sábado, 6 de abril de 2013

Investigação contra o ex-presidente Lula, repercute na imprensa internacional.

Foto: El País - Lula, na quinta-feira
em uma cerimônia em Montevidéu.
Pablo Nogueira(EFE)
O portal de notícias, do jornal espanhol "El País" da Espanha, um dos mais tradicionais na Europa. Estampa em sua página principal a matéria intitulada "Lula, investigado pela corrupção do seu partido". Onde é citado  "o envolvimento no escândalo do mensalão, o mais grave da história recente do Brasil", texto do portal.Abaixo transcrevemos a reportagem ora citada:
Aqui, a reportagem na íntegra.


"O Escritório de Brasília pediu à Polícia Federal, que abriu um inquérito sobre as denúncias contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu ministro das Finanças, Antonio Palocci, lançado pelo empresário Marcos Valério , condenado a 40 anos de prisão organizador de rede chamado caso do mensalão, a questão da corrupção política mais grave na história recente do Brasil.

Valério disse em setembro passado ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que Lula tinha sido o mediador de uma transferência de sete bilhões de reais (US $ 3,4 milhões) para um fornecedor de Portugal, Telecom, em Macau (China) para o Partido dos Trabalhadores (PT). Esse dinheiro seria usado para pagar dívidas supostamente do Partido com gastos na campanha presidencial que lhe deu a vitória em 2002. O dinheiro teria entrado no Brasil por meio de contas de vários dirigentes do partido.
É a primeira vez que é aberto um processo para investigar o possível envolvimento direto de Lula no caso do mensalão.Onde foram condenados alguns membros da direção do PT,  começando com o ex-ministro, José Dirceu, o braço direito de Lula, no seu primeiro mandato, ele foi condenado a 10 anos de prisão como o criador do esquema de corrupção.
Valério diz que Lula teria encontrado Miguel Horta, então presidente da Portugal Telecom, para negociar a transação. Horta sempre negou tais alegações. A transação estaria relacionada a uma viagem que ele fez para Valério Portugal em 2005. O episódio foi usado no julgamento do mensalão.  Caso que ocorreu no Supremo como um teste da influência de Valério em transações financeiras relacionadas com o PT.
Valério fez acusações contra Lula no caso do mensalão, quando o caso estava no Supremo e o procurador se recusou a inseri-los nesse processo. Somente quando o caso foi concluiu no Supremo Tribunal, Gurgel enviou novas denúncias ao Escritório de Brasília, agora chamado de pesquisa em aberto.
Lula não tinha entrado no processo do mensalão porque a promotoria não tinha encontrado provas contra ele. Valério sempre negou envolvimento no caso anterior. Só quando ele foi condenado, e depois de considerar que o PT não tinha feito nada para evitar o julgamento, decidiu fazer novas denúncias, enquanto relatou ter recebido ameaças de morte caso fala-se.
Quando ocorreu o escândalo de suborno aos deputados e partidos em troca de apoio ao governo, Lula disse que não tinha maioria no Congresso, o presidente disse em público que o país não tinha conhecimento do caso e que tinha sido traído. Lula Mais tarde, negou a existência do caso mensalão e culpou as manobras da oposição conservadora. Onde, não iria aceitava um simples torneiro mecânico como ele, tornar-se presidente da República".



OBS. Recomende a matéria no Google.
clicando no botão abaixo: G+1

Conselho Municipal de Saúde manteve o Pastor Sebastião, como presidente por mais quatro anos.

O Conselho Municipal de Saúde, em reunião na manhã de sexta-feira 06.04, reelegeu o Pastor Sebastião para presidir a entidade por mais quatro anos. Devido ao empenho e capacidade demonstrada por Sebastião na sua gestão, todos foram unânimes na sua reeleição.








A nova diretoria será composta pelos seguintes membros:

Presidente: Sebastião Correia Carneiro
Vice- Presidente: Maria José Cardoso Dias
1º Secretário: Gizely Nasário Monteiro da Silva
2º Secretário: Mirela Tenório Ferro de Almeida

COMPOSIÇÃO DAS COMISSÕES


COMISSÃO DE ANÁLISE E ORÇAMENTO
Jonata Pimentel Correia
Maria José Cabral Dantas
Marciel Ferreira de Lima 

COMISSÃO DE SUPERVISÃO E ACOMPANHAMENTO      
José Valter Araújo Nunes
Marciel Ferreira de Lima
José Marciano de Souza

COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E IMPRENSA
Claudio André Santos
José Erisvaldo Barros Lima
Mirela Tenório Ferro de Almeida

COMISSÃO DE INTERSETORIALIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Maria José Cardoso Dias



Fonte: Cláudio André.

OBS. Recomende a matéria no Google.
clicando no botão abaixo: G+1

Alta no preço do "Tomate" chega a 150%.



O mais novo vilão da feira é o tomate. O preço disparou em todo o país e já pesa no orçamento. Para fugir desse aumento tem que pesquisar preço. Em uma feira, na mesma banca o mesmo produto tem vários preços, dependendo da qualidade. O preço já subiu 150%, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, nos últimos 12 meses.
Em Bom Conselho, chega-se a encontrar uma variação de preços que vai de R$ 4,00 a R$ 6,00, o quilo do tomate.

Ligações telefônicas ficam mais baratas.



As ligações telefônicas feitas por telefones fixos para celulares tiveram uma redução de 8,77%, a partir de hoje, 06.04.2013. Os valores praticados a partir desta data, foram determinados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).  As operadoras de telefonia fixa atingidas pela medida são: Oi (na área da antiga Telecom), Telefônica (São Paulo), CTBC Telecom, Sercomtel e Embratel.
A operadora Telemar Norte Leste, deverá reduzir em 18,6%, em virtude do ano anterior a concessionária não diminuiu sua tarifa, conforme determinado pela Anatel, valendo-se de medidas judiciais.
As demais operadores tiveram uma redução no ano de 2012 de 10,7%

Polícia Mineira pode ter localizado os Restos Mortais de Eliza Samudio.




Um exame de DNA que ficará pronto na próxima semana poderá confirmar se uma ossada encontrada no dia 30 de janeiro em Nova Serrana, no Centro-Oeste do estado, é da modelo e ex-amante do goleiro Bruno, Eliza Samudio, desaparecida desde junho de 2010. O caso está sendo investigado pelo delegado da cidade, Rodrigo Noronha, que trabalha a partir das características  semelhantes às do corpo de Eliza.
Segundo o delegado, após terem encontrado a ossada, a primeira hipótese foi de que ela seria de alguma mulher desaparecida na região. Contudo, a polícia mudou de ideia depois da divulgação de um laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte. “Percebemos que havia características parecidas com as de Eliza", afirmou Rodrigo.
A ossada estava enterrada em um buraco com aproximadamente seis metros profundidade e, com a chuva na região, acabou ficando parcialmente submersa. Os vizinhos próximos ao local avistaram e ligaram para a polícia. A região fica dentro de uma propriedade particular à beira de uma estrada vicinal, que fica a 800 metros da MG-423.
Corpo foi encontrado na zona rural de Nova Serrana
(Foto: Christyam de Lima / Jornal Agora)
Junto com a ossada havia vestes femininas, uma sandália rasteirinha tamanho 37 e um cinto. Ainda de acordo com o delegado, também tinha um tecido que a polícia não soube precisar se era uma saia ou se era uma blusa. "O que chamou a atenção foi o tamanho do pé, já que ela calçava 37, e a falta das duas mãos e de um braço completo. Mas para nós este aprofundamento no crânio é uma das semelhanças mais fortes, e é do mesmo lado onde Jorge (primo do goleiro Bruno) relatou ter visto Eliza ser agredida dentro do carro. Entretanto, é claro que são apenas hipóteses as quais estamos estudando e investigando para chegarmos a alguma conclusão", concluiu.

Fonte: G1

Sport Campeão Brasileiro de Basquete Feminino.


www.oargonautabc.blogspot.com

Em um jogo eletrizante, as leoas da ilha, como é conhecido a equipe feminina de basquete do Sport, empurrada por sua torcida, que não parou de incentivar. A equipe venceu o time do Americana, no ginásio da Ilha do Retiro, na cidade do Recife(PE) pelo placar de 62 a 57, o jogo disputado foi o segundo da final da LBF (Liga de Basquete Feminina), como já havia vencido o jogo anterior na casa das adversárias, a equipe rubro-negra tornou-se campeã nacional invicta. Sendo a primeira equipe do Nordeste a conquistar um título nacional na modalidade.

A VERDADE ABSOLUTA E A VERDADE RELATIVA.

Ademir Ferraz

Há sim verdade absoluta e verdade relativa! Oppenheimer diz a haver (a absoluta) quando não se a pode enclausurar no tempo, nem em um lugar, nem dentro de uma só pessoa porque ela, a verdade absoluta, não é descoberta: É revelada. Portanto, enquanto revelação, não importa se você acredita ou não, nela. “Desta forma Oppenheimer me proporciona entender que há a verdade relativa! Ela é aquela verdade circunscrita no tempo e/ou lugar de quem a concebe, porque em sendo relativa é descoberta e não revelada. Esta descoberta está ligada ao reconhecimento das coisas que nos cercam”. 

Ademir Ferraz.
Pós-Doutorado em Educação na linha de pesquisa de Novas Tecnologias na educação; Doutorado em Educação na linha de pesquisa Didáticas de novos conteúdos / Ensino aprendizagem de Matemática;Mestrado em Educação na linha de pesquisa novas tecnologias na educação; Especialização em Matemática pura, Graduação em Eng. de Pesca.

Rotary Clube Bom Conselho elege Presidente e Conselho Diretor.


O Rotary Clube Bom Conselho, elegeu sua nova diretoria para o ano rotário 2013/2014, a mesma já estará participando de um treinamento denominado PETS, nos dias 12,13 e 14 de abril, na cidade de Campina Grande-PB.
A nova diretoria é composta pelos seguintes rotarianos:

Presidente: 
Katiuscia Miranda.




Secretário:
Emmanuel Leonel.






Protocolo:
Christina Curvelo.



Tesoureiro:
Germano Alapenha.




Fundação Rotária:
Fabrício Benjoino.




Relações com o Público:
Carlos Adelmar.





Quadro Social:
Isabel Lima.




Administração:
Marilene Fernandes.




Projetos:
Ana Tenório.




Desejamos a presidente entrante, Katiuscia e aos demais membros do conselho diretor, muito sucesso, que continuem elevando o nome do Rotary. Em função dos seus trabalhos junto a comunidade. Sempre preservando o lema rotário.
"Dar de si antes de pensar em si"

sexta-feira, 5 de abril de 2013

SECA - Reunião entre Produtores Rurais de Bom Conselho e Governo Estadual e Federal.

Foto: Tiago padilha

Ocorreu no dia de ontem, 05.04.2013, na AABB-Bom Conselho, reunião entre os produtores rurais de Bom Conselho e representantes de órgãos governamentais. Compondo a mesa, como representantes dos produtores rurais tivemos o ex-superintendente do INCRA, o Sr. Abelardo Siqueira, o qual presidio e conduziu a reunião e o produtor e médico veterinário Washington Azevedo. representando o comércio, a presidente da CDL Katiuscia Miranda. Representantes dos Órgãos governamentais tivemos: O prefeito do município de Bom Conselho, Danilo Godoy; o secretário de agricultura do município, Eduardo Carvalho; o presidente da Câmara de vereadores, Geninho Tavares; Deputados estaduais, Sílvio Costa Filho e Marco Antonio Dourado; Secretário de agricultura de Pernambuco, Ranílson Ramos; presidente da Adagro, Erivânia Camelo; representante do IPA, Fátima Cavalcante; Presidente do IPA, Júlio Zoé; Secretário executivo da agricultura familiar de Pernambuco, Aldo Santos; Gerente de Produção e Comercialização da Seape, Ricardo Jucá; Gerente Executivo Pronaf do BNB, José Plácido; Gerente Administrativo da Super do Banco do Brasil, José Antônio; Superintendente da CONAB, Roberto Lins; representante do Sintraf de Bom COnselho, Aluísio Bernardo. A reunião foi secretariada pelo diretor de protocolo do Rotary Clube Bom Conselho, Emmanuel Leonel. 




Foto: Claudio Andre
Foto: Tiago Padilha

Diversas outras autoridades, sociedade civil organizada, produtores rurais, presidentes de associações comunitárias e outras pessoas, lotaram o recinto onde acontecia a reunião, aguardando soluções concretas para amenizar os efeitos da seca em nossa região, bem como no aguardo as medidas a serem tomadas para os produtores que contraíram dívidas rurais e perderam mais da metade do seu rebanho, além de terem a produção de leite 
reduzida em 70%,
não tendo capacidade de pagamento para pagar os seus débitos.




 Foram levadas faixas e carcaças de animais mortos em virtude da seca, como forma de protesto.









O Senhor Abelardo, abriu a reunião saudando a todos 
os presentes e agradecendo por estarem participando deste movimento de suma importância para todos os segmentos produtivos e comerciais da região. Solicitou ao secretário leitura da pauta de reivindicações dos produtores rurais, (LEIA AQUI AS REIVINDICAÇÕES). Abelardo Siqueira reivindicou e cobrou as seguintes medidas dos órgãos competente, presentes à reunião: 
1 - Distribuição da cana, foi prometida a semana passada, pelo Sr Ranílson Ramos, criação do Pólo para distribuição da cana e 100 toneladas diárias; O pólo foi implantado a cana não está chegando a quantidade prometida;
2 - Criação de um pólo para entrega do milho em Bom Conselho, inclusive o prefeito, Danilo, já esta com o armazém alugado e pronto para receber os grãos. Alçada da Conab; Caso seja contemplado, quando começará a funcionar?
3 - Foram recebidas várias reclamações dos produtores, quanto ao atendimento prestado pelo BNB e BB, aos mesmos. As instituições não têm funcionários suficientes para atender a demanda de clientes que comparecem as agências; Implantação de uma agência ou posto de atendimento do BNB em nosso município. 
Foto: Tiago Padilha

O secretário, Ranilson Ramos, em resposta as reivindicações, prestou os seguintes esclarecimentos: 
Primeiramente, pediu desculpas em não ter comparecido na última quarta-feira para reunião agendada, teve que comparecer em uma reunião com a presidente da República, Dilma Rousseff.
1 - Em Pernambuco temos 110.000 criadores cadastrados na Adagro dos quais 80.000 estão inadimplentes, ou seja, a primeira medida a ser tomada é resolver o passivo(débitos)dos trabalhadores. O governador do estado de Pernambuco, Eduardo Campos, estava pleiteando um perdão geral para os produtores rurais atingidos pela seca. A presidente Dilma anunciou na terça-feira em fortaleza, rebates na liquidação de dívidas nos seguintes termos: Operações com saldo devedor de até: R$ 15.000,00 rebate de 85%; de R$ 15.000,00 a R$ 35.000,00 75%. Sem juros de inadimplência, mora ou multa. O débito terá que ser pago a vista. Caso o produtor não tenha condições de liquidar os seus débitos na forma acima, poderá renegociar seu débito por um prazo de 10 anos. Estão suspensas as cobranças dos débitos rurais por parte das instituições financeiras.
2 - Construções e recuperações de barragens, já encontra-se no município 03 retro-escavadeiras e uma caçamba;
3 - Criação de uma linha de crédito para amenizar os efeitos da seca e uma outra para após a estiagem recomposição do rebanho perdido.
4 - Como havia prometido na semana passada, foi criado o pólo para entrega da cana no município, o qual irá disponibilizar 432.000 ton/semana, 72.000 ton/dia, onde irá atender 6 municípios. Até a presente hora, foram enviados 161 toneladas e atendidos 255 produtores.
5 - Em reunião convocada pela presidente Dilma, foi repassado que Pernambuco irá 42.000 toneladas de milho, sendo 20.000 via terrestre e 22.000 via trasporte marítimo.
6 -  Atualmente o estado presta assistência técnica em todos os municípios, têm uma meta para atender 200.000 famílias.
Ranílson, ratificou seu compromisso de estar aberto ao diálogo, reivindicações e propostas dos produtores rurais. Até a presente data não mediu esforços para cumprir com tudo que foi prometido e acertado entre ele e a comissão dos produtores.
Para finalizar disse o secretário "Todos os que estão aqui têm alma e compromisso".


O médico veterinário e representante da comissão dos produtores, também falou e cobrou medidas imediatas, entre elas:
1 - Não adianta renegociação de débitos rurais, pois em muitas dívidas os valores atualizados são superiores ao patrimônio do produtor, teria que ter uma anistia geral, atingindo a totalidade do débito. "A seca chegou no último ponto, é necessário uma anistia e novos créditos".
2 - Na contratação das operações rurais é cobrada uma taxa de assistência técnica de 2% e outras taxas, encarecendo a dívida;
3 - A agricultura familiar é bem organizada e representada pelos sindicatos e movimento rurais, os outros produtores vivem a "Deus dará";
4 - Queremos sentar para uma negociação em todos os níveis, desde a quantidade e distribuição de cana/milho as instituições financeiras. Sendo necessário elaboração de um plano de trabalho;
5 - O produtor vem sendo humilhado quando vai pegar o milho na CONAB.
Finalizando falou "Triste do homem que se esconde atrás da covardia"




A presidente da CDL local, fez uma pauta de reivindicações aos bancos federais e órgãos públicos presentes (VEJA AQUI), mostrou-se solidária a causa, disse "Não abrange somente os produtores rurais, toda cadeia produtiva e comercio é atingida".



O prefeito Danilo Godoy, declarou que está aberto para discutir juntamente com todos os segmentos, medidas para amenizar os efeitos da seca no município. informou que vêm buscando soluções junto aos governos estaduais e federais, através de visitas aos órgãos competentes. Tendo já conseguido junto a CONAB, um pólo para distribuição do milho no município, onde, inclusive já alugou o galpão para armazenagem do milho e estará sendo visitado hoje por Humberto Lins(CONAB).
Informou que o pólo de cana já recebeu 178 toneladas em 02 dias, atendendo 7.000 animais.
O município já encontra-se com máquinas trabalhando para limpeza e reforma dos açudes e barragens, "Já temos 04 barragens limpas e prontas, caso chova", "Está aberto para discutir qualquer assunto, só que não vai se render a pressões" falou.
Para encerrar disse "Gostaria de agradecer primeiro a Jesus, depois a todos os presentes, estou a disposição para discutir soluções para amenizar a situação da seca, independente de dia e hora".
Foto: Claudio André



O representante da Conab, Roberto Lins, disse que não fugiu das queixas e apraça a todas, informou que recebeu o prefeito Danilo e o deputado Sílvio Costa a duas semanas atrás, onde ficou acordado a implantação de um pólo para entrega do milho em Bom Conselho, sendo somente necessário agora cumprir normas burocráticas, estipulou para provavelmente o dia 15/04 o funcionamento do mesmo. Informou que a demora para entrega do milho é devido a normas da lei, como pro exemplo a demora de 30 dias para uma licitação de compra do milho. O pólo atenderá 06 cidades e receberá 150 toneladas por semana. Toda a parte de distribuição será realizada por funcionários da Conab.

Os representantes do BNB e BB, praticamente tiveram o mesmo discursos, informando que os bancos não têm alçada para perdoarem dívidas, cabe ao Governo Federal. As cobranças das dívidas serão suspensas e os débitos serão prorrogados automaticamente até a publicação das medidas anunciadas pela presidente Dilma. O BNB, comprometeu-se a enviar ao município dois funcionários semanalmente para tratar dos assuntos relacionados ao crédito rural.
Ficou firmado entre a comissão dos produtores e os bancos a realização de um seminário, para discutir as medidas anunciadas, linhas de crédito disponíveis, operações inadimplentes entre outros assuntos. Sendo realizado na cidade de Bom Conselho, ficando somente de marcar a data do encontro.
Para finalizar, Abelardo Siqueira informou que o secretário Ranílson Ramos tinha uma nova medida a ser anunciada. O secretário Ranílson falou "O governador Eduardo Campos autorizou a introdução do programa de forragem de milho volumoso e vamos iniciar por Bom Conselho. É um milho irrigado é com colheita para 45 dias produzindo 30 toneladas por hectare".Sendo necessário apenas água para irrigação.
Imediatamente foi informado que a barragem do Bálsamo daria para uma plantação de 700ha de milho. Outros produtores informaram disporem de áreas para plantação, variando de 02 a 30 ha. 
O prefeito informou ter um relatório emitido pela Compesa, onde a mesma, afirma que a barragem do Bálsamo é utilizada para suprir as residências da população, caso fosse utilizada para outros fins, seria adotado racionamento de água na cidade.
O secretário Ranílson, autorizou imediatamente o presidente do Ipa, Júlio Zoé, para disponibilizar técnicos afim de viabilizar a plantação do milho.
Ficou acordado, uma reunião entre o prefeito a comissão de produtores e outros órgãos para o dia 05.04.2013, às 16:00. Onde serão tratados assuntos técnicos referentes as medidas anunciadas.
Na próxima semana, representantes da comissão de produtores deverão ter uma audiência junto ao Governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos.
Foto: Tiago Padilha

"Foi uma manifestação pacífica, aberta ao diálogo, onde todos foram ouvidos e puderam externar suas opiniões e reivindicações. Em conversa com os membros da comissão e outros produtores, é que está havendo uma mobilização de todos já estão colhendo frutos das reivindicações: Implantação dos pólos de cana e milho.
Espera-se, que as promessas com relação aos outros itens, sejam cumpridos." 


OBS. Recomende a matéria no Google.
clicando no botão abaixo: G+1

SECA - Pauta de Reivindicações apresentadas e entregue em reunião com o Secretário Ranílson Ramos e Órgãos Públicos



Reivindicações


1 – Perdão das dívidas rurais dos pequenos e médios agricultores e pecuaristas das cidades atingidas pela seca, as quais declararam estado de emergência e foram reconhecidas pelo Governo Federal. Independente da linha de crédito e de empréstimos renegociados ou não;

2 – Extinção de todos os processos de execução em juízo tramitando e em qualquer grau de recursos, seja na esfera estadual ou federal contra os produtores de leite atingidos pela estiagem;

3 – Transferência de parte dos recursos do FNE para o Banco do Brasil no âmbito do nordeste, desvinculando desta forma o BNB como gestor único, dando opção ao produtor para escolha da instituição financeira. Como já ocorre com os recursos do BNDES;

4 – Prestação de assistência técnica, organizacional e gerencial aos produtores contemplados com crédito rural no nordeste por parte do agente financeiro. Bem como disponibilização de funcionários capacitados e em número suficiente para atender a demanda das operações de crédito rural;

5 – Desburocratização nas contratações de operações rurais, sendo somente necessário uma carta proposta;

6 – Constituição de crédito rural emergencial com rebate de 50% na liquidação;

7 – Criação de um fundo financeiro para cobertura da perda eventuais, em fase de intempéries climáticos do nordeste;

 8 – Todo crédito rural destinado para agricultores e pecuaristas do nordeste tenha um rebate de 50% na origem quando da liquidação;

9 – Fornecimento de suporte forrageiro para alimentação dos animais, cana de açúcar, milho e silagem;

10 – Garantir o fornecimento do milho adquirido pelo governo federal através da CONAB, através de um pólo de distribuição em nosso município;

11 – Garantir o fornecimento de água aumentando o número de carros pipa;

12 – Garantir o fornecimento de máquinas e equipamentos ou recursos para contratação das mesmas, de acordo com a necessidade a ser apresentada.

13 – Garantir o fornecimento de sementes/grãos e defensivos agrícolas para o plantio quando do fim da estiagem;

14 – Garantir o suporte financeiro para as prefeituras realizarem o transporte dos alimentos forrageiros de outras regiões;

quinta-feira, 4 de abril de 2013

SECA - Reunião entre Produtores de leite de Bom Conselho é destaque na rede Globo

http://g1.globo.com/videos/pernambuco/netv-2edicao/t/edicoes/v/produtores-de-leite-do-agreste-de-pe-protestam-pela-perda-dos-rebanhos-por-causa-da-seca/2498857/

SECA - Presidente da CDL, Katiuscia apresenta pauta de reivindicação a bancos federais e representantes do governo do estado.



Em reunião realizado hoje, 04.04.2013, na AABB-Bom Conselho, onde estiveram presente representantes a nível estadual do BNB e Banco do Brasil. deputados estaduais Marco Antonio Dourado e Sílvio Costa, secretário de agricultura de Pernambuco Ranílson Ramos e várias autoridades de outros órgãos estaduais, além do prefeito municipal, Danilo Godoy e vereadores municipais, representantes de todos os segmentos da sociedade civil organizada, além de uma multidão que superlotou o salão da AABB.
A presidente da CDL, Katiuscia em sua fala prestou os esclarecimentos abaixo, os quais transcrevemos na íntegra:

"Estamos todos aqui reunidos por um ideal comum, o combate aos efeitos devastadores da seca que vem assolando toda à região, passando pelos produtores rurais, pelo comércio e toda população.
Acontece que existe uma analogia diferenciada para os comerciantes, em 19 de junho de 2010, tivemos uma tragédia que atingiu nossa cidade, o estouro do açude da Nação, na época foi liberada uma linha de crédito específica para o comércio. Passados dois anos, estamos atravessando com certeza a maior seca dos últimos 50 anos, nosso rebanho bovino, que era de 62.000 cabeças foi reduzido a 40.000, e morre animais todos os dias, a produção de leite foi reduzida em 70%. Em virtude desse quadro assustador as indústrias tais como a (BRF) vêm realizado demissões em massa, sendo seguidas pelo comércio local. Para se ter uma idéia até o momento o comércio já demitiu 200 funcionários, isso não porque queremos, mas porque as vendas caíram assustadoramente, realizamos liquidações e não obtivemos êxitos.
Algumas lojas que trabalham com empresas que enviam quantidades específicas de mercadorias, estão enviando, ficam encalhadas, sem ninguém ter dinheiro para comprar.
Diante do exposto, gostaria de deixar bem claro, que a crise que estamos atravessando, atingi todos os segmentos da sociedade.
Agora gostaria de perguntar aos senhores representantes do Banco do Brasil e BNB. Como temos condições de honrar nossos débitos junto as suas instituições? Não temos capacidade atual de pagamento. Sei que foi lançado no último dia 02 em Fortaleza pela presidente Dilma uma série de medidas visando amenizar os efeitos da seca para os produtores rurais, abatimento em dívidas rurais variando de 75 a 85 por cento, novas linhas de crédito para custeio, e o comércio como fica? Estamos no mesmo barco. Produtores rurais e comerciantes, exigimos tratamento igualitário. Do mesmo modo que vocês estão com inadimplência a nossa já ultrapassou a casa dos 50%.
As propostas continuam as mesmas, o que avançou mesmo foi a seca.
É preciso olhar com atenção não somente o produtor, mas toda cadeia produtiva e o comércio. É necessário olhar como iremos recompor essa economia devastada com a pior estiagem dos últimos 50 anos.
Cabe a vocês, ficarem atrás dos birôs emitindo cartas de cobrança e estrangulando seus clientes já devastados pela crise ou lutar junto conosco, em parceria, afim de acharmos uma saída emergencial para amenizar a atual crise".  

Vocalista do Charlie Brown Jr, Chorão, morreu por overdose de cocaína.



O laudo de necroscópico de n° 758/2013, realizado pela Polícia Técnico-Científica de São Paulo, apontou que o vocalista Chorão, morreu devido a uma overdose de cocaína, o resultado do exame toxicológico do IML, realizado no corpo de Alexandre Magno Abrão, o Chorão, apontou que o corpo apresentava 4,714 microgramas de cocaíana por mililitro de sangue. Segundo os peritos, a conclusão a partir dos testes realizados, é que a causa morte foi “intoxicação exógena devido à cocainemia”.

Contas do ex-prefeito Ezaú Gomes da Silva, referente ao ano de 2006, foram aprovadas por unanimidade.

Acabou de ser aprovada por unanimidade a prestação de contas relativo ao ano de 2006, do ex-prefeito de Teresinha, Ezaú Gomes da Silva. Portanto foi rejeitado o parecer prévio do Tribunal de Contas da União. 

Votação de prestação das contas do ano de 2006 do ex-prefeito de Teresinha Ezaú Gomes da Silva.

Está sendo votado agora (04.04), na Câmara Municipal de Teresinha, a prestação de contas do ano de 2006 do então prefeito, Ezaú Gomes da Silva. Julgada irregular pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), processo 0790081-8 br e recomendado para que seja rejeitada pela Câmara Municipal.

Educandário Menino Jesus de Praga realiza gincana de Páscoa e distribui alimentos arrecadados com entidades carentes.


O Educandário Menino Jesus de Praga realizou nos dias 03 e 04 de abril a entrega dos alimentos arrecadados na Gincana de Páscoa realizada no dia 27 de março.



Foram escolhidas a Creche de Santa Terezinha do Menino Jesus, o Seminário Franciscano, a Fundação Bom Conselho Kirchellen e a Associação Cultural Raio de Luz como pontos a serem acolhedoras dos referidos mantimentos. 



Alguns alunos do 6º ao 9º ano acompanharam a entrega, realizando o trabalho de servir ao próximo.
A Gincana de Páscoa efetuada todos os anos tem a coordenação da Professora Betânia Padilha.





Raquel Lyra destaca aprovação do Estatuto da Juventude.


Regulamento defende a meia entrada dos jovens em espetáculos e o direito de pagar meia passagem de ônibus.

A deputada Raquel Lyra foi ao plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, na manhã desta quinta-feira (04), para ressaltar a aprovação do Estatuto da Juventude pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado. A medida garante direitos específicos para jovens na faixa de 15 a 29 anos, em áreas diversas como educação, saúde, sexualidade, emprego, meio ambiente, transportes e cultura. Agora, o projeto segue em regime de urgência para votação no Plenário da Casa.
A idade de abrangência do Estatuto da Juventude ficou dos 15 anos aos 29 anos, com ressalva a direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069/1990). Assim, será aplicada a norma que melhor beneficiar o jovem.
Entre as medidas do Estatuto, dois pontos de destaque: a meia entrada para cinemas, jogos ou espetáculos passaria a ser lei no país inteiro. Eles também teriam direito a pagar metade da passagem de ônibus nas viagens entre cidades e estados. O benefício seria apenas para estudantes.
“Essa é uma medida para ser celebrada, pois é uma luta que Pernambuco sinaliza há muito tempo. O governador Eduardo Campos foi o primeiro a criar uma secretaria de juventude, com um olhar integral para esse público”, disse Raquel, que foi a primeira secretária estadual da Criança e da Juventude do Estado.

A Parlamentar também destacou a necessidade da criação de novas providências para juventude. “Precisamos continuar lutando para que seja integrado o Sistema Nacional de Juventude. Peço aos colegas deputados, que através das suas bases, juntem os conselhos de juventude para unir forças, assim poderemos garantir uma vida melhor para essa faixa etária da população”, finalizou.

Ações do Comitê de Investimento Social de Bom Conselho - Instituto BRF.




A Unidade da BRF em Bom Conselho conta hoje com um Comitê de Investimento Social local, que trabalha sob orientação e supervisão do Instituto BRF.
O foco do investimento social da BRF é o Desenvolvimento Local, seu objetivo é contribuir para que o processo de desenvolvimento dos municípios seja potencializado e, para tanto, tem projetos e programas em 03 frentes fundamentais: Redes Intersetoriais, Terceiro Setor e Políticas Públicas.
No ano passado, o grupo de Voluntários BRF de Bom Conselho realizou 05 ações, sendo 02 Globais (Educação – Implantação do Cantinho da Leitura na Creche Santa Terezinha), (Meio Ambiente – Coleta Seletiva na Escola São Geraldo) e 02 Locais (Motorista Alerta – Praça Frei Caetano) e (Natal – Fundação Kirchhelen - Abrigo dos Idosos), proporcionando às pessoas atendidas um leque de conhecimentos e oportunidades.
Nesta última terça feira, dia 26.03.2013, realizamos uma Ação Local voltada para “O Verdadeiro Sentido da Páscoa”, e o Comitê de Investimento Social de Bom Conselho, juntamente com os Voluntários e Parceiros BRF do município, criaram uma “Manhã de Lazer” na Creche Santa Terezinha, no bairro da Boa Vista, que atende diariamente crianças de 1 a 6 anos.
A Creche Santa Terezinha foi uma das muitas instituições sociais de nosso município que foi mapeada no ano passado pelo Comitê e, sob orientação do Instituto BRF, foi escolhida para essa 1ª Ação Local de 2013. Como é um trabalho voluntário, o Comitê buscou no município parceiros e o povo de Bom Conselho foi maravilhoso nessa causa, o trabalho foi feito graças ao forte e caloroso apoio deles, tanto material como mão de obra para confeccionar todo material para o evento, os quais foram:
Refrigeração São Luiz, Posto Frei Caetano, Construtora Cavalcante Matos, Pressão Total, MBS Mercadinho, Mercado Luz da Economia, Padre Cícero Móveis e Colchões, Corpo e Cabelo, Nathália Soares, Rafaella Ramos, Luiz Ramos, Karla Oliveira, Adriano Marques e Yolanda Beserra.


Estamos muito felizes por termos realizado esta ação. O Marconi Melo é o responsável pela frente do Voluntariado BRF e o Comitê é coordenado por Kátia Ramos, ambos funcionários da BRF.

Kátia O. Ramos
Coordenadora do Comitê de Investimento Social Bom Conselho

BRF realiza comemoração "O Verdadeiro sentido da Páscoa", com crianças da creche Santa Terezinha.


A BRF Bom Conselho juntamente com parceiros, comemorou no última dia 26/03 a Páscoa com as crianças da creche Santa Terezinha.



Foram momentos inesquecíveis para as crianças e também para os voluntários que participaram desta celebração. 


Os funcionários da BRF, Sólon, Kátia e Marlos fantasiaram-se de coelhos da Páscoa.
Todas as crianças e funcionários da creche receberam: sacolinhas contendo doces e chocolates, bem como ovos de páscoa.


Foi servido lanche para todos: Cachorro-quente, pipoca, iogurte, refrigerante e doce.


Também foi doado para creche uma sanduicheira e um travesseiro, para fazerem uma rifa.

Parabéns a todos os parceiros, colaboradores e funcionários da BRF - Bom Conselho. Estas crianças jamis esquecerão esse dia.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Jogador do Náutico é convocado para Seleção Brasileira.




O lateral esquerdo do Náutico, Douglas Santos,  foi convocado hoje, pelo técnico Luiz Felipe Scolari, para participar do amistoso contra a Bolívia, no próximo  sábado (06), às 16h30m, na cidade de Santa Cruz de La Sierra na Bolívia.
O jogador alvirrubro de apenas 19 anos, estava muito emocionado quando apareceu para conceder entrevista coletiva, com lágrima nos olhos, antes de começar a responder as perguntas caiu no choro.
A minha ficha ainda não caiu. Todo jogador sonha em chegar um dia à seleção brasileira e eu espero representar o meu país muito bem. Vou fazer o meu trabalho muito bem feito e não vai ser diferente do que faço aqui no Náutico”.
“Vou procurar conselhos porque sei que as pessoas que estão lá terão muitos para me dar. Vou conversar para que eles me passem experiência. Nunca pensei que ia estar ao lado de jogadores como Ronaldinho Gaúcho e Neymar, por exemplo”.
Ainda na entrevista, agradeceu ao ex-técnico do Timbu, Alexandre Gallo, a quem, segundo ele, deve essa convocação.