quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Prefeitura está piçarrando e recuperando a Serra das Batingas



 
Nesta quinta-feira(28), o prefeito Dannilo Godoy foi acompanhar de perto o trabalho de recuperação da estrada da Serra das Batingas, que liga ao Sítio Salgadinho e toda região.

O trabalho está sendo executado pela secretaria de Infraestrutura, sob orientação do prefeito, que fez a determinação atendendo a muitos pedidos dos moradores da região.

O serviço de recuperação de estrada está sendo retomado e daqui para frente as estradas vicinais do município passarão por trabalhos semelhantes. É importante destacar que durante o ano de 2018, assim como em todos os anos anteriores, o prefeito Dannilo Godoy determinou que esses trabalhos ocorressem em todo o município.

Bom Conselho é um dos maiores municípios pernambucanos em estradas vicinais e os trabalhos acontecem praticamente durante o ano inteiro.





Celpe divulga esquema especial de atendimento para o período carnavalesco.


A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) montou um esquema especial para os dias do Carnaval. Iniciando a partir desta sexta-feira (01/03), até a Quarta-Feira de Cinzas (06/03), mais de 270 equipes, com 800 profissionais, estarão envolvidas no acompanhamento do fornecimento de energia em todo o estado. Na Região Metropolitana, os polos distribuídos em Olinda e no Recife contarão com equipes estrategicamente posicionadas para acompanhamento do desfile do Galo da Madrugada e demais festividades.

No Centro de Operações Integradas (COI), no edifício-sede da Celpe, mais de 40 profissionais, entre técnicos e engenheiros, estarão mobilizados 24 horas por dia para acompanhar o fornecimento de energia em tempo real. As subestações da Celpe que atendem os principais polos de folia na Região Metropolitana também contarão com equipes de plantão acompanhando o perfeito abastecimento das localidades.

As Lojas de Atendimento da Celpe estarão funcionando até a próxima sexta-feira (01), das 8h às 16h30, retomando o atendimento na quinta-feira (06), no horário normal. As solicitações de ligação provisória – única forma de realizar ligação de barracas e toldos no Carnaval - devem ser feitas até esta quinta-feira (28), para que a concessionária possa realizar a ligação de energia. A Celpe reforça que equipes técnicas estarão combatendo as ligações clandestinas realizadas na rede elétrica em ações focadas na segurança e confiabilidade do fornecimento de energia.

Em qualquer situação de emergência, os clientes podem solicitar apoio à concessionária pelos canais de atendimento e site. Além disso, a Celpe reforça que os clientes devem estar atentos às orientações de segurança para que possam aproveitar o Carnaval:

- Não lance serpentina metálica na rede elétrica;

- Evite tirar fotos com ‘pau de selfie’ em cima de trio elétrico. O contato com a rede pode ser fatal;

- Não coloque enfeites em postes e muito menos na fiação elétrica;

- Não suba em postes nem em árvores ou marquises que fiquem perto da rede elétrica;
-  Não jogue jatos d’água na fiação elétrica. Água é bom condutor de energia e provoca curto-circuito;

- Não solte fogos de artifício perto da rede elétrica;

- Nunca faça ligação direta na rede elétrica. Fazer macaco é crime e coloca sua vida em risco;

- Em caso de fio partido, mantenha distância e avise a Celpe pelo telefone gratuito 116;

- Lembre-se: se for viajar, não deixe equipamentos ligados para evitar desperdício de energia. Desligue inclusive os que ficam no modo stand by, como computadores e televisores.

Prefeito Dannilo ajusta detalhes para entrega das 200 casas




O prefeito Dannilo Godoy está preparando a entrega das 200 casas do Residencial Bem Viver, localizado no bairro São Rafael, popularmente conhecido por Cigano.

E nesta última quarta-feira(27), Dannilo teve uma importante reunião em Caruaru. O encontro foi do prefeito e do secretário de Desenvolvimento Social Geninho Tavares com Bento Júnior, Gerente Executivo da Caixa, Bruno, Engenheiro e Edla, ambos também da Caixa. Presentes ainda estavam Reginaldo dos Santos, Presidente da ADENE e Jamylle Caroline, Técnica Social.

Na oportunidade, ajustes burocráticos e detalhes da entrega foram acertados e o sonho de 200 famílias carentes do município está muito próximo de se concretizar: a mudança para a casa própria.

Dannilo ainda aproveitou o encontro para discutir a construção de mais 200 unidades habitacionais que beneficiariam mais 200 famílias carentes bonconselhenses, o que deve tornar ainda mais forte o maior programa habitacional da história de Bom Conselho.


Pároco de Bom Conselho é transferido para Paróquia de São Caetano na cidade de Caetés.




O pároco da Paróquia de Bom Conselho, Padre Marcelo Protázio, foi transferido para Paróquia de São Caetano na cidade de Caetés. Na manhã desta quinta-feira (28), emitiu um comunicado onde informou aos fiéis.

Comunicado do Pároco, Padre Marcelo Protázio:

“Caros Amigos, saúde, paz e bênçãos do Senhor!

O senhor Bispo Diocesano Dom Paulo Jackson, resolveu tornar público nesta manhã de quinta-feira, 28 de fevereiro, a minha transferência para a Paróquia de São Caetano na cidade de Caetés, desta Diocese, após reunião do Conselho de Presbítero desta Diocese do qual faço parte.

Transferiu também o nosso vigário paroquial, o Pe. Jeová para Paróquia de Rainha Izabel da Hungria, neste município.

Para a nossa Paróquia de Jesus, Maria e José, foi nomeado o Pe. Rivaldo Peixoto, até agora Pároco de Canhotinho, o Pe José Gomes de Lima (Frei Zito), como vigário paroquial e o Diácono permanente Ary, como colaborador.

Que possamos acolher estas decisões num espírito de filial obediência a vontade de Deus que com seu Espírito guia do Senhor.

Estou indo agora participar da reunião do clero em Garanhuns e em seguida irei até Caruaru aguardar a cirurgia de minha mãe que será realizada na tarde de hoje, pela qual peço a oração de todos.

Amanhã pela manhã celebrarei a missa na matriz as nove horas e darei outras informações.

Fraternalmente,

Pe. Marcelo Protázio, Pároco
Bom Conselho, 28 de fevereiro de 2019.”

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Em março Carlos Alberto anunciará mudanças para o Carnaval de Zé Puluca.



Carlos Alberto em breve anunciará uma grande reformulação do Carnaval de Zé Puluca, com fins de aprimorar o Projeto de resgate, preservação e difusão da memória artística do saudoso professor e maestro José Duarte Tenório. O projeto ganhará um upgrade em sua grade de festividade. Com isso a imagem do grande maestro ganhará dimensões mais satisfatória. Carlos Alberto, já solicitou uma reunião com os familiares do memorável maestro para que todos os seus familiares se sintam confortáveis nas novas mudança. “Nosso objetivo é levar cultura de alto nível para os foliões Bom-conselhenses. Mantendo uma apresentação carnavalesca satisfatória para todos. Não vamos recuar com o nosso objetivo. Vamos sim, é ampliar ainda mais essa grande festividade popular. Garantindo assim, amplo acesso aos munícipes de Bom Conselho e região”.

Quarta-feira de cinzas será feriado em Pernambuco este ano, devido à comemoração da "Carta Magna".



Este ano, os pernambucanos foram beneficiados com mais um dia no feriadão de Carnaval. Com o feriado estadual da Carta Magna, na quarta-feira de Cinzas (06), as atividades nas repartições públicas, comércio e bancos só serão retomadas na quinta (07).

O dia 6 de março é feriado pela segunda vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017, através da lei 16.059, de 08 de junho de 2017. Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.

A revolta é também conhecida como Revolução dos Padres. Na época, a maçonaria uniu forças com clero católico esclarecido. Ambos lutavam pela liberdade de pensamento, pelos direitos de cidadania e por uma imprensa livre. O estado independente durou cerca de 70 dias.

“Era um projeto de nação muito bem pensado, muito avançado para a época. Era um país com liberdade de consciência, culto, imprensa, além de uma preocupação muito grande com a transparência e legalidade das ações do governo. Tudo isso ficou registrado no projeto de Lei Orgânica”, detalha Cabral.
A República de Pernambuco, acredita o professor, deixa um legado para os dias atuais. “As coisas que eram defendidas em 1817 ainda são defendidas hoje. Eles lutavam contra o excesso de impostos, que é ainda uma bandeira nossa. Tudo isso tem que ser valorizado. Se nós, pernambucanos, não reconhecermos isso, como o resto do país vai?”, aponta.

Política

Apesar da curta existência, o estado independente chegou a ter um embaixador, Cruz Cabugá – que atualmente dá nome a uma das principais avenidas do Recife. “Uma vez, ouvi uma pessoa dizer que achava ter relação com um lugar chamado Cabugá”, conta o historiador.

Cabral destaca o pioneirismo do ato. “Foi a primeira vez que se enviou um representante diplomático para representar um estado independente para Washington, Cruz Cabugá, como embaixador da República de Pernambuco. Ele foi para os EUA com objetivo de conseguir o reconhecimento da nossa independência e fazer acordos comerciais”, explica.

A repressão do governo português foi brutal, lembra Cabral. “Em nenhuma outra parte a repressão foi tão forte. Só dos executados foram mais de uma dezena na revolução pernambucana, fora os que morreram no combate”, aponta.

Dannilo teve reunião com Dilson Peixoto sobre o fortalecimento da bacia leiteira e apoio a produtores




Mais uma reunião aconteceu nesta terça-feira(27) em Recife sobre o fortalecimento da bacia leiteira e o apoio aos produtores, dessa vez entre o prefeito Dannilo Godoy  e o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto. Participaram, também, da reunião o secretário de Infraestrutura Luís Henrique e Dr. Washington Azevedo, um dos liderem do movimento SOS Produtores de Leite.

Muito preocupado com os produtores e pessoas que vivem do campo, Dannilo não tem medido esforços para buscar meios que tragam benefícios para a bacia leiteira de Bom Conselho e região. No mesmo dia, o prefeito já havia participado de encontros na secretaria de Desenvolvimento Econômico e AD Diper.

Dannilo aproveitou o encontro para tratar sobre parcerias para arações de terras, já em planejamento pelo Governo Municipal e também para a limpeza de pequenos barreiros, beneficiando, que beneficiará pequenos agricultores e produtores. O prefeito ainda fez a solicitação para a ajuda na recuperação de estradas vicinais do município.

Família do Maestro Puluca emite Nota de Repúdio.



Após surgirem acusações e vários comentários a respeito dos acontecimentos do “6º Carnaval de Zé Puluca”, a família do Maestro Puluca emitiu na noite desta terça-feira (26) uma nota de repúdio, a qual reproduzimos na sua íntegra.


*NOTA DE REPÚDIO*

"Enquanto a política for entendida como torcida e guerra de bandeiras partidárias, ao estilo do Campeonato Brasileiro de Futebol, pouca coisa podemos esperar a respeito de mudanças por quais a sociedade aspira."

É assim, com esse pensamento, que a FAMÍLIA DO MAESTRO PULUCA descreve os últimos eventos envolvendo o Carnaval o qual destaca o nome do maestro que sempre foi apolítico e discreto mostrando sua arte: tocar e conduzir com maestria seu grupo. Zé Puluca nunca se envolveu com política, tampouco fez conchavos políticos. Um verdadeiro circo de oportunistas, de pessoas que pegam carona com a atual conjuntura política foi visto neste último fim de semana e isso muito nos entristece. Nós não concordamos com isso! Não foi essa a finalidade que nos foi apresentada sobre a proposta do Carnaval de Zé Puluca. Caso o picadeiro continue exposto, nós, enquanto família do Maestro Puluca buscaremos meios legais de acabar com esse desrespeito.

