terça-feira, 9 de outubro de 2018

OUTUBRO ROSA: Homens também podem desenvolver câncer de mama.




Um tipo de câncer dos mais comuns entre as mulheres no mundo e no Brasil é o câncer de mama. Mas você sabia que os homens também podem desenvolver essa doença? Apesar de ser uma situação rara, que representa apenas 1% do total de casos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, o INCA. Mas mesmo assim, é preciso que os homens fiquem atentos a qualquer alteração na região, como explica o mastologista Marcelo Bello, do Instituto Nacional do Câncer. 


“O homem não faz prevenção disso, o homem não faz mamografia, não tem porque fazer até porque para ele é uma doença rara. E a mamografia não funciona tão bem na mama masculina porque geralmente é uma muito pequena. O que acontece é o homem perceber alteração, que geralmente é o nódulo ou a retração do mamilo, o endurecimento do mamilo, porque a glândula mamária masculina ela basicamente se concentra atrás do mamilo. E aí normalmente quando ele percebe, é uma alteração próxima ao mamilo ou no mamilo, que é realmente um endereçamento, a saída de secreção, a retração do mamilo. E aí ele vai buscar assistência médica e, às vezes, até demora porque o homem não acredita que possa acontecer com ele um câncer de mama né?”.


E as pessoas da família de um homem diagnosticado com câncer de mama, tem outro ponto importante de se levar em conta: essa é a uma doença que pode ser passada do pai para os filhos. O mastologista Marcelo Bello tem mais detalhes.


“O câncer de mama em homem, na maioria das vezes, ele vai estar relacionado a uma alteração genética. Isso é uma coisa importante: quem teve na família, um homem com câncer de mama, tem que ficar atento! A mulher tem que ficar atenta, a filha tem que ficar atenta, porque deve ter uma alteração genética que pode ter sido herdada. O câncer de mama masculino está muito ligado a mutações genéticas, o câncer de mama hereditário. Então as mulheres da família deste homem que teve câncer de mama tem que ficar atentas”.


Para o homem que percebeu algum tipo de alteração na mama, a recomendação é procurar um médico da especialidade da mastologia ou mesmo da área da ginecomastia. Quanto mais cedo um câncer é descoberto, maiores as chances de cura. Para mais informações, acesse: saúde.gov.br/cancerdemama

Eleitor que não votou no primeiro turno tem 60 dias para justificar ausência



Quem não pôde votar no primeiro turno das eleições e não conseguiu justificar a ausência ainda pode preencher o formulário de justificativa eleitoral pela internet ou entregá-lo pessoalmente em qualquer cartório eleitoral.
Quem quiser também pode enviar o formulário pelo correio para o juiz eleitoral da zona eleitoral. O prazo para fazer esta justificativa é de até 60 dias depois de cada turno da votação. Além do preencher este formulário, o cidadão tem que anexar documentos que comprovem o motivo dele não ter ido no dia da votação.

Se este é o seu caso, entre no “Sistema Justifica” nas páginas do TSE ou dos tribunais regionais. Lá no formulário online, você deverá colocar seus dados pessoais, declarar o motivo da ausência e anexar o comprovante do impedimento para votar.

Esta solicitação vai gerar um código de protocolo, que vai permitir que você acompanhe o processo até a decisão do juiz eleitoral. Se a justificativa for aceita, ela vai ser registrada no histórico do eleitor junto ao Cadastro Eleitoral.

Lembrando que aqueles que não votaram no primeiro turno e nem justificaram, não vão ficar impedidos de votar no segundo turno, que vai cair em um domingo, dia 28 de outubro. Agora, para regularizar a situação eleitoral, o eleitor tem que pagar uma multa de R$ 3,61 por votação não comparecida.

O Tribunal Superior Eleitoral ressalta ainda que a não regularização da situação com a Justiça Eleitoral pode resultar em sanções, como impedimento para obter passaporte ou carteira de identidade para receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público.

Caso o eleitor não faça esta justificativa, ele também vai ficar impedido de participar de concorrência ou administrativa da União, dos estados, Distrito Federal e municípios, além de ficar impedido de se inscrever em concurso público ou tomar posse em cargo e função pública.

Reportagem, Cintia Moreira



A Coordenadora da Atenção à Saúde da População Negra e às Pessoas com Doenças Falciformes da Secretaria Estadual de Saúde, Miranete Arruda, esteve visitando a UPAE Garanhuns na última semana de setembro. Acompanhada da técnica da secretaria Gerusa Guerra, a representante da SES foi recebida pelo coordenador geral da unidade de saúde, Gustavo Amorim, e demais coordenadores, Tayana Guerra (enfermagem), Robervando Alencar (administrativo) e Samuel Feitosa (médico).

A UPAE Garanhuns é a unidade de referência para a população dos 21 municípios que fazem parte da V Gerência Regional de Saúde, por isto, atende também as Comunidades Quilombolas existentes nesta área de abrangência. Miranete Arruda participou da reunião mensal dos secretários de saúde dos municípios, na quarta-feira (19). Antes de estar na UPAE, a equipe da secretaria esteve no Hospital Regional Dom Moura, referência em emergência e urgência.

O trabalho da atenção à saúde negra visa diminuir desigualdades, apontadas em indicadores, por isto, o estreitamento com as secretarias municipais de saúde e demais órgãos da Rede SUS. "Muitos avanços foram vistos nos últimos anos, como a própria UPAE, que ampliou a oferta de especialidades, muitas delas que não existiam na região, mas o trabalho deve ser justamente de fazer com que esta oferta chegue a todos, em todos os lugares, de forma inclusiva, e para isto, a participação dos municípios junto a estas comunidades é fundamental. Estamos aqui para oferecer este serviço à população." - Afirma Gustavo Amorim.

Há na área da V GERES 24 comunidades quilombolas, distribuídas por diversos municípios. 


Para saber mais:
UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira
Rodovia BR 423 km 96,8 - Magano - Garanhuns - PE
Coordenação Geral: Dr. Gustavo Amorim
Fone: (87) 3764.9000

Prefeito Dannilo Godoy agradece votação em seus candidatos.




Dannilo Godoy, postou em suas redes sociais mensagem de agradecimento pelos votos que seus candidatos receberam em Bom Conselho.

“Pessoal, muito obrigado!

Todos nossos candidatos foram os mais votados de Bom Conselho. 

Danilo: 7.084
Andréa: 5.317
Bruno: 9.125
Humberto: 12.429
Paulo: 10.926
Haddad: 15.862

Agora é mais trabalho ainda por nossa amada cidade.” Postou Dannilo Godoy.

Bolsonaro ataca o PT e diz que próximo presidente deve ter "compromisso com a pátria e não com corruptos na cadeia".




O candidato à presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, usou as redes sociais nesta segunda (8) para atacar o Partido dos Trabalhadores (PT). Com tweets que reforçam as suas propostas políticas de reduzir ministérios e privatizar estatais, Bolsonaro disse que "querem colocar a desigualdade salarial entre homens e mulheres na conta dele", mas que o PT governa a mais de uma década e nunca resolveu o problema. O militar disputa o segundo turno das eleições com o petista Fernando Haddad.

O militar culpou a corrupção pelos problemas na saúde, violência e falta de condições financeiras, se mostrando como possibilidade de mudança ao dizer que irá governar "pelo exemplo". Após republicar em sua conta nas redes sociais uma notícia de que Haddad teria visitado o ex-presidente Lula um dia após o pleito, Bolsonaro ressaltou que o próximo presidente deve ter compromisso "com a pátria e não com corruptos na cadeia".

Ao compartilhar uma imagem em forma de agradecimento pelos mais de sete milhões de votos no Nordeste, única região onde seu adversário conseguiu superá-lo, se disse contente por ter vencido em cinco das nove capitais. O militar classificou o fato como o "melhor resultado anti-petista dos últimos cinco pleitos eleitorais". A ideia de Bolsonaro, com isso, é aumentar o seu eleitorado entre os nordestinos, que historicamente elegem candidatos do Partido dos Trabalhadores.