segunda-feira, 17 de junho de 2013

DICA DE LEITURA: “FAZEDORES DE HISTÓRIAS”

Coluna Semanal

Dica de Leitura: Fazedores de HistóriasPor Fernando Chagas da Costa (*)



Para mim, os três maiores humoristas brasileiros foram (infelizmente com o verbo no passado porque nenhum deles mais é vivo): Costinha, Ronald Golias e Chico Anísio. A dica de leitura de hoje tem a ver com o último deles, criador de mais de duas centenas de personagens históricos como Pantaleão, Coalhada, Azambuja, Justo Veríssimo, Alberto Roberto, Professor Raimundo (famoso por sua escolinha), entre tantos outros, que ficaram marcados para sempre em nossa memória.
A dica é o livro que tem como título “Fazedores de Histórias”, publicado em 2010, no qual constam 32 histórias, cada uma mais engraçada que a outra.
Não esperem, entretanto, encontrar alguma das famosas criações de Chico nas narrativas. Nenhuma delas tem nada a ver com qualquer uma das histórias. O que mostra o quanto ele era versátil e inesgotável em suas criações.
O bom, também, é que o livro é do estilo que as histórias são independentes, podendo-se lê-las na ordem que quiser.
Apenas para dar uma pequena mostra do conteúdo, registro, abaixo, o começo e fim de “Isaac, o conquistador”:
Começo da história: “Mulher de amigo meu, para mim é homem. Isso, para Isaac, era apenas frase feita, sem a menor importância de obrigação a ser seguida. Quem quisesse que pensasse assim, levando a sério essa frase idiota, na sua opinião. Para Isaac, era exatamente o contrário. Mulher de amigo era preferencial a qualquer outra...
Fim da história: “Já se preparava para inventar desculpas e explicações quando Salomão lhe voltou as costas, dirigindo-se para o quarto. Enquanto ia, deixou uma frase na sala: - Ah, bem. Porque ele passou de manhã no armarinho, me pediu cinqüenta mil emprestados e disse que entregaria a você hoje  de tarde”
Vocês não imaginam a estratégia que Isaac fez. Só lendo para descobrir. É coisa de gênio
Boa e Hilariante Leitura!


 (*) Fernando Chagas da Costa é funcionário do Banco do Brasil há mais de 30 anos e professor universitário da área de exatas na Faculdade de Alagoas/FAL, vinculada à Estácio de Sá, e na Faculdade de Administração e Negócios/FAN, vinculada à Fundação Getúlio Vargas/FGV

Nenhum comentário:

Postar um comentário