (18) será a vez de Palmerina ser contemplado como mostra o convite em anexo.

As palestras estão agendadas até o final do mês, estando programados para os seguintes municípios e distrito: Lajedo (19) na Escola Municipal Padre Antônio; Garanhuns (20) na Câmara dos Dirigentes Lojistas –CDL; Águas Belas (25) na Escola Municipal Elisa Cabral de Brito Silva; Bom Conselho (26) – Escola Estadual Mestra Beatriz; São João (27) na Escola Municipal João de Assis Moreno. 

TEXTO: Amanda Maciel Ferraz

(Coordenação Pedagógica do Projovem Urbano do Agreste Meridional)

Bloco de Notícias: Manhã 18.03.2014.

O ARGONAUTA NOTÍCIAS DA MANHÃ.




- Terminou sem acordo a reunião de ministros com o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha, para votação do Marco Civil da Internet. Principal mentor das derrotas do governo no Congresso nas últimas semanas, Eduardo Cunha se reuniu com os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e de Relações Institucionais, Ideli Salvati, no gabinete do vice-presidente Michel Temer.

- Em meio ao clima de tensão na base aliada, a presidente Dilma Rousseff empossou seis ministros nesta segunda-feira. Para demonstrar a insatisfação com o governo, a bancada do PMDB na Câmara não compareceu à posse dos novos ministros do partido no Palácio do Planalto.

- O PMDB continua com o Ministério da Agricultura, agora com Nery Geller. No Turismo, assumiu Vinicius Lages, que estava no Sebrae, e teve a indicação atribuída ao presidente Renan Calheiros. O PP continua no comando do Ministério das Cidades; o PT com o Ministério do Desenvolvimento Agrário; na Pesca, o PRB se mantêm no comando. No Ministério da Ciência e Tecnologia, a presidente Dilma Rousseff manteve o perfil técnico, sem ligação com partidos.

- A Polícia Federal prendeu 24 suspeitos de lavagem de dinheiro em seis Estados e no Distrito Federal. Segundo as investigações, em três anos a quadrilha movimentou 10 bilhões de reais. De acordo com a Polícia Federal, eles faziam operações no mercado clandestino de câmbio para legalizar dinheiro do tráfico de drogas ou desviado dos cofres públicos.

- A Polícia Militar do Rio de Janeiro ainda não conseguiu explicar as circunstâncias da morte da mulher que foi arrastada por um carro da PM depois de ter sido ferida numa troca de tiros. Os parentes de Cláudia da Silva Ferreira e outros moradores de Madureira, subúrbio do Rio, voltaram a fazer protesto.

- Em resposta aos protestos que fecharam uma rodovia entre o Distrito Federal e Goiás, a Agência Nacional de Transportes Terrestres anunciou a contratação de mais de duzentos ônibus para atender a região. Na manifestação contra a falta de transporte público, dois ônibus foram incendiados e mais de 20 pessoas foram detidas.

- O Ministério Público de São Paulo pretende começar em abril a negociação com bancos internacionais para recuperar mais de 160 Milhões de reais que teriam sido desviados pelo ex-prefeito Paulo Maluf. Num acordo parecido, o Deutsche Bank aceitou pagar uma multa de 20 milhões de dólares à Prefeitura de São Paulo.

- Apenas duas praias brasileiras têm o selo internacional do programa "bandeira azul", uma certificação dada a praias que conseguem adotar uma convivência sustentável entre o mar e a comunidade. 

segunda-feira, 17 de março de 2014

Eduardo Campos lança o FEM 2.

Bom Conselho deverá receber em torno de

 R$ 1.500.000,00.




Prestes a deixar o cargo, o governador Eduardo Campos (PSB) anunciou a segunda edição do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM). O montante a ser destinado aos municípios pernambucanos será de R$ 241 milhões, um valor cerca de 6% a mais do que o do ano passado, que foi de R$ 228 milhões.  O anúncio foi feito durante a abertura do Congresso Pernambucano de Municípios na manhã desta segunda-feira (17).
O município de Bom Conselho deverá receber em torno de R$ 1.500.000,00, no Fem 2013 o município recebeu em torno de R$ 1.400.000,00.

A medida será um alívio para os prefeitos que ficaram com o ônus da desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que atingiu em cheio o Fundo de Participação dos Municípios, diminuindo seus recursos. Os recursos chegarão aos cofres da prefeitura sem burocracia e agrada em cheio prefeitos no período eleitoral.

"Há um ano estávamos no município de Gravatá e, naquele instante, sabíamos das dificuldades e dos compromissos assumidos com o povo. Chamamos os prefeitos para fazer uma parceria desburocratizada, onde quem escolhe as prioridades são os prefeitos. Aqui não é só para amigos ou correligionários, é para todos os municípios", discursou Eduardo.

O governo do estado começa a receber os projetos a partir desta terça-feira (18). Os prefeitos têm até o o dia 30 de abril para entregá-los. A análise durará 30 dias e, em seguida, há 15 dias para a liberação da primeira parcela.


A primeira edição do FEM contemplou 182 prefeituras. De acordo com o balanço da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco, foram aprovados 442 planos de trabalhos. Até agora, no entanto, apenas 22 municípios executaram 100% dos seus planos, outros 96 estão com mais de 60% das obras executadas. Pela Lei Nº 14.921, que criou o FEM, os recursos podem ser solicitados para projetos nas áreas de educação, saúde, segurança, desenvolvimento social, meio ambiente e sustentabilidade.

Do total, 69% referemse a obras de infraestrutura urbana, como calçamentos, pavimentações e reformas de praças. Dos R$ 228 milhões disponíveis no ano passado, R$ 154,4 milhões foram repassados para as prefeituras.

Bloco de Notícias: Manhã 17.03.2014.

O ARGONAUTA NOTÍCIAS DA MANHÃ.



- A Polícia do Rio determinou a prisão de três policiais que participaram de uma operação numa favela na Zona Norte da cidade. Uma mulher e um suspeito morreram na ação. Moradores fizeram protesto e incendiaram dois ônibus

- A Subcretaria do sistema penitenciário do Distrito Federal vai investigar como foram tiradas as fotos do ex-ministro José Dirceu dentro do Complexo da Papuda.

- O líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha, vai se reunir HOJE no Palácio do Planalto com os ministros Aloízio Mercadante, da Casa Civil, e José Eduardo Cardozo, da Justiça. O cacique peemedebista foi chamado para negociar depois de aplicar várias derrotas à presidente Dilma Rousseff no Congresso. Com o convite, o governo tenta evitar novo revés na votação do Marco Civil da Internet, marcada para AMANHÃ.

- Restos mortais de Rubens Paiva podem ter sido jogados ao mar, segundo declaração de um coronel ao jornal O Globo. O Ministério Público Federal se prepara para denunciar 4 militares suspeitos de envolvimento na morte de Paiva.

- O Tribunal de Contas do Distrito Federal concluiu que as obras do estádio Mané Garrincha foram superfaturadas em mais de 430 milhões de reais.

- Os esportes aquáticos foram o destaque do Brasil no décimo dia de disputas dos Jogos SUl-Americanos de Santiago. O país chegou a 218 medalhas na disputa.

- O governo japonês qualificou de "ilegal" o referendo de adesão à Rússia realizado ontem na Crimeia, e exigiu que Moscou respeite a soberania e a integridade territorial da Ucrânia. Segundo o ministro porta-voz do Japão,Yoshihide Suga, a consulta não tem validade jurídica.