Páginas

sábado, 21 de setembro de 2013

Médicas Cubanas em Bom Conselho.


O Município de Bom Conselho é contemplada com o Programa Mais Médicos.




A Prefeitura de Bom Conselho, através da Secretaria de Saúde foi contemplada no programa do Governo Federal "Mais Médicos".

Neste final de semana, duas médicas cubanas chegam em nossa cidade para atender a Nossa Gente. As profissionais atenderão nos Postos de Saúde de Rainha Isabel e do Logradouro dos Leões. A população desses distritos já comemoram a realidade próxima de ter médicas à disposição durante a semana.

As cubanas iniciarão os atendimentos tão logo recebam o seu número de registro no CRM (Conselho Regional de Medicina). A previsão da Secretaria de Saúde Municipal é que nos próximos 15 dias o atendimento esteja acontecendo normalmente.

Ficamos felizes em disponibilizar atendimento médico durante toda a semana para a população de Rainha Isabel e do Logradouro. As médicas serão muito bem recepcionadas pela nossa equipe e pelo povo bomconselhense. A população dos distritos que receberão as cubanas já podem ter a certeza que terão médicas à disposição, algo que acontecerá, dessa maneira, pela primeira vez nesses locais. Declara o Prefeito Dannilo Godoy

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Raquel Lyra fala de políticas públicas para mulheres em Congresso de Vereadoras



Desafios da Mulher - Legislativo e Orçamento. Esse foi o tema abordado pela deputada estadual Raquel Lyra (PSB), na tarde desta quinta-feira (19), no 7° Congresso Estadual de Vereadoras, no município de Gravatá. Segundo a socialista, a situação da mulher no Brasil tem mudado muito nas últimas décadas, principalmente na educação, na inserção no mercado de trabalho e no aumento de mulher chefes de família.   

Para Raquel, as mudanças vieram a partir dos benefícios de programas sociais, pois o poder público passou a entender que a mulher é o núcleo da família. Programas como o Minha Casa, Minha Vida, o Bolsa Família, todos estão centrados na mulher. “Não adianta ter um discurso eloquente com a questão da mulher se isso não tiver evidenciado nos orçamentos públicos e transformado em ações e políticas públicas”, disse.
Mas apesar dos avanços, a parlamentar lamentou que as mulheres ganham menos pelo mesmo trabalho do homem, estão em maior proporção em trabalhos informais, são uma pequena minoria em postos de poder das instâncias da democracia representativa e são as principais responsáveis pelo trabalho doméstico, pelo cuidado dos filhos, de doentes e idosos.

Raquel ressaltou as vereadoras presentes, que é importante mapear as políticas públicas municipais que afetam as suas vidas, como: o tratamento da saúde da mulher, maternidade, mortalidade infantil, o índice de creche, a nutrição das crianças, nível de empregabilidade, qualificação profissional para apresentar e cobrar aos gestores de suas cidades.


Vereador Gilmar Rodrigues, visita Unidade Básica de Saúde da Cohab.

O vereador Gilmar Rodrigues, empossado na semana passada já iniciou sua cruzada em prol de melhoria da população bonconselhense, estivemos conversando o vereador e nos foi relatado a sua visita à Unidade de Saúde Cohab II, segundo ele, um dos mais modernos em estrutura e equipamentos em nosso município, infelizmente está sendo sub-utilizado. Após visita ao posto de saúde, procurou a secretária de saúde do município, a Sra. Elayne Cristine, onde esteve conversando sobre a situação de atendimento do posto, atualmente somente um médico presta atendimento às quintas-feiras no período da tarde. O setor odontológico não está em funcionamento por falta de dentistas. O nobre edil, recebeu da secretária a informação de que no momento não teria como resolver a situação.
Os moradores da Cohab, que tanto festejarem a conquista do Posto de Saúde, agora esperam que o mesmo funcione em sua totalidade, não vire um elefante branco. Em sua inauguração, foi informado a todos os presentes que o posto iria funcionar com médico, dentista, enfermeiro e demais profissionais. Veja aqui a reportagem e foto do Posto de Saúde.

Chacina na BR-423 entre Paranatama e Saloá deixa 3 mortos e 1 ferido.



Quatro pessoas voltavam de um júri no Estado da Bahia na noite desta quarta-feira (18), quando na BR-423 entre os municípios de Paranatama e Saloá na região Agreste de Pernambuco, trafegavam em uma Pajero de placa KIH-3833, a mesma foi seguida por duas picapes Strada nas cores branca e a outra vermelha. Os ocupantes dos veículos estavam armados e efetuaram vários disparos de arma de fogo atingindo os ocupantes da Pajero, que era conduzida por Márcio Miguel Gomes, 34 anos que foi lesionado na cabeça, costas e orelha, perdeu o controle do veículo capotou e morreu. Jorge Rogério de Melo Costa, 55 anos, foi alvejado com dois disparos na perna direita, socorrido para o Hospital Regional Dom Moura, medicado e liberado.

Outras duas pessoas que estavam no veículo conseguiram correr e se evadiram pelo mato, foram perseguidos pelos matadores e nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira foram encontrados mortos com vários disparos de arma de fogo. As vítimas Rogério Divaldo Pereira Costa, 35 anos e Geraldo de Melo Costa Junior, 32 anos estavam a cerca de 500 metros de onde o carro capotou na BR-423, no Sítio Angico município.
Segundo  informações as vítimas eram de Recife.


Fonte: Agreste Violento.

Funcionários do Santander e Caixa Econômica de Bom Conselho, Aderem a Greve Bancária.



Após assembléia realizado no último dia 12 na sede do Sindicato dos Bancários de Garanhuns, onde ficou deliberado que a partir de hoje 19, os bancos entrariam em greve por tempo indeterminado.

Em Bom Conselho, no primeiro dia somente as agências do Santander e Caixa Econômica Federal aderiram ao movimento.

As agências do Banco do Brasil e Bradesco estão atendendo normalmente aos clientes.

Utilidade Pública: Convites para Audiência Públicas Elaboração do PPA 2014/2017.

A Prefeitura Municipal de Bom Conselho estará realizando quatro Audiências Públicas nos distritos e uma na sede, para discussão do PPA- Plano Plurianual e 2014/2017 e o orçamento 2014.
é de fundamental importância a participação da sociedade civil organizada, este é o momento de discussão e como será utilizado o nosso orçamento anual.
Segue abaixo a programação:






quarta-feira, 18 de setembro de 2013

STF Aprova novo julgamento para 12 réus do mensalão.

 Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (18) que 12 réus condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão, terão direito à reabertura do julgamento. Eles tiveram pelo menos quatro votos a favor da absolvição durante o  julgamento.
A votação sobre a validade dos embargos infringentes estava empatada em 5 a 5 e foi definida com o voto do ministro Celso de Mello, favorável ao recurso. Os ministros decidem neste momento outras questões pendentes apresentadas pelos réus.
A decisão beneficia 12 dos 25 condenados, que tiveram pelo menos quatro votos pela absolvição: João Paulo Cunha, João Cláudio Genu e Breno Fischberg (no crime de lavagem de dinheiro); José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, Marcos Valério, Kátia Rabello, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz e José Salgado (no de formação de quadrilha); e Simone Vasconcelos (na revisão das penas de lavagem de dinheiro e evasão de divisas). No caso de Simone, a defesa pede que os embargos sejam válidos também para revisar o cálculo das penas, não só as condenações.
A partir de agora, de acordo com o Regimento Interno do STF, outro ministro será escolhido para relatar a nova fase do julgamento. Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski, relator e revisor da ação penal, respectivamente, não poderão relatar os recursos.
Os demais réus só poderão entrar com novo recurso caso seja aprovado, após a publicação do acórdão, o texto final do julgamento. A previsão é que o documento seja publicado em 60 dias. Com isso, o documento deverá sair no mês de novembro.
A partir daí, os advogados terão 15 dias para entrar com os embargos infringentes. Ainda existe a possibilidade de o prazo passar para 30 dias, conforme pedido das defesas. Neste caso, o plenário terá até a segunda quinzena de dezembro para analisar a questão. Após esse período, começa o recesso de fim de ano do STF, e as atividades serão retomadas em fevereiro de 2014.
Ao votar a favor da validade dos embargos infringentes e desempatar o placar, Celso de Mello argumentou que os julgamentos no Supremo devem ocorrer de forma imparcial, sem pressões externas, como da imprensa e da sociedade. Para o ministro, qualquer decisão tomada com base no clamor público é ilegal. 
Nas sessões anteriores, os ministros Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski votaram a favor da validade do recursos. Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Marco Aurélio foram contra.
A questão gerou impasse porque os embargos infringentes estão previstos no Artigo 333 do Regimento Interno do STF, porém, a Lei 8.038/1990, que trata do funcionamento de tribunais superiores, não faz menção ao uso do recurso na área penal.
Crédito Agência Brasil.

PSB decide entregar todos os cargos que ocupa no governo federal.


O Partido Socialista Brasileiro (PSB) decidiu hoje (18) entregar todos os cargos no governo da presidenta Dilma Rousseff. O anúncio foi feito depois de uma reunião da Executiva Nacional do partido, em Brasília. Com exceção do governador do Ceará, Cid Gomes, que se absteve, por não concordar com a opção da sigla, todos os membros da executiva presentes votaram pela saída do PSB do governo. Cid Gomes deixou a reunião sem falar com a imprensa.
O presidente do partido e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, evitou dizer que a decisão signifique um rompimento com a presidenta Dilma Rousseff, com quem ele vai se encontrar hoje no Palácio Planalto. Campos disse que vai comunicar a decisão do partido em “tom de muito respeito”. Segundo ele, o PSB tem pontos de divergência com o Planalto, que eram difíceis de ser explicitados, pelo fato de o partido servir ao governo. “Agora fica mais fácil fazer o debate sem nenhum tipo de constrangimento”, avaliou.
O líder do partido na Câmara, deputado Beto Albuquerque (RS), disse que a partir de agora a posição do PSB no Congresso será de independência. “Nós não estaremos na Esplanada dos Ministérios, nós não vamos governar juntos, não teremos cargos no governo, mas as pautas que mereçam mérito terão o nosso apoio, não tenham dúvida nenhuma. Não somos governistas, governistas são aqueles que estão agarrados não em princípios, mas em interesses e, às vezes, no governo a vida toda. Nós não somos governistas, somos independentes”, explicou ressaltando que “divórcio é divórcio, amigável ou não”.
Albuquerque cobrou que, nos seis estados governados pela legenda (ES, AP, PB, PI, PE, CE), o PT devolva os cargos que ocupa. “Quem pede aqui tem que ser coerente lá na ponta. Seria no mínimo altivo, de algumas lideranças, que nos cobraram nacionalmente, agirem da mesma forma como nós estamos agindo no plano nacional, entregando seus cargos aos nossos governadores”, disse.
Apesar da cobrança de Albuquerque, Eduardo Campos, disse que não cabe à Executiva interferir nessa questão. Cada estado vai agir como entender melhor. “É a opinião do líder Beto Albuquerque, mas nós não deliberamos sobre isso, pelo contrário, nós explicitamos que em cada estado a direção estadual vai decidir”. Para ele, os governadores do PSB, que desejarem continuar com integrantes do PT em suas equipes, terão liberdade para isso.
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, disse estar tranquilo com a decisão do partido. O objetivo, segundo ele, é que Dilma fique à vontade, com liberdade, para fazer as mudanças que julgar necessárias. “Espero poder conversar com ela (Dilma) para agradecer a oportunidade de servir ao Brasil como seu ministro da Integração Nacional”, disse Bezerra que aguarda uma reunião com a presidenta.
Além do Ministério da Integração Nacional, o PSB ocupa a Secretaria de Portos da Presidência da República, comandada pelo cearense Leônidas Cristino, que não participou da reunião, porque cumpre agenda no Panamá. No segundo escalão do governo a sigla tem as presidências da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), e da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), e três diretorias da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf).

Crédito Agência Brasil.

Romero Ferro Lançara CD e Show no dia 03 de Outubro.


No próximo dia 3 de outubro o promissor cantor e compositor pernambucano Romero Ferro lança o seu primeiro EP, intitulado Sangue e Som, com show no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Shopping Rio Mar. Nele estarão cinco músicas, sendo quatro composições próprias inéditas e uma regravação de uma música do mestre Cazuza, que comemoraria 55 anos de vida em 2013. Zé Cafofinho, as Fadas Magrinhas e Samuel Lira farão participação no show, que tem produção assinada pela Rabixco Comunicação e Produção Criativa. #Rabixco #SangueeSom #RomeroFerro

Confiram no Link do Site:
http://hallsocial.leiaja.com/post/2013/sangue-e-som

Seção Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores é Cancelada.


A Seção Ordinária que aconteceria na manhã de hoje (18) na Casa Dantas Barreto, foi cancelada pelo motivo abaixo descrito.
Havíamos recebido informações em nossa redação de que representantes dos servidores municipais iriam requerer o uso da tribuna da Câmara com a finalidade de expor suas opiniões em referência a "Ação Direta de Inconstitucionalidade com Pedido Liminar", movida pelo Executivo contra a Câmara, tendo como principal grupo afetado todos os servidores municipais do município.

A próxima reunião está marcada para o próximo dia 25 de setembro.




Bom Conselho, 17 de Setembro de 2013

AOS EXM°. SENHORES VEREADORES.

Assunto: Prorrogação na data da Sessão Ordinária.

Pelo presente, comunico à V.Exa., que a próxima sessão ordinária desta Câmara Municipal, realizar-se-á no dia vinte e cinco (25) do mês em curso, em virtude da Participação das Vereadoras Eliane Ramos Dias de Melo, Ivete da Silva e Maria Márcia Rodrigues de Almeida, Maria do Socorro Marinho Vitório Cavalcante e do Exm°. senhor Vereador Genival Cavalcante Tavares, no 7° Congresso Estadual de Vereadores, que tem como Tema: "Mulheres na Política", a ser realizado na cidade de Gravatá/PE, nos dias 18 e 19/09/2013, tendo como órgão realizador a União dos Vereadores de Pernambuco - UVP.

Sem mais para o momento, aproveito a oportunidade para reiterar protestos de elevado apreço e distinta consideração.

Atenciosamente

Genival Cavalcante Tavares
Presidente da Câmara Municipal de Bom Conselho

COLUNA ENSAIO GERAL: GERALDO GUILHERMINO

Crônicas de Bom ConselhoPor: Alexandre Tenório



       

Todos os bom-conselhenses das décadas de 70 e 80 ouviram falar de Geraldina. Geraldo como era seu nome de batismo, nasceu no distrito de Santa Terezinha (hoje a cidade de Terezinha). Desde cedo que ele tinha tendência para brincar de boneca, por mais que o pessoal insistisse com boi de barro, bola, carro, ele só tinha olhos para as bonecas. A família fez de tudo para mudar o hábito dele, mas não teve jeito. Depois de um certo tempo, o jeito foi aceitar ele como ele era. Geraldo era muito estudioso e inteligente, pegava as coisas com facilidade. A família se mudou para Bom Conselho para que ele terminasse os estudos. Geraldo começou a costurar e em pouco tempo passou a ser o melhor costureiro de roupa masculina de nossa cidade. Naquela época a moda era conjunto de calça e camisa do mesmo tecido. A camisa tinha 4 bolso na frente, a calça era boca de sino, e quem estivesse vestido desta forma estava elegantemente vestido, e para completar o figurino, usava um sapato cavalo de aço (este sapato era com o salto de 5cm bem grosso) e uma bolsa capanga pendurada no ombro.
Geraldo passou a ter seus trabalhos requisitado por pessoas de outras cidades, devido a perfeição de seus conjuntos.
Geraldo era de cor branca, cabelos começando a ralear e um pouco compridos, vestia calça bem justa, gostava de usar camisa de renda de manga comprida, e sempre usava um lenço ao redor do pescoço.
Geraldo foi a primeira pessoa assumidamente homossexual de nossa cidade, no início causou espanto, depois as pessoas se acostumaram com ele e realmente as pessoas passaram a não levar isto em consideração. Geraldo tinha uma personalidade forte, e embora fosse homossexual ele impunha respeito, e não viesse com brincadeira com ele que a pessoa ouvia poucas e boas.
Uma mesa de bar com Geraldo era uma beleza, pois o seu jeito afeminado e sua maneira de falar, era motivo de graça e alegria para todos. Tinha uma língua ferina, porém era respeitado por todos e Bom Conselho inteiro gostava dele.
Na casa dos meus pais, todo aniversário que existia, ele era o primeiro a ser convidado, mamãe gostava muito dele, e quando demorava a ter festa lá em casa, ao se encontrar com mamãe perguntava – Miriam você já olhou direitinho as certidões de nascimento dos meninos, pois já faz muito tempo que não se comemora um aniversário.
Geraldo devido o seu trabalho não tinha concluído o segundo grau, então certo dia resolve fazer o curso MADUREZA, que era ministrado no Colégio Souto Filho. O MADUREZA era um curso para pessoas mais velhas que não tiveram tempo de terminar o segundo grau, ele era administrado a noite, e era muito frequentado, varias pessoas se formaram depois de terminar o MADUREZA.
Geraldo termina o MADUREZA e resolve fazer o vestibular para professor na faculdade de Arcoverde, para supressa de todos, Geraldo é aprovado no vestibular. Depois de concluir a faculdade ele vai ser professor nos colégios CERU e São Geraldo.
Segundo sua irmã dona Eli (a quem eu tenho uma grande consideração) Geraldo tinha um sonho de ser PROMOTOR PÚBLICO e para isto era necessário ter o curso de DIREITO, então ele resolve fazer o vestibular na faculdade de Caruaru e surpreendentemente passa em Direito.
Geraldo tinha uma enorme facilidade de expressão, e isto é um requisito fundamental para o exercício da advocacia.
Geraldo foi auxiliar Dr. José Maria Pereira de Melo, que naquela época era o melhor advogado de nossa cidade. Eles formavam uma dupla diferente, pois todos nós sabemos da virilidade de Dr. José Maria, como sabíamos da feminilidade de Geraldo.
Geraldo tinha um corcel cor Laranja, e não era um grande motorista, tinha a mania de colocar a cabeça do lado de fora do carro para ver melhor quem vinha de sentido contrário.
Num dia de domingo surge a notícia, que Geraldo tinha sido encontrado morto a margem da Pe-218 dentro do seu carro, ele tinha um afundamento no crânio. Logo de imediato surgiu a conversa que ele tinha sido assassinado, versão que logo foi desfeita pela polícia, o que tinha realmente acontecido foi que ele indo em direção a Garanhuns a uma certa hora da noite, coloca a sua cabeça para fora do carro para melhor enxergar, nisto vem uma carreta em alta velocidade e um daqueles ganchos que fica na carroceria pegou na sua cabeça, fazendo com que o seu carro batesse numa barreira e ali ficasse parado até a manhã do domingo.
Bom Conselho inteiro lamentou a morte precoce aos 42 anos de Geraldo, e com o desaparecimento de Geraldo nossa cidade perdeu o seu melhor alfaiate e um pouco da sua alegria
A sua genitora ainda se encontra viva, morando na Rua Barão do Rio Branco, ela nunca se recuperou da perda de Geraldo, pois ele era um excelente filho.
Vai aqui a minha homenagem a este que durante sua existência aqui na nossa cidade só levou alegria para as pessoas, e sua ausência fez muita falta a todos.


terça-feira, 17 de setembro de 2013

ESCRITÓRIO RENATO CURVELO ADVOCACIA ABSOLVE EX-PREFEITO DE BREJÃO E COMISSÃO DE LICITAÇÃO


Em decisão do processo 0001145-12.2012.4.05.8305, a Juíza Federal Dra. Polyana Falcão Brito acolheu a tese da Defesa invocada pelo Escritório Jurídico RENATO CURVELO ADVOCACIA de "inexistência de ato improbo" e ABSOLVEU o ex-prefeito de Brejão Joseraldo Rodrigues Bezerra e toda a Comissão Permanente de Licitação (CPL). Mais uma vez a banca jurídica bomconselhense destacou-se no êxito em ações dessa natureza sob o comando do Advogado Especialista em Direito Municipal Dr. Renato Curvelo

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho Promove Reencontro com os Eternos Alunos.

REENCONTRO COM OS ETERNOS ALUNOS - Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho.

www.oargonautabc.blogspot.com


PROGRAMAÇÃO:

DIA 08/11/2013 --> ABERTURA DO REENCONTRO COM TORNEIO ESPORTIVO, ÀS 19h00min; 
DIA 09/11/2013 --> TORNEIO ESPORTIVO
DIA 10/11/2013 --> CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA, ÀS 9h, NA CAPELA DO CNSBC; 
> CAMINHADA ATÉ A AABB, ÀS 10h30min;
> RADIOLA DE FICHA, DAS 11h ÀS 17h;
> FEIJOADA, ÀS 12h30min.


VALORES: 

--> CAMISA = .............................. R$ 28,00;
--> FEIJOADA = ........................... R$ 25,00;
--> CAMISA + FEIJOADA = ....... R$ 45,00;



OBSERVAÇÕES: 

- AS CAMISAS SERÃO DESTINADAS PARA OS ETERNOS ALUNOS QUE DEVERÃO PROCURAR O SETOR DE FARDAMENTO DO COLÉGIO ATÉ DIA 21 DE OUTUBRO/2013;

- OS INTERESSADOS PELO TORNEIO ESPORTIVO DEVERÃO PROCURAR OS PROFESSORES PEDRO TORRES E FÉLIX SÁ (RESPONSÁVEIS PELO SETOR ESPORTIVO), PARA EFETUAREM SUAS INSCRIÇÕES).

- AS SENHAS PARA FEIJOADA ESTARÃO À VENDA NO CNSBC OU COM OS PROFESSORES, ATÉ O DIA 04 DE NOVEMBRO/2013.

Divulgação e Pedido de Doação Dia das Crianças - BRF e Parceiros Locais

http://santosturismo.files.wordpress.com/2012/09/dia-das-crianc3a7as.png

“Faça a sua parte para tornar mais belo este dia. Um pequenino gesto pode contribuir muito para que uma criança seja mais feliz, uma simples ação pode fazer renascer o brilho que ela possui. Então, doe um brinquedo!”


Com o objetivo de contribuir para que as crianças da Creche Santa Terezinha e da Associação Raio de Luz comemorem o dia 12 de outubro com mais alegria, o Comitê de Investimento Social da Unidade BRF de Bom Conselho solicita a sua colaboração com a doação de brinquedos que possam ser distribuídos nas organizações. A proposta desta ação é assegurar às crianças o direito ao lazer por meio do exercício do brincar, fundamental à infância. As doações serão entregues nos dias 6 e 12 de outubro pelos funcionários participantes do Programa Voluntários BRF, uma iniciativa da BRF e Empresas Parceiras do nosso município que promove a participação voluntária dos funcionários e parceiros no desenvolvimento dos municípios dos quais a companhia faz parte.*


1 – OBJETIVO GERAL
# Possibilitar que as crianças comemorem o seu dia com mais alegria.

2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
# Coletar brinquedos para serem distribuídos nas instituições a serem beneficiadas. 
# Assegurar às crianças o direito ao lazer proporcionado pelo brinquedo recebido. 
# Contar com a participação de voluntários, parceiros e sociedade civil em geral na ação.
# Contribuir com o desenvolvimento local de Bom Conselho.
3 - PONTOS DE COLETA
# Sala Controladoria BRF
# RH BRF

4 - DATAS DO EVENTO
6 de outubro de 2013 – Creche Santa Terezinha – 70 crianças.
12 de outubro de 2013 – Associação Raio de Luz – 70 crianças.
5 – LOCAIS DO EVENTO: Nas dependências das Instituições.
6 - ATIVIDADES
# Boas vindas e apresentação da ação para as crianças
# Realização de brincadeiras
# Lanche: cachorro-quente, pipoca, suco e refrigerante
# Cinema: Filme “Smurfs
#Entrega de lembrancinhas (presentes doados e saquinhos com guloseimas) para as crianças.
COORDENAÇÃO
Kátia Ramos (87 9922 4935)
Marconi Melo (81 9642 0444)

VOLUNTÁRIOS
Inscreva-se e participe, sua ajuda é muito importante para abrilhantar esse evento!


Também convidamos a todos a visitarem as instituições e doarem materiais necessários para suas atividades:
·         Material de Higiene
·         Alimentos não perecível
·         Roupas e Calçados (novos ou usados)
·         Livros (novos ou usados)
·         Brinquedos (novos ou usados)


Empresas que contribuíram até o momento para realização desses eventos:
·       Refrigeração São Luis
·       M C Cavalcante Matos
·       Alami
·       Auto Posto Frei Caetano
·       Braz Mont
·       Pressão Total Utilidades
·       Armarinho Infantil
·       Encantos


COMITÊ DE INVESTIMENTO SOCIAL BOM CONSELHO

*O Programa Voluntários BRF não tem vínculos político-partidários.



cid:image002.jpg@01CDFE2F.047D9730
    
   Kátia Oliveira Ramos de Souza
    Administração e Controle/SSMA/Investimento Social

   Rod. PE-218, Km 46, s/nº - Bom Conselho - PE

Presidente da Câmara Emite Parecer favorável a Ação Direta de Inconstitucionalidade.


Em resposta ao ofício nº 237/2013, Exp. 2013.0134.5809.3ª CC, emitido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, direcionado ao Exmo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Bom Conselho/PE. 

"Senho Presidente,
     Com a finalidade de instruir o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade, distribuída  sob o n. 308.056-0, ajuizada pelo Exmo. Prefeito do Município de Bom Conselho/PE, solicito a V. Exa. se pronuncie no prazo de 05 (cinco) dias, em cumprimento ao artigo 10, da Lei n. 9.868/199, sobre a lei municipal umpuggnada, conforme cópia da petição inicial anexa.
     
Atenciosamente.

Des. Fausto Campos
Relator."

O presidente da Câmara, Geninho Tavares, após consultar o setor jurídico em resposta emitiu o seguinte parecer favorável a ADIN Nº 0006836-87.2003.8.17.0000 (208056-0). Segue abaixo alguns trechos importantes do parecer ora emitido:

" Na verdade, considerou a Suprema Corte que em qualquer matéria afeta ao regime jurídico dos servidores públicos, em especial com relação à estabilidade financeira, a iniciativa de lei é atribuição exclusiva do Chefe do Poder executivo, a ocorrer no âmbito do Poder Legislativo, este poderá culminar com a edição de lei que permite à estabilidade dos servidores públicos, nos casos nela previstos.
     Sendo assim, como na espécie a iniciativa para legislar a respeito da estabilidade dos servidores partiu do próprio Poder Legislativo, entende essa Câmara Municipal que, no caso em tela, realmente houve claro vício formal de inconstitucionalidade.
     Em outras letras, toda e qualquer concessão de aumento ou vantagens pecuniárias aos servidores públicos que implique, necessariamente, acréscimo de despesas, é de iniciativa exclusiva do Chefe do Poder Executivo Municipal.
     Portanto, esta Câmara Municipal também considera inconstitucional o dispositivo da lei orgânica que concede vantagem financeira para os servidores municipais, mormente por ser medida premente ao resguardo da municipalidade, uma vez que a norma está causando danos ao erário municipal, com conseguente desequilíbrio das contas públicas do Município de Bom Conselho, razão pela qual se impõe o julgamento de procedência da ação direta de inconstitucionalidade em tela.
     Ademais, concordo plenamente com os termos da ação direta de inconstitucionalidade proposta proposta, requer-se a concessão da medida liminar requisitada na peça vestibular ADIN nos termos propostos.

Atenciosamente,
Pede deferimento do pleito liminar.
Bom Conselho/PE, 26 de agosto de 2013.


Genival Cavalcante Tenório
Presidente da Câmara Municipal de Bom Conselho


domingo, 15 de setembro de 2013

Venha Provar da Verdadeira Costela Gaúcha na Churrascaria Tempero Gaúcho.


Os gaúchos são conhecidos pelo tradicional churrasco, que já se tornou um prato típico da região. Muitas pessoas assam as carnes em churrasqueiras portáteis, elétricas, improvisadas, mas a original costela gaúcha deve ser assada na brasa, assim como os vaqueiros que habitavam os pampas faziam antigamente.

Para fazer uma deliciosa costela gaúcha, existem alguns segredos durante a preparação que fazem toda a diferença no resultado final.
Já para provar essa deliciosa costela só existe um segredo e vamos revelar agora!

Vá a Churrascaria Tempero Gaúcho, localizada as margens da PE-218, em Bom Conselho e venha provar da verdadeira Costela Gaúcha, seu paladar vai agradecer.


Bom Apetite para todos!

COLUNA DICA DE LEITURA: “O SANTO E A PORCA”

DICA DE LEITURA: “O SANTO E A PORCAPor Fernando Chagas da Costa (*)


Já se vão mais de cinco décadas que Ariano Suassuna escreveu a peça teatral “O Santo e a Porca”, montada em três atos, que tem como tema central a avareza explícita de Euricão Árabe (também conhecido por Euricão Engole-Cobra), devoto de Santo Antônio (que ora agradece, ora critica o santo) e       que tem em sua casa uma porca (o nosso conhecido cofrinho) recheada de dinheiro que ele guardou e da qual ele tem como o principal bem de sua vida.

Os outros personagens que compõem a peça são Caroba (empregada da casa e que em suas astúcias lembra-nos, de imediato, de João Grilo, outra inesquecível criação de Ariano, em “O Auto da Compadecida”), Margarida (filha de Euricão), Dodó (filho do rico fazendeiro Eudoro, mas que se disfarça como um coitado empregado de Euricão, para namorar às encondidas com Margarida), Benona, irmã de Euricão e antiga paixão de Eudoro, Pinhão, noivo de Caroba e empregado do fazendeiro Eudoro.

A história começa quando Pinhão traz um recado, através de carta, de Eudoro a Euricão, dizendo-lhe que o rico fazendeiro faria uma visita para pedir-lhe seu bem mais precioso. Imediatamente, o avarento Euricão associa logo a empréstimo/dinheiro e pensa que Eudoro viria em busca da porca.

Caroba, dotada de uma esperteza fantástica, percebe que a visita tem como intenção, na verdade, é para pedir Margarida em casamento (pois o fazendeiro apaixonou-se pela moça, durante uns dias que ela passou em sua casa). Articula, então, um plano mirabolante que envolve todos os personagens, tendo como propósito juntar novamente Benona e Eudoro, casar Margarida com Dodó (romance que nenhum dos pais têm conhecimento) e que ela e Pinhão também saiam ganhando bem da situação. E assim o coloca em ação.

Ao final, após tanta confusão para concretizar o plano, correndo riscos de fracassar, Caroba vê que seus propósitos obtiveram êxito. Euricão,  ao contrário, finda com uma grande decepção.

Ariano registrou que a peça é uma “imitação nordestina” da peça cômica Aulularia, que também é conhecida como a Comédia da Panela (ou da Marmita, como alguns traduzem), do escritor romano Plauto, na qual um homem avarento guarda uma panela (marmita) cheia de ouro.

Boa e hilariante Leitura.


 (*) Fernando Chagas da Costa é funcionário do Banco do Brasil há mais de 30 anos e professor universitário da área de exatas na Faculdade de Alagoas/FAL, vinculada a Estácio de Sá.