sábado, 28 de setembro de 2013

Associação Transportes Alternativos Emitem Nota de Esclarecimento.

Recebemos em nosso redação uma Nota de Esclarecimentos, enviada pela ASTA-PE, a qual publicamos na íntegra.

"Utilizando-nos do direito de resposta, a ASTA-BC (Associação dos Transportes Alternativos de Bom Conselho), vem através desta, defender-se de uma notícia caluniosa publicada no Blog de Cláudio André, O Poeta, na qual a integridade moral da ASTA-BC, foi denegrida no momento em que ele citou que nós da ASTA-BC, ameaçamos incendiar os veículos da empresa Astrotur. Esta notícia não tem nenhum fundo de verdade. Ainda segundo o blogueiro Cláudio André, informou a direção da ASTA-BC, que a informação veiculada em seu blog, foi passada a ele, por uma fonte segura ligada a Astrotur.

Em verdade, nós que fazemos a ASTA-BC, estamos sempre buscando melhorias para atender nosso usuários, sendo como exemplo, o curso de direção defensiva e condução de passageiros, realizado neste mês. Visando melhor qualidade e segurança aos usuários. Também, estamos trabalhando na renovação da nossa frota, onde já conseguimos excluir todos os veículos D-20.

Para finalizar, queremos deixar bem claro, que a ASTA-BC é uma associação séria, feita por pais de famílias e pessoas zelam pelo respeito profissional e pessoal. Jamais utilizaríamos de ameaças, arruaças e vandalismo. temos um princípio ético em nosso trabalho. Prezamos pela qualidade dos nossos serviços e o coleguismo entre usuários e associados."

Bom Conselho Realizou Audiência Pública do PPA 2014-2017 e Loa 2014.


A Prefeitura Municipal de Bom Conselho realizou na manhã de ontem (27), na cede da AABB-Bom Conselho, Audiência Pública do PPA - Plano Plurianual 2014-2017 e Loa 2014.

Estiveram presente ao evento secretários municipais, vereadores, servidores municipais, sociedade civil organizada e população em geral.
O evento é de suma importância para todo o município, pois foi debatido as propostas que deverão subsidiar a elaboração do PPA.

Foi notório e lamentável a pouca quantidade de pessoas presentes ao evento, para termos uma ideia, em nosso município temos uma população estimada pelo IBGE para 2013 de 47.273. Estiveram presentes em torno de 70 pessoas, equivalente a 0,15% da nossa população. Depois os críticos de plantão acharam fácil reclamar e emitir críticas, quando deveriam participar ativamente dos destinos do nosso município.





 

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Estudante de Bom Conselho Recebe Prêmio em Concurso de Redação do Detran-PE.

Kaliana Mendes da Silva, juntamente com o diretor
da EREM-Frei  Caetano, Marcos Alexandre.


Kaliana Mendes da Silva, aluna da EREM Frei Caetano de Messina, localizada na cidade de Bom Conselho, ficou em 2° lugar no concurso I Concurso de Redação do DETRAN-PE, estiveram participando do concurso, 230 alunos de todo o estado de Pernambuco.

O tema da redação foi “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito. Efeitos, responsabilidades e escolhas”. Foram premiadas as 10 melhores redações, a cerimônia de premiação ocorreu no dia 19 de setembro, durante a XIII Feira de Educação no Trânsito, no Sítio da Trindade.


A estudante já havia tirado em primeiro lugar no Concurso de Redação Prof. Fernando Benjoino, organizado pelo Rotary Club Bom Conselho. 


Alunos do Educandário em Aula de Campo.

 Os alunos do 2º ano do Educandário Menino Jesus de Praga, coordenados pela professora Érika Mirelly, da disciplina de Geografia, estiveram no dia 24 de setembro no Parque de Esporte e Lazer José Feliciano, para vivenciar a natureza e os cuidados que devemos ter. Neste projeto, desenvolveu-se atividades educacionais, esportivas e recreativas, além de um festivo piquenique.






Breve em Bom Conselho: BIO FITNESS.


Bom Conselho estará recebendo em breve, um novo conceito em Fitness.

Mas, o que é Fitness?

De origem inglesa a palavra "Fitness" significa aptidão física e/ou bom condicionamento, também conhecido como "malhado(a)" ou "em forma". A expressão também pode se apresentar com uma conotação de exercício físico ou nível de treinamento de acordo com a frase ou situação em inglês.

O Fitness tem como função básica traçar um padrão de treinamento para que um indivíduo possa chegar ao estado de bom condicionamento físico, através dos seguintes componentes: flexibilidade, força, eficiência cardiovascular, resistência aeróbica e resistência muscular localizada. E para treinar esses componentes o Fitness, entendido aqui como um conjunto de estudos específicos em torno da saúde, aplica determinados príncipios de treinamento embasados no balanceamento de uma boa composição corporal, ou seja, sem excessos na porcentagem de gordura e de um bom índice de massa magra.


Desta forma, o verdadeiro conceito Fitness incentiva a busca do equilíbrio entre dedicação e o prazer, nos apresentando, como consequência, o sentido de “bem estar” do SER como um todo, inclusive saúde mental e emocional, que nos ajuda a controlar os sentimento e ansiedades originadas da vida agitada da modernidade.

Programa AABB-Comunidade Encontra-se Inativo.


O programa AABB-Comunidade no município de Bom Conselho, que funciona em parceria com a Prefeitura Municipal de Bom Conselho, encontra-se inativo neste ano de 2013. Deixando de atender 100 crianças diariamente que recebiam reforço escolar, atividades esportivas, alimentação entre outras.

Esperamos que esse importante programa social volte a sua normalidade com a maior brevidade possível, nossos jovens e crianças merecem!

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Oficina de Libras com Nilton Câmara em Garanhuns.


Oficina com o renomado palestrante Nilton Câmara.

Não perca, faça já a sua reserva!
Vagas Limitadas.
Telefones para contato:
Albéria: (87) 9641-6517
Luzeane: (87) 9670-6875




Rotary Realizará 4º EducaRotary 2013.


Acontecerá na semana de 30 de setembro a 03 de outubro, a edição 2013 do EducaRotary, projeto educacional desenvolvido em parceria com o Educandário Menino Jesus de Praga e alguns professores de Bom Conselho e de Garanhuns. Nesta ação, alunos do ensino médio e outros participantes inscritos no ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio, dispõem de aulas de Português, com o professor Reginaldo Viana; Matemática, com Pedro Fernandes; Química e Física, com Alexandre Vieira; História, com Paula Cavalcante e Redação com Rita Tenório. Os professores, parceiros do Rotary Bom Conselho, trabalham voluntariamente para o desenvolvimento do projeto.

As aulas serão ministradas na quadra do Educandário Menino Jesus de Praga, com a seguinte programação:
Início: 19 horas - Término: 21 horas (máximo)
Horário:
Segunda-feira - 30/09: Redação e Português
Terça-feira - 01/10: Matemática
Quarta-feira - 02/10: Química e Física
Quinta-feira - 03/10: História e Arte (Professora Rute Benedite)

Sexta-feira - 04/10: Geografia (Professor Marcos Alexandre)

Para participar os interessados devem realizar sua inscrição na segunda-feira, 30/09, a partir das 18 horas, no Educandário Menino Jesus de Praga. Será solicitada uma taxa no valor de R$ 5,00; (para toda a semana) + 01 brinquedo infantil. Com o valor arrecadado, será adquirido fraldas geriátricas para serem doadas à Fundação Bom Conselho Kirchellen e os brinquedos para a comemoração do Dia das Crianças carentes do município. Maiores informações pelo telefone 3771.1520 ou no Educandário Menino Jesus de Praga.

Professores Fazem Passeata Pelas Ruas de Bom Conselho.


Os professores municipais do município de Bom Conselho, realizaram no dia de hoje uma passeata pelas ruas da cidade, contra a "Ação Direta de Inconstitucionalidade". Culminando o final do protesto na Casa Dantas Barreto, onde foi realizada a seção Ordinária da Câmara Municipal.

Para surpresa dos manifestantes, ao adentrarem no plenário da Câmara, o mesmo já estava lotado por servidores municipais que apoiam o executivo.

Ficou bem claro, após os advogados, Dr. Renato Curvelo e Dr. Víctor Pereira ao usarem a tribuna da Câmara, que a ADIN está sendo julgada pelo Tribunal de Justiça do Estado e os vereadores a partir de agora, não detém poderes para fazerem mais nada a respeito, somente aguardar o parecer do Tribunal.

Outro ponto bastante comentado na cidade, era que existia um projeto de Lei do Executivo pra acabar com a instabilidade. Quando na verdade foi uma "Ação Direta de Inconstitucionalidade", do executivo contra o Legislativo.

Estaremos assistindo ao vídeo da seção de hoje, podendo expor mais fatos relevantes da seção de hoje.






Presidente da Associação dos Guardas Municipais de Bom Conselho Emite Nota.

Caro Emmanuel, 

Como nos pronunciamos na Rádio Papacaça, a Diretoria da Associação dos Guardas Municipais de Bom Conselho, enquanto representatividade da classe, apoiou e se fez presente, bem como o fará em qualquer ação legal que trate dos direitos dos servidores municipais, quanto à nossa participação enquanto servidores da segurança, é nossa obrigação, quando convocados, nos apresentar para o serviço e garantir a segurança dos munícipes, a organização das vias e a guarda do patrimônio, isso é inquestionável. Quanto a participação dos membros em qualquer ato de manifestação pública, enquanto servidores nosso regime estatutário é civil, como cidadãos, somos livres em nossas escolhas, e responsáveis por elas, desde que estas não venham a infringir o direito de nossos pares, não obrigamos os associados a participar de nada que os mesmos não estejam de acordo, porém, a Diretoria da AGMBC-PE, se fez presente e assim o fará, quando interpretar conveniente na defesa dos direitos da categoria e dos demais serventuários públicos, bem como, estaremos sempre aptos ao diálogo com nossos gestores e representantes, na busca da garantia destes mesmos direitos, prescrevendo esta ação, como a mais digna e honrosa e nossa principal ferramenta na construção das propostas e projetos de interesse mútuo. agradeço e coloco-me a disposição para quaisquer esclarecimentos.

José Ilton Beserra
Presidente da AGMBC-PE 

COLUNA ENSAIO GERAL: BAR E RESTAURANTE DO GÉO

Crônicas de Bom Conselho

Por: Alexandre Tenório

Originalmente “CANTINHO DA AMIZADE” (assim era chamado o BAR E RESTAURANTE DO GÉO) era localizado logo acima da CONSTRULAR. GÉO vinha de uma tradição de pessoas do ramo de comida, pois sua mãe dona Carmem foi dona por muitos anos do CAFÉ SERTANEJO (restaurante e hotel) que ficava localizado na Rua Vidal de Negreiros.

Géo foi um dos melhores goleiros que nossa cidade já teve, ele era oriundo da cidade de Lajedo e chegou em nossa cidade em 1964. Porém o tempo fez ele passar a ser bom-conselhense de coração. Devido a sua boa estatura ele se destacava no gol, tanto que não só atuou aqui em Bom Conselho, como também no time da AGA em Garanhuns.
Sempre foi muito calmo, porém não se iluda com essa calma, pois é um homem que impõe respeito, sempre respeitou a todos da melhor maneira possível e exigi de todos o mesmo tratamento que ele dar. O único bar em que Melckzedek não bagunçava era no bar de Géo.
O CANTINHO DA AMIZADE dividiu a freguesia do Kennedy, que naquela época era quem dominava o setor de bar e restaurante em nossa cidade. O CANTINHO DA AMIZADE tinha como garçons duas pessoas que ficaram conhecidíssima em nossa cidade, era o eterno Totó e outro foi Zepelim.
No CANTINHO DA AMIZADE além de café, almoço e janta, existia os tira-gostos, tendo a CARNE DE SOL como o principal prato, esta carne de sol era produzida pelo próprio Géo, ele fazia ela de Boi e Porco, era uma delícia. A principal cozinheira era a conhecidíssima Maria Quatro Cabelo. Maria era braba que nem um siri numa lata, até com Géo ela pegava ar e todos que frequentavam o bar respeitavam Maria. Naquela época, Géo era novo e aguentava o batente, pois varias vezes o bar funcionou até amanhecer o dia.
Surgiu a oportunidade de Géo comprar uma casa, e ali colocar o seu estabelecimento, e assim Géo fez, comprou a casa dos Correias, e no 7 de setembro de 1988, Géo inaugurava a primeira Pizzaria de nossa cidade, lembro que foi um estouro, o movimento era dobrado, foi realmente um grande sucesso o BAR E PIZZARIA DO GÉO. Três garçons não davam conta do recado, o povo todo querendo comer a tão falada Pizza, foi realmente o maior sucesso no ramo gastronômico que nossa cidade já teve. Porém o tempo se encarrega de colocar as coisas nos lugares, e aos poucos a Pizzaria foi perdendo o encanto das pessoas, e o seu movimento passou a ser o movimento normal.
Géo resolve ampliar o seu hotel e com isto acabou com a pizzaria, deixando apenas o bar como se encontra hoje, aquele pequeno corredor de 2 metros, porém ainda é referência no requisito de comida, pois colocou um excelente Self-service e continua tocando o barco. O Bar de Géo é o reduto dos futebolista, ele como torcedor símbolo de Sport Clube Recife, tem no seu estabelecimento o termômetro do futebol local e nacional, as paredes do Bar se encontram todas tomadas de fotos do Sport, do seu filho Valença (jogador profissional) e de antigos times de nossa cidade que ele Géo foi goleiro. Um fato curioso no Bar de Géo é que ele tem um garçom que é SURDO E MUDO.  
Certa feita entra Dr. José Barbosa, já meio ramado pede uma cerveja, Géo prontamente diz que não despacha, pois o doutor já esta muito bêbado, então Zé Barbosa diz – adoeça com um nó nas tripas e vá para o hospital que eu lhe acerto – Géo com medo despachou.
Posso dizer sem medo de errar, que Geovane Siqueira é uma instituição em nossa cidade.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Senado Aprova Fim de Impostos para CDs e DVDs Nacionais.

PEC da Música é aprovada em segundo turno no Senado


O Senado aprovou, em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que concede isenção tributária para a produção de CDs e DVDs com obras de artistas brasileiros.
A votação ocorreu sob protestos dos senadores do Amazonas, que argumentam que a chamada PEC da Música prejudicará as empresas instaladas no estado e que usufruem das vantagens da Zona Franca de Manaus.
A bancada amazonense já tinha conseguido obstruir a votação da PEC quando o texto foi aprovado emprimeiro turno, no dia 11. Na ocasião, os parlamentares do estado conseguiram atrasar a sessão de modo que não houve quórum para que a matéria fosse aprovada também em segundo turno. Hoje, no entanto, eles não tiveram sucesso e a maioria dos senadores aprovou o texto por 61 votos a favor e 4 contrários.
Nos dois turnos de votação, as sessões do Senado contaram com a presença de diversos cantores e compositores que pediram a aprovação da PEC. Eles acreditam que a proposta vai contribuir para que os CDs e DVDs originais possam concorrer com os piratas, que são mais baratos. Como não houve alteração em relação ao texto da Câmara, a matéria segue para promulgação. Uma sessão solene foi convocada pelo presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) para marcar a promulgação da PEC.
Crédito Agência Brasil.

E-mail Seguro e Gratuito do Governo, Deverá Ficar Disponível em Dezembro.

Até o fim do ano, o governo deverá oferecer um serviço de e-mail gratuito criptografado para a população. O sistema, que será oferecido pelos Correios, está sendo desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
O presidente do Serpro, Marcos Mazoni, defende que o sistema do Serpro é mais seguro por usar infraestrutura própria esoftware livre, além de ser um e-mail criptografado. “A gente tem um domínio maior. No mundo da tecnologia, não podemos dizer que todas as portas estão fechadas, mas é [um sistema] auditável porque usa software livre”, disse Mazoni, que esteve na manhã de hoje (24) conversando com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, sobre o assunto.
Segundo ele, o Serpro vai fazer o trabalho técnico junto com os Correios. Caberá ao Ministério das Comunicações fazer uma articulação para potencializar uma infraestrutura capaz de atender à população do país.
e-mail será gratuito, e o projeto será custeado pelo governo, informou Mazoni. O sistema deverá ser nos mesmos moldes do serviço de e-mail Expresso Livre que já é oferecido pelo Serpro a seus clientes corporativos.
Crédito Agência Brasil.

Dr. Renato Curvelo Usará Tribuna da Câmara na Seção Ordinária de Amanhã (25).

O advogado, Dr. Renato Curvelo, estará presente amanhã (25), na Seção Ordinária da Câmara Municipal de Bom Conselho, onde usará a tribuna para falar a respeito da "Ação Direta de Inconstitucionalidade".  Está sendo esperado um grande público presente na Casa Dantas Barreto.

Rede Pitágoras Recebe Selo Prêmio Top Educação 2013.

Educandário Menino Jesus de Praga parceiro da Rede Pitágoras.


Com muito orgulho, a Rede Pitágoras anunciou recentemente a conquista do Prêmio Top Educação 2013 na categoria Sistema de Ensino para Rede Privada.

Todo esse reconhecimento como referência no mercado educacional é proveniente de uma história construída juntamente com nossos clientes. É assim que fortalecemos, aperfeiçoamos e reafirmamos nossos valores e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Por isso, disponibilizamos para uso de nossas escolas parceiras o selo do Prêmio Top Educação 2013, que deverá ser aplicado sempre acompanhado da marca da Rede Pitágoras.

Atenciosamente,


Carla Tavares

Gerente de Comunicação Marketing da Rede Pitágoras 

BR-232 Bloqueado por Manifestação do MST.

Manifestantes bloqueiam a BR-232. Foto: Daniel Leal/DP/D.A.Press

Protesto na BR-232, promovido por manifestantes ligados ao MST, bloquearam as duas vias da rodovia. Os manifestantes são do assentamento Engenho Pereira Grande e agricultores atingidos pelas obras da barragem do Engenho Pereira, em Moreno.

Foram utilizados pneus queimados, faixas e cartazes, onde denunciam que a obra está parada e exigem uma solução urgente. O local do protesto é nas imediações do Parque Aquático de Moreno, no Km 28,8, estão participando da manifestação cerca de 50 pessoas.

Os motoristas estavam impedidos de passar pelo trecho, causando congestionamento na área. A Polícia Rodoviária Federal enviou uma equipe ao local.
A pista foi liberada por volta da 11 horas.


Fonte G1.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Guarda Municipal Pronuncia-se Sobre Protesto.

Acabamos de receber e-mail do diretor da Guarda Municipal de Bom Conselho, o Sr. Felipe Ferraz, o qual reproduzimos abaixo:

“PEÇO O ESPAÇO PARA ESCLARECER ALGUNS ASSUNTOS REFERENTES A GUARDA MUNICIPAL DE BOM CONSELHO SOBRE A MANIFESTAÇÃO QUE IRA ACONTECER NESTA QUARTA-FEIRA, GOSTARIA DE ESCLARECER QUE A GUARDA MUNICIPAL VAI ESTA SIM NO PROTESTO, MAS PARA DAR SEGURANÇA A TODOS QUE PARTICIPAREM DESTE EVENTO, VAMOS DISPONIBILIZAR VIATURA E MOTOS PARA DAR APOIO E SE PRECISO INTERDITAR RUAS PARA QUE O EVENTO PASSE SEM CAUSA DANOS A NINGUÉM, MAS QUEM NÃO ESTIVER ESCALADO PARA TRABALHAR NO EVENTO, SI SINTA A VONTADE PARA FAZER OQUE QUISER, AFINAL VIVEMOS EM UMA DEMOCRACIA, ESTAREMOS A TOTAL DISPOSIÇÃO DE QUALQUER PESSOA QUE VENHA PRECISAR DA GUARDA MUNICIPAL , AGRADEÇO O ESPAÇO”.

FELIPE FERRAZ TENÓRIO

DIRETOR DA GMBC.

Sindicato Emite Convite Para Todos os Servidores Municipais Participarem de Protesto.

Acabamos de receber em nossa redação um e-mail do SINTEMUB, solicitando divulgação do mesmo em seu inteiro teor.




SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO
DO MUNICÍPIO DE BOM CONSELHO
Filiado à FESEMPE / CONFETAM / CUT
________________________________________________________________________________________
C O N V I T E



O SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BOM CONSELHO – SINTEMUB, CONVIDA A TODOS OS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS, EDUCAÇÃO, SAÚDE, AGENTE COMUNITÁRIO E DE EPIDEMIOLOGIA , GUARDAS MUNICIPAIS, AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS, MOTORISTAS E SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS, PARA JUNTOS, REALIZARMOS UMA CAMINHADA DE REPÚDIO A ATITUDE DO NOSSO PREFEITO , QUE  DESEJA A RETIRADA IMEDIATA DA ESTABILIDADE FINANCEIRA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS .

O ATO ACONTECERÁ NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, SAINDO DA FRENTE DA SEDE DO SINTEMUB E PERCORRENDO AS PRINCIPAIS RUAS DA NOSSA CIDADE, TENDO O SEU ENCERRAMENTO PREVISTO PARA A CÂMARA DE VEREADORES, ONDE UMA COMISSÃO SERÁ RECEBIDA PELOS VEREADORES.


SUA PRESENÇA SERÁ INDISPENSÁVEL.



SERVIDORES UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS....



Servidores Municipais Farão Protesto na Próxima Quarta-feira (25).

Servidores municipais de várias categorias estão programando uma grande manifestação na próxima quarta-feira (25), a partir das 08 horas em frente a prefeitura municipal de Bom conselho e Câmara Dantas Barreto.

O protesto é contra a “Ação Direta de Inconstitucionalidade”, movida pelo executivo através do prefeito Dannilo Cavalcante Vieira (Dannilo Godoy), contra a Câmara Municipal de Bom Conselho.

Em resposta ao ofício n. 237/2013, emitido pelo TJP, solicitando pronunciamento da Câmara Municipal, a mesma, através do seu presidente Genival Cavalcante Tavares, considerou inconstitucional o dispositivo da lei orgânica que concede vantagem financeira para os servidores municipais. Concordando plenamente com os termos da Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta.


A referida ADIN n° 308.56-0, caso seja favorável ao poder executivo, afetará todos os servidores municipais, segundo o Dr. Carlos, Advogado da Prefeitura Municipal, ao usar a tribuna da câmara na seção Ordinária do dia 11.09, representando o executivo municipal. Falou em referência a perda financeira dos servidores: “Muitos irão ter uma redução de valores em seus contra-cheques significativas”. Os servidores estão utilizando as redes sociais e o corpo a corpo, para convocar servidores municipais da saúde, educação, guarda municipal, auxiliares de serviços gerais e demais funcionários, para estarem presentes no protesto a ser realizado em repúdio a Ação impetrada.

DICA DE LEITURA: “RUÍNAS DO TEMPO”

Por Fernando Chagas da Costa (*)


A obra aqui registrada hoje é de leitura recentíssima. Acabei de lê-la ontem.
O autor, Jess Walter, que também é jornalista, é americano e já escreveu seis romances, sendo “Ruínas do Tempo” o mais recente, cuja crítica foi muito positiva, tornando-se best seller em pouco tempo.

A história, embora de ficção, introduz personagens da vida real, conhecidíssimo de todos, principalmente dos amantes de cinema, como Elizabeth Taylor e Richard Burton. Os demais personagens comuns são também fascinantes.

A construção da história é belíssima e narrada com cronologia não linear, alternando entre passado e presente, a cada capítulo.
A narrativa começa com a chegada, na década de 60, de uma artista de cinema a um minúsculo vilarejo da Itália, chamado de Porto Vergogna, com um diagnóstico trágico (e que posteriormente irá mudar, dando uma reviravolta na situação) para hospedar-se no único hotel dali, administrado por Pasquale Tursi, um jovem humilde e sonhador, que vive no mesmo com sua mãe e a tia e, esporadicamente, um hóspede americano, que aparece anualmente.
O pouco tempo da estadia de Dee Moray (a atriz americana) no vilarejo é suficiente para a construção de tudo que virá depois, desencadeando uma paixão eterna de Pasquale e construindo o vínculo com todos os demais personagens (entre eles, Richard Burton, com sua crônica bebedeira e brigas olímpicas com Elizabeth Taylor; Alvis Bender, o escritor americano hóspede do hotel e suas memórias da guerra; Michael Deane, um diretor de cinema que luta para não envelhecer; Pat Bender, filho de Debra Moore – que você saberá quem é ao longo da história, entre outros) que fazem parte do romance.  Angústias, vícios, sonhos e, principalmente, imperfeições de cada um estarão expostos ao longo da narrativa, escrita com grande beleza por Jess Walter.

O principal fio condutor da obra é o Amor, que foi capaz de ligar 50 anos de separação física.

Gostaria de citar vários trechos da história, mas a crônica ficaria muito extensa, pois reli muitas delas, por serem tão bonitas, críveis e bem escritas. Assim, selecionei apenas uma delas, registrada na página 304 (no Capítulo 18), onde o autor escreve: ”...nós sabemos o que existe lá fora. O que não está é o que realmente nos impulsiona. A tecnologia pode ter encolhido a jornada épica e a transformado em duas viagens de carro e alguns trechos de companhias aéreas regionais – mas as verdadeiras jornadas não são medidas em tempo ou distância, mas em esperança.”

Foi a eterna esperança que manteve viva Dee Moray para Pasquale Tursi e o levou cinco décadas depois a exteriorizar o que manteve guardado por toda uma vida.
Boa e fascinante Leitura.

 (*) Fernando Chagas da Costa é funcionário do Banco do Brasil há mais de 30 anos e professor universitário da área de exatas na Faculdade de Alagoas/FAL, vinculada a Estácio de Sá.