sábado, 11 de maio de 2013

Açude da Nação mesmo em obra já armazena água.

Açude da Nação, em Bom Conselho, mesmo estando sendo reconstruído já armazena água.

O açude da Nação, localizado em Bom Conselho(PE), está atualmente em obra para ampliação e reconstrução do seu paredão. O que mais impressiona é que na semana passada, no dia 03.05, o governador do estado, Eduardo Campos, esteve visitando as obras do açude, já tinha começado a chover em nosso município e o açude ainda encontrava-se com pouca água armazenada. Foi construído um paradão provisório para reter à água durante a reforma do açude. No dia de hoje (11.05), foi verificar como estava o andamento das obras no açude, para minha surpresa já há bastante água armazenada.

Construção base paredão

Sangradouro provisório

Paredão provissório

Policiais Militares Acusados da Morte de PC Farias São Absolvidos.


Júri absolve PMs acusados de envolvimento na morte de PC Farias e Susana Marcolino.



Foram absolvidos na noite de ontem (10) os quatro policiais acusados de duplo homicídio triplamente qualificados por não terem impedido as mortes de PC Farias e Suzana Marcolino. Na noite do crime em junho de 1996, os acusados Adeildo Costa dos Santos, Reinaldo Correia de Lima Filho, Josemar Faustino dos Santos e José Geraldo da Silva, eram seguranças de Paulo César Farias e encontravam-se na sua casa de veraneio na praia de Guaxuma no litoral alagoano. Onde foram encontrados mortos PC Farias e Susana.

Os jurados descartaram, no entanto, a tese da defesa de que Suzana teria matado PC e suicidado em seguida. Segundo avaliação do júri, os dois foram assassinados. A sentença foi lida pelo juiz Maurício Breda, da 8ª Vara Criminal de Maceió por volta das 21h30, após cinco dias de julgamento.

PC Farias e Susana.
Tesoureiro da campanha do ex-presidente Fernando Collor de Mello, PC Farias era apontado como uma das pessoas mais próximas do então presidente. Ele foi denunciado por sonegação fiscal, falsidade ideológica e enriquecimento ilícito. No dia 23 de de junho ambos foram mortos a tiros em um crime que permanece não esclarecido.
Logo após a leitura da sentença, os acusados ficaram emocionados e comemoraram junto dos seus familiares. "Eles foram absolvidos por clemência", afirmou o juiz.

Fonte: G1



Seca - Chuva muda paisagem em Bom Conselho.

Chuva já muda à paisagem no município de Bom Conselho.


Chuva que começou a cair na sexta-feira 19.04.2013, em menos de 30 dias já mudou à paisagem em nosso município. Há trinta dias atrás, nesta mesma paisagem, somente víamos terra seca, sem vegetação, agora o verde já toma conta.
A chuva trouxe consigo esperança ao povo sofrido e castigado pela seca, as terras em nosso município já estão sendo aradas e preparadas para o plantio. Estivemos conversando com alguns produtores rurais, e todos eles falam a mesma coisa, dizem "Graças a Deus que começou a chover, Ele sabe o tempo de tudo." 
Podemos concluir que nosso povo apesar de todos os problemas é um povo que acredita em Deus e na sua infinita bondade.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Descoberto o Lobisomem de Bom Conselho.

Foto Fictícia.

Após incessante investigação, foi descoberto o caso do lobisomem de Bom Conselho. Um homem, (em virtude da situação constrangedora, não divulgaremos seu nome). Tomou umas e outras e ao passar em frente ao cemitério resolveu entrar, estava tão bêbado que adormeceu em cima de uma catatumba, por volta das 02:00 horas da madrugada, após passar um pouco o efeito da bebida acordou, quando viu aonde estava, ficou apavorado e começou a correr dentro do cemitério e a balançar o portão principal aos gritos. Alguns moradores ao escutarem o barulho ficaram assustados. Ao amanhecer começou a circular pela cidade a estória do lobisomem de Bom Conselho.
Algumas pessoas ainda insistem em dizer que o “Lobisomem Poeta” existe e ainda está a recitar poemas para a sua amada a “Lua”.

Gripe: Vacinação deve continuar em municípios que não cumpriram a meta.


Gripe: governo recomenda continuidade de vacinação a municípios que não atingiram meta.



A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina hoje (10), e o Ministério da Saúde recomenda que os municípios que não atingiram a meta de imunizar 80% do público-alvo continuem com a vacinação. No balanço geral dos estados, apenas Alagoas, Goiás, o Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul cumpriram a meta de imunizar gestantes, pessoas a partir dos 60 anos, mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade.

Em nosso município, Bom Conselho(PE), entramos em contato com o diretor do hospital municipal, o Sr. Aleixo, o qual nos informou que está realizando o levantamento da quantidade de pessoas vacinadas contra a gripe. Quando tivermos estes números estaremos divulgando.

Até a manhã de hoje, 2,6 milhões de pessoas do grupo prioritário ainda não tinham procurado os postos de saúde em todo o país. A vacinação contra a gripe começou no dia 15 de abril e foi prorrogada até hoje. Balanço do Ministério da Saúde mostra que, até as 9h, 28,7 milhões de integrantes do grupo prioritário tinham sido vacinados, o que representa 91,6% da meta do público-alvo de 31,3 milhões de pessoas.

Os estados que atingiram menor cobertura são Roraima (52,23%), Mato Grosso (63,1%), Tocantins (67,52%), Bahia (67,64%), e Roraima (67,87). Estão excluídas desse balanço, as doses aplicadas em doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade.

A vacina aplicada na campanha deste ano protege contra os seguintes subtipos de influenza: A (H1N1) ou gripe suína, que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, A (H3N2) e B.

Crédito à Agência Brasil

Vergonha Nacional ! Clubes brasileiros poderão ter suas dívidas perdoadas.

Vergonha Nacional ! Governo prepara pacote de anistia para clubes de futebol.


Enquanto os produtores rurais do nordeste enfrentam a pior estiagem dos últimos 50 anos, não dispondo de dinheiro para pagar suas dívidas rurais junto as instituições financeiras. Os principais clubes do futebol brasileiro, dispondo atualmente de patrocínios milionários, estão para serem anistiados das suas dívidas junto ao governo federal.


Ranking do calote em R$ milhões (*)

1) Flamengo – 741,7 
2) Botafogo – 614,5
3) Fluminense – 434,9
4) Atlético/MG – 414,5
5) Vasco – 410
6) Palmeiras – 287,2
7)  Internacional – 214
8)  São Paulo – 199,7
9)  Santos – 194,4
10)  Grêmio – 187,2
11) Corinthians – 177,1
12) Cruzeiro – 143
13) Portuguesa – 135,4
14) Coritiba – 122,8
15) Goiás – 80,4
16) Náutico – 66,2
17) Bahia – 61,2
18) Figueirense – 46,1
19) Vitória – 15,6
20) Atlético/PR – -82,4
* Fonte: Amir Somogg



Audiência Pública no distrito de Rainha Isabel município de Bom Conselho.


Audiência Pública realizada no distrito de Rainha Isabel município de Bom Conselho, realizada em 09.05.2013. 



A Prefeitura Municipal de Bom Conselho juntamente com a Secretaria de Transportes de Pernambuco, realizou uma audiência pública no distrito de Rainha Isabel, município de Bom Conselho. O encontro teve como principal tema a doação e desapropriação de 10 (dez)  metros das margens direita e esquerda das terras para execução da obra de implantação e pavimentação da estrada vicinal VPE-240, que liga a PE-218 no município de Bom Conselho ao distrito de Rainha Isabel.

Autoridades Presentes.

Vereadores: Neto, Geninho, Leia e Deda
Municipais: Prefeito Danilo Godoy; Vice-prefeita Josefa Ferreira; Vereadores: Presidente da Câmara Geninho Tavares, Chico Bento, Leia Ramos, Neto Ferreira, Deda e Márcia do Angico. Secretários municipais.
Pároco da Rainha Isabel: Padre Nivaldo


Estaduais:
Representantes e técnicos do governo do estado de Pernambuco:
Irineu Messias, Wanderley Pinto, Rosano Carvalho, Suetonio Gonçalves e Márcia Zoraid; Deputado Estadual Marco Antonio Dourado.

Obra.

Implantação, pavimentação, drenagem e colocação de sinalização vertical e horizontal de 11 quilômetros da rodovia VPE-240, no valor de R$ 6.636.277,04, a pista terá 30 metros de largura, incluindo acostamento e área de escape. A empresa responsável será a Solo Construções.

 Discursos.


O prefeito Danilo Godoy, deu início a audiência pública, relatando a sua preocupação com o distrito de Rainha Isabel, onde um dos seus primeiros atos quando tomou posse, foi visitar o secretário de transportes Isaltino Nascimento e o governador Eduardo Campos, tendo em vista tornar real o sonho da pavimentação da estrada VPE-240, falou “Esta obra é de extrema importância não só para o distrito da Rainha, mais para todo o município, sendo necessário a participação de cada um dos moradores para enfim tornar real esta tão sonhada estrada. Seria um legado deixado por cada um para as gerações futuras.” “A licitação está pronta a empresa Solo está contratada e seu representante está presente aqui.” “O governador Eduardo Campos, o governador com o maior índice de aprovação do país, disse aqui, na Rainha Isabel na última quinta-feira que iria inaugurar a estrada em 2014.” “Irei fazer todos os esforços possíveis e não vou abrir mão para que está obra seja realizada.” “Este é o primeiro passo para tornar a Rainha uma cidade e se Deus permitir, com a ajuda de Nossa Senhora Aparecida, conseguiremos também esse feito.”, estas foram algumas das palavras do prefeito.



Padre Nivaldo, iniciou agradecendo a presença de todos, e citou que quando sonhamos juntos podemos tornar esse sonho realidade, a Rainha será ligada ao resto do mundo com essa obra. Não podemos pensar somente em si, más no coletivo, devemos preparar o futuro fazendo o presente. Implorava de joelhos aos proprietários das margens, para cooperarem com a obra, pois, quem pensa pequeno somente pensa no seu umbigo, quando morremos somos todos iguais. A estrada não é do padre ou do prefeito, é de todos, inclusive das gerações futuras. Foram visitados todos os proprietários que possuem terras às margens da estrada. O pároco, neste momento leu o nome de cada um dos proprietários, solicitando a confirmação da presença dos mesmos, ou representantes. Foram chamados em torno de 23 proprietários, destes somente 05 não estavam presentes ou representados. Ainda com a palavra falou: Um dos primeiros a ser visitado foi Rubens Ribeiro, o primeiro terreno localizado na saída da Rainha, onde prontamente disponibilizou as suas terras para a obra. Os pequenos proprietários foram os primeiros a cederem. Falta somente consultar a família dos Gonçalvinhos e o Sr. Antônio Guedes. Até o momento o único que disse que não cede um palmo da terra foi Miguel Antônio. Esses três proprietários. Detém em torno de um terço das margens da estrada.

Geninho Tavares, presidente da Câmara, falou que a Câmara de vereadores apóia na sua totalidade a obra e lutará para Rainha ser reconhecida como cidade.
Informou a população da Rainha Isabel, que em breve haverá uma seção da Câmara Municipal naquele distrito, é o poder legislativo perto do povo.




Vereador Francisco Bento, informou que visitaram todos os proprietários das terras de casa em casa, a estrada não é para o prefeito ou os vereadores é para o povo da Rainha. Somente dois não concordaram em ceder suas terras, mas Deus a maior que todos. Convidou a vereadora Leia Ramos, para junto dele e agradeceu a mesma pela força e dedicação na Câmara em prol do Distrito de Rainha Isabel.

A vereadora Leia Ramos, no uso da palavra, disse que é um compromisso não somente dela, mais de todos a realização desta obra. Disse que ficou emocionada quando cada um que foi citado disse “sim” onde dava para perceber no semblante de cada um, a humildade e o prazer poder tornar esse sonho realidade. Ressaltou que a união faz a força e que as terras depois da estrada seriam valorizadas, aumentando seu valor venal.



O representante do secretário estadual, Isaltino Nascimento, o Sr. Irineu Messias, gerente de articulação institucional, justificou a ausência do secretário, na sua fala, ressaltou a importância da obra e informou que em todas as estradas que já foram construídas, os terrenos as suas margens chegam a triplicar o seu valor.


A técnica responsável pelo setor de desapropriação, Márcia Zoraid, esclareceu os seguintes pontos:
A obra já está decretada de utilidade pública e será realizada, quem não concorda terá suas terras desapropriadas e irão receber os valores judicialmente; serão necessários em torno de 10 metros dos terrenos às margens da estrada




O salão da escola estava lotado pela população do distrito de Rainha Isabel, todos esperançosos  de verem a tão sonhada estrada asfaltada. 
Para visualizar todas as fotos do evento acesse o link abaixo.


 
 





Aviso aos Blogs - Concurso de Redação Rotary.

Concurso de Redação do Rotary Bom Conselho - Aviso para os Blogs - 


Senhores(a) blogueiros,

Gostaria de compartilhar com todos os companheiros virtuais detentores de blogs, as informações e material recebidos pelo blog "O Argonauta", referente ao concurso de redação que será realizado pelo Rotary Clube Bom Conselho.
Um dos preceitos do nosso blog é que informação não deve ser retida e sim compartilhada com todos. Caso alguém tenha interesse basta enviar e-mail para o endereço abaixo. Estarei enviando o material assim que recebido pelo nosso blog.
e-mail: oargonautabc@gmail.com

Abraço,

Emmanuel Leonel 

Último Dia de Vacinação Contra à Gripe.


Campanha de vacinação termina nesta        sexta-feira em todo o país.


A vacina contra a gripe será ofertada nos postos de saúde de todo país até esta sexta-feira (10). Quem pertence ao grupo prioritário (gestantes; pessoas com 60 anos ou mais; mulheres até 45 dias após o parto; indígenas; crianças de seis meses a menores de dois anos; profissionais de saúde; além dos doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade) deve procurar os postos da rede pública em todo o Brasil. O Ministério da Saúde recomenda aos estados e municípios que não atingiram a meta, reforçar as ações para garantir a cobertura mínima de 80% a todos os grupos.
“A vacina demora até 15 dias para produzir anticorpos protetores contra a influenza, portanto quanto mais cedo for vacinado, mais rápido estará protegido”, destaca a coordenadora geral do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, Carla Domingues.

 EFICÁCIA

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o percentual de hospitalizações por pneumonias e 39% a 75% a mortalidade global. Entre os idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente.
 A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), é respaldada por estudos epidemiológicos e na observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

COMO SE PREVENIR

Além da vacina, outras medidas simples de higiene pessoal são  fundamentais para evitar a contaminação por gripe. É importante higienizar as mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz); usar lenço descartável; proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar; evitar sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até cinco dias após o início dos sintomas); evitar aglomerações e ambientes fechados. É importante, ainda, que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar para eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias e que a população mantenha hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física.

Com informações do Ministério da Saúde

Declaração de Amor pelos 45 Anos de Casamento.


 
Hoje é data marcante na minha vida. Dia de virada de começo de nova etapa. HÁ 45 ANOS num dia de domingo chuvoso, chuva prá nordestino do sertão é sempre alegria, CASEI... festa com direito a sanfoneiro, boi na brasa e mesa com olho de sogra (docinho q estava na moda em toda festa de bacana) meu pai me "entregou" ao marido com tds as recomendações que se entregava meio uma "sinhazinha". Fui pela primeira vez dá de cara com o mundo, desprotegida dos cuidados daquela família patriarcal. Aprendendo a viver e rápido, mudança pro Rio de Janeiro, lugar grande demais prá q eu pudesse dá conta. Filhos, dois , uma atrás do outro pq td comigo tem que ser assim intenso... Fui então construindo caminhos de mãos dadas com um companheiro, amigo, AMOR DA VIDA INTEIRA. Longe do aconchego da família e do nosso lugar, construímos juntos uma vida e uma família que mto me orgulho. 
PEDRO RAMOS VOCÊ É O CARA

Fonte: Facebook de Socorro Ramos de Souza 
em 05/05-2013.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Bolsa vai dar R$ 400 para alunos pobres e R$ 900 para índios e quilombolas.


Governo dará auxílio financeiro para estudantes de baixa renda




Foi lançado na tarde desta quinta-feira, 9, no Ministério da Educação, o Programa Nacional de Bolsa Permanência, ação de auxílio financeiro para estudantes de baixa renda das instituições federais de ensino superior. O cadastramento de instituições e universidades no programa poderá ser feito a partir da segunda-feira, 13.

A bolsa permanência será concedida aos estudantes que atendam os critérios para a política de cotas, estejam matriculados em cursos com carga horária maior que cinco horas diárias e que tenham renda per capta familiar mensal de até 1,5 salários mínimos. O valor da bolsa é de R$ 400,00; será paga por meio do Banco do Brasil.

O ministro Aloizio Mercadante recebe um colar de sementes do estudante Poran Potiguara (Foto: Letícia Verdi/MEC) De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a assistência estudantil é um investimento necessário para o desenvolvimento do país. “Se a pobreza começa no berço e na família, a superação da desigualdade está na democratização da educação de qualidade, que dê as mesmas oportunidades para todos”, disse o ministro. “O grande desafio da política de inclusão no ensino superior é combinar inclusão social com excelência acadêmica”, concluiu.

 Fonte: Portal.mec.gov.br

Acidente em Bom Conselho.


Acidente na estrada vicinal que liga Bom Conselho a Logradouro dos Leões.


Ocorreu hoje, por volta das 16:50 horas, um acidente de trânsito envolvendo um caminhão Mercedes Benz, de cor branca, ano/2009, placa EDZ-4760, conduzido por Antonio Henrique da Silva e uma mota Honda CG-150, de cor prata, ano 2011 sem placa, conduzida por José Fabiano Lino.
O corpo de bombeiros foi acionado, chegando ao local, encontrou o motoqueiro gravemente ferido, imediatamente conduziu a vítima para o hospital local, onde foi atendido e devido a gravidade dos ferimentos, foi encaminhado para o hospital regional da cidade de Caruaru(PE), com possível traumatismo craniano.



O Acidente.

Segundo informações, o motorista do caminhão é habilitado e estava trafegando na estrada vicinal que liga o município de Bom Conselho ao distrito de Logradouro dos Leões, quando a moto vinha em sentido contrário e acabaram batendo de frente, o motoqueiro estava sem capacete e grande parte do impacto foi na sua face.


O incansável Dr. Elsimar, Delegado da Polícia Civil de Bom Conselho.

O Incansável Dr. Elsimar. Delegado da     Polícia Civil de Bom Conselho.

Delegado, Dr. Elsimar Fraga da Silva

Em mais uma ação realizada hoje às 13:30 horas, a polícia civil de Bom Conselho, sob o comando do delegado, Dr. Elsimar Fraga da Silva, cumprindo um Mandato de Prisão Preventiva, prendeu      João Colatino de Lucena, o mesmo encontrava-se em um estabelecimento comercial à margem da PE-218.

O nobre delegado, vem realizando um excelente trabalho para manter a ordem e a paz em nosso município. Para termos uma ideia, o mandato acima, foi expedito no dia de hoje e poucas horas depois, já tinha sido efetivado.  

Novo Endereço para Barracas.

Barracas já têm novo endereço definido.


Em reunião realizada no terça-feira, Ficou também definida a construção da praça de alimentação, à obra será realizada através de uma parceria pública privada, onde o município cederá o terreno em frente à rodoviária, Foto acima, com água e energia e os barraqueiros construirão a praça de alimentação.
Durante a seção da Câmara de Vereadores, no dia de ontem, foram levantados alguns pontos pertinentes, quanto a instalação, das barracas neste local, principalmente a construção sendo realizada pelos próprios ambulantes.

Praça D. Pedro II Sem Barracas.

A Praça D. Pedro II Livre das Barracas.



Conforme foi anunciado pelo blog "O Argonauta" na terça-feira (07.05) Veja Postagem Aqui., as barracas foram retiradas da Praça D. Pedro II. Para termos uma ideia, a foto acima foi tirada ontem à noite, por volta das 19:00 horas, e a foto abaixo também tirada às 19:00 horas é do dia anterior, último dia em que as barracas estiveram instaladas na praça.

Ronaldinho dá Show e Atlético Humilha o São Paulo.





Ronaldinho foi o maestro, em exibição de gala do Atlético, lembrou os tempos que jogava pelo Barcelona. Vitória incontestável, Jó vez três e Tardelli completou a goleada de 4 x 1, Luiz fabiano descontou para o São Paulo. Desde o primeiro minuto, o time mineiro sufocou o São Paulo, não seria exagero nenhum, caso o placar fosse 8 a 1, para o Atlético, foram inúmeros os gols perdidos.

Agora o Atlético(MG) vai esperar o vencedor do confronto, Palmeiras x Tijuana, jogo que será realizado na próxima terça-feira.
O Atlético têm apresentado o melhor futebol entre os brasileiros na Libertadores, sendo um dos fortes candidatos a levantar a taça. 

FICHA TÉCNICA:
ATLÉTICO-MG 4 X 1 SÃO PAULO

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 8 de maio de 2013, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Roberto Silveira (URU)
Assistentes: Carlos Pastorino (URU) e Gabriel Popovits (URU)
Cartões amarelos: Leandro Donizete, Diego Tardelli e Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG); Denilson, Jadson e Maicon (São Paulo)
Cartões vermelhos: Rosinei (Atlético-MG); Carleto (São Paulo)
Gols: ATLÉTICO-MG: Jô, aos 18 do primeiro, aos 17 e aos 24 minutos do segundo tempo; Diego Tardelli, aos 19 minutos do segundo tempo
SÃO PAULO: Luis Fabiano, aos 30 minutos do segundo tempo

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Réver, Gilberto Silva e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete (Josué), Ronaldinho e Tardelli (Rosinei); Bernard (Luan) e Jô
Técnico: Cuca

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Paulo Miranda (Silvinho), Rafael Toloi, Edson Silva e Carleto; Wellington, Denilson (Ademilson), Jadson (Maicon) e Ganso; Douglas e Luis Fabiano
Técnico: Ney Franco


Correção da Redação do Enem 2013 será mais rígida.


Erros de português serão punidos com maior rigor no Enem 2013


O Ministério da Educação anunciou alterações na edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As redações com inserções indevidas serão zeradas. Outra mudança prevê que serão aceitos apenas desvios gramaticais excepcionais e que não caracterizem reincidência. Quando houver diferença de mais de 100 pontos entre os dois primeiros avaliadores, a redação irá para um terceiro corretor.

Fonte: Agência Brasil.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Celpe recebe primeiras solicitações de microgeração distribuída

Celpe recebe primeiras solicitações de microgeração distribuída  

João Bosco Almeida entrega documentação ao presidente da Celpe, Luiz Antônio Ciarlini, e
oficializa solicitação de microgeração distribuída de energia elétrica
Recife, 08 de maio de 2013 – A micro e minigeração distribuídas – modalidades nas quais o cliente produz parte da energia consumida – estão muito perto de se concretizarem no Estado. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) recebe, nesta quarta-feira (08), as primeiras solicitações de consumidores interessados na conexão de microgeradores ao sistema de distribuição de baixa tensão. Os pedidos estão sendo protocolados pelo presidente da Chesf, João Bosco Almeida (pessoa física), e pela Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos de Pernambuco.
As condições de acesso são estabelecidas pela Resolução Normativa Nº 482, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para viabilizar a microgeração distribuída, o cliente deve possuir uma central geradora de energia elétrica com potência instalada de até 100 kW. A minigeração se caracteriza por ter potência instalada superior a 100 kW até 1 MW.
Em ambos os casos, a energia deverá ser produzida por fontes hidráulica, solar, eólica, biomassa ou cogeração qualificada, conforme regulamentação Aneel, conectada à rede de distribuição por meio de instalações da unidade consumidora.
Na prática, o cliente terá a autogeração conectada ao sistema elétrico da Celpe. A energia gerada poderá ser consumida diretamente na unidade consumidora ou ser injetada na rede de distribuição da concessionária e, consequentemente, convertidos em créditos que serão compensados na fatura seguinte. Tanto a energia gerada como a consumida pelo cliente serão contabilizadas por um medidor bidirecional instalado pela empresa. O consumidor pagará a diferença de preço entre o novo medidor e o equipamento convencional.
Os clientes interessados em gerar energia elétrica devem fazer a solicitação em uma Agência Celpe ou preencher um formulário por meio do site da concessionária www.celpe.com.br. Essa solicitação será analisada e, em até 30 dias, será emitido um parecer de acesso. Em seguida, será celebrado o relacionamento operacional, com prazo de até 90 dias, que consiste no procedimento de como operar o sistema interligado à rede da Celpe. Os passos subsequentes são a vistoria e a emissão de relatório da inspeção, com prazos de 30 e 15 dias, respectivamente. Por fim, a aprovação do ponto de conexão, em até 7 dias. Todos os prazos são estabelecidos e regulados pela Resolução Normativa Nº 482, da Aneel.


Ministério da Saúde ampliou o número de exames para as grávidas que fazem pré-natal pelo SUS.


Exames e vacinas garantem gestação saudável e segurança para o bebê.



Diversos exames realizados no período da gestação permitem identificar problemas como infecção urinária, pressão alta, anemia e outras doenças que podem prejudicar a gestante e o bebê. Por isso, o programa Rede Cegonha do Ministério da Saúde ampliou o número de exames para as grávidas que fazem pré-natal no Sistema único de Saúde (SUS). Entre os novos exames estão os testes rápidos para identificar gravidez, sífilis e HIV, cultura de urina, teste indireto de antiglobulina humana para gestantes que apresentarem RH negativo, além da ampliação do ultrassom obstétrico para cem por cento das gestantes.
De acordo com o Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, a oferta de exames disponível no programa Rede Cegonha traz mais segurança para a gestante usuária do SUS. “Quanto mais cedo, logo que identificar a gravidez, ir à Unidade Básica de Saúde, ao Programa Saúde da Família, melhor. O que a gente chama de captação precoce. Fazer os exames, os exames de sangue, ver se tem algum problema, fazer o exame de urina, ser examinada e fazer a consultas regulares, nós precisamos ter sete consultas durante os nove meses”, explica.
Além dos exames realizados no período da gestação, o SUS oferece vacinas para prevenir hepatite, gripe, difteria e o tétano. A dona de casa, Ana Carla Lopes, está na segunda gestação e sabe como é importante se prevenir contra doenças. “Quando eu estava grávida da minha primeira filha, a minha médica pediu pra mim ir no posto de saúde no SUS para tomar a vacina do tétano. Agora, eu estou grávida de cinco e aí ela não pediu para mim ir lá tomar nenhuma vacina a não ser a da gripe. Eu acho importante, principalmente, porque o SUS tem pra dar para gente e a gente não pode perder essa oportunidade”, comenta.
A meta do Ministério da Saúde é levar o programa Rede Cegonha para todo o país até 2014, principalmente para as regiões com alto índice de mortalidade materna e infantil. O objetivo da estratégia é ampliar e fortalecer a assistência às grávidas e às crianças até o segundo ano de vida.

Estrada da Rainha Isabel será tema de audiência pública amanhã 08.05.

Estrada da Rainha Isabel será tema de audiência pública nesta quinta-fera.


O governador Eduardo Campos, em sua visita à Rainha Isabel, para inaugurar o sistema de abastecimento d'água na última sexta-feira 03.05, foi questionado sobre a obra de asfaltamento dos 11 quilômetros de terra batida. Eduardo Campos na oportunidade foi enfático ao falar que o governo do estado não têm recursos em seu orçamento para indenizar os proprietários das terras, que seria necessários a colaboração dos mesmos, para cederam dois a três metros para recuo das cercas, sem custos para o estado. Em seu pronunciamento ele falou: "Precisamos de todos os que estão nas margens direita e esquerda a autorização para fazer a estrada, sem custar ao estado o recuo das cercas".

Audiência.

Ficou agendada para a próxima quinta-feira 08.05, pelo próprio governador Eduardo Campos, a vinda do secretário, Isaltino Nascimento, para participar de uma Audiência Pública para tratar do assunto. O local definido foi o salão da Paróquia de Rainha Isabel. 

Obra.

O valor da Obra do asfalto dos 11 quilômetros, está orçado em 6,7 milhões, a obra ficará a cargo da empresa Solo Construções, inclusive a mesma, já encontra-se contratada.


Provas do Enem 2013 serão nos dias 26 e 27 de outubro.


Provas do Enem 2013 marcadas para Outubro.



As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 começam no próximo dia 13 e vão até o dia 27 de maio. A data foi divulgada há pouco pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Os candidatos têm até o dia 29 de maio para pagar a inscrição. O edital com as regras do exame será divulgado amanhã (9). As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. No primeiro dia, será a prova de ciências humanas e da natureza. No segundo dia, os candidatos passarão pelo teste de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.
Fonte/Crédito: Agência Brasil
Por:
Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil

Seca - Propostas para Reduzir Impactos Deverão ser Votadas Até Junho.


Alves pretende votar até junho propostas para reduzir impactos da seca no NE




Durante comissão geral que discutiu a seca do Nordeste, nesta quarta-feira (8), o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, garantiu que até junho irá colocar em votação propostas concretas para a solução do problema. “Esta comissão tem de ter consequências, vamos mostrar ao povo brasileiro que valeu a pena esse debate”, assegurou.
Entre as possibilidades econômicas para o semiárido, Alves destacou a capacidade de produção de energias renováveis de fonte solar e eólica. “No Brasil, o valor máximo de radiação solar, ocorre na Bahia”, destacou.
Tecnologia
O presidente ressaltou também que terras áridas e semiáridas podem ser produtivas, desde que manejadas de forma adequada. Conforme destacou, “outras regiões do planeta com essas características contribuem com 50% do rebanho mundial de gado, e áreas semelhantes à caatinga são pujantes em produção agrícola, como a Califórnia, nos EUA, e regiões desérticas, como Israel e Egito”.

Deputados respondem a perguntas de telespectadores.
Henrique Alves lembrou que pesquisadores da Embrapa já conseguiram isolar um gene do café resistente à seca. “Podemos aplicar esse gene a outras culturas, como soja, trigo e cana, e colocar essa tecnologia à disposição do produtor nordestino nos próximos anos”, propôs.
São Francisco
Um dos autores do requerimento para a realização da comissão geral, o deputado Leonardo Gadelha (PSC-PB) destacou que “há um déficit crônico” de água no Nordeste. Por isso, defende obras estruturantes para transportar água de outros reservatórios e outros mananciais até a região. Para ele, além da transposição do São Francisco, serão necessárias outras obras complementares, como perfuração de poços e construção de açudes e cisternas.
Presidente do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara, o deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE) considera “difícil” a obra do São Francisco. Na concepção do parlamentar, a transposição da água deveria ser feita por meio de adutoras, com canos fechados. Isso porque, segundo ele, por meio de canais, a evaporação “é muito grande e a infraestrutura se deteriora muito rapidamente devido à insolação”.
“Segurança hídrica”
Já o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, garantiu que, com a continuidade das políticas públicas em curso para a região, “em muito pouco tempo haverá segurança hídrica no semiárido”. De acordo com Coelho, desde o início da gestão Lula, o governo desembolsou mais de R$ 13 bilhões em ações para minimizar os efeitos da seca no Nordeste.
Líder do DEM, o deputado Ronaldo Caiado (GO) ironizou o discurso do ministro. Para ele, da forma como o representante do Executivo fala, “parece que o governo já realizou todas as ações possíveis e a culpa pelos problemas com a seca é dos produtores rurais do semiárido”.
Dívidas rurais
Caiado cobrou que o governo assuma a dívida desses agricultores. Na concepção do parlamentar, o valor atual das dívidas – entre R$ 12 bilhões e R$ 14 bilhões – é “irrisório em relação aos brasileiros dizimados em sua capacidade de produzir”.
Outro autor do requerimento para a realização do debate, o líder do PT, deputado José Guimarães (CE), propôs a criação de um grupo de trabalho de parlamentares para discutir com o governo formas de renegociação das dívidas. Ele ainda destacou que já foram lançadas duas medidas provisórias para dar mais fôlego aos produtores para pagarem seus débitos. “Eu sei que muitos querem a anistia, mas precisamos preparar as condições para os produtores renegociarem suas dívidas”, disse.
O líder do PSC, deputado André Moura (SE), também reivindicou que o Banco do Nordeste suspenda a cobrança judicial de dívidas dos produtores. Do contrário, segundo ele, a instituição “vai se tornar o maior latifundiário da região”, devido ao alto índice de endividamento dos agricultores.
Soluções
Mas o representante do Banco do Nordeste, Stelio Gama Junior, garantiu que basta o produtor assinar o terno de adesão à renegociação da dívida, que todas as cobranças são suspensas.
Também autor do pedido de realização da comissão geral, o deputado Betinho Rosado (DEM-RN) propôs uma solução técnica para o problema – a troca da dívida dos produtores do semiárido pelo cultivo de espécies adaptadas a esse clima.
“Se esta Casa quisesse, poderíamos colocar na lei que essas dívidas seriam remidas quando houvesse adoção de práticas de convivência com a seca”, afirmou Rosado.
Fonte: Agência Câmara Notícias.

SECA - PT pede recuperação de instituições que trabalham com a seca; DEM quer anistia


Câmara debate medidas de combate à seca na Região Nordeste.



O líder do PT, deputado José Guimarães (CE), defendeu há pouco a criação de uma força-tarefa para recuperar as instituições brasileiras que trabalham com a seca, como o Departamento Nacional de Combate à Seca (Dnocs) e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Mais de 90% dos servidores do Dnocs devem se aposentar até 2016.
“Nós precisamos pressionar para recuperar a capacidade política dessas instituições do Nordeste brasileiro”, afirmou o parlamentar. Ele foi um dos que propuseram a comissão geral para debater soluções para enfrentar a seca no Nordeste. O debate ocorre agora no Plenário da Câmara.
Guimarães defendeu o Banco do Nordeste e disse que as exigências feitas aos produtores rurais são, muitas vezes, obrigações constitucionais cobradas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e não uma imposição do banco.
Dívidas agrárias
O deputado propôs a criação de um grupo de trabalho de parlamentares para discutir com o governo formas de os produtores rurais renegociarem suas dívidas, e destacou que já foram lançadas duas medidas provisórias para dar mais fôlego aos produtores para pagarem seus débitos. “Eu sei que muitos querem a anistia, mas precisamos preparar as condições para os produtores renegociarem suas dívidas”, disse.
Já o líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), cobrou que o governo assuma a dívida dos produtores. Segundo ele, o valor atual de R$ 12 bilhões a 14 bilhões é “irrisório em relação aos brasileiros dizimados em sua capacidade de produzir”.
Segundo ele, os discursos do ministro e dos deputados da base colocam que o governo já realizou todas as ações possíveis e a culpa pelos problemas com a seca é dos produtores rurais do semiárido. “O que adianta sinalizar para um cidadão do deserto (em referência ao semiárido nordestino) que vou fornecer água no 10º dia da caminhada, se ele já morreu no 5º?”, questionou.
Para Caiado, o governo poderia incluir a anistia ou ampliar o prazo para pagamento das dívidas agrárias dos produtores para resgatar a economia do Nordeste.

Fonte: Câmara Notícias.

Lombadas (Ondulações Transversais) Irregulares em Bom Conselho.

Quebra-molas ou quebra-carros, o que temos em Bom Conselho?







Estive percorrendo a nossa cidade e verificando as lombadas(ondulações verticais),  encontrei a maioria delas irregulares, que não seguem as dimensões regulamentadas no art. 94 do Código de Trânsito Brasileiro, onde a largura  deverá ser igual a da pista, mantendo-se as condições de drenagem superficial; o comprimento deverá ser de 1,5 metros e a altura não poderá ultrapassar 0,08m (8 centímetros). As lombadas da forma que estão são totalmente prejudiciais. Ou são extremamente curtas, em que o carro recebe um tranco violento ao passar, ou alta demais, com grande risco de raspar a parte inferior do veículo e danificá-la.
Outro problema verificado é quanto a sinalização, de acordo com o art. 9°.
 "A colocação de ondulações transversais na via, só será admitida, se acompanhada a devida sinalização, constando, no mínimo, de:

I - placa de Regulamentação "Velocidade Máxima Permitida", limitando a velocidade até um máximo de 20 km/h,  sempre antecedendo o obstáculo, devendo a redução de velocidade da via ser gradativa, seguindo os critérios estabelecidos pelo CONTRAN e restabelecendo a velocidade da via após a transposição do dispositivo;

II - placas de Advertência "Saliência ou Lombada", instaladas, seguindo os critérios estabelecidos pelo CONTRAN, antes e junto ao dispositivo, devendo esta última ser complementada com seta de posição, conforme desenho constante do ANEXO III, da presente Resolução;

IV - marcas oblíquas com largura mínima de 0,25 m pintadas na cor amarela, espaçadas de no máximo de 0,50 m, alternadamente, sobre o obstáculo admitindo-se, também, a pintura de toda a ondulação transversal na cor amarela, assim como a intercalada nas cores preta e amarela, principalmente no caso de pavimentos que necessitem de contraste mais definido, conforme desenho constante do ANEXO III, da presente Resolução.

 Gostaria de deixar bem claro, que não sou contra as lombadas, pelo contrário, são necessárias para segurança dos pedestres. Acontece que existe uma regulamentação sendo claramente desrespeitada. Solicitamos às autoridades para que tomem as providências necessárias, fazendo com que as lombadas tenham as medidas padronizadas, as pinturas determinadas pela norma e placas de sinalização.