sábado, 23 de março de 2013

Atenção! Bom Conselho - Fuga de seis adolescentes da Funase em Garanhuns.



No fim da tarde de ontem (22.03), houve a fuga de seis adolescentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Garanhuns. Conforme informações da assessoria de comunicação da Funase, não houve feridos. 
A polícia vem realizando buscas para recapturar os fugitivos, até o presente momento não há informações de algum menor foi localizado.
Em virtude do nosso município encontrar-se próximo a cidade de Garanhuns, alertamos para ficarmos atentos a atitudes suspeitas de pessoas desconhecidas, caso aconteça, entrar em contato imediatamente com a Polícia Militar.

Como reconhecer um AVC?




Segundo médicos neurologistas, levando uma vítima de AVC(Acidente Vascular Cerebral), conhecido popularmente como derrame, dentro das primeiras três horas, pode-se reverter os efeitos em quase toda a sua totalidade.
Devemos reconhecer quando uma pessoa esta tendo um AVC(derrame), diagnosticado e recebendo o tratamento médico correspondente, dentro das três horas seguintes, poderemos salvar uma vida.

RECONHECENDO UM AVC (DERRAME).

Muitas vezes, os sintomas de um derrame são difíceis de identificar. Infelizmente,
nossa falta de atenção, torna-se desastrosa. A vítima do derrame pode sofrer severa
consequencia cerebral quando as pessoas que o presenciaram falham em reconhecer
os sintomas de um derrame.
Agora, os médicos dizem que uma pessoa qualquer pode reconhecer um derrame fazendo à vítima três simples perguntas:
S* (Smile) Peça-lhe que SORRIA.
T* (Talk) Peça-lhe que FALE ou APENAS DIGA UMA FRASE SIMPLES. (com
coerência) (ex : Hoje o dia está ensolarado)
R* (Rise your arms) Peça-lhe que levante AMBOS OS BRAÇOS.

Se ele ou ela têm algum problema em realizar QUALQUER destas tarefas, chame
a emergência imediatamente e descreva-lhe os sintomas, ou leve rápido à clínica ou hospital.

NOTA: Outros sinais do AVC (derrame) são:
 - Peça à pessoa que ponha a língua para fora, se a língua estiver torcida e sair por um lado ou por outro, é também um sinal.
- Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo. 
- Confusão, alteração da fala ou compreensão Alteração na visão (em um ou ambos os olhos).
- Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar, dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

Fonte principal: http://redebrasilavc.org.br/


O que é AVC?

Nas últimos meses tivemos várias mortes em virtude de AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Saiba o que é um AVC.


Acidente Vascular Cerebral (AVC) pode ser definido como o surgimento de um déficit neurológico súbito causado por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Classicamente o AVC é dividido em 2 subtipos:
AVC isquêmico: ocorre pela obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral causando falta de circulação no seu território vascular.
AVC hemorrágico: o acidente vascular cerebral hemorrágico é causado pela ruptura espontânea (não traumática) de um vaso, com extravazamento de sangue para o interior do cérebro (hemorragia intracerebral), para o sistema ventricular (hemorragia intraventricular) e/ou espaço subaracnóideo (hemorragia subaracnóide).

Estaremos postando também como identificar um possível AVC.

 Fonte: redebrasilavc.org.br



Abertura do Jornal Nacional não é ao vivo - Veja o vídeo: Falha na abertura do Jornal Nacional 18/03/2013.

Como havíamos publicado no dia (18.03) (VEJA AQUI), onde havíamos informado que a abertura do Jornal Nacional da Rede Globo não é transmitido ao vivo, mostramos abaixo o vídeo da transmissão onde comprova o que relatamos.  



Resultado do exame da OAB.



O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou o resultado preliminar com os nomes dos aprovados no IX Exame de Ordem Unificado, aplicado nacionalmente pelo Conselho Federal. Dos 114.763 candidatos que prestaram a prova desde a etapa inicial, 11.820 obtiveram êxito e vão receber a carteira de advogado, perfazendo um percentual de 10,3% de aprovação nesta edição do exame.

Confira o resultado preliminar do IX exame da OAB

A relação hoje divulgada traz o nome dos examinados aprovados obedecendo a seguinte ordem: Seccional e cidade de inscrição, número da inscrição e nome do candidato conforme a ordem alfabética.

Os candidatos que constam da lista foram considerados aprovados por terem obtido nota mínima 6 (seis) na prova prático-profissional, aplicada no dia 24 de fevereiro deste ano em todo o país.

O prazo para o candidato que desejar interpor recurso do resultado preliminar terá início às 12h deste sábado (23) e será concluído às 12h do dia 26 de março, conforme previsto no edital. Os dados estatísticos consolidados do resultado final desta edição do Exame – após a análise e consideração dos recursos interpostos – serão divulgados no dia 5 de abril. A entidade também divulga nesta sexta-feira o padrão de respostas da prova prático-profissional. A partir dos gabaritos divulgados, o candidato pode conferir quais as respostas esperadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) – que aplica a prova para a OAB – para as quatro questões práticas sob a forma de situações-problema e a peça profissional na área jurídica de opção do examinando.

Da OAB.

Como já divulgamos (VEJA AQUI), o bonconselhense, Arthur Lima Amaral, passou no referido exame da Ordem.

A Hora do Planeta.



Hoje, 23 de março, está chegando a hora para milhões de pessoas em todo o mundo mostrar sua preocupação com o meio ambiente. O evento denominado “Hora do Planeta 2013. Promete reunir pessoas de todo o planeta a partir dás 20h30 todos devem desligar as luzes de casa permanecer em total escuridão por uma hora.
Pelo quinto ano consecutivo, o WWF-Brasil promove no país o movimento global Hora do Planeta. Hoje 23 de março de 2013, das 20h30 às 21h30, milhões de pessoas ao redor do mundo vão apagar as luzes em um ato simbólico contra o aquecimento global e os problemas ambientais que a humanidade enfrenta.
Neste ano de 2013, a Hora do Planeta no Brasil convida empresas, governos e toda sociedade para responder uam pergunta em especial “O que você faria para salvar o planeta? Hoje, 23 de março, apagar as luzes será só o começo.
Hoje, apesar de todos os problemas ambientais existem aqueles dispostos a fazer sua parte para salvar o planeta. A responsabilidade é de todos. Participe da Hora do Planeta. Cadastre-seAQUI, apague suas luzes e reflita sobre como você pode mudar seu estilo de vida para ser mais sustentável.

No mundo serão 7.000 mil capitais e cidades ao redor de 152 países.
No Brasil, até agora, estão cadastradas, 92 cidades, sendo 22 capitais, estarão mobilizadas com diversas atividades pela Hora do Planeta que devem permanecer na escuridão das 20:30 até as 21h30.
Em Campo Grande a Prefeitura irá participar, demonstrando o compromisso com o meio ambiente e a preocupação com o aquecimento global. Os locais onde serão apagadas as luzes são, a Praça Ary Coelho, Central de Atendimento do Cidadão (CAC), Praça do Rádio Clube, Paço Municipal, Obelisco, Centro de Educação Ambiental Polonês (CEA), Centro de Educação Ambiental (CEA) Imbirussú e Centro de Educação Ambiental (CEA) Anhanduí.
Na cidade-âncora Brasília serão apagadas as luzes da Esplanada dos Ministérios, do Congresso Nacional, da Catedral e de outros monumentos históricos. O público contará com a participação da banda regional Patubatê e do grupo DJs Criolina, no Museu Nacional da República, local do evento.
São Paulo também apagará as luzes de símbolos como a Ponte Estaiada, o Obelisco, o Mercado Municipal, o estádio do Pacaembu, o Monumento das Bandeiras, o Theatro Municipal, o Arco do Anhangabaú e a Biblioteca Mário de Andrade. Além disso, o grupo Vá de Bike reunirá ciclistas numa pedalada no centro da capital paulista. O circuito passará por três desses locais e monumentos paulistanos que ficarão às escuras durante a Hora do Planeta.
No Rio de Janeiro, ficarão às escuras o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, a Orla de Copacabana e de Ipanema, o Arpoador, o Parque Garota de Ipanema, a Igreja da Penha e a Catedral Metropolitana.
O Blog “O Argonauta” é parceiro desta iniciativa.

Arthur passa na prova da OAB. Agora será Dr. Arthur. - Parabéns.

Acabamos de receber a notícia de que Arthur Amaral, filho de Dr. Isabel Lima e Airon Amaral, acabou de passar na OAB, nosso mais novo ilustre advogado, Dr, Arthur, formou-se este ano em direito e já passou na primeira tentativa no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Confira os aprovados na OAB(AQUI)
Parabéns Arthur, companheira rotariana Isabel e familiares.
Uma família de guerreiros e vencedores.



Virtualmente estamos abrindo uma champagne, para comemorar essa vitória com vocês.

Bola de fogo cruza o céus dos Estados Unidos.


Mais uma bola de fogo cruza os céus dos Estados Unidos, nesta sexta-feira (22.03) os moradores de Seaford ficaram assustados, ao olharem para o céu e verem o objeto. As imagens foram gravadas por câmeras de segurança, o fato ocorreu por volta da 20:00 h(local). Em fevereiro, dia (15) uma outra bola de fogo cruzou o céu da Califórnia, como foi noticiado neste blog (VEJA AQUI).
O funcionário da Nasa, Bill Cooke, informou que pode ser um meteorito, que desintegrou-se ao entrar na atmosfera. 
Assista ao vídeo abaixo.



PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA de Bom Conselho.

PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA 2013.
PARÓQUIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ 
BOM CONSELHO


"Da árvore da Cruz o fruto da Vida Nova"

Queridos Amigos.

Chegamos ao tempo mais forte da vida Litúrgica da Igreja: Celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Nestes dias que serão intensos, somos convidados pela fé a vivenciarmos os mistérios de Cristo que deram verdadeiro sentido a vida humana manchada pelo pecado. Como diz São Paulo, "Se com ele morremos, com ele viveremos, pois foi em sua morte que fomos batizados para juntos com ele entrarmos na vida eterna". Queremos convidar você e sua família para participar conosco desta grande semana que chamamos de "Santa". É verdade, pois, foi nela que Cristo nos garantiu a vida eterna. Vamos rezar, cantar, celebrar em nossas vidas este mistério de fé. Cristo nos convida a nos revestirmos da sua graça para sermos sempre homens e mulheres renovados. A todos, desejamos uma Santa Semana e uma Feliz Páscoa da Ressurreição do Senhor..
Pe. Marcelo Protazio e Diácono Pedro.  

Programação

Sábado: 23/03  às 19:30h - Celebração Penitencial na Matriz.
Domingo: 24/03 
08:00 - Benção e Procissão de Ramos saindo da Capela de São Sebastião.
09:00 - Missa de Ramos na Matriz.
19:30 - Missa na Matriz (sem benção de ramos)
Terça-feira Santa: 26/03
09:00 - Missa dos enfermos da Matriz.
19:30 - Celebração das Dores de Maria na Matriz.
Quarta-feira Santa: 27/03
19:30 - Procissão do Encontro saindo andor de Nossa Senhora Dores da Capela de Santo Antônio e do Senhor dos Passos da Capela de São Vicente.
Quinta-feira Santa: 28/03
09:00 - Missa dos Santos Óleos em Garanhuns.
16:00 - Celebração da Ceias do Senhor na Matriz com Adoração do Santíssimo.
Sexta-feira Santa: 29/03
05:30 - Via Sacra e Celebração da Crucificação do Senhor.
12:00 - Ofício da Agonia na Matriz.
16:00 - Celebração da Paixão  do Senhor e Procissão do Senhor Morto.
22:00 - Procissão da Cruz com os homens e Nossa Senhora das Dores com as mulheres.
Sábado Santo: 30/03
06:00 - Ofício do Santo Sepulcro e visita até o meio-dia.
20:00 - Celebração da Vigília Pascal e Procissão do Ressuscitado.
Domingo de Páscoa: 31/03
09:00 - Missa da Ressurreição do Senhor com benção das rosas na Matriz.
16:00 - Missa da Ressurreição do Senhor com benção das rosas na Ermida de Santa Terezinha.
19:30 - Missa da Ressurreição do Senhor com benção das rosas na Matriz.

OBS.
1 - Todas a sextas-feiras caminhada penitencial saindo da Matriz às 05:30.
2 - Confissões na Matriz: todas as sextas-feiras: 09:00 às 11:30 e das 15:00 às   17:00 durante a quaresma.
3 - Todos os domingos haverá no final da Missa da noite os Sermões Quaresmais      


sexta-feira, 22 de março de 2013

Suco Ades - Em vez de suco de maçã, era água e soda cáustica diz relatório.



Laudo da Vigilância Sanitária emitido hoje (22), sobre a contaminação de uma das linhas de produção de suco Ades na fábrica Unilever em Pouso Alegre(MG). 
De acordo com o órgão, foram envasadas 96 unidades somente com hidróxido de sódio a 2,5% e água, e não o suco de soja. A substância é utilizada para limpeza da linha de produção.
A falha foi detectada no processo de envase do Alimento de Soja sabor Maçã – marca AdeS – Lote AGB 25 envasado no equipamento TBA3G  no dia 25 de fevereiro de 2013 com validade até 22 de dezembro de 2013. O estoque do tanque que alimentava a linha de envase estava reduzido, o que caracterizaria final de processo e que a linha estaria pronta para o processo automático de limpeza. No entanto, o equipamento foi acionado novamente para o processo de envase. Dessa forma, houve o envase da substância no lugar do suco.
A empresa não percebeu o desvio e o produto, embalagem de 1,5 litros do suco de maçã da Ades, foi distribuído ao mercado. Segundo assessoria de imprensa da Unilever, houve falha humana e dos equipamentos da linha de produção. A máquina acionou o sistema de limpeza com o estoque reduzido, e um funcionário teria iniciado o sistema para envase novamente.
Técnicos da Unilever se reuniram em audiência nesta terça (19), em Brasília, com a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e já haviam admitido falhas operacionais e humana.
Segundo assessoria de imprensa da Anvisa, o laudo da Vigilância Sanitária Estadual ainda será analisado pelos técnicos da instituição, para que sejam definidas as penalidades. A assessoria disse ainda que, em relação aos consumidores, corre um processo pela Secretaria Nacional do Consumidor. A multa da secretaria pode chegar a R$ 6,2 milhões. A empresa também pode ser multada pela Anvisa em até R$ 1,5 milhão.
A Vigilância Sanitária determinou ainda que a linha de produção ficará paralisada até que seja comprovado o cumprimento das seguintes determinações:
- Revisão completa de todos os equipamentos, sensores, software do processo AdeS;
- Alteração do Plano Amostral – aumento do número de amostras coletadas durante o processo de envase;
- Alteração do Período de Retenção dos produtos acabados antes da liberação ao mercado;
- Revisão e implementação de procedimento de liberação da produção após o sistema de higienização – CIP – realizado pelos operadores, coordenadores com registro formalizado e assinado;
- Introdução de dossiê diário de liberação de qualidade – liberação formal com assinatura dos gerentes.
Recall do suco de maçã Ades
Na segunda-feira (18), dois funcionários da Vigilância Sanitária Estadual e Municipal estiveram na fábrica da empresa Unilever, em Pouso Alegre (MG), para fiscalizar uma linha de produção de sucos com soja da Ades. As informações apuradas pelos profissionais da vigilância sanitária serviram de base para elaboração do laudo da contaminação e possíveis penalidades à empresa.
Uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira suspendeu a fabricação, distribuição, venda e consumo de todos os lotes dos produtos com soja da marca Ades, de diferentes sabores, versões e tamanhos de uma das linhas de produção da cidade.
Na quinta-feira (14), a Unilever anunciou recall em um lote do suco de maçã Ades de 1,5 litro por risco de queimadura. Segundo a fabricante, a contaminação com solução de limpeza foi detectada no lote com as iniciais AGB 25, fabricado em 25 de fevereiro, com "cerca de 96 unidades do produto AdeS Maçã 1,5 l".
"Nestas unidades, foi identificada uma alteração no seu conteúdo decorrente de uma falha no processo de higienização, que resultou no envase de embalagens com solução de limpeza da máquina. O consumo do produto nessas condições pode causar queimadura", afirmou a Unilever, em comunicado.
Por meio de nota oficial divulgada na segunda-feira, a Unilever afirmou que o problema limitava-se às 96 unidades de Ades sabor maçã, embalagem com 1,5 litros produzidas em Pouso Alegre, e que desde o dia 13/03/13 nenhum produto fabricado na linha onde foi detectado o problema foi distribuído ao mercado. A linha de produção ficou inativa para apuração do caso. Os produtos do lote de maçã com problema foram distribuídos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
Ainda segundo a empresa, a causa do problema foi identificada e todas as medidas para correção foram tomadas pela Unilever. A empresa cumpriu todas as determinações da Anvisa publicadas na segunda-feira, incluindo a retirada do mercado de todas as unidades produzidas na linha onde foi detectada a contaminação.
A Unilever afirmou ainda que os demais produtos Ades não correspondentes aos lotes com as iniciais "AG" permanecerão no mercado e se encontram em perfeitas condições para consumo, e que a empresa está colaborando com a Anvisa com todas as informações necessárias para a solução do problema.

Fonte: G1

Novo horário de funcionamento do "Le Petit Bistrô".


O “Le Petit Bistrô” atendendo aos seus clientes abrirá para almoço a parti da próxima segunda-feira dia 25 de março com pratos executivos tradicionais extremamente deliciosos, com o toque da chefe de cozinha Maria Iêda, por apenas R$ 12,00.

Haverá também ás quartas e quintas Gourmet, com uma promoção imperdoável. Na compra de 2 crepes o terceiro é grátis, e pedindo 2 sanduíches, a batata frita é por nossa conta.

Venha saborear essas delícias em um ambiente climatizado com um atendimento todo especial que você merece.

LE PETIT BISTRÔ, ONDE COZINHAR É UMA ARTE!

Definições da Vida.


“A vida é uma metáfora” (Williams)
“A vida é uma espaçonave que veio sem manual de instruções”       ( Mannister)
“A vida é trabalho” ( Marx, comunista)
“A vida é trabalho” (Henry Ford, capitalista)
“A vida é um cabaret” (Liza Minelli)
“A vida é uma peça de teatro; o que conta não é o enredo, mas o trabalho do ator” (Seneca)
“A vida é um trombone; se você não sopra, ele é inútil” (W.C. Ande)
“A vida é um violino, que você aprende a tocar em público” (Samuel B.)
“A vida é uma canção cuja letra foi escrita por Deus, cuja melodia é escrita por nós. Podemos fazer uma balada, uma peça clássica, ou um blues bem triste (Eleanor Willer)”
“A vida é uma simples letra de alfabeto; não tem nenhum sentido sozinha. Precisa fazer parte de frases” (Jewish Theological Seminary)

CELPE atende solicitação do blog "O Argonauta".


Após postagem, (VEJA AQUI), informando que nossa cidade encontrava-se com ruas às escuras, a Celpe entrou em contato com nosso blog, solicitando os postes com iluminação apagada, foram informados os seguintes postes com luzes apagadas:

- Rua São Pedro, por trás do Centro de Educação e abrigo dos velhos;
- Rua São Pedro, em frente a casa nr. 44
- Rua São Pedro, logo acima da casa de nr. 44
- Rua Tancredo Neves em frente a casa nr. 33
- Rua José Amaral, atrás da Estação Digital da BRF.
- Loteamento de Vavá, Rua J, próximo a casa nr 11
- Loteamento de Vavá, Rua J, em frente a casa nr 117
- Rua José Bonifácio, em frente ao Frigorífico Santo Antônio
- Rua da Lama, Próximo ao orelhão
- Rua da Lama, Próximo a casa nr 210
- Rua da Lama, em frente a casa nr 185
- Av. Santa Maria em frente a casa nr 372
- Av. Santa Maria em frente a casa nr. 181
- Rua Frei Caneca, próximo ao depósito do armazém Padre Cícero
- Rua Frei Caneca no beco que liga para rua Dr. Manoel Borba
- Rua Dr. Manoel Borba, em frete ao beco que dá acesso a Promotoria.
- Rua Monsenhor Marques, em frente a Pizaria D'Nápolis
- Rua Vidal de Negreiros, no final da rua na esquina que dá acesso a Fundação de amparo aos velhos(casa da caridade)
- Poste em frente ao cemitério Santa Marta(local)
- Nas intermediações das ruas próximas ao cemitério. 

Recebemos ontem o seguinte e-mail:

Para: Blog O Argonauta
A/C: Emannuel Leonel


Recife, 21 de março de 2013 – A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informa que, após ações de inspeção e manutenção, normalizou os pontos de iluminação pública indicados pelo Blog O Argonauta na cidade de Bom Conselho. A Celpe agradece as informações e se coloca à disposição.


quinta-feira, 21 de março de 2013

STJ condena Banco do Brasil a pagar revisão das poupanças por conta do Plano Verão. A revisão pode chegar a 180%.


Uma decisão da Justiça esgotou o último recurso do Banco do Brasil para evitar o pagamento da revisão das poupanças por conta do Plano Verão, que entrou em vigor em janeiro de 1989 e gerou uma perda de  20,46% no rendimento das contas com aniversário entre o dia 1 e 15 daquele mês. A revisão pode chegar a 180% com a atualização e os juros estipulados pela Justiça.
O STJ (Superior Tribunal de Justiça) confirmou que a revisão tem abrangência nacional e não apenas no Distrito Federal, onde foi julgada. Ao todo, cerca de três milhões de poupadores com contas no Banco do Brasil têm direito à revisão que inclui: a aplicação correta do índice de correção da poupança, juros e juros moratórios.
Por exemplo, um poupador que tinha NCz$ 30 mil na poupança em janeiro de 1989 hoje receberia R$ 120.290,92 na revisão, segundo os cálculos do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), órgão que entrou com a ação civil pública contra o Banco do Brasil.
“Com a aplicação dos juros moratórios o valor da revisão do Plano Verão pode chegar até a 180%”, disse Maria Elisa Novais, gerente jurídica do Idec. Desde 2010, o BB questionava na Justiça se a abrangência deveria ser nacional ou não.
Prazo /Para receber o dinheiro da revisão, o poupador precisa entrar com um pedido de execução da ação na Justiça. O prazo para fazer a solicitação termina em outubro de 2014.
O Idec também entrou com ações contra outras 13 instituições financeiras. O Banco do Brasil informou que não foi notificado sobre a decisão.

Por que comemos peixes na Semana Santa?


Comer peixe na Semana Santa faz parte da tradição e da vocação Cristã. O costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, uma prática, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como prática de devoção típica do tempo de Quaresma.
A título de esclarecimento, é obrigatório o jejum na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa. Nas outras Sextas-feiras (e até nas Quartas-feiras) o jejum não é obrigatório, embora continue sendo uma prática louvável.
Comer peixe no lugar de carne. Mais do que um valor material, esta “troca” tem um profundo significado simbólico da fé. O jejum é uma expressão de fé, é praticado por motivo de fé. A forma de praticá-lo (comer peixe) quer ser uma afirmação da fé cristã. De que modo? A carne representa o mundo material, com suas paixões, pecados, egoísmo, ganância, as coisas “do baixo” e a aversão às coisas “do alto”. O peixe está presente em muitos lugares da Bíblia e tem um símbolo profundo na tradição cristã. Lembremos o profeta Jonas, engolido por uma baleia, que significa a ressurreição de Jesus. Lembremos o milagre da pesca milagrosa, da multiplicação dos pães e dos peixes, o peixe assado na beira do lago após a ressurreição.
Em Mt. 4,19, designa os cristãos batizados. Entre os primeiros cristãos, o batismo foi representado sob a figura da pesca. Na época das perseguições contra os cristãos, o peixe tornou-se o distintivo dos seguidores de Jesus Cristo. Isso pela associação da palavra “peixe”, “ichtys”, em grego, com a formula de Jesus Cristo. De fato, as letras que compõe a palavra “ichtys” são as primeiras da seguinte frase, em grego: “Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador”. Ora, entre os cristãos, quem se considerava “peixe”, professava-se adepto daquela fé.
Nesse sentido, estritamente relativo a Cristo, o peixe simboliza o alimento de vida (cf. Lc 24,24) e símbolo da ceia eucarística. Por isso, é reproduzido com freqüência junto o pão. 

As preces foram atendidas, no dia de São José, Apac e Inmet registram chuva em todas as regiões de Pernambuco.


A crença católica, diz que se chover no dia de São José, teremos um inverno bom. Tivemos chuva pouca, mas tivemos. Aos pecuarista só resta rezar e aguardar providencias Divinas. Que venha chuva, é o que todos nós esperamos.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) se confirmou e várias cidades pernambucanas registraram chuva da terça (19) para a quarta-feira (20). “Se chove um dia é bom porque enche os reservatórios, mas não é uma chuva uniforme e tem que ter continuidade para resolver o problema do agricultor”, explica o meteorologista do Inmet Ednaldo Correia.
O registro foi feito entre as 9h da manhã da terça e as 9h da quarta. No Sertão, choveu 48,0 milímetros em Ibimirim, 20,8 em Serra Talhada; 17,4 em Arcoverde; 16,3 em Triunfo; 6,4 em Ouricuri. No Agreste, foram 6 milímetros em Garanhuns e 2 em Surubim. “Estava zero, foi bom. Março é um mês decisivo, abril também. Se não chover agora, não chove mais”, explica Ednaldo.

CELPE - DICAS DE SEGURANÇA.




O período de férias escolares das crianças exige dos pais uma atenção redobrada durante todo o dia para evitar acidentes domésticos, inclusive aqueles que envolvem a energia. Para ajudar as famílias a minimizarem os riscos de choque elétrico, segue orientações que devem ser tomados diariamente nas residências, casas de praia ou mesmo em hotéis e pousadas.

Principais dicas para evitar acidentes com crianças:
  
  1. Mantenha as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. Use tomadas no novo padrão ou utilize protetores;
  2. Mantenha as instalações elétricas em bom estado. Não use fios emendados, velhos ou danificados;
  3. Água e eletricidade não combinam: mantenha os aparelhos elétricos longe de água e ao utilizar qualquer equipamento esteja sempre calçado e com as mãos enxutas;    
  4. Para soltar pipas procure lugares abertos, afastados da rede elétrica;
  5. Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol costuma cortar os fios;
  6. Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são como condutores de energia e podem causar choques fatais; 
  7. Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-la;
  8. Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente.  
  9. Energizar cercas, muros ou portões pode causar acidentes.       
  10. Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço;
  11. Ao ligar ou desligar um eletrodoméstico da tomada, segure pelo plugue (parte rígida isolante), e nunca puxe pelo fio;
  12. Fique atento: usar o "T" (benjamim) em caráter definitivo é perigoso, podendo causar curtos circuitos e incêndio;
  13. É extremamente perigoso subir em postes, torres de alta tensão ou invadir subestações. Mantenha distância de fio caído ou partido, previna as pessoas para que se afastem do local e ligue de imediato para a Celpe. 
Além dos alertas em períodos de férias, a Celpe realiza campanhas junto à população que reside próximo às subestações, em associações de moradores e em escolas públicas, com o caminhão do Projeto Educação com Energia.
Em casos de acidentes com energia elétrica providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros e desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral. É importante não tocar na vítima ou no fio elétrico sem saber se estão desligados.


OBS. Recomende a matéria no Google.
clicando no botão abaixo: G+1

O que é tratamento de canal?


Dr, Fabrício Benjoino.



Polpa do dente danificada por uma
cárie  profunda.

O que é tratamento de canal?
O tratamento do canal da raiz dentária consiste na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado em sua parte interna. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento veda o canal. Alguns anos atrás, os dentes com polpas infeccionadas ou mortificadas eram extraídos. Hoje em dia, um tratamento de canal salva muitos dentes que de outra forma teriam sido perdidos.
Os casos mais comuns de polpa infeccionada ou morta são:
Dente quebrado;
Cárie profunda;
Dano ao dente, como um trauma forte, seja ele recente ou mais antigo.
Estando a polpa infeccionada ou morta, se não for tratada, pode se formar pus na ponta da raiz dentro do osso maxilar, formando um abcesso. O abcesso pode destruir o osso que circunda o dente, causando dor.



Como é tratado o canal?
O tratamento de canal é feito em várias etapas, realizadas em várias visitas ao consultório, dependendo do caso. São elas:
Primeiramente, é feita uma abertura na da parte posterior de um dente frontal ou na coroa de um dente posterior, molar ou pré-molar.
A polpa é removida e os canais são limpos
 antes de serem preenchidos.
Em seguida a polpa infeccionada é removida (pulpectomia), o espaço pulpar e os canais são esvaziados, alargados e limados, em preparação para o seu preenchimento.
Se mais de uma visita for necessária, uma restauração temporária é colocada na abertura da coroa, a fim de proteger o dente no intervalo das visitas.
A cavidade é preenchida e selada.
A restauração temporária é removida e a cavidade da polpa e canal são preenchidos permanentemente. Um material em forma de cone (flexível) é inserido em cada um dos canais e geralmente selado em posição com um cimento apropriado. Algumas vezes um pino de plástico ou metal é colocado no canal para se conseguir maior resistência.
Na etapa final, uma coroa é geralmente colocada sobre o dente para restaurar seu formato e lhe conferir uma aparência natural. Se o dente estiver fraturado ou muito destruído pode ser necessário colocar um pino cimentado no canal antes da confecção da coroa.
Qual a durabilidade de um dente restaurado?


Os dentes restaurados podem durar a vida toda quando tratados adequadamente. Devido ao fato de ainda ser possível o aparecimento de cárie em um dente tratado, uma boa higiene bucal e exames dentários regulares se fazem necessários, a fim de evitar problemas futuros.
Como não há mais uma polpa viva que mantenha o dente hidratado, os dentes com raiz tratada podem se tornar quebradiços e mais sujeitos à fratura. Este é um importante aspecto a ser levado em conta quando for optar entre uma coroa ou restauração após o tratamento de canal.
Para se determinar o sucesso ou fracasso do tratamento de canal, o método mais confiável é comparar novas radiografias com aquelas tiradas antes do tratamento. Esta comparação mostrará se o osso continua sendo destruído ou se está sendo regenerado.


O mais importante, consulte seu dentista regularmente.

Israel é atacada por foguetes em visita de Barack Obama ao país.


Segundo informações da Haaretz, nesta quinta-feira,  Israel sofreu ataque aéreo de dois mísseis lançados do território de Gaza, atingindo a cidade israelense de Siderot. O presidente do Estados Unidos Barack Obama, está em visita a Israel.
Aconteceram manifestações contrárias a presença de Obama em solo israelense, os palestinos queimaram bandeiras americanas em frente ao prédio onde está localizado o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD). Os manifestantes carregavam cartazes, onde constava, “Obama, não é bem-vindo na Palestina" e "Você é um visitante indesejado".
O deputado Yahía Moussa, um dos líderes do movimento islâmico Hamas, disse à imprensa que a visita de Obama "é parte da aliança estratégica entre os presidentes americanos e a ocupação israelense". Para ele, a viagem “é contrária aos interesses do povo palestino e a seus direitos legítimos” e melhor se define como “uma visita de cortesia à entidade israelense, que só serve aos interesses dos sionistas".

Oração em forma de Poema.


Sebastião Gomes Fernandes.

Mira em mim Senhor,
Tua Misericórdia.


Senhor, piedade, não me abandones.
Permita-me exercer minha empreitada em prol da vida!
Não consintas que me desvie do rumo certo!
Que eu jamais fuja à responsabilidade...

Ajuda-me a por em ordem meus afazeres
Sem prejudicar ao meu irmão!
Meu senhor e meu Deus!
Cuida para que eu jamais me abandone de Ti.

Derrama sobre mim a mirra que purifica e santifica a Alma.
Fortificando meu espírito. Dando-me alento e vigor.
Abre-me a mente para Ti receber em abundância e que eu possa ser o conduto Que leve tua mensagem a todos Os irmãos.

Que eu possa penetrar os mais longínquos recantos do interior dos homens e Mulheres!
Sem distinção de raça, cor, religião e/ou condição política e social.

Por nosso senhor Jesus Cristo, meu irmão e mestre,
Na unidade do Espírito Santo eu rogo misericórdia.
Complacência e perdão.
Deixe que brote sempre vigorosa e forte a semente do amor!
Que esse amor nos faça mensageiros da paz.
Da justiça social e da harmonia entre os homens!
Acreditando senhor, na possibilidade de mudança dos Valores hoje convencionados...

Que só traz violência,
Tumulto e ebulição sem precedente.
Sede Senhor, complacente para comigo,
Me conferindo mansidão e humildade...
Para o enfrentamento das dificuldades de cada dia.

Pai que eu seja mensageiro a Teu serviço.
Em prol do crescimento espiritual de meus irmãos e Irmãs!
Obrigado Senhor!


Sebastião Gomes Fernandes, Sociólogo, escritor, poeta e cronista.
Presidente da Academia pesqueirense de Letras e Artes

Polêmicas na redação do ENEM.


Imagens publicadas por um estudante do interior de São Paulo no Facebook mostram que ele tirou 500 pontos na redação do Enem - em uma escala que vai de zero a 1 mil - mesmo depois de ter incluído trechos do hino do Palmeiras entre os parágrafos sobre a imigração no Brasil. 
Segundo reportagem do jornal O Globo, outro estudante recebeu 560 pontos depois de ter inserido um parágrafo com a receita para fazer miojo. Em outros casos, candidatos tiraram a nota máxima  mesmo com textos com erros de ortografia. A forma de correção da redação do Enem já foi motivo de centenas de ações judiciais nos últimos anos de estudantes que se sentiam injustiçados com a nota recebida.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), as redações receberam as devidas notas, já que não fugiram do tema proposto em sua totalidade e não apresentaram palavras ofensivas.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Seca - Em Pernambuco 728 mil animais mortos.


A seca que atinge Pernambuco está afetando gravemente a produção de leite no estado. Dados da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) apontam para uma redução de quase 70% na produção da bacia leiteira, formada por 14 municípios, com prejuízo mensal estimado em R$ 36 milhões. Antes da estiagem, o Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado de Pernambuco (Sindileite) contabilizava a produção de 2,3 milhões de litros por dia e, agora, 830 mil litros são produzidos diariamente. A queda afeta consumidores, que sentem a alta dos preços dos derivados que chegam às prateleiras, e principalmente os criadores, que presenciam a morte do rebanho com a falta de chuvas no interior pernambucano – o Sindileite aponta a morte de mais de 200 mil animais e o abate precoce de outros 528 mil.
Dados de março da Secretaria da Casa Militar de Pernambuco apontam que 1,3 milhão de pessoas estão sofrendo com a estiagem no estado. Dos 158 municípios pernambucanos, 132 decretaram estado de emergência - dos quais 126 tiveram essa condição reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional. "Estamos diante de algo extraordinário. Talvez seja a seca mais severa dos últimos 60 anos, em algumas regiões do Nordeste", comentou o ministro Fernando Bezerra Coelho, em reunião com prefeitos de 50 cidades pernambucanas, esta semana, no Recife.

Diretor da NASA manda rezar sobre possível queda de asteroide.

O diretor da Nasa (agência espacial americana), Charles Bolden, tem um conselho sobre o que fazer se um grande asteroide estiver a caminho da Terra: rezar. Isso é praticamente tudo o que se poderia fazer neste momento se asteroides ou meteoros desconhecidos estivessem em rota de colisão com o planeta, afirmou ele a legisladores na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. A projeção fatalista ocorre enquanto a Nasa pede que o governo americano financie programas para detecção e desvio de objetos celestiais próximos da Terra.

Dr. Raul Camboim e família.



Recebemos hoje, em nossa redação uma foto histórica, que vai compor nossos arquivos e ficará marcada para posteridade.
É com muito prazer que publico uma foto desta família, grandes lembranças da minha infância, onde convive diretamente com os filhos do casal, Arcôncio e Socorrinho.
Como podemos falar de Bom Conselho, sem incluir Dr. Raul Camboim, ex-prefeito e esteio desta família.
Temos na foto, da esquerda para direita:  Manoel Loureço, Arcôncio Guerra Camboim(Arconcinho), Arcôncio Camboim com Alfredo Érico nos braços, Socorro Guerra Camboim segurando Ana Camboim, logo abaixo Dulce Camboim e André Guerra e por último nosso ilustre Dr. Raul Camboim.

Gostaria de agradecer a Danilo Camboim, por nos ter enviado a foto.

OBS. Recomende a matéria no Google.
clicando no botão abaixo: G+1



Celpe promove cadastramento de mais de 650 clientes no Projeto Nova Geladeira, em Barreiros


Conforme parceria realizada entre o blog "O Argonauta" e a CELPE, estaremos divulgando comunicados da empresa e recebendo críticas e sugestões da população.


Recife, 19 de março de 2013 – A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) promove, durante esta semana, o cadastro para doação de refrigeradores aos moradores dos Conjuntos Habitacionais Fazenda São Francisco I e II, em Barreiros. A equipe do Projeto Nova Geladeira realiza, até esta quarta-feira, a inscrição dos clientes interessados que atendem aos critérios do Programa de Eficiência Energética. Os titulares das moradias precisam apresentar identidade, CPF, consumo médio de 80kWh/mês, última fatura de energia paga e estar inscritos na Tarifa Social de Energia Elétrica. Caso a documentação esteja correta, o cliente receberá um novo equipamento, com o Selo Procel de economia. A entrega das geladeiras será realizada, na quinta-feira (21) e na sexta-feira (22), e cada unidade residencial contemplada receberá cinco lâmpadas.
A ação em Barreiros faz parte de um convênio celebrado entre a concessionária e a Caixa Econômica Federal com a finalidade de atender as famílias beneficiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida. Os novos moradores são previamente cadastrados na Tarifa Social, antes mesmo de receberem as unidades habitacionais, e se mudam para o imóvel já com o benefício, que concede até 65% de desconto na conta de energia. Em seguida, a concessionária agenda uma visita para efetuar a inscrição dos interessados em participar do Projeto Nova Geladeira, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Por se tratar de uma ação de eficiência energética, os moradores que receberem o novo equipamento devem entregar o antigo para que a concessionária possa fazer o descarte adequado. Todo o material recolhido é enviado para uma empresa que realiza a manufatura reversa, onde o gás é retirado e as peças são recicladas, evitando assim o impacto no meio ambiente.
Desde a criação do Projeto Nova Geladeira, em 2006, mais de 54 mil refrigeradores já foram entregues à população do Estado. Estudos apontam que a mudança do equipamento antigo por um novo pode reduzir em até 70% o consumo de uma família, o que contribui para uma melhor qualidade de vida das pessoas.

Morre Emílio Santiago.



Emílio Santiago, 66 anos, faleceu hoje (20) às 06:30h, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro(RJ), o seu óbito foi em razão de complicações decorrentes de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). O cantor ficou internado no CTI do hospital desde o dia 07 de março.
O velório do cantor será realizado na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, a partir das 12h desta quarta, e será aberto ao público. O enterro do artista acontecerá às 11h desta quinta-feira (21) no Memorial do Carmo, no Caju, na Região Portuária do Rio.

terça-feira, 19 de março de 2013

GLOBO – Comprovado abertura do Jornal Nacional não é ao vivo.

Abertura do Jornal Nacional  da rede  Globo não é ao vivo.

Devido a problemas técnicos, ficou confirmado que a abertura do principal jornal da tv brasileira o Jornal Nacional da Rede Globo, não é ao vivo.

Ontem (18.03), o programa jornalístico da Rede Globo, “Jornal Nacional” sofreu problemas técnico em sua abertura.
Em nota ao portal Terra, a assessoria da emissora informou que houve "uma falha de procedimento, causada por múltiplos fatores, que está sendo apurada".

O problema deu início quando, durante abertura do programa com as manchetes do dia, as chamadas foram aceleradas acidentalmente e a voz da apresentadora Patrícia Poeta ficou distorcida, mostrando que o início do telejornal é gravado. A tela ainda chegou a ficar escura e a confusão durou alguns segundos.

O erro só foi resolvido quando cortaram a imagem para a bancada dos apresentadores. “A abertura do Jornal Nacional foi totalmente prejudicada por um problema técnico, mas vamos começar assim mesmo o JN sem as manchetes do dia", disse William Bonner.

O Patriarca Laércio Ferro e Família.


Uma das famílias mais conhecidas em nossa cidade, quem não conhece a família de Laércio Ferro e filhos?
Eu, particularmente sou suspeito em falar dessa família, que já faz parte da história de Bom Conselho. Tenho grande amizade e respeito com todos eles.


OBS. Recomende a matéria no Google.
clicando no botão abaixo: G+1