O
mercado de beleza masculino não para de crescer. Segundo a Euromonitor
Internacional, desde 2012, a venda de produtos para homens vem crescendo a uma
média de 11,2% ao ano, atingindo US$ 6,2 bilhões
em faturamento em 2017 na América Latina. Atualmente, o Brasil já é segundo
maior consumidor do mundo de produtos masculinos, atrás apenas dos Estados
Unidos.
Esses
dados revelam mudança de comportamento do homem brasileiro que, cada vez mais,
está superando os preconceitos gerados pelo machismo e passando a demonstrar
maior preocupação com a aparência e o cuidado pessoal.
Em
Pernambuco, o reflexo disso pode ser verificado na oferta de produtos
específicos para o público masculino na Feira da Beleza do Nordeste - Hairnor
2018 –, que será realizada na próxima semana, de
4 a
6 de
agosto
,
no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife.
Em
sua 9ª edição, o evento apresentará uma grande variedade de produtos
específicos para o público masculino. No começo, esse tipo de produto não era
encontrado nos estandes da feira.
Além
disso, o evento, que antes era visitado praticamente só por mulheres, agora
está atraindo também um grande número de homens. São barbeiros e consumidores
que vão conhecer as últimas novidades em produtos e as tendências em cortes de
cabelo e barbas que estão na moda.
Outro
indicativo da mudança de comportamento masculino da região é a onda de
barbearias que invadiu os bairros das grandes e médias cidades. Hoje pode-se
encontrar várias barbearias disputando clientes na mesma localidade. São salões
que oferecem uma ampla gama de serviços para o trato de barba e cabelo, além de
atrações como sinuca, vídeo game, petiscos e bebidas.
Há
pouco tempo atrás, a maioria dos homens que necessitavam cortar o cabelo tinha
que disputar espaço com as mulheres em salões unissex. E para dar um trato na
barba era mais difícil. As alternativas eram as poucas barbearias tradicionais
existentes em locais mais distantes ou em mercados públicos, que não ofereciam
muito conforto ou serviços como coloração ou aplicação de luzes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário