sexta-feira, 24 de maio de 2019

Dannilo Godoy é apresentado ao Programa Caminhos de Pernambuco




Nesta quinta-feira(23), em Recife, o prefeito Dannilo Godoy conheceu o mais novo programa do Governo do Estado. Trata-se do Caminhos de Pernambuco. A apresentação aconteceu na secretaria de Transportes e Infraestrutura e foi realizada pela titular da pasta, Dra. Fernanda e sua equipe.


Alguns prefeitos estiveram presentes junto com Dannilo. Argemiro Pimentel (Machados), Walmir do Leite (Paranatama), Franz Hacker (Sirinhaém), Marconi Santana (Flores).

O Caminhos de Pernambuco irá reestruturar os 5.554,5 km das estradas estaduais pavimentadas, com um investimento de R$ 505 milhões até 2022. As obras de requalificação já tiveram início, nos dois sentidos da BR-232, no trecho Recife-Caruaru.

O agreste meridional, onde Bom Conselho está localizado também será contemplado, assim como todas as regiões do Estado. Na oportunidade, Dannilo Godoy fez questão de acompanhar os detalhes para volta da obra da estrada de Rainha.

"Agradecemos aos amigos Dep. Federal Danilo Cabral e Governador Paulo Câmara por toda atenção. E a receptividade de Dra. Fernanda. Não temos dúvidas dos benefícios desse programa para o nosso agreste. Continuamos em busca de melhorias para nosso município e região". Declarou Dannilo Godoy.





quinta-feira, 23 de maio de 2019

Bom Conselho vira canteiro de obras e diversos empregos são gerados



Isso mesmo! Um verdadeiro canteiro de obras virou a cidade de Bom Conselho. Grandes construções públicas estão acontecendo e muitos empregos estão sendo gerados, melhorando a economia do município.


Fruto do empenho e perseverança do prefeito Dannilo Godoy, o canteiro de obras compreende grandes conquistas como a Reforma e Ampliação do Hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso, a construção da UPA, a Adutora do Cinturão Verde e a instalação da fibra ótica do Cidade Digital.

Mais de 100 empregos diretos estão sendo gerados com essas quatro obras e na próxima semana esse número aumentará consideravelmente com a obra da UPA sendo tocada em forte ritmo.

"Pensamos sempre no desenvolvimento do município, por isso, atendendo aos pedidos da população, fomos em busca dessas obras e que trazem a geração de muitos empregos também. Aquece a economia e melhora a renda desses trabalhadores." Declarou o prefeito Dannilo Godoy.





Estão abertas as inscrições para o vestibular EAD 2019 da UPE



Iniciaram da última segunda-feira (20/05) as inscrições para o Vestibular para a modalidade Educação a distância (EAD) da Universidade de Pernambuco (UPE) 2019. O Manual do candidato já está disponível. As inscrições custam R$ 100,00, e seguem até o dia 19/06, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico abaixo:
http://processodeingresso.upe.pe.gov.br.

Estão sendo ofertadas 1.530 vagas para os cinco cursos de graduação à distância da UPE (Licenciatura em Pedagogia, Biologia, Letras - Português, História e Bacharelado em Administração Pública). No processo de ingresso EAD está reservada 20% das vagas para o sistema de cotas da UPE.

Os curso são distribuídos no polos de Afrânio, Águas Belas, Cabrobó, Carpina, Floresta, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Ouricuri, Palmares, Santa Cruz do Capibaribe, São José do Egito, Sertânia, Surubim e Tabira. O candidato só poderá optar por um curso em um único polo.

Os candidatos que possuem o Número de Inscrição Social (NIS), inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais poderão solicitar isenção da taxa de inscrição, no período de 20 a 24/05/2019. As provas acontecerão no dia 04/08/2019 na cidade-polo de escolha do curso do candidato. A divulgação do listão dos candidatos classificados pode acontecer até o dia 21 de agosto de 2019.

Outras informações através dos telefones: (81) 3183-3660 / 3791, no e-mail: processodeingresso@upe.br ou ainda no endereço eletrônico: http://processodeingresso.upe.pe.gov.br.

Dannilo Godoy esteve com Paulo Câmara



Na tarde desta quarta-feira(22), o prefeito Dannilo Godoy esteve reunido com o Governador de Pernambuco Paulo Câmara. O encontro aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo.


Parceiros antigos, prefeito e governador tiveram uma reunião para tratar de assuntos de interesse dos bonconselhenses, como a inauguração da ETE Francisco de Matos Sobrinho, a retomada das obras da estrada de Rainha Isabel, detalhes sobre convênios celebrados entre o município e o estado sobre pavimentações e a parceria para a recuperação das estradas que cruzam a zona rural de Bom Conselho.

Sempre muito atento as demandas de Bom Conselho, Paulo se mostrou muito empenhado em resolver as demandas levadas por Dannilo, especialmente no que se refere a tão sonhada obra do asfalto da estrada de Rainha Isabel.

“O governador sempre nos recebe muito bem e levamos as demandas de momento do nosso povo. Se Deus quiser, muito em breve teremos novidades para anunciar a população bonconselhense”. Declarou Dannilo Godoy






quarta-feira, 22 de maio de 2019

Reforma e Ampliação do Hospital está em ritmo acelerado



O Hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso está sendo reformado e ampliado e a obra está evoluindo muito bem. A cada nova semana, é perceptível os avanços, seja na parte interna, seja na parte externa.


Tudo o que foi planejado para a obra está acontecendo dentro do cronograma estabelecido e o ritmo de trabalho dos operários está atendendo bem o que a empresa contratada para a realização da obra deseja.

Uma das maiores exigências do prefeito Dannilo Godoy é com relação a qualidade do serviço e materiais, e já é possível observar que a exigência do prefeito está sendo atendida, algumas salas e consultórios já estão em fase de acabamento e outros setores do prédio estão começando a receber os trabalhos.

Quem passa pela rua Cleto Campelo, em frente ao hospital, já observa a mudança em uma boa parte da sua fachada também. A obra se espalha tanto pela parte externa, quanto pela interna. E com isso mais um sonho dos bonconselhenses vai ficando cada vez mais próximo de se tornar realidade.






terça-feira, 21 de maio de 2019

A Importância do Professor e Maestro Zé Puluca na Cultura Carnavalesca




Por: José Roberto Pereira

Antes de entrar no tema sobre a importância do Maestro José Duarte Tenório (o Zé Puluca) não só sobre sua cultura carnavalesca como educador, vamos saber sobre o que representa Pernambuco para cultura nacional. Recife, nossa capital, e pela posição geográfica privilegiada junto à Europa recebia o que havia de moderno no antigo continente e era absorvido em nossa sociedade. Pernambuco das revoluções libertárias, do início da unidade nacional, como pátria, com as memoráveis Batalhas dos Guararapes onde expulsamos o invasor Batavo. Aqui também nasceu nosso nativismo cultural e religioso com a chegada dos primeiros negros em território nacional em 1537 com o Donatário Duarte Coelho Pereira. Só de ritmos em Pernambuco são mais de 16, desde os Caboclinhos até o Frevo.
Apesar de toda esta história e por culpa dos nossos gestores (prefeitos e governadores) e do Poder Legislativo, somos um povo sem nativismo e exemplos não faltam:

1 - Não temos, por falta de lei, a obrigatoriedade da história de Pernambuco na grade curricular, como também, a falta do ensino da história municipal em cada cidade.Como pode você nascer no município e não conhecer sua história, sua geografia, seus valores culturais?

2 - Falta amor nativista em nossos governantes.Quantas SecretariasMunicipais de Cultura existem em Pernambuco?

Nosso frevo é PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE, de acordo com a UNESCO, e este título não é valorizado. Na contramão dessa história cultural e de resgate, nasce em Bom Conselho, no Agreste Meridional do Estado de Pernambuco a Associação dos Músicos Amadores de Bom Conselho - AMABC, a qual sob a Presidência do Sr. Carlos Alberto Pereira de Oliveira, iniciou em nosso município o resgate da nossa história, homenageando nossos personagens vivos e falecidos, mas, que tem história e serviços prestados em nossa terra através de bonecos gigantes. Aqui em Bom Conselho não existe boneco do Homem da Madrugada, Mulher do Guarda-chuva, Menino do Amanhecer. Aqui existe homenagem de boneco gigante aos seus filhos, dos quais se destaca o maestro, músico, compositor e professor José Duarte Tenório o saudoso Zé Puluca. Este maestro deixou um acervo de frevos inéditos, frevos do nível de um Capiba, de um Maestro Nélson Ferreira, de um Getúlio Cavalcante, de um Antônio Carlos Nóbrega, dentre outros.

O problema é que nosso Pernambuco só valoriza os movimentos culturais do Recife e grande Recife em detrimento da nossa cultura interiorana onde em cada município tem seus valores culturais e não são valorizados, pois não existe uma política cultural voltada para os folguedos do interior. Dos 185 municípios pernambucanos poucos se destacam. Por que não existe um festival músico/cultural em Recife a exemplo da FENEARTE que é voltada para o artesanato? Com certeza grandes valores musicais iriam se destacar, como nos festivais passados. Falta pernambucanidade, falta uma política de governo voltada para o resgate cultural em cada município pernambucano.

Hoje a AMABC luta junto aos parlamentares pernambucanos para transformar o Carnaval de Zé Puluca em Patrimônio Cultural Pernambucano. Senhores e Senhoras parlamentares não é só o Maestro José Duarte Tenório, o Zé Puluca, que merece este título. Quantos movimentos culturais existem em Pernambuco, em cada município, completamente desconhecidos? Falta convênio entre Governo de Estado e Prefeituras para um levantamento completo da cultura de raiz em Pernambuco, um resgate da sua história.

Pernambuco com certeza e defendendo nossas tradições históricas têm o Parlamento Nativista. Pernambuco e Zé Puluca, imortais! imortais!

Ex-presidentes custam caro ao contribuinte.



No Brasil, os ex-presidentes da República têm direito a uma série de benefícios que são garantidos por Lei. Muita gente não sabe, mas quando o chefe do poder Executivo desce a rampa do Palácio do Planalto pela última vez, ele leva consigo quatro seguranças, dois carros com os respectivos motoristas e até dois servidores em cargos de comissão.

Ainda de acordo com a legislação, os ex-mandatários têm direito a passagens aéreas e diárias de hotéis, em casos de viagens. As regalias também garantem o pagamento das despesas de combustível dos veículos utilizados pelos ex-presidentes.

Todas essas vantagens foram criadas na Lei 7.474, de 1986. Anos mais tarde, em 2008, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou um novo decreto (Decreto 6.381) padronizando as regras como elas são hoje.

Esses privilégios custam caro à União, e, portanto, é a população que paga impostos. Em 2018, o Estado Brasileiro gastou R$ 4,6 milhões com cinco ex-presidentes - José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff – na época, Michel Temer ainda estava no cargo, que passou neste ano para Jair Bolsonaro. (Confira o gráfico)

  
Os ex-presidentes petistas estão nas duas pontas do gráfico. Dilma Rousseff foi a que mais gastou, Lula, preso no início de 2018, foi o mais ‘econômico’ entre os ex-madatários. Confira os gastos caso a caso em 2018, obtidos através da Lei de Acesso à Informação.

Dilma Rousseff: Mesmo sofrendo um impeachment, a petista manteve os benefícios de ex-presidentes. Ao todo, ela gastou R$ 1,36 milhão. Sendo R$ 586,8 mil com diárias e parssagens de assessores, mais 735,8 mil com salários desses servidores e mais um custo de R$ 45,7 mil para manutenção e combustíveis de automóveis

Fernando Collor de Melo: Outro ex-chefe do Executivo afastado pelo Congresso, o senador licenciado Fernando Collor foi o segundo mais caro aos cofres públicos. Ao todo, foram R$ 964,7 mil. O valor engloba R$ 267,6 mil com diárias e passagens de auxiliares, mais de R$ 659,1 mil em salários e outros R$ 38 mil com combustível para automóveis.

José Sarney: O mais velho dos ex-presidente, José Sarney gastou R$ 813,3 mil em 2018. Sendo R$ 664,6 mil com salários dos servidores, R$ 135,2 mil com salários e passagens desses funcionários e mais R$ 13,5 mil com combustível.

Fernando Henrique Cardoso: O ex-presidente tucano gastou R$ 788,1 mil. Foram R$ 746,4 mil com salários de assessores, mais R$ 21,7 mil com despesas com automóveis e R$ 19,9 mil com diárias e passagens dos servidores

Luiz Inácio Lula da Silva: O ex-presidente, que está preso desde abril de 2018, representou um total de R$ 665,8 mil. Foram R$ 551,4 mil em salários de servidores, R$ 100,6 mil em diárias e passagens e mais R$ 13,7 mil com combustíveis e manutenção dos veículos.

Michel Temer 2019*: O ex-presidente Michel Temer, que foi preso em duas oportunidades neste ano, passou a ter direito aos benefícios em janeiro. Na maior parte deste período, o emedebista esteve em liberdade, gastando um total de R$ 193 mil.

O advogado e professor de direito, Yuri Sahione explica que os privilégios dos quais os ex-presidentes têm direito não estão previstos na Constituição e, portanto, podem ser alterados via parlamento.

“Existe uma previsão legislativa e não uma previsão Constitucional de que os ex-presidentes possam ter essa quantidade de benefícios pós término do mandato”. Sahione critica a existência dos benefícios. “A verdade é que nos tempos atuais esse tipo de privilégio me parece que é compatível com alguma herança colonial”, julga.

Na avaliação de Sahione, a manutenção destes privilégios para ex-presidentes presos é ainda mais espantosa. “Um presidente que fez mal-uso do seu cargo para receber uma vantagem pessoal, ele continua recebendo benefícios do Estado pelo fato de ele ter ocupado um cargo”, disse.

A discussão chegou ao Congresso

Com dois ex-presidentes (Collor e Dilma) afastados do cargo por crime de responsabilidade, outro preso (Lula) para o cumprimento provisório de pena e outro (Temer) que já foi preso preventivamente em duas oportunidades, a moralidade dos benefícios à ex-mandatários foi colocada em xeque.

Nesse sentido, tramitam no Congresso Nacional ao menos três projetos que propõem o fim dos privilégios para ex-presidentes caçados, ou condenados pela Justiça brasileira. Um deles, o Projeto de Lei (PLS) 343/2016, de autoria do senador Álvaro Dias (PODE-PR).

“O propósito do nosso projeto é retirá-los dessa planilha de privilégios. É um escárnio, é aviltante ver o cidadão brasileiro, o trabalhador pagando impostos para sustentar essas despesas”, defendeu Álvaro Dias, em discurso na tribuna do Senado.

Outra proposta (PLS 248/2018) que segue a mesma linha é de autoria do senador Lasier Martins (PSD-RS). Além de restringir a concessão dos benefícios para ex-presidentes condenados, o projeto estipula um limitador temporal, fazendo com que os direitos aos ex-presidentes sejam assegurados pelo prazo máximo de 20 anos após o término do mandato.

Na mesma linha do de autoria do senador Lasier Martins (PSD-RS), o projeto (PLS 248/2018) também cria um limitador temporal, que determina que esses direitos sejam assegurados pelo prazo máximo de 20 anos após o término do mandato.

PREVUPE da UPE abre inscrições para 11.520 vagas no estado


Pré-vestibular gratuito da Universidade de Pernambuco está presente em 38 municípios


Estão abertas as inscrições para o curso Pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE), o Prevupe, destinado aos estudantes da rede pública de ensino. Ao todo, são oferecidas 11.520 vagas para 38 municípios do Estado. As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico abaixo:
www.upenet.com.br

O curso, gratuito, tem o objetivo de reforçar e ampliar os conhecimentos dos alunos das escolas da rede pública de ensino e egressos que pretendem concorrer às vagas dos programas de graduação, cursos técnicos e tecnológicos, através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vestibulares ou de outros processos seletivos.

As inscrições seguem até o dia 27 de maio e a taxa, que custa R$ 35,00, deverá ser paga até o dia 28/05, em horário bancário.

Para todos os candidatos inscritos, será aplicada uma prova eliminatória e classificatória, que constará de 50 questões objetivas de múltipla escolha, abrangendo conteúdos de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências da natureza, matemática e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. O teste será aplicado no dia 09 de junho, no horário das 8h15 às 12h15, em locais estabelecidos no cartão informativo do candidato.

De acordo com o edital, os estudantes devem comparecer ao local designado para a prova com uma hora de antecedência, munido do cartão informativo, documento oficial de identificação com foto e caneta esferográfica azul ou preta. A coordenação informa que não será permitido o uso de aparelhos de comunicação ou de máquina de calcular. O candidato só poderá sair da sala duas horas após o início dos exames, podendo levar o caderno de provas. O resultado do processo seletivo será divulgado no site da UPE, até o dia 14 de junho do corrente ano.

As matrículas serão realizadas no dia 15/06, das 13 às 15h, na unidade em que cursará o Prevupe. Os dias 16, 22, 23 e 29/06 serão reservados para a matrícula dos retardatários, no mesmo local e horário das 8h às 10h. Na hipótese de remanejamento de candidatos, a primeira listagem será divulgada no dia 05/07, a partir das 14h, no site. A segunda lista será divulgada no dia 02/08/2019.

As aulas serão ministradas aos sábados em horário integral (das 8h às 17h) e aos domingos em turno parcial, das 8h às 12h ou das 13h às 17h. Outras informações através do telefone: (81) 3033-7387. Confira o edital na íntegra.

PREVUPE - Projeto de extensão da UPE que também se configura como uma estratégia de iniciação à docência para estudantes das licenciaturas da Universidade, e de outras IES públicas, pois, preferencialmente, são esses licenciados que atuam nas aulas do projeto, o que lhes garante uma mínima experiência profissional, essencial para sua formação como profissional.

Em suas últimas versões, o Prevupe conta com o fundamental apoio do Governo do Estado de Pernambuco, que, através da Secretaria de Educação, firma uma grande parceira, uma vez que além de financiar o projeto, o direciona ao seu público, pois se destina aos estudantes e egressos da rede pública.

Dessa forma, pode-se afirmar que o Prevupe enquanto projeto político/pedagógico se torna uma política pública pernambucana de inclusão, uma vez que, promove ações que potencializam uma educação básica de qualidade, permitindo que alcance todas as camadas sociais nas mais diversas mesos e microrregiões do estado de Pernambuco.

Uma proposta construída com base na experiência e resultados dos anos anteriores, pautada sobretudo, nos instrumentos necessários para o desenvolvimento coletivo das lutas contra a apropriação privada da riqueza e do saber, situando a educação como política social do estado de Pernambuco.


Lagoa do Jerimum e Mulheres Guerreiras recebem sábado as ações do Programa Prefeitura no Campo



Anteriormente marcado para o sábado passado, o Prefeitura no Campo de seu Zé Roseno ficou para o próximo sábado(25) de maio, em virtude do falecimento de Dona Ná, na sexta passada a noite. O Programa Prefeitura no Campo estará sendo realizado no sítio Lagoa do Jerimum, na região do Cinturão Verde, na zona rural de Bom Conselho.

As ações do programa Prefeitura no Campo terão início às 14 horas, e vão ser desenvolvidas em Zé Roseno, beneficiando duas associações: Lagoa do Jerimum e Mulheres Guerreiras.

O programa levará ações de saúde e cidadania, além dos diversos serviços de assistência social. O “Prefeitura no Campo” aproxima ainda mais o Governo Municipal dos moradores da zona rural.

O momento é uma grande oportunidade para se verificar as demandas do local, e também para as pessoas conversarem com os integrantes da administração municipal e com o próprio prefeito Dannilo Godoy.

UPAE Garanhuns alerta para os riscos da automedicação


Farmacêutica afirma que hábito é comum, mas perigoso


Em quase todos os lares tem sempre uma caixinha de remédios, alguns mais populares, que se compram nas farmácias sem receita, e outros mais complexos, quando é exigida receita médica, a exemplo dos antibióticos. Quando não há o consumo completo da caixa, acabam guardados juntos com os outros. Aí é que mora o perigo, grande parte da população faz uso destas medicações sem controle e responsabilidade.

A farmacêutica da UPAE Garanhuns, Danielle Leonel, alerta para o perigo da automedicação: "Toda dor ou doença tem um tratamento específico, e somente um médico pode receitar o medicamento e a dosagem a ser consumida. O perigo da automedicação é fazer com que a pessoa tome medicamentos que não resolvam o caso e que podem até piorar a situação do paciente, ainda mais em dosagens que, nos casos mais graves, podem até levar a óbito." - Afirma a profissional, que complementa. "Muitas pessoas não observam nem data de validade, comparam doenças e medicam familiares, amigos e vizinhos".

A Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e o IMIP promoveram recentemente a 8ª Campanha de Incentivo ao Uso Racional de Medicamentos, quando farmacêuticos, estudantes e residentes atenderam gratuitamente à população na Praça da Santa, no IMIP, na capital pernambucana, e esclareceram dúvidas sobre os riscos da automedicação. Uma pesquisa do Conselho Federal de Farmácia, através do Instituto Datafolha, constatou que a automedicação é comum na vida de 77% dos brasileiros, ou seja, quase oito em dez pessoas tomam medicação, que deveria ser prescrita, sem receita médica.

FARMÁCIA DA UPAE GARANHUNS

Além de Danielle Leonel, a UPAE Garanhuns também conta com outra farmacêutica, Maryanne Monteiro, e a equipe de auxiliares de farmácia: Magda Ferreira, Jonas Monteiro, Mikael Cristiano, Daniel Maciel e Lillyan Kellen. A farmácia da UPAE é exclusiva para dispensação de medicamentos e demais materiais hospitalares para todos os setores da unidade, a exemplo de exames, enfermaria e bloco cirúrgico.





Para saber mais:
UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira
Rodovia BR 423 km 96,8 - Magano - Garanhuns - PE
Coordenação Geral: Dr. Gustavo Amorim
Fone: (87) 3764.9000