sexta-feira, 23 de maio de 2014

Gripe precisa de muito mais cuidado do que o resfriado. Saiba por que.


É gripe ou resfriado?

Nesta época do ano de tempo seco e frio na maior parte do País, é comum o aparecimento das duas doenças, causadas por diferentes vírus.

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo realiza uma campanha de esclarecimento sobre a diferença entre uma e outra.

A gripe é uma doença infecciosa, causada pelo vírus influenza, que é mais agressivo ao organismo. O resfriado é um ataque do rhinovírus, que chega mais lentamente, em geral, com espirros e coriza, explica o infectologista Ralcion Teixeira, do Instituto Emílio Ribas.

O médico esclarece que a gripe já logo de cara derruba o paciente na cama e se não for tratada rápido pode virar pneumonia e até causar a morte. Os sintomas são tosse seca e febre acima de 38 graus.

Nesse caso, o melhor é correr para o médico, pois a recomendação é começar o combate nas primeiras 72 horas de início dos sintomas. O infectologista explica que a gripe é tão séria que existe a vacina, para prevenção, e um tratamento próprio para ela.

Quem fica resfriado pode se tratar em casa, com repouso, tomando bastante líquido, alimentação saudável, além de remédios antitérmicos e analgésicos, quando necessário.


Para evitar o surgimento dos dois tipos de doença, os cuidados são: lavar bem as mãos com água e sabão, uso de álcool gel para higienização, manter os ambientes ventilados e evitar o contato com pessoas gripadas ou resfriadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário