Páginas

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Prazo de recadastramento do INSS encerra dia 30

Os aposentados e pensionistas do INSS que ainda não fizeram o recadastramento anual devem ficar atentos ao prazo. Como o expediente bancário ao público encerrará no dia 30, os segurados deverão comparecer às agências bancárias onde recebem o benefício até a terça-feira da próxima semana (dia 30) para realizar a prova de vida.  No último balanço divulgado pelo Ministério da Previdência Social (MPS) mais de 1 milhão de pessoas em todo o país  precisam se recadastrar. Em Pernambuco esse número totaliza 57.958 beneficiários. A partir de janeiro de 2015 será supenso o pagamento das aposentadorias e pensões dos segurados que deixaram de renovar a senha nos bancos.

Para fazer o recadastramento é preciso o segurado do INSS comparecer à agência bancária onde recebe o benefício e apresentar um documento com foto (carteira de identidade, carteira profissional, passaporte, carteira nacional de habilitação). De acordo com Milton Moreno, assessor de gabinete da Superintendência do INSS no Nordeste, os segurados devem levar também o cartão e número do benefício para facilitar o atendimento. Ele destaca que todo o processo de recadastramento só poderá ser feito nos bancos, porque a senha  do beneficiário terá que ser validada.


Quem tiver dificuldade de locomoção poderá ser representado por um procurador. Neste caso, se o segurado for analfabeto é necessária uma procuração pública com a firma reconhecida no cartório. O beneficiário que sabe ler e escrever poderá acessar o site da Previdência Social e imprimir um formulário e preencher os seus dados e os dados do procurador.  O próximo passo é se dirigir até uma agência da Previdência Social (APS) para fazer o batimento da assinatura do procurador, cujo nome será inserido no sistema e comunicado ao banco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário