sábado, 18 de janeiro de 2014

Contas da ex-prefeita Judith Alapenha exercício/2012 são rejeitadas.



A segunda Câmara do TCE emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Bom Conselho a rejeição das contas da ex-prefeita Judith Valéria Alapenha de Lira, referentes ao exercício financeiro de 2012.
O voto do relator, conselheiro Dirceu Rodolfo, recomendando a rejeição das contas foi fundamentado em irregularidades como: 

- Não aplicação de recursos na manutenção e desenvolvimento do ensino; 
- Não recolhimento de R$ 162.118,49 referentes à contribuição previdenciária patronal devida ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS); 
- Não recolhimento de R$ 366.904,53 referentes à contribuição previdenciária patronal devida ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS)
- E o descumprimento ao artigo 42 da LRF, que veda o titular de Poder ou órgão, nos últimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa.
As principais recomendações do relator do processo foram:
- Elaborar a programação financeira e o cronograma mensal de desembolsos;
- Apresentar as informações das prestações de contas em consonância com o sistema SAGRES;
- Implantar as ações necessárias ao cumprimento das normas sobre transparência pública, inclusive quanto à Lei de Acesso a Informação e a divulgação dos dados contábeis e financeiros dos órgãos municipais.
- Adotar as providências necessárias para a correta aplicação dos percentuais mínimos, legalmente previstos, nas ações e serviços públicos de saúde e na educação;
- Repassar, integralmente, à conta do INSS, as contribuições previdenciárias dos servidores e do ente.

A não adoção destas medidas pode ensejar aplicação da multa prevista no inciso XII do artigo 73 da Lei Estadual nº 12.600/2004, Lei Orgânica do Tribunal.

Fonte: TCE/Gerência de Jornalismo (GEJO), 17/01/2014

Acontece Hoje: O Dia Em Que Bom Conselho Parou.

COLUNA ENSAIO GERAL:

LANÇAMENTO DO LIVRO “O DIA EM QUE BOM CONSELHO PAROU”


É com grande expectativa que estou aguardando este lançamento, como deu para os senhores lerem na coluna anterior, além da história principal que é o CAMPEONATO DAS CIDADES, temos 30 crônicas com os mais diversos assuntos e personalidades de nossa cidade e uma crônica acontecida na cidade de CHÃ DE PILAR nas alagoas. Segue para degustação dos senhores um pequeno trecho do livro.


PROVA DE BOLA NA CESTA
Entra Manuel Galdino: jovem, gordinho, cabelo Black Powell, pega a bola e começa a balança de um lado para o outro; depois parava e batia a bola no chão; e o tempo foi passando e ele nessa fuleiragem, é quando Walmir Soares (prefeito) não aguenta mais e grita: JOGA ESTA PORRA MANÉ...

Não Perca !


Hoje, às 17 horas, no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho o lançamento do livro.


Inicia-se o Encontro dos Bonconselhenses.


O encontro dos bonconselhenses teve iniciou no dia de ontem, às 17 horas na Praça Dom Pedro II. No inicio da noite os bonconselhenses participaram da Santa Missa, celebrada pelo pároco da cidade, Padre Marcelo Protázio, na igreja de São Sebastião. Logo após saíram em direção a Praça Dom Pedro II, onde foi realizada a tradicional seresta.

A programação para o dia de hoje (18) será a seguinte:

- 17 horas - Lançamento do livro "O Dia Em Que Bom Conselho Parou".

- 23 horas - Baile no Clube dos 30 com Gilberto e Banda.



Obra do Açude da Nação Praticamente Pronta.





A obra do açude da Nação encontra-se praticamente pronta, no dia de ontem (17), estava sendo finalizada a área de passeio para tráfego de pedestres e retoques finais. 

A inauguração prevista anteriormente já sofreu vários adiamentos. Segundo informações, a nova data prevista seria para a próxima sexta (24), é esperado o comparecimento do governador do estado de Pernambuco, Eduardo Campos.

Bonconselhenses Visitam à Rádio Papacaça.





Diretoria da ABCON e bonconselhenses estiveram na manhã de ontem (17) participando do programa Papacaça Debate, foi um momento festivo e de grandes emoções proporcionando por estes ilustres filhos da terra de Papacaça.














Zé Puluca Chegou...



A família do maestro José Duarte Tenório, carinhosamente chamado de Zé Puluca, estiveram recepcionando o boneco do maestro. A emoção estava estampada no rosto dos filhos, netos e noras.


No dia de hoje (18), o céu e a terra estarão de festa, um coral de anjos estará cantando: "Toca Puluca, Toca José, O Povo Te Ama. O povo Te quer..." às 9 horas Zé Puluca estará desfilando pelas ruas da cidade de Bom Conselho, sua saída será do posto Papacaça, (Bernardo). Todos estão deste já, convidados a participar.


Bloco de Notícias - Manhã 18.01.14

O ARGONAUTA NOTÍCIAS DA TARDE.



- O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal que "há fortes indícios de existência do esquema de pagamento de propina da Siemens a agentes públicos vinculados ao Metrô de São Paulo". A frase está em ofício enviado ao ministro Marco Aurélio Mello no último dia 7. Janot pediu acesso a depoimentos da investigação sobre o cartel que agia em governos do PSDB em São Paulo.

- Manifestantes ligados ao movimento LGBT protestaram na noite desta sexta-feira, no Centro de São Paulo, pedindo o esclarecimento da morte de um adolescente gay no fim de semana. Kaique Augusto dos Santos, de 17 anos, foi encontrado morto embaixo de um viaduto. Investigação preliminar da polícia indica que o jovem cometeu suicídio. O estado do corpo do jovem, porém, levou a família dele a acreditar que ele foi assassinado.

- O Ministério da Educação divulga na segunda-feira a primeira lista de selecionados do Programa Universidade para Todos (Prouni) no primeiro semestre de 2014. As inscrições foram encerradas na noite desta sexta-feira. Os aprovados deverão apresentar a documentação nas universidades em que conseguiram a bolsa entre esta segunda e a sexta-feira, dia 24. Caso sobrem bolsas, o MEC fará uma segunda chamada no dia 3 de fevereiro.

- Subiu para 21 o número de mortos após um atentado de um homem-bomba em um restaurante em Cabul, no Afeganistão. Segundo as autoridades locais, 13 são estrangeiros e oito são afegãos. Entre os estavam o principal responsável do Fundo Monetário Internacional no país e três funcionários da ONU.

- Pelo menos 18 pessoas morreram pisoteadas na madrugada deste sábado durante o funeral de um líder espiritual muçulmano em Bombaim, no oeste da Índia. O incidente aconteceu depois que milhares de fiéis se amontoaram em frente ao edifício onde o líder é velado, para que seus seguidores pudessem prestar uma última homenagem. Líder espiritual de uma popular comunidade islâmica de Bombaim, Syedna Mohammed Burhanuddin morreu nesta sexta-feira aos 102 anos.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Bloco de Notícias - Manhã 17.01.14

O ARGONAUTA NOTÍCIAS DA TARDE.




- A tempestade que atingiu o Rio no início da noite desta quinta-feira provocou alagamentos, queda de energia elétrica em vários pontos da cidade e interrompeu o funcionamento das barcas, da linha dois do metrô e do aeroporto Santos Dumont. A velocidade do vento chegou a 87 km/h. Nesta madrugada ainda eram registrados congestionamentos na zona sul da capital fluminense

- A chuva forte que atingiu a cidade de São Paulo e a região metropolitana, nesta quinta-feira, provocou uma longa lista de problemas, mais uma vez: alagamentos, ruas interditadas, quedas de árvores, danos na rede elétrica, além de semáfaros apagados. A circulação dos trens do metrô e CPTM e as operações do aeroporto de Congonhas também foram prejudicadas.

- Dois shoppings na zona sul de São Paulo fecharam as portas mais cedo nesta quinta-feira para impedir "rolezinhos" organizados por movimentos sociais. As administrações dos shoppins Campo Limpo e Jardim Sul alegaram medidas de segurança e barraram a entrada dos manifestações

- A Secretaria de Segurança do Rio diz que rolezinho não é crime e que a polícia só deve atuar no interior dos shoppings em casos de vandalismo. A PM vai reforçar a segurança no entorno do Shopping Leblon, na Zona Sul da cidade, durante encontro marcado para o próximo domingo.

- A Agência Nacional de Aviação Civil autorizou as empresas áreas a criar quase dois mil novos voos para atender a demanda de passageiros na Copa do Mundo. A ANAC garantiu que não haverá um apagão aéreo durante o mundial. A agência também informou que espera preços mais atrativos entre as companhias do setor:

- Maracanã será entregue à Fifa três semanas antes do primeiro jogo da Copa no estádio. A entidade descartou limitar o número de partidas locais antes do mundial, mas admitiu preocupação com o excesso de rodadas no campeonato carioca. Uma comissão da Fifa fez uma visita ao Maracanã nesta quinta-feira.

- Após o descredenciamento da Universidade Gama Filho e do Centro Universitário da Cidade, no Rio de Janeiro, os estudantes temem ser obrigados a refazer as disciplinas, o que resultaria num atraso da formatura. Os alunos reclamam da falta de apoio da mantenedora das duas unidades e querem que o Ministério da Educação federalize os cursos

- O Ministério da Educação informou que pretende apresentar as regras para a transferência assistida de alunos da Universidade Gama Filho e do Centro Universitário das Cidades na próxima semana. Antes, o MEC irá se reunir com as instituições privadas do Rio de Janeiro interessadas em receber os estudantes. A expectativa é que todo o processo de transferência esteja concluído até o começo de março

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

bloco de Notícias - Tarde 16.01.14


O ARGONAUTA NOTÍCIAS DA TARDE.




- O Comitê de Política Monetária do Banco Central aumentou a taxa básica de juros em meio ponto percentual, de 10% para 10,50% ao ano, sem tendência para aumentar ou diminuir. Foi a sétima alta seguida dos juros básicos da economia.

- O consultor Arthur Teixeira confirmou o pagamento de 250 mil dólares para o ex-diretor da CPTM, João Roberto Zaniboni. A informação foi divulgada pelo Jornal Nacional, que teve acesso ao depoimento do consultor nas investigações sobre o cartel nas licitações de trens e metrô em São Paulo.

- Jovens de São Paulo marcaram para HOJE dois "rolezinhos" em shoppings da Zona Sul da cidade e ao menos 4 para o final de semana. Ontem, a pedido dos shoppings, o Facebook bloqueou páginas que convocavam jovens para "rolezinhos" em três centros de compras. 

- Subiu para 13 o número de mortos na cidade destruída pela chuva no interior de São Paulo. As equipes de resgate encontraram o corpo de um menino de quatro anos e treze pessoas continuam desaparecidas.

- Estudantes da Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, se reúnem hoje com representantes do MEC e prometem fazer uma manifestação em Brasília contra o descredenciamento da instituição. O Ministério da Educação já descartou a possibilidade de federalizar a Universidade Gama Filho e o Centro Universitário da Cidade, que foram fechados na última segunda-feira.

- Os caciques do PMDB interromperam as férias e foram a Brasília discutir a reforma ministerial. Na tentativa de reduzir a tensão no principal aliado, a presidente Dilma Rousseff avisou ao vice Michel Temer que o troca-troca na esplanada não está definido.

- O presidente nacional do PT, Rui Falcão, avisou que vai avaliar as postagens da página do partido no Facebook antes da publicação. Na semana passada, uma postagem chamou o pré-candidato Eduardo Campos, do PSB de "tolo" e "playboy mimado".

COLUNA ENSAIO GERAL: LANÇAMENTO DO LIVRO “O DIA EM QUE BOM CONSELHO PAROU”

COLUNA ENSAIO GERAL

Por:
Alexandre Tenório


 LANÇAMENTO DO LIVRO “O DIA EM QUE BOM CONSELHO PAROU”

             É com muita alegria que agradeço os vários E-MAILS recebidos, de varias parte do Brasil, com congratulações pelo o lançamento do livro. Logo mais às 11 horas estaremos na RÁDIO PAPACAÇA, no programa “PAPACAÇA DEBATE”.  

Segue o SÚMARIO DAS CRÔNICAS QUE ESTÃO ESCRITAS NO LIVRO.

ÍNDICE

- ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PRIMEIRO CAPÍTULO
- O AVIÃO
- O REMÉDIO
- BOSCO PRESIDEU
- O CAMPEONATO DAS CIDADE (INTRODUÇÃO)

SEGUNDO CAPÍTULO

- AS AVENTURAS DE NIÉ
- JORDALINO CAVALCANTE
- A PROFESSORA
- O CAMPEONATO DAS CIDADES (PROVA DA QUEDA DE BRAÇO)

TERCEIRO CAPÍTULO

-O FUTEBOL DE TAMPA
-O CAMPEONATO DAS CIDADE (PROVAS DO CHUTE AO GOL E BOLA NA CESTA)

QUARTO CAPÍTULO

- O PARAQUEDAS
- CHICO PEINHA
- DONA NOCA E WALDICK SORIANO
- FIRMINO SAPATEIRO
- O CAMPEONATO DAS CIDADES (PROVA DE BELEZA)

QUINTO CAPÍTULO

- MANUEL LUNA E O CANECO
- O CHOPE
- O CAMPEONATO DA CIDADE (PROVAS DO CANTOR E CANTORA)

SEXTO CAPÍTULO

- MANUEL DENTISTA
- LUNGA E A CORRIDA
- O DEPUTADO
- O CAMPEONATO DAS CIDADES (PROVAS DA CURIOSIDADE E DOS MÚSICOS)

SÉTIMO CAPÍTULO


- O PIRÃO DE PEIXE
- TONHO DE DINDA
- JOÃO DE GÉ
- O CAMPEONATO DAS CIDADE (PROVAS DA PERSONALIDADE E TÊNIS DE MESA)

OITAVO CAPÍTULO


- ZÉ BEBINHO
- O CANDIDATO
- CHIQUINHO DO CINEMA
- O CAMPEONATO DAS CIDADES (PROVA DA BANDA DE MÚSICA)

NONO CAPÍTULO

- PAI CHIQUINHO
- WILSON CARTEIRO
- EXPEDITO GUEDES (O IRONICO)
- O CAMPEONATO DAS CIDADES (PROVA DAS RELÍQUIAS)

DÉCIMO CAPÍTULO

- O ETERNO CARTEIRO
- JORGE TORRES
- O CAMPO DE AVIAÇÃO
- O CAMPEONATO DAS CIDADES (PROVA DE CONHECIMENTO)

DÈCIMO-PRIMEIRO CAPÍTULO

- COPA E TELEVISÃO
- A TOPADA
- MADRE NATÁLIA
- O CAMPEONATO DAS CIDADES (PROVA DO TEMPO LIVRE)
- ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

- FINAL 

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

O Maestro Está Chegando,


Mais Fotos do 2º Prêmio Destaques


O Publicitário Ulisses Mendonça divulgou dois links contendo mais de 200 fotos do 2° Prêmio Destaques que foi realizado no último sábado.

Bloco de Notícias - Manhã 15.01.14

O Argonauta Notícias da Manhã



- Oito pessoas continuam desaparecidas em decorrência da chuva em Itaóca, no interior de São Paulo. Doze corpos já foram encontrados. A maior parte do comércio está fechada; falta água na cidade, a comunicação também é falha e o trabalho de desobstrução dos acesso à cidade deve durar dez dias.

- O ouvidor das polícias de São Paulo disse que existem fortes indícios da participação de policiais militares nos assassinatos de 12 pessoas em Campinas, no interior do Estado. Os crimes foram desencadeados após a morte de um policial militar à paisana que estava em um posto de combustíveis.

- A Associação Brasileira de Shoppings Centers vai fazer HOJE em São Paulo uma reunião de emergência com representantes dos estabelecimentos para enfrentar a onda de "rolezinhos". Os encontros de jovens da periferia marcados pelas redes sociais ganharam apoio de movimentos sociais nos últimos dias.

- Os reitores das universidades federais do Rio de Janeiro propuseram ao governo federalizar as duas universidades privadas descredenciadas pelo MEC por causa das péssimas condições de ensino. Inconformados com o fechamento, estudantes da Universidade Gama Filho e do Centro Universitário da Cidade fizeram um protesto, no centro do Rio de Janeiro.


- Chegou a 12 o número de mortos em decorrência do forte temporal que atingiu a cidade de Itaóca, no interior de São Paulo, conforme a Defesa Civil. Ao menos oito moradores da localidade seguem desaparecidos.

- O ouvidor das polícias de São Paulo disse que existem fortes indícios da participação de policiais militares nos assassinatos de 12 pessoas em Campinas, no interior do Estado.

- Cerca de 500 alunos das Universidades Gama Filho e do Centro Universitário da Cidade fizeram um protesto no centro do Rio Janeiro, nesta terça-feira, contra o descredenciamento das duas instituições por parte do Ministério da Educação. Mais de nove mil estudantes ficaram sem aulas após a medida. O Grupo Galileo Educacional, que mantinha as duas universidades, anunciou que tentará reverter a decisão do MEC na Justiça

- O meia CLARENCE SEEDORF deixou o Botafogo para encerrar a carreira como jogador profissional de futebol. O holandês vai partir para um novo desafio: ser técnico na Itália onde comandará o Milan, clube que defendeu por 10 anos

- A Justiça deu um prazo de 60 dias para que o governo do Maranhão construa novos presídios e contrate os agentes penitenciários aprovados em concurso. Um grupo de advogados também apresentou, na Assembleia Legislativa local, um pedido de impeachment contra a governadora Roseana Sarney

- Um incêndio de grande proporção atinge nesta madrugada um galpão de uma instituição de caridade, na Zona Sul de São Paulo. Ao menos 15 equipes dos bombeiros estão no local combatendo o fogo. A suspeita de moradores da região é que as chamas começaram após um curto circuito. Não há informações sobre feridos.

- O vice-presidente da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro, Marcello da Cunha Freire, foi operado no Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio, após ser baleado. O autor dos disparos foi um homem que estava na garupa de uma moto. O crime aconteceu na Zona Norte da capital fluminense. Ao todo, três disparos atingiram Marcelo. Segundo a família, ele não corre risco de vida. Ainda não há detalhes sobre a motivação do atentado.

- Prefeitos e representantes de 10 municípios da região do Sul do Amazonas se reuniram com membros de órgãos estaduais e federais. No encontro foi lançada a Carta de Humaitá, um documento que solicita a presença permanente da Força Nacional de Segurança e da Polícia Federal na região. Nas últimas semanas, o sul do estado vive dias de tensão. Três homens sumiram em um trecho da Rodovia Transamazônica que corta a reserva dos índios Tenharim Marmelos.

A Beleza da Mulher Bonconselhense "O Dia Em Que Bom Conselho Parou".

COLUNA ENSAIO GERAL

Por: Alexandre Tenório

O LANÇAMENTO DO LIVRO



         O livro “O DIA EM QUE BOM CONSELHO PAROU” é muito importante para todos os bom-conselhenses. Os mais antigos iram reviver aquele importante momento e os mais novos iram ter a oportunidade de saber com detalhes este importante momento da nossa história, segue para os senhores degustarem a parte da dedicatória do livro e também fotos que ilustram o livro.

Representantes da beleza bonconselhense


DEDICATÓRIA

         O livro é dedicado a quatro pessoas. Primeiro, a Walmir Soares que, como prefeito do nosso município, viabilizou a participação de Bom Conselho no Campeonato das Cidades. Segundo, a delicadeza e fineza de Isménia Tenório, que deu um toque refinado à nossa apresentação. Terceiro, a Leda Cavalcante, que com sua genialidade artística fez com que as jovens de nossa cidade fossem um divisor positivo nas nossas apresentações. Quarto, ao nosso maluco beleza Frei Dimas, que com sua genialidade e criatividade foi o grande nome desta EPOPEIA.

Jurados

Não Perca !


Próximo dia 18 de janeiro, às 17 horas, no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho o lançamento do livro.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Bloco de Notícias Noite - 14.01,14


O Argonauta Notícias da Noite




- A justiça determinou que o Governo do Maranhão construa presídios em um prazo de 60 dias. O juiz Manoel Matos de Araújo determinou ainda reforma do Complexo Penitenciário de Pedrinhas também em 60 dias. No caso de descumprimento, o governo terá de pagar multa diária no valor de R$ 50 mil, a serem revertidos ao Fundo de Direitos Difusos.


- Um grupo de advogados protocolou um pedido de impeachment da governadora do Maranhão, Roseana Sarney. O grupo reclamou dos vários alertas feitos à Roseana sobre a crise no sistema penitenciário, inclusive por organismos internacionais. A Justiça determinou hoje que novos presídios sejam construídos no estado em no máximo 60 dias, para a transferência de presos.

- O procurador-geral da República pediu a revisão de uma regra do Tribunal Superior Eleitoral que impede o Ministério Público de pedir inquérito policial contra crimes eleitorais. Segundo Rodrigo Janot, a medida limita as investigações. A resolução adotada na última sessão de 2013 já vale a partir deste ano. Para pedir inquérito policial, o MP precisaria antes solicitar autorização da Justiça eleitoral. Janot disse que se o TSE não modificar a posição em relação à regra, vai entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal.

- A Petrobras desmentiu a informação de que estaria negociando a venda de parte da sua participação no campo de Libra para uma empresa indiana. A notícia foi veiculada pela rede americana C-N-B-C. O pré-sal de Libra é controlado pela estatal brasileira em conjunto com a Shell, a Total e duas companhias chinesas.

- A Seleção da Bélgica confirmou que vai ficar hospedada em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, durante a Copa do Mundo. Portanto, será a equipe que menos vai viajar na primeira fase do Mundial. Todos os jogos da Bélgica serão na região Sudeste do país.

Tempo do brasileiro em frente à TV bate recorde.


Cada vez mais brasileiros assistem televisão.

Em média, são 5 horas e 45 minutos por dia na frente das telinhas, 13 minutos a mais do que há cinco anos. O número é um novo recorde.

O maior crescimento foi registrado junto ao público mais velho e mais pobre, ainda segundo os dados.

As pessoas que passaram dos 50 anos, por exemplo, já assistem a um total de 6 horas e 26 minutos de programação diariamente. 
O resultado do Ibope mostra que, apesar das novas mídias como a internet, o consumo de TV continua exponencialmente forte no Brasil. 

Os jovens não deixaram de assistir o veículo tradicional para navegar na internet, mas costumam fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

Cheque especial e empréstimos começam 2014 mais caros.


Juros do empréstimo e do cheque especial começam o ano em alta.
As duas modalidades de crédito ficaram mais caras nos primeiros dias de 2014.

Segundo pesquisa do Procon de São Paulo, a taxa cobrada pelo empréstimo subiu de 5,3 por cento para 5,4 por cento ao mês.
Já o custo do cheque especial foi de 8,33 por cento para 8,48 por cento ao mês.

O Procon destaca que o consumidor deve ser cauteloso na hora de usar o crédito.

Mesmo neste mês em que os gastos são maiores, por causa do pagamento de impostos e da compra do material escolar, é preciso analisar se existe realmente necessidade de recorrer ao banco.
O cheque especial é para ser usado só em situações emergenciais e de curto prazo, pois é mais caro.


Já o empréstimo não deve ter muitas parcelas para evitar custos maiores.

Inscrições para o Prouni vão até sexta



Estão abertas até sexta-feira as inscrições para o Programa Universidade para Todos, o Prouni. O estudante que quiser cursar uma universidade particular com bolsa do Governo pode escolher até dois cursos. A primeira chamada será no dia 20 de janeiro e a segunda em 3 de fevereiro.

Para concorrer, o estudante deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem e obtido no mínimo uma nota de 450 pontos. Além disso, não pode ter tirado zero na redação e deve ter cursado o ensino médio em escola pública ou bom bolsa integral se for em uma particular.
Para estudantes com renda familiar bruta de até um salário mínimo e meio por mês por pessoa o Prouni garante isenção total da mensalidade.

Até três salários mínimos a bolsa é parcial, mas o universitário pode financiar o restante pelo Fies.
Quem for selecionado na primeira lista deve comprovar as informações na faculdade de 20 a 24 de janeiro.
O site do programa é prouni.mec.gov.br.


Coluna Ensaio Geral - Chegou ...

O Dia Em Que Bom Conselho Parou.

Por:
Alexandre Tenório. 
                             

Não Perca !

Próximo dia 18 de janeiro, às 17 horas, no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho o lançamento do livro.

O Livro.

        É com grata satisfação, que informo aos senhores leitores, a chegada em nossa cidade dos exemplares do livro “O DIA EM QUE BOM CONSELHO PAROU”. Posso afirma com certeza que ficou um trabalho muito bonito, e com boas histórias para serem lida, segue abaixo um pouquinho do livro, vamos dar para vocês degustarem o PREFÁCIO que foi escrito por Dr. Daniel Feliciano Brasileiro, que estava presente em Recife neste dia.

PREFÁCIO

O DIA EM QUE BOM CONSELHO PAROU é o título do mais novo livro escrito por Alexandre Tenório Vieira.

Ele retrata um momento importante na história de Bom Conselho: O CAMPEONATO DAS CIDADES. Essa era a denominação da disputa entre municípios do nosso Estado. Bom Conselho x Surubim no auditório da TV Jornal, na Rua do Lima – Recife. Estava presente, torcendo ardorosamente pela minha querida Papa-Caça.

Interessante é que a disputa já tinha começado há vários dias entre nós, que residíamos na Casa do Estudante de Pernambuco, pois, lá encontravam-se bomconselhenses e surubinenses. Ninguém queria perder. Os nervos estavam à “flor da pele”. Finalmente chegou o grande dia e lá estávamos nós torcendo desenfreadamente. A torcida de Bom Conselho de um lado e do outro a de Surubim. Foi uma disputa acirrada, porém, no final, A GRANDE VITÓRIA: Bom Conselho venceu Surubim!

Até hoje lembro-me, com saudade, da comemoração que começou em Recife e teve seu clímax em nossa terrinha.

Recordo de cada detalhe. Fiquei irritado com Abel, quando o mesmo perdeu a disputa de tênis de mesa, pois, fui convidado para ser o jogador, porém, não aceitei devido aos compromissos com a faculdade.

Alexandre discorre, da forma que o caracteriza como escritor, todos os momentos daquele célebre dia. Este livro, como os demais, é muito interessante. O autor permeia o assunto principal com outros, por demais interessantes e hilários que ocorreram com pessoas que, com certeza, fazem ou fizeram parte da história de Bom Conselho.

Também vivenciei a maioria das passagens narradas pelo autor. Sou admirador dos escritos do meu primo, amigo e irmão Alexandre, que praticamente o vi nascer. As gerações futuras irão conhecer a história de um povo e seus personagens e, o mais importante, é que jamais se perderão na marcha inexorável do tempo.

Agradeço o convite para prefaciar este livro.

Continue Alexandre, com esta sua importante colaboração para a cultura de Bom Conselho.

A você, leitor, a certeza de uma excelente leitura, que irá fazer bem à sua saúde.

Um grande abraço.

José Daniel Brasileiro Feliciano

Diversos fatores influenciam no aumento do material escolar


Carga tributária, aumento no preço do papel e alta do dólar são as principais causas do encarecimento do material escolar, neste ano.

Uma caneta, por exemplo, tem impostos de mais de 47 por cento, uma régua, quase 45 e o lápis, 35 por cento, como mostra um levantamento do Instituto Brasileiro de Tributação.

O dólar, que influi no preço dos produtos importados e na cotação do papel, teve alta de mais de 15 por cento em 2013.

As editoras informam que, além da alta de 12 por cento no papel, houve aumento de 6 vírgula 40 por cento nos salários dos funcionários, reajustes que são repassados para o livro didático.

Órgãos de Defesa do Consumidor recomendam pesquisas de preços antes de fechar a compra do material escolar.


Como há diversos fabricantes e concorrência entre as papelarias, é possível encontrar valores mais baixos e economizar.

Bloco de Notícias - Manhã 14.01.14

O Argonauta Notícias da Manhã.


- Um grupo de oito advogados de direitos humanos deve apresentar HOJE ao presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão um pedido de impeachment da governadora Roseana Sarney por causa dos crimes cometidos no Complexo Penitenciário Pedrinhas, em São Luís.

- Um grupo de homens incendiou três ônibus e depredou um terminal em Campinas, interior de São Paulo. A polícia acredita que o vandalismo tenha sido um protesto por causa da chacina registrada na noite de domingo. Foram 12 mortes em cinco bairros da periferia da cidade, todas com tiro na cabeça.

- O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, passou a noite na região de Itaóca, perto da divisa com o Paraná, onde um temporal matou 8 pessoas e deixou 12 desaparecidas. Cem casas foram destruídas e a cidade de 3 mil habitantes está sem abastecimento de água e sem telefone.

- Coroado na festa de gala da Fifa em Zurique, na Suíça, português Cristiano Ronaldo mal conseguia falar ao receber o prêmio de melhor jogador do Mundo. Depois de quatro anos vendo Messi ser coroado o melhor do mundo, o astro do Real Madrid superou o argentino e Franck Ribéry e venceu a Bola de Ouro da Fifa de 2013. Entre as mulheres, Marta estava na disputa, mas quem venceu foi a goleira alemã Nadine Angerer.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Governo de Pernambuco divulga calendário de cursos para servidores


O Governo do Estado divulgou o calendário de cursos disponíveis aos servidores e empregados públicos civis e militares de Pernambuco. São cursos nas mais diversas áreas do conhecimento, de fácil acesso aos interessados e gratuitos. Neste 1º semestre os cursos são oferecidos nas Escolas de Formação e Aperfeiçoamento como: Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (CEFOSPE); Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES); Escola Fazendária (ESAFAZ); e Escola Penitenciária de Pernambuco (EPPE).

Estão sendo disponibilizados os cursos de Administração Pública com Foco no Modelo Gerencial, Elaboração de projetos SICONV para Captação de Recursos Federais, Modelagem de Processos e Economia Aplicada ao Setor Público. Para participar, o funcionário da Perpart deve checar os pré-requisitos e o período para realização de inscrição nos sites das escolas.


Para maiores informações, acesse o site do programa www.educacaocorporativa.pe.gov.br ou entre em contato com a Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH) através do e-mail crh@perpart.pe.gov.br.
Para proceder a inscrição o interessado deve preencher ficha de inscrição, coletar a autorização da chefia imediata e encaminhar a solicitação à CRH para proceder as formalidades necessárias.

Bloco de Notícias - Tarde 13.01.14

O Argonauta Notícias da Tarde.


- O ministro da Educação, Aluizio Mercadante, disse que até o final de semana o governo anuncia decisão sobre a Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. Caso o MEC mantenha o descredenciamento da universidade, o governo deverá abrir um edital para que outras instituições se candidatem a receber os alunos. Mercadante disse que o governo também deve fazer um esforço para que os professores sejam transferidos.

- A rodovia Transamazônica permaneceu interditada durante a manhã no quilômetro 180. Moradores de Santo Antônio do Matupi, no Amazonas, protestaram contra a demora para a conclusão de uma investigação da polícia sobre o sumiço de três homens na reserva tenharim. Eles desapareceram em dezembro do ano passado. Os moradores também são contra a cobrança de pedágio. A Transamazônica é uma das maiores rodovias do país. Ela liga o Amazonas a Paraíba.

- A balança comercial brasileira iniciou o ano com déficit de 574 milhões de dólares, considerando-se as duas primeiras semanas de janeiro. Houve queda nas vendas externas de bens manufaturados puxada por etanol, tubos flexíveis de ferro ou aço e açúcar, entre outros itens.

- O Departamento de Homicídios de São Paulo investiga a morte de 12 pessoas nas últimas horas em Campinas, no interior do estado. Foi confirmada a morte de um PM e uma chacina com cinco mortos. Não se sabe se os crimes têm relação com as mortes de outras sete pessoas desde a noite de ontem. A polícia informou que metade das vítimas tinha passagem e que um deles era menor de idade.

- Pelé recebe o prêmio de honra na festa Bola de Ouro da Fifa e se emociona! Zlatan Ibrahimovic derruba Neymar e fica com o prêmio de gol mais bonito.

- O papa Francisco qualificou o aborto como uma evidência da "cultura do descarte". De acordo com o pontífice, essa cultura também promove o desperdício de alimentos, bem como de pessoas. Francisco afirmou que essa mentalidade representa uma "ameaça" à paz mundial.

- A primeira-dama francesa Valerie Trierweiler vai continuar no hospital por mais alguns dias. Os médicos querem que ela se recupere do choque provocado pela notícia publicada em uma reportagem de que o presidente François Hollande mantém um caso extraconjugal com uma atriz francesa. Pesquisas de opinião apontam que o escândalo pode prejudicar a popularidade de Hollande, que já é baixa.

Recadastramento - Convocação Estudantes Garanhuns e Palmeira dos Índios.



CONVOCAÇÃO PARA RECADASTRAMENTO

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM CONSELHO, através da Secretaria de Educação, CONVOCA, todos os ESTUDANTES que irão utilizar o TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO para Garanhuns e Palmeira dos Índios neste ano de 2014, para realizarem o recadastramento do transporte escolar, levando cópias de toda documentação pessoal, comprovante de residência e de matrícula atualizado, no horário das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 16:30, até o dia 30 de janeiro, na Secretaria de Educação deste município.

Governo de Pernambuco divulga calendário anual de pagamento dos servidores


O Governo de Pernambuco divulga mais uma vez o calendário anual de pagamento dos servidores do Estado. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Campos e pelo secretário de Administração, Décio Padilha, nesta segunda-feira (13/01), em solenidade realizada na Sede Provisória do Governo, no Centro de Convenções de Pernambuco. O pagamento está previsto para os últimos dias úteis de cada mês, e a folha anual está orçada em R$ 8,2 bilhões.

Os aposentados e pensionistas de todos os órgãos estaduais recebem no antepenúltimo dia útil de cada mês. Para os servidores ativos da Secretaria de Educação e do Conservatório Pernambucano de Música, os salários serão pagos no penúltimo dia. No último dia do mês será efetuado o pagamento dos servidores dos demais órgãos e entidades estatais.

Segue abaixo o calendário completo:




DICA DE LEITURA: “A EMPAREDADA DA RUA NOVA”

DICA DE LEITURA: “A EMPAREDADA DA RUA NOVA”
Por Fernando Chagas da Costa (*)


Na segunda-feira da semana passada, 06.01, começou na Rede Globo a minissérie “Amores Roubados”, que foi noticiada aqui no blog do Argonauta no domingo, 05, com o título “Minissérie global com sotaque pernambucano”.

No último parágrafo do texto há uma frase citada que foi dita por Germano Haiut : “Comemorei quando soube que A emparedada seria adaptada e achei muita boa a ideia de se passar no sertão, que traz um pouco do que havia no final do século 19” .
A “Emparedada”, citada no texto, refere-se a obra de Carneiro Vilela, A Emparedada da Rua Nova, que foi publicada, em partes,  através de um jornal recifense (Jornal Pequeno), durante três anos (1909 a 1912). Posteriormente seria transformada em livro.
Há muitos que acreditaram que a história relatava um caso real. 

Seria uma lenda urbana recifense?
Como a minissérie não segue à risca o texto de Carneiro Vilela, mas trata-se de uma adaptação baseada na mesma, resolvi adquiri-la (em uma versão digital) para conhecer a história original.
Para minha grata surpresa, no início da obra, há um texto introdutório com o título “Mistérios e costumes em um romance-folhetim: A emparedada da Rua Nova, de Carneiro Vilela”, assinado por Anco Márcio Tenório Vieira, professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco.
Faz muitos anos que não vejo Anco Márcio, que é irmão de um amigo de infância e que também tem uma coluna neste blog, Alexandre Tenório Vieira (saudades dos campeonatos de jogo de tampinhas de refrigerantes).

Para quem está vendo a produção global, a dica da semana é conhecer o texto que a deu origem pois, como diz o Anco Márcio em sua introdução, “O sopro de vitalidade que, ainda hoje, A emparedada da Rua Nova promove naqueles que leem as suas páginas – o que leva a ser reeditada e, a cada reedição, ter os seus volumes esgotados -, passa por ingredientes que a compõem: seja na sua forma, na sua estrutura narrativa e nos temas abordados; seja como fonte documental dos costumes e dos modos de ser daqueles que viviam no Brasil do Segundo Império, particularmente, no Recife”.

Boa leitura

(*) Fernando Chagas da Costa é funcionário do Banco do Brasil há mais de 30 anos e professor universitário da área de exatas na Faculdade de Alagoas/FAL, vinculada a Estácio de Sá.