Conclamamos todos aqueles que concordarem com esse texto, que copie e cole em sua página do Facebook nos ajudando a acabar com esse circo".

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Secretário Dilson Peixoto prestigia entrega de boletos do Garantia Safra 2018/2019 aos agricultores de Bom Conselho



A prefeitura de Bom Conselho reuniu mais de 900 agricultores e agricultoras no Centro de Esportes e Lazer José Feliciano dos Santos para a entrega dos boletos do Garantia-Safra 2018/2019 aos trabalhadores rurais homologados para o seguro. O secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Dilson Peixoto, prestigiou o evento ao lado do prefeito Dannilo Godoy; do secretário municipal de Agricultura, João Luiz; de vereadores e lideranças sindicais de diversas comunidades rurais do município.


Das 30.390 cotas previstas para a Região Agreste, 15.625 ainda não confirmaram adesão com o pagamento do boleto. O prazo para todos os municípios da região efetuarem o pagamento vai até o próximo dia 28. Para o secretário Dilson Peixoto, é importante que o trabalhador rural confirme sua adesão, para que em caso de o clima inviabilizar mais de 50% da colheita eles terem acesso aos recursos do Garantia-Safra. “A secretaria está acompanhando de perto as adesões ao Garantia-Safra para assegurar que todos os agricultores e agricultoras da região possam aderir ao programa”, assegurou o secretário.

Entendendo a importância do programa para seus agricultores, a gestão municipal de Bom Conselho, no Agreste do Estado, está realizando a adesão pelo sexto ano consecutivo, garantindo desta vez um aporte de R$ 48 mil. Para a safra 2018 /2019, foram disponibilizadas 954 cotas ao município, o que poderá gerar um investimento de R$ 97.308 do Governo de Pernambuco, totalizando R$ 810.900 (Estado, município e Governo Federal).

O secretário Dilson Peixoto destacou a parceria entre o Governo do Estado e a gestão municipal e reafirmou o compromisso do governador Paulo Câmara com a agricultura familiar. “O Governo, com muita sensibilidade, tem concentrado todos os esforços para trabalhar fortemente em favor dos homens e das mulheres do campo. Por meio de nossa secretaria, estamos executando programas e projetos que fazem a diferença na vida dessas pessoas, garantindo a melhoria da qualidade de vida”, comentou o gestor de Desenvolvimento Agrário.

“Estamos felizes com o resultado do trabalho. Esse é um compromisso que a prefeitura de Bom Conselho está honrando junto aos seus agricultores”, afirmou o prefeito Dannilo Godoy. Para Bom Conselho, estão previstos ainda a perfuração de poços e a limpeza de pequenos barreiros, dentro das ações realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA).

O Garantia-Safra tem o valor de R$ 850 e é concedido em cinco parcelas de R$ 170 aos agricultores/as familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra por razão de fenômenos como a estiagem ou excesso hídrico. Para participar do programa, os agricultores precisam atender a alguns requisitos, como possuir renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio e plantar entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão.







Dannilo busca apoio e fortalecimento a bacia leiteira em Recife


  
Em Recife nesta terça-feira(16), o prefeito Dannilo Godoy teve encontros buscando o apoio e o fortalecimento a bacia leiteira da região e aos produtores.

Junto com Dannilo Godoy, foram Luís Henrque, Dr. Emanuel Luna e Dr. Washington Azevedo. Os encontros foram com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco Bruno Schawambach e com a AD Diper, através de Álvaro Eugênio e Jaime Alheiros.


Preocupado com a política leiteira atual, o prefeito Dannilo marcou a reunião para expor a situação dos produtores e homem do campo a crise do leite enfrentada há tempos, e agravada ultimamente.

Sempre atento a situação, Dannilo já havia tido reuniões, na última semana, com o secretário da Casa Civil, Nilton Mota e com o secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto.



NOTA DE ESCLARECIMENTO



Na condição de representante do povo, há mais de 06 (seis) anos, sinto-me na obrigação de esclarecer os fatos narrados de forma desequilibrada, fartamente divulgados por meio da internet.

Como representante do povo, sempre me empenhei em ajudar os bonconselheses, em todas as festas, inclusive no Carnaval do Zé Puluca.

Porém, com o agravamento da crise nos últimos anos, fui forçado, como Administrador Público, a contingenciar os patrocínios de festas, incluindo o Carnaval do Zé Puluca, porém sempre mantendo o apoio por meio da estrutura do nosso município, tais como iluminação, organização das ruas e limpeza.

É uma grande falta de responsabilidade, um representante do povo, de forma desequilibrada, classificar como uma decisão minha, individual, o não patrocínio por parte do Estado para o Carnaval do Zé Puluca.

Situações como a presente, entristecem-me por demais, pois todos de Bom Conselho conhecem minha conduta como Prefeito e, principalmente, como ser humano.

Desde 2012, 4 eleições seguidas, o classificado como “ditador” coloca o nome, juntamente com um grande grupo de candidatos, para que a população avalie, por meio do voto, o trabalho realizado. E, nas 4 oportunidades, o povo deu o sinal verde para continuarmos o nosso trabalho!

Afirmo que, independente de qualquer situação, continuarei me empenhando para viabilizar apoios em futuros eventos, valorizando sempre nossa cultura.

Ademais, agradeço às inúmeras ligações e mensagens direcionadas que recebi, condenando o descabido ataque. Em razão de manifestações como estas que continuarei meu trabalho, de cabeça erguida, consciência tranqüila e coração leve, em prol do beneficio de todos os bonconselhenses.

Por fim, em minhas orações, rogo para que Deus, com sua infinita bondade, serene o coração de quem faz política com ódio, inveja e rancor.


Dannilo Godoy
Cidadão Bonconselhense e Prefeito

Escolas da rede pública estadual de Pernambuco não adotarão medida proposta pelo MEC



A Secretaria de Educação e Esportes do estado declarou, em nota, que a medida proposta pelo MEC não será aplicada nas escolas da rede pública estadual de Pernambuco. Ontem, o Ministério da Educação enviou um comunicado recomendando que as escolas filmem as crianças "perfiladas diantes da Bandeira do Brasil" cantando o Hino Nacional. 

A medida provocou reações no meio educacional e entre pais de estudantes. O Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed) disse, em nota, que a ação fere não apenas a autonomia dos gestores, mas dos entes da Federação. O Movimento Escola sem Partido também criticou a medida nas redes sociais.

Confira a nota na íntegra

A Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco foi surpreendida com o envio da carta pelo Ministério da Educação (MEC) às escolas. Destacamos que esse tema nunca foi tratado de maneira institucional. Nosso entendimento é que esta ação do MEC fere a autonomia da gestão em nossas escolas, e especialmente a dos Entes da Federação.

O que o Brasil precisa, ao contrário de estimular disputas na Educação,  é que a União, os Estados e os Municípios priorizem um verdadeiro pacto na busca pela aprendizagem das crianças e jovens brasileiros. 

Neste contexto, informamos a todos que esta medida proposta pelo MEC não terá aplicabilidade nas escolas da rede pública estadual.

Professores da rede municipal participaram do Seminário Estadual do Programa Educação Integrada




Na segunda-feira(25), aconteceu em Recife o Seminário Estadual do Programa Educação Integrada que contou com representantes do UNICEF, CELPE, BNDES e o Secretário de Educação de Pernambuco, Dr. Fred Amâncio.

Participaram professores da Educação Infantil e dos Anos iniciais, dos quinze municípios do Programa, que durante o ano letivo de 2018, estiveram participando das formações ofertadas pela equipe da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Bom Conselho foi representado por algumas escolas, entre elas a Dom Edgar com a diretora Wilka Aparecida, orientadora educacional Kaliane Macedo e a professora Rafaele Góis e a Escola Pedro Tenório com a diretora Cristina Alves a professora Mariana Ferreira.

Mais bonconselhenses estiveram representando o município no evento, como Cláudia Maristela Tenório, diretora de Gestão Educacional, Antonio Fernando, coordenador dos Anos Iniciais e Jakeline Nascimento, Coordenadora Municipal do Programa Educação Integrada.

“Foi com muita emoção e satisfação participar desse momento que evidencia as boas práticas dos trabalhos desenvolvidos pelos professores em suas escolas com suas turmas, socializando experiências e motivando-os a fazerem mais e melhor”. Declarou Maristela Tenório.








segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Nesta quarta, Prefeitura realizará Audiência Pública de Metas Fiscais




A Prefeitura de Bom Conselho realizará Audiência Pública de Metas Fiscais do 3º Quadrimestre de 2018.

A população de Bom Conselho está convidada para participar deste momento que acontecerá na Câmara de Vereadores, às 10h, da próxima quarta-feira, 27 de fevereiro.

Participe!

Prefeitura de Bom Conselho – A Nossa Cidade Cada Dia Melhor!

Luiz Clério é homenageado no “Carnaval de Zé Puluca”.



O diretor do jornal “A Gazeta”, Luiz Clério Duarte, foi homenageado com um boneco na 6ª edição do Carnaval de Zé Puluca deste ano (2019). O proprietário do periódico quinzenal “A Gazeta” que há 28 anos leva informações de Bom Conselho e região com vários colunistas e enviada aos bonconselhenses residentes em todo o território nacional, sendo também vendida em Bom Conselho e região a um valor simbólico.


O lançamento do calunga ocorreu no sábado (23), na quadra do Educandário Menino Jesus, onde estiveram presentes familiares, funcionários do educandário, políticos e amigos do homenageado. O deputado Federal Fernando Rodolfo fez questão de prestigiar a homenagem.


O filho do Sr. Luiz Clério, Carlos Duarte, juntamente com seus familiares, guardaram a sete chaves essa homenagem, causando bastante emoção ao homenageado e a todos os presentes.

No domingo o “Gazeteiro” tomou as ruas de Bom Conselho, juntamente com os bonecos de Zé Puluca e os outros bonecos dos homenageados nos anos anteriores.


Polícia Militar coíbe perturbação do sossego e realiza detenção após “Carnaval de Zé Puluca”.


Informações: SDS - PMPE - DINTER 1 – 9º BPM - 2ª CPM

Natureza: Desacato

Data: 24/02/2019
Hora: 19:00h às 19:36
Local: Avenida Tenente Raul de Holanda Cavalcante, s/n, Centro, Bom Conselho - PE

IMPUTADO: José Florêncio da Silva Neto                                                                                  
                                                                                                                                                                                                                 RELATO DA OCORRÊNCIA:
Ao término do evento denominado Carnaval de Zé Puluca nesta cidade, com o intuito de manter a ordem e tranquilidade pública, ao solicitar ao imputado que desligasse o som de seu veículo, este em um primeiro momento obedeceu, entretanto momentos depois voltou a ligar o som. Não satisfeito desacatou o policiamento dizendo-se estudante de Direito, que seria o próprio que pagava o salário dos policiais, que mandaria no policiamento, tudo em alto e bom tom. Diante disto foi conduzido à Delegacia Regional de Garanhuns onde foi apresentado à autoridade policial. Não foi necessário o uso de algemas,  além de ter sido respeitada a integridade física do envolvido.

Desfecho
TCO EM DESFAVOR DO IMPUTADO

EFETIVO EXTRA
9° BPM

POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO. NOSSA PRESENÇA, SUA SEGURANÇA!