quinta-feira, 25 de abril de 2013

Celpe inaugura Subestação para atendimento à Arena Pernambuco


A Celpe inaugurou no dia de hoje, a Subestação de Energia para atendimento à Arena Pernambuco

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) inaugurou, às 10h desta quinta-feira (25), a Subestação Arena responsável pelo fornecimento de energia elétrica ao estádio que irá sediar os jogos da Copa do Mundo em Pernambuco, beneficiando também os municípios do Recife, São Lourenço da Mata, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes. O empreendimento será oficialmente entregue dois meses antes do início da Copa das Confederações, marcada para o mês de junho. No total foram investidos R$ 6,6 milhões na construção, com recursos da Celpe e do Governo do Estado.
A Subestação Arena possui uma potência de 40 MVA, com dois transformadores de 20 MVA. Na prática, caso um dos equipamentos venha a ficar indisponível, o segundo garante o atendimento a toda demanda prevista para o estádio e instalações próximas, sem interrupção na distribuição de energia elétrica.
Para assegurar maior confiabilidade ao sistema, a unidade será alimentada por duas linhas de transmissão. Uma delas sairá da Subestação Joairam 230/69 kV, da Chesf, no Recife, e a outra, da Subestação Pau Ferro 230/69 kV, em Igarassu. Caso uma delas apresente algum tipo de problema, a outra tem plena capacidade de manter o suprimento energético.
Com a finalidade de promover a distribuição da energia, foram instalados três circuitos de média tensão, de 13,8 kV, sendo dois para atender o estádio e um para a iluminação pública e demais atividades nas imediações do empreendimento.
Além da Subestação Arena, em 2013, a Celpe vai construir ou ampliar mais cinco subestações. Na Região Metropolitana do Recife, será construída a Subestação Estância. As subestações Piedade e Rio Jordão serão ampliadas e Santo Amaro terá sua potência aumentada. No município de Caruaru, a Subestação Campus terá a sua potência duplicada. Essas ações fazem parte do investimento de R$ 380 milhões previstos para serem aplicados em ampliação, manutenção e automação do sistema elétrico em todo o Estado, em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